Tribuna Alentejo
Literatura

A Biblioteca de Alcácer foi destruída pelo temporal, as crianças pediram livros e a Leya ofereceu 1700

A Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal viveu um dia de festa com a entrega de 1700 livros infantojuvenis, uma iniciativa que deixou as crianças do Centro de Educação Pré-Escolar da cidade em verdadeiro delírio. Tudo começou com o sonho dos meninos da sala Lavanda e da sua educadora, Ana Martins, que decidiram escrever uma carta à editora LeYa. Na mensagem, relataram a tristeza que sentiam pela destruição do espaço infantil da biblioteca municipal, severamente afetado pelas cheias ocorridas no passado mês de fevereiro. A resposta da editora foi imediata, convertendo-se numa expressiva doação que agora se efetivou. Durante a cerimónia de entrega, a educadora Ana Martins confessou que nunca imaginou que a carta assinada pelos seus alunos tivesse um impacto tão grande e tão rápido, aproveitando o momento para agradecer publicamente à LeYa pelos exemplares que, a partir de agora, passarão a ser usufruídos por todos os meninos e meninas do concelho.
A presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Clarisse Campos, também fez questão de agradecer e elogiar a atitude das crianças e da educadora, destacando o mérito de se terem lembrado de fazer algo pela biblioteca e pela sua própria terra. A autarca reafirmou o compromisso total do município com a reabilitação daquele espaço de cultura, revelando que o executivo vai aproveitar as obras para redefinir funcionalidades e modernizar as diferentes áreas do edifício. Clarisse Campos sublinhou que a intenção é transformar um acontecimento negativo em algo positivo, dando um novo incremento à biblioteca e tornando a sala afetada ainda mais agradável e bonita para a comunidade.
Por parte da editora, Marta Branquinho, membro da Comissão Executiva da LeYa, enalteceu o espírito da iniciativa e salientou que as crianças, em conjunto com a sua educadora, conseguiram alcançar dois feitos muito importantes: souberam pedir ajuda e conseguiram transformar a sua própria comunidade através do livro. Esta generosa doação de 1700 volumes enquadra-se no programa “LeYa para Cuidar”, uma vertente de Impacto Social da editora que acompanhou de perto todo o processo de recuperação da biblioteca após os estragos provocados pelas fortes intempéries que afetaram o concelho no início do ano.

Artigos relacionados

Histórias à Sombra do Montado com Odemira como cenário e inspiração

Redação Alentejo

Roteiro de Saramago percorre lugares da resistência

Redação Alentejo

Percurso Literário de Ponte de Sor regressa a 11 de abril

Redação Alentejo

Reguengos de Monsaraz lança festival literário ligado ao território

Redação Alentejo

Alcácer do Sal dedica 21 dias aos livros em abril

Redação Alentejo

Feira do Livro de Évora traz Comboio Literário e novidades à cidade

Redação Alentejo