Alentejo Central

Na sexta extinção, o asteróide somos nós

Hoje, 22 de abril, celebra-se o “Dia Internacional da Mãe Terra”, efeméride que tem por objetivo apelar à responsabilidade coletiva com a intenção de preservar a natureza e a biodiversidade.

No entanto, não basta apelar! Nas atuais circunstâncias, um olhar mais atento sobre o planeta sugere que, se nada mais for feito, estamos à beira de uma possível sexta extinção em massa.

Eborense apita hoje o Benfica-Marítimo

O árbitro eborense Luís Godinho vai apitar a partida que encerra a 30ª jornada da I Liga, entre Benfica e Marítimo, no Estádio da Luz.

Luís Godinho, com 33 anos apita a quarta partida do Benfica esta temporada, depois de ter estado no empate frente ao Sporting, na terceira jornada do campeonato, na vitória contra o Rio Ave, jogo de estreia de Bruno Lage, e também no triunfo das águias por 2-1, novamente contra o Sporting, para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, segundo a RR.

Agropecuária, azeite e vinho - está de regresso parte da História de Estremoz

A agropecuária, o azeite e o vinho – além da gastronomia de modo geral, da tradição e animação - regressam em força a Estremoz.

Vem aí a 33ª edição da Feira Internacional Agropecuária de Estremoz – FIAPE e começa no próximo dia 1 de maio.

Integrados na feira, existirão vários concursos como o XXIV Concurso de Cozinha Alentejana, o VII Concurso Regional de Azeites – Prémio FIAPE e o V Concurso de Vinhos de Estremoz e aos quais se juntam, este ano, o II Concurso Nacional de Ovinos Suffolk e o XX Concurso Nacional de Jovens Reprodutores de Raça Charolesa.

Quando as mulheres eram esquecidas

De 22 a 24 de abril, em Évora, decorrerá o Congresso Internacional | "Um Reino de Mulheres: Expressões literárias, culturais e artísticas nas instituições monástico-conventuais femininas", o congresso que recorda a multidão de mulheres importantes que fizeram História e que foram vítimas do esquecimento.

Foram muitas as mulheres que, nas expressões literárias, culturais e artísticas nas instituições monástico-conventuais femininas fizeram história e foram esquecidas; serão recordados pela Universidade de Évora a 22, 23 e 24 de abril de 2019.

Batalha de La Lys e 25 de Abril celebrados em Reguengos

“Raiva” faz parte das celebrações do 25 de Abril e do 101º aniversário da batalha de La Lys.

O filme do “alentejano” Sérgio Tréfaut será exibido a fechar o programa comemorativo, às 16h30, no auditório municipal, e contará com a presença do protagonista do filme o ator Hugo Bentes.

Romaria antiga a cavalo leva cerca de um milhar de romeiros a Viana do Alentejo

Não há uma data precisa que registe quando começou a tradição dos lavradores da Moita de se fazerem deslocar a cavalo para uma romaria ao Santuário de Nossa Senhora D'Aires, em Viana do Alentejo, para pedir protecção e a benção para as colheitas. O que se sabe é que esta romaria ficou interrompida por cerca de 70 anos, até que foi recuperada em 2001.

Arraiolos entregou 60 mil euros em apoios a estudantes da terra

O Município de Arraiolos juntou cerca de meia centena de alunos e pais para a entrega de apoios aos estudantes no valor total de 60 mil euros correspondentes ao atual ano letivo. Os apoios servem para encarregados de educação comprarem livros e material escolar no ensino básico e finaciam também os estudos de estudantes do ensino superior com carência económica.

Taxistas de Évora e Montemor vão trabalhar com app como a Uber e usar farda

A Associação Nacional de Transporte Rodoviário em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) lança na próxima semana uma app para os taxistas e que vai concorrer com as plataformas como a Uber, a Bolt e outras.

Crise energética e chuva não afastam turistas da Páscoa do Alentejo. Hotéis quase nos 90%

Para Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo esta será uma "Páscoa excelente no contexto do que tem sido o crescimento do Alentejo" no que diz respeito ao turismo de famílias que só podem gozar pausas quando os filhos estão de férias, apesar do pânico gerado com a greve dos motoristas de transportes de matéria perigosa e da corrida aos postos de combustíveis, que estão a encerrar sucessivamente e à medida que vão esgotando os seus stocks de combustível.

Évora: CTT testou com sucesso camião a gás natural

Os CTT testaram o seu camião de distribuição movido a gás natural no percurso Lisboa-Porto/Évora/Torres Vedras, em parceria com a Iveco Portugal e a DouroGás. A empresa de correios já detém a maior frota de veículos de transporte e logística do País, com 311 veículos elétricos e 10% da frota movida a combustível não fóssil e prepara-se para investir mais 40 milhões de euros na modernização da rede postal e logística nos próximos dois anos..

Páginas