Está aqui

Sociedade

O dia D foi há 76 anos

Em linguagem militar significa o dia da decisão, o dia de início de uma operação militar de combate.

A sua utilização remonta à Primeira Grande Guerra e foi utilizada pelo exército norte-americano “D-Day”. Hoje em dia, a expressão vulgarizou-se de tal modo que é utilizada de modo geral por toda a sociedade para enunciar um dia em alguma coisa se desenvolverá ou acontecerá.

Hoje, 6 de junho, celebra-se o aniversário de um dos “Dias Ds” mais importantes da história do mundo: os 71 anos do Desembarque na Normandia, por parte das tropas aliadas, em plena 2ª Guerra Mundial.

Delta promove energia e inspiração no pós-Covid e há prémios

Através da sua marca Delta Q, a empresa alentejana lançou o movimento 'A energia que nos inspira', com intenção de ajudar os portugueses a uma nova fase e a adaptarem-se aos desafios que se vivem nesta fase de desconfinamento, promovendo muita energia, positivismo e inspiração.

O movimento 'A energia que nos inspira: 10 dias, 10 cafés' uma campanha online de apoio aos consumidores e parceiros criativos e durará durante o mês de junho.

Irrigação solar – um projeto internacional com marca alentejana da Universidade de Évora

A Universidade de Évora é a única universidade portuguesa a integrar um consórcio de energias renováveis, constituído por entidades de seis países diferentes.

Com mais dez parceiros, a academia alentejana faz parte do “SolAqua”, um projeto multinacional - Portugal, Espanha, França, Itália, Marrocos e Roménia - que visa aumentar a quota de energias renováveis na Europa com uma combinação entre tecnologia fotovoltaica e hidráulica com irrigação de alta eficiência.

Ministras pelo Alentejo este fim-de-semana

Este fim-de-semana, a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, vai estar de visita a Évora e Elvas.

Em Évora, no sábado, pelas 18h30, Graça Fonseca vai estar na inauguração da primeira exposição em Portugal da artista nova iorquina Deanna Sirlin, “Strata”, e que estará patente no Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora.

No domingo, dia 7, Graça Fonseca, estará em Elvas, onde, pelas 10h45, visitará a obra do Museu de Arqueologia e Etnografia.

Tire o pé do acelerador, os radares estão pelo Alentejo

Como é normal, a Polícia de Segurança Pública (PSP), todos os meses, numa ação preventida e pedagógica, surge novo alerta aos condutores para a localização, data e hora dos radares em várias cidades de Portugal Continental e nas ilhas.

A campanha “quem o avisa…” tem por objetivo garantir a melhor segurança rodoviária. A PSP relembra ainda que irá efetuar ações de fiscalização rodoviária.

Saiba agora onde vão estar os radares de velocidade, até ao final deste mês, no Alentejo:

 

Portalegre

Solidariedade: “Alimenta esta Corrida” em Moura, Reguengos e Portalegre

Hoje, sábado, em vários locais do Alentejo e do país, há uma “corrida” solidária e não se preocupe, pode ser solidário sem correr.

Esta corrente tem como propósito a angariação de bens alimentares e bens de primeira necessidade para famílias carenciadas a nível nacional. A iniciativa consiste em entregar alimentos que serão posteriormente distribuídos por quem mais necessita.

Hélio Fumo, atleta da seleção nacional de Trail Running foi o mentor da iniciativa e desafiou mais atletas, por todo o país, a “Alimentar esta corrida”.

Está a corrupção a ameaçar a democracia? – opinião de Ana Gomes, Eduardo Dâmaso e Rafael Marques

No debate desta sexta, com Ana Gomes, Eduardo Dâmaso e Rafael Marques, o foco estará na corrupção, um ato tão antigo como o poder e tem sido um dos pontos relevantes nas sociedades modernas. Muitas vezes empecilho da evolução e do progresso, das desigualdades sociais e do mau funcionamento do Estado, a teia chega agora à própria Liberdade.

A falta que faz estarmos juntos

Acedo ao "link" que me conduz a mais uma reunião. Um ecrã separa-nos e confina-nos a um rectângulo demasiado pequeno para quem tem o hábito de recorrer frequentemente aos gestos para dar força às palavras. Tento não sair da caixa, mas as rodas da cadeira e a posição das pernas convidam ao balanço. Concentro-me. Nos meus movimentos e nas palavras dos interlocutores.

"Cultura sai à rua" em Elvas

A Câmara Municipal de Elvas realiza, de junho a setembro, a iniciativa “Cultura sai à rua”, e com o objetivo de dinamizar este setor e devolver aos elvenses uma oferta cultural rica e diversificada.

O programa inicia-se este sábado, dia 6, pelas 10h00, com uma arruada pela Charanga O Cavalinho, com início no Mercado Municipal, percorrendo a zona comercial do centro histórico. Nesta noite, a partir das 21h30, decorre um concerto de Fados, com Soraia Branco e João Tenreiro, na Igreja da Sé, em Elvas.

Lagoa de Santo André foi aberta ao mar

A abertura da Lagoa de Santo André ao mar realizou-se ontem, dia 4 de junho, este ano sem a multidão que se junta nas margens do canal para não perder este espetáculo da natureza. As restrições impostas pelo Estado de Emergência, devido à Covid-19, assim o determinam.

Páginas