Está aqui

Internacional

Última Hora: Turismo do céu de Alqueva vence prémio internacional ACQ5 Country Awards 2020

A Associação Dark Sky® acaba de receber o ACQ5 Country Awards 2020, enquanto Portugal - Best Practice Operator of the Year, Astrotourism, 2020.

Este prémio internacional reconhece o percurso e a capacidade da Dark Sky® na criação, implementação e desenvolvimento de destinos de astroturismo em Portugal. Reconhece igualmente a forma como a sustentabilidade e a responsabilidade podem ser aplicadas ao desenvolvimento de destinos.

Breves: Eurodeputado João Ferreira hoje em Évora

Hoje, dia 25 de Junho (quinta feira), vai estar em Évora, "para diversas acções de contactos" o Deputado do PCP no Parlamento Europeu João Ferreira, segundo nota da estrutura regional do PCP.

João Ferreira iniciará a sua agenda na cidade de Évora da parte da manhã, e dará uma conferência de imprensa às 11h00, na Praça do Giraldo.

PSD defende pacto europeu para os territórios de baixa densidade

O Eurodeputado do PSD, Álvaro Amaro, dirigiu esta semana à Comissão Europeia uma pergunta escrita, subscrita pelos colegas do PSD, onde propõe a criação de um Pacto Europeu para os Territórios de baixa Densidade: “[a Comissão Europeia] não considera necessário, neste momento histórico, criar um novo Pacto Europeu que reconheça as especificidades dos territórios de baixa densidade, com uma dotação financeira específica?”

Universidade de Évora investiga aperfeiçoamento das centrais solares de concentração

Os investigadores do Instituto de Ciências da Terra (ICT), polo da Universidade de Évora (UÉ) Edgar Abreu, Paulo Canhoto e Maria João Costa desenvolveram um modelo para estimar a radiação circunsolar com recurso a medidas normalmente disponíveis em estações radiométricas (estações que medem a intensidade da radiação solar).

Alter do Chão aponta ao investimento estrangeiro com AICEP e Governo

A 19 de junho o município de Alter do Chão, com a presença do Secretário Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias e da Presidente do Concelho de Administração da AICEP, Maria Manuel Aires Serrano, assina o contrato com a plataforma Portugal Site Selection Consulting, uma ferramenta criada pela AICEP para apoiar o cumprimento de objetivos do Programa Internacionalizar, nomeadamente no apoio aos agentes económicos e decisores nacionais, na dinamização da aplicação de políticas e estratégias de captação de investimento estrangeiro, a nível regional e setorial.

O hidrogénio no futuro energético do Alentejo

A Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) organiza amanhã, 16 de junho, aquela que será a Iª Sessão Online sobre o tema “O Hidrogénio como um vetor de desenvolvimento socioeconómico no Sudoeste Ibérico (SOI)”.

O encontro abre às 9h45, e vai abordar as oportunidades que esta fonte de energia oferece. Haverá também lugar a uma reflexão sobre projetos que estão em andamento na Extremadura e no Alentejo, no âmbito dos apoios governamentais para uma economia europeia totalmente descarbonizada em 2050.

Alentejo: Marcelo e Rei de Espanha na reabertura de fronteiras

Será na fronteira alentejana do Caia, que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Rei de Espanha, Filipe VI e os primeiros-ministros António Costa o espanhol Pedro Sánchez, vão assinalar a reabertura de fronteiras entre Portugal e Espanha, no próximo dia 1 de julho.

As comemorações são essencialmente simbólicas e, nesta fronteira Caia e Badajoz, a comitiva portuguesa cruzará a fronteira para cumprimentar a espanhola; depois, cruzarão ambas as comitivas a fronteira em sentido inverso para almoçarem juntos em Portugal.

Universidade de Évora lidera estudo sobre mudanças climáticas no Mediterrâneo

Maria Obregón e Maria João Costa, ambas investigadoras do Instituto de Ciências da Terra- Polo de Évora (ICT), lideram um estudo que analisa os efeitos do aerossol e do vapor de água na radiação solar na Bacia do Mediterrâneo, uma das áreas marítimas com mais cargas de aerossóis do mundo.

Controlo na fronteira com Espanha mantém-se até ao final do mês

Portugal e Espanha vão manter, até ao dia 30 de junho, o controlo de pessoas nas fronteiras entre os dois países, no âmbito das medidas de combate à pandemia da doença COVID-19, avança em nota enviada às redações o Ministério da Administração Interna.

A decisão de manter esta reposição de controlo nas fronteiras, foi concertada entre o Governo da República Portuguesa e o Governo do Reino de Espanha, e resulta da avaliação da situação epidemiológica na União Europeia, atendendo igualmente às medidas propostas pela Comissão Europeia.

Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo

Portugal mantém este ano o terceiro lugar no Global Peace Index, apenas atrás da Islândia e da Nova Zelândia. O relatório do Institute for Economics & Peace agora divulgado revela ainda que Portugal ocupa o primeiro lugar entre os países da União Europeia.

Páginas