Está aqui

Teatro

Sociedade Harmonia Eborense pede donativos em campanha de crowdfunding

A Sociedade Harmonia Eborense vai fazer 172 anos no próximo dia 23 de abril e corre o risco de fechar portas definitivamente, tendo lançado uma campanha de crowdfunding que permita estabilizar o funcionamento do estabelecimento.

De acordo com o Observador, em menos de uma semana, a campanha já reuniu cerca de 8.500 euros. A Sociedade suspendeu atividade em março do ano passado, tendo voltado a abrir em julho, mantendo alguma programação cultural, de exposições a exibições de filmes, com restrições de lotação (40 pessoas).

Vila Viçosa investe 613 mil euros na reabilitação do Cineteatro Florbela Espanca

O Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, encerrado há nove anos, vai ser reabilitado por iniciativa da câmara, num investimento superior a 613 mil euros, com apoios comunitários.

A informação foi divulgada pelo vice-presidente do município, Luís Nascimento, que indicou à agência Lusa que a obra está prevista começar neste primeiro trimestre e ficar concluída em 2022.

Cinco artistas mudam-se para o Alentejo para dar asas à criatividade

O Craveiral Farmhouse, em São Teotónio, no Alentejo, vai ser a casa de uma residência artística por onde passarão cinco artistas de além-fronteiras, entre 5 e 26 de janeiro.

De acordo com a Marketeer, este programa, designado por Blank Residency, resulta de uma parceria com a plataforma londrina Blank100 e oferece aos artistas o alojamento necessário, mas também um estúdio sem local fixo de forma a garantir o desenvolvimento da criatividade.

Bienal Internacional de Marionetas de Évora regressa em junho de 2021

A 15.ª edição da Bienal Internacional de Marionetas de Évora (BIME) vai decorrer em junho do próximo ano, com a participação de “cerca de 20” companhias de “vários cantos do mundo”, anunciou a organização.

De acordo com a agência Lusa, o Centro Dramático de Évora (Cendrev), uma das entidades organizadoras, revelou que o certame vai ter lugar de 1 a 6 de junho de 2021.

Festival “Desdobra-te” tem início hoje e decorre até domingo em Évora

A segunda edição do Festival “Desdobra-te”, dedicado à dança e outras artes e da organização da Associação PédeXumbo, tem início hoje, dia 26 de novembro, com o concerto “Kata e João tocam música bonita para vocês” e os espetáculos “Eu Versus Meu” do bailarino Pedro Sampaio e “Poros” de Madrasta Dance, em Évora.

De acordo com a Renascença, o festival decorre até domingo, e tudo está “pensado para receber os participantes com as regras de segurança, higiene e distanciamento a que devemos obedecer, proporcionando-lhes ao mesmo tempo bem-estar e conforto.”

Associação cultural de Montemor-o-Novo entrega bolsas a artistas e criadores

A associação cultural O Espaço do Tempo, de Montemor-o-Novo, vai entregar bolsas a oito artistas e a um coletivos emergentes para novas criações na área das artes performativas, num valor total de 100 mil euros.

Portalegre vai transformar Igreja do Espírito Santo em Centro Cultural e Social

A presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira, assinou com a empresa Reerguer – Reconstrução e Construção de Imóveis, Lda., no passado dia 12 de novembro, o auto de consignação para a empreitada de Recuperação e Reconversão da antiga Igreja do Espírito Santo para Centro Cultural e Social.

De acordo com a autarquia, “o município de Portalegre continua desta forma o seu investimento na requalificação de edifícios, propriedade da autarquia, nas freguesias rurais do concelho, assim como no apoio às associações locais, que são a força viva das comunidades”.

Santarém junta personalidades de Portugal e do Brasil em evento online

O ciclo de conversas “Por Terras de Cabral”, que assinala os 500 anos da morte de Pedro Álvares Cabral, vai receber, em Santarém, oito personalidades da cultura de Portugal e do Brasil, a partir de quinta-feira até domingo, avança a Lusa.

Este “diálogo” online entre Portugal e Brasil vai juntar Gilberto Gil, Onésimo Teotónio Almeida, Ivan Lins, António Zambujo, Tim Bernardes, Pedro Abrunhosa, Tom Zé, Bruno Nogueira, Gregório Duvivier e Mariana Cabral (Bumba na Fofinha). Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Santarém, em parceria com a SET -- Sons em Trânsito.

Espetáculo “Évora Comedy Club” recolhe bens alimentares

O humorista Vasco Correia convidou Luís Filipe Borges e Manuel Godinho, em regime de “open-mic”, para um evento de stand-up comedy a realizar-se no próximo dia 9 de outubro, sexta-feira, no Armazém 8 em Évora.

O evento “Évora Comedy Club” é organizado pela União Audiovisual em parceria com a Associação Recreativa e Cultural Almanaque Eborense (ARCAE), e tem como objetivo a recolha de bens alimentares não perecíveis para ajudar os profissionais do mundo do espetáculo.

Companhia de Dança de Évora estreia-se em Lisboa com “Ensaio sobre a Cegueira”

A Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE) vai estrear-se, no sábado, no ROOF Dance Festival, em Lisboa, com “Ensaio sobre a Cegueira”, baseada na obra com o mesmo título de José Saramago.

Em comunicado enviado à Lusa, a companhia explica que esta é uma obra com coreografia de Nélia Pinheiro, da CDCE, que resulta “do culminar de um percurso de experimentação coreográfica em torno do comportamento humano perante situações de crise, violência e isolamento”.

Páginas