Política Nacional

Deputado do PS acusa Governo de “deixar cair” obras do hospital de Beja

O deputado do Partido Socialista (PS) eleito por Beja, Pedro do Carmo, acusa o Governo de ter deixado cair, no Orçamento do Estado (OE) para 2026, a segunda fase de ampliação do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.

Évora 2027 receberá 1,5M€ para reforço de programação

A ministra da Cultura, Margarida Balseiro Lopes, anunciou, esta segunda-feira no parlamento, que a linha de financiamento “Vagar”, da iniciativa Capital Europeia da Cultura (CEC) Évora_27, contará com 1,5 milhões de euros para reforço de programação cultural.

Segundo a agência Lusa, a ministra falava numa audição parlamentar sobre a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2026.

Alentejo 2030 apoia com 1,5M€ a criação de emprego no litoral

O programa operacional Alentejo 2030 vai apoiar, com 1,5 milhões de euros, a criação de emprego e o microempreendedorismo na região do Alentejo Litoral, através do Fundo para a Transição Justa (FTJ).

Em comunicado, citado pela agência Lusa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo divulgou a abertura do aviso de “Apoio ao Empreendedorismo” com o objetivo de “estimular a criação e expansão de micro e pequenas empresas”.

Alentejo: projeto atribui bolsa de 10 mil euros para criação artística

O projeto “Sementeira – Bolsa de Novas Criações para o Alentejo” vai atribuir, em 2026, uma bolsa de 10 mil euros e apoios para a criação artística no Alentejo, contemplando cinco residências e uma digressão por vários municípios da região.

De acordo com a agência Lusa, o projeto é promovido pela Antípoda – Associação Cultural, em parceria com O Espaço do Tempo, Alma d’Arame, Pó de Vir a Ser e Centro de Artes e Espetáculo (CAE) de Portalegre.

Unidade de Saúde do Alentejo Central tem novo presidente

Carlos Mateus Gomes, empresário de 61 anos, foi nomeado pelo Governo para o cargo de presidente do Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC), em Évora.

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, citado pela agência Lusa, a nomeação aconteceu após parecer favorável da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP).

Baixo Alentejo exige apoio do Governo para doença da língua azul

A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) enviou, na semana passada, uma carta ao ministro da Agricultura e Mar a reivindicar medidas de apoio para o setor agropecuário, nomeadamente para os casos de língua azul.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, a Associação de Agricultores do Sul (ACOS) adiantou que a carta, endereçada pela Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo ao ministro, alerta para as “graves consequências” que o setor está a enfrentar com a febre catarral ovina, conhecida como doença da língua azul.

APS defende elaboração de “master plan” para Sines perante vaga de investimentos

Pedro do Ó Ramos, Presidente da APS

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) defende a criação de um “master plan” estratégico para Sines, tendo em conta a dimensão excecional dos investimentos previstos para o território, estimados em cerca de 24 mil milhões de euros. A posição foi reafirmada por Pedro do Ó Ramos, Presidente da APS, durante a sua intervenção no XI Congresso da AGEPOR – Associação dos Agentes de Navegação de Portugal, onde participou no painel “Os Portos Portugueses e o Mar”, ao lado dos restantes presidentes das administrações portuárias nacionais.

Alentejo 2030 abre candidaturas para reforço de infraestruturas e equipamentos científicos

António Ceia da Silva, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo

O Programa Regional Alentejo 2030 lançou um novo Aviso para Apresentação de Candidaturas SACCCT – Infraestruturas e Equipamentos Científicos, destinado a financiar investimentos que reforcem a capacidade científica e tecnológica da região. A dotação financeira disponível é de 1 milhão de euros, assegurada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com uma taxa máxima de cofinanciamento de 85%. A iniciativa enquadra-se na política de coesão da União Europeia e pretende contribuir para o desenvolvimento sustentável, a competitividade das empresas e a transição climática.

Montemor: concursos desertos fazem Convento perder financiamento

A reabilitação do Convento da Saudação, em Montemor-o-Novo, perdeu o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), após dois concursos desertos para as obras.

A informação foi adiantada pelo ainda presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, que disse à agência Lusa que estes concursos públicos ficaram desertos “por não existirem empresas de construção civil interessadas” em fazer a empreitada.

Soluções para praias fechadas em Grândola poderão demorar

A ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, anunciou esta segunda-feira algumas determinações para solucionar casos de acessos bloqueados a praias de Grândola e Algarve por empreendimentos turísticos.

De acordo com o Diário de Notícias e a agência Lusa, as soluções apresentadas passam sobretudo pela construção ou requalificação de acessos já existentes, pela construção de novos parques de estacionamento públicos e, num caso, pela deslocação da frente de praia para mais perto do acesso.

Páginas