Está aqui

Ciência

Porquê falar de saúde mental e AVC?

anónimo (não verificado)

Artigo de Filipa Dourado Sotero - Médica Neurologista no Hospital de Santa Maria e membro do grupo J- Sociedade Portuguesa do AVC

Hoje celebramos o Dia Mundial da Saúde Mental. E hoje falamos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). O AVC pode limitar de modo significativo o desempenho funcional do indivíduo, seja na realização de tarefas comuns do dia-a-dia como caminhar ou mexer o café da manhã, mas também pode ter impacto nas relações pessoais, familiares e sociais.

Moura vê nascer nova delegação dedicada à investigação em saúde

Uma delegação do Algarve Biomedical Center (ABC) no Alentejo vai ser inaugurada hoje, quinta-feira, 7 de outubro, em Moura.

De acordo com o portal Sul Informação, a inauguração acontecerá no âmbito das IV Jornadas do Algarve Biomedical Center (ABC) dedicadas ao “Envelhecimento Ativo e Saudável”, e que irão juntar investigadores, estudantes, profissionais de saúde e representantes de diversas entidades ligadas ao ensino, formação, investigação científica e desenvolvimento regional.

Projeto vai promover regeneração ambiental dos solos em Beja

Três concelhos do distrito de Beja onde se regista “elevada aridez” e uma “suscetibilidade à desertificação” vão receber, nos próximos dois anos, um projeto de adaptação climática e regeneração ambiental dos solos, revela a agência Lusa.

O projeto chama-se “Pastagens Regenerativas” e foi apresentado esta quinta-feira, sendo promovido por um consórcio formado pela agência de desenvolvimento local Esdime, pelas autarquias alentejanas de Castro Verde, Mértola e Ourique, e pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto.

Alvito liga arte, ciência e ecologia no Festival Encontros

O Festival Encontros, organizado pelo Clube da Natureza de Alvito, vai realizar-se nos próximos dias 15 e 16 de outubro no castelo, biblioteca e diversos espaços do centro histórico daquela vila alentejana, numa programação que liga a arte, a ciência e a ecologia.

Sabe o que é a Fibrose Pulmonar? Conheça os sintomas

Rara, pouco conhecida, mas que rouba o ar. É assim a fibrose pulmonar, uma doença respiratória progressiva, sem cura, mas com tratamento, que iniciado atempadamente pode devolver qualidade à vida de quem luta pelo ar que vai faltando. Com o objetivo de alertar a população e os profissionais de saúde para os seus sintomas e para a importância de um diagnóstico atempado, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) junta-se à RESPIRA, com o apoio da Boehringer Ingelheim, na campanha “Viver com Fibrose Pulmonar”.

Quase todo o país em alerta laranja devido a chuva e trovoada

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, hoje, segunda-feira, quase todos os distritos de Portugal continental sob alerta laranja devido à chuva e trovoada previstas para esta manhã.

De acordo com a Lusa, o alerta laranja é o segundo mais grave numa escala de três e vigora em 12 dos 18 distritos do continente (as exceções são apenas Bragança, Castelo Branco, Guarda, Portalegre, Vila Real e Viseu) e estará em vigor até às 15:00 desta segunda-feira. Os motivos, de acordo com o IPMA, são as trovoadas “frequentes e concentradas”.

Mês de julho foi “frio e seco” em Portugal relativamente à Europa

O passado mês de julho foi classificado como “frio e seco” em Portugal continental e teve uma temperatura média de 21,54ºC, segundo o boletim climático do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado, citado pelo jornal i, o instituto avança que “o valor médio da temperatura média do ar, 21.54ºC, foi -0.63ºC inferior ao valor normal 1971-2000, sendo o 5.º valor mais baixo desde 2000 (mais baixo em 2018: 21.15 °C)”.

Portugal é o 2º país do mundo com maior percentagem de população vacinada

Os dados são do "Our World in Data" - da Universidade de Oxford, é uma publicação digital especializada em expor pesquisas empíricas e dados analíticos sobre mudanças nas condições de qualidade de vida no mundo - e que é responsável por monitorizar os dados de vacinação divulgados por cada país.

Esta lista de países é liderada pelos Emirados Árabes Unidos com 74,24% da população já completamente vacinada e 84,93% com uma ou mais doses da vacina.

Alentejo recebe a primeira conferência internacional de Astroturismo

A primeira conferência internacional de astroturismo vai acontecer no Alentejo, de 8 a 11 de setembro.

Évora, Mourão e Reguengos de Monsaraz vão receber a iniciativa pioneira organizada pela Fundação Starlight e pela Associação Dark Sky, numa parceria com com o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CDEHUS) da Universidade de Évora, contando ainda com a participação da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas e o apoio de diversos parceiros.

Produção de amêndoa no Alentejo e Trás-os-Montes deverá aumentar 20%

As previsões agrícolas do INE – Instituto Nacional de Estatística, em 31 de julho, apontam para um aumento da produtividade de amêndoa, adianta a Rádio Pax.

De acordo com o instituto, “nas principais regiões produtoras (Trás-os-Montes e Alentejo) as amendoeiras apresentam um bom desenvolvimento vegetativo, com uma carga de frutos muito significativa nos pomares mais novos”.

Páginas