Alentejo Litoral

População enfeita Santiago do Cacém para o Natal

A população do Concelho de  Santiago do Cacém deu as mãos para criar as decorações de Natal que este ano vão enfeitar as ruas do Concelho.

O desafio foi lançado pelo município, através da iniciativa “O Natal nas nossas mãos”, que envolveu todas as gerações, utilizando sacos de plástico e a técnica do croché, para a criação de rosetas que agora cobrem as árvores de Natal que vão ser espalhadas pelo Concelho. Imagine-se que cada uma daquelas rosetas leva cerca de 40 minutos a fazer.

Escritores do Alentejo reunidos em Odemira

A ASSESTA – Associação de Escritores do Alentejo, em parceria com o Município de Odemira, vai promover uma tertúlia na Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, para apresentação dos livros “7 bancos, 7 histórias” e “Contos ASSESTA – Água”, com a participação dos autores dos diferentes contos. Em simultâneo, será apresentada uma exposição com as ilustrações dos livros. A iniciativa decorre no próximo dia 30 de novembro, a partir das 15.00 horas.

Ar polar vai fazer cair as temperaturas no Alentejo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)  lançou um aviso amarelo para amanhã sábado, para todo o País devido à chuva e vento forte com rajadas que podem chegar aos 110 quilómetros por hora nas terras altas e prevê também queda abrupta das temperaturas na ordem dos 2 a 5 graus devido a ar polar.

Para Évora o IPMA prevê para amanhã uma máxima de 14 graus e uma mínima de 6 graus. Para Beja 15 de máxima e 6 graus de mínima. Para Portalegre 13 de máxima e 5 graus de mínima. As temperaturas deverão subir um pouco a partir de domingo.

 

Sines volta a aliviar IRS às famílias

A Assembleia Municipal de Sines aprovou a proposta da Câmara Municipal de Sines para os impostos municipais a liquidar em 2020, relativos à coleta de 2019. A principal novidade é uma nova redução da taxa de participação do município no IRS, que passa para os 4,35%, menos 0,05 pontos percentuais do que a taxa cobrada em 2019 e menos 0,65 pontos percentuais do que a taxa máxima prevista na lei (5%).

A taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para prédios urbanos mantém-se nos 0,355%, abaixo do máximo legal de 0,45%.

Comporta vai construir ETAR última geração com 3 milhões de euros

Está lançada a "primeira pedra" para a construção da nova ETAR da Comporta, num investimento de cerca de 3 milhões de euros. O dia de ontem, 19 de novembro, foi marcado pela assinatura da consignação da empreitada para a construção do Sistema Intercetor da Comporta, perante as presenças do presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença e Francisco Narciso, presidente do Conselho de Administração da Águas Públicas do Alentejo.

Sines pode receber mega fábrica de hidrogénio de 600 milhões de euros

A notícia resulta das mais recentes declarações do Secretário de Estado da Energia que, aos microfones da TSF, adiantou que Sines vai receber um parque fotovoltaico com 1 Gigawatt em versão auto-consumo, que baixa os custos de produção de eletricidade e que torna viável a produção de hidrogénio do ponto de vista financeiro.

Portugal tem um grave problema de corrupção, defende o jornalista alentejano Eduardo Dâmaso

“O livro que faltava sobre a corrupção, o chamado crime invisível”, afirma a editora Objectiva. “Olhemos a verdade de frente: Portugal tem um grave problema de corrupção”, diz o autor. Ao longo da obra são recordados casos recentes como a Operação Marquês, Face Oculta, Operação Furacão, Universo Espírito-Santo, que têm trazido a público a corrupção e os grupos de interesses instalados em Portugal. Eduardo Dâmaso alerta que, mais de 40 anos depois da viragem democrática, “pouco mudou na eficácia do combate à corrupção e aos crimes económicos a ela associados”.

Camané e Mário Laginha celebram 657 anos do Município de Sines num concerto único

O município de Sines, fundado em 1362 pelo rei D. Pedro I, celebra 657 anos no dia 24 de novembro. Destacamos das comemorações o dia 24 de novembro, às 21h30, no Pavilhão Multiusos de Sines, o concerto conjunto do fadista Camané com o pianista Mário Laginha, que vão trazer para o palco o disco em duo acabado de lançar, "Aqui está-se sossegado".

O programa das comemorações abre no dia 23 de novembro, prolongando-se até 30 de novembro.

Sines está a receber "os maiores investimentos do País"

O Ministro das Infra-estruturas Pedro Nuno Santos está a fazer uma visita aos portos nacionais e esteve sexta-feira no porto alentejano de Sines para conhecer as áreas operacionais do porto e controlo das manobras dos navios que ali escalam.

A visita incluiu o Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI) e o projeto de ampliação deste terminal, que representa um investimento privado de 660,9  milhões de euros, para  o aumento da capacidade instalada dos actuais  2,3 milhões para 4,1 milhões de TEU, como avança a Revista Cargo.

Santo André angaria bens para centro de apoio a animais selvagens

Já ouviu falar do CRASSA? Trata-se de um dos três centros de recuperação que integram a rede nacional de centros sob tutela do Instituto da Conservação da Natureza. O CRASSA é o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André e os outros dois são o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto (CRASM) e o Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens da Quercus, em Castelo Branco (CERAS).

Páginas