Está aqui

Tecnologia

TECNOLOGIA PODE PROVOCAR REVOLTA SOCIAL SE AS PESSOAS NÃO FOREM COLOCADAS EM 1.º LUGAR

Richard Baldwin, um grande especialista sobre a globalização, veio a Portugal para uma conferência para debater a desigualdade na Fundação Francisco Manuel dos Santos e considerou que vai ocorrer uma revolta social contra a tecnologia e que a revolução tecnológica e a globalização já estão a colocar novos problemas à economia, como a destruição de postos de trabalho tradicionais e a crescente automação dos processos de produção industrial, defendendo como solução o rendimento mínimo de sobrevivência e o aumento do peso do Estado.

PORTO DE SINES INOVA E PODE ACOLHER CENTRO DE TESTES

Tem sido um dos portos europeus que maior crescimento tem mostrado nos últimos anos e o Porto de Sines é mesmo um dos 15 melhores da Europa, tendo os seus números vindo a crescer de modo muito satisfatório.

Agora, o Porto de Sines vai mais longe e pretende inovar instalando centro de testes no mar com e que visa testar tecnologias relacionadas com o offshore, mais concretamente com as energias renováveis oceânicas provenientes das ondas e do vento, mas também a aquacultura.

ODEMIRA DECLARA CENTRAL DE RELEVANTE INTERESSE MUNICIPAL

A intenção da Galp Power em instalar uma central fotovoltaica no concelho de Odemira, numa área fora do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e não incluída na Rede Natura 2000, foi declarada “Projeto de Relevante Interesse Municipal” por unanimidade pela Câmara e pela Assembleia Municipal locais, um requisito essencial para a obtenção de licença de produção que é emitida pela Direção Geral de Energia e Geologia.

INVESTIGADOR DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA CONQUISTA PRÉMIO CIENTÍFICO "MÁRIO QUARTIN GRAÇA"

O 8.º Prémio Científico Mário Quartin Graça foi conquistado por 4 investigadores, dois brasileiros e dois portugueses. Um deles, Diogo Canavarro, investigador da Universidade de Évora, venceu o prémio na categoria Tecnologias e Ciências Naturais, com um estudo acerca dos avanços no design de concentradores solares para aplicações térmicas em centrais fotovoltaicas.

Esta edição do Prémio Científico Mário Quartin Graça recebeu 50 candidaturas de doutorados de Portugal, Brasil, Colômbia, Cuba, Chile, Peru, Equador e México.

MECACHROME AERONÁUTICA INAUGURADA EM ÉVORA

30 milhões de euros investidos numa unidade de produção de peças metálicas para a aeronáutica em Évora, com 13 500 metros quadrados já concluídos, num total de 22 mil metros quadrados, a Mecachrome Aeronáutica, do grupo francês Mecachrome, que emprega já 65 dos 250 postos de trabalhos previstos, inaugura hoje, 13 de outubro, as suas instalações no Parque de Indústria Aeronáutica de Évora.

Apesar de ter começado a operar em março deste ano, a nova fábrica tem estado a receber maquinaria, processo que já estará completo.

Imagem de capa de manatour.fr

PORTALEGRE: NUNO MATOS OFERECE CO-DRIVES NO OPEL MOKKA A ALUNOS DO 1.º CICLO

Domingo, dia 15 de outubro, entre as 10h00 e as 17h30, é dia de "Fábrica de Pilotos", uma iniciativa do piloto de Portalegre, Nuno Matos, no Espaço Robinson. O evento, que já foi feito em 2013 e que juntou mais de 1500 pessoas, é sobretudo destinado às crianças e aos que sonham em vir a ser pilotos de todo-o-terreno e pretende dar visibilidade à região.

A "Fábrica de Pilotos" inclui visitas aos núcleos museológicos da Fábrica Robinson, workshops na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, jogos tradicionais, uma pista de carrinhos a pedais e insufláveis.

DRONE MILITAR BELGA DESPENHOU-SE EM BEJA

Um drone militar despenhou-se ontem à tarde, próximo da Base Aérea de Beja.
 
A nave, de 3 metros, da Força Aérea Belga ,encontrava-se a fazer exercícios militares desde 6 de outubro, habituais no Alentejo devido às boas condições atmosféricas

CASTELO DE MARVÃO COM ESPECTÁCULO DE VÍDEO MAPPING

O Festival Amossassa em Marvão, no Alto Alentejo, vai dinamizar aquela bela vila alentejana entre hoje e domingo. As grandes novidades deste ano serão a inaguração do monumento assinado por João Cutileiro, dedicado ao fundador da vila, o guerreiro Ibn Marúan e espectáculos de vídeo mapping na fachada do Castelo de Marvão.

EMPRESÁRIO ALENTEJANO QUER INSTAURAR "DIA NACIONAL DA MANUFATURA"

O empresário alentejano Gonçalo Fortes, um dos mais bem sucedidos empresários da nova geração, está a reunir apoios de peso para instaurar em 2018 o "Dia Nacional da Manufatura" e já conta com o empenho de Pedro Matias, presidente do grupo ISQ e de João Vasconcelos, ex-Secretário de Estado da Indústria.

A data é celebrada já nos Estados Unidos e foi criada por Barack Obama, num dia em que setor da indústria aproveita para abrir portas ao público, mostrando como funcionam as suas fábricas.

CABO SUBMARINO VAI LIGAR BRASIL A SINES EM 2019

Como Porta Atlântica da Europa, Sines, na Costa Alentejana, vai receber um cabo de comunicações que a ligará à América do Sul, num projecto de mais de 170 milhões de euros. O cabo submarino de comunicações, com cerca de 10 mil quilómetros vai chegar a Sines em 2019, como está a avançar o Jornal Económico, na sua edição de hoje.

A operação vai ser feita por uma pela empresa de capitais mistos (Brasil e Espanha), a Ellalink, que assinou hoje o contrato de investimento. O cabo submarino entre a América Latina e a União Europeia, vai partir de Fortaleza no Brasil e terminar em Sines.

Páginas