Alentejo Central

UÉ faz parte de projeto de criação de aplicação para reduzir sinistralidade rodoviária

A partir deste mês, o Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Setúbal vai utilizar uma nova aplicação digital que se destina a ajudar na redução da sinistralidade rodoviária, desenvolvida depois da celebração de uma parceria com a Universidade de Évora (UÉ), através do MOPREVIS.

Mora: Migas Alentejanas são agora Marca Nacional

O registo das Migas Alentejanas como Marca Nacional, solicitado pelo Município de Mora, recebeu a aprovação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Esta aprovação trata-se de “um passo importante naquela que é a necessária valorização e certificação da gastronomia tipicamente alentejana, neste caso, a cozinha tradicional do Concelho de Mora”, de acordo com o município, que adianta que este prato, muito consumido pelas gerações mais antigas, é habitualmente confecionado nos restaurantes locais.

Presidente da Câmara de Estremoz antevê dificuldades depois do chumbo do orçamento

José Daniel Sádio, presidente da Câmara Municipal de Estremoz, alertou durante o dia de ontem, 1 de dezembro, para as dificuldades que o município vai ter de enfrentar devido ao chumbo da proposta de orçamento municipal para o próximo ano pela oposição.

“O chumbo de um orçamento não é uma brincadeira. Os que andam na política, com mais ou menos experiência, têm de ter responsabilidade e a consciência do problema que colocam em cima, não só do executivo, mas de Estremoz”, disse o autarca do PS, citado pela agência Lusa.

Universidade de Évora cria Sistema Inteligente para Turismo

A Universidade de Évora (UÉ) desenvolveu a Plataforma PISTA Digital, um Sistema Inteligente para o Turismo Sustentável do Alentejo e Ribatejo, pioneiro no nosso país.

De acordo com o jornal Sul Informação, a sessão de apresentação desta ferramenta pioneira vai ter lugar no próximo dia 5 de dezembro, na UÉ, e contará com a presença de Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.

PSD pede “mais urgência” nas obras de 3 escolas em Évora

O PSD pede ao Governo “maior urgência” na realização de obras de requalificação em três escolas do distrito de Évora, duas secundárias e uma básica, devido à existência de problemas estruturais nos edifícios.

De acordo com a agência Lusa, esta posição consta de um projeto de resolução subscrito por um grupo de 13 deputados do partido e apresentado na semana passada na Assembleia da República.

Reguengos de Monsaraz dá prémios a quem comprar localmente

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz vai promover a campanha “Natal é no Comércio Local”, entre os dias 1 e 31 de dezembro, com o objetivo de “incentivar as compras no comércio tradicional local, mas também nas unidades de alojamento, restauração e bebidas do concelho”.

Banco Alimentar de Évora recolhe menos 15% de alimentos

A campanha do Banco Alimentar Contra a Fome de Évora, realizada no passado fim de semana junto de superfícies comerciais, recolheu menos 15% de alimentos, face à iniciativa homóloga de 2021, ficando-se pelas 34,6 toneladas.

Segundo o Banco Alimentar de Évora, citado pela agência Lusa, apesar das “grandes dificuldades económicas” e de ter decorrido uma prova desportiva na cidade, “os alentejanos corresponderam, à medida das suas possibilidades, ao pedido de ajuda aos mais carenciados”.

Évora Hotel volta a receber Mercado de Natal

O Évora Hotel volta a receber mais uma edição do Mercado de Natal, a ter lugar no fim de semana de 3 e 4 de dezembro, entre as 11:00 e as 18:00.

Segundo a organização, citada pelo portal New in Town, “uma das missões do hotel tem sido proporcionar momentos únicos e memoráveis, através dos vários eventos anuais que organiza”. Neste sentido, a unidade hoteleira irá acolher algumas das principais marcas da região, reunindo o que de melhor se produz no Alentejo.

Produtor alentejano em Mora abre portas a 1 de dezembro

O produtor alentejano Joaquim Arnaud vai abrir as portas da sua propriedade em Pavia, no concelho de Mora, para “dar a conhecer e provar uma seleção de vinhos das principais regiões vitivinícolas, em harmonia com algumas das mais apetecíveis iguarias tradicionais”.

INATEL Évora celebra 80 anos

A Fundação Inatel irá celebrar no próximo dia 29 de novembro, no Palácio Barrocal – Évora, a Comemoração do 80º Aniversário da INATEL ÉVORA.

As comemorações contam com um espetáculo de marionetas para crianças de ERA UMA VEZ – Teatro de Marionetas, momentos musicais de Kalimotxo Orkestar e para finalizar um concerto da Orquestra de Bairro da associação PédeXumbo.

Na galeria de exposições do Palácio vai também ser inaugurada a exposição INATEL ÉVORA: 80 Anos ao Serviço da Comunidade.

Páginas