Está aqui

Teatro

É alentejana, da Amareleja e faz 90 anos

A amarelejense Eunice Muñoz celebra hoje 90.o aniversário. A atriz portuguesa de referência do teatro, televisão e cinema português, celebra hoje o seu 90.o aniversário e a autarquia de Moura não quis deixar passar a data em claro. Nunca esquecendo a terra que a viu nascer, e onde viveu até aos 7 anos de idade, a atriz tem feito várias referências que deseja ser conhecida como uma “alentejana da Amareleja que é atriz”. Naquela vila há já uma rua com o seu nome e os amarelejenses têm por ela um carinho especial, diz o município em comunicado.

Évora com 4 festivais culturais em simultâneo

Conta-se mais de 150 propostas artísticas no programa cultural de Évora e que arranca hoje, até 6 de setembro. O "Artes à Rua", um Festival de Arte Pública, promovido pelo município, oferece dança, cinema, teatro, música, exposições e performances, que vai animar culturalmente aquela cidade alentejana.

Todo o programa decorre em praças e ruas do centro histórico da cidade e cruza-se com com mais 3 festivais, que decorrem na mesma altura, o Evora Africa, o Alentejo Festival Internacional de Artes e o Art Fest Patrimónios.

Festival Medieval volta a Elvas

A cidade de Elvas volta a recriar o ambiente da Idade Média, na XII edição do Festival Medieval de Elvas, que vai decorrer de 29 de junho e 1 de julho.
 
A Praça da República e a Rua da Cadeia voltam a estar animadas, com um programa direcionado para a recriação da vivência na Idade Média, e que tem início a 29 de junho, na Rua da Cadeia, seguindo o cortejo até à Praça da República, acompanhados de grupos musicais cristãos e árabes.
 

.

A cidade de Elvas volta a recriar o ambiente da Idade Média, na XII edição do Festival Medieval de Elvas, que vai decorrer de 29 de junho e 1 de julho.
 
A Praça da República e a Rua da Cadeia voltam a estar animadas, com um programa direcionado para a recriação da vivência na Idade Média, e que tem início a 29 de junho, na Rua da Cadeia, seguindo o cortejo até à Praça da República, acompanhados de grupos musicais cristãos e árabes.
 

Mourão recua a 1387 em recriação medieval de 3 dias

Mourão, uma vila raiana alentejana, junto à fronteira espanhola, encostada ao grande lago de Alqueva, está em vésperas de oferecer uma espantosa recriação histórica no seu velho castelo, ao recuar e por três dias ao ano de 1387, entre 27 e 29 de julho, revivendo o quotidiano civil e militar da época através dos ofícios e da interação com o público, com a Medievalia Mourão.

Estaremos algures no ano de 1387, século XIV, no reinado de D. João I, conhecido como o Mestre de Avis, e dois anos após a Batalha de Aljubarrota.

Ammaia Festum "faz renascer" uma cidade romana no Alentejo

A ideia foi arrojada mas esteve à altura de um dos mais relevantes vestígios da sua época no país. Falamos da cidade romana de Ammaia, fundada entre o ano 40 e 45 da era cristã, localizada em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, no concelho de Marvão, no Alto Alentejo, com uma área de aproximadamente 25 hectares e da vontade da Fundação Cidade de Ammaia e do município do Marvão em divulgar e valorizar o "património valioso" de toda a região.

Alentejo Central concentra cultura e criatividade numa plataforma eletrónica

Plataforma Cultural e Criativa do Alentejo Central, uma plataforma eletrónica onde estarão concentradas as actividades e agentes culturais e criativos do Alentejo Central e que é uma iniciativa que envolve 14 municípios, agregados na CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, é um projeto de mapeamento, promoção e divulgação cultural e vai ser apresentado publicamente no próximo dia 21 de junho, em Évora

Extremadura espanhola celebra Dia de Portugal

A Extremadura espanhola comemora o Dia de Portugal com um amplo programa cultural, sob o lema “Vive Portugal”, que inclui exposições, concertos, cinema, literatura, artesanato e gastronomia.

Portel tem os Serões "mais belos do Alentejo", com entrada gratuita

Tive início esta quarta feira, a eclética programação que distingue os novos Serões dos Claustros da Cerca de S. Paulo em Portel, no Alentejo.

Beja recria por 4 dias "grandeza e imponência" dos tempos romanos

Beja vai recriar, entre 17 e 20 de maio, os seus tempos de grandiosidade e imponência, quando se chamava Pax Julia. O Centro Histórico daquela cidade do Baixo Alentejo vai receber a 5.ª edição do Festival Beja Romana com cortejos históricos, mercado antigo, gastronomia, espectáculos de fogo e as inovadoras oficinas que decorrem no festival, que envolvem a comunidade escolar e que vão ensinar escrita romana, destilaria de perfumes, cerâmica, mosaicos romanos, tecelagem, marcenaria, ferraria, jogos de mesa do período romano, dança, peddy paper, treino de armas e jogos de destreza.

Páginas