Alentejo Litoral

AERONÁUTICA INICIA RECRUTAMENTO DE TRABALHADORES EM GRÂNDOLA

Foi um auditório lotado que recebeu ontem a apresentação pública da Lauak Grândola, a empresa da indústria aeronáutica francesa que previu inicialmente instalar-se em Évora mas que acabou por escapar para Grândola. Com um investimento previsto superior a 32 milhões de euros, a fábrica que vai produzir materiais compósitos e portas de bagageira de carga para a Airbus, arranca com a construção da fábrica durante o próximo mês e prevê estar a produzir em 2019.

INVASÃO DA VESPA ASIÁTICA ATINGE SUL DO PAÍS

São uma dor de cabeça para os apicultores e podem ser um problema para quem com elas se cruze por acidente. São predadoras da abelha europeia e muito agressivas quando se sentem ameaçadas pelos humanos, podendo fazer perseguições superiores a uma centena de metros.
 

GRÂNDOLA LANÇA CONCURSO PARA WEBDESIGNERS

A autarquia de Grândola abriu concurso para o desenho do novo sítio do Observatório da Canção de Protesto (OCP) e cujo prémio é de 550 euros. A ideia é escolher entre os concorrentes a proposta mais criativa para aplicar num novo sítio do OCP.

Os webdesigners têm de ter entre 18 e 35 anos, residir em Portugal e estarem a estudar ou já ter concluído estudos em design gráfico e webdesign. As propostas dever ser entregues até dia 23 de fevereiro.

TERMINAL XXI DE SINES PREPARA-SE PARA AUTOMAÇÃO TOTAL

A PSA International, concessionária do Terminal XXI de Sines, está a projetar operações com recurso a drones, robôs e máxima automação. A notícia está a ser avançada pela Cargo Revista, especialista no sector dos Transportes de Mercadorias e da Logística e revela que a PSA International prepara-se para revelar novidades relativas à operação nos seus terminais de contentores com recurso a alta tecnologia para ganhos máximos de eficiência.

ENGUIA DA LAGOA DE SANTO ANDRÉ À MESA EM FESTIVAL GASTRONÓMICO

Caldeirada de enguias, ensopado de enguias, enguias fritas, cataplana de enguias e açorda alentejana ou enguias fritas com migas verdes são alguns dos acepipes estrela no 4.º Festival da Enguia da Lagoa de Santo André, que enaltece a maravilha gastronómica local capturada naquela lagoa e preparada por 12 restaurantes locais.
 

CRIPTA DO CASTELO DE ALCÁCER DO SAL AUMENTA NÚMERO DE VISITANTES

Segundo dados fornecidos pela autarquia local o número de turistas que visitou a Cripta Arqueológica do Castelo de Alcácer do Sal aumentou em 13,9% em 201, "mantendo a tendência que se verifica desde 2012 e que afirma o espaço museológico como um dos marcos patrimoniais mais visitados do concelho".

OBRAS DE 4,6 MILHÕES ARRANCAM NA IC1 ENTRE ALCÁCER E GRÂNDOLA

A Infraestruturas de Portugal adjudicou a empreitada de requalificação do troço do IC1 entre Alcácer do Sal e Grândola.

A intervenção envolve um investimento de 4,6 milhões de euros e visa a requalificação de 15,7 quilómetros do IC1, entre Alcácer do Sal, no entroncamento com a EM120, e Grândola Norte, no entroncamento com o IC33, e tem um prazo de execução de 270 dias.

 

ALCÁCER DO SAL: MILHARES DE FLAMINGOS PROPORCIONAM ESPETÁCULO ÚNICO

Todos os anos, milhares de flamingos passam pela Reserva Natural do Estuário do Sado em busca de alimento. Este mês de janeiro em particular, coincidindo com a preparação das terras para a sementeira do arroz, a zona da Ameira (perto da antiga estação de comboios de Alcácer do Sal) tem registado a presença de um elevado número destas aves pernaltas, proporcionando um espetáculo único natural em tons de rosa, branco e preto.

SINES: 250 TRABALHADORES TEMEM PELOS SEUS POSTOS DE TRABALHO NA REFINARIA

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul, afetos à CGTP-IN denunciaram em comunicado que estão em causa cerca de 250 postos de trabalho do consórcio da manutenção da refinaria da Petrogal em Sines, detido por várias empresas como a EFATM, ATM, CMN e AC Services. Segundo aquele sindicato os trabalhadores já terão recebido comunicação do fim do seu contrato de trabalho "para 12 de fevereiro", o que consideram como despedimento.

JOSÉ ALBERTO GUERREIRO LIDERA AMAGRA

José Alberto Guerreiro foi reeleito para mais um mandato – até 2021 - à frente da presidência do Conselho Diretivo da AMAGRA - Associação de Municípios Alentejanos para a Gestão Regional do Ambiente.

Páginas