Política Nacional

Entrada em museus e monumentos alentejanos com descontos

Até 30 de setembro, está em vigor um novo programa de descontos no acesso a museus, palácios, monumentos e sítios arqueológicos nacionais na região do Alentejo.

Resultante de um protocolo assinado entre a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e as Direções Regionais de Cultura (DRC), o programa permite visitar todos os monumentos e museus sob a dependência destas entidades, com condições especiais.

PS recomenda adaptação de prazos para regime de habitação dos trabalhadores do Mira

O Partido Socialista (PS) recomendou ao Governo a alteração da resolução que estipula as condições de habitabilidade dos trabalhadores agrícolas do Mira, para que seja garantida “a salvaguarda das regras da DGS [Direção-Geral da Saúde] até finalização do período de instalação das soluções transitórias” de habitação dos trabalhadores.

Ourique envia propostas de recuperação económica para Governo

A Câmara Municipal de Ourique anunciou o envio de um contributo para o Plano de Recuperação Económica de Portugal (PREP) 2020-2030, elaborado por António Costa e Silva a pedido do Governo de Portugal, segundo o Correio Alentejo.

O presidente da autarquia, Marcelo Guerreiro, refere que este contributo defende que “estão criadas as condições políticas e financeiras para dar um efetivo conteúdo à vontade política da valorização do Interior”, que dão resposta “aos desafios estruturais, da demografia às alterações climáticas, da sustentabilidade ambiental à transição digital”.

Democracia Parlamentar

Nas eleições legislativas, votamos num grupo parlamentar que defende as nossas posições no hemiciclo, por isso, nomeações de comissões formadas por civis nem deveriam ser equacionadas, quando, a função de quem elegemos é a de representarem os seus eleitores.

Porto de Sines é o único porto preparado em termos de eletrificação

O Tribunal de Contas (TdC), ao executar uma auditoria à Qualidade do Ar em Portugal, concluiu que os portos portugueses não estão ainda preparados devidamente para a eletrificação da economia e para desempenharem o seu papel na transição energética, à exceção do Porto de Sines.

Montemor-o-Novo: 4,7M € para ampliação da Barragem dos Minutos

A Barragem dos Minutos, no concelho de Montemor-o-Novo, vai ser ampliada.

O investimento de cerca de 4,7 milhões de euros, prevê o aproveitamento hidroagrícola da barragem com a construção de construção de um reservatório e tubagens necessárias à rega.

O concurso foi lançado pela Associação de Beneficiários da Barragem dos Minutos e prevê um prazo de execução de 12 meses, como consta no anúncio de procedimento n.º 8131/2020, publicado ontem em Diário da República.

 

Imagem de allaboutportugal.pt

Um Secretário de Estado, uma bicicleta e Bragança a Sagres em 10 dias

Chamou-lhe “Portugal Diagonal”. José Gomes Mendes, Secretário de Estado do Planeamento, vai hoje na quarta etapa da sua travessia a Portugal em bicicleta, pelo interior, e fará cerca de mil quilómetros, de Bragança a Faro, repartidos por dez etapas.

O governante – que quer mostrar que Portugal é seguro - prevê terminar este périplo a termine a 2 de agosto, com a chegada a Sagres.

Presidente do CDS-PP vai estar hoje em Portalegre

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, vai estar hoje, segunda, em Portalegre, onde se irá reunir com o Comando Distrital da Guarda Nacional Republicana (GNR).

A preocupação dos centristas foca-se na valorização da atuação das forças de segurança, uma das áreas que consideram fundamentais no seu plano político, e Francisco Rodrigues dos Santos far-se-á acompanhar de Nuno Serra Pereira, o atual líder do partido no distrito.

 

Imagem de publico.pt

Governo vai investir 360 milhões para criar emprego altamente qualificado no interior

Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, afirmou que o lançamento de linhas de apoio financiadas com fundos europeus, no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), vai permitir a criação de espaços de trabalho e coworking no interior, assim como o programa Trabalhar no Interior, com lançamento previsto para agosto.

Reabilitação da Catedral de Portalegre envolve 3,3 milhões de euros

A Diocese de Portalegre e Castelo Branco anunciou que o concurso público para a reabilitação da Catedral de Portalegre foi aberto esta quarta-feira, num investimento global de 3,3 milhões de euros.

Em comunicado à agência Lusa, a Comissão de Gestão do Património Religioso da diocese indicou que, além das coberturas, fachadas e claustro, os retábulos e todo o património móvel e integrado serão objeto de intervenção.

Páginas