Alentejo Central

BORBA: CÂMARA OFERECEU ESPAÇO, MAS GNR CONTINUA EM CASA DE HABITAÇÃO

O impasse já dura há 3 anos: a autarquia cedeu uma antiga escola primária para ser requalificada como o novo posto da GNR local, mas as forças da autoridade continuam em edifício de habitação e sem condições.

À Lusa, António Anselmo – que renovado o seu mandato nas últimas eleições – revelou: "Faz-me confusão. Se calhar, com pouco dinheiro fazia-se um posto da GNR em condições.

LUIS AFONSO EXPÕE EM ALCÁÇOVAS

O Paço dos Henriques, em Alcáçovas, recebe “(…) esta coisa tão nossa de querer ser património da humanidade” , de Luís Afonso. Patente até final do mês de dezembro, esta exposição reúne cartoons publicados na última década e meia e que serão publicados em catálogo.

O cartoonista alentejano de “Barba e Cabelo” traz assim a Alcáçovas 17 painéis recheados de humor.

ACORDO ENTRE TITÃS DA AERONÁUTICA PODE AFETAR O ALENTEJO

O anúncio recente de um acordo entre os gigantes da aeronáutica Airbus e a canadiana Bombardier pode afetar o Alentejo e Portugal, onde a concorrente brasileira Embraer tem feito um forte investimento, sobretudo no cluster aeronáutico de Évora.

O receio tornou-se evidente no decorrer dos AED Days, um evento anual sobre a aeronáutica, espaço e defesa nacionais.

O acordo entre a Airbus e a Bombardier visa essencialmente o programa de construção de aviões CSeries da Bombardier, sendo esta aeronave uma das principais concorrentes da E-2 da Embraer, líder de mercado.

ARRAIOLOS É TAPETES E… EMPADAS

Dia 27 de outubro – e até 5 de novembro – Arraiolos estará em festa: começa a Feira do Tapete de Arraiolos.

Em simultâneo, começam também a 18ª Mostra Gastronómica e a 10ªº Festival da Empada.

Tapetes de Arraiolos de todas as cores e tamanhos, gastronomia variada, e empadas de fazer crescer água na boca, serão quanto baste para uma visita.

No entanto, pode ainda juntar a animação musical com os Jacarés, a 27, a banda XOK, a 28, e Miguel Ângelo, a dia 3 de novembro.

 

Imagem de ruralea.com

OUTONO CHEIO DE MÚSICA NO ALENTEJO

Decorre já hoje, 21 de outubro, o XXVII Encontro de Coros da Cidade de Estremoz, comemorando-se também o 37ª aniversário do Orfeão Tomaz Alcaide.

No encontro de coros atuarão o Orfeão Tomaz Alcaide, o Grupo Coral Stravaganzza, o Coral de S. Domingos e do Coro da Sociedade Musical Odivelense.

A organização é do Orfeão Tomaz Alcaide, com o apoio diversas entidades públicas e privadas.

A entrada livre, no entanto, sujeita à lotação da Igreja.

 

VINHO NOVO, TASCAS E PETISCOS NA FESTA DA VINHA E DO VINHO EM BORBA

A pacata cidade de Borba, no Alentejo Central, com pouco mais de 7 mil habitantes, já vai sendo "pequena" para a "enchente" de visitantes que anualmente ali se deslocam para o evento do vinho mais conhecido em terras do sul, a Festa da Vinha e do Vinho de Borba, que este ano decorre entre 11 e 19 de novembro.

DOCES TRADICIONAIS ALENTEJANOS COM FEIRA EM ALCÁÇOVAS

A Vila de Alcáçovas no Alentejo Central volta a acolher mais uma edição da Mostra de Doçaria, um dos principais eventos de inverno da região, no primeiro fim de semana de dezembro. A 18ª edição do certame decorre de 1 a 3 de dezembro e é uma organização do Município de Viana do Alentejo e Junta de Freguesia de Alcáçovas, no Largo da Gamita (coordenadas gps 38.386764 | -8.145122).

LELÉ - UM FADO DIFERENTE EM PORTEL

O Mês da Música, em Portel, uma iniciativa que ao longo dos anos se tem desenvolvido na promoção e divulgação dos vários estilos musicais do clássico ao experimental, passando pelo lírico, jazz e fado, entre outros géneros musicais, é assinalado, este ano, com o Fado Lelé.

O evento acontece no próximo dia 28, pelas 21h30, no Auditório Municipal, num evento promovido pela autarquia, sobe ao palco o projeto musical “Fado Lelé”.

MINISTRO PEDRO MARQUES EM ÉVORA PARA FAZER BALANÇO DO FUNDO JESSICA

A cidade de Évora recebe o Ministro do Planeamento e Infraestruturas Pedro Marque para o evento anual do Fundo Jessica. A iniciativa decorre no próximo dia 23 de outubro, no auditório da Fundação Eugénio de Almeida e servirá para fazer balanço da aplicação integral da primeira fase dos recursos e projetados os objetivos até 2021, anunciando-se as oportunidades e instrumentos de financiamento disponíveis para apoiar os promotores e as cidades nos próximos anos.

VIANA DO ALENTEJO: "ESTA COISA TÃO NOSSA DE QUERER SER PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE" EM EXPOSIÇÃO

O cartoonista Luís Afonso expõe no Paço dos Henriques em Viana do Alentejo "(...) esta coisa tão nossa de querer ser património da humanidade". A exposição temporária, que decorre até ao final do mês de dezembro, reúne cartoons publicados do autor na última década e meia e que serão publicados em catálogo.

A exposição temporária retrata através do olhar mordaz de Luís Afonso uma certa inquietude em 17 painéis recheados de humor.

Páginas