Está aqui

Tecnologia

Évora desenvolve ferramenta inovadora de zootecnia de precisão

A Universidade de Évora (UÉ) desenvolveu uma ferramenta pioneira que utiliza tecnologia “smart-sensing” onde, através de uma rede de sensores inteligentes, recolhe continuamente e em tempo real os dados associados de suínos na fase de engorda, atuando de forma autónoma quer sobre os animais, quer no microclima registado nas instalações pecuárias.

Alandroal está a ensinar Cante, Robótica e Arqueologia às crianças do 1º ciclo

O município de Alandroal tem já em funcionamento a “Academia do Sucesso”, um projeto educativo dirigido às crianças do 1.º ciclo e que pretende fomentar o sucesso educativo, procurando valorizar a cultura local, promover a literacia científica e fomentar as atividades desportivas e culturais para todas as crianças e jovens do concelho.

Plataforma inovadora de imobiliário nasceu em Évora

A Achei o Lar é a nova plataforma de imobiliário em Portugal, idealizada em Março de 2018 e constituída em outubro de 2019, em Évora. A plataforma inovadora tem por objetivo facilitar a procura e ofertas de imóveis em Portugal. Este projeto resulta de uma candidatura ao Programa do IAPMEI Start-up Visa PORTUGAL.

Nabeiro lança primeiro café com vitaminas e minerais para venda em farmácias

O Grupo Nabeiro – Delta Cafés continua a reforçar a aposta em inovação e apresenta duas novas gamas Delta Q: os cafés funcionais aQtive Coffees e o Delta Q Sweet Qoffee, o café que dispensa a adição de açúcar, dois lançamentos que pretendem proporcionar aos consumidores alternativas na área de saúde e bem-estar.

A Delta Q desenvolveu a primeira gama de cafés funcionais no mercado nacional - os aQtive Coffees - em parceria com o Laboratório português EDOL, Produtos Farmacêuticos e a Diverge, o Centro de Inovação do Grupo Nabeiro.

Feira do Montado em Portel vai debater agricultura do futuro

A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo (DRAP Alentejo) organiza no próximo dia 30 de novembro de 2019, pelas 9h30, no Auditório da Feira do Montado, em Portel, uma sessão intitulada “Desafios da agricultura do futuro – projetos diferenciadores no Alentejo”.

Escola de Odemira vence 1.º lugar nacional na recolha de resíduos eletrónicos

Escola Básica 2,3 Damião de Odemira, distrito de Beja, conquistou o 1º lugar, a nível nacional da 11ª edição da Geração Depositrão, uma iniciativa de recolha de resíduos elétricos e eletrónicos e pilhas usadas.

Ao todo no distrito de Beja, no ano letivo de 2018/2019 foram recolhidas um pouco mais de 44 toneladas de resíduos elétricos, eletrónicos e pilhas usadas e a Escola Básica 2,3 Damião de Odemira acabou por conseguir o primeiro lugar nacional.

Novos blocos de rega de Alqueva custam 235 milhões e já estão em construção

Os 13 novos blocos de rega de Alqueva, que vão custar 235 milhões de euros e aumentar em cerca de 50 mil hectares a área regada pela aquela barragem, já estão em construção.

Os novos blocos de rega, sete em Beja, cinco em Évora e um em Santiago do Cacém, integram a segunda fase do Programa Nacional de Regadios e deverão estar prontos e a operar em 2023

Beja debate a olivicultura de ponta com especialistas no "Dia Mundial da Oliveira"

O Núcleo Empresarial de Beja (NERBE) recebe no próximo dia 26 de novembro, data proposta pela UNESCO para se tornar "Dia Mundial da Oliveira", as VI jornadas da Olivum, onde vai debater o "Olival de Futuro" e a liderança do Alentejo na olivicultura moderna internacional. A organização é do Associação de Olivicultores do Sul e conta com diversos especialistas e olivicultores para debater o futuro do setor olivicultor português e o olival do futuro. 

Comporta vai construir ETAR última geração com 3 milhões de euros

Está lançada a "primeira pedra" para a construção da nova ETAR da Comporta, num investimento de cerca de 3 milhões de euros. O dia de ontem, 19 de novembro, foi marcado pela assinatura da consignação da empreitada para a construção do Sistema Intercetor da Comporta, perante as presenças do presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença e Francisco Narciso, presidente do Conselho de Administração da Águas Públicas do Alentejo.

Sines pode receber mega fábrica de hidrogénio de 600 milhões de euros

A notícia resulta das mais recentes declarações do Secretário de Estado da Energia que, aos microfones da TSF, adiantou que Sines vai receber um parque fotovoltaico com 1 Gigawatt em versão auto-consumo, que baixa os custos de produção de eletricidade e que torna viável a produção de hidrogénio do ponto de vista financeiro.

Páginas