8 Dezembro 2017      23:00

Está aqui

UNIVERSIDADE DE ÉVORA À DESCOBERTA DE ALMADA NEGREIROS

O Laboratório HERCULES da Universidade de Évora está a estudar as pinturas murais de Almada Negreiros no edifício Diário de Notícias - Imóvel de Interesse Público - em Lisboa.

Já decorreu a primeira fase de uma campanha de estudo científico das pinturas murais de Almada Negreiros e o objetivo foi elaborar um levantamento e caracterização da técnica pictórica dos materiais empregues pelo artista numa das obras icónicas da arte moderna da primeira metade do século XX.

A coordenação do estudo está a cargo da investigadora Milene Gil e pretende-se saber mais sobre a pintura mural de Almada Negreiros, incontornavelmente uma das figuras emblemáticas da arte e da cultura portuguesa do século XX.

Os dados necessários para este estudo - realizado no âmbito do projeto DB-Heritage Base de dados de materiais de construção com interesse histórico e Patrimonial, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - foram recolhidos com recurso a registos fotográficos e a técnicas de análise não invasivas, sendo que será a futura análise em laboratório de micro-amostras que trará todo um novo conhecimento da arte mural em Portugal e que servirá de referência para futuras investigações.

 

Imagem de jn.pt

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.