Está aqui

Internacional

E os vencedores do Concurso Internacional de Azeites da Ovibeja são...

Já são conhecidos os vencedores da 10ª edição do Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio Caixa Agrícola Ovibeja.

Com 141 azeites a concurso, oriundos de 11 países diferentes e divididos por várias categorias, após as provas que decorreram a 7, 8 e 9 de maio, em Beja, foram premiados dois produtores portugueses, um espanhol, um italiano e um brasileiro.

O futuro pode trazer uma Plataforma Aeroespacial Andaluzia-Alentejo 

O Alentejo e a Andaluzia espanhola são duas das regiões europeias com mais baixa densidade populacional e uma iniciativa transfronteiriça pode agora criar um "Silicon Valley ibérico" e tornar as regiões uma referência tecnológica na União Europeia (UE).

Exercício “NATO Tiger Meet 21” termina hoje em Beja

O “NATO Tiger Meet 21”, que termina hoje, sexta-feira, após o seu cancelamento há um ano devido à pandemia de covid-19, desenrolou-se na maior das cinco bases aéreas portuguesas, a BA11, uma das maiores da Europa, com 800 hectares, na planície do Baixo Alentejo, contando com forças de outros seis países (EUA, França, Itália, Grécia, Polónia e a neutral Suíça) e mais de mil militares.

Évora atinge número máximo de estudantes internacionais

A Universidade de Évora (UÉ) ocupou 100% das vagas na 1.ª fase do concurso especial de acesso para estudantes internacionais, nos cursos de Licenciatura e Mestrado Integrado.

Para já, ascende a 365 o número de novos estudantes estrangeiros nos cursos de licenciatura e mestrado integrado a iniciar a sua formação académica na UÉ já em setembro, verificando-se que o número de candidatos foi, este ano, três vezes superior ao número de vagas disponíveis.

Portugal ganha primeiros prémios em concurso internacional de azeites

Portugal distinguiu-se na 10.ª edição do Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, tendo ganhado os primeiros prémios nas categorias de Frutado Maduro e Verde Ligeiro.

De acordo com a Rádio Pax, os membros do júri do concurso reuniram-se em Beja, nos dias 7, 8 e 9 de maio, para apreciar 141 amostras provenientes de 11 países produtores.

Assim, na categoria de Frutado Maduro, o 1.º, 2.º e 3.º prémios foram atribuídos a participantes portugueses, que ainda arrecadaram uma menção honrosa.

Ingleses destacam Portugal e Alentejo como destino de férias

A partir de dia 17 de maio, Portugal tem luz verde como destino de férias para os ingleses, e as pesquisas relacionadas com o nosso país dispararam, enquanto os jornais e revistas ingleses destacam o Alentejo e outros locais para visitar, avança o Expresso.

Deco revela que há menos postos de carregamento elétrico no interior

Um estudo da Deco, Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, sobre mobilidade elétrica, revelou que há falta de postos de carregamento na rede pública e que as distâncias entre postos de carregamento continuam a ser demasiado longas, especialmente no interior do país.

CP ainda não encomendou novos comboios para linhas regionais

A CP foi autorizada a comprar 22 novos comboios para o serviço regional em setembro de 2018, contudo, o novo material circulante ainda não foi encomendado, esperando-se que as 22 unidades apenas cheguem no final de 2024.

De acordo com o Dinheiro Vivo, a primeira aquisição de novos comboios está parada no Tribunal de Contas (TdC), que aguarda mais esclarecimentos da empresa pública ferroviária.

Portalegre recebe residência de artistas portugueses e espanhóis

O município de Portalegre, em parceria com a Fundación Antonio Gala para Jóvenes Creadores e a Universidade de Salamanca, está a organizar o projeto “Conviver na Arte – Movimento I Imagem I Som”, uma residência artística de artes performativas e visuais que irá decorrer em Portalegre de 11 a 19 de maio.

Beja será a sede do Alto Comissariado para as Migrações

O Governo vai avançar para a descentralização do Alto Comissariado para as Migrações e que terá em Beja a sua nova casa.

As entidades governativas esperam que esta decisão contribua para permitir "uma abordagem ainda mais eficaz com os imigrantes".

A medida foi dada a conhecer pela secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, num debate sobre política setorial que decorreu na Assembleia da República, esta semana.

Páginas