Está aqui

Sociedade

A música regressa ao Paço Ducal de Vila Viçosa

Como acontece na última sexta-feira de cada mês, a Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa vai voltar a ter música ao vivo.

Dia 27, com início às 21 horas e com entrada livre, a Herança Musical da Rainha D. Maria II volta a ser o destaque pela mão dos Ensemble Armilar, com Elsa Santos Mathei , na direção artística e cravo; Nuno Mendes, no violino; Dens Stetsenko, no violino barroco, e Ji Yun, no violoncelo barroco.

O encerramento deste ciclo de concertos na capela do Paço Ducal, tem encerramento agendado para o dia 13 de dezembro, com um concerto de Natal.

Aldi regressa a Portalegre e traz vertente solidária e ambiental

A cadeia alemã de hipermercados Aldi, vai reabrir uma loja em Portalegre e que será um exemplo da renovação da cadeia fundada em 1913 e que aposta numa melhor identificação dos produtos, uma organização mais simples e mais espaço para os frescos e pronto a comer. com janelas amplas e iluminação LED com baixo consumo de energia e painéis fotovoltaicos, tornando as lojas mais sustentáveis.

Alentejo vê Turismo crescer outra vez

O número de dormidas no Alentejo continua a crescer. Em julho, o aumento foi de 3,3% a julho de 2018, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

O Alentejo seguiu assim a tendência de crescimento e aumento das dormidas em todas as regiões do país, exceção feita da Madeira.

Só este ano, o Alentejo aumentou o número de dormidas 9,5% e o Alentejo concentrou ainda 24,3% do turismo em espaço rural e de habitação.

 

Imagem de herancasdoalentejo.net

Um passeio pelo Torrão marca Jornadas Europeias do Património 2019

O Município de Alcácer do Sal alia-se às Jornadas Europeias do Património 2019 e está a promover a iniciativa “Rota do Património – Uma viagem pelo Património da vila Torrão”.

Esta iniciativa pela vila alentejana decorrerá a 28 de setembro e terá concentração no Posto de Turismo de Alcácer do Sal às 9h, contemplando com visita aos sítios da Calçada Romana, Monte da Tumba, Estação Arqueológica da Fonte Santa e ao Museu Etnográfico do Torrão e com explicações e acompanhados por técnicos do Setor de Arqueologia da Câmara Municipal de Alcácer.

"Repórter da Cidade" recebeu homenagem em Portalegre

Este fim de semana, a cidade de Portalegre homenageou João Trindade, o “Repórter da Cidade”.

Mais de uma semana de uma centena de pessoas participaram nesta iniciativa organizada pela Rádio Portalegre e Jornal Alto Alentejo, e que celebrou também o 80º aniversário de João Trindade, conhecido quer no meio da comunicação social, quer na sociedade local como “um homem de causas” e que, mais de trinta anos depois, continua ao serviço do jornalismo regional, sendo ainda colaborador da Rádio Portalegre do jornal Alto Alentejo.

 

Imagem de portalalentejano.com

Efeito Greta: 156 países em defesa do ambiente e Évora também

Esta semana, numa iniciativa que começou com os discursos e movimentos da jovem de 16 anos Greta Thunberg, começou uma onda de contestação e manifestações pelo ambiente, marcadas sobretudo pela elevada participação de jovens, tal como as ocorridas na passada a sexta-feira, um pouco por todo o mundo, em que centenas de milhares de jovens reclamaram aos líderes mundiais medidas urgentes contra a crise climática.

BE: Francisco Louçã em Évora para debater energia e economia

O antigo líder e fundador do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, estará em Évora, na próxima quarta, 25 de setembro, pelas 21h, para falar sobre “Transição energética e Economia Verde.

Esta sessão pública decorrerá no colégio Espírito Santo da Universidade de Évora e contará também com a presença de Bruno Martins, cabeça de lista por Évora pelo Bloco de Esquerda.

 

Imagem de jornaldenegocios.pt

Chegou o outono, mas o Alentejo continua a disfarçar

Às 8.50h desta manhã, o outono chegou ao hemisfério norte.

O fenómeno astronómico que marca a passagem do verão para o outono chama-se equinócio – deriva da junção duas palavras latinas que significam “igual” e noite” – e consiste no fenómeno natural assinalado no instante preciso em que o Sol cruza o plano do equador celeste.

 Nos dias de equinócio - também há o da primavera – os dias e as noites são muito semelhantes, tendo os dois cerca de 12 horas, a mesma duração.

Rota de Tapas com 9 pontos no Alentejo

Vem aí a segunda edição de 2019 da Rota de Tapas da marca de cerveja da Estrella Damm.

Serão nove as cidades que terão uma cerveja e uma iguaria a preço “low-cost” e uma delas é no Alentejo: Évora.

Além de Évora, a rota passa por Lisboa, Porto, Braga, Faro, Aveiro, Viseu, Caldas da Rainha e Castelo Branco e vai decorrer de 26 de setembro a 13 de outubro.

Ao todo, serão cerca de 200 restaurantes onde pode, por apenas 3 euros, beber uma cerveja Estrella Damm e provar um petisco sugerido pelo restaurante.

Gestão agrícola e florestal em foco em Montemor-o-Novo

A Terras Dentro — Associação para o Desenvolvimento Integrado, de Alcáçovas, em parceria com o ICNF — Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, o Município de Montemor-o-Novo e a Delegação Distrital de Évora da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, organizam o encontro “Gestão Florestal em Áreas Classificadas”.

Páginas