Está aqui

Cinema

Évora cria novo festival dedicado ao feminino

O Municipio de Évora prepara-se para lançar uma nova proposta cultural que aborda "não só os direitos e as conquistas e as desigualdades e os atos de discriminação relativos à Mulher, mas que o faz segundo a sensibilidade feminina nas artes". Falamos do Artística Festival, que vai decorrer ente 8 e 10 de março, no Teatro Garcia de Resende.

Segundo a organização o novo festival pretende divulgar a criação e o trabalho artístico de mulheres e de expressões do feminino e promover e praticar o livre acesso à cultura.

Festival Internacional de Curtas de Évora já está a receber filmes

O FIKE 2019 - 16º Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora, que decorre este ano entre 10 e 15 de Setembro de 2019, com sessões de cinema, encontros e workshops na cidade património da Humanidade, acaba de abrir as inscrições para curtas-metragens de Ficção, Animação e Documentário.

12 dias com os melhores filmes de animação em Viana do Alentejo

O Município de Viana e o Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo são parceiros da Monstrinha - 18º Festival de Animação para Miúdos e Graúdos que terá lugar de 20 a 31 de março, em diversos cinemas, auditórios e escolas pelo país.

Durante 12 dias serão exibidos os melhores filmes de animação que se realizam em Portugal e no mundo.

Alentejo criou comissão cinematográfica

Está feita a escritura pública da Cinecom Além Tejo, a Associação para a promoção audiovisual da região Alentejo e Lezíria do Tejo, uma comissão cinematográfica. Esta associação tem como sócios fundadores o Instituto Politécnico de Beja, a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), o Núcleo Empresarial da Região de Santarém (NERSANT) e o Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR). 

"Cinanima" anima Viana do Alentejo

Foi numa colaboração entre o Clube de Cinema do Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo e a Biblioteca Escolar e o Município de Viana do Alentejo que nasceu o Cinanima e que - até dia 18 - no Cineteatro Vianense e no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, vai exibir filmes de animação que estão fora do circuito comercial.

.

O programa pode ser visto aqui.

2019 é ano de "afirmação da candidatura" Évora Capital Europeia da Cultura 2027

Apesar de em 2018 já ter sido notória a quantidade (23 grandes eventos) de espectáculos, festivais e feiras promovidas na cidade de Évora, com os olhos postos na candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027, 2019 vai ser, segundo a autarquia alentejana, o ano da "afirmação" da candidatura.
 

O FIKE já tem vencedores e data para 2019

Já são conhecidos os vencedores do FIKE 2018: “Altas cidades de ossadas” de João Salaviza, “Surpresa” de Paulo Patrício e “Tracing Addai” de Esther Niemeier.

 A 15.ª edição do Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora decorreu de 12 a 23 de novembro com mais de duas semanas de programação de cinema para as Escolas, mostras de cinema e três dias de competição na sala histórica do Teatro Garcia de Resende.

Festival Internacional de Curtas de Évora com 37 filmes a concurso

Na 15.ª edição do Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora vão estar 37 filmes a concurso nas categorias de ficção, animação, documentário, videoclip e novo talento. Acontece em Évora de 12 a 23 de Novembro com Cinema para as Escolas, Mostras de Cinema e Videoclip e termina com a competição no Teatro Garcia de Resende.

Entre hoje e domingo Grândola dedica 4 dias à música de intervenção e de protesto

O Município de Grândola, na Costa Alentejana, dedica entre hoje, 11 de outubro e o próximo domingo, quatro dias dedicados à música de intervenção e de protesto, num programa que inclui exposições, concertos de música e o lançamento de um CD-Livreto dedicado a Zeca Afonso.

Páginas