Alentejo Central

Santuário no Alentejo recebe primeiros elefantes em 2026

O primeiro grande santuário europeu para elefantes, que está a ser preparado nos concelhos de Vila Viçosa e Alandroal, começa a receber animais nos primeiros três meses do próximo ano, noticia o portal New in Town (NiT).

Este projeto, anunciado em 2022, foi oficialmente apresentado no dia de ontem, quinta-feira (06), em Vila Viçosa, pela organização sem fins lucrativos Pangea.

Vendas Novas dedica fim de semana às migas e açordas

Nos próximos dois dias (08 e 09), 17 restaurantes de Vendas Novas juntam-se ao Fim de Semana Gastronómico das Migas e Açordas, uma iniciativa promovida pelo município, que destaca mais uma vez “alguns dos pratos mais emblemáticos da gastronomia alentejana”, pode ler-se em comunicado.

Crianças de Évora comem poucos legumes e não brincam o suficiente

A Universidade de Évora, em colaboração com a Nova Medical School, em Lisboa, concluiu num estudo sobre saúde e bem-estar infantil no concelho de Évora que as crianças comem poucos legumes, não brincam o suficiente e passam demasiado tempo a olhar para ecrãs.

Segundo a agência Lusa, o estudo integra o projeto Run Up, que pretende analisar a saúde das crianças no Alentejo e promover-lhes mudanças positivas.

Estremoz celebra Magusto com “Castanhas e Cantigas”

O município de Estremoz organiza, no próximo dia 11 de novembro, pelas 14:30, o Magusto de São Martinho, com “Castanhas e Cantigas” a ter lugar no Rossio Marquês de Pombal.

Em comunicado, a Câmara Municipal refere que a iniciativa tem início pelas 14:30, com cantigas e poemas interpretados pelas crianças do 1.º ciclo e pré-escolar do ensino público e privado.

Évora 2027 receberá 1,5M€ para reforço de programação

A ministra da Cultura, Margarida Balseiro Lopes, anunciou, esta segunda-feira no parlamento, que a linha de financiamento “Vagar”, da iniciativa Capital Europeia da Cultura (CEC) Évora_27, contará com 1,5 milhões de euros para reforço de programação cultural.

Segundo a agência Lusa, a ministra falava numa audição parlamentar sobre a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2026.

Alentejo regista maior crescimento turístico do país

No passado mês de setembro, o Alentejo destacou-se como a região portuguesa com o maior crescimento no número de dormidas turísticas, registando uma subida de 8% em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, citado pela Rádio Pax, “o Alentejo foi a única região em que a estada média dos residentes (2,02 noites) foi superior à dos não residentes (1,92 noites)”.

Jantar vínico nos Açores homenageia Alentejo e Algarve

No próximo sábado (08), o Balcony Restaurant, em Ponta Delgada, recebe o 9.º Jantar Vínico Rotas da Insulana, que conta com um menu elaborado pelo chef Rui Prado e é dedicado às regiões do Alentejo e do Algarve. Os vinhos são da Herdade dos Grous.

De acordo com o portal Sapo, este jantar marca a estreia do chef Rui Prado na liderança da cozinha. As harmonizações estão a cargo do chef de sala Acácio Oliveira.

Sword Health poderá criar polo tecnológico em Évora

A empresa Sword Health oficializou parcerias com as universidades de Évora e Trás-os-Montes e com o Instituto Politécnico de Castelo Branco, pretendendo criar um polo tecnológico numa dessas regiões do interior de Portugal. De acordo com o jornal ECO, a escolha da localização vai ser feita “em função do sucesso que houver em cada uma destas parcerias”.

Alentejo: projeto atribui bolsa de 10 mil euros para criação artística

O projeto “Sementeira – Bolsa de Novas Criações para o Alentejo” vai atribuir, em 2026, uma bolsa de 10 mil euros e apoios para a criação artística no Alentejo, contemplando cinco residências e uma digressão por vários municípios da região.

De acordo com a agência Lusa, o projeto é promovido pela Antípoda – Associação Cultural, em parceria com O Espaço do Tempo, Alma d’Arame, Pó de Vir a Ser e Centro de Artes e Espetáculo (CAE) de Portalegre.

Unidade de Saúde do Alentejo Central tem novo presidente

Carlos Mateus Gomes, empresário de 61 anos, foi nomeado pelo Governo para o cargo de presidente do Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC), em Évora.

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, citado pela agência Lusa, a nomeação aconteceu após parecer favorável da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP).

Páginas