Alentejo Litoral

Fuga de gás em Sines obriga a evacuar um bairro da cidade

Uma fuga de gás de um depósito em Sines obrigou hoje a evacuar um bairro da cidade. Em resultado do incidente a variante norte está cortada ao trânsito.

De acordo com a página da Proteção Civil (Prociv), no local estão 17 operacionais, apoiados por 10 viaturas. Em atualização.

Odemira partilha memórias

“Partilhar memórias” é o tema à volta do qual Odemira celebrará as Jornadas Europeias do Património 2018.

No dia 28 de setembro, pelas 16 horas, na Igreja da Misericórdia, decorrerá uma tertúlia que contará com investigadores, dinamizadores, artesãos e artistas, sobre diferentes perspetivas, experiências, ameaças e oportunidade das diferentes manifestações e tradições culturais do concelho.

Odemira é o centro do mundo BTT

Decorre em Odemira, este fim de semana, a ronda final da Taça do Mundo de Orientação em BTT – como aconteceu em 2013 com Grândola, Sines e Santiago do Cacém.

Esta iniciativa dá seguimento a uma aposta da autarquia, em conjunto com a Federação Portuguesa de Orientação, neste desporto e que permitiu em 2010 e 2016 organizar e receber o campeonato do Mundo e em 2015 o campeonato da Europa.

The Telegraph sugere aos turistas ingleses o Alentejo em vez de Lisboa

O jornal britânico The Telegraph sugere esta semana aos turistas ingleses que Lisboa está saturada e que se arrisca a ser a "próxima Veneza" com problemas causados pelo excesso de turismo. Numa peça assinada por Oliver Smith, um editor especialista em turismo e viagens, o The Telegraph fala em saturação de turistas em Lisboa, o que está a causar tensões com os lisboetas, à semelhança de Barcelona, Veneza, Amesterdão e Dubrovnik e Maiorca.

Porto de Sines fecha acordo com Zona Económica do Canal do Suez

O Porto de Sines assinou um memorando de entendimento com Zona Económica do Canal do Suez. O acordo, que visa desenvolver o comércio internacional e promover a rota marítima entre o Egipto e Portugal, foi ontem assinado na presença de Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar.

Litoral Alentejano contesta estratégia do Governo para a gestão da rede pública de água

A reunião de ontem entre o Secretário de Estado do Ambiente Carlos Martins e os autarcas do litoral alentejano não correu conforme esperavam estes últimos. Em cima da mesa estava a pretensão da Comissão Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) em conseguir co-financiamento para obras em redes de saneamento e abastecimento de água em baixa, que foi rejeitada segundo os autarcas, porque o Governo terá outra estratégia para a gestão das redes e terá já lançado um aviso de concurso para sistemas agregados.

Costa Alentejana com nova prova mundial

O turismo desportivo está a dinamizar a Costa Alentejana e a promovê-la nos circuitos internacionais. A convicção é da Federação Portuguesa de Orientação que, depois de ter organizado o campeonato do Mundo em 2010 e 2016 e o campeonato da Europa em 2015, organiza a ronda final da Taça do Mundo de Orientação em BTT da Federação Internacional e que vai decorrer em Odemira de 21 a 23 de setembro 2018, com atletas de 15 países.

Alcácer recebe Torneio Jovem APS

O Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Alcácer do Sal no dia 23 de setembro (domingo), recebe o Torneio Jovem APS,  de patinagem artística, um evento anual organizado pela APS - Associação de Patinagem de Setúbal, com o apoio do Atlético Clube Alcacerense e da Câmara Municipal de Alcácer.

O torneio destina-se aos atletas que participaram no Torneio Distrital, mas não se apuraram para o Campeonato Nacional. Ao todo, vão participar 13 clubes, entre eles o Atlético Clube Alcacerense, que se fará representar pelas atletas Rafaela Martinho, Carolina Botas e Ana Paulino.

Portos em recuperação. Sines mantém maioria absoluta na movimentação de carga

Os portos nacionais movimentaram 54,7 milhões de toneladas entre janeiro e Julho, uma quebra de -4,1% face ao período homólogo

Apesar da quebra, como avança a Revista Cargo, este resultado denota uma significativa recuperação face aos «-10,8% registados em Março deste ano», com o contributo do Porto de Sines, que teve uma variação positiva de +3,6% em julho.

Todos querem ficar com a Comporta

A Comporta apaixona tudo e todos e a venda da Herdade da Comporta está a atrai investidores da Europa e do Brasil. O consórcio Amorim Luxury/Vanguard – que demonstrou intenção de compra desde cedo - vai ter assim que enfrentar concorrência para poder ser os novos donos da ex-propriedade do Grupo Espírito Santo.

Páginas