Está aqui

Literatura

Morreu o jornalista alentejano Manuel da Piedade Correia

Manuel da Piedade Correia, natural de Moura, onde nasceu há 83 anos, faleceu na madrugada desta segunda-feira, vítima de doença súbita.
Manuel Correia, foi jornalista e em 1981 ajudou a fundar o Jornal “A Planície”. Anos mais tarde, em 1989, o mourense aceitou um novo desafio e fundou a Rádio Planície, tendo sido diretor destes dois órgãos de comunicação social durante vários anos.

Um palco sem asas

Pouco mais do que uma criança, comecei a apaixonar-me pelo tabuleiro de xadrez. Os jogos noturnos entre o meu pai e o meu irmão mais velho, ambos amadores apaixonados, eram um ritual doméstico de suspensão silenciosa da passagem do tempo e dos acontecimentos. Logo aprendi as regras, que não são complexas, e em pouco tempo comecei a sentir, antes mesmo de entender, que este jogo com mais de mil e quatrocentos  anos, na realidade não é simplesmente um jogo.

Todo mundo tem o diabo que merece

Não comprei novos espelhos na Amazon, nem noutro lugar. Foi uma piada. Depois de quase 20 anos encontrei, no sótão, um espelho da minha casa anterior; limpei-o e agora está pendurado na casa de banho do rés-de-chão. Depois de alguns dias, o mesmo tipo que falava comigo no espelho no andar de cima, começou também a aparecer aqui, embora, até ao momento, tenha permanecido em silêncio porque está ressentido pela minha piada anterior.

Sociedade Harmonia Eborense pede donativos em campanha de crowdfunding

A Sociedade Harmonia Eborense vai fazer 172 anos no próximo dia 23 de abril e corre o risco de fechar portas definitivamente, tendo lançado uma campanha de crowdfunding que permita estabilizar o funcionamento do estabelecimento.

De acordo com o Observador, em menos de uma semana, a campanha já reuniu cerca de 8.500 euros. A Sociedade suspendeu atividade em março do ano passado, tendo voltado a abrir em julho, mantendo alguma programação cultural, de exposições a exibições de filmes, com restrições de lotação (40 pessoas).

Em Viana do Alentejo os livros são “take-away”

Com a atual situação epidemiológica no concelho e as medidas decretadas pelo Estado de Emergência, a Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo, mas continua ao serviço da comunidade com o serviço de empréstimo de livros.

Como o nome “Livros com Asas” este serviço está disponível em duas vertentes: em modo “take-away” ou de entrega ao domicílio e os leitores dispões de 4 menus: mini para crianças do pré-escolar, médio a partir dos 6 anos, grande para os jovens e extra-grande para adultos.

Biblioteca Municipal de Estremoz abre ao público ainda este ano

A Biblioteca Municipal de Estremoz vai abrir ao público num novo espaço até final de junho, após obras de requalificação desse edifício, no valor de 2,5 milhões de euros, revelou o presidente do município à agência Lusa.

Biblioteca Pública de Évora já reabriu ao público após obras de requalificação

A Biblioteca Pública de Évora, que esteve encerrada durante um ano devido a obras de requalificação no valor de meio milhão de euros, já reabriu ao público.

Em declarações à Rádio Elvas, Zélia Parreira, diretora da Biblioteca Pública de Évora, afirmou que esta biblioteca bicentenária não sofria obras há 80 anos e foi necessário intervir no interior do edifício para preservar o espaço existente.

Esperança

Nascem flores no céu

sempre que a terra chove.

A água cai torrencial e

mata a sede dos anjos,

pinta as nuvens de verde

e evapora a fraca descrença.

.

A linha no horizonte

reflecte um sopro de luz;

todos sustentam a hipótese

sobre o regresso dos que sonham ter

as nuvens no céu e as flores na terra.

.

E cheios de esperança vão

os que ousaram criar

o novo mundo.

 

Imagem de capa de postal da Coleção de Énio Semedo

Mecenas recuperam casa e espólio de Florbela Espanca em Vila Viçosa

Assinalam-se este 20202 os 90 anos sobre a morte de Florbela Espanca.

Neste ano atípico, quase a finalizar, encontra-se em franco desenvolvimento o projeto da CASA FLORBELA ESPANCA ® em Vila Viçosa, uma iniciativa concebida por um conjunto de promotores e de mecenas, que tem como objetivo valorizar, estudar e divulgar a vida e a obra da Poetisa.

Biblioteca Pública de Évora reabre em janeiro após mais de um ano em obras

Durante mais de um ano a Biblioteca Pública de Évora esteve encerrada ao público para realização de obras de reabilitação.

Neste período aquela Biblioteca manteve-se em contacto com os leitores "graças ao apoio da Direção Regional de Cultura / Museu de Évora, que nos disponibilizou um espaço para o balcão de empréstimo domiciliário entre agosto de 2019 e março de 2020, data em que todos os serviços foram encerrados devido ao confinamento obrigatório", refere Zélia Parreira, a Diretora da Biblioteca

Páginas