Está aqui

Cinema

Évora volta a transformar-se em sala de cinema ao ar livre

O Jardim Tardoz do Centro de Arte e Cultura (CAC) da Fundação Eugénio de Almeida (FEA), em Évora, vai voltar a transformar-se numa sala de cinema ao ar livre com o regresso da 3.ª edição de “Cinema Paraíso”, com início a 9 de julho.

De acordo com a Renascença, este ciclo de cinema ao ar livre começa a 9 de julho e termina a 6 de agosto, sempre às 21:30, com entrada livre e acompanhamento musical ao vivo.

Programação cultural em debate em Évora

A Acesso Cultura, uma sociedade que procura promover o acesso à participação cultural, está a organizar um debate subordinado ao tema “O que significa programar?”, a decorrer no próximo dia 21 de junho, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Em comunicado, a sociedade explica que a iniciativa vai ter lugar em Évora, na Casa Nobre da Rua de Burgos, pelas 18:30, e está inserida na Semana Acesso Cultura 2022. A entrada é livre.

Pai dos vinhos do Alentejo em documentário no Évora Wine

Um documentário dedicado a António Colaço do Rosário, considerado o pai dos vinhos do Alentejo e uma das principais personalidades da enologia portuguesa, vai ser exibido na 7.ª edição do Évora Wine, a decorrer na cidade alentejana entre os dias 26 e 28 de maio.

Cultura do Alentejo Central passa a contar com nova plataforma

Uma nova plataforma, denominada Transforma-te, foi lançada para ajudar os artistas e agentes culturais do Alentejo Central a “navegar pela burocracia” e a obter informação “clara e simplificada” sobre a sua atividade.

De acordo com a Lusa, esta plataforma digital foi lançada pelo Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central, da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), e está disponível em www.cimac.pt/transformate.

Finalistas a Capital Europeia da Cultura pedem audiência ao ministro

A candidatura de Évora anunciou que as candidaturas das quatro cidades portuguesas finalistas a Capital Europeia da Cultura em 2027 pediram uma audiência ao ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, para “retomar o diálogo” com o Governo sobre o processo.

De acordo com a candidatura alentejana, citada pela agência Lusa, o pedido de audiência por parte de Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada foi feito após uma reunião entre as equipas das quatro cidades, realizada em Évora.

Grândola promove Encontro da Canção de Protesto

Uma nova edição do Encontro da Canção de Protesto vai realizar-se de 16 e 18 de setembro em Grândola, no âmbito da atividade do Observatório da Canção de Protesto.

Em comunicado, a autarquia destaca diversas iniciativas previstas, nomeadamente a apresentação da peça de cinema documental da autoria de Pedro Fidalgo designada “N'Effacez Pas Nos Traces ! — Dominique Grange, Une Chanteuse Engagée” (Não Apaguem os Nossos Rastos! — Dominique Grange, Uma Cantora de Protesto).

Os 9 melhores filmes de desporto

Neste artigo vamos falar sobre cinema e desporto. Poucos filmes conseguiram trazer a paixão do desporto para o grande ecrã, mas os que conseguiram ganharam fama internacional e entraram para listas de melhores filmes de todos os tempos. São desses filmes que vamos falar aqui. Pelo menos em parte. Também separámos alguns filmes que não são necessariamente os melhores, mas que merecem ser vistos por quem gosta de cinema e desporto.

Café Delta é protagonista em filme espanhol

O café Delta é o café oficial de um filme espanhol, dirigido por Ernesto Sevilha, e baseado na icónica série de humor “Camera Café”, que tem estreia marcada no mercado espanhol já a 25 de março.

De acordo com a Delta Cafés, esta parceria tem como objetivo reforçar a ligação da empresa ao mercado espanhol, além de mostrar “a experiência que os seus consumidores vivem ao saborear um café Delta, posicionando-se enquanto marca que promove sensações únicas de bem-estar individual e social”.

Évora pode ser Finalista a Capital Europeia da Cultura 2027. Na sexta já saberemos

O anúncio das cidades portuguesas candidatas a Capital Europeia da Cultura de 2027 que passam à última fase de escrutínio é feito em conferência de imprensa, nesta próxima sexta-feira, no Centro Cultural de Belém.

Recorde-se que a Comissão Europeia estipulou que, em 2027, uma cidade em Portugal e outra na Letónia serão Capitais Europeias da Cultura. Em Portugal, são 12 as cidades a concurso: Braga, Aveiro, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Ponta Delgada, Viana do Castelo e Vila Real.

Filme sobre Salgueiro Maia chega aos cinemas a 14 de abril

O filme “Salgueiro Maia – O Implicado” chega aos cinemas a 14 de abril, pelas mãos do realizador Sérgio Graciano, depois des vários adiamentos motivados pela pandemia, adianta o portal New in Town.

Trata-se de “uma história de ficção baseada em factos históricos, relatos pessoais, revelações íntimas, emoções reais de quem acompanhou o capitão ao longo da vida”, explica a Cinemundo em comunicado.

Páginas