Está aqui

Negócios e Empresas

PORTO DE SINES INOVA E PODE ACOLHER CENTRO DE TESTES

Tem sido um dos portos europeus que maior crescimento tem mostrado nos últimos anos e o Porto de Sines é mesmo um dos 15 melhores da Europa, tendo os seus números vindo a crescer de modo muito satisfatório.

Agora, o Porto de Sines vai mais longe e pretende inovar instalando centro de testes no mar com e que visa testar tecnologias relacionadas com o offshore, mais concretamente com as energias renováveis oceânicas provenientes das ondas e do vento, mas também a aquacultura.

ACORDO ENTRE TITÃS DA AERONÁUTICA PODE AFETAR O ALENTEJO

O anúncio recente de um acordo entre os gigantes da aeronáutica Airbus e a canadiana Bombardier pode afetar o Alentejo e Portugal, onde a concorrente brasileira Embraer tem feito um forte investimento, sobretudo no cluster aeronáutico de Évora.

O receio tornou-se evidente no decorrer dos AED Days, um evento anual sobre a aeronáutica, espaço e defesa nacionais.

O acordo entre a Airbus e a Bombardier visa essencialmente o programa de construção de aviões CSeries da Bombardier, sendo esta aeronave uma das principais concorrentes da E-2 da Embraer, líder de mercado.

VINHO NOVO, TASCAS E PETISCOS NA FESTA DA VINHA E DO VINHO EM BORBA

A pacata cidade de Borba, no Alentejo Central, com pouco mais de 7 mil habitantes, já vai sendo "pequena" para a "enchente" de visitantes que anualmente ali se deslocam para o evento do vinho mais conhecido em terras do sul, a Festa da Vinha e do Vinho de Borba, que este ano decorre entre 11 e 19 de novembro.

DOCES TRADICIONAIS ALENTEJANOS COM FEIRA EM ALCÁÇOVAS

A Vila de Alcáçovas no Alentejo Central volta a acolher mais uma edição da Mostra de Doçaria, um dos principais eventos de inverno da região, no primeiro fim de semana de dezembro. A 18ª edição do certame decorre de 1 a 3 de dezembro e é uma organização do Município de Viana do Alentejo e Junta de Freguesia de Alcáçovas, no Largo da Gamita (coordenadas gps 38.386764 | -8.145122).

PREÇO DO AZEITE VAI SUBIR. GOVERNO PROMETE APOIO AOS AGRICULTORES

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) garantiu ao ECO que o preço do azeite vai subir na sequência dos incêndios de outubro, já que segundo João Dinis, dirigente da CNA, mais de metade dos olivais tradicionais arderam, a acrescentar à seca que estava a definhar a azeitona, num prejuízo que calcula ser superior a 5 mil milhões de euros.

HONG KONG VAI INVESTIR NO TURISMO ALENTEJANO

Num negócio onde ainda se desconhecem os números, um grupo de investidores de Hong Kong ligados à Prospect Time International Investment Limited prepara-se para adquirir o Elxadai Parque em Elvas, segundo nota do município, com quem foi estabelecido um memorando de entendimento recentemente.

NÓS NÃO DESISTIMOS! BELVER PERDEU 93% DA SUA FLORESTA

A freguesia de Belver, Gavião, no Alto Alentejo perdeu 6500 hectares da sua área verde com os incêndios, o que corresponde a cerca de 93% da área total de floresta. A Associação de Produtores Florestais da freguesia, a APFLOBEV está agora empenhada em reerguer a floresta e quer dar ânimo à população para enfrentar o futuro, contrariando o "desânimo instalado", conforme declarou Carlos Machado, desta associação de produtores à Rádio Portalegre.

MINEIROS DO BAIXO ALENTEJO AVANÇAM COM NOVA GREVE. SOMINCOR APELA AO DIÁLOGO

A SOMINCOR, subsidiária da Lundin Mining Corporation e exploradora das minas Neves-Corvo, no Baixo Alentejo, confirmou através de comunicado que recebeu um pré-aviso de greve do  Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM) e apela ao diálogo, lamentando esta nova greve, apesar do seu "compromisso em manter um diálogo construtivo" com sindicatos e trabalhadores daquela mina.

MINISTRO PEDRO MARQUES EM ÉVORA PARA FAZER BALANÇO DO FUNDO JESSICA

A cidade de Évora recebe o Ministro do Planeamento e Infraestruturas Pedro Marque para o evento anual do Fundo Jessica. A iniciativa decorre no próximo dia 23 de outubro, no auditório da Fundação Eugénio de Almeida e servirá para fazer balanço da aplicação integral da primeira fase dos recursos e projetados os objetivos até 2021, anunciando-se as oportunidades e instrumentos de financiamento disponíveis para apoiar os promotores e as cidades nos próximos anos.

NOVO CENTRO COMERCIAL DE ÉVORA AINDA NÃO ABRIU MAS VOLTOU A MUDAR DE NOME

A pouco mais de um mês da inauguração o Évora Shopping, que mudou para Évora Forum, é agora obrigado a mudar de novo para Évora Plaza.

Páginas