Está aqui

Sociedade

Centro Educativo Alice Nabeiro celebra 15 anos

O Centro Educativo Alice Nabeiro vai comemorar 15 anos de existência com a realização da primeira conferência Manuel Ferreira Patrício, no próximo dia 30 de maio.

Com a presença e intervenção do Ministro da Educação, João Costa, a conferência terá lugar no Centro de Ciência do Café, em Campo Maior, pelas 9h30, e será subordinada ao tema “O Futuro da Educação”.

Parceria para salvar a Águia-caçadeira da extinção

Foi assinado em Elvas, no passado dia 17, Dia do Agricultor, uma parceria que pretende salvar da extinção a Águia-caçadeira.

“Searas com Biodiversidade: Salvemos a Águia-caçadeira” é o nome do projeto que junta o Clube de Produtores Continente, a ANPOC - Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais, o CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto e a Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural.

Esvaziamento do Interior, desafios e prioridades dos territórios

Que desafios se colocam aos territórios do interior, nomeadamente do Alentejo, para combater o decréscimo de população é o mote para a realização do debate “Esvaziamento do Interior, desafios e prioridades dos territórios”.

Sines inaugura amanhã novo monumento a Vasco da Gama

Amanhã, 23 de maio, pelas 11h, a Câmara Municipal de Sines inaugura o novo monumento evocativo da figura de Vasco da Gama.

O reconhecido navegador nasceu nesta cidade em 1469 e, no ato de inauguração deste monumento, estará presente o chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Henrique Gouveia e Melo.

O novo monumento, da autoria do escultor Vítor Ribeiro (Porto, n. 1957), fica localizado num dos pontos mais destacados da entrada da cidade, a rotunda de acesso à zona comercial, na A26-1.

Portalegre tem uma nova sobremesa

Portalegre tem uma nova sobremesa. O projeto foi desenvolvido no âmbito do curso de Gestão e Produção de Pastelaria e realça alguns dos produtos característicos do concelho como a maçã Bravo Esmolfe, a castanha e a bolota, entre outros ingredientes.

Este são alguns dos elementos essenciais da nova sobremesa que a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre apresentou à comunidade e que pretende ser uma imagem de marca da cidade.

Enchidos alentejanos conquistam ouro em Frankfurt

Os enchidos alentejanos da SEL conquistaram 2 medalhas em Frankfurt

O Presunto VARANEGRA DOP Alentejano (Denominação de origem protegida e o Paio do Cachaço (Coppa) de Porco Alentejano, da estremocense SEL, foram distinguidos com duas medalhas, conquistam o paio o ouro, no concurso internacional de Qualidade para Presuntos em Frankfurt, na Alemanha.

O Presunto VARANEGRA já conta com 12 medalhas, 4 delas internacionais desde do início da sua produção em 2016.

Bifanas de Vendas Novas "são únicas no mundo"

Depois de dois anos de paragem forçada por causa da pandemia, o Município de Vendas Novas volta a organizar a Feira da Bifana, iniciativa que decorre de 20 a 22 de maio, na Parada D. Pedro V (junto à Câmara Municipal), contando com a participação de oito estabelecimentos locais detentores da marca "Bifanas de Vendas Novas".

PCP homenageia Catarina Eufémia amanhã em Beja

A Direção da Organização regional de Beja do PCP promove amanhã, domingo, dia 22 de maio, em Beja, uma iniciativa de homenagem a Catarina Eufémia, com uma concentração no Largo da Igreja, a partir das 10 da manhã e depois um comício.

A iniciativa conta com a participação de Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP.

Catarina Efigénia Sabino Eufémia foi uma trabalhadora agrícola alentejana que, na sequência de uma greve de assalariadas rurais, foi assassinada com três tiros, a 19 de maio de 1954, pelo tenente João Tomaz Carrajola Guarda Nacional Republicana.

Ourique já tem um Helicóptero Bombardeiro Médio

O Município de Ourique passou a ter instalado de prevenção, no seu Heliporto, um HEBM- Helicóptero Bombardeiro Médio.

Até 2020, o único meio aéreo de combate aos incêndios rurais instalado no distrito de Beja foi um helicóptero bombardeiro ligeiro e, desde 2021, Ourique passou ter instalado um helicóptero bombardeiro médio, algo que foi consolidado com a realização de investimentos municipais na melhoria operacional e de segurança do heliporto, como avança em comunicado aquele município alentejano.

 

 

Ministra da Coesão Territorial visita Festival Islâmico de Mértola

A cerimónia oficial de inauguração da 11.ª edição do Festival Islâmico de Mértola realizou-se na quinta-feira, no anfiteatro do Castelo de Mértola, e contou com a presença de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, entre outras personalidades importantes.

Páginas