Está aqui

Teatro

Mértola já tem data para o Festival Islâmico

O Festival Islâmico de Mértola, o festival cultural mais aguardado do país prepara-se para celebrar mais de 7 séculos de influência islâmica, inundando Mértola de cores, cheiros e sabores que povoavam há séculos o seu quotidiano. A magia do 10.º Festival Islâmico regressa às ruas do Centro Histórico entre 16 e 19 de maio, onde a herança islâmica da Vila-Museu mistura-se com mercadores e artesãos vindos da bacia do Mediterrâneo, numa celebração cultural única.

Centro Dramático de Évora faz 44 anos

Diz quem sabe que quando o actor e encenador Mário Barradas abriu as portas do Teatro Garcia de Resende a 11 de janeiro de 1975, para lançar o Centro Dramático de Évora, CENDREV, abriu as portas de um sonho. Que faz agora 44 anos.

Presépio ao vivo voltou a encher praça de Elvas

Apesar do frio, o dia de sol ajudou logo pela manhã de sábado, 22 de dezembro, no arranque do desfile etnográfico pelas ruas da cidade de Elvas, onde também foi montada uma feira da época e por onde desfilaram várias encenações de passagens bíblicas relacionadas com o nascimento de Jesus.

Destas festividades, organizadas em conjunto pelo município e pelo Agrupamento 158 (de Elvas) do Corpo Nacional de Escutas, a maior expectativa estava com a recriação da cena bíblica do nascimento de Jesus, que encheu a Praça da República daquela cidade raiana.

2019 é ano de "afirmação da candidatura" Évora Capital Europeia da Cultura 2027

Apesar de em 2018 já ter sido notória a quantidade (23 grandes eventos) de espectáculos, festivais e feiras promovidas na cidade de Évora, com os olhos postos na candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027, 2019 vai ser, segundo a autarquia alentejana, o ano da "afirmação" da candidatura.
 

Rei D. Manuel casa-se com D. Leonor no próximo sábado, no Crato

O casamento real aconteceu ali há 500 anos mas ainda hoje é motivo de orgulho no Crato, Alto Alentejo. E merece uma imponente recriação histórica, com gente trajada e ruas engalanadas para recriar o casamento régio de D. Manuel I com D. Leonor de Castela e dar passagem ao cortejo nupcial.

PédeXumbo celebra 20 anos em Évora

A Associação PédeXumbo celebra 20 anos de existência e para marcar a data organiza o Festival “20 Anos PX, 20 Espaços, 20 Atividades e mais do que 20 Pessoas”

Arena d'Évora, onze anos depois

Inaugurado em junho de 2007, o espaço multiusos Arena D'Évora, que resultou de uma reconversão de uma velha praça de toiros, continua a ser a maior sala de espectáculos da cidade de Évora, com uma lotação de 5 mil pessoas. O próprio centenário Teatro Garcia de Resende, inaugurado em 1892 e sede do Centro Dramático de Évora (Cendrev), tem apenas capacidade para pouco mais de 300 pessoas, se quisermos comparar com a centenária "sala de espectáculos" da cidade, ou os 500 lugares que a generalidade dos hotéis oferecem em Évora.

O “elefante” viaja até Évora

O “elefante” vai viajar até Évora, chegando à cidade alentejana na próxima sexta-feira, dia 31 de agosto, para uma história contada no Jardim Público, a partir das 22h00.

Trata-se de um espectáculo teatro-musical de rua, com recurso a um engenho cénico de grandes dimensões, em redor de um elefante chamado "Salomão" e que envolve a comunidade local artística e não artística, capacitada pela organização previamente e que se envolve no próprio espectáculo.

É alentejana, da Amareleja e faz 90 anos

A amarelejense Eunice Muñoz celebra hoje 90.o aniversário. A atriz portuguesa de referência do teatro, televisão e cinema português, celebra hoje o seu 90.o aniversário e a autarquia de Moura não quis deixar passar a data em claro. Nunca esquecendo a terra que a viu nascer, e onde viveu até aos 7 anos de idade, a atriz tem feito várias referências que deseja ser conhecida como uma “alentejana da Amareleja que é atriz”. Naquela vila há já uma rua com o seu nome e os amarelejenses têm por ela um carinho especial, diz o município em comunicado.

Évora com 4 festivais culturais em simultâneo

Conta-se mais de 150 propostas artísticas no programa cultural de Évora e que arranca hoje, até 6 de setembro. O "Artes à Rua", um Festival de Arte Pública, promovido pelo município, oferece dança, cinema, teatro, música, exposições e performances, que vai animar culturalmente aquela cidade alentejana.

Todo o programa decorre em praças e ruas do centro histórico da cidade e cruza-se com com mais 3 festivais, que decorrem na mesma altura, o Evora Africa, o Alentejo Festival Internacional de Artes e o Art Fest Patrimónios.

Páginas