Alentejo Central

IPMA emite aviso amarelo para Portalegre, Évora, Beja e Setúbal

Os distritos de Portalegre, Évora, Beja e Setúbal vão estar sob aviso amarelo até às 21h00 do próximo sábado, devido à previsão de continuação de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A entidade prevê, para os próximos dias, a continuação de tempo quente. A temperatura máxima deverá variar entre os 30 e 35 graus na generalidade do território, devendo atingir valores entre 35 e 40 graus em algumas regiões do interior.

Jovens em campanha de sensibilização para desconfinamento em segurança na Praia da Amieira

Sob o slogan “O risco é real. Sê o herói deste verão!”, a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e a Federação Regional das Associações Juvenis do Alentejo (FRAJAL) promovem em parceria, a 11 de julho pelas 17h00, uma acção de voluntariado jovem na praia da Amieira (Portel), distribuindo máscaras de protecção individual e passando mensagens de sensibilização, para promover o desconfinamento em segurança entre os jovens e comprometê-los no combate à COVID-19, posicionando-os como agentes de saúde pública.

Vendas Novas ganha 30 lugares de estacionamento no centro da cidade

Já está a funcionar desde hoje a Bolsa de Estacionamento no Centro Tradicional de Vendas Novas, localizada na R. Joaquim Pedro de Matos, no terreno da antiga sede do Estrela Futebol Clube. Ao todo foram criados 30 novos lugares de estacionamento no centro daquela cidade alentejana.

Turismo está a recuperar em Viana do Alentejo

O Município de Viana do Alentejo está expectante em relação à retoma do turismo naquele concelho alentejano e vê no aumento do número de visitantes um sinal positivo. Para Bengalinha Pinto, Presidente daquela Câmara Municipal, os dados de que dispõe indicam um aumento do número de visitas turísticas, apesar das circunstâncias difíceis decorrentes da pandemia, quando comparado com os meses anteriores.

Projeto da U. Évora combate estereótipos de género na comunicação em saúde

Investigadores da Universidade de Évora vão construir uma ferramenta online para a deteção automática de estereótipos de género na comunicação em saúde, sugerindo alternativas ajustadas.

A investigação, denominada #Unstereotyped, é um dos 16 projetos financiados pela Fundação Para a Ciência e Tecnologia para estudar impactos de género no âmbito da pandemia de covid-19, de entre 145 candidaturas. Além disso, será coordenado por Rosalina Pisco Costa, pró-reitora da Universidade de Évora (UÉ) e investigadora do CICS.NOVA — Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais.

Portalegre, Évora e Beja sob aviso laranja devido ao calor

Os distritos de Portalegre, Évora e Beja estão sob aviso laranja até às 21:00 do dia de hoje, devido à persistência de valores elevados na temperatura máxima, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, a “situação de tempo seco e quente” deverá manter-se até meados da semana, prevendo-se “uma ligeira descida de temperatura na terça-feira”. Os valores da temperatura máxima podem aproximar-se de 40 e os 42 graus no interior do Alentejo.

Universidade de Évora abre hoje 72 vagas em Concurso Especial

A Universidade de Évora (UÉ) abre a partir de hoje, 6 de julho, 72 vagas distribuídas por 17 licenciaturas e mestrados integrados no âmbito do acesso ao Ensino Superior através do Concurso Especial para Titulares de Cursos de Dupla Certificação de Ensino Secundário e de Cursos Artísticos Especializados.

Museu Berardo Estremoz vai abrir este mês

O museu com a maior coleção privada de azulejos de Portugal vai abrir, dia 25 deste mês, em Estremoz.

Alentejo pode atingir temperaturas de 42ºC no fim de semana

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou que a temperatura deverá subir entre sexta e segunda-feira, com algumas regiões do interior do Alentejo a chegar aos 39 graus centígrados.

De acordo com o IPMA, esta “situação de tempo seco e quente” deverá manter-se até meados da próxima semana, prevendo-se “uma ligeira descida de temperatura na terça-feira”. No entanto, o pico de temperatura deverá ser atingido entre domingo e segunda-feira.

Cromeleque dos Almendres classificado como Zona Especial de Proteção

O Governo definiu o Cromeleque dos Almendres, no concelho de Évora, como Zona Especial de Proteção (ZEP). A portaria governamental, assinada pela secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Carvalho Ferreira, foi publicada em Diário da República, consultado pela agência Lusa.

Páginas