Está aqui

Ciência

Universidade de Évora adere a cluster de energia

A Universidade de Évora (UÉ), através da Cátedra Energias Renováveis (CER), aderiu ao Battery Cluster Portugal (BATPOWER), uma associação criada para incentivar a investigação, desenvolvimento e a criação de negócios e empresas portuguesas que desenvolvam atividades relacionadas com sistemas de armazenamento de energia.

Em comunicado, a academia explica que “as baterias são uma parte estratégica da transição limpa e digital da Europa e uma tecnologia facilitadora fundamental, essencial para a competitividade europeia”.

Ministro da Educação assiste à chegada do voo dos “Astronautas por um Dia”

João Costa, Ministro da Educação

Trinta jovens embarcam hoje num voo parabólico, que simula as condições de ausência de gravidade do espaço, com partida da base aérea militar de Beja, numa iniciativa da agência espacial portuguesa PT Space.

O Ministro da Educação, João Costa, estará presente na chegada dos finalistas e intervém na cerimónia de entrega de diplomas.

A iniciativa, que se repete este ano após um voo inaugural em 16 de setembro de 2022, o primeiro em Portugal, também com 30 adolescentes, destina-se a estudantes do ensino básico e secundário.

Temperaturas descem e chuva regressa ao Alentejo

As temperaturas máximas em todo o Portugal continental vão descer cerca de cinco graus, e a chuva irá regressar a partir da tarde de hoje, sexta-feira.

Em declarações à agência Lusa, a meteorologista Patrícia Marques, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), adiantou que “hoje o parâmetro que se vai sentir com mais significado será a descida da temperatura máxima, que em alguns locais rondará os cinco graus. São valores abaixo do normal para a época do ano e amanhã [sábado] está prevista nova descida da [temperatura] máxima”.

Astronauta Matthias Maurer à conversa em Beja

O astronauta alemão Matthias Maurer vai estar presente no evento “À Conversa Com o Astronauta”, a realizar-se no dia 2 de setembro às 20:15 no Castelo de Beja.

Em comunicado, a autarquia refere que esta iniciativa se insere no evento Zero G – Astronauta Por Um Dia, proporcionando “a oportunidade de escutar e de falar com o astronauta Matthias Maurer”.

Alentejo inteiro sob aviso laranja até quarta-feira

Os distritos de Évora, Setúbal, Beja e Portalegre vão estar sob aviso laranja entre as 01:00 de segunda-feira e as 18:00 de quarta-feira devido ao calor, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso laranja (o segundo mais elevado) é emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Continente em alerta máximo de incêndio rural

Vários concelhos dos distritos de Portalegre e Santarém apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em perigo muito elevado, estão também diversos concelhos dos distritos de Beja, Santarém e Portalegre.

Segundo a mesma fonte, citada pela Lusa, outros concelhos de todos os distritos do continente estão hoje em perigo elevado de incêndio.

Por causa das condições meteorológicas, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até sexta-feira.

Montemor-o-Novo “sente” sismos na escala 2,9 de Richter

Dois sismos, de magnitudes 2,6 e 2,9 na escala de Richter foram registados esta noite de domingo perto de Montemor-o-Novo, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, citado pela Renascença, os sismos ocorreram às 22:16 e 22:24, respetivamente. Os epicentros localizam-se “próximo de Montemor-o-Novo”.

Vítor Falcão, segundo-comandante dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, adiantou à mesma fonte que o sismo foi sentido no quartel da corporação, que recebeu alguns alertas.

Universidade de Évora celebra 50 anos do seu ressurgimento

Hoje, dia 11 de agosto, celebra-se o cinquentenário da criação do Instituto Universitário de Évora, que permitiu o ressurgimento da Universidade de Évora (UÉ) em meados dos anos setenta do século passado.

Abelhas mumificadas descobertas no litoral de Odemira

Centenas de abelhas mumificadas no interior dos seus casulos foram encontradas na costa sudoeste de Portugal, num novo sítio paleontológico no litoral de Odemira.

Segundo a agência Lusa, a descoberta foi publicada na revista científica internacional “Papers in Paleontology” e refere que este método de fossilização é extremamente raro, e que normalmente o esqueleto destes insetos é decomposto rapidamente, já que tem uma composição quitinosa, que é um composto orgânico.

Novas descobertas no anfiteatro de Ammaia

Os trabalhos no anfiteatro da cidade romana de Ammaia permitiram descobrir, no último mês, um novo espaço cultural, que se encontrava “oculto sob o aterro da frente de pedreira”, além da presença “da extremidade de uma soleira de granito”, indicadora de uma segunda porta de acesso à arena.

Páginas