Está aqui

Tecnologia

Já há solução para as filas nas praias. E não é nova

 A abertura oficial das praias portuguesas está marcada para 6 de junho e há uma empresa tecnológica portuguesa que tem a solução para controlar as filas de espera que se esperam este verão. A Proside detém a aplicação Proximo®, utilizada, por exemplo, em tribunais e serviços de saúde, permitindo o controlo de lotação dos espaços e gerindo o tempo de espera.

90% das empresas nacionais já estão a funcionar

A proporção de empresas em funcionamento na primeira quinzena de maio aumentou para 90%, face a 84% na quinzena anterior, segundo dados esta terça-feira divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e Banco de Portugal (BdP), que o Observador está a avançar.

Face à situação que seria expectável sem pandemia, 77% das empresas continuaram a reportar um impacto negativo no volume de negócios.

Odemira vai entregar 500 computadores e acesso à net gratuito a alunos carenciados

O Município de Odemira vai entregar um total de 500 computadores portáteis e 280 routers a alunos do concelho, para assegurar o acesso a meios informáticos e à Internet a todos, particularmente importantes no sistema atual de ensino à distância. A iniciativa insere-se nas medidas municipais de apoio às famílias do concelho de Odemira, com vista a minimizar os efeitos socioeconómicos da pandemia do Covid-19.

Alcácer lança plataforma para produtores locais venderem online gratuitamente

“Bairro” é a designação da plataforma criada pela empresa Agri Marketplace, sediada em Alcácer do Sal, para neste período de crise COVID-19 ajudar os pequenos agricultores locais a escoarem os seus produtos frescos.

Vinhos do Alentejo lançam agenda online para produtores e apreciadores

Estarmos confinados não significa estar impedido de continuar a gozar a vida e a saborear o que ela tem de melhor. Ora para nós, que somos suspeitos, uma das coisas boas que a vida nos dá é o vinho alentejano. para além de não precisarmos sair de casa para o adquirir, já que são inúmeras as marcas a dispor de lojas online, agora podemos também continuar a conhecê-los profundamente e até a trabalharmos a nossa vertente de "especialista".

Portugal lider europeu de cobertura de fibra ótica em zonas rurais

De acordo com o estudo anual realizado pela consultora IDATE para o FTTH Council Europe, a associação que representa o ecossistema Europeu de redes de fibra ótica, Portugal é o país com maior percentagem de cobertura de fibra ótica em zonas rurais. O relatório, publicado no final de abril, aponta que Portugal lidera o ranking Europeu com 53% das casas cobertas, seguindo-se Espanha com 42% e Suécia com 38%.

De acordo com a mesma fonte, Portugal evoluiu muito rapidamente na implantação de redes FTTH em áreas rurais, atingindo uma cobertura que triplica os valores médios na Europa.

Mourão está a distribuir 168 tablets e acesso gratuito à net a alunos carenciados

O Município de Mourão já iniciou a distribuição de um total de 168 tablets e acesso gratuito à internet a alunos carenciados daquele concelho alentejano, avança Maria Clara Safara, presidente daquela autarquia alentejana.

Reguengos atribuiu 142 computadores e acesso gratuito à net a alunos carenciados

O Município de Reguengos vai disponibilizar um computador portátil e acesso gratuito à internet aos alunos sinalizados pelo Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz (AERM) para que possam aceder "em igualdade" ao ensino à distância.

Portel vai distribuir 120 tablets e acesso gratuito à internet a alunos carenciados

A Câmara Municipal de Portel vai disponibilizar esta semana tablets e acesso gratuito à internet aos alunos do 1º, 2º e 3º Ciclos que não possuem esses equipamentos no domicílio, conforme indicação e levantamento efectuados pelo Agrupamento de Escolas daquele concelho alentejano.

A iniciativa pretende "permitir um melhor acompanhamento das actividades escolares do Plano Nacional de Ensino à Distância" a cerca de 120 alunos, promovendo o "sucesso escolar e a igualdade de oportunidades".

Câmara de Évora vai entregar 120 novos computadores aos Agrupamentos Escolares

Dada a crescente necessidade de disponibilizar equipamentos informáticos aos alunos do Concelho, no âmbito das suas competências e do Programa Municipal de Combate ao Insucesso Escolar, a Câmara Municipal de Évora resolveu antecipar alguns investimentos já previstos, como refere em comunicado.

Páginas