Está aqui

Literatura

Florbela Espanca revisitada pelo Centro Camões em Angola

Luanda dedicou à poetisa alentejana Florbela Espanca a sétima edição de um programa que aprofunda autores de língua portuguesa, no Centro Cultural Português Camões.

Odemira e Aljezur lançam concurso literário sobre Igualdade de Género

 

Os municípios de Odemira e de Aljezur acabam de lançar um concurso literário sobre Igualdade de Género, no âmbito do Plano Intermunicipal “Uma Ponte Para a Igualdade”.

O objetivo do concurso é o de “promover a reflexão sobre a situação e participação e o papel das mulheres e dos homens na sociedade actual” e os trabalhos deverão ser entregues até 16 de agosto, escritos em português e que não tenham sido já premiados, sendo que cada concorrente pode participar com até 3 obras, mas cada uma delas deverá ter o seu pseudónimo.

Santiago do Cacém leva biblioteca à praia

O Município de Santiago do Cacém volta a dinamizar este ano a “Biblioteca na Praia”, uma iniciativa que disponibiliza livros, jornais, revistas e ateliês à beira-mar para os veraneantes na Costa de Santo André.

A Biblioteca na Praia funciona até ao dia 24 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 16h00.

 

Há cinco municípios no país sem biblioteca e dois são no Alentejo

Há cinco municípios no país que não tem biblioteca pública e dois deles são no Alentejo: Marvão e Vila Viçosa.

Ao todo existem 303 bibliotecas municipais no país, que permitem aos utilizadores não só ter acesso a livros e jornais, mas também a música e a internet gratuita, contudo Aljezur, Marvão, Terras de Bouro, Vila Viçosa e Calheta (São Jorge, Açores) não têm qualquer destes serviços de biblioteca, o que exclui cerca de 29 mil pessoas no acesso a estes serviços.

Évora com 4 festivais culturais em simultâneo

Conta-se mais de 150 propostas artísticas no programa cultural de Évora e que arranca hoje, até 6 de setembro. O "Artes à Rua", um Festival de Arte Pública, promovido pelo município, oferece dança, cinema, teatro, música, exposições e performances, que vai animar culturalmente aquela cidade alentejana.

Todo o programa decorre em praças e ruas do centro histórico da cidade e cruza-se com com mais 3 festivais, que decorrem na mesma altura, o Evora Africa, o Alentejo Festival Internacional de Artes e o Art Fest Patrimónios.

Prémio Literário Hernâni Cidade 2018 é dedicado à crónica

Este prémio é uma homenagem ao professor e escritor Hernâni Cidade e pretende incentivar a criatividade literária entre jovens e adultos. Instituído pelo município da terra onde nasceu, Redondo, o Prémio Literário Hernâni Cidade, é, este ano, dedicado à modalidade de crónica.

Serão distinguidos – a 27 de outubro - três primeiros classificados, com prémios de 750, 375 e 250 euros, prevendo ainda o regulamento a atribuição de menções honrosas.

Os trabalhos devem ser entregues até ao dia 31 de agosto, e cada participante pode concorrer apenas com um trabalho.

Alentejo Central concentra cultura e criatividade numa plataforma eletrónica

Plataforma Cultural e Criativa do Alentejo Central, uma plataforma eletrónica onde estarão concentradas as actividades e agentes culturais e criativos do Alentejo Central e que é uma iniciativa que envolve 14 municípios, agregados na CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, é um projeto de mapeamento, promoção e divulgação cultural e vai ser apresentado publicamente no próximo dia 21 de junho, em Évora

Há um livro que ajuda as crianças a compreenderem o que sentem

Medo, raiva, tristeza, solidão... Estas são algumas emoções que assaltam Li, a personagem principal de um livro infantil que tem como missão orientar as crianças a compreenderem o que sentem ao longo das suas páginas. Mais do que uma história, com um princípio, meio e fim, o livro "Que cores têm as tuas palavras?" é um ponto de partida: o percurso de Li pode ser o percurso de qualquer um de nós. Ao percorrê-lo, as crianças compreendem que todos têm a sua história pessoal, feita de momentos, de palavras, de pessoas e de um mundo de emoções.

Carlão na Feira do Livro em Alvito

“Livres e Iguais”, da autoria de Carlão, ex-Da Weasel, é apresentado pelo músico amanhã, dia 30 de Maio, pelas 15.30h, na Biblioteca Municipal de Alvito e aborda temas como Racismo, Discriminação étnica e Xenofobia. Carlão apresenta o livro LIVRES E IGUAIS na Feira do Livro, em Alvito.

Andam a “falar por trás das costas…” Será de si?

Diz-se por aí muita coisa por trás das costas e disso que um estudo sociológico de João Pulquério Paula, fala, do surgimento, das causas e da consequência do boato no seu livro "FALAR POR TRÁS DAS COSTAS".

Não digam nada a ninguém, mas nós também ouvimos dizer também que este é um dos poucos estudos existentes sobre este fenómeno social, no entanto, não conseguimos confirmar, embora tenham sido várias as pessoas que nos referiram esta informação.

Páginas