Alentejo Central

O Alentejo emancipou-se do PCP

Como é sempre bom reavivar memórias, visto que já não escrevo há muito tempo, sou um eleitor histórico e crónico do PCP. Sou daqueles como o secretário-geral Paulo Raimundo disse “podem não concordar com tudo, mas votam CDU”. O tema que me traz é a perda por parte da CDU do último bastião histórico desde as primeiras eleições livres, Beja e a consequente e obrigatória reflexão sobre o que isto quer dizer.

Reguengos de Monsaraz apoia jovens, natalidade e IPSS

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz vai criar um banco de fraldas, ajudar o arrendamento dos jovens e atribuir um apoio extraordinário para a gestão dos lares de idosos do concelho.

Em comunicado, a autarquia explica que o objetivo destas medidas é “apoiar a natalidade, a fixação e a melhoria da qualidade de vida dos jovens residentes no concelho e ajudar nas despesas de funcionamento das estruturas residenciais para pessoas idosas, contribuindo para uma maior coesão social”.

Os tapetes voltam às ruas de Arraiolos

A iniciativa “O Tapete está na Rua”, promovida pela Câmara Municipal de Arraiolos, volta à vila alentejana entre 6 e 10 de junho, para salvaguardar, divulgar e dar a conhecer os “saberes e saberes fazer” da região.

A iniciativa integra um conjunto de atividades culturais, nomeadamente o artesanato, recriação histórica, espetáculos, exposições e produtos locais com especial destaque para a “Mostra de Tapetes de Arraiolos” no Centro Histórico da Vila.

Apoios da Cáritas de Évora aumentaram em 2023

Os apoios financeiros concedidos pela Cáritas Arquidiocesana de Évora a famílias carenciadas aumentaram em 2023, em comparação com o ano anterior, e a tendência de subida mantém-se este ano, revelou um responsável da instituição.

Em declarações à agência Lusa, o coordenador do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social da Cáritas de Évora, Jorge Rodrigues, indicou que, no ano passado, foram atribuídos 1.577 apoios financeiros, que correspondem a 200.997,63 euros.

“Em 2022, tinham sido, em termos de apoios financeiros, 1.509, com 176.948,18 euros”, comparou.

EDIA com luz verde para investimentos superiores a 119ME

José Pedro Salema, Presidente do Conselho de Administração da EDIA

O Governo autorizou a empresa gestora do Alqueva a avançar com um investimento global superior a 119 milhões de euros, para três projetos, com a verba mais elevada destinada ao Circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz (Évora).

Em comunicado, o Ministério da Agricultura e Alimentação revelou que “o Governo autorizou um investimento superior a 88 milhões de euros no Circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz e respetivos blocos”.

Petição pede videovigilância no centro histórico de Évora

Uma petição com mais de 800 assinaturas defende um sistema de videovigilância no centro histórico de Évora, para tentar inverter a alegada sensação de insegurança. A câmara municipal tem a ideia em estudo.

Em declarações à Lusa, Isabel Saianda, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Centro Histórico de Évora (AMACHE), indicou que a videovigilância “é a única solução para inverter a sensação de insegurança e isso está nas mãos da autarquia”.

Produção de amêndoa no país aumenta impulsionada pelo Alentejo

A produção de amêndoa em Portugal cresceu quase 40 000 toneladas entre 2010 e 2022, impulsionada pelo aumento da área de amendoal no Alentejo, Beira Interior e Trás-os-Montes.

Segundo os dados do Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos (CNCFS), citados pela agência Lusa, a produção de amêndoa com casca em Portugal passou de 7012 toneladas em 2010 para 46 215 toneladas em 2022.

Sérgio Godinho festeja 25 de Abril em Évora

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o município de Évora traz Sérgio Godinho à cidade para um concerto a realizar-se no dia 24 de abril, na Praça de Giraldo.

Em comunicado, a autarquia refere que, “para além de ser um nome grande da música portuguesa, Sérgio Godinho é, reconhecidamente, um cantautor umbilicalmente ligado à Revolução”.

Após o concerto de Sérgio Godinho, pela meia-noite, canta-se a “Grândola Vila Morena”, de Zeca Afonso, com a participação dos Cantares de Évora. A noite termina com o já aguardado fogo-de-artifício.

Viana do Alentejo prepara janelas “engalanadas” para a Romaria a Cavalo

A Câmara Municipal de Viana do Alentejo abriu as inscrições para a edição deste ano do concurso “Janelas, Varandas e Montras Engalanadas”, para festejar a chegada da Romaria a Cavalo, vinda da Moita.

Segundo a agência Lusa, as inscrições estão abertas até dia 12 de abril. O município indicou ainda que, nesta 10.ª edição, o concurso abrange duas zonas distintas: o percurso da romaria e restantes arruamentos da vila.

Além disso, está dividido em duas categorias: a de melhor janela e/ou varanda e a de melhor montra, podendo cada participante concorrer apenas a uma delas.

Vila Viçosa organiza Semana do Japão

A Câmara Municipal de Vila Viçosa vai organizar, de 18 a 22 de março, a Semana do Japão, para comemorar os 440 anos da visita da Embaixada Japonesa Tensho a Vila Viçosa.

Em comunicado, o município explica que se associou à Embaixada do Japão em Portugal, à Fundação da Casa de Bragança e ao Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, com o intuito de organizar um programa de atividades relacionadas com o tema.

Páginas