Está aqui

Tecnologia

Alentejo com programa inovador põe produtores de vinho a poupar água e energia

Já com 158 membros, o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo pôs viticultores, adegas e empresas ligadas à vinha e ao vinho a poupar entre 20 e 30% de água e energia.

Ajudando na economia dos aderentes e também o ambiente, numa poupança que, juntando água e energia, pode chegar aos 50%.

Elvas lança programa de salvaguarda para a sua Música Antiga

O Município de Elvas lançou um programa de salvaguarda do seu valioso espólio de música antiga, com cerca de 600 espécies datadas entre o século XVI ao XIX.

O programa que integra a Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo e o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, vai tratar, digitalizar e catalogar as peças "de modo a permitir futuros estudos" daquele acervo.

Alentejo em missão no Farnborough International Air Show em Londres

A Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) prepara-se para uma missão em diplomacia económica a Londres, com o objetivo de "desenvolver novos contatos com investidores para atrair novos projetos a implementar no Alentejo".

Beja reforça Wi Fi

Em Beja a rede Wi Fi gratuita está mais forte após o reforço da cobertura da rede Wi Fi.

A Câmara Municipal procedeu a melhorias na rede Wi Fi em vários locais e edifícios como na Biblioteca Municipal.

Recursos humanos são o principal desafio da aeronáutica no Alentejo

O grande desafio do desenvolvimento do cluster aeronáutico alentejano será, de acordo com general José Cordeiro, em declarações à DianaFM, o desenvolvimento de recursos humanos para trabalhar no setor.

Na área da aeronáutica, já foram formados em Portugal mais de 2000 quadros técnicos e 300 engenheiros nos últimos 5 anos. No entanto, a indústria estima a necessidade de formar mais 2000 técnicos qualificados e mais 200 engenheiros só nos próximos 3 anos.

Professor alentejano é vice-campeão Europeu de CanSat

Chama-se Dário Zabumba, o alentejano natural de Évora, professor no Colégio Guadalupe em Verdizela, concelho de Cascais, e que conseguiu para Portugal, juntamente com os seus alunos, o título de vice-campeão Europeu do CanSat.

Vencerem a nível nacional no passado mês de abril, o que deu à equipa liderada pelo professor Dário Zabumba o direito de participação - de 27 de junho a 1 de julho - na final europeia que teve lugar nos Açores e onde alcançou um invejável segundo-lugar.

Beja duplica meios aéreos de combate aos incêndios

O reforço de meios aéreos estacionados no distrito de Beja vão duplicar a partir de segunda-feira, dia 1 de julho. Beja vai passar a contar com 2 helicópteros bombardeiros ligeiros, estacionados em Moura e em Ourique. 

O Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) deste ano no distrito de Beja é assim reforçado de meios no período mais crítico, no verão, em comparação com 2017, contando com mais operacionais, veículos e meios aéreos.

Município de Almodôvar vai controlar viaturas municipais por GPS

Ao todo são 17 as viaturas municipais de Almodôvar, no Baixo Alentejo, que vão passar a ser controladas por localizadores GPS e que permite controlar todos os movimentos dos veículos. As 17 viaturas vão passar a ser monitorizadas com vantagens que o presidente da Câmara prefere sublinhar. Segundo António Bota, o sistema de monitorização vai permitir "maior segurança dos nossos munícipes e especialmente dos nossos filhos que são transportados entre casa e escola bem como para todas as atividades que a câmara apoia dando transporte" .

Templo não é de Diana, é de Augusto e está preparado para existir por mais 2 mil anos

O templo romano de Évora, popularmente conhecido como templo de Diana, foi construído em homenagem ao imperador Augusto, que passou a ser venerado como um deus durante e após o seu exercício do poder em Roma.

É verdade que esta lenda que atribuiu ao templo o nome de Diana foi desmontada nos anos 90 do século XX, após os trabalhos de investigação dos arqueólogos alemães Theodor Hauschild e Felix Teichner. Mas também é certo que essa atribuição resiste, sobretudo porque repetida pela maioria dos habitantes daquela cidade património da humanidade.

Baixo Alentejo: habitantes passarão a pagar apenas pelo lixo que produzem

A Resialentejo, empresa intermunicipal responsável pelo Sistema de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) do Baixo Alentejo prepara-se para implementar em 2019 um sistema de tarifas inovador na medida em que passará a aplicar tarifas de gestão de resíduos associadas à produção de resíduos indiferenciados, em vez de as aplicar no consumo de água.

Páginas