Está aqui

Sociedade

Câmara de Portalegre cede habitação gratuita a pessoal médico do hospital

O município de Portalegre assinou hoje, dia 28 de fevereiro, um contrato programa para atribuição de apoio não financeiro, com Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, E.P.E., para atribuição, a título de empréstimo, de uma habitação destinada a alojamento de pessoal médico que ingresse no Hospital Dr. José Maria Grande, para desempenho da sua atividade laboral.

Escola de Música alentejana vai dar formação musical em Madrid

A Escola Municipal de Música de Santiago do Cacém foi convidada pela Fundacion Música Creativa para uma jornada de formação musical em Madrid. Em representação da Escola estará o professor Fernando Malão que irá dirigir a ação de formação, que decorre entre os dias 28 de fevereiro e um de março, destinada a crianças com necessidades educativas especiais e profissionais de educação musical.

Viana do Alentejo com colóquio sobre apoios ao rendimento para agricultores

A CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal promove no próximo dia 5 de março, no Cineteatro Vianense, pelas 14h30, um colóquio sobre os Apoios ao Rendimento, no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC), destinado aos agricultores.

CAP em Montemor-o-Novo para discutir seca, Orçamento do Estado e reforma da PAC

O Conselho Consultivo da Confederação de Agricultores de Portugal (CAP) reúne no próximo dia 2 de março em Montemor-o-Novo, para discutir com os associados da região para discutir medidas de longo prazo no combate à seca, o Programa de Desenvolvimento Rural 2020 (PDR), a reforma da Política Agrícola Comum (PAC) e o impacto do Orçamento do Estado na agricultura.

A reunião conta com a participação de Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da CAP e Luís Mira, o Secretário-Geral daquela organização.

 

Descobrir a bolota, uma dádiva do Montado, em Arraiolos

A bolota, de paladar único, é um fruto cujas propriedades começam agora a ser redescobertas: sem glúten, com alto poder antioxidante, uma gordura semelhante à do azeite e compostos assaz úteis à saúde. O “pão dos pobres” ganha protagonismo como um alimento do futuro, o que constitui também um sinal de esperança para a recuperação do montando, em particular o de azinho, já que as bolotas da azinheira são as mais doces.
 

Avis: Governo vai investir 1 milhão de euros em novo posto da GNR

O Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, presidiu hoje, quinta-feira, à cerimónia de assinatura do Contrato de Cooperação Interadministrativo com a Câmara Municipal de Avis, para a construção de raiz das novas instalações do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR).

80 milhões de Bruxelas para encerrar centrais de carvão de Sines e Pego

Bruxelas tem disponíveis cerca de 80 milhões de euros para que o país feche as centrais a carvão.

O encerramento daquelas centrais pode custar 650 empregos irá afetar sobretudo Sines e Abrantes (Pego).  A Comissão Europeia sinalizou ontem, quarta-feira, que Portugal poderá contar com verbas de um novo fundo para a descarbonização para compensar o impacto económico e social do encerramento das centrais termoelétricas a carvão de Sines e Pego por serem poluentes, dando quase 80 milhões de euros ao país para fazer esta transição.

Continente doou 132 mil euros a 12 instituições sociais em Évora

Em 2019, a Missão Continente apoiou, com um total de 132 mil euros em excedentes alimentares, 12 instituições do Distrito de Évora, através das lojas Continente da Região. O apoio dividiu-se entre nove instituições de solidariedade social e três associações de apoio a animais.

As doações diárias a instituições decorrem durante todo o ano, nas mais de 300 lojas Continente de norte a sul do território continental e arquipélagos, que asseguram a entrega, de acordo com as necessidades das instituições beneficiadas.

E 5 anos depois voltam as Festas do Povo a Campo Maior

Passados 5 anos da última edição, o ano de 2020, traz de volta as tradicionais “Festas do Povo” a Campo Maior”! A data formal vai ser anunciada no próximo dia 1 de março pela autarquia em conferência de imprensa.

A festa, que decorre previsivelmente no final de agosto e princípio de setembro, tem já 60 ruas da pitoresca vila alentejana com as suas participações confirmadas.

Feira de S. Marcos em Alter do Chão a 24, 25 e 26 de abril

A Feira de São Marcos 2020 realiza-se entre os dias 24 e 26 de abril em Alter do Chão, sendo que o município, que promove o evento, prepara-se para lançar publicamente o cartaz musical do certame deste ano, o que deverá acontecer nos primeiros dias de março. Abril é ali dedicado às tradições equestres e agropecuárias da região, sendo para o Município de Alter do Chão um mês de promoção turística do Concelho.

Páginas