Está aqui

Cinema

Filme sobre o Alentejo "Raiva" abre Festival Ibérico de Cinema em Badajoz

O filme português ‘Raiva’, do realizador Sérgio Tréfaut, abre o 25º Festival Ibérico de Cinema em Badajoz a 15 de julho.

O premiado filme português ‘Raiva’, do diretor Sérgio Tréfaut, abre o 25º Festival Ibérico de Cinema (FIC) no dia 15 de julho, às 22:30 horas, no terraço do Teatro López de Ayala de Badajoz. Esta longa-metragem de ficção é uma adaptação da novela ‘Seara de vento’ do escritor Manuel Fonseca e conta uma tragedia que aconteceu nos campos do sul do Alentejo em 1950.

Troia-Comporta oferecem cinema ao ar livre todas as sextas e sábados

Numa parceria com a NOS, o Troia regressa neste verão com as sessões gratuitas de cinema ao ar livre nas noites de sexta-feira e sábado. A programação traz filmes para toda a família que serão exibidos até 14 de setembro. Os mais icónicos filmes de animação, ação, drama e comédia, estão em cartaz no Cine NOS Troia, situado no anfiteatro do Jardim do Norte, da Alameda Pinheiro Manso.

Orson Welles - o homem das margens no meio de um filme...

Famoso pelas entradas e saídas de cena – mais pelas entradas, verdadeiros esplendores onde a militância artística (jogo de expectativas para com o espectador ideal) exercitava competências em plena consonância com um aspecto físico que remetia para os portentos da mitologia pagã –, Orson Welles era também um actor fabuloso.

Notas sobre o cinema mudo

1 - Der Leztze Mann (1924, F.W. Murnau): A insustentável leveza de um corpo despido da farda

Ou o fardo do infinitésimo descaracterizado

Ou a aterradora consciência do quase vazio do limite inferior (incrivelmente denso)

Ou o realizador como um três de três: mestre-de-cerimónias, deus farsante e regulador da experiência

Ou, ainda, o filme que definiu a modernidade.

 

2 - O Cinema-Olho de Dziga Vertov, O Homem da Câmara de Filmar (1929):

Cartão Jovem faz 33 anos e passa a aplicação digital (app)

O Cartão Jovem celebra 33 anos. Os nascidos na década de 90  e de 2000 conhecem-no bem São três décadas de serviços à juventude na mobilidade, alojamento em todo o país e acesso à cultura e entretenimento em Portugal e na Europa.  
  
Ao chegar aos 33 anos o Cartão Jovem transforma-se em nova app, tendo atingido nos primeiros dias o primeiro lugar na categoria de similiares na Play Store e App Store. Agora, já não é necessário o cartão físico para aceder ao mundo de vantagens. Basta um smartphone, a app instalada e acesso à internet  
  

Espanhóis da Extremadura voltam a celebrar o 10 de junho português

Para comemorar o Dia de Camões e das Comunidades Portuguesas a região da Extremadura espanhola preparou novamente um programa de atividades ligadas à arte, ao cinema, à literatura, à música e à gastronomia portuguesas.

Batalha de La Lys e 25 de Abril celebrados em Reguengos

“Raiva” faz parte das celebrações do 25 de Abril e do 101º aniversário da batalha de La Lys.

O filme do “alentejano” Sérgio Tréfaut será exibido a fechar o programa comemorativo, às 16h30, no auditório municipal, e contará com a presença do protagonista do filme o ator Hugo Bentes.

Caos ou Iluminação?

Pelos instantes iniciais de Spring Breakers (2012) e Dawn of the Dead (1978)

Tenho para mim que quanto mais uma sociedade se alinhar por valores conservadores mais se vai afastar do seu desígnio enquanto suporte da espécie. Mas também pode ser o caos! Não importa, desde que convenientemente filmado por gente com talento... Como bem sabemos, para os que acreditam no pior, é sempre dos adolescentes e dos que se recusam a permanecer mortos que vem o maior perigo...

Donnie Darko (2000): um pensamento súbito

Évora cria novo festival dedicado ao feminino

O Municipio de Évora prepara-se para lançar uma nova proposta cultural que aborda "não só os direitos e as conquistas e as desigualdades e os atos de discriminação relativos à Mulher, mas que o faz segundo a sensibilidade feminina nas artes". Falamos do Artística Festival, que vai decorrer ente 8 e 10 de março, no Teatro Garcia de Resende.

Segundo a organização o novo festival pretende divulgar a criação e o trabalho artístico de mulheres e de expressões do feminino e promover e praticar o livre acesso à cultura.

Festival Internacional de Curtas de Évora já está a receber filmes

O FIKE 2019 - 16º Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora, que decorre este ano entre 10 e 15 de Setembro de 2019, com sessões de cinema, encontros e workshops na cidade património da Humanidade, acaba de abrir as inscrições para curtas-metragens de Ficção, Animação e Documentário.

Páginas