Política Nacional

31 projetos arqueológicos receberam apoio financeiro extraordinário

As 31 candidaturas na área de arqueologia, apresentadas para um “apoio financeiro extraordinário”, foram todas aprovadas, num total de 199 580 euros, anunciou esta segunda-feira a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Em comunicado, citado pela agência Lusa, a DGPC afirma que o concurso anunciado em agosto disponibilizou, a “fundo perdido”, uma verba total de 200 mil euros. Todavia, no seu conjunto, as 31 candidaturas recebidas envolviam um total de 289 813,03 euros.

Autárquicas 2021: Saiba em que local vota

Decorrem amanhã, domingo 26 de setembro, as eleições autárquicas 2021.

Nas autárquicas, os eleitores escolhem os Presidentes de Câmara, das Assembleias Municipais e das Juntas de Freguesia em 308 concelhos e 3092 freguesias de Portugal.

Nas freguesias com mais de 150 habitantes, serão entregues três boletins de voto: amarelo para eleger a Assembleia Municipal, verde para eleger para a Câmara Municipal e branco para eleger para a Assembleia de Freguesia.

Rui Nabeiro é a prova de quem pode “crescer para o mundo”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu esta quarta-feira que o empresário Rui Nabeiro, dono do grupo Delta, é a “melhor prova” de que “não há nada que impeça” quem está numa região de fronteira de “crescer para o mundo”.

De acordo com a Lusa, António Costa falava em Portalegre, num comício de apoio ao candidato socialista à Câmara Municipal local, Luís Moreira Testa, quando abordou o percurso de Rui Nabeiro, que o ouvia na plateia e que detém o grupo Delta Cafés, para incentivar os autarcas a inspirarem-se no empresário.

Ferrovia de Porto de Sines leva a expropriação de 89 mil m2 em Setúbal

Uma área de 89 351 metros quadrados, equivalente a oito campos de futebol, vai ser expropriada no distrito de Setúbal para permitir “incrementar a capacidade e melhorar a ligação ferroviária entre o Porto de Sines, as plataformas logísticas e a Europa”.

A informação é adiantada por um despacho do Secretário de Estado das Infraestruturas, citado pelo Jornal de Negócios, que declara “a utilidade pública, com caráter de urgência, da expropriação de bens imóveis e direitos e eles inerentes, necessários à modernização da ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul”.

Tróia recebe indústrias criativas capazes de “atrair talento” para Portugal

O ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, disse que o Governo tem identificado as indústrias criativas como “um fator de aceleração e crescimento” da atividade económica no país, reconhecendo que Portugal tem condições para atrair talento.

De acordo com a Lusa, o governante falava na sessão de abertura do “Trojan Horse was a Unicorn”, a decorrer entre segunda e sexta-feira, em Tróia, concelho de Grândola, distrito de Setúbal.

Autárquicas: António Costa e Jerónimo de Sousa no Alentejo

Ao oitavo dia de campanha para as autárquicas, o secretário-geral do PS, António Costa, está de passagem pelo Alentejo, revela a agência Lusa.

António Costa tem três ações de campanha marcadas para hoje, terça-feira, começando com um encontro em Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, com a candidata à Câmara Municipal, Clarisse Campos.

Pouco depois, Costa ruma ao Alentejo com um comício em Évora e outro em Beja, acompanhado de candidatos socialistas.

Proteção e a valorização do barranquenho aprovada por unanimidade na AR

O plenário da Assembleia da República (AR) aprovou, ontem, por unanimidade, as propostas do PS e do PCP para o reconhecimento e proteção do barranquenho e de toda a sua identidade cultural.

Este dialeto raiano - muito marcado e influenciado pela língua espanhola - típico do concelho de Barrancos, vê agora aberto o caminho para que seja protegido e valorizado como a marca cultural única e uma característica intrínseca do povo barranquenho, podendo agora passar a ser reconhecido como língua oficial.

Fatura da água: como funciona e como posso poupar?

No sábado celebra-se o Dia Mundial da Monitorização da Água e por esse motivo, a Selectra elaborou um comunicado sobre como funciona o setor hídrico em Portugal, porque é que os preços da fatura da luz dos consumidores são tão diferentes e que tipo de dicas podem seguir para poupar água e luz de forma simultânea.

Rui Rio, amanhã, em Portalegre

Amanhã, 16 de setembro, o líder do Partido Social Democrata, Rui Rio, estará em Portalegre.

O início da arruada está marcado para as 11h, junto ao Hotel José Régio, onde se juntará a Fermelinda Carvalho, candidata à câmara municipal, e outros membros da coligação PSD/CDS-PP do concelho.

 

Imagem de psd. pt

Movimento congratula campanha alemã contra agricultura intensiva no Alentejo

O Movimento Juntos Pelo Sudoeste (JPS) congratulou-se com a campanha lançada por ativistas alemães contra as culturas intensivas no Alentejo e Algarve, voltando a apelar a uma intervenção de Bruxelas.

Em declarações à Lusa, Fátima Teixeira, porta-voz do movimento de cidadãos de Odemira (Beja) e Aljezur (Faro), disse que “esta campanha vem na sequência de vários esforços” que o movimento JPS tem efetuado “nos últimos anos” para que “outros ativistas no centro da Europa ergam a sua voz” e “chamem a atenção” para o problema “da exploração da agricultura intensiva no Baixo Alentejo”.

Páginas