Política Nacional

Universidade de Évora vai formar gratuitamente executivos das empresas

A Universidade de Évora, em parceria com o projeto INDUPYMES 4.0, vai promover uma formação online gratuita concebida para responder às novas necessidades e desafios decorrentes da implementação das tecnologias e metodologias da Indústria 4.0, a realizar-se a partir do dia 27 de janeiro de 2022. 

Este programa de formação que integra docentes da academia eborense organiza-se numa estrutura dividida em 4 partes: Princípios e tecnologias; Formas de aplicação e impacto nas empresas; Processos de implementação e Impacto nos modelos de negócio e desenvolvimento de empresas.

Legislativas 2022: Carlos Roquette | cabeça-de-lista da Iniciativa Liberal por Portalegre

Carlos Roquette, empresário de 61 anos, é o cabeça-de-lista da Iniciativa Liberal (IL) pelo círculo eleitoral de Portalegre às eleições legislativas de 30 de janeiro.

“A IL – INICIATIVA LIBERAL estará sempre presente, sem hesitações, pela voz de todos, para contribuir com as soluções que retirem o Distrito de Portalegre do marasmo, estagnação e declínio, que os Partidos Socialista e Social-democrata, sozinhos ou em coligação, com maiorias sucessivas há 46 anos na AR, nunca se preocuparam em implementar.

Número de enfermeiros a emigrar aumenta desde 2020

Mais de 2000 enfermeiros solicitaram à Ordem a declaração para efeitos de emigração em 2020, desde o início da pandemia, adiantam os dados da Ordem dos Enfermeiros (OE).

No total, a OE recebeu 2143 pedidos de declarações: 1230 em 2020 e 913 em 2021, especialmente no segundo semestre do último ano, altura em que milhares de enfermeiros saem das escolas para o mercado. Enquanto até junho se tinham registado 277 pedidos de emissão de declarações, entre junho e dezembro esse número ascendeu a 636.

Apoio à Produção Nacional aprovou 53 projetos no Alentejo

O Programa de Apoio à Produção Nacional (PAPN), até à data, aprovou um total de 1.701 projetos, dos quais 53 são no Alentejo.

Estes projetos representam um investimento total de 250 milhões de euros - 123 milhões correspondem a fundos europeus – e permitiram a manutenção de 19.668 postos de trabalho, como revela a informação prestada pelo Ministério da Coesão Territorial.

Cerca de um terço dos projetos aprovados localizam-se no interior: 577.

Áreas de Acolhimento Empresarial de Nova Geração: 110 milhões de euros aprovados

A nível nacional, foram selecionadas pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) 10 candidaturas a apoiar no âmbito do aviso do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) dirigido a Áreas de Acolhimento Empresarial de Nova Geração.

Cidadania ativa e plena: um apelo ao voto dos jovens

Apelar ao voto jovem e à consciencialização da juventude para uma cidadania ativa e plena, capaz de robustecer a democracia. Este é o entender do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) que, juntos, lançaram esta semana a Campanha Nacional «Vive a Democracia».

Membros de Mesas de Voto e funcionários das juntas vacinados hoje

Os membros das Mesas de Voto e funcionários das Juntas de Freguesia serão vacinados no próximo dia 15 de janeiro com uma dose de reforço à Covid-19.

Hoje, a vacinação será dedicada a este universo, convocados por SMS, através de agendamento Central. Haverá ainda senhas digitais para as pessoas elegíveis que não recebam a mensagem, mediante a apresentação de um documento comprovativo das funções em causa.

Trata-se de uma decisão do Governo, que está a ser operacionalizada pelo Núcleo de Coordenação de Apoio ao Ministério da Saúde, com o apoio da Administração Eleitoral.

Dirigentes associativos do Baixo Alentejo preocupados com "futuro da agricultura"

Os dirigentes associativos do Baixo Alentejo e Algarve estão “preocupados com o futuro da agricultura portuguesa”, garante a CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal.

Legislativas 2022: Bruno Martins | Cabeça-de-lista do BE por Évora

O candidato do Bloco de Esquerda por Évora é Bruno Martins, de 38 anos, licenciado em Psicologia Clínica pela Universidade de Évora.

É, atualmente, Diretor Técnico da Associação de Paralisia Cerebral de Évora, tendo experiência na área da intervenção clínica com jovens com deficiência e suas famílias. Colaborou na Universidade de Évora como Assistente Convidado do Departamento de Psicologia e como Psicólogo no Gabinete de Apoio ao Estudante e no Centro de Intervenção Psicológica.

Estação Ferroviária de Montoito aberta para exploração turística

A Câmara Municipal de Redondo anunciou que o concurso para a exploração da Estação Ferroviária de Montoito estará aberto a candidaturas até ao próximo dia 26 de janeiro.

Em comunicado, a autarquia explica que a estação, inaugurada em 1927 e contemplando um edifício de passageiros, instalações sanitárias, cais coberto e três habitações, “está à espera que um investidor privado, singular ou coletivo, lhe dê uma nova vida e um novo ‘rosto’”.

Páginas