Alentejo Litoral

Alentejo na estrita lista dos melhores destinos para viajar em 2021

O site “European Best Destinations” (os melhores destinos europeus) considerou quatro destinos nacionais como seguros para se viajar em 2021: o Alentejo, a Madeira, os Açores e Lagoa.

O site especializado em viagens realiza este ranking dos melhores destinos de férias todos os anos e, este ano, o site teve em consideração dados sobre a situação pandémica dos destinos referidos.

A lista é curta e conta somente com 11 destinos, sendo que a maioria deles são na Grécia.

Sines promove noites de fado em casa

Esta será mais uma edição “Maré de Fado”, uma organização da Câmara Municipal de Sines, e que, de um modo diferente do habitual, vai fazer chegar a casa de todos oito noites de música.

De 12 de março a 3 de abril, vai poder disfrutar de mais uma edição desta mostra de fado, desta vez via “online” e na rádio.

A realizar-se desde 2017, com direção artística de Carlos Soares da Silva, o objetivo deste festival é recuperar o legado das noites e encontros de fado, onde amadores e profissionais se juntavam pelo prazer de cantar.

Grândola recebe Congresso de Mergulho em outubro

De 8 a 10 de outubro Tróia, no concelho de Grândola, vai ser palco para a realização do Diving Talks, o evento internacional que reúne os nomes maiores na área do mergulho a nível mundial.

Herdade da Barrosinha desafia hóspedes a teletrabalhar no Alentejo

A Herdade da Barrosinha, em Alcácer do Sal, lançou o desafio aos nómadas digitais de apostar no teletrabalho em terras alentejanas.

Segundo o portal Publituris, a proposta foi feita para as Casas da Barrosinha, numa oferta que integra a herdade em conjunto com o hotel. As habitações turísticas oferecem ligações wi-fi preparadas para quem precisar de trabalhar ou estudar no meio da natureza.

Barragens alentejanas vão ter melhores condições de segurança

O Governo homologou, esta terça-feira, 30 candidaturas que visam a elaboração de projetos e estudos ligados à melhoria das condições de segurança de barragens, num investimento público que ascende a mais de 1,2 milhões de euros.

Alcácer do Sal investe 1 milhão nas muralhas do Castelo

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal, em conjunto com a Direção Regional de Cultura do Alentejo - DRCALEN, vai recuperar as muralhas do Castelo de Alcácer, num investimento previsto de cerca de 1 milhão de euros, com comparticipação financeira de fundos comunitários em 85%.

Em comunicado, a autarquia refere que este projeto se tornou “imperativo dados os problemas estruturais apresentados pelas muralhas do Castelo de Alcácer do Sal, que carecem de uma intervenção urgente de consolidação”.

Governo quer erradicar problemas habitacionais de 14.705 famílias

A Câmara Municipal de Évora e a HabEvora, empresa de habitação municipal, assim como outras 24 câmaras, assinaram contratos com o Governo para resolver os problemas habitacionais de 14.705 famílias, num investimento de 710 milhões de euros, avança o Público.

De acordo com o jornal, o Governo quer resolver os problemas de carências habitacionais a 26 mil famílias até 2024 através do programa que apresenta no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), onde inscreve os 1251 milhões de euros que pretende ir buscar em subvenções para executar o programa de apoio ao acesso à habitação.

Gin alentejano escolhido como "Gin Português do Ano 2021"

O Gin Black Pig Costa Alentejana conquistou o World Gin Awards 2021, ao vencer a medalha de Ouro e ao ser o vencedor na categoria de melhor London Dry gin português.

Foram eleitos um London Dry gin por país - escolhidos por um painel de peritos da Gin Magazine, a principal publicação de gins do Mundo -e o representante português escolhido foi o gin alentejano. 

Banhos de São Romão, uma tradição do Litoral Alentejano

Continuando o roteiro pela riqueza cultural da nossa região, seguimos até ao esplendor da costa alentejana. Lugar calmo e fascinante, pela sua paisagem, esta faixa litoral tem sido considerada nos últimos tempos como um dos últimos redutos das costas selvagens na europa.  As suas praias, de características naturais e selvagens, dão-lhe também o estatuto das mais belas e puras do mundo.

E é precisamente num dos paraísos do litoral alentejano (Lagoa de Santo André), que relembramos a tradição dos banhos de São Romão.

Obras na ferrovia prometem aproximar Alentejo da Europa

As obras de construção da nova linha férrea entre Évora e Elvas/Caia, inserida no futuro Corredor Internacional Sul, prosseguem sem percalços, apesar da pandemia de covid-19.

De acordo com a Renascença, a nova Linha de Évora, que começa a tomar forma, vai ter uma extensão total de cerca de 100 quilómetros e integra o chamado Corredor Internacional do Sul (CIS), entre Sines, Poceirão e Badajoz. São 100 quilómetros que deixam a região alentejana mais perto da Europa, e “a maior obra ferroviária dos últimos 100 anos em Portugal”.

Páginas