As praias do concelho de Santiago do Cacém, Costa de Santo André e Fonte do Cortiço, voltaram a ser distinguidas com o galardão “Praia de Ouro” pela qualidade da água balnear, atribuído pela Associação Ambientalista Quercus.
Em comunicado, a autarquia refere que a cerimónia oficial do hastear da bandeira “Qualidade de Ouro 2023”, na Praia da Costa de Santo André, realizou-se esta quinta-feira.
Álvaro Beijinha, presidente do município, destacou que é “uma chancela de qualidade máxima da água, que dá um conforto a todos os que frequentam esta praia, e que se junta à Bandeira Azul, outro galardão que, também, há vários anos ostentamos”.
Para o autarca, esta distinção “resulta de um trabalho conjunto entre as várias entidades”, como o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém na área do ambiente e da Águas de Santo André (empresa do Grupo Águas de Portugal), entidade responsável pelo tratamento de águas residuais.
“Sendo a praia um facto de atração ao nosso território durante o verão, ter esta chancela tornam mais atrativas as nossas zonas balneares o que se reflete na economia, nomeadamente, na restauração, hotelaria e comércio local”, acrescentou Álvaro Beijinha.
Já Paula Nunes da Silva, presidente da Quercus, explicou que a atribuição deste galardão “é o culminar do trabalho realizado ao longo do ano, para manter as águas balneares com qualidade, que resulta do trabalho de diferentes entidades”.
A atribuição da bandeira “Praia de Ouro” baseia-se nas “análises oficiais da Agência Portuguesa do Ambiente, que durante cinco anos têm de obter a avaliação de excelente”.
Segundo Paula Nunes da Silva, este ano a Associação Ambientalista dinamizou o projeto “Praia de Ouro” através de ações de sensibilização das populações de forma a realçar “a importância de manter a qualidade da natureza, porque esta reflete-se na sua qualidade de vida”.
Para a responsável, “a sustentabilidade deve ser trabalhada a todos os níveis, e os municípios têm cada vez mais interesse que o seu território tenha qualidade de vida para os munícipes e visitantes a par das atividades económicas”.
Fotografia de allaboutportugal.pt
