Está aqui

Cinema

Festival Internacional de Curtas de Évora com 37 filmes a concurso

Na 15.ª edição do Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora vão estar 37 filmes a concurso nas categorias de ficção, animação, documentário, videoclip e novo talento. Acontece em Évora de 12 a 23 de Novembro com Cinema para as Escolas, Mostras de Cinema e Videoclip e termina com a competição no Teatro Garcia de Resende.

Entre hoje e domingo Grândola dedica 4 dias à música de intervenção e de protesto

O Município de Grândola, na Costa Alentejana, dedica entre hoje, 11 de outubro e o próximo domingo, quatro dias dedicados à música de intervenção e de protesto, num programa que inclui exposições, concertos de música e o lançamento de um CD-Livreto dedicado a Zeca Afonso.

Elvas já tem cinema três vezes por semana

Fruto de uma parceria inédita entre a Câmara Municipal de Elvas e a NOS, a cidade raiana alentejana vai passar a poder assistir a três sessões de cinema semanais, no Auditório de São Mateus, já a partir desta semana, e permitindo a população possa assistir aos melhores na semana em que estreiam.

Esta iniciativa foi apresentada, na passada semana, na Biblioteca Municipal de Elvas, na presença de Luís Nascimento, administrador executivo da NOS e de Nuno Mocinha, Presidente da Câmara Municipal de Elvas.

Surf na Costa Alentejana vai ter Festival de Cinema

A Alentejo e Ribatejo Film Commission está a preparar um Festival de Cinema de Surf na Costa Alentejana, ainda sem data prevista

Quanto ao local estão a ser avaliadas a praia do Carvalhal e a do Malhão. Para o programa a organização antecipa atividades durante o dia em torno da praia, surf e actividades várias sobre cinema, nomeadamente workshops, masterclasses e sessões de cinema. À noite, na praia, a projecção dos filmes a concurso.

Alentejo: Casal de assaltantes torna-se comédia romântica

É pela mão e engenho do realizador alentejano Vicente Alves do Ó, que a história verídica de um casal de assaltantes do Alentejo chega ao cinema.

As rodagens duraram cerca de quatro semanas – uma delas em Serpa - já terminaram e a estreia de "Quero-te tanto", uma comédia romântica, está prevista para 13 de dezembro.

É alentejana, da Amareleja e faz 90 anos

A amarelejense Eunice Muñoz celebra hoje 90.o aniversário. A atriz portuguesa de referência do teatro, televisão e cinema português, celebra hoje o seu 90.o aniversário e a autarquia de Moura não quis deixar passar a data em claro. Nunca esquecendo a terra que a viu nascer, e onde viveu até aos 7 anos de idade, a atriz tem feito várias referências que deseja ser conhecida como uma “alentejana da Amareleja que é atriz”. Naquela vila há já uma rua com o seu nome e os amarelejenses têm por ela um carinho especial, diz o município em comunicado.

Splendor in the Grass (1961), de Elia Kazan

Eclesiastes, 11:9: Alegra-te, jovem, na tua mocidade. Mas para isso não te apaixones. E livra-te da intervenção dos teus pais sempre que possas. Sobretudo não te apaixones. Caso incumpras, espera-te uma de duas: desfalecimento ou loucura. Lá pelo meio, pela voz aflautada da fabulosa Barbara Loden, ouve-se algo assim: ”Um dia vais descobrir, e então que Deus te proteja.”

Claro que o percurso destes jovens se baseia naquele incumprimento específico, pois caso contrário não haveria filme. Natalie Wood e Warren Beatty. Qual deles vai enlouquecer primeiro?

Évora com 4 festivais culturais em simultâneo

Conta-se mais de 150 propostas artísticas no programa cultural de Évora e que arranca hoje, até 6 de setembro. O "Artes à Rua", um Festival de Arte Pública, promovido pelo município, oferece dança, cinema, teatro, música, exposições e performances, que vai animar culturalmente aquela cidade alentejana.

Todo o programa decorre em praças e ruas do centro histórico da cidade e cruza-se com com mais 3 festivais, que decorrem na mesma altura, o Evora Africa, o Alentejo Festival Internacional de Artes e o Art Fest Patrimónios.

Evolution

Evolution (2015), de Lucile Hadzihalilovic

Estranhamente nem crítica nem público prestaram o devido tributo a Evolution, a segunda longa-metragem de Lucile H (segunda de duas, por enquanto).

Estamos perante um projecto radical, é certo, mas que não nos empurra para um canto com um certo desdém, como tão bem (tão mal) (tão equivocadamente) o fazem outros, como Gaspar Noé ou Nicolas Winding Refn.

Prefere levar-nos pela mão. Pede vasto e dedicado culto, digamos.

Portugal e Espanha unidos pelo cinema

O cinema documental será o grande destaque da 6ª edição do Periferias - Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara e que se vai realizar de 10 a 20 de agosto.

Páginas