Está aqui

Sociedade

Descontos nos transportes no Alentejo "têm que abranger passageiros da CP"

O Presidente do Município de Vendas Novas, Luís Dias, é peremptório: "os descontos nos transporte no Alentejo têm que abranger os passageiros da CP". A exigência do autarca vem a propósito do Programa de Apoio à Redução Tarifária, conhecido por PART, e que neste momento significa um desconto de 60% no valor dos passes dos transportes públicos com origem no território abrangido pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) mas que a CP não está a implementar junto dos utilizadores de transporte ferroviário.

Novas descobertas geram entusiasmo arqueológico no Alentejo

Marvão, Moura, Alandroal e Reguengos de Monsaraz estão a ser palco nos últimos dias de valiosas descobertas arqueológicas por um lado e de uma aproximação da população e visitantes por outro à riqueza arqueológica da região, aspetos que pelo menos não têm merecido nos últimos anos grandes referências na comunicação social.

Chocalhos, cães, animais de pasto e máquinas agrícolas na feira da alma alentejana

O chocalho, património da humanidade UNESCO, tem uma feira dedicada em Alcáçovas, no Concelho de Viana do Alentejo. O evento, que é mais do que uma feira e os organizadores preferem descrevê-la como uma grande homenagem à paisagem e tradição rural alentejana, por onde vagueiam bovinos, caprinos, equinos, ovinos e muares, animais representativos do uso do chocalho e da “paisagem sonora” alentejana e as máquinas agrícolas.

Évora ganha nova Unidade de Farmacovigilância do Infarmed

A mais recente Unidade de Farmacovigilância do país foi inaugurada esta semana em Évora.

Com a abertura desta Unidade na Universidade de Évora é roforçado o projeto de expansão do Sistema Nacional de Farmacovigilância em todo o território português.
Para além do próprio Infarmed, este Sistema compreende atualmente as Unidades Regionais de Guimarães, Porto, Coimbra, Beira Interior, Lisboa, Setúbal e Santarém, do Centro e Norte Alentejano, do Algarve e Baixo Alentejo, dos Açores e Madeira.

Hoje é dia de um dos maiores de sempre: Mandela

Hoje, 18 de julho, é o Dia Internacional Nelson Mandela. Mais, hoje celebrava-se o aniversário de “Madiba”. Mais ainda, celebra-se o seu 101º aniversário.

Quando, em 2003, Mandela faleceu, foi relembrada uma frase sua de uns anos antes. “A morte é inevitável. Quando um homem fez o que considera seu dever para com seu povo e seu país, pode descansar em paz. Acredito ter feito esse esforço, e é por isso, então, que dormirei pela eternidade.”

PSA Sines fecha acordo para investir 547 milhões de euros no Porto de Sines

A Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente prevista para o Porto de Sines, deu "um importante passo" ontem com a assinatura do acordo entre o Governo e a PSA Sines, que permitirá "a concretização da 3ª fase de expansão do Terminal XXI".

Onde é que vocês estavam em 2019?

Em 1933, o recém-empossado regime Nazi organizou um boicote nacional às lojas detidas por judeus, bem como aos seus gabinetes de médicos e de advogados. A Estrela de David, pintada de amarelo e negro, foi usada para identificar os estabelecimentos, juntamente com frases como “Não compre aos judeus” ou “Os judeus são a nossa desgraça”.

Prova internacional em Reguengos de Monsaraz disputada por 732 atletas

As Piscinas Municipais Victor Martelo, em Reguengos de Monsaraz, vão receber de 19 a 21 de julho, 732 atletas de 77 clubes de seis países, de Portugal, Espanha, Rússia, França, Alemanha e Suécia, que vão disputar o 21º Campeonato Nacional Masters de Verão em natação.

Ao todo e durante os 3 dias decorrerão um total de 3.193 provas individuais. A primeira jornada, no dia 19 de julho, terá sessões às 10h e às 16h, no dia seguinte haverá provas a partir das 9h e das 16h, e no último dia têm início às 8h30 e às 15h30.

Litoral Alentejano: Novos tarifários nos passes permitem poupança até 500 euros ano

As populações dos cinco Municípios do Alentejo Litoral - Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines - vão passar a pagar um preço máximo de 40 euros por mês pelo passe, nas viagens realizadas através da Rodoviária do Alentejo, com origem e destino nestes mesmos municípios.

A medida, negociada no âmbito do Plano de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos, foi formalizada ontem ao final do dia.

Jovens de vigia no Alto de S. Bento em Évora para prevenir incêndios

O Município de Évora e o Instituto Português do Desporto e da Juventude lançaram uma parceria que coloca desde o início desta semana e até 3 de setembro, jovens com idades entre os 18 e os 30 anos, cuja missão é, entre outras, a de vigilância e prevenção aos incêndios.

A base das operações é no Alto de S. Bento, a zona mais alta junto à cidade, da qual se consegue ver boa parte do concelho.

Páginas