Está aqui

Literatura

ANTOLOGIA SOBRE O ALENTEJO APRESENTADA EM BEJA

Será bem no meio do Alentejo, em Beja, mais concretamente na Herdade do Monte Novo e Figueirinha, que, esta tarde, pelas 15:30h, decorrerá a sessão de lançamento do primeiro volume da antologia “Do Mosto à Palavra”.

Na apresentação serão lidos alguns textos incluídos nesta Antologia que reúne cerca de 400 textos em torno da temática "Alentejo" e que abrange as categorias literárias de prosa e poesia.

MONGES DA CARTUXA EM ÁLBUM DE BANDA DESENHADA PREMIADO

Chama-se Francisco Sousa Lobo e com o álbum de BD Deserto/Nuvem, que retrata a vida no Convento da Cartuxa em Évora, acaba de vencer o prémio para o Melhor Álbum Português de BD, anunciado na AmadoraBD que termina no próximo fim-de-semana.

Deserto/Nuvem funciona como um díptico DR e é o Melhor Álbum Português dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada para além de ter vencido também o prémio de Melhor Argumento para Álbum Português.

PRÉMIO LITERÁRIO VERGÍLIO FERREIRA 2018 ACEITA CANDIDATURAS

Até 15 de dezembro, a Universidade de Évora receberá candidaturas para atribuição da edição de 2018 do Prémio Literário Vergílio Ferreira.

As propostas de candidatura devem chegar de outras universidades onde sejam desenvolvidos estudos de literaturas e/ou culturas lusófonas ou de instituições culturais relevantes nesses âmbitos, fundamentando a candidatura com a apresentação do autor e respetiva obra.

PONTE DE SOR ATRIBUI PRÉMIO LITERÁRIO JOSÉ LUÍS PEIXOTO

Anualmente e desde 2007 é atribuído o Prémio Literário José Luís Peixoto em Ponte de Sor, no Alto Alentejo, concelho de origem o famoso escritor. Este ano os prémios recairam em Sónia Pedro, natural daquele concelho com o trabalho  "Fragmento de mim" e a André Volpato, com o texto "O corpo persiste".

O MAIOR PROBLEMA DO ALENTEJO É O DESPOVOAMENTO

Luís Godinho, tem 47 anos, é jornalista, correspondente da SIC no Alentejo e colaborador do Diário de Notícias. Realizador dos documentários "O Salto", melhor filme português a concurso no Festival Internacional de Curtas Metragens de Faro (2017), "Chainho", "Aldeia Eterna" e "Marfim". Coautor do livro "António Arnaut Biografia", sobre o "pai" do Serviço Nacional de Saúde. Motivos de sobra para uma conversa com ele.

O LICEU DE ÉVORA EM LIVRO

O livro Elites e Educação - o Liceu de Évora, da autoria de Fernando Luís Gameiro, investigador do Centro Interdisciplinar em História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS), é lançado no próximo dia 20 de outubro, na Pousada Convento dos Loios.

REDONDO ATRIBUI PRÉMIO HERNÂNI CIDADE A ANA ISABEL NEVES

O prémio Prémio Literário Hernâni Cidade 2017 foi atribuido pelo município alentejano de Redondo a Ana Isabel Neves e à obra "A mulher na esquina do parque".

Ana Isabel Neves é de Feijó, Almada e venceu o prémio literário anual daquela Vila Alentejana, que homenageia a memória do professor e escritor Hernâni Cidade, natural da vila.

LUX ANIMA REÚNE ILUMINURAS

A obra Lux Anima. Iluminuras na Biblioteca de Évora - uma edição da Althum, coordenada por Antónia Fialho Conde,  e que partilha a autoria com Isabel Cid, Cristina Dias, Teresa Ferreira e Catarina Miguel, investigadoras do CIDEHUS e do Laboratório HERCULES, Centros de Investigação da Universidade de Évora – foi apresentada na passada semana em Évora e pretende dar a conhecer alguns exemplares representativos da coleção de iluminados (manuscritos e incunábulos) que fazem parte do acervo na Biblioteca Pública de Évora.

VIANA DO ALENTEJO INAUGUROU NOVA BIBLIOTECA COM O HUMORISTA ALENTEJANO JORGE SERAFIM

O Município de Viana do Alentejo inaugurou no passado dia 15 de setembro, em Viana do Alentejo, a nova Biblioteca Municipal, no antigo edifício da antiga Escola de S. João.

Na cerimónia de inauguração estiveram o presidente do Município, Bengalinha Pinto, o Diretor da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre Lacerda, e a Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, entre populares.

VIANA DO ALENTEJO INAUGURA NOVA BIBLIOTECA

Viana do Alentejo inaugura hoje a sua nova biblioteca municipal e conta com a participação da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, o presidente do Município de Viana de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, e o Diretor da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre Lacerda.

A Biblioteca Municipal, que conta com dois polos nas freguesias de Aguiar e Alcáçovas, integra a Rede concelhia de Bibliotecas (BiblioVia) e a Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.

Páginas