Está aqui

Cinema

Festival Periferias exibe 15 filmes em Marvão e Valencia de Alcántara

A 12.ª edição do Periferias – Festival Internacional de Cine(ma) de Marvão e Valencia de Alcántara (Espanha), que se realiza de 9 a 17 de agosto, vai exibir um total de 15 filmes oriundos da Alemanha, Brasil, Espanha, Finlândia, Itália, Palestina, Portugal, São Tomé e Príncipe e Tunísia.

De acordo com a agência Lusa, o evento é organizado anualmente pela Associação Cultural Periferias (Portugal) e Gato Pardo (Espanha), e conta com o apoio dos municípios de Marvão e Valencia de Alcántara.

A programação apresenta películas de ficção, documentário e animação.

Estremoz dá a escolher filme para ser exibido ao ar livre

No próximo dia 27 de julho, o Rossio Marquês de Pombal, em Estremoz, vai acolher uma sessão de “Cinema na Praça”, ao ar livre, às 21:30.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Estremoz revela que a iniciativa é oferecida pelo Continente mas que, antes, os habitantes deverão escolher qual o filme a ser exibido, entre as seguintes propostas:

- “Um Casamento Maravilhoso” (2024)

- “Bob Marley” (2024)

- “Indiana Jones” (2023)

- “Marvels” (2023)

- “Missão Impossível” (2023)

- “Pôr do Sol” (2023)

 

Cinema clássico português anima noites das freguesias de Elvas

O município de Elvas está a organizar, nas freguesias rurais do concelho, um espetáculo alusivo aos grandes momentos do cinema clássico português e a exibição do filme “A Canção de Lisboa”, a partir do dia 19 de julho.

De acordo com a Lusa, a iniciativa, promovida pela câmara municipal, em parceria com o Ronca – Cineclube de Elvas, vai percorrer todas as freguesias rurais daquele concelho raiano até ao dia 10 de agosto, sempre com espetáculos agendados a partir das 21:30.

Presidente da associação Évora2027 decidido a 1 de julho

O presidente da associação que vai gerir a Capital Europeia da Cultura Évora2027 deverá ficar decidido na assembleia geral marcada para o dia 1 de julho.

Em declarações à agência Lusa, Carlos Pinto de Sá, presidente do município de Évora, indicou que o processo de escolha do dirigente “teve o seu caminho e terá, em princípio, a sua fase final nessa assembleia geral”.

A assembleia geral vai realizar-se a partir das 14:00 do dia 1 de julho nas instalações municipais situadas no largo Alexandre Herculano, em Évora.

Montemor-o-Novo apoia associações culturais com 307 mil euros

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo assinou, no passado dia 13 de junho, quatro contratos programa com associações do concelho, nomeadamente Alma d’Arame, O Espaço do Tempo, Projecto Ruínas e Trimagisto, no âmbito da candidatura aos Apoios Sustentados da Direção Geral das Artes (DGArtes).

Em comunicado, a autarquia explica que irá comprometer-se, para este ano de 2024, atribuir a estas quatro associações um apoio no valor de cerca de 307 mil euros.

Série da RTP com filmagens em Elvas

A cidade de Elvas acolhe, até segunda-feira, 13 de maio, as gravações da nova série da RTP, “Daqui Houve Resistência”. Tendo em conta que estas se irão realizar em zonas exteriores da cidade, no Museu Militar, na Avenida de São Domingos e na Estrada das Alpedreirinhas, é esperado que o trânsito esteja temporariamente condicionado revela a Câmara Municipal.

Baseada em factos e personalidades reais da ditadura, e com estreia apontada para o fim do ano, esta nova série terá cinco episódios de 60 minutos cada e centrar-se-á nos 13 anos anteriores à queda do regime.

Universidade de Évora celebra 50 anos com espectáculo de Videomapping, Música e Teatro

O espectáculo de Videomapping, Música e Teatro, Cinco séculos, 50 anos: uma evocação da Universidade de Évora, resulta do desenvolvimento de um projecto transdisciplinar, envolvendo diversas áreas científicas da Universidade de Évora, como História, Património, Arquitetura, Artes visuais e Design, Música, Teatro, Multimédia, contando com o envolvimento de estudantes, docentes e não docentes.

Festival da Palavra regressa a Montemor-o-Novo em maio

A Festa dos Contos – Festival da Palavra vai regressar a Montemor-o-Novo para a sua 14.ª edição, entre os dias 16 e 19 de maio, com sessões de contos, concertos, teatro, poesia e cinema.

Com organização da Trimagisto – Cooperativa de Experimentação Teatral, o evento vai decorrer entre o Cineteatro Curvo Semedo, a Tenda dos Contos e a Biblioteca Municipal Almeida Faria.

Segundo os promotores, citados pela agência Lusa, a temática escolhida para a iniciativa deste ano é “50 anos do 25 de Abril: quais palavras não dizemos para sermos livres?”.

Ponte de Sor recria sala de aula do Estado Novo

O município de Ponte de Sor vai recriar uma sala de aulas do tempo do Estado Novo, no âmbito das iniciativas do programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril.

Segundo a agência Lusa, a recriação está inserida na exposição “Sala de aula – Estado Novo”, que vai estar patente no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, a partir deste sábado, às 16:00, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do agrupamento de escolas do concelho.

Fonte do município de Ponte de Sor explicou que o objetivo foi “recriar o cenário e o ambiente de uma sala de aula no tempo da ditadura”.

Castro Verde celebra 25 de Abril com festival e Camané

O município de Castro Verde vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril com o festival “Primavera de Abril”, que inclui a atuação do fadista Camané ou o espetáculo “Jazzeca – Revisitando Zeca Afonso”, além de teatro, cinema, exposições, desporto, atividades ao ar livre, feira do livro e a celebração do 28º aniversário da Biblioteca Manuel da Fonseca.

Em comunicado, citado pela Lusa, a autarquia explicou que, no ano das celebrações do 50.º aniversário da Revolução dos Cravos, o certame homenageia, por todo o concelho, “esse momento marcante” da história nacional.

Páginas