Alentejo Central

Governo investe 500 milhões em obras rodoviárias no Alentejo e todo o país

O primeiro-ministro apresentou um conjunto de “pequenas grandes obras” rodoviárias no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), defendendo que o investimento de 500 milhões de euros “terá um impacto profundo económico, porque dinamizará pequenas e médias empresas e gerará emprego disseminado” no território nacional.

De acordo com a Lusa, António Costa assumiu esta posição no final da sessão de apresentação do programa de investimentos em infraestruturas no âmbito do PRR, que decorreu na sede das Infraestruturas de Portugal, no Pragal, no concelho de Almada.

Vaga de calor leva o Alentejo a bater os 30ºC

Os termómetros vão passar os 30 graus esta semana, com quinta-feira, 20 de maio, a constituir-se como o dia mais quente em todo o país, avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O fenómeno deve-se a uma massa de ar quente do Norte de África e, embora, a região do Algarve seja a mais afetada, há zonas do Baixo Alentejo nas quais as temperaturas previstas também ficam acima dos 30ºC, como Castro Verde, Mértola e Serpa, Alcácer do Sal e Beja. Em Évora e Beja os termómetros atingem os “33 e 32 graus”, respetivamente, avisa o IPMA.

Bacias hidrográficas do Alentejo aumentam o seu volume em abril

Quatro bacias hidrográficas aumentaram o seu volume armazenado durante o mês de abril, segundo os dados publicados pelo SNIRH – Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos.

De acordo com a Rádio Pax, das 59 albufeiras monitorizadas, 32 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e quatro têm disponibilidades inferiores a 40%.

Assim, na Bacia do Guadiana, seis barragens armazenavam mais de 80% do seu máximo e três estavam entre os 50 e os 80% da sua capacidade limite. Já Alqueva armazenava 90% da sua capacidade máxima.

Terceiro leilão solar é lançado em setembro para albufeiras alentejanas

O terceiro leilão de energia solar em Portugal, para 500 megawatts de produção através da instalação de painéis fotovoltaicos nos espelhos de água de 10 a 12 barragens, vai ser lançado em setembro, avança o Dinheiro Vivo.

Numa entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, o ministro do Ambiente indicou que estão já identificadas 7 albufeiras, quatro no Norte e três no Alentejo, estando ainda outras 10 em avaliação, nomeadamente Alto Rabagão, Paradela, Salamonde, Vilarinho das Furnas, Monte da Rocha, Santa Clara e Alqueva.

Grupo de Música Contemporânea de Lisboa toca em Reguengos de Monsaraz e traz maestro alentejano

O Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz  irá receber um concerto do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, dia 21 de maio, às 19h.

Intitulado “Rio do Tempo – Novos Maestros”, este concerto traz de volta a casa o maestro reguenguense João Defeza e que irá dirigir os músicos Susana Teixeira (Mezzo-soprano), João Pereira Coutinho (Flauta), Luís Gomes (Clarinete), José Sá Machado (Violino), Ricardo Mateus (Viola), Jorge Sá Machado (Violoncelo), Inês Cavalheiro (Harpa), Dana Radu (Piano) e Fátima Juvandes (Percussão).

Quase aí o Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo

De 26 de Maio a 6 de Junho , decorrerá a 13ª Edição do Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo.

A iniciativa é da “Alma d'Arame - Associação Cultural” e que apresentará dia 18 de Maio, o programa desta 13ª edição e que contará com alguns espetáculos internacionais do festival ao Teatro Ibérico, em Lisboa, entre 1 e 4 de Junho.

14ª Gala do Desporto do Alentejo Central, esta noite, em Portel

Esta noite, 15 de maio, no Auditório Municipal de Portel, decorre a 14ª Gala do Desporto do Alentejo Central.

Organizada pela CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e a Câmara Municipal de Portel, devido à atual situação pandémica, o evento será transmitido online e os interessados podem assistir à transmissão em direto a partir da Página de Facebook ou do Canal de Youtube da CIMAC.

Alandroal: começa hoje a XII Mostra Gastronómica do Peixe do Rio 

Nos restaurantes do concelho de Alandroal, a partir de hoje e até 30 de maio, um marca incontornável da gastronomia local e regional vai estar em grande destaque: o peixe do rio.

A XII Mostra Gastronómica do Peixe do Rio - ainda a decorrer de um modo adaptado à crise pandémica - não contará com a habitual feira nem com eventos paralelos, contando somente com as vertentes on-line e os espaços dos restaurantes.

Ministra garante que 4.720 pessoas já se mudaram para o interior

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, referiu nesta quinta-feira que 4.720 pessoas já se transferiram para o interior ao abrigo de programas do Governo, dizendo que são todos “bem-vindos”, adianta a agência Lusa.

Respondendo ao deputado e líder do Chega André Ventura, a ministra garantiu que “através do programa Trabalhar Interior conseguimos já captar 350 pessoas e, através do programa Regressar, 4.370 pessoas, ou seja, estamos a falar de 4.720 pessoas”.

Empresa espanhola investe 23 milhões em 3 parques solares no Alentejo

Uma empresa espanhola vai investir 23 milhões de euros na instalação de três parques solares no Alentejo, capazes de gerar 100 Gigawatt-hora por ano, o equivalente ao consumo de 30 mil casas, divulga a agência Lusa.

Em comunicado, a Rosseti Engenharia, empresa sedeada em Braga responsável pela construção dos equipamentos, explica que os parques solares vão ser instalados nos concelhos de Elvas, Alandroal e Arraiolos.

Páginas