Alentejo Litoral

Eni/Galp já prepararam furo de petróleo no Alentejo

Depois da APA - Agência Nacional do Ambiente – dispensando uma avaliação de impacte ambiental - ter dado luz verde à prospeção de petróleo na costa alentejana, o consórcio luso-italiano Eni/Galp prepara já a realização do furo de pesquisa ao largo de Aljezur, apontando para uma data entre 15 de setembro e 15 de janeiro.

Há um alentejano nos relvados do Mundial de Futebol

Há um alentejano nos 23 eleitos do selecionador nacional Fernando Santos: Mário Rui.

O lateral esquerdo alentejano, natural de Sines, representa atualmente a histórica equipa que tem Maradona como símbolo máximo: o Nápoles de Itália. Tem contrato até 2022 e partilha o balneário com nomes conhecidos do futebol mundial como Hamsik, Pepe Reina, Koulibally, Insigne ou Callejón.

Atualmente com 26 anos, Mário Rui conta com uma internacionalização na equipa principal nacional.

Novo terminal em Sines acaba com surf em São Torpes

O estudo de impacte ambiental sobre o terminal Vasco da Gama em Sines conclui que esta obra vai provocar erosão da linha de costa, perda de qualidade da paisagem, com impactos visuais relevantes e irá terminar com as ondas surfáveis de São Torpes.

O novo terminal do Porto de Sines, o Vasco da Gama, criará mil novos postos de trabalho.

Para os entusiastas do surf São Torpes é a região de excelência para o surf no Alentejo, foi palco de diversos eventos nacionais de desportos de ondas e tem um potencial elevado para ser desenvolvido em termos de turismo de surf.

Azeites de Alcácer do Sal vencem 5 galardões internacionais

A Herdade de Vale de Arca, empresa agrícola produtora de azeite de quinta virgem extra situada na freguesia de Torrão, concelho de Alcácer do Sal, conquistou três galardões em dois concursos de azeite internacionais. Na “The New York Internacional Olive Oil Competition (NYIOOC)”, realizada no dia 26 de abril 2018, a marca conquistou a Medalha de Ouro para a sua Linha Premium e a Medalha de Prata para a Linha Gourmet. Já no concurso “Olive d'Or”, que teve lugar em Montreal (Canadá) entre os dias 2 e 4 de maio, a sua Linha Premium ganhou a Gota de Prata - Frutado Maduro.

Galeão histórico volta às águas de Alcácer do Sal após restauro profundo

O galeão do sal Pinto Luísa realizou no passado sábado, 12 de maio, o seu primeiro passeio lúdico nas águas do Sado, após o seu regresso a Alcácer do Sal, na sequência de uma extensiva e profunda operação de restauro.

Motards atravessam o Alentejo contra a Violência Doméstica

Mais de uma centena de motards vão partir, no próximo dia 19 de maio, numa viagem simbólica de Setúbal a Campo Maior, e que pretende alertar para a violência doméstica, numa iniciativa organizada pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) em conjunto com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). A iniciativa esteve marcada para 7 de abril mas as condições atmosféricas adversas forçaram o seu adiamento.

Crianças aprendem a fazer pão tradicional alentejano em Santiago do Cacém

O município de Santiago do Cacém lançou o programa "Dança de Cereais", um programa pedagógico que ensina as crianças a compreender o ciclo dos cereais e a fazer o pão tradicional alentejano.

A iniciativa, feita com o Museu da Farinha, explica às crianças entre os 2 e os 12 anos o percurso dos cereais, desde a eira, passando pela moagem até à transformação em pão e a prova da tiborna, uma delícia que consiste em pão acabado de fazer, azeite e polvilhado com sal ou açucar.

Turismo do Alentejo premeia os melhores

Foram distinguidos esta semana muitos projetos e iniciativas de importância turística, que contribuíram para a melhoria e crescimento do Turismo no Alentejo em 2017.

A iniciativa - Prémios “Turismo do Alentejo” e “Turismo do Ribatejo” 2017 – pertence à Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo e a entrega dos prémios decorreu numa cerimónia que teve lugar no Centro Cultural de Montargil, em Ponte de Sor.

Alentejo aumenta 12% nas exportações de vinho. Brasil já é o maior comprador

2017 significou para os Vinhos do Alentejo um aumento de 11,9% nas exportações, segundo dados da CVRA (Comissão Vitivinícola Regional Alentejana), o que representou um valor superior a 65 milhões de euros.

Mas a novidade é também a mudança na liderança dos países compradores de vinho do Alentejo. Angola deu lugar ao Brasil, que agora lidera a lista de importação de vinhos, superando a marca de 3,5 milhões de litros em 2017, o que representou vendas superiores a 11 milhões de euros. E a expetativa é de crescimento de pelo menos 3% para 2018.

Sines está a apoiar crianças disléxicas através de programa europeu

O Agrupamento de Escolas de Sines está envolvido num projecto da União Europeia Erausmus+, designado “DYSTRANS – Supporting dyslexic individual in transition from primary to lower secondary school” (Apoiando o indivíduo disléxico em transição da escola do 1º para o 2º ciclo”) através do desenvolvimento e teste de ferramentas "que facilitem a transição de alunos com dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita - dislexia, disortografia…- do 1º para o 2º Ciclo".

Páginas