Tribuna Alentejo
Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara de Portalegre
Saúde

Administração de saúde de Portalegre cortou metade no horário do oncologista Rui Dinis. Presidente da Câmara pede prudência na gestão da polémica que está a gerar forte contestação popular

A reestruturação da Unidade de Oncologia do Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, está a gerar uma forte troca de argumentos entre a administração de saúde e a oposição política. De um lado, a Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo assegura a continuidade do médico Rui Dinis para acalmar a contestação popular; do outro, o PCP denuncia que o horário do especialista foi cortado para metade e exige esclarecimentos substanciais sobre o futuro do serviço.
 
A administração liderada por Miguel Lopes garantiu publicamente que o oncologista Rui Dinis vai manter as suas funções e o acompanhamento dos doentes, explicando que o seu contrato se baseia na produtividade real e não num horário fixo. A tutela negou categoricamente qualquer intenção de poupança financeira e anunciou que, a partir de 1 de outubro, a equipa será reformulada para integrar três médicos. Entre as novidades está Tomás Carvalho, um clínico que já passou pela unidade em 2022, cuja contratação foi mantida pela ULS sob o princípio da presunção de inocência, apesar de o médico ser alvo de um processo de averiguações no Hospital de Évora e na Ordem dos Médicos.
 
Esta resposta surge numa altura em que a contestação social ganha força, com uma petição de utentes a superar as 2.650 assinaturas, e em que a autarca de Portalegre, Fermelinda Carvalho, se disponibilizou para mediar o diálogo entre os doentes e a ULS, apelando a que o caso seja gerido com cautela. Apesar das promessas de reforço feitas pela administração, a Direção da Organização Regional de Portalegre (Dorpor) do PCP classificou as justificações da ULS como incoerentes, alertando para uma quebra efetiva na capacidade de atendimento num serviço que era considerado uma referência nacional. O partido questionou ainda os critérios da gestão hospitalar, lamentando que o foco da reestruturação incida sobre uma especialidade que funcionava bem, enquanto setores críticos como a ortopedia e a maternidade continuam a registar graves falhas assistenciais e encerramentos parciais.

Artigos relacionados

Mais de um terço dos estudantes portugueses de Medicina pensa em deixar o País

Redação Alentejo

Osteoporose: uma doença silenciosa

Redação Alentejo

Mértola vai percorrer freguesias com unidade de vacinação contra a gripe e COVID-19

Redação Alentejo

AVC é a principal causa de morte no País. Estima-se que ocorram cerca de 30 mil por ano

Redação Alentejo

Ordem dos Médicos critica “grave declínio” do serviço de Ortopedia do Hospital do Espírito Santo de Évora

Redação Alentejo

Hospitais portugueses não conseguem atrair e reter enfermeiros, diz estudo que envolveu investigadora da Universidade de Évora

Redação Alentejo