Está aqui

Sociedade

Estremoz: Tony Carreira, Anjos, Nininho Vaz Maia e Dillaz na FIAPE 2025

Tony Carreira, Os Anjos, Nininho Vaz Maia e Dillaz são os cabeças-de-cartaz da edição deste ano da Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE), que vai decorrer entre 30 de abril e 04 de maio.

Segundo a Câmara de Estremoz, no distrito de Évora, que promove o certame, a FIAPE vai realizar-se no parque de feiras e exposições desta cidade alentejana.

Os Anjos atuam no dia 30 de abril, Nininho Vaz Maia no dia 01 de maio, Dillaz no dia 02 e Tony Carreira no dia 03.

MP quer impugnar licenciamento ambiental de central fotovoltaica em Nisa

O Ministério Publico (MP) interpôs uma ação administrativa de impugnação do licenciamento ambiental relativo ao projeto de uma central solar fotovoltaica e respetiva linha elétrica de alta tensão em Nisa, distrito de Portalegre.

Na sua página na Internet, consultada pela agência Lusa, o MP explicou que a ação foi interposta este mês, por intermédio do Departamento Central Contencioso do Estado e Interesses Coletivos e Difusos (DCCEICD), no Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Castelo Branco.

CAP exige que Governo proteja fileira do vinho face a tarifas dos EUA

Álvaro Mendonça e Moura, presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP)

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) exigiu que o Governo proteja a fileira do vinho, face às tarifas anunciadas pelos EUA, junto de Bruxelas e através um “plano robusto” de financiamento para a promoção internacional.

“A CAP exige que o Governo português, num contexto de defesa do livre comércio, proteja ativamente a fileira do vinho português, que contabiliza mais de 300.000 operadores em todos os elos da cadeia de valor, desde a produção à venda”, referiu, em comunicado.

Uma ideia de interior

Quando olhamos para o mapa de Portugal, a noção de "interior" desafia a lógica convencional da geografia. Afinal, o que significa realmente este termo num país tão pequeno, onde o mar nunca está longe e onde as distâncias internas são modestas?

Alqueva já está a fazer descargas forçadas

A barragem de Pedrógão, que fica a 23 km a jusante da barragem de Alqueva, começou, pelas 21:00 de quarta-feira (12), descargas controladas, motivadas pelo “aumento significativo dos caudais afluentes provenientes do rio Ardila e do turbinamento das centrais hidroelétricas de Alqueva”, informa a EDIA, em comunicado.

A barragem de Alqueva estava, na manhã de ontem, quinta-feira (13), à cota 151.49 m, ou seja, a aproximadamente 50 cm do nível de pleno armazenamento, o que representa um encaixe de cerca de 200hm3.

A poesia vai ser lida “À Roda do Vinho” em Redondo

O município de Redondo promove, no próximo dia 22 de março, pelas 17:00, na Enoteca, a iniciativa “À Roda do Vinho”, pensada devido à presença do vinho e da vinha “num grande número de obras literárias” e na poesia.

Ao longo deste evento, vão ser recordados diversos poemas, por João Carlos Aires.

Recorde-se que, este ano, Redondo integra, juntamente com os municípios de Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa, o evento Cidade do Vinho 2025.

 

Fotografia de wine.com.br

Festival Terras Sem Sombra arranca este fim de semana

As Filipinas são o país convidado do Festival Terras Sem Sombra (FTSS), que começa este fim de semana, em Arraiolos, e decorre até ao mês de dezembro, em 14 concelhos do Alentejo, dois do Ribatejo e outros dois de Espanha.

Na apresentação desta 21.ª edição, que decorreu na embaixada das Filipinas, em Lisboa, o presidente do FTSS, José António Falcão, destacou a descentralização cultural do evento, que se realiza fora dos grandes centros urbanos e que percorre os quatro distritos do Alentejo, região que representa aproximadamente um terço do território nacional. 

Alandroal promove Festival do Peixe do Rio na BTL

A presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) continua a ser uma aposta do município de Alandroal, como parte da sua estratégia regular de promoção do turismo no concelho.

O stand expositivo do município na BTL, evento que decorre até ao próximo domingo (16), está integrado, como acontece habitualmente, no espaço global do Alentejo (o destino convidado deste ano), da responsabilidade da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Esporão substitui mais de 180 hectares de vinha por olival no Alentejo

O grupo Esporão, da família Roquette, tomou a decisão de substituir 184 hectares de vinha por 182 hectares de olival biológico, numa “reorganização estratégica” apoiada numa “análise criteriosa das condições agrícolas e económicas”, que vai “otimizar a utilização do solo” na herdade do Alentejo, escreve o jornal ECO.

Marvão recebe mais de 7 mil sobreiros como compensação por projetos em Condeixa

A empresa Anadia Green vai plantar, em Marvão, cerca de 7.400 sobreiros, com o objetivo de compensar o abate de 1.070 destas árvores em Condeixa-a-Nova, distrito de Coimbra, onde quer construir três parques solares.

Páginas