Está aqui

Teatro

Montemor-o-Novo é palco de festival internacional de marionetas

O 14.º Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo vai receber um total de 21 apresentações de 12 companhias e artistas de França, Bélgica, Brasil, Peru e Portugal, e tem início no próximo dia 25 de maio, prolongando-se até dia 5 de junho.

De acordo com a agência Lusa, o festival é organizado pela Alma d’Arame – Associação Cultural e apresenta uma “programação multidisciplinar”, em que o teatro de marionetas se cruza com outras formas artísticas.

Festival da Palavra leva contos, concertos e teatro a Montemor-o-Novo

O Festival da Palavra – 12.ª Festa dos Contos vai levar sessões de contos, concertos e teatro a Montemor-o-Novo, entre quinta-feira e sábado, divulgou hoje a Câmara Municipal.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, a autarquia refere que “estes são os trunfos perante esta atualidade confusa de excesso de informação, em tempos de guerra”.

Encontro internacional em Odemira prepara Festival 7 Sóis 7 Luas

Odemira recebe até 15 de maio, o Encontro Internacional do Festival 7 Sóis 7 Luas, uma rede cultural que congrega cidades e territórios de diferentes países do mundo mediterrânico e lusófono.

O encontro reunirá 20 delegações de cidades de 10 países, entre Portugal, França, Espanha, Itália, Croácia, Luxemburgo, Cabo Verde, Marrocos, Tunísia e Brasil onde os representantes de mais de 30 cidades que em 13 países organizam anualmente o Festival Sete Sóis Sete Luas preparam os intercâmbios artísticos e definem estratégias.

Finalistas a Capital Europeia da Cultura pedem audiência ao ministro

A candidatura de Évora anunciou que as candidaturas das quatro cidades portuguesas finalistas a Capital Europeia da Cultura em 2027 pediram uma audiência ao ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, para “retomar o diálogo” com o Governo sobre o processo.

De acordo com a candidatura alentejana, citada pela agência Lusa, o pedido de audiência por parte de Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada foi feito após uma reunião entre as equipas das quatro cidades, realizada em Évora.

Castro Verde acolhe Festival Sete Sóis Sete Luas até setembro

O município de Castro Verde vai acolher, entre maio e setembro, diversas atividades culturais, entre música, teatro, circo e artes plásticas, no âmbito do Festival Sete Sóis Sete Luas.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Castro Verde adianta que 2022 é o “ano em que se comemora o Centenário de José Saramago, escritor cuja obra e pensamento inspirou, e continua a inspirar, esta viagem de encontro entre os povos e as culturas”.

Grupo de teatro de Portalegre atua no Teatro D. Maria II

O grupo Trevo Violeta Escuro de Portalegre foi selecionado para participar no “Festival Panos”, subindo ao palco da Sala Garrett, no Teatro Nacional D. Maria II, no próximo dia 13 de maio, pelas 21:30, com a peça “Rio Sombrio” de Joanna Murray-Smith, com tradução de Joana Frazão.

Festival Internacional de Teatro do Alentejo começa quinta-feira

A 9.ª edição do Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA), que irá decorrer entre os dias 5 e 14 de maio, vai abrir com o espetáculo “A Odisseia de Magalhães-Elcano”, pela companhia do Teatro Clássico de Sevilha.

De acordo com a Renascença, este espetáculo tem coordenação dramatúrgica de Alfonso Zurro e “nasceu da celebração do quinto centenário da primeira volta de circum-navegação do globo terrestre, liderada pelo português Fernão de Magalhães e, mais tarde, pelo espanhol Juan Sebastián Elcano”, avança um comunicado.

Eunice Muñoz nunca esqueceu a Amareleja

O presidente da Câmara de Moura, Álvaro Azedo, enalteceu ontem a “figura ímpar” de Eunice Muñoz e o seu percurso no mundo do espetáculo, sublinhando que a atriz “não esqueceu a sua terra”.

“Será sempre recordada como uma pessoa especial, que não esqueceu a sua terra, Amareleja, e que levou o mundo do teatro e da televisão a todos. É uma figura ímpar que estará no coração das pessoas”, afirmou à agência Lusa o autarca alentejano.

Eunice Muñoz, natural da Amareleja, morre aos 93 anos

A atriz Eunice Muñoz morreu hoje, sexta-feira, no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, aos 93 anos.

Nascida na Amareleja, no distrito de Beja, em 1928, Eunice Muñoz completou em novembro 80 anos de carreira. A sua estreia foi no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, em 28 de novembro de 1941, na peça “Vendaval”, de Virgínia Vitorino, com a Companhia Rey Colaço/Robles Monteiro.

Centro das Artes do Espetáculo de Portalegre recebe apoio do Governo

O Centro das Artes do Espetáculo de Portalegre é um dos equipamentos do país que vai receber apoio financeiro no âmbito da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, revela a autarquia.

Em comunicado, a Direção Geral das Artes adiantou que “prevê a atribuição de apoios a 38 equipamentos culturais, com valores entre os 50 mil e os 200 mil euros anuais, em 2022, 2023, 2024 e 2025”, com o objetivo de “promover uma oferta cultural regular e contínua em todo o território”.

Páginas