Política Nacional

A EBORENSE ROSA ZORRINHO É A NOVA SECRETÁRIA DE ESTADO DA SAÚDE

Com um longo percurso ligado à saúde, a eborense Rosa Matos Zorrinho vai substituir o demissionário Manuel Delgado.

PCP PEDE INTERVENÇÃO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO NAS MINAS DE ALJUSTREL

O braço de ferro entre mineiros e a Almina, que explora as minas de Aljustrel, levou esta semana os deputados do PCP João Ramos e Rita Rato a pedirem a intervenção do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social para que venham a "assegurar o cumprimento integral dos direitos sindicais e laborais" naquela exploração mineira.

Segundo os deputados a Almina, na sequência da greve dos mineiros no final de novembro, recorreu a trabalhadores sem formação adequada para operar no fundo da mina "desrespeitando direitos e condições de segurança no trabalho". 

PÃO ALENTEJANO PROCURA PROTEGER A SUA AUTENTICIDADE

O Pão Alentejano, património da região e com características únicas, desde a utilização de farinhas específicas aos dois processos de fermentação por que passa, assim como pela utilização de uma porção de massa retirada da amassadura anterior e que lhe dão um gosto acidulado único, é um produto fortemente tradicional e cada vez mais procurado dentro e fora do Alentejo. Com um impacto económico crescente na região, o Pão Alentejano procura proteger as suas características e preservar a sua qualidade.

BONECOS DE ESTREMOZ SÃO PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE

Uma delegação portuguesa, integrada pelo presidente da Região de Turismo do Alentejo, Ceia da Silva e pelo presidente da câmara de Estremoz, Luís Mourinha, avança a partir da Coreia do Sul, que os "Bonecos de Estremoz" foram declarados património da humanidade e integram agora a selecta lista da UNESCO.

ÉVORA: QUINTA DA "MITRA" VAI SER CONCESSIONADA A PRIVADOS

O concurso de concessão a privados da Quinta do Paço de Valverde, em Évora, com fins turísticos, vai ser lançado esta semana, ao abrigo do programa governamental, Revive, que recupera velhos edifícios históricos para fins turísticos.

RADARES DA PSP NO ALENTEJO: SAIBA ONDE VÃO ESTAR EM DEZEMBRO

A PSP já publicou a lista de dezembro de locais e dias em que terá radares a fazer controlo de velocidade no Alentejo. Quem o avisa...

BEJA

06-dez-17 09H00 EN255 - Moura
13-dez-17 14H00 Rua Francisco Miguel Duarte - Beja
19-dez-17 09H00 Av. Salgueiro Maia - Beja

ÉVORA

CIDADANIA GLOBAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O seminário "O Exercício da Cidadania Global: Diferentes Atores, Diferentes Ações” vai realizar-se a 13 de dezembro, no Anfiteatro do Colégio do Espírito Santo na Universidade de Évora, e pretende o encontro e a partilha de iniciativas de um vasto núcleo de pessoas e entidades que têm vindo a contribuir para a implementação da Agenda 2030, a agenda para o Desenvolvimento Sustentável, quer ao nível local, nacional ou internacional.

DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA EM ESPANHA UNE ALENTEJO E ANDALUZIA

Amanhã, 4 de dezembro, surgirá uma declaração de independência virtual pela mão de um grupo independentista andaluz: querem unir Andaluzia, Alentejo e Algarve, a República de Países Andaluzes.

Para se ter memória da união das regiões do sul de Espanha e Portugal é necessário remontar à época muçulmana, no entanto, esta é a proposta do Grupo independentista Assembleia Nacional Andaluza.

CONVENTO “REVIVE” EM ÉVORA

A Quinta do Paço de Valverde, em Évora, é o quarto concurso do Revive aberto até à data e será lançado na próxima semana.

A quinta do séc. XVI, foi paço episcopal e está situada perto da ribeira de Valverde. No seu terreno esteve sediado um convento e conservam-se muitos vestígios arquitetónicos quinhentistas.

Com a extinção das ordens religiosas, em 1834, O Estado criou aí um Posto Agrário e mais tarde foi a Escola Prática de Agricultura; depois foi Escola de Regentes Agrícolas, mantendo-se, desde então, agregada à Universidade de Évora.

UMA NOVA MINA EM BARRANCOS?

Já foi publicado em Diário da República – a 29 de novembro de 2017 – o interesse da empresa americana Godolphin Mining Services LLC em realizar prospeção e pesquisa de depósitos em Barrancos, tendo, para tal, já requerido a devida licença.

Serão sobretudo o cobre e chumbo os minerais que provocam o interesse desta empres pelo ALentejo, numa pesquisa que incide sobre 73 km2 do concelho de Barrancos.

A Direção de Serviços de Minas e Pedreiras da Direção-Geral de Energia e Geologia está ainda a analisar o pedido de patente.

 

Imagem de marxismo.org.br

Páginas