Alentejo Central

O Espaço do Tempo atribui bolsas de criação de 25 mil euros

A associação cultural O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, acaba de abrir o período de candidaturas para a atribuição de quatro bolsas de criação no valor de 25 mil euros cada.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, O Espaço do Tempo indicou que a 5.ª edição das Bolsas de Criação na área das artes performativas contemporâneas, com um montante global de 100 mil euros, tem candidaturas abertas até ao dia 08 de novembro.

Montemor-o-Novo apoia Rugby Clube com 75 mil euros

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo assinou, recentemente, um contrato programa com o Rugby Clube de Montemor-o-Novo (RCM), para a época desportiva 2024/2025.

Évora quer erigir monumentos sobre cante alentejano

A Câmara Municipal de Évora está a estudar a construção de monumentos alusivos ao cante alentejano, para assinalar 10 anos da classificação como Património da Humanidade, e os 50 anos do 25 de Abril.

Em declarações à agência Lusa, Carlos Pinto de Sá, presidente do município, afirmou que “dentro de poucas semanas teremos as propostas e poderemos apresentá-las, em reunião de câmara, para discussão e consensualização”.

Universidade de Évora assinala Solar Day com empresas do setor energético

No próximo 8 de Outubro, a Universidade de Évora promove um encontro entre especialistas e empresas do setor energético para discutir as mais recentes tecnologias de energia solar e o futuro das energias renováveis, num evento focado na sustentabilidade e inovação. O encontro, que terá lugar no Colégio Espirito Santo, promete atrair tanto profissionais da área como académicos, decorrerá com uma programação variada e contará com a presença de vários representantes de peso no mercado.

Estremoz: Festival gastronómico “Cozinha dos Ganhões” em novembro

A “Cozinha dos Ganhões”, considerado o maior evento gastronómico do Alentejo, vai decorrer de 28 de novembro a 01 de dezembro no parque de feiras e exposições de Estremoz, no distrito de Évora, anunciou a Câmara Municipal.

Mas o que são os ganhões? O nome dado noutros tempos aos trabalhadores da lavoura nas herdades alentejanas que legou ao presente não só uma cozinha muito particular e saborosa mas também hábitos de confraternização e camaradagem que persistem naquela região até aos dias de hoje.

Alentejo Walking Festival apresentado na Casa do Alentejo em Lisboa

O Alentejo Walking Festival – Festival de Caminhadas, foi oficialmente apresentado na Casa do Alentejo, Lisboa, na presença do presidente e vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos e Pedro Beato, respetivamente, e dos seus embaixadores, Nelson Rosado e Sérgio Rosado, a dupla que forma a banda músicas Anjos.

Reguengos de Monsaraz promove literacia em saúde mental

O Dia Mundial da Saúde Mental vai ser assinalado na próxima semana pelo Município de Reguengos de Monsaraz com diversas atividades. A autarquia vai iluminar os Paços do Concelho de 7 a 11 de outubro com a cor de laranja, que é a cor da saúde mental.

Presidente da entidade regional de turismo candidata-se à agência regional de promoção

José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo

O presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, José Santos, é candidato a presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), nas eleições que vão decorrer em março de 2025.

Em comunicado, a ERT disse que a decisão de a Comissão Executiva da Turismo do Alentejo e Ribatejo apresentar uma candidatura à ARPTA foi tomada por unanimidade.

Reguengos de Monsaraz organiza Outono CulturArte com cinema, teatro, música e humor

O Município de Reguengos de Monsaraz vai organizar nos meses de outubro e novembro o Outono CulturArte no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz. A programação abre no dia 5 de outubro, às 11h, com um espetáculo intitulado “A Evolução Musical na História”.

IP vai investir 30,5M€ em obras no IP8 e construção de variante em Beja

A requalificação do Itinerário Principal 8 (IP8) entre Santa Margarida do Sado e Ferreira do Alentejo, consignada ontem, abrange um troço de 15 quilómetros e a construção de uma variante, revelou a Infraestruturas de Portugal (IP).

Em comunicado, a IP indicou que o auto de consignação da empreitada, que tem um investimento de 30,5 milhões de euros, decorreu ontem à tarde, na sede da empresa, em Almada, no distrito de Setúbal.

Páginas