Está aqui

Negócios e Empresas

Redondo vai ter duas novas ETAR num investimento de 2.2ME

David Fialho Galego, presidente da Câmara de Redondo

A construção de duas novas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) vai avançar no concelho de Redondo, distrito de Évora, num investimento global de cerca de 2,2 milhões de euros, revelou o presidente da câmara municipal.

O anúncio da abertura do procedimento para a denominada “Empreitada de conceção e construção da ETAR de Foros da Fonte Seca e da ETAR de Falcoeiras (Redondo)” foi publicado este mês em Diário da República (DR).

Novas fábricas da Repsol Polímeros em Sines devem arrancar no final de 2025

O diretor-geral do Complexo Industrial de Sines da Repsol Polímeros, Salvador Ruiz, revelou que o projeto de expansão deverá estar concluído no último trimestre do próximo ano, com o início da atividade das duas novas unidades fabris.

“Estamos a manter as datas [previstas no projeto], com um nível de construção na ordem dos 30 a 35% e podemos afirmar que, no final do próximo ano, vamos começar com as atividades de arranque das duas fábricas”, indicou o responsável.

Ativos da Cooperativa Agrícola de Vidigueira vão a leilão

Os ativos da Cooperativa Agrícola de Vidigueira (CAV), centrada na produção de azeite, que entrou em insolvência no final do ano de 2020, vão ser leiloados, noticia o jornal ECO.

O leilão, que começa em setembro, inclui o armazém industrial, o edifício e os equipamentos para a produção de azeite. A responsável pelo leilão de insolvência, Leilosoc, revela que os imóveis da cooperativa ainda estão em avaliação, mas que os seus bens móveis se encontram avaliados em 288 mil euros.

Produção de vinho no Alentejo deverá sofrer quebra de 10% este ano

Este ano, a produção de vinho na região do Alentejo deverá sofrer uma quebra de cerca de 10% em relação à campanha de 2023, devido às condições climáticas, revelou a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

O presidente da CVRA, Francisco Mateus, assinalou, em declarações à agência Lusa, que a estimativa feita pela comissão aponta para uma produção de cerca de 110 milhões de litros de vinho, quando, em 2023, a produção foi superior a 120 milhões.

Grupo Pestana anuncia novo projeto em Porto Covo

Tendo concluído as vendas do seu primeiro empreendimento em Porto Covo, em menos de um ano, o Grupo Pestana prepara-se para proceder a um novo investimento nesta freguesia do município de Sines, escreve o Jornal de Negócios.

Depois do Pestana Porto Covo Village, o grupo português vai agora aumentar a sua oferta com um novo projeto, o Pestana Porto Covo Beach Residences, fez saber a empresa, através de um comunicado, não sendo ainda conhecido o montante do investimento.

FlixBus liga agora a cidade de Évora ao Aeroporto de Lisboa

A FlixBus continua a apostar na expansão da sua rede em Portugal e faz, a partir de agora, a ligação entre a cidade de Évora e o Aeroporto de Lisboa, anuncia a empresa, adiantando ainda que estas ligações serão feitas duas a quatro vezes por dia e reforçadas ao fim de semana.

A cidade alentejana passa, desta forma, a ter ligações diretas a dois aeroportos: ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e ao Aeroporto de Madrid-Barajas, para além de contar ainda com uma nova ligação a Almada.

Máquina de café RISE Delta Q distinguida a nível internacional

A máquina de café RISE Delta Q foi distinguida em dois importantes concursos de design e inovação. Este equipamento, que inclui um sistema de extração de café invertido, desenvolvido pela Delta, e que tem design do criador francês Philippe Starck, venceu o prémio Red Dot 2024, na categoria de design de produto “Kitchen Appliances”, e foi reconhecido nos German Innovation Awards, na categoria de “Household Appliances”.

EDIA agrava prejuízos para 40 milhões em 2023

A EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva) apresentou um resultado líquido negativo de 40,04 milhões de euros em 2023, superando em muito o planeado (-10,71 milhões de euros) e resultando numa variação desfavorável de 273,8%. Em termos homólogos, os resultados foram piores em 29,51 milhões de euros, um desvio negativo de 280,2%, conforme comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Beja e NERBE/AEBAL assinam parceria para alargar centro de incubação de Beja

Paulo Arsénio, Presidente da Câmara de Beja

A Câmara de Beja e a Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral (NERBE/AEBAL) assinaram ontem um protocolo que vai permitir alargar a capacidade do centro de incubação do concelho a 34 novas empresas e oito espaços de ‘coworking’.

O protocolo, assinado nas instalações da NERBE, visa dotar o concelho de Beja “de mais espaços de incubação empresarial”, divulgou a associação gestora do CIBT – Centro de Incubação de Base Tecnológica, cuja capacidade “se encontra esgotada”, contando atualmente com 14 escritórios de incubação física e seis postos de incubação em ‘coworking’.

Porto de Sines cresceu 14% em carga movimentada

O porto de Sines registou, no primeiro semestre deste ano, um crescimento de 14% em carga movimentada em relação ao período homólogo, com destaque para a carga contentorizada.

Páginas