Está aqui

Internacional

Ministra da Coesão Territorial visita Festival Islâmico de Mértola

A cerimónia oficial de inauguração da 11.ª edição do Festival Islâmico de Mértola realizou-se na quinta-feira, no anfiteatro do Castelo de Mértola, e contou com a presença de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, entre outras personalidades importantes.

“Selo” de sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo apresentado em Londres

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) revelou que o seu programa de sustentabilidade e o “selo” de produção sustentável vão ser apresentados pela primeira vez em Londres, no Reino Unido, num dos principais mercados de exportação da região, na próxima terça-feira, a jornalistas e agentes económicos.

João Barroso, coordenador do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), disse à Lusa que, atualmente, “temos 10 produtores certificados, o que representa 10% das adegas inscritas no programa, e contamos ter 20 até ao final de 2022”.

Individualismo ou Liberalismo?

Com a queda da União Soviética em 1991 e consequente derrube dos regimes Comunistas do Leste Europeu, julgou-se que seria o triunfo das democracias liberais, e que o capitalismo fosse sinónimo de Democracia. A par das crescentes desigualdades socioeconómicas a sociedade ocidental tornou-se cada vez mais individualista e focada no objetivo único e sagaz de gerar riqueza.

Grupo Nabeiro: Açores poderão ter “potencial” para produzir café

O grupo Nabeiro – Delta Cafés fez um estudo sobre o “potencial” dos Açores para a produção de café, desenvolvido nos últimos dois anos, que entregou agora ao Governo Regional dos Açores.

Rui Miguel Nabeiro, presidente executivo do grupo, disse à Lusa que o estudo foi entregue “há 15 dias” ao Governo Regional dos Açores, tendo o mesmo sido desenvolvido pela International Coffee Partners.

Montemor-o-Novo é palco de festival internacional de marionetas

O 14.º Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo vai receber um total de 21 apresentações de 12 companhias e artistas de França, Bélgica, Brasil, Peru e Portugal, e tem início no próximo dia 25 de maio, prolongando-se até dia 5 de junho.

De acordo com a agência Lusa, o festival é organizado pela Alma d’Arame – Associação Cultural e apresenta uma “programação multidisciplinar”, em que o teatro de marionetas se cruza com outras formas artísticas.

Porto de Sines terá “hub” para reexportar gás para a Europa

Portugal vai criar um novo “hub” de reexportação de gás natural liquefeito (GNL) no Porto de Sines, num investimento de 35 milhões de euros, para fazer face à extrema dependência da Europa do gás natural russo.

A informação é avançada pelo Jornal de Negócios e citada pelo jornal ECO. Este projeto está previsto ser desenvolvido ao longo de vários anos e é composto por diferentes etapas, uma das quais é a construção de um novo depósito de gás no terminal da REN, que poderá demorar até dois anos e custar cerca de 30 milhões de euros.

Zambujeira do Mar volta a ser das “melhores praias”

O jornal britânico The Guardian acaba de publicar uma lista que junta 40 “das melhores praias europeias”, ao gosto dos seus leitores domésticos, e, entre elas, há cinco portuguesas.

Sem hierarquia aparente, a praia da Zambujeira do Mar, em Odemira, surge na lista como uma “encantadora praia” rodeada “por altas falésias de basalto com uma vista deslumbrante sobre o oceano”.

A publicação destaca ainda as condições “ideais para a prática de surf e bodyboard”, e “as ondas poderosas”, além dos “pores-do-sol maravilhosos”.

Vinhos do Alentejo atingem recorde de exportações

A região do Alentejo fechou 2021 com um valor recorde de exportações de vinho, acima dos 69 milhões de euros, e 19,7 milhões de litros, mais 11,6% do que em 2020, no valor de 69,4 milhões de euros, um acréscimo de 17,5%.

Em declarações ao Dinheiro Vivo, Francisco Mateus, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), afirmou que o preço médio subiu 5,3%, “o que é francamente bom, com todas as condicionantes a que estivemos sujeitos”.

Festival alentejano chega ao Brasil

O EA Live vai estrear-se este ano no Brasil, mantendo a sua edição de Évora, casa da Fundação Eugénio de Almeida.

No Rio de Janeiro, o festival EA Live contará com atuações de Ana Vitória, Diogo Nogueira e Tiago Nacarato & Fran e em Évora com Pedro Abrunhosa, António Zambujo e o projeto “Deixem o Pimba em Paz”, de Bruno Nogueira e dos Clã.

O objetivo da edição EA LIVE Rio, no Brasil, é levar a música e vinho a diferentes palcos e terá lugar de 3 a 5 de junho, naquela que será a primeira internacionalização do festival.

Grupo Nabeiro recebe embaixadores sul-americanos

A Casa da América Latina e os Embaixadores latino-americanos acreditados em Portugal visitarão o Grupo Nabeiro – Delta Cafés , no próximo dia 18 maio, quarta-feira, em Campo Maior, numa jornada pelas diferentes empresas do Grupo.

Nesta visita, marcarão presença os embaixadores e corpo diplomático do Brasil, Colômbia, Cuba, México, Panamá, Paraguai, Peru e República Dominicana que serão acompanhadas pela administração do Grupo – Delta Cafés.

Páginas