Está aqui

Teatro

Maria João Luís é a nova directora-artística do festival cultural de Alter do Chão

O Alter Culturfest, o festival cultural de Alter do Chão, que decorre este ano em maio e junho, acaba de nomear a atriz Maria João Luís com nova directora-artística. O festival, "que promove a música e a cultura de várias gerações e civilizações", e que começa a colocar Alter do Chão no mapa dos eventos culturais nacionais, 

Alentejo vai ver 40 espetáculos em 11 dias

Serão 11 dias cheios de animação e cultura em que o Alentejo vai ter 40 espetáculos.

Começou ontem, sexta 15, o FITA- Festival Internacional de Teatro do Alentejo 2019 com os “Tierras”, de Cuba, “Pareja Abierta”, das Honduras e “Kangalutas”, de Portugal e da Guiné, que atuaram em Beja, Grândola e Santiago do Cacém, respetivamente, com espetáculos de teatro, dança, conversas informais e concertos de música.

Évora cria novo festival dedicado ao feminino

O Municipio de Évora prepara-se para lançar uma nova proposta cultural que aborda "não só os direitos e as conquistas e as desigualdades e os atos de discriminação relativos à Mulher, mas que o faz segundo a sensibilidade feminina nas artes". Falamos do Artística Festival, que vai decorrer ente 8 e 10 de março, no Teatro Garcia de Resende.

Segundo a organização o novo festival pretende divulgar a criação e o trabalho artístico de mulheres e de expressões do feminino e promover e praticar o livre acesso à cultura.

Évora recria caminhos da Inquisição

DE EBORAE INQUISITIONES é uma visita guiada, aliás, três, ou um roteiro teatral nas ruas de Évora, pelos caminhos da Inquisição.
 

Mértola já tem data para o Festival Islâmico

O Festival Islâmico de Mértola, o festival cultural mais aguardado do país prepara-se para celebrar mais de 7 séculos de influência islâmica, inundando Mértola de cores, cheiros e sabores que povoavam há séculos o seu quotidiano. A magia do 10.º Festival Islâmico regressa às ruas do Centro Histórico entre 16 e 19 de maio, onde a herança islâmica da Vila-Museu mistura-se com mercadores e artesãos vindos da bacia do Mediterrâneo, numa celebração cultural única.

Centro Dramático de Évora faz 44 anos

Diz quem sabe que quando o actor e encenador Mário Barradas abriu as portas do Teatro Garcia de Resende a 11 de janeiro de 1975, para lançar o Centro Dramático de Évora, CENDREV, abriu as portas de um sonho. Que faz agora 44 anos.

Presépio ao vivo voltou a encher praça de Elvas

Apesar do frio, o dia de sol ajudou logo pela manhã de sábado, 22 de dezembro, no arranque do desfile etnográfico pelas ruas da cidade de Elvas, onde também foi montada uma feira da época e por onde desfilaram várias encenações de passagens bíblicas relacionadas com o nascimento de Jesus.

Destas festividades, organizadas em conjunto pelo município e pelo Agrupamento 158 (de Elvas) do Corpo Nacional de Escutas, a maior expectativa estava com a recriação da cena bíblica do nascimento de Jesus, que encheu a Praça da República daquela cidade raiana.

2019 é ano de "afirmação da candidatura" Évora Capital Europeia da Cultura 2027

Apesar de em 2018 já ter sido notória a quantidade (23 grandes eventos) de espectáculos, festivais e feiras promovidas na cidade de Évora, com os olhos postos na candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027, 2019 vai ser, segundo a autarquia alentejana, o ano da "afirmação" da candidatura.
 

Rei D. Manuel casa-se com D. Leonor no próximo sábado, no Crato

O casamento real aconteceu ali há 500 anos mas ainda hoje é motivo de orgulho no Crato, Alto Alentejo. E merece uma imponente recriação histórica, com gente trajada e ruas engalanadas para recriar o casamento régio de D. Manuel I com D. Leonor de Castela e dar passagem ao cortejo nupcial.

PédeXumbo celebra 20 anos em Évora

A Associação PédeXumbo celebra 20 anos de existência e para marcar a data organiza o Festival “20 Anos PX, 20 Espaços, 20 Atividades e mais do que 20 Pessoas”

Páginas