Está aqui

Cinema

Amareleja inaugura Casa da Memória de Eunice Muñoz

A Amareleja, no concelho de Moura, inaugurou, na passada quinta-feira, a Casa da Memória de Eunice Muñoz, numa homenagem “em vida” da vila que viu nascer a atriz, de 93 anos, que esteve presente na cerimónia.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Junta de Freguesia da Amareleja, Joaquim Mário, diz que se trata de espaço “pequeno, mas digno”, no centro da localidade.

“Beyond is the Day” vence melhor ficção do Festival de Curtas de Évora

O filme “Beyond is the Day”, do realizador polaco Damian Kocur, venceu o prémio para a melhor ficção na 17.ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora (FIKE), revelou a organização à agência Lusa.

Neste certame foram também entregues os prémios para o melhor documentário ao filme “Son of the Streets”, de Mohammed Almughanni, e para melhor animação ao filme “Ecorce”, de Samuel Patthey e Silvain Monney.

Festa do Cinema Francês estende-se a Évora e outras cidades

A Festa do Cinema Francês, que decorrerá em outubro, quer estender-se a mais cidades portuguesas e dar mais espaço ao cinema feito por mulheres e sobre mulheres, afirmou à Lusa a curadora do festival, Katia Adler.

“A minha direção é dar foco ou homenagear as mulheres no cinema de uma maneira geral. Acho importante, estamos num movimento sobre feminismo e sobre as mulheres e temos de dar esse espaço”, sublinhou a programadora, que assumiu recentemente a produção.

Évora é palco de arte e cultura com evento “Dias Ibero-Americanos”

A iniciativa “Dias Ibero-Americanos”, da Fundação Eugénio de Almeida (FEA), vai decorrer em Évora, no Centro de Arte e Cultura (CAC) da fundação, a partir de hoje, quarta-feira, revela a agência Lusa.

O evento, promovido por este centro da FEA dedicado à arte contemporânea, tem lugar numa altura em que está patente no espaço a exposição “Do outro lado – A coleção ibero-americana do MEIAC”.

Tróia recebe indústrias criativas capazes de “atrair talento” para Portugal

O ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, disse que o Governo tem identificado as indústrias criativas como “um fator de aceleração e crescimento” da atividade económica no país, reconhecendo que Portugal tem condições para atrair talento.

De acordo com a Lusa, o governante falava na sessão de abertura do “Trojan Horse was a Unicorn”, a decorrer entre segunda e sexta-feira, em Tróia, concelho de Grândola, distrito de Setúbal.

Fundação Eugénio Almeida promove atividades gratuitas em outubro

A Fundação Eugénio de Almeida irá promover, nos dias 1, 2 e 3 de outubro, a 9.ª edição do seu Dia Aberto, num convite à comunidade eborense a participar num conjunto de atividades gratuitas, “concebidas para dar a conhecer os espaços, as equipas e os projetos educativos, culturais e de desenvolvimento social que promove”.

Em comunicado, a FEA explica que a iniciativa se enquadra no Dia Europeu de Fundações e Doadores, celebrado a 1 de outubro, e “pretende fortalecer os laços que ligam a Fundação Eugénio de Almeida à cidade de Évora e à região”.

Curta-metragem brasileira em antestreia no FIKE em Évora

A película “Um Filme de Cinema”, do cineasta brasileiro Walter Carvalho, vai ser exibida na abertura do XVII FIKE – Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora, na próxima segunda-feira, em antestreia nacional.

Em comunicado, citado pela Lusa, a organização do FIKE explicou hoje que o filme, a exibir na sessão de abertura do festival, às 21:30, no Teatro Garcia de Resende, “tem como cenário inicial um cinema abandonado e em ruínas no interior de Paraíba”, no Brasil.

Festival de cinema HERITALES de Évora nomeado para prémios do património

O Festival de Cinema Internacional HERITALES, que teve início no Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) com a Cátedra UNESCO da Universidade de Évora, encontra-se entre os quinze finalistas dos “Heritage in Motion Awards”, um concurso que premeia projetos multimédia dedicados ao património europeu.

Filmes promocionais do Alentejo premiados na Sérvia

Os filmes promocionais “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” e “Alentejo, Caiado de Fresco”, ambos do Turismo do Alentejo, garantiram o certificado de finalista “SILAFEST 2021” na 13.ª edição do International Festival of Tourism and Environmental Films, realizado na passada sexta-feira, na Sérvia.

Alentejo: 6 equipamentos integram a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

A Direção Regional de Cultura informou que o Alentejo conta com seis equipamentos culturais na lista das primeiras entidades da RTCP - Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

O  Armazém 8 - Casa das Artes, em Évora; o Centro de Artes e do Espetáculo de Portalegre, o Cine Granadeiro, em Grândola; o Cineteatro Sousa Telles, em Ourique; o Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo e o Pax Julia - Teatro Municipal, em Beja, são os seis equipamentos culturais alentejanos que integram a lista das primeiras entidades RTCP.

Páginas