Alentejo Central

Crescimento da população de javalis no Alentejo preocupa PCP

O receio do perigo de contágio de peste suína no Alentejo cresce devido aos vários casos da doença já registados na Europa. O aumento do número de javalis no Alentejo e a possível propagação peste suína africana está a preocupar os produtores de porco alentejano, uma vez que os javalis podem mesmo ser o maior foco de propagação desta doença que não é transmissível ao ser humano. O problema levou mesmo o PCP a questionar o Governo sobre as medidas de controlo dos javalis no âmbito da prevenção da peste suína africana

Nova unidade cardiovascular do Hospital de Évora vai duplicar número de intervenções cardíacas

Apesar de ainda não ter sido inaugurado o novo CRI (Centro de Responsabilidade Integrada Cardiovascular) do Hospital do Espírito Santo em Évora já tem valências a funcionar e prepara-se para abrir outras. Este novo centro destaca-se de todos os outros no País porque integra os cuidados cardiovasculares (cardíacos, vasculares e neurovasculares) numa única unidade, o que faz dele pioneiro. Mas segundo Maria Filomena Mendes, Presidente do Conselho de Administração daquele hospital, a este novo centro vão juntar-se mais dois, um na área Onco-Cirúrgica e outro de Cirurgia de Obesidade.

House of the Rising Sun em Reguengos. Sim, The Animals vão passar pelo Alentejo.

A banda sonora da terceira edição do festival internacional Reguengos Wine & Blues é composta pela banda inglesa Animals & Friends, que surgiu dos lendários The Animals e integra dois membros da formação da década de 1960, pelos portugueses Delta Blues Riders, pelos espanhóis Guitar Not So Slim e pelos italianos T-Roosters. O Reguengos Wine & Blues tem entrada gratuita e decorre nos dias 14 e 15 de agosto no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz.

Inaugurada a maior praia do Alqueva

Em janeiro, era uma forte convicção de José Manuel Grilo, presidente da Câmara Municipal de Portel, de que a terceira e maior praia do Alqueva – até ao momento – seria inaugurada este verão.

Hoje, é uma realidade. Um investimento da autarquia - com o apoio do Turismo de Portugal - orçado em mais de meio milhão de euros fez nascer a Paria da Amieira, inaugurada ontem, num ato presidido pela Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Montemor-o-Novo acaba de vencer Taça de Portugal de Xadrez

A A.Xat- Montemor-o-Novo venceu em Évora, este domingo dia 14, a Taça de Portugal em Xadrez após derrotar a Académica de Coimbra por 3-1. A equipa alentejana apresentou-se com Manuel Candelário, Jaime Santos, Daniel Esteban e Rui Dâmaso.

Para chegar a esta final a A.Xat derrotou a 13 de Julho a equipa do GD Cavadas por 4-0, enquanto nesse mesmo dia a Associação Académica de Coimbra derrotou pela margem mínima 2,5-1,5 a equipa AX Portugal/Atlantidiagonal “A” de Lisboa.

Novo bloco de rega de Reguengos de Monsaraz "vai transformar a região"

José Calixto, presidente do Município de Reguengos de Monsaraz está convicto que o novo Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz, um investimento superior a 30 milhões de euros, vai "transformar a região com benefícios incalculáveis para a agricultura e particularmente  para a nossa viticultura".

As declarações surgem na sequência de um encontro de trabalho entre o autarca e Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, que estão a avaliar o processo de implementação do "maior investimento do Estado Português no nosso território", como adianta José Calixto.

Estremoz: interior do castelo reabilitado por unidade hoteleira

O Tribuna Alentejo avançou a notícia em agosto de 2018: a antiga Casa da Câmara ou Casa do Alcaide-Mor, em Estremoz, tinha sido vendida em hasta pública à Sociedade Agrícola Monte das Barrocas, por 180 mil euros. Após uma primeira venda a uma empresa norte-americana e que acabou anulada, a Câmara Municipal de Estremoz decidiu levá-la a novo leilão sendo vendida à empresa sediada no concelho..

Avançava-se, à data, que o edifício de estilo manuelino, classificado como monumento nacional desde 1924, em ruínas há várias décadas, viria a ser um hotel de charme.

Monte dos Perdigões volta a abrir as portas

Finalmente reconhecido e classificado como Monumento Nacional pelo Estado Português, o Complexo Arqueológico dos Perdigões, em Reguengos de Monsaraz, volta a ter o seu “Dia Aberto”.

Após o - o Monte dos Perdigões, como, esta será a primeira edição do dia aberto nestas condições.

Feira do Chocalho junta Pedro Mestre, Raquel Tavares e dieta mediterrânica em Alcáçovas

Pedro Mestre e Raquel Tavares são os cabeça de cartaz da Feira do Chocalho 2019.

De 26 a 28 de julho, a vila de Alcáçovas recebe mais uma edição deste certame em homenagem ao Património Mundial da UNESCO, o chocalho, e que tem homenageado outros património mundiais nacionais - na edição de 2018 foi o Fado – recaindo o destaque, este ano, na Dieta Mediterrânica.

Amieira - a nova praia do Alqueva

Está prestes a ser inaugurada uma nova praia no Alqueva, a terceira, e surge na localidade de Amieira, concelho de Portel.

Será inaugurada à na próxima segunda-feira, 15 de julho, pelas 10h30, num ato presidido pela Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Esta nova praia da Amieira – e que vem juntar-se à já reconhecida marina local – contará com um relvado de 4.500 metros quadrados e 18.000 metros quadrados de areal, sendo complementada por diversos equipamentos de apoio e de lazer.

Páginas