Política Nacional

Linhas ferroviárias de Beja e do Alentejo vão ser eletrificadas e modernizadas

As ligações ferroviárias de Beja a Faro vão ser alvo de modernização, num projeto de 230 milhões de euros. A medida está contemplada no programa de investimentos para 2030 (PNI2030), que propõe eletrificar todas as linhas de comboio do país até ao final desta década.

De acordo com o Dinheiro Vivo, o PNI2030 foi apresentado esta quinta-feira no auditório do LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, e contará com um investimento público próximo dos mil milhões de euros nos próximos 10 anos.

Zorrinho elogia progressos na coordenação europeia de resposta à pandemia

“Mais do que nunca os cidadãos europeus estão atentos às respostas políticas daqueles que elegeram para os representar”, afirmou ontem o eurodeputado eborense Carlos Zorrinho ao intervir no debate do Parlamento Europeu sobre as Conclusões do Conselho Europeu de 15 e 16 de outubro.

Fosso pré-histórico no concelho de Beja afetado por trabalhos agrícolas

Um dos maiores recintos de fossos pré-históricos conhecidos no Baixo Alentejo, situado no concelho de Beja, foi afetado por trabalhos agrícolas para instalação de um olival, sem ter havido salvaguarda do património, denunciou o movimento Chão Nosso.

Num comunicado enviado à agência Lusa, o movimento explica que se trata do sítio arqueológico da Salvada 10, que está situado junto à aldeia de Salvada, no concelho de Beja, e “é um dos maiores recintos de fossos pré-históricos conhecidos no Baixo Alentejo”.

Apresentada queixa-crime por destruição de anta no concelho de Mora

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlen) apresentou, na passada terça-feira, uma queixa-crime contra uma empresa agrícola que alegadamente destruiu uma anta no concelho de Mora, distrito de Évora, durante a plantação de um amendoal.

Ana Paula Amendoeira, diretora regional de Cultura do Alentejo, revelou à Lusa que a queixa-crime foi enviada por correio ao Ministério Público depois de a DRCAlen ter recebido uma denúncia de cidadãos e deslocado uma equipa de arqueólogos que constatou a destruição da anta.

Alentejo tem o menor risco de transmissibilidade da covid-19 do país

Apesar do aumento do número de casos de infeção nas últimas semanas, o risco de transmissibilidade (Rt) da covid-19 no Alentejo é de 0,86, o mais baixo do país, avança a Rádio Pax.

Utentes do Alentejo Litoral queixam-se do SNS na região

Os utentes do Litoral Alentejano queixaram-se, esta segunda-feira, à Unidade de Saúde Local (USLLA) das condições do Serviço Nacional de Saúde naquela região, divulgou a Comissão de Utentes, numa nota enviada à agência Lusa.

Numa reunião mantida pela coordenação de utentes com o Conselho de Administração (CA) da USLLA, foram abordados temas como a “falta de profissionais de saúde”, as “extensões de saúde degradadas” e os “tempos máximos de resposta garantidos” superiores ao previsto pela lei.

Aberto concurso para requalificação do IC2 entre Rio Maior e Alcobaça

O concurso público para a requalificação do Itinerário Complementar (IC) 2, um investimento de 8,6 milhões de euros a realizar entre Alcobaça e Rio Maior, foi publicado esta segunda-feira, 19 de outubro, divulgou a Infraestruturas de Portugal (IP).

Esta empreitada vai incidir na requalificação do IC2/EN1 “entre o nó da Asseiceira, ao quilómetro 65,2, e a zona urbana de Freires ao quilómetro 85,5”, informou a Infraestruturas de Portugal, citada pelo Correio do Ribatejo.

Incentivos ao Investimento no Alentejo - Publicidade enganosa?!

Por Jorge Pais, Presidente da Associação Empresarial de Portalegre

Num Alentejo de baixa densidade demográfica e empresarial, como bem conhecemos, foram recebidas com imensa alegria as notícias de incentivos e apoios efectivos ao investimento para motivarem os empreendedores a avançar com novos projectos geradores de riqueza e emprego.

Novo presidente da CCDR quer unir Alentejo e construir “uma grande região”

No Alentejo tivemos a única Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do país com mais que um candidato. Ceia da Silva concorreu e venceu o independente Roberto Grilo, que exercia o cargo até aqui.

Agora, o presidente eleito da CCDRA, António Ceia da Silva tem um objetivo geral: unir os agentes do território para construir "uma grande região". Para tal, Ceia da Silva revelou que conta com todos os que do Alentejo fazem parte e que este trabalho conjunto, de equipa, é essencial para o futuro da região.

Barragem do Pisão vai receber investimento de 171 milhões de euros

A barragem do Pisão, no Crato, vai receber 171 milhões de euros no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, segundo o esboço entregue quinta-feira, 15 de outubro, pelo Governo na Comissão Europeia.

De acordo com o documento, citado pelo Jornal Económico, prevê-se a “Implementação do Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato (Barragem do Pisão), que permite garantir uma reserva estratégica de água que poderá constituir uma alternativa de abastecimento público e permitir o estabelecimento de novas áreas de regadio”.

Páginas