Política Nacional

Alqueva gera 3 mil milhões de euros e ultrapassa investimento

O projeto Alqueva já gerou receitas fiscais próximas dos três mil milhões de euros, valor que ultrapassa os quase 2,5 mil milhões de investimento total público na infraestrutura.

De acordo com a agência Lusa, esta é uma das conclusões do relatório final da “Avaliação do Impacto Económico da Implementação do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA)”, apresentado pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), em Beja.

Bernardino Soares é cabeça de lista da CDU por Beja nas Legislativas

Bernardino Soares acaba de ser anunciado como cabeça de lista da CDU por Beja nas Eleições Legislativas.

De acordo com o Alentejo Ilustrado, a coligação avança que, enquanto o secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, vai voltar a encabeçar a lista da CDU pelo círculo eleitoral de Lisboa nas legislativas de maio, Bernardino Soares avança como “número um” por Beja.

Esta é a segunda vez em que Paulo Raimundo vai a eleições legislativas como cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Lisboa, depois de ter sido eleito pela primeira vez deputado em 2024 nessa mesma posição.

Alentejo e Algarve com 2,4M€ para proteger recursos hídricos

O programa Alentejo 2030 lançou dois avisos de concurso para a proteção dos recursos hídricos e a gestão dos riscos associados à água no Alentejo e no Algarve, com uma dotação global de 2.475.000 euros.

Em comunicado citado pela agência Lusa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo explicou que os dois avisos de concurso, com candidaturas abertas, estão enquadrados na Estratégia “Instrumento Territorial Integrado Água e Ecossistemas de Paisagem – Algarve e Alentejo”.

Estudo da EDIA avalia contributo de Alqueva para o Alentejo

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) vai apresentar, no próximo dia 25 de março, o Estudo de Avaliação do Impacto Económico da Implementação do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA). O evento está marcado para as 15h00, no auditório da sede da EDIA, em Beja, e contará com a presença do Ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e do Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.

Projeto da Mina da Lagoa Salgada no litoral alentejano em consulta pública

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do projeto da Mina da Lagoa Salgada, nos concelhos de Grândola e Alcácer do Sal, para explorar cobre e outros metais, está em consulta pública, até 28 de abril.

O projeto abrange a União de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra, no concelho de Grândola, e a freguesia de Torrão, no concelho de Alcácer do Sal, na região do litoral alentejano, pode ler-se no portal Participa, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Hospital Central do Alentejo ganha reforço de 32 milhões

A empreitada do novo Hospital Central do Alentejo, em Évora, acaba de ganhar um reforço de 32 milhões de euros para “revisões de preços e trabalhos complementares” da obra, cujo contrato foi prorrogado até final deste ano.

De acordo com a agência Lusa, as informações constam de uma resolução do Conselho de Ministros publicada esta segunda-feira em Diário da República, que autoriza a “reprogramação temporal e financeira do encargo” com a construção da futura unidade hospitalar, em curso na cidade.

Apoio do Governo para língua azul é “bem-vindo mas escasso”

Organizações de agricultores do Alentejo consideraram bem-vindos os novos apoios aprovados pelo Governo para fazer face aos prejuízos provocados pela doença da língua azul, ainda que as medidas fiquem aquém do necessário.

O Governo vai pagar 48 euros por ovino morto aos produtores afetados pela doença da língua azul com prejuízos inferiores a 30% e criou uma linha de crédito bonificado de cinco milhões de euros para apoio às explorações afetadas.

Pedro do Ó Ramos é o novo administrador do Porto de Sines

Pedro do Ó Ramos é o novo presidente do conselho de administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), tendo assumido funções na passada segunda-feira, adiantou a agência Lusa.

Pedro do Ó Ramos sucede a José Luís Cacho, que esteve no cargo desde 2016, tendo cessado o mandato em dezembro de 2024, altura em que o Governo iniciou o processo de escolha para a sua substituição.

Como vogais executivos foram nomeados Fernanda Nunes e Jaime Puna, anunciou a APS em comunicado.

Inatel disponibiliza 38 camas para estudantes em Vila Real, Portalegre, Évora e Faro

A Fundação Inatel disponibiliza 38 camas para alunos do ensino superior em Vila Real, Portalegre, Évora e Faro, para ajudar a colmatar a falta de alojamento estudantil.

De acordo com a agência Lusa, a Inatel já tinha aderido ao programa “Alojamento Estudantil Já” lançado pelo Governo no ano passado para ajudar a colmatar o problema da falta de camas para estudantes do ensino superior.

Na passada sexta-feira, foi inaugurada, em Vila Real, uma residência com 10 camas, localizada no centro da cidade, um espaço que resultou da readaptação da antiga delegação da Inatel.

MP quer impugnar licenciamento ambiental de central fotovoltaica em Nisa

O Ministério Publico (MP) interpôs uma ação administrativa de impugnação do licenciamento ambiental relativo ao projeto de uma central solar fotovoltaica e respetiva linha elétrica de alta tensão em Nisa, distrito de Portalegre.

Na sua página na Internet, consultada pela agência Lusa, o MP explicou que a ação foi interposta este mês, por intermédio do Departamento Central Contencioso do Estado e Interesses Coletivos e Difusos (DCCEICD), no Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Castelo Branco.

Páginas