Alentejo Central

Agricultura: Ministra admite mais restrições à utilização de água

Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura, assumiu ontem que existe a possibilidade de, dentro de pouco tempo, o Governo aumentar as restrições ao uso da água na agricultura devido à seca.

A ministra, que ontem esteve em Évora e marcou presença no Fórum Regional do Alentejo do Programa Bairros Saudáveis, admitiu que o Governo está preocupado com a situação de seca em Portugal, mas ressalvou que estão previstas medidas de contingência para as questões complicadas no setor da agricultura. 

Arraiolos convida a descobrir a guitarra portuguesa com Henrique Leitão

Na próxima sexta-feira, 8 de julho, o músico Henrique Leitão apresenta em Arraiolos o concerto “Singularidades da Guitarra Portuguesa: História, Repertório e Técnica”, durante o qual vai conversar, tocar, cantar e desenhar, destacando sempre a guitarra portuguesa que faz parte da sua vida desde os 14 anos de idade.

Este concerto tem início marcado para as 17:00 e decorre no Cineteatro de Arraiolos.

Temperaturas sobem a partir de hoje. Saiba como pode proteger-se do calor

A partir de hoje, quarta-feira, vai registar-se um aumento das temperaturas em Portugal continental, sendo previsível que amanhã estas ultrapassem os 40ºC em algumas regiões do país, o que leva também a um aumento considerável do risco de incêndio rural, alerta o IPMA.

De acordo com informações divulgadas por Bruno Café, meteorologista do IPMA, à Lusa, este fenómeno deve-se à passagem de uma massa de ar quente e seco sobre o território de Portugal continental a partir do dia de hoje.

Alentejo ganha 4 novos Cartórios Notariais

A rede de Cartórios Notariais foi alargada em 27 concelhos, incluindo Beja, Cuba, Almodôvar e Mora, numa cerimónia que decorreu ontem, segunda-feira, na sede da Ordem dos Notários Portugueses (ONP).

Em nota publicada na sua página de Facebook, a ONP revela que “27 notários tomaram posse, perante o Secretário de Estado da Justiça, Pedro Tavares, e o Bastonário da ON, Jorge Batista da Silva, das licenças de instalação de cartório notarial”.

Antigo mosteiro em Vila Viçosa será hotel de luxo em 2024

A empresa tailandesa Anantara, pertencente ao Grupo Minor Hotels, comprou, em parceria com o grupo português Investaureum, um antigo mosteiro em Vila Viçosa para o transformar num hotel de cinco estrelas com mais de 50 quartos.

De acordo com o jornal ECO, não se conhece o valor do investimento, mas sabe-se que o Anantara Royal Vila Viçosa Resort irá abrir portas em 2024.

Setor da Cultura no Alentejo deve qualificar recursos humanos

O estudo “Cultura no pós Alentejo 2020”, elaborado pelo Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC), recomenda a qualificação dos recursos humanos, a criação de instâncias de mediação nos programas de financiamento e o alargamento das redes a mais estruturas no setor da cultura no Alentejo.

Turismo no Alentejo continua com boa recuperação

O turismo na região do Alentejo continua a apresentar resultados positivos.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), citado pela Rádio Pax, no passado mês de maio, registaram-se cerca de 263 000 dormidas nesta região, o que representa um crescimento de 54,8% face ao mesmo período do ano passado.

A maior subida aconteceu no número de dormidas de não residentes, que aumentaram 241,7%, enquanto as dormidas de residentes tiveram um aumento de 17,5% face ao período homólogo.

Luto leva jovem alentejana a lançar o seu primeiro livro

Por Joana Mancha

 

Leonor de Matos Pereira tem 23 anos, é licenciada em Direito e agora também autora de um livro.

A jovem alentejana, natural de Évora, acaba de lançar o seu primeiro livro, um dos mais recentes lançamentos da editora Primeiro Capítulo. “Nos Olhos de uma Lágrima”, é o título pelo qual se apresenta o livro, escrito em forma de homenagem aos falecidos avós da autora.

Operação Hermes: GNR intensifica patrulhamento e fiscalização nas estradas

A Guarda Nacional Republicana (GNR) já deu início à “Operação Hermes – Viajar em Segurança” deste ano. Esta operação, que decorre até ao dia 11 de setembro, visa intensificar as ações de patrulhamento, fiscalização e apoio aos utentes das vias rodoviárias durante os meses de verão.

Alentejano é campeão nacional de FootGolf e vai ao campeonato do mundo

Pedro Brito, natural e residente de Évora, que representa o Grupo Desportivo Estoril Praia venceu o Circuito Nacional de FootGolf pelo 4º ano consecutivo este fim de semana nos campos de S. Estevão e Ribagolf em Samora Correia.

Páginas