Está aqui

Teatro

Teatro Garcia de Resende reabre ao público com Bienal de Marionetas de Évora

O Teatro Garcia de Resende em Évora reabre as suas portas ao público hoje, terça-feira, após conclusão das obras de remodelação que consistiram na reabilitação física e funcional do edifício, avança a Câmara Municipal em comunicado.

Montemor-o-Novo celebra teatro e marionetas até 6 de junho

Várias companhias de teatro, nacionais e internacionais, vão marcar presença em Montemor-o-Novo, na 13.ª edição do Encontro Internacional de Marionetas, organizado pela associação cultural Alma d’Arame, que está a celebrar 15 anos de vida.

Assim, até dia 6 de junho, vários espaços e ruas de Montemor-o-Novo recebem uma programação multidisciplinar, associando-se também, entre 1 e 4 de junho, ao Festival de Teatro Ibérico de Lisboa.

Litoral EmCena arranca esta quarta-feira em Sines

O espetáculo “Tudo É Relativo”, da companhia de teatro A Comuna, marca o arranque, na próxima quarta-feira, no Centro de Artes de Sines, do projeto Litoral EmCena, que propõe mais de 100 espetáculos ao longo de dois anos.

De acordo com a agência Lusa, o Litoral EmCena, promovido pela associação AJAGATO em parceria com as câmaras de Santiago do Cacém e de Sines, aposta na “apresentação mensal de espetáculos de teatro de companhias profissionais” nas cidades de Sines, Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André, e nas freguesias rurais dos dois municípios do litoral alentejano.

Teatro de comunidade “Ruptura” regressa a Serpa neste fim de semana

O espetáculo de teatro de comunidade “Ruptura” vai ser reposto nos próximos sábado e domingo, no Cineteatro Municipal de Serpa, anunciou hoje à Lusa a Baal17, companhia daquela cidade do distrito de Beja.

Em conjunto com a Oficina de Teatro de Serpa e com a comunidade local, a peça teve a sua primeira apresentação em novembro, no encontro teatral “Cenas de Novembro”, e volta aos palcos no próximo fim de semana sob a direção artística de Rui Ramos.

Antiga fábrica em Arraiolos transforma-se em centro de cultura e arte

O edifício de uma antiga fábrica de massas alimentícias, localizado na periferia de Arraiolos, vai ser transformado em centro de exposições, onde cultura e arte se vão juntar ao design, adianta a Lusa.

Mário Domingues, responsável pelo projeto, afirma que “não tem a dimensão da ‘Lx Factory’, mas, pela sua dimensão para Arraiolos, faz sentido esta comparação”, porque este novo espaço “é cultura, é design”.

Casas de Monsaraz vão tornar-se em Centro de Acolhimento Turístico

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz anunciou que vai reabilitar e adaptar as Casas de Monsaraz para instalar o Centro de Acolhimento Turístico de Monsaraz, num investimento de cerca de 300 mil euros.

Em comunicado, a autarquia explica que o projeto contempla a reabilitação de três edifícios, o que irá permitir “preparar os espaços para a realização de exposições, de residências artísticas e de eventos culturais e científicos no jardim e miradouro com vista para o Lago Alqueva”. Além disso, os trabalhos irão ainda permitir “melhorar o posto de turismo da vila medieval”.

Quase aí o Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo

De 26 de Maio a 6 de Junho , decorrerá a 13ª Edição do Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo.

A iniciativa é da “Alma d'Arame - Associação Cultural” e que apresentará dia 18 de Maio, o programa desta 13ª edição e que contará com alguns espetáculos internacionais do festival ao Teatro Ibérico, em Lisboa, entre 1 e 4 de Junho.

Portalegre recebe residência de artistas portugueses e espanhóis

O município de Portalegre, em parceria com a Fundación Antonio Gala para Jóvenes Creadores e a Universidade de Salamanca, está a organizar o projeto “Conviver na Arte – Movimento I Imagem I Som”, uma residência artística de artes performativas e visuais que irá decorrer em Portalegre de 11 a 19 de maio.

Nova Biblioteca de Grândola recebe espetáculos presenciais

A recentemente inaugurada Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola vai receber, esta sexta-feira, o seu primeiro espetáculo cultural aberto ao público, que se insere no FITA – Festival Internacional de Teatro do Alentejo. No sábado, o espetáculo “É Uma Vez…”, para as crianças, volta também ao formato presencial no mesmo espaço. Ambos os eventos são gratuitos.

De acordo com a Sapo Lifestyle, “Christiane: Um bio-musical Científico”, por Belén Pasquali, está agendado para 7 de maio, às 21.30h, no Pátio Central da Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola.

Ministra da Cultura visitou entidades artísticas em Beja esta sexta-feira

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, vai estar hoje, sexta-feira, em Beja para visitar o Museu Regional Rainha D. Leonor, onde assistirá à apresentação pública do projeto “Futurama”, da BOCA Associação.

A visita tem início às 15h30, sendo o Futurama “um projeto cultural e artístico que vai arrancar no Baixo Alentejo e que se vai desenvolver, em simultâneo, nos quatro municípios [Beja, Castro Verde, Serpa e Mértola] e com o mesmo programa de atividades”, explica John Romão à Rádio Pax, diretor artístico do Futurama.

Páginas