Tribuna Alentejo
Literatura

Roteiro de Saramago percorre lugares da resistência

O Roteiro Literário “Levantado do Chão” regressa no dia 26 de setembro com o percurso “A Resistência”, uma iniciativa que convida os participantes a revisitar alguns dos locais do Alentejo associados ao romance homónimo de José Saramago. Promovida pela Fundação José Saramago, em parceria com o Município de Montemor-o-Novo, a atividade alia literatura, património e memória histórica.

O percurso dá a conhecer os cenários que inspiraram a obra publicada em 1980, através de visitas guiadas, leituras de excertos do romance e momentos de contextualização sobre a realidade dos trabalhadores rurais alentejanos, a resistência ao Estado Novo e a luta pelos direitos laborais. A iniciativa destina-se a leitores, estudantes, investigadores e a todos os interessados na história e cultura do Alentejo.

O itinerário inclui passagens por Évora, Santiago do Escoural, São Cristóvão, São Geraldo e Ciborro, com partida da Casa dos Bicos, em Lisboa, e regresso no final do dia. A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia, uma vez que o número de lugares é limitado.

O Roteiro Literário “Levantado do Chão” integra um conjunto de três percursos temáticos que se realizam ao longo do ano. Além de “A Resistência”, o programa inclui os percursos “Levantados deste Chão – A repressão no Alentejo durante a ditadura” e “José Saramago em Monte Lavre – Pessoas e lugares levantados”, aprofundando a ligação entre a obra do escritor e o território alentejano.

Criado pela Fundação José Saramago e pelo Município de Montemor-o-Novo, o projeto pretende preservar e divulgar o património material e imaterial associado ao romance “Levantado do Chão”, uma das obras mais marcantes da literatura portuguesa contemporânea. Publicado em 1980, o livro retrata a vida dos trabalhadores rurais do Alentejo desde o final do século XIX até à Revolução de Abril, constituindo uma referência incontornável na obra do Nobel português.

Artigos relacionados

Santiago do Cacém lança livro infantil sobre a chegada do primeiro automóvel a Portugal há 131 anos

Redação Alentejo

Histórias à Sombra do Montado com Odemira como cenário e inspiração

Redação Alentejo

A Biblioteca de Alcácer foi destruída pelo temporal, as crianças pediram livros e a Leya ofereceu 1700

Redação Alentejo

Percurso Literário de Ponte de Sor regressa a 11 de abril

Redação Alentejo

Reguengos de Monsaraz lança festival literário ligado ao território

Redação Alentejo

Alcácer do Sal dedica 21 dias aos livros em abril

Redação Alentejo