Está aqui

Sociedade

João Galamba visita Projeto SINES 4.0

O ministro das Infraestruturas, João Galamba, irá visitar hoje, sexta-feira, o sítio de construção do projeto SINES 4.0.

Segundo a Start Campus, empresa responsável pelo projeto SINES 4.0, a visita está agendada para as 15:15, estando prevista uma apresentação do projeto e o seu respetivo ponto de situação.

Nesta visita estarão igualmente presentes Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines, e Filipe Costa, presidente do AICEP, que, juntamente com o ministro, irão ser recebidos por Afonso Salema, CEO da Start Campus.

Ai Weiwei recebe Honoris Causa pela Universidade de Évora

A Universidade de Évora (UÉ) vai atribuir o Doutoramento Honoris Causa ao artista plástico Ai Weiwei, numa cerimónia agendada para o dia 4 de outubro, pelas 11:00, na sala dos Atos do Colégio Espírito Santo da UÉ.

Em comunicado, a academia refere que o discurso laudatório está a cargo de Paul Dujardin, historiador de arte, diretor-geral do BOZAR em Bruxelas, entre 2002 e 2021, que é patrono da distinção.

Celeiro em Mértola vai ser uma estação biológica internacional

Um antigo celeiro em Mértola, que pertenceu à EPAC (Empresa Pública de Abastecimento de Cereais), está a transformar-se numa estação biológica internacional.

De acordo com o jornal Público, a entidade por trás deste projeto é a Biopolis, que une o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (Cibio-InBio) da Universidade do Porto, a Universidade de Montpellier, em França, e a Escola de Negócios da Universidade do Porto.

Grupo Parlamentar do PS promove reuniões em Portalegre

A direção do Grupo Parlamentar do PS vai promover um conjunto de reuniões descentralizadas no distrito de Portalegre, nos dias 1 e 2 de outubro, com o objetivo de destacar questões relacionadas com as políticas de desenvolvimento regional.

De acordo com uma nota da bancada socialista, citada pela agência Lusa, durante esses dois dias o objetivo é fazer um ponto de situação do programa agendas mobilizadoras neste distrito e “auscultar no terreno as necessidades, preocupações e expectativas das pessoas e das empresas” do Alto Alentejo.

Litoral alentejano angaria investimentos em Madrid

A ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo acaba de iniciar uma missão de dois dias para benchmarking de boas práticas nas áreas de logística e produção energética na região de Madrid, com a aicep Global Parques, as Câmaras Municipais de Sines e de Santiago do Cacém e a DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.

Santiago do Cacém reabre Polo de Saúde de São Domingos

O Polo de Saúde de São Domingos, em Santiago do Cacém, reabriu na passada sexta-feira após obras de requalificação, no valor de 180 mil euros, de forma a proporcionar melhores condições de acolhimento aos 1147 utentes das Freguesias de São Domingos e de Vale de Água.

Governo apoia apicultores de Odemira afetados por incêndios

O Ministério da Agricultura e da Alimentação criou um apoio extraordinário, num valor de 25 mil euros, destinado aos apicultores afetados pelos incêndios ocorridos em maio e agosto deste ano nos concelhos de Aljezur, Monchique e Odemira.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, o Governo indicou que o despacho normativo que prevê a criação desta ajuda, assinado pela ministra, foi publicado na segunda-feira.

Ponte sobre o rio Sever em “fase de avaliação ambiental”

O projeto de execução para a construção da ponte internacional sobre o rio Sever está “concluído” e em “fase de avaliação” do impacto ambiental pela Agência Portuguesa do Ambiente, anunciou a Câmara Municipal de Nisa.

A informação, citada pela agência Lusa, refere que a ponte sobre o rio Sever vai ligar o município de Nisa, no Alentejo, a Cedillo, na Extremadura espanhola, e inclui mais de 12 quilómetros de vias rodoviárias que permitirão reduzir 85 quilómetros no percurso que atualmente é preciso fazer por estrada entre as duas localidades.

Serviços de Internet Exchange chegam a Sines

A DE-CIX, operadora líder mundial de Internet Exchange (IX), vai ter um novo Ponto de Presença (PoP) no Projeto SINES, da Start Campus, a cerca de 100 km em linha direta de Lisboa.

Montemor-o-Novo: espetáculo reflete sobre violência nas escolas

A companhia de teatro Ruínas estreia-se este mês em Montemor-o-Novo com a sua mais recente criação, “Na hora do intervalo”, que propõe uma reflexão sobre a violência e “os caminhos sinuosos da adolescência”.

De acordo com a agência Lusa, este novo espetáculo foi escrito e encenado por Catarina Caetano e conta com a interpretação dos atores Ana Isabel Arinto e Neto Portela.

Páginas