Está aqui

Internacional

Dom Borba, o azeite alentejano que acaba de vencer ouro e prata lá fora

A Cooperativa de Olivicultores de Borba voltou a ser galardoada, através de um azeite da sua marca, em dois dos mais importantes concursos de azeites do mundo

“Dom Borba – Selecção Azeite Virgem Extra”, recebeu o Prémio Prestige Gold para azeite virgem extra no concurso internacional Terraolivo , que se realizou em Israel e que reconheceu a qualidade deste azeite produzido em Borba.

Consórcio com Universidade de Évora lança App Generation Solar no IOS

Lançada pelo projeto multinacional GRECO, que integra a Universidade de Évora, a app de ciência cidadã Generation Solar está agora disponível na App Store da Apple, depois de anteriores versões para website e Android.

Vinhos alentejanos protegidos no acordo entre a UE e a China

Os vinhos com indicação geográfica do Alentejo, entre tantos outros produtos nacionais, passaram a ser protegidos no acordo fechado entre a União Europeia e a China, que pretende combater a imitação e usurpação de 100 indicações geográficas europeias no mercado chinês e 100 indicações geográficas chinesas no mercado europeu.

Alentejo é palco do Festival Terras sem Sombra entre outubro e dezembro

A 16.ª edição do Festival Terras sem Sombra, que foi interrompida em março devido à covid-19, vai ser retomada em outubro, em vários concelhos do Alentejo, para mais sete fins de semana com concertos e ações sobre património e biodiversidade, anunciou a organização.

Ursula von der Leyen faz discurso do Estado da União aos europeus

O dia 16 de setembro, a partir das 8h00, vai ser marcado pelo Discurso do Estado da União 2020, pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Trata-se do seu primeiro discurso sobre o estado da União, um discurso anual que o Presidente da Comissão Europeia profere, em setembro, perante o Parlamento Europeu e este ano pode ser seguido em direto pela página de Facebook do Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo (CIED).

Escritor Afonso Cruz recebe Bolsa de Residência Literária em Berlim

O escritor Afonso Cruz é o selecionado para a quinta Bolsa de Residência Literária, a decorrer em Berlim, por iniciativa da Embaixada de Portugal na Alemanha e do Camões – Centro Cultural Português, avançou a Lusa.

De acordo com o comunicado da embaixada portuguesa, na capital alemã, “Afonso Cruz propõe-se escrever o terceiro livro da sua coleção Geografias”. A obra deverá remontar à Berlim dividida pelo Muro e contar a história de um casal de namorados, separado no momento da divisão da cidade.

Évora e Vidigueira recebem iniciativa do Arte Institute de Nova Iorque

A iniciativa RHI – Revolution, Hope, Imagination, organizada pelo Arte Institute de Nova Iorque, entidade que promove a cultura contemporânea portuguesa na cidade norte-americana, está de regresso a Portugal entre 18 e 25 de setembro para a sua segunda edição.

De acordo com a Time Out, o evento irá passar por 11 cidades portuguesas, e Évora e Vidigueira estão contempladas na lista. A iniciativa tem como objetivo discutir soluções na área das artes e da cultura, “que sofreu um elevado impacto devido à pandemia”, refere a organização em comunicado.

Céu do Alentejo volta a destacar-se em prémio internacional

O Business Intelligence Group premiou o Dark Sky® Alqueva/ Associação Dark Sky® com Sustainability Leadership Award no programa de 2020 dos Sustainability Awards, prémios que homenageiam as pessoas, equipes e organizações que fizeram da sustentabilidade uma parte integrante de sua prática de negócios ou missão geral.

Projeto Sonotomia volta ao Alentejo para recolher paisagens sonoras

O projeto europeu Sonotomia, inaugurado em 2019 no Alentejo, irá voltar aos concelhos de Odemira, Santiago do Cacém, Sines, Grândola e Alcácer do Sal entre 14 e 21 de setembro, com foco nas paisagens sonoras associados ao elemento água.

O objetivo deste projeto é construir um arquivo das paisagens sonoras do litoral alentejano, através de um inovador suporte tecnológico, 4Sound, desenvolvido por peritos em acústica da Hungria, Países Baixos e Alemanha.

Ferrovia de Évora. IP lança concurso internacional de 105 milhões

A Infraestruturas de Portugal (IP) acaba de lançar o concurso de 105 milhões de euros para construção do troço ferroviário entre Évora e Évora Norte. A obra tem um prazo de execução previsto de cerca de dois anos e oito meses.

Páginas