Alentejo Central

Companhia de Dança de Évora vai atuar na Dinamarca

A CDCE – Companhia de Dança Contemporânea de Évora vai dar início à nova temporada com a apresentação de Tristão e Isolda, a mais recente criação da coreografa Nélia Pinheiro,.

Em setembro, a obra será apresentada em Oeiras e no Posthus Teatret, em Copenhaga, capital da Dinamarca.

Esta criação estreou.se em maio, em Castelo Branco, por ser uma encomenda do Município de Castelo Branco à coreógrafa Nélia Pinheiro, numa parceria com a CDCE como entidade co-produtora.

Vendas Novas em festa com Miguel Gameiro e Diogo Piçarra

É a celebrar o seu 56.º aniversário – a 7 de setembro - que Vendas Novas vai receber Miguel Gameiro e Diogo Piçarra nas Festas da Cidade, que decorrem de 6 e 9 de setembro.

São quatro dias de animação sendo que os espetáculos principais terão lugar pelas 22h.

No dia 6, sobem ao palco Cantigas do Festival, um projeto musical que faz uma viagem por temas vencedores do Festival da Canção; dia 8, o consagrado músico Miguel Gameiro e dia 9, a jovialidade de Diogo Piçarra.

Tudo se passa à volta de um mastro

“Um mastro por um dia” é uma proposta artística da Associação PéDeXumbo.

“O mastro como um pau que se ergue para chegar ao céu e assim agradecer, sabe-se lá a quem, uma boa nova que aconteceu ou que aí vem…

O momento de dançar à volta desta marca, a celebração do que é o trabalho em comunidade para um fim, o derrubar o mastro…

O fecho de uma promessa de festa que não acaba!...”

Beja: 15 anos de Palavras Andarilhas

Beja recebe mais uma edição - a décima quinta - das Palavras Andarilhas | Encontro dos Aprendizes do Contar, de 23 a 26 de agosto.

Já é conhecida a programação desta edição e propõe OLHARES diversos sobre a arte da palavra dita e impressa, em oficinas, tertúlias e conferências, apoiando a formação dos mediadores de leitura que acorrem a Beja, nestes dias um lugar de RESPIRAR.

Escritores como Viale Moutinho, Eugénio Roda, Rita Taborda Duarte vão participar, além de outros criadores convidados que vão partilhar os seus universos.

Évora: Corrida e Caminhada pelas crianças com cancro

“Acreditar faz-me mais forte” é o lema do Projeto Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, criada em 1994, e que no próximo dia 30 de agosto (quinta-feira) vai ser ajudada, em Évora, através de uma caminhada e corrida, a partir das 21h30, na Praça de Giraldo.

Pedreiras de Borba e Vila Viçosa assaltadas

Aconteceram, esta quarta-feira, diversos assaltos a pedreiras dos concelhos de Borba e Vila Viçosa e que visaram o roubo de cabos de cobre.

Não é a primeira vez que acontecem assaltos nestes concelhos para roubar cobre sendo que, esta leva de assaltos mais recente, deixaram mesmo inoperacional uma das empresas extratoras e com um prejuízo na ordem dos 120 mil euros.

As forças de segurança estão a par da situação, mas não há detidos até ao momento.

 

Imagem de amantesdeviagens.com

 

 

Florbela Espanca revisitada pelo Centro Camões em Angola

Luanda dedicou à poetisa alentejana Florbela Espanca a sétima edição de um programa que aprofunda autores de língua portuguesa, no Centro Cultural Português Camões.

Há um novo movimento que defende mudanças no Alentejo

Organizações empresariais, destacados académicos, artistas, dirigentes da administração pública, empresários e outros cidadãos acabam de criar um novo movimento que defende mudanças no domínio das acessibilidades e transportes no Alentejo. 

Jogadora de futsal da Universidade de Évora contratada pelo Benfica

O Sport Lisboa e Benfica está a avançar no seu site que acaba de contratar Ana Filipa Mendonça, a pivô de 25 anos que brilhou durante a época passada na equipa de futsal da Universidade de Évora e que venceu o último Campeonato Nacional Universitário de Futsal. 

Ana Filipa Mendonça, estudante de Ciências do Desporto, reforça assim equipa feminina de futsal do Benfica na próxima temporada desportiva.

 

 

Agenda Digital para o Alentejo lançada hoje em Évora

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), a Agência para o Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) e a tecnológica DECSIS assinaram ontem um Protocolo de Cooperação que visa a "formulação e a implementação de uma “Agenda Digital para o Alentejo”.

Páginas