Está aqui

Ciência

Covid-19: Como seria a vacinação em Portugal sem a União Europeia?

Muitas têm sido as notícias sobre a vacinação contra a pandemia de Covid-19. Entre notícias com base de verdade, notícias sensacionalistas e notícias falsas, tem sido cada vez mais difícil perceber de que lado está a razão.

Mas já parou para pensar como seria a vacinação em Portugal se não existisse uma estratégia coordenada na União Europeia?

Israel é por muitos apontada como um exemplo a seguir quanto à vacinação. No início de março, já tinha metade dos seus cerca de 9 milhões de cidadãos vacinados.

Ministros da Coesão Territorial e da Ciência e Tecnologia em Mértola

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, vão estar hoje, quarta-feira, em Mértola.

Em comunicado, a autarquia refere que a visita dos governantes está marcada para as 10h00 e a receção terá lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mértola. Estão ainda previstas algumas visitas no local e pelas 11h40 irá decorrer a apresentação da Estação Biológica/Galeria da Biodiversidade no pavilhão multiusos Expo Mértola, seguida de intervenções políticas.

 

Fotografias de portugal.gov.pt

Temperaturas descem 10ºC a partir de domingo acompanhadas de chuva

A partir de domingo, as temperaturas em Portugal vão sofrer uma queda na ordem dos onze e dez graus Cº, estando ainda prevista possibilidade de chuva e vento muito forte numa mudança brusca do tempo.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o sábado será o dia mais quente, com Beja a chegar aos 29 graus, Évora aos 27 e vários distritos de Portugal nuns agradáveis 23 a 25 graus de máximas.

Agricultura intensiva contribui para declínio de sobreiros e azinheiras

Um estudo do Instituto Superior de Agronomia (ISA) analisou o “enorme declínio” de sobreirais e azinheirais no país nos últimos 50 anos e concluiu que a agricultura intensiva tem tido influência no decréscimo de ambas as espécies, avança a Lusa.

A equipa identificou também uma relação entre o aumento da temperatura média anual e a perda de coberto de sobreiros, assim como um decréscimo de azinheiras em áreas onde há uma maior exploração de gado bovino, afirmou a investigadora do Centro de Ecologia Aplicada do ISA responsável pelo estudo, Vanda Acácio.

Aguaceiros colocam quase todo o território sob aviso amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje, segunda-feira, 16 distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, pontualmente fortes, podendo ser de granizo e acompanhados de trovoada.

Segundo a Lusa, este aviso, que vai vigorar entre as 12:00 e as 18:00 de hoje, abrange quase todos os distritos de Portugal continental, ficando de fora apenas os de Bragança e Faro.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Universidade de Évora sobe 500 lugares na investigação

A Universidade de Évora (UÉ) subiu, em 2020, cerca de 500 lugares no European Research Ranking.

O European Research Ranking é um ranking que avalia um grupo de mais de mil instituições de 27 países europeus com projetos de investigação que recebem financiamento da Comissão Europeia, e que baseia a sua classificação nos dados fornecidos pelo Serviço Comunitário de Informação para a Investigação e o Desenvolvimento (CORDIS).

Alentejo sob aviso amarelo devido a chuva ou trovoada

Os distritos de Portalegre, Setúbal, Évora e Beja estarão sob aviso amarelo entre as 12h00 e as 21h00 de hoje, quarta-feira, devido à previsão de chuva ou aguaceiros, localmente fortes e que poderão ser acompanhados de trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Fraunhofer Portugal contrata profissionais para novo centro de investigação com a Universidade de Évora

A Fraunhofer Portugal pretende contratar 15 profissionais altamente qualificados nas áreas de agronomia, nanotecnologia e materiais e que irão integrar os novos centros de investigação, sediados em polos na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e na Universidade de Évora.

Descoberta nova espécie de borboleta noturna no Alentejo

Uma nova espécie de borboleta noturna foi descoberta na costa Sudoeste alentejana, que se encontra “potencialmente sob elevado risco de extinção”, alertam os investigadores do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (Cibio-InBio) da Universidade do Porto.

A descoberta foi publicada na SHILAP Revista de Lepidopterologia e decorreu durante trabalhos de campo, realizados entre Vila Nova de Milfontes e o Cabo Sardão, para encontrar “borboletas do género Ypsolopha, que em Espanha se alimentam de plantas género Ephedra”.

Universidade de Évora com projeto para adequar tecnologia às culturas em estufas

É a partir da transferência de conhecimento em agricultura de precisão, em particular na produção em estufas e com foco nas necessidades e desafios específicos do sector que a equipa do projeto Next Generation Training on Intelligent Greenhouses (NEGHTRA) conta vir a contribuir para o aumento da eficiência dos sistemas de produção e do seu potencial económico e que, Fátima Batista, Professora do Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora (UÉ) e investigadora no MED, considera “aspetos fundamentais para este sector face aos desafios ambientais e societais com que atualmente no

Páginas