Está aqui

Sociedade

Odemira concede alojamento para militares da GNR

Hélder Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Odemira

O Município de Odemira e a Guarda Nacional Republicana celebraram contratos de comodato para alojamento de militares que constituem os efetivos dos Postos Territoriais de Odemira e de Sabóia, do Destacamento Territorial de Odemira, com o objetivo de garantir todos os meios e condições para a continuidade da GNR no território.

Amanhã é dia de visita especial ao Forte da Graça

Neste sábado, dia 24, vai ser realizada uma visita guiada especial ao Forte da Graça, em Elvas.

Esta visita guiada, explica a Rádio Elvas, vai ser mais prolongada, passando por todo o espaço do forte, incluindo as contraminas e outros locais aos quais, habitualmente, o público não tem acesso.

Para participar nesta visita, que tem um custo de 15 euros, é necessário fazer uma inscrição através do endereço de e-mail forte.graca@cm-elvas.pt ou do telefone 268 639 741. 

 

Fotografia de cm-elvas.pt 

Moura promove jogo do Alquerque junto dos mais novos

Até ao final deste mês, a Câmara Municipal de Moura, através do Setor Museus e Património Histórico, vai promover atividades relacionadas com o jogo do Alquerque para dar a conhecer aos mais novos este jogo histórico. 

Rui Horta junta a comunidade para se despedir dos palcos d’O Espaço do Tempo

A ligação entre Rui Horta, criador da estrutura cultural O Espaço do Tempo, e a população de Montemor-o-Novo deu origem à criação multidisciplinar que é apresentada na cidade, a partir de hoje e até ao próximo domingo, dia 25.

O espetáculo chama-se “Lúmen” e chega no ano em que Rui Horta sai do cargo de diretor artístico d’O Espaço do Tempo, lugar que passa a ser ocupado pelo encenador e programador Pedro Barreiro.

Vanguard Properties investe para ter clínica da CUF em Grândola

Foi assinado no dia de ontem, 21 de setembro, um memorando de entendimento entre a Vanguard Properties e a CUF com o objetivo de instalar uma clínica de proximidade no Dunas, um loteamento pertencente ao projeto turístico e residencial Terras da Comporta, nos concelhos de Alcácer do Sal e Grândola.

Grândola preserva olaria em novo núcleo museológico em Melides

O município de Grândola vai inaugurar, na próxima sexta-feira, pelas 17:00, o Núcleo Museológico da Olaria de Melides, “o último testemunho da atividade oleira na região”.

Em comunicado, a autarquia refere que a abertura ao público deste espaço museológico “vem consolidar a política municipal de valorização e preservação do património histórico, refletindo o intenso trabalho que o atual executivo tem desenvolvido nos últimos anos, visando a salvaguarda do património e da memória coletiva”.

M.A.R. – Mostra de Artes de Rua está de regresso a Sines

Depois de dois anos de pausa devido ao surgimento da pandemia de Covid-19, a M.A.R. – Mostra de Artes de Rua está de volta a Sines, a partir do dia de hoje e até ao próximo sábado, dia 24, numa iniciativa com direção artística e produção do Teatro do Mar, coprodução da Câmara Municipal de Sines e apoio da Direção-Geral das Artes/Ministério da Cultura.

Festicante regressa a Aljustrel este fim de semana

A 5.ª edição do Festicante vai regressar a Aljustrel entre os dias 23 e 25 de setembro, no Parque da Vila, e traz Itália como país convidado.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Aljustrel afirma que o evento tem como objetivo “divulgar a cultura, em particular o cante alentejano, classificado pela Unesco como Património Imaterial da Humanidade, e contribuir para o diálogo intercultural”.

Museu Berardo promove uma conversa sobre vinho com fado

O Museu Berardo Estremoz vai receber, na próxima sexta-feira, às 21:30, uma iniciativa que inclui uma conversa sobre vinho com fado.

De acordo com a agência Lusa, a informação é avançada pela Câmara Municipal de Estremoz, que adianta que vão participar no evento o historiador José Calado, a fadista Gisélia Silva e o guitarrista David Ferreira.

Segundo o município, num espetáculo “diferente, intimista, mas interativo”, com entrada gratuita, José Calado conta a história e as curiosidades do vinho alentejano, fazendo pausas para dar lugar ao fado.

 

Números do desemprego sobem no Alentejo

A região do Alentejo registou, no passado mês de agosto, um aumento do número de desempregados inscritos nos centros de emprego. Este aumento foi de 1,7% comparativamente aos números registados no mês de julho, o que, segundo dados divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), citado pela Rádio Pax, se traduz em mais 206 desempregados no Alentejo, região que, no final de agosto, contava com 12 608 pessoas sem emprego.

Páginas