Alentejo Central

Viana do Alentejo na direção da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica

O Município de Viana foi eleito para a direção da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC), na reunião da Assembleia Geral, que decorreu na cidade de Aveiro.

Universidade de Évora vai formar gratuitamente executivos das empresas

A Universidade de Évora, em parceria com o projeto INDUPYMES 4.0, vai promover uma formação online gratuita concebida para responder às novas necessidades e desafios decorrentes da implementação das tecnologias e metodologias da Indústria 4.0, a realizar-se a partir do dia 27 de janeiro de 2022. 

Este programa de formação que integra docentes da academia eborense organiza-se numa estrutura dividida em 4 partes: Princípios e tecnologias; Formas de aplicação e impacto nas empresas; Processos de implementação e Impacto nos modelos de negócio e desenvolvimento de empresas.

Viana do Alentejo precisa “captar investimento e atrair população”

O concelho de Viana do Alentejo “sofre hoje dos problemas associados ao envelhecimento e ao processo de perda de população resultante de décadas de políticas centralizadoras que penalizaram, no essencial, os territórios do interior”, disse o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luís Miguel Duarte, no discurso com que assinalou as comemorações do 124.º aniversário da restauração do concelho.

Évora promove encontros do seu meio artístico e académico

O Centro de Arte e Cultura (CAC) da Fundação Eugénio de Almeida (FEA) está a organizar uma série de encontros com pessoas do meio artístico, cultural e académico de Évora, que irão decorrer a partir de amanhã, quarta-feira, na cidade alentejana.

De acordo com a fundação, citada pela Lusa, o programa, intitulado “Duas ou três coisas…”, prolonga-se até dia 29 de janeiro e consiste em “encontros com saberes, vozes e perspetivas da cidade, procurando campos de debate que cruzam Évora com os seus horizontes atuais”.

Biblioteca Itinerante de Redondo percorre o país

A exposição “Bibliotecas Itinerantes – Lugares de Futuro”, com a curadoria de António Bento Ramires, responsável pela Biblioteca Itinerante de Redondo (BIR),  está a percorrer o país para mostrar “o nobre papel que as bibliotecas móveis desempenham junto das comunidades mais isoladas”.

Em comunicado, o município adianta que a organização da mostra se realizou em conjunto com Carlos Mata Ferreira e Rui Guedes, tendo surgido no âmbito da IX Maratona de Leitura da Sertã.

Volta ao Alentejo em Bicicleta regressa em março

O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) decidiu apoiar a 39.ª edição da Volta ao Alentejo em Bicicleta, que se irá realizar entre os dias 16 e 20 de março de 2022.

Número de enfermeiros a emigrar aumenta desde 2020

Mais de 2000 enfermeiros solicitaram à Ordem a declaração para efeitos de emigração em 2020, desde o início da pandemia, adiantam os dados da Ordem dos Enfermeiros (OE).

No total, a OE recebeu 2143 pedidos de declarações: 1230 em 2020 e 913 em 2021, especialmente no segundo semestre do último ano, altura em que milhares de enfermeiros saem das escolas para o mercado. Enquanto até junho se tinham registado 277 pedidos de emissão de declarações, entre junho e dezembro esse número ascendeu a 636.

Biblioteca de Évora promove uma noite com “Harry Potter: Viagens mágicas”

Decorrerá dia 4 de fevereiro, na Biblioteca Pública de Évora (BPE), a iniciativa Harry Potter: Viagens mágicas” e a leitura das obras desta saga, da autoria da britânica JK Rowlling.

A iniciativa insere-se na programação mensal da BPE e as sessões decorrem das: 18h30 às 20h e das 21h às 22h30 e as inscrições são limitadas e devem ser realizadas através do email bpevora@bpe.bnportugal.gov.pt. Só após receber um email de resposta a inscrição estará completa.

Ervideira fechou o ano com faturação a subir 25%

A adega da Ervideira fechou o ano com faturação a subir 25% e com resultados líquidos de 10%.

Situada em Vendinha, entre Reguengos de Monsaraz e Évora, a adega alentejana enfrentou em 2021 um ano desafiante, em que o mercado esteve fechado cerca de três meses e meio, mas os resultados agora conhecidos mostram uma evolução positiva dos resultados obtidos após a quebra de faturação de cerca de 35% registada em 2020.

Mourão: Vitorino em homenagem ao Cante

Esta noite, sábado 15, pelas 21h30, no Pavilhão Gimnodesportivo de Mourão, o artista alentejano Vitorino, acompanhado pelos quatro grupos de cante alentejano do concelho de Mourão, vão homenagear o Cante.

Num tributo ao Alentejo e às suas tradições, o músico natural de Redondo vai estar acompanhado do Grupo Coral Flores de Abril, Grupo Coral Granjarte, Grupo Coral da Granja e Grupo Coral da Luz, num espetáculo que integra ainda as comemorações do Dia de Reis.

As portas abrem uma hora antes, sendo os lugares limitados e a entrada gratuita e realizada por ordem de chegada.

Páginas