Está aqui

Negócios e Empresas

Novo turismo rural ocupa metade de aldeia alentejana

A aldeia de São Brás do Regedouro, a 20 quilómetros de Évora, é hoje um projeto de turismo de aldeia que arrancou a 8 de julho, pela mão de Vítor Aguda.

Em declarações ao portal New in Town, o responsável afirma: “quando comecei este negócio, visitei aldeias lindíssimas, mas que eram insucessos porque não tinham habitantes, não tinham vida”. Não é o caso desta aldeia, cujos habitantes organizam regularmente jogos tradicionais, bailes e festas.

Alentejo contribui para aumento da produção de vinho em Portugal

A produção de vinho em Portugal deve aumentar cerca de 1% em 2021, em relação à campanha anterior, para um volume total próximo dos 6,472 milhões de hectolitros.

De acordo com o Jornal de Negócios, as regiões do Douro e Porto (+20%) e do Alentejo (+5%) são as que, em volume, apresentam maiores subidas homólogas, sendo que ambos os crescimentos correspondem a aumentos superiores a 250 mil e 50 mil hectolitros, respetivamente.

Maior venda de canábis medicinal da UE sai de Aljustrel

A RPK Biopharma anunciou a primeira venda de canábis medicinal a granel produzido na sua exploração no concelho de Aljustrel, em Beja, naquela que será “a maior transação” do género “conhecida na União Europeia até à data”.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, a empresa canadiana Flowr Corporation, proprietária da RPK Biopharma, revelou que o acordo de fornecimento “de biomassa de canábis medicinal com alto teor de THC” [tetra-hidrocanabinol, composto derivado destas plantas] foi celebrado com a Galaxiavertical (Galaxia), pelo montante “de aproximadamente 500 mil euros”.

Sines dispara 80% nas cargas e dá impulso às movimentações nacionais

O relatório da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) é taxativo ao analisar o movimento portuário nos primeiros cinco meses de 2021: a performance no mês de Maio deu uma positiva guinada na tendência, sendo crucial para consolidar o movimento global de cargas nos portos do Continente em +5,8% face ao mesmo período de 2020. Só nesse mês, assinale-se, verificou-se uma variação homóloga positiva de +36,4%.

Estudo da EDP em Évora mostra poupança de 7% em mercados locais de energia

A EDP anunciou que, num projeto piloto designado “Dominoes”, em que famílias e empresas trocam eletricidade consoante as necessidades específicas em períodos específicos do dia, foi possível concluir que esta compra e venda local de energia permitiu poupanças para os seus consumidores.

Em comunicado, citado pelo Jornal de Negócios, a empresa sublinha ter “estudado com sucesso as vantagens da criação de mercados locais de energia e flexibilidade, num projeto piloto, em que famílias e empresas trocam eletricidade consoante as suas necessidades em períodos específicos do dia”.

Produção de hidrogénio verde com tecnologia portuguesa chega a Évora

Dois parques para a produção a baixo custo de hidrogénio verde, com tecnologia desenvolvida em Portugal e considerada “inovadora e pioneira” no mundo, estão a ser instalados no concelho de Évora, num investimento de 4,8 milhões de euros.

A empresa que está a desenvolver o projeto H2 Évora é a Fusion Fuel. Um dos parques localiza-se junto ao parque industrial da cidade e o outro perto da localidade de Nossa Senhora da Tourega.

Casa Relvas lança plataforma online para venda de vinhos e experiências

A Casa Relvas, produtor vinícola do Redondo, lançou uma nova plataforma online que, além dos seus vinhos e azeites, apresenta edições especiais produzidas em parceria com amigos da Casa Relvas, assim como experiências de enoturismo.

De acordo com o portal Publituris, este novo projeto, “Casa Relvas & Friends”, surge após um ano do lançamento da plataforma online “Um Dia em São Miguel”, como consequência da impossibilidade de a Casa Relvas realizar o seu evento anual na Herdade de São Miguel.

Mais um gigante dos céus em Beja

A empresa portuguesa Hi Fly ampliou a sua frota com mais um gigante dos céus: um Airbus A330-300.

A aeronave aterrou em Beja - local onde a empresa tem os seus angares - na passada quarta, comandada por Carlos Mirpuri.

Com motores Rolls-Royce Trent, esta aeronave é caracterizada por um design interior mais moderno e apelativo e pode transportar 249 passageiros na configuração de duas classes, e conta com 46 poltronas de alto conforto que se podem tornar camas em Classe Executiva e com 203 poltronas em  Classe Económica.

ADRAL E CCDR Alentejo juntas pelo Corredor Sudoeste Ibérico

A  Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) e Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) assinaram, na passada semana, um Manifesto de apoio ao Corredor Sudoeste Ibérico.

Ministra da Coesão defende aeroporto no Alentejo

Foi em entrevista ao Dinheiro Vivo e à rádio TSF que Ana Abrunhosa defendeu a ideia que “ter um aeroporto no Alentejo era importante para várias atividades económicas, nomeadamente o turismo”.

A Ministra da Coesão disse ainda que o aeroporto de Beja já foi de investimento com recurso a 30 milhões de euros de fundos europeus e que a estrutura deve ser aproveitada e devem ser encontradas soluções ou outras funções de modo a que possa trazer pessoas para o Alentejo e gerar investimento e negócios.

Páginas