Tribuna Alentejo
comboio
Alentejo Central

Comboio abalroa camião em passagem de nível em Alcáçovas

Um comboio de passageiros abalroou um pesado de mercadorias esta tarde na passagem de nível de Almargia, situada entre Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo, e Vila Nova da Baronia, no vizinho município de Alvito. O alerta foi dado às 13h46 e o acidente ocorreu numa passagem de nível particular. O camionista, um homem de 40 anos, ficou em estado grave e foi transportado pelo helicóptero do INEM para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O maquinista e o revisor do comboio sofreram ferimentos ligeiros. Para o local foram mobilizados 21 operacionais apoiados por seis viaturas e um meio aéreo, entre elementos dos bombeiros, GNR e Instituto Nacional de Emergência Médica.

O acidente volta a colocar em evidência o risco das passagens de nível particulares — utilizadas por proprietários de terrenos adjacentes à linha férrea e com menor sinalização e controlo do que as passagens públicas. A Linha do Alentejo, que atravessa o concelho de Viana do Alentejo, é uma das linhas ferroviárias com maior número de passagens de nível em Portugal, e a sua modernização em curso — com a eletrificação do troço Casa Branca–Beja prevista para os próximos anos — inclui a eliminação de várias dessas passagens como um dos seus objectivos centrais de segurança.

O acidente desta tarde é um argumento concreto e doloroso a favor da urgência dessas obras. Enquanto as passagens de nível existirem sem as condições de segurança adequadas, o risco de colisões como a de hoje permanece — e os seus custos humanos continuarão a ser suportados pelos que cruzam diariamente a linha que atravessa o coração do Alentejo.

Artigos relacionados

Pro-Évora contesta colocação de mupis na cidade. Autarquia defende que são apoio ao comércio tradicional e que cumprem todas as regras

Redação Alentejo

Regimento de Cavalaria N.º 3 celebra em Estremoz os seus 319 anos

Redação Alentejo

Plano de Urbanização de Évora em discussão pública

Redação Alentejo

Évora: GNR age contra o relógio e salva idoso desaparecido durante a noite e que se encontrava inanimado

Redação Alentejo

Doentes de Évora continuam desviados para Lisboa devido a bloqueio na radioterapia. Impasse dura há 3 meses e ULS não se compromete com datas

Redação Alentejo

Évora atingiu 94% da execução PRR para a Capital Europeia da Cultura 2027

Redação Alentejo