Está aqui

Internacional

Serpa: Exposição sobre Anne Frank lembra o horror e as vítimas do nazismo

Serpa tem uma extraordinária exposição sobre a história de Anne Frank, desenhada pela Anne Frank House de Amsterdão, Holanda, e que leva-nos, através da perspetiva da família da adolescente alemã de origem judaica, a compreender ou pelos menos aproximarmo-nos disso, à história das vítimas do Holocausto, perpetrado pelo regime nazi, na Alemanha da II Grande Guerra.

Embraer entrega fábricas de Évora à Boeing em abril

As duas fábricas da Embraer em Évora vão passar para as mãos da norte-america Boeing a parti do próximo mês de abril, mês em que estarão concluídos todos os procedimentos do processo que resultou na parceria entre a Boeing e a Embraer, anunciada há cerca de um ano, onde a Boeing passará a gerir as duas unidades industriais antes controladas pelo grupo brasileiro em Évora, ficando a Embraer com 20% do capital da dupla aeronáutica.

Aprender barranquenho, ouvir violoncelo e conhecer o Ardila

Barrancos vai ser o cenário perfeito para o segundo fim-de-semana do Festival Terras sem Sombra. A língua barranquenha, traço identitário daquele concelho raiano, é o mote para o encontro de Património, no sábado (1 de Fevereiro, 15h). Esta é uma boa ocasião para o conhecer e aprender os rudimentos da fala de Barrancos.

O pesadelo de Auschwitz persiste, e tem que persistir, após 75 anos

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto tem o seu lugar, todos os anos a 27 janeiro.

Foi em 27 de janeiro de 1945 – há precisamente 75 anos - que o principal campo de concentração nazi, Auschwitz (a sul da Polónia) foi libertado do jugo nazi pelas tropas da União Soviética.

A celebração deste dia foi criada na Assembleia Geral das Nações Unidas, pela Resolução 60/7, de 1 de dezembro de 2005.

Amorim lança última geração de pavimentos em cortiça com pegada de carbono negativa

A Amorim Revestimentos, da Corticeira Amorim, lançou um pavimento totalmente personalizado na Alemanha.

A Amorim Revestimentos fez a apresentação no novo material na Domotex, a mais importante feira de revestimentos do mundo, realizada de 10 a 15 de janeiro, em Hannover, na Alemanha. Trata-se da nova coleção Cork Pure Signature e que reforça a aposta da empresa na nova geração de pavimentos Amorim WISE, produtos à base de cortiça, materiais reciclados e com pegada de carbono negativa.

Beja vai receber encontro anual de ministros e comissários europeus

A cidade de Beja recebe este ano a reunião anual do Grupo dos Amigos da Coesão da União Europeia.

O encontro decorre no próximo dia 1 de fevereiro, com a participação dos primeiros-ministros e ministros de Portugal, República Checa, Grécia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, Chipre, Croácia, Estónia, Hungria, Letónia, Bulgária, Malta, Roménia, Espanha e Itália. Para além destes governantes europeus participarão ainda no encontro os Comissários Europeus da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e do Orçamento e Administração, Johannes Hahn.

Maior feira mundial de azeite em preparação em Beja

Portugal recebeu, pela primeira vez, o evento preparatório da maior feira mundial dedicada ao azeite. Neste encontro, que decorreu em Beja, na sede da OLIVUM – Associação de Olivicultores do Sul, participaram algumas das personalidades mais influentes do setor. 

A World Olive Oil Exhibition (WOOE), o maior encontro a nível mundial dedicado ao azeite, que vai decorrer em Madrid nos dias 18 e 19 de Março, começou, assim, a aquecer os motores neste evento preparatório, realizado em parceria com o grupo editorial de Mercacei.

Livro sobre inovação social na CPLP apresenta projetos alentejanos como casos de estudo

Embora desconhecida pela sua dimensão territorial a freguesia dos Canaviais, às portas de Évora cidade património mundial, é muito conhecida na região pela dinâmica social e pelo pioneiro Mercadinho dos Canaviais, que pôs a população a consumir produtos agrícolas locais de primeira qualidade, produzidos pelos quase desaparecidos hortelãos. O projeto, promovido pela Junta de Freguesia e pela Casa do Povo já foi por mais do que uma vez notícia nos órgãos de comunicação social nacionais.

A Princesa e os lacaios

Morar no Alentejo é para mim um motivo de grande orgulho. Ter sido aqui nascido e criado é uma grande responsabilidade. Porém, constato que estar na província, distante dos grandes centros de decisão, tem implicações diretas na forma como encaro a realidade. A minha visão assenta num mundo bucólico, influenciado pela atmosfera e pela beleza da planície, em que todos promovem determinados valores, nomeadamente a honestidade e a ética. Bem sei que é uma postura demasiado romântica e completamente desfasada dos dias que correm…

Vila Galé sobe receitas para 197 milhões e vai abrir novo hotel no Alentejo

O Grupo Vila Galé alcançou um volume de negócios de 197 milhões de euros em 2019, mais 7% do que o registado em 2018.Nos 25 hotéis em Portugal, as receitas totalizaram 115 milhões de euros, que comparam com os 112 milhões de euros no ano anterior.

Em 2019, a Vila Galé inaugurou o Vila Galé Douro Vineyards, um agroturismo em Armamar, e o Vila Galé Collection Elvas, o primeiro hotel a abrir em Portugal no âmbito do programa Revive. Excluindo o impacto destas duas novas unidades, as receitas da Vila Galé em Portugal foram de 106 milhões de euros.

Páginas