Está aqui

Negócios e Empresas

Vinho engarrafado no Alentejo junta enólogo português e austríaco

Pedro Ribeiro, enólogo e administrador da Herdade do Rocim, e Lenz Moser, membro da quinta geração da dinastia vinícola austríaca Lenz Moser, criaram uma parceria e acabam de lançar o novo vinho “Ribeiro & Moser Arinto 2022”.

Em comunicado, a Herdade do Rocim explica que este é um “vinho único”, com “selo de qualidade português”, ao mesmo tempo que apresenta “uma nova abordagem de um vinho servido numa garrafa mais leve e ecologicamente mais amiga do ambiente”.

Porco Alentejano volta a ser estrela em Ourique

A Feira do Porco Alentejano regressa já hoje, sexta-feira, ao concelho de Ourique, onde se irá prolongar até domingo, dia 26 de março, reunindo criadores, ouriquenses e visitantes que procuram “a excelência dos produtos regionais, a boa gastronomia, a animação musical e as tradições”.

Em declarações à agência Lusa, Marcelo Guerreiro, presidente do município, revelou que, este ano, participam “mais de 100 expositores de diversas atividades económicas, sobretudo ligados à transformação do porco alentejano”.

Está a chegar a XXIV Feira dos Enchidos de Alpalhão

No próximo sábado (25), realiza-se mais uma Feira dos Enchidos de Alpalhão, que vai já para a sua 24.ª edição.

Segundo a Junta de Freguesia, citada pelo Jornal Alto Alentejo, são esperadas cerca de 900 pessoas nesta iniciativa, que procura divulgar a tradição salsicheira da localidade alentejana.

Olival e amendoal são as principais culturas de Alqueva

No ano passado, a cultura do olival ocupava uma área de 67.801 hectares no empreendimento de fins múltiplos de Alqueva, valor que, no espaço de seis anos, apresentou um aumento de aproximadamente 28.400 hectares, noticia a Rádio Pax, com base nos dados disponíveis no Anuário Agrícola de Alqueva referente a 2022, publicado recentemente pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA).

Ainda de acordo com este documento, as receitas brutas obtidas com o olival intensivo situaram-se entre os 5.850 e os 6.300 euros por hectare.

Fusion Fuel e Galp vão produzir hidrogénio em Elvas

A Fusion Fuel, empresa portuguesa que se encontra cotada no índice norte-americano Nasdaq, fez saber no dia de ontem (20) que recebeu 3,6 milhões de euros, um novo apoio que surge na sequência da C-5 – Capitalização e Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e que este valor se destina ao desenvolvimento de uma central descentralizada de hidrogénio verde, com 1 MW de capacidade de eletrólise, em Elvas, avança o Jornal de Negócios.

Vinhos do Alentejo dão-se a conhecer na Alemanha

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) encontra-se em Düsseldorf, na Alemanha, para participar no “ProWein 2023”, evento onde está a promover mais de três centenas de vinhos, mais concretamente 352 referências de cerca de 30 produtores.

De acordo com a CVRA, a “ProWein 2023”, que começou no passado domingo (19) e termina hoje (21), é considerada a maior feira de vinhos do mundo.

Empresário do “Shark Tank” quer abrir escola na Comporta

O empresário Tim Vieira, que foi um dos “tubarões” na primeira edição do programa televisivo “Shark Tank”, vai reforçar a aposta em Portugal. Para isso, está a preparar a abertura de mais seis espaços, ainda este ano, da Brave Generation Academy (BGA), um projeto de ensino que procura preparar jovens para o futuro.

Dos planos do empresário, faz também parte a abertura, no futuro, de uma destas escolas na Comporta, onde se está a desenvolver o projeto da Vanguard, noticia o jornal Eco.

Sines: expansão da Repsol ganha parecer ambiental favorável

O projeto de expansão do Complexo Petroquímico da Repsol, em Sines, num investimento superior a 657 milhões de euros, obteve Declaração de Impacto Ambiental (DIA) favorável.

Em comunicado, citado pela Lusa, a Agência Portuguesa do Ambiente emitiu a DIA “com sentido favorável” ao projeto de expansão do Complexo Industrial de Sines, considerado de Potencial Interesse Nacional (PIN).

Juan Lorenzo Boix Arenas, diretor do projeto Alba, afirmou que a emissão da DIA “é um dos marcos mais esperados”, uma vez que “permite avançar para uma nova etapa do projeto de expansão”.

Évora junta 25 especialistas para discutir cidades inteligentes

Nos dias 23 e 24 de março, o PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, e a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, realizam a Conferência Internacional “Smart Cities, Smart Future?”. Durante os dois dias da conferência 20 especialistas nacionais e cinco internacionais vão falar de temas relacionados com as cidades inteligentes, concretamente: mobilidade inteligente e sustentável, desenho de cidades inteligentes, financiamento de projetos “smart”, inteligência artificial entre outros.

Santiago do Cacém contrata ADRAL para apoiar empresários

Álvaro Beijinha, Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém

De acordo com a autarquia, em comunicado, a equipa de técnicos da ADRAL que irá realizar os atendimentos foi apresentada, na passada terça-feira (13), na sala de sessões da câmara municipal de Santiago do Cacém.

O protocolo prevê que os atendimentos aos empresários sejam prestados de modo “personalizado e gratuito” nas instalações do Gabinete de Apoio ao Empresário, em Santiago do Cacém, e nas das juntas de freguesia do concelho, explicou o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, citado no comunicado.

Páginas