Alentejo Litoral

Alcácer do Sal quer continuar a esterilizar animais de rua

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal vai dar um apoio de 15 mil euros ao Projeto CED – Capturar, Esterilizar e Devolver, da Associação Animais de Rua.

Em comunicado, a autarquia explica que este apoio visa dar “continuidade por mais um ano” ao projeto que esteriliza e protege animais em risco no concelho.

Neste sentido, a Câmara “paga na totalidade as intervenções previstas, pois tem em consideração a necessidade de continuação de intervenção nas colónias de gatos assilvestrados espalhadas pelo concelho”.

Grândola investe 107 mil euros em Hortas Comunitárias

A Câmara Municipal de Grândola acaba de investir 107 mil euros num novo espaço municipal, as Hortas Comunitárias. Os acordos de utilização de parcelas destas novas hortas foram recentemente assinados entre o município e os hortelãos.

Em comunicado, a autarquia explica que este novo espaço municipal tem como objetivo promover “o incentivo à produção agrícola, a recuperação de técnicas e meios de cultivo tradicionais, o convívio e o lazer”.

Alcácer do Sal inaugura amanhã novo Centro de Negócios

João Grilo, presidente da ADRAL

O Centro de Negócios de Alcácer do Sal, no Edifício Pomba Cupido (Largo dos Açougues), vai funcionar com espaços de cowork e incubação de empresas, «destinada a estimular a capacidade criativa e empreendedora, contribuindo dessa forma para modernizar o tecido empresarial de Alcácer do Sal e da região», refere o Município numa nota à imprensa.

10 milhões de euros para reativar linha que liga Sines a Elvas

Infraestruturas de Portugal vai investir a quantia 10 milhões de euros para reactivar um ramal ferroviário no complexo de Sines para assegurar escoamento de materiais poliméricos a partir do porto.

Ultra Maratona Atlântica regressa a 16 de julho

A Ultra Maratona Atlântica, numa extensão de 43 quilómetros que liga a praia de Melides à praia do Bico das Lulas em Tróia, vai regressar para mais uma edição a 16 de julho de 2023.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Grândola refere que a Ultra Maratona “é uma prova de aventura e resistência física e psicológica que oferece uma experiência única aos atletas que participam todos os anos, ou para aqueles que se estreiam na prova”.

Este frio pede açordas, sopas e migas

Este é o tempo das sopas, das açordas e das migas e a pensar nisso o município de Grândola preparou uma semana inteira dedicada a elas.  Às robustas sopas do cozido, de “entulho”, de agrião com grão ou feijão ou de cação e aos leves e deliciosos cremes de abóbora e batata-doce, de courgette e alho francês, ou de couve-flor c/ amêndoa torrada juntam-se as clássicas e diversas açordas: de alho, de tomate, de espinafres, de camarão, de coelho ou de perdiz, apresentadas como prato principal ou como acompanhamento de linguadinhos, enguias fritas ou choco frito, com bacalhau e ameijoas ou chips d

Santiago do Cacém quer melhorar condições de habitabilidade

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém tem abertas candidaturas para que os “indivíduos ou famílias em situação de comprovada carência económica” do concelho possam “melhorar as condições de habitabilidade”.

Em comunicado, a autarquia refere que estas candidaturas estão abertas até dia 28 de fevereiro, e irão permitir “aos beneficiários a resolução de problemas habitacionais, bem como as adaptações/alterações necessárias a habitações de pessoas portadoras de deficiência”.

Casa do Alentejo comemora 100 anos em Lisboa

A Casa do Alentejo em Lisboa comemora 100 anos e inicia hoje, quinta-feira, um programa de comemorações, com atividades culturais, grupos corais, gastronomia, exposições e uma sessão solene para o dia oficial da fundação, a 10 de junho.

De acordo com a agência Lusa, João Proença, presidente da Casa do Alentejo, revela que este será um ano inteiro de atividades que têm início hoje, com a apresentação da comissão de honra, com gastronomia regional, cante alentejano e a divulgação de um DVD com uma breve história da instituição.

Odemira promove reflexão sobre “desafios globais”

Temas como o alojamento digno, o trabalho e o acolhimento e a integração de imigrantes vão ser abordados numa conferência dedicada à estratégia para os desafios de Odemira.

Esta conferência, intitulada “Propostas locais para desafios globais: Habitação, trabalho, acolhimento e integração” é promovida pela Câmara Municipal e realiza-se entre hoje e amanhã, dias 24 e 25 de janeiro, na sede da Sociedade Recreativa S. Teotoniense, em São Teotónio, Odemira.

Alentejo com crescimento de 21,9% nas exportações

No 3.º trimestre do ano passado, as exportações da região do Alentejo atingiram um valor total de 503,1 milhões de euros, enquanto o valor das importações ficou em 356,3 milhões de euros.

Estes dados, noticiados pela Rádio Pax, fazem parte do mais recente Boletim Trimestral da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, elaborado com informação proveniente do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Páginas