Está aqui

Ciência

Fluviário de Mora junta plantas, degustação de chás e música ao vivo

O Fluviário de Mora comemora hoje o Dia Internacional dos Museus e o Dia do Fascínio das Plantas com um evento especial intitulado "Chá Fascinante". Uma experiência enriquecedora, combinando o conhecimento sobre plantas, a degustação de chás e música ao vivo.

O evento terá início às quinze horas e terá a duração de duas horas. A participação requer a aquisição do bilhete de entrada no Fluviário de Mora e inclui um certificado de participação. Em honra da efeméride, solicita-se aos participantes que usem uma peça de vestuário em tons de verde.

Seca regressou ao Alentejo no mês de abril

Dados oficiais recentemente divulgados apontam para o regresso da classe de seca fraca no final do mês passado, que foi o sexto abril mais seco desde o ano de 2000, com um total de precipitação correspondente a 56% do valor médio de 1981-2010.

Os dados figuram no Boletim Climatológico de abril deste ano, divulgado na passada segunda-feira (13) pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), e indicam que, no final do mês, aproximadamente 8% do território se encontrava em seca meteorológica fraca.

Campo Maior: Zona industrial com investimento de 15,2 ME nas energias renováveis

A Câmara Municipal de Campo Maior anunciou, na passada segunda-feira (13), que vai investir 15,2 milhões de euros na criação de uma área empresarial de última geração na zona industrial, equipada com sistemas de produção e armazenamento de energia renovável.

O presidente do município, Luís Rosinha (PS), afirmou, em declarações à agência Lusa, que este projeto conta com o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Aurora boreal avistada no Alentejo

As previsões meteorológicas já apontavam para a possibilidade de ocorrência de auroras boreais em zonas mais a sul, embora não fosse expectável que estas fossem vistas em Portugal, o que acabou por acontecer em zonas como o Alentejo, Coimbra ou Chaves, destaca o jornal Expresso.

Na internet, circulam, desde a noite da passada sexta-feira (10), várias imagens das auroras boreais que foram avistadas em Portugal, um fenómeno comum nas paisagens dos Árticos, mas pouco frequente em território nacional.

Alcácer do Sal revela últimas descobertas arqueológicas no concelho

No próximo sábado (11), o Auditório Municipal de Alcácer do Sal recebe o “Encontro de Arqueologia – últimas descobertas arqueológicas em Alcácer do Sal”, um evento promovido pela câmara municipal, através do setor de Arqueologia, Património e Museus.

Em comunicado, o município revela que este encontro “pretende divulgar os últimos achados arqueológicos descobertos no concelho de Alcácer”.

Temperaturas podem ultrapassar os 30 graus no Alentejo

A partir de hoje, terça-feira (07), vai verificar-se uma subida das temperaturas máximas, que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais do continente, entre os quais se inclui o Alentejo, revelou o meteorologista Pedro Sousa, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), à agência Lusa.

Estudante da UÉ reconhecido com Prémio de Excelência

João Ribeiro, alumni do programa de mestrado de Engenharia Florestal da Universidade de Évora e atualmente técnico superior do Instituto de Ciências da Terra (ICT) da UÉ, a desenvolver atividades com a equipa de Ciências Florestais EcoDendro, venceu o Prémio Excelência na Academia – Florestal, conferido pela Ordem dos Engenheiros da Região Sul.

Temperaturas podem atingir os 30 graus no Alentejo

A partir de hoje, quinta-feira (11), Portugal conta com temperaturas “bastante acima da média” para a época do ano, com máximas entre os 25 e os 27 graus, que podem chegar aos 30 em algumas partes do continente, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A meteorologista Maria João Frada revelou à agência Lusa que uma massa de ar quente, tropical, vai substituir a massa de ar frio que se encontra no continente.

Premiadas alunas de Odemira que usam fungos para biodegradar plásticos das estufas

Três alunas de Odemira realizaram uma investigação sobre o potencial de alguns fungos na biodegradação dos plásticos utilizados nas estufas agrícolas existentes neste concelho do distrito de Beja, tendo sido premiadas no país e no estrangeiro.

O projeto “Potencial de fungos para biodegradação de polietileno” foi realizado por Ana Ramos, Bruna Matos e Mariana Gonçalves, no ano letivo de 2022-2023, quando eram alunas da Escola Secundária de Odemira, e orientado pela professora Paula Canha, no âmbito do Clube de Ciência Viva.

Reguengos de Monsaraz promove Eco Tarde com diversos jogos e atividades

O município de Reguengos de Monsaraz promove amanhã, sábado (23), no Parque da Cidade, a terceira edição da Eco Tarde, uma iniciativa dirigida ao público infantil e juvenil, que, entre as 14:30 e as 18:00,  vai contar com diversos jogos e atividades para “sensibilizar para a temática do ambiente e contribuir para a literacia científica e tecnológica, estimulando o entusiasmo pela ciência e pela aprendizagem”, explica, em comunicado, o município.

Páginas