Alentejo Litoral

Universidade de Évora promove atividades científicas no Festival Músicas do Mundo em Sines

A Universidade de Évora (UÉ) marcará uma presença significativa no Festival Músicas do Mundo em Sines, promovendo uma série de atividades científicas que se realizarão de 21 a 27 de julho de 2024. Esta iniciativa, intitulada "Entremarés", é organizada pela Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, em colaboração com o Laboratório de Ciências do Mar (CIEMAR), o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, e o Laboratório Associado ARNET - Aquatic Research NETwork.

Sines Corre Mais regressa a 18 setembro

No último fim-de-semana de setembro, todos os caminhos vão dar a Sines. A iniciativa solidária Sines Corre Mais realiza-se a 28 de setembro, com organização da HMS Sports e Associação Desportiva + Inclusão, em parceria com a Câmara Municipal de Sines. A terceira edição do evento reúne corrida de 10 km e caminhada de 5 km na tarde de sábado, antecipando as emoções do Sines Triathlon, o qual se estreia no dia 29.

Programa Alentejo 2030 com 122,5ME para apoiar projetos em áreas estratégicas

António Ceia da Silva, presidente da CCDRA

O programa regional Alentejo 2030 lançou um conjunto de “avisos importantes” para desenvolver e requalificar infraestruturas municipais, numa dotação total de 122,5 milhões de euros, anunciou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

Em comunicado, a CCDR do Alentejo indicou que foram lançados seis avisos de concurso, para “apoiar projetos em várias áreas estratégicas”.

Festival das Cores regressa a Vila Nova de Santo André

Vila Nova de Santo André recebe, a partir de hoje, sexta-feira, e até domingo, a 10.ª edição do Festival das Cores, com os cabeças de cartaz Soraia Ramos, Papillon e Wet Bed Gang.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém adianta que a grande novidade do evento é “a existência de dois palcos”, que permitirá “a música em permanência no recinto do Festival das Cores”.

Litoral Alentejano: furtos de cortiça causam danos nos sobreiros

A ANSUB – Associação de Produtores Florestais do Vale do Sado alertou para os “furtos indiscriminados de cortiça” que assolam os vários produtores, sobretudo nos concelhos de Palmela, Alcácer do Sal, Grândola e Santiago do Cacém.

Em comunicado, a associação explica que, nestes concelhos, este “flagelo” tem vindo a repetir-se “com total impunidade para quem comete este crime contra o ambiente e a propriedade privada”.

Projeto leva rede 5G até 70 mil pessoas em zonas remotas do Alentejo

A rede 5G vai chegar a 70 mil pessoas de zonas remotas do Alentejo, até 2026, graças a um projeto liderado pela empresa dstelecom, envolvendo um investimento de 5,3 milhões de euros, com cofinanciamento europeu.

Segundo a agência Lusa, o projeto, denominado “5G.RURAL - 5G for rural smart communities of tomorrow”, resultou de um consórcio liderado pela dstelecom.

Invocação do mar por Sophia de Mello Breyner inspira mostra em Sines

O Centro de Artes de Sines vai acolher, entre 15 de julho e 15 de outubro de 2024, a exposição “Thalassa! Thalassa! O Mar e o Mediterrâneo na Obra de Sophia de Mello Breyner Andresen”, que põe “em diálogo” 30 obras da Coleção da Caixa Geral de Depósitos com as palavras da escritora.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Sines adianta que a exposição, com curadoria de Isabel Inácio e Santiago Macias, vai ser inaugurada este sábado, às 17:00, e resulta de uma parceria entre o município, a Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos e o Panteão Nacional.

Alcácer do Sal organiza passeios de galeão em julho e agosto

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal acaba de anunciar a realização de dois passeios pelo rio Sado a bordo do galeão do sal Pinto Luísa, no dia 28 de julho (das 8:30 às 19:30) e no dia 24 de agosto (das 8:00 às 19:00).

Segundo a autarquia, a lotação máxima do galeão é de 35 passageiros, ocorrendo o embarque e desembarque no cais localizado na margem sul da cidade.

O passeio é pago e vai percorrer o estuário do Sado, oferecendo a oportunidade de “apreciar toda uma paisagem deveras característica em termos de fauna e flora”.

Edgar Matias vence a Ultra Maratona Atlântica Melides-Tróia

Edgar Matias, embaixador da Ultra Maratona Atlântica Melides-Tróia, ganhou a prova de 43 km, que se realizou no passado domingo, com um tempo de 03:05:35.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Grândola refere que Edgar Matias, natural de Melides, representa o Grupo Desportivo Recreativo São Francisco da Serra e “acrescentou este título aos cinco títulos europeus conquistados no início do ano nos Europeus de Veteranos”.

IP investe 45M€ para duplicar faixas do IP8 no litoral alentejano

A Infraestruturas de Portugal (IP) consignou, esta segunda-feira, a empreitada para duplicar as faixas num troço do Itinerário Principal 8 (IP8) entre Sines e a Autoestrada do Sul (A2), num investimento de 45 milhões de euros.

Em comunicado enviado, citado pela agência Lusa, a empresa revelou que a cerimónia de consignação, realizada ontem nas instalações da IP, em Almada, marcou o arranque formal da empreitada de duplicação do IP8 (A26) – Ligação entre Sines e a A2, no distrito de Setúbal.

Páginas