Está aqui

Negócios e Empresas

Terceiro leilão solar é lançado em setembro para albufeiras alentejanas

O terceiro leilão de energia solar em Portugal, para 500 megawatts de produção através da instalação de painéis fotovoltaicos nos espelhos de água de 10 a 12 barragens, vai ser lançado em setembro, avança o Dinheiro Vivo.

Numa entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, o ministro do Ambiente indicou que estão já identificadas 7 albufeiras, quatro no Norte e três no Alentejo, estando ainda outras 10 em avaliação, nomeadamente Alto Rabagão, Paradela, Salamonde, Vilarinho das Furnas, Monte da Rocha, Santa Clara e Alqueva.

Alentejo Litoral pede à CP reintrodução da Linha do Sul

A CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral reuniu com o Conselho de Administração da CP – Comboios de Portugal para discutir reintrodução do serviço regional ou inter-regional de passageiros na Linha do Sul, abrangendo os concelhos de Alcácer, Grândola, Santiago e Odemira.

Na reunião estiveram presentes os presidentes das câmaras de Grândola, Santiago do Cacém e Sines e o Vice-Presidente de Alcácer do Sal. Além disso, foi ainda abordada a possibilidade do serviço de passageiros em Sines e Santiago do Cacém voltar a ser reativado. 

Projeto “Creactivity” passa em Beja

O projeto “Creactivity” vai assar em Beja de 24 a 28 de maio.

Dentro de um autocarro e com um conjunto de workshops, este é um programa itinerante e que potencia a inovação através da experimentação e do pensamento crítico e criativo nas crianças a partir dos 6 anos, ou seja, pretende promover soluções originais para problemas simples, incentivando as crianças e os jovens a serem criativos e a aprender com os seus próprios erros.

Destina-se a visitas de exploração livre, destinadas a famílias, docentes e técnicos interessados mas é necessária reserva prévia.

E os vencedores do Concurso Internacional de Azeites da Ovibeja são...

Já são conhecidos os vencedores da 10ª edição do Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio Caixa Agrícola Ovibeja.

Com 141 azeites a concurso, oriundos de 11 países diferentes e divididos por várias categorias, após as provas que decorreram a 7, 8 e 9 de maio, em Beja, foram premiados dois produtores portugueses, um espanhol, um italiano e um brasileiro.

O futuro pode trazer uma Plataforma Aeroespacial Andaluzia-Alentejo 

O Alentejo e a Andaluzia espanhola são duas das regiões europeias com mais baixa densidade populacional e uma iniciativa transfronteiriça pode agora criar um "Silicon Valley ibérico" e tornar as regiões uma referência tecnológica na União Europeia (UE).

A festa da Cerâmica decorre este fim de semana

Este fim de semana decorre, em toda a Europa, a jornada Bom Dia Cerâmica  2021.

Com várias localidades portuguesas e alentejanas envolvidas, o objetivo é dinamizar e canalizar a atenção do público para a importância histórica, cultural, patrimonial e económica da cerâmica e para a importância que desempenha na nossa tradição e como elemento de inovação.

Nos dias 15 e 16, nas 18 cidades cerâmicas e vilas portuguesas que compõem a

Alandroal: começa hoje a XII Mostra Gastronómica do Peixe do Rio 

Nos restaurantes do concelho de Alandroal, a partir de hoje e até 30 de maio, um marca incontornável da gastronomia local e regional vai estar em grande destaque: o peixe do rio.

A XII Mostra Gastronómica do Peixe do Rio - ainda a decorrer de um modo adaptado à crise pandémica - não contará com a habitual feira nem com eventos paralelos, contando somente com as vertentes on-line e os espaços dos restaurantes.

Grupo Nabeiro promove um “Lugar à mesa para todos”

São tempos desafiantes e exigentes aqueles que cruzam a retoma económica da restauração nacional e toda a ajuda é pouca.

Só irá ficar tudo bem se cada um fizer a sua parte e este foi o espírito que fez nascer este contributo solidário, o movimento “Lugar à Mesa para todos”, e que é uma partilha de propósito, cooperação e sentido de missão.

Unidos os projetos “Lugar à Mesa”, do Grupo Nabeiro – Delta Cafés e “Uma Mesa para Todos”, da Nuts Branding, o alcance da ajuda aumentou e  pode agora apoiar mais restaurantes e mais famílias e que foram afetados pela pandemia.

Empresa espanhola investe 23 milhões em 3 parques solares no Alentejo

Uma empresa espanhola vai investir 23 milhões de euros na instalação de três parques solares no Alentejo, capazes de gerar 100 Gigawatt-hora por ano, o equivalente ao consumo de 30 mil casas, divulga a agência Lusa.

Em comunicado, a Rosseti Engenharia, empresa sedeada em Braga responsável pela construção dos equipamentos, explica que os parques solares vão ser instalados nos concelhos de Elvas, Alandroal e Arraiolos.

A Revitalização do Alto Alentejo!

Mais que as estatísticas e indicadores económicos é a própria vida das empresas e das pessoas na região que revela, para os que não andam distraídos com o inusitado desenrolar do campeonato ou com os planos para os “bilhões” que se anunciam, que de uma forma geral a economia da região não tem melhorado, sendo urgente “fazer qualquer coisa” para mudar o estado da região!

Páginas