Alentejo Central

Ar polar vai fazer cair as temperaturas no Alentejo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)  lançou um aviso amarelo para amanhã sábado, para todo o País devido à chuva e vento forte com rajadas que podem chegar aos 110 quilómetros por hora nas terras altas e prevê também queda abrupta das temperaturas na ordem dos 2 a 5 graus devido a ar polar.

Para Évora o IPMA prevê para amanhã uma máxima de 14 graus e uma mínima de 6 graus. Para Beja 15 de máxima e 6 graus de mínima. Para Portalegre 13 de máxima e 5 graus de mínima. As temperaturas deverão subir um pouco a partir de domingo.

 

Espumante Cartuxa acaba de vencer medalha de ouro

O espumante Cartuxa Reserva 2012, produzido pela Fundação Eugénio de Almeida, acaba de ser distinguido com medalha de ouro no concurso Effervescents du Monde 2019.

Este ano, este importante concurso mundial de espumantes, atribuiu 23 medalhas de ouro e 165 medalhas de prata a espumantes de vários países do mundo. Participaram no concurso 564 espumantes de 22 países. O juri foi composto por 100 especialistas que se reuniram para as provas em Dijon, França.

Reguengos de Monsaraz atribui Chave de Honra da Cidade ao ex-ministro Capoulas Santos

Reguengos de Monsaraz decidiu hoje distinguir o ex-ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, com a Chave de Honra do Município de Reguengos de Monsaraz.

O município alentejano propôs hoje a atribuição em reunião de Câmara justificando a decisão por considerar que Capoulas Santos foi "personalidade absolutamente fundamental no apoio ao desenvolvimento da CARMIM, no processo de aprovação do bloco de rega do nosso Concelho e subscritor, enquanto deputado, da proposta de elevação de Reguengos de Monsaraz à categoria administrativa de Cidade".

Reguengos de Monsaraz apresenta estudo sobre a situação dos ciganos em Portugal

O auditório da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz vai receber no dia 22 de novembro o seminário “Ciganos e Literacia Digital” com uma sessão de abertura às 9h30 com a presença de José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, e Olga Magano, professora na Universidade Aberta e investigadora do Centro de Investigação e Estudos em Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa.

"O Alentejo está a perder 8 pessoas por dia"

“O Alentejo está a perder oito pessoas por dia”, denunciou ontem, 18 de novembro, o presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, numa conferência organizada pelo Jornal Económico e a Altice Portugal, na Universidade de Évora, a propósito de inovação no mercado de trabalho.

Para o autarca a solução passa por uma economia diversificada e maior equilíbrio entre os centros urbanos e o mundo rural. "Évora é apenas um ponto" num vasto território que acolhe também atividades "que fixam população".

Há um ano desabou a estrada EM255 em Borba e morreram 5 pessoas

Há precisamente um ano o país sobressaltou-se com o desabamento de um troço de cerca de 100 metros de uma estrada em Borba, mesmo junto a duas pedreiras de mármore, onde morreram 5 pessoas, enterradas sob toneladas de rocha e terra.

Duas das vítimas eram operários de uma empresa de mármore e encontravam-se em trabalho no fundo da pedreira e três outras vítimas circulavam na malograda estrada quando esta desabou.

Vinhos do Alentejo vão plantar 1200 árvores para combater área ardida este ano

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e a Associação - Plantar uma Árvore lançam uma grande iniciativa a favor do ambiente no próximo dia 21 de novembro, onde vai plantar 1200 árvores no Jardim Público de Vila de Frades, em Vidigueira.

A CVRA lembra que até 30 de Setembro deste ano, deflagraram 893 incêndios rurais na região do Alentejo, o que resultou em 5 mil hectares de área ardida e por isso pretende "minimizar o impacto" dos incêndios através de uma iniciativa de reflorestação que abrange Vidigueira e Montemor-o-Novo.

 

Alandroal mantém programa que distribui fruta gratuita ao pré-escolar e 1.º ciclo

O Município de Alandroal vai manter o reforço do Programa de Fruta Escolar, como avança em comunicado.

A medida consiste na oferta de fruta escolar e hortícolas duas vezes por semana no ensino pré-escolar e 1º Ciclo em todo o concelho. No ano escolar 2018/2019 o Município alargou a medida ao 1º Ciclo, já que o programa só incluia o ensino pré-escolar.

O início do projeto decorreu de uma candidatura que o município fez ao Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas no final do ano passado e agora vai manter-se-

Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo promove projetos financiados pela União Europeia

A Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), está a organizar três eventos de divulgação sobre a Politica de Coesão da União Europeia, com o objetivo de dar a conhecer e divulgar projetos, que foram financiados por fundos comunitários.

No dia 20 de novembro de 2019, realiza o "Alentejo Innovation, Technology and knowledge Safari", uma visita a vários projetos financiados pela União Europeia no Alentejo, com partida de autocarro em Évora até Monsaraz.

Évora: 4ª Conferência “Portugal Inteiro” com foco no mercado de trabalho e inovação

Será já a quarta conferência “Portugal Inteiro” (de um total de 5) e este encontro, em Évora, irá focar-se no Ensino Superior, no poder local, na imprensa regional, inovação e turismo no Alentejo.

Com o objetivo de descentralizar o debate sobre temas da atualidade nacional, as conferências “Portugal Inteiro” da Altice e Jornal Económico já decorreram em Faro, Vila Real e Guarda, sendo agora Évora a escolhida, antes da conferência final a ter lugar no início do próximo ano.

Páginas