Está aqui

Ciência

Politécnico de Portalegre envolvido na produção de gás natural renovável

O projeto inovador “Hyfuelup”, que visa desenvolver uma tecnologia de produção de gás natural renovável a partir de resíduos, entre os quais florestais, vai ser liderado por um laboratório português, num investimento de 10,3 milhões de euros.

De acordo com a Lusa, o projeto vai ser desenvolvido pelo Laboratório Colaborativo Bioref, num consórcio internacional de 11 entidades académicas e empresariais, entre as quais se encontram o Laboratório Nacional de Energia e Geologia, o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), a Dourogás Renovável e a Circlemolecule.

Reitor de universidade de Macau visita Évora para reforçar parceria científica

O presidente da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (MUST) vai visitar, a partir de 27 de junho, quatro universidades portuguesas para reforçar a parceria científica, entre elas a Universidade de Évora.

Parque Natural da Serra de S. Mamede tem 4 novos guias

A Universidade de Évora (UÉ) produziu 4 novos guias do Parque Natural da Serra de São Mamede dedicados ao Microbiota, Flora, Fauna e Geodiversidade/Património Arqueológico, da autoria de Celeste Santos e Silva, Bióloga (Botânica/Micologista) Professora do Departamento de Biologia da Universidade de Évora, investigadora do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), e de Rita Azedo e Rogério Louro, ambos investigadores do MED, da academia eborense.  

Politécnico de Portalegre tem mais de meio milhão para bolsas

O Instituto Politécnico de Portalegre tem disponíveis cerca de 686.000€ para apoio a estudantes, através de bolsas a distribuir a estudantes de CTeSP e estudantes de microcredenciais, no âmbito do Consórcio Meridies, enquadrado no Programa Impulso Jovens para as áreas STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemáticas) e Impulso Adultos, o

Temperaturas descem abaixo dos 30ºC este fim de semana

A chuva deverá marcar presença neste fim de semana em quase todo o território continental, com a exceção do Alentejo e do Algarve, referem as previsões do Instituto Português do Mar e a da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, para hoje, sexta-feira, estão previstos aguaceiros, sobretudo no Norte e no Centro, que poderão ser acompanhados de trovoada. O céu deverá andar mais nublado, mas melhora ao final da manhã no sul do país.

Quanto às temperaturas, Beja alcança os 35ºC, enquanto Évora e Portalegre deverão chegar aos 34.

Mértola recebe 20 bolsas para doutoramento

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) vai financiar 20 bolsas de investigação para doutoramento na nova Estação Biológica de Mértola.

O protocolo, assinado na terça-feira, entre a FCT e a Associação Estação Biológica de Mértola (AEBM), que gere o projeto, prevê o apoio a 20 bolsas de doutoramento em domínios como a biodiversidade ou a agroecologia.

Estação Biológica de Mértola financia bolsas de investigação

A Associação Estação Biológica de Mértola (EBM) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) assinaram, na passada terça-feira, um protocolo de colaboração para financiar bolsas de investigação para 20 doutoramentos.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Mértola refere que as áreas científicas destas bolsas passam pela “biodiversidade; agroecologia; recursos cinegéticos e outros recursos silvestres em contextos de território de baixa densidade, de clima semiárido e árido mediterrânico, particularmente vulneráveis aos fenómenos da desertificação e das alterações climáticas”.

A tecnologia por detrás da tecnologia

Quando pensamos em tecnologia, é impossível não associar a tudo o que está relacionado com o digital. É um pensamento válido e que linearmente está correto. Contudo, para esse digital funcionar, existem muitas outras tecnologias por trás a fazer com que tudo faça sentido.

Assim, é importante ressalvar algumas das tecnologias mais solicitadas para a construção de um universo que só tem tendência a crescer diariamente.

 

Cloud

Évora chega aos 40ºC este fim de semana

As temperaturas em Portugal continental vão aumentar já a partir de quinta-feira, com os termómetros a poderem chegar perto dos 40ºC em alguns concelhos do distrito de Évora entre sexta-feira e sábado.

Santarém e Gavião em perigo máximo de incêndio

Quatro concelhos do distrito de Santarém e um concelho do distrito de Portalegre estão hoje, terça-feira, sob perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A informação, citada pela Lusa, refere que, em Santarém, os concelhos de Tomar, Vila Nova da Barquinha, Abrantes e Sardoal encontram-se sob perigo máximo de incêndio durante o dia de hoje, assim como Gavião, em Portalegre.

Páginas