Está aqui

Teatro

Médicos em Évora vão passar a prescrever cultura a utentes

Os serviços de Saúde do distrito de Évora podem passar a prescrever cultura a utentes que sofrem de algumas patologias, para irem “ao teatro como quem toma um Prozac”, graças a um projeto em curso na região.

Em declarações à agência Lusa, Ana Isa Coelho, da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), diz que “queremos trabalhar com os cuidados de saúde primários para que os médicos saibam que existe uma série de iniciativas”, como workshops ou espetáculos e eventos, “que podem prescrever, literalmente, aos seus utentes”.

PCP cria espetáculo para o Alentejo

O PCP criou um espetáculo musical, que reúne quase 100 intérpretes, para ser apresentado no Alentejo, em dezembro e fevereiro, no âmbito das comemorações do centenário do partido.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, a direção regional do partido explica que se trata do espetáculo “É tão lindo o meu partido!”, criado para o Alentejo, “região histórica” para o PCP.

Candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027 entregue com alecrim

A candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura (CEC) 2027 foi enviada para análise pelo júri internacional e propõe a região do Alentejo como “centro de cultura e de pensamento”, adianta a Lusa.

O dossiê, composto por 20 volumes, foi depositado na manhã de ontem, terça-feira, nos CTT para envio postal, ambicionando a candidatura “tornar a cidade e a região num centro de cultura e de pensamento sobre a ação da Humanidade a partir da cultura holística do Alentejo”, indicou a equipa de missão de Évora 2027.

Dança contemporânea busca inclusão social no distrito de Évora

O projeto “Dança Inclusão”, dirigido a jovens, idosos e portadores de deficiência mental, vai promover a inclusão social no distrito de Évora através da dança contemporânea, e arranca no próximo dia 2 de dezembro.

A iniciativa é da responsabilidade da Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE) e vai ser desenvolvida entre 2 de dezembro e o início de 2023.

Grândola dedica 4 dias ao São Martinho e ao Chocolate

O município de Grândola vai organizar a iniciativa “Chocolate e São Martinho”, a ter lugar de 11 a 14 de novembro, em alternativa à Feira de Chocolate, “cujas últimas edições foram canceladas devido à pandemia de covid-19”, anunciou a autarquia.

Espetáculo celebra os migrantes do Oriente instalados em Odemira

“Bowing”, um espetáculo que celebra a interculturalidade e conta com a participação de participantes da comunidade migrante e não-migrante da freguesia de São Teotónio, vai ser apresentado, entre sexta-feira e domingo, no concelho de Odemira.

De acordo com a Lusa, este conceito quer “abrir portas” às comunidades que “reescrevem a história” e dialogar com “o Oriente que respira” no sudoeste alentejano. “Bowing” é um espetáculo de música, dança, vídeo e palavra concebido por Madalena Victorino e André Duarte, em cocriação com Matilde Real, Pavel Tavares e Inês Melo.

Festival de artes no feminino percorre cidades alentejanas em novembro

O Festival das Marias – Festival Internacional de Artes no Feminino vai decorrer em Beja, Aljustrel, Mértola, Santiago do Cacém e Grândola, de 4 a 13 de novembro.

Segundo a autarquia de Grândola, o Festival das Marias passa pela cidade e apresenta o espetáculo de dança “Lava Pó Nada”, com os performers Bárbara Faustino e Janice Landritsky. O espetáculo tem lugar no dia 10 de novembro às 21:00 no Cine Granadeiro. As reservas devem ser efetuadas através do 269 448 030 e estão sujeitas à lotação do espaço.

Évora anuncia datas para 2022 dos Festivais “Imaterial” e “Artes à Rua”

A Câmara Municipal de Évora anunciou as datas das edições de 2022 dos Festivais “Imaterial” e “Artes à Rua”. De 20 a 28 de maio do próximo ano, a cidade alentejana acolhe a segunda edição do “Imaterial – Património Pensado e Vivido”; e de 29 de julho e 14 de agosto realiza-se o festival “Artes à Rua”, depois de dois anos de interregno devido à pandemia.

Odemira e Santiago do Cacém recebem performance de malabarismo inédita

Depois de Monchique e Aljezur, no Algarve, “A Grande Errância”, performance de malabarismo poético, chega a Odemira amanhã, sábado, dia 23 de outubro.

De acordo com a Renascença, a iniciativa é o início da última semana, de um total de três, que até dia 30 de outubro reúne, numa grande caminhada, seis malabaristas do “Collectif Protocole”, oriundo da França, que se revezam para transportar três massas de malabarismo.

Amareleja inaugura Casa da Memória de Eunice Muñoz

A Amareleja, no concelho de Moura, inaugurou, na passada quinta-feira, a Casa da Memória de Eunice Muñoz, numa homenagem “em vida” da vila que viu nascer a atriz, de 93 anos, que esteve presente na cerimónia.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Junta de Freguesia da Amareleja, Joaquim Mário, diz que se trata de espaço “pequeno, mas digno”, no centro da localidade.

Páginas