Está aqui

Tecnologia

Como os negócios da moda, turismo, formação e lazer se estão a mudar para o online

As novas tecnologias estão a ajudar as empresas e as pessoas na sua vida quotidiana. Com utilizadores que usam cada vez mais o computador ou telemóvel para estudar, trabalhar ou comprar, muitos setores baseados nas tecnologias atingem novas formas para conseguir mais clientes e chegar a mais locais de nosso país e do mundo. Outras empresas que sabem as vantagens de ter sistemas de atendimento aos clientes através de internet investem em aplicativos, em empresas de publicidade online ou de criação de sites e lojas virtuais para entrar no mercado.

Elvas com WI-FI gratuito no Centro Histórico

Foi instalada uma rede wi-fi no centro histórico de Elvas e que vai estar acessível a munícipes e visitantes.

A rede Elvas-Wi-fi foi instalada pela autarquia e abrange vários locais do Centro Histórico: Largo do Colégio, Rua da Cadeia, Praça da República, Largo do Pelourinho e Parada do Castelo, e algumas áreas adjacentes.

O município presidido por Nuno Mocinha explica que, para aceder a esta rede, os utilizadores deverão autenticar-se com nome e e-mail ou através da rede social Facebook.

Grupo Nabeiro e Universidade de Évora no topo do registo de invenções

Em 2019, a Delta pediu o registo de 16 invenções, sendo a empresa nacional que mais pedidos fez junto do Instituto Europeu de Patentes (IEP).

Nesta área, 2019 marcou mesmo um novo máximo histórico de pedidos com origem em Portugal, segundo os dados do IEP, liderado pelo português António Campinos.

Mas há mais representantes alentejanos na lista do Instituto Europeu de Patentes: a Universidade de Évora está no top 5 relativo aos pedidos com origem nacional.

UÉ lidera projetos na prevenção e combate de incêndios florestais

A Universidade de Évora (UÉ) viu dois dos seus projetos serem aprovados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) na área dos incêndios florestais, num financiamento global superior a meio milhão de euros.

De acordo com a UÉ, os projetos, denominados PyroC.pt e FUEL-SAT, foram aprovados pela FCT na 3.ª edição do Concurso para Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico, no âmbito da Prevenção e Combate de Incêndios Florestais, recebendo um financiamento total de 520 mil euros para um período de três anos.

Ourique vai instalar posto de carregamento para veículos elétricos

A Câmara Municipal de Ourique anunciou que estão a decorrer obras para instalar um posto de carregamento para viaturas elétricas no concelho.

O presidente da autarquia, Marcelo Guerreiro, informa em comunicado que “Ourique pretende estar na rota da mobilidade sustentável, garantindo um ponto de abastecimento para quem cá vive e para quem nos visita, em mais um fator de atratividade do território e de apoio ao comércio local”.

Migração da TDT arranca em Portalegre a 12 de agosto

O processo de migração da rede de televisão digital terrestre (TDT) vai ser retomado a 12 de agosto no distrito de Portalegre, de acordo com a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Entre 12 e 21 de agosto, “está previsto que mudem de frequência os emissores de Alter do Chão, no dia 12; seguindo-se o de Sousel, a 17; e o de Elvas, no dia 18”, enquanto “os emissores de Campo Maior e Arronches mudam de frequência no dia 19; Castelo de Vide e Nisa no dia 20 e o emissor do Gavião muda de frequência no dia 21”, refere o regulador em comunicado, segundo noticiado pela Lusa.

Operação inédita realizada no Hospital de Évora

Uma equipa de profissionais de saúde, liderada pelo médico Lino Patrocínio, foi responsável pela realização de uma operação inédita no hospital do Espírito Santo de Évora, implantando num doente de alto risco uma válvula aórtica através de uma técnica minimamente invasiva, tendo o paciente recebido alta após 24 horas.

Previamente, o paciente já tinha realizado uma operação coronária anterior, com a colocação de dois bypass, o que inviabilizava uma reoperação de estenose aórtica.

O plástico que tem em casa pode ajudar instituições alentejanas

Foi um projeto-piloto que recolher mais de um milhão de embalagens de bebidas em plástico em apenas três meses, o que representa cerca de 28 toneladas de plástico PET.

Estas toneladas de plástico, recolhidas entre 13 de março e 30 de junho, representam um aumento de 65% comparativamente ao valor acumulado até maio e vão agora dar origem a novas embalagens e foram recolhidas a uma média diária de 9.561 unidades nas máquinas de recolha automática instaladas em grandes superfícies comerciais em Portugal Continental, em 23 localidades.

Cabo submarino Sines-Brasil foi declarado de Interesse Municipal

Foi declarado Projeto de Relevante Interesse Municipal a amarração em Sines do cabo submarino que fará a primeira ligação direta em fibra ótica entre o Brasil e a Europa.

Este projeto do consórcio EllaLink obteve a aprovação da declaração de Interesse Municipal pela Assembleia Municipal de Sines.

Para a autarquia, esta declaração revela a expectativa existente no concelho de que este projeto possa vir a contribuir “significativamente para a diversificação económica local e se traduza num novo hub nacional / ibérico de âmbito tecnológico e no domínio das telecomunicações”.

Setor Agroalimentar do Alentejo vê 4 novos projetos aprovados

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL) tem quatro novos projetos aprovados na área da Transferência de Conhecimento e Tecnologia, financiados pelo Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020 no Sistema de Apoio a Ações Coletivas “Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico”.

Páginas