Está aqui

Internacional

UNIVERSIDADE DE ÉVORA LIDERA PROJETOS DE 4,5 MILHÕES PARA CONSERVAR NATUREZA

A Universidade de Évora lidera dois projetos ambientais, de conservação da natureza e de ação climática, aprovados pelo programa LIFE da União Europeia e que dispõem de mais de 4,5 milhões de euros.

Um dos projetos, o LIFE AGUEDA, intervém no Vouga, com o objetivo de recuperar e renaturalizar o rio, para benefício das populações de peixes migratórios, com 3 milhões de euros.

VIANA DO ALENTEJO RECEBE COMISSÕES UNESCO DA CPLP

Viana do Alentejo recebe no próximo dia 13 de dezembro as Comissões Nacionais da UNESCO de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, que vêm ao Alentejo conhecer em conferência, os diferentes patrimónios imateriais da região, reconhecidos pela UNESCO nos últimos anos.

BONECOS DE ESTREMOZ SÃO PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE

Uma delegação portuguesa, integrada pelo presidente da Região de Turismo do Alentejo, Ceia da Silva e pelo presidente da câmara de Estremoz, Luís Mourinha, avança a partir da Coreia do Sul, que os "Bonecos de Estremoz" foram declarados património da humanidade e integram agora a selecta lista da UNESCO.

MÉDICO ALENTEJANO NA LISTA DOS MAIS INFLUENTES DO MUNDO

O oftalmologista alentejano João de Deus, de Elvas, integra a lista das 100 personalidades "mais influentes da saúde a nível mundial" e é o único português dessa lista, do grupo editorial brasileiro "Grupo Mídia".

MONTEMOR FOI A LISBOA VENCER O XX OPEN DE XADREZ

Rui Dâmaso foi o grande vencedor do XX Open de Xadrez de Benfica, em Lisboa, um torneio de xadrez semi-rápido em sistema suíço de 9 sessões.

FESTIVAL DE SINES NOMEADO PARA OS IBERIAN FESTIVAL AWARDS

Os nomeados, para as diferentes categorias da 3ª edição dos Iberian Festival Awards, que terá a sua gala a 15 de março de 2018, no Fórum Lisboa (Lisboa), foram ontem conhecidos, estando já disponíveis para votação as categorias decididas pelo público. Uma edição com um total de 281 candidaturas recebidas (um record) advindas de Portugal, Espanha mas também: Brasil, Cuba, Argentina, Chile, México e Angola. O Festival Músicas do Mundo, de Sines, está nomeado para Best Major Festival.

CIDADANIA GLOBAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O seminário "O Exercício da Cidadania Global: Diferentes Atores, Diferentes Ações” vai realizar-se a 13 de dezembro, no Anfiteatro do Colégio do Espírito Santo na Universidade de Évora, e pretende o encontro e a partilha de iniciativas de um vasto núcleo de pessoas e entidades que têm vindo a contribuir para a implementação da Agenda 2030, a agenda para o Desenvolvimento Sustentável, quer ao nível local, nacional ou internacional.

DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA EM ESPANHA UNE ALENTEJO E ANDALUZIA

Amanhã, 4 de dezembro, surgirá uma declaração de independência virtual pela mão de um grupo independentista andaluz: querem unir Andaluzia, Alentejo e Algarve, a República de Países Andaluzes.

Para se ter memória da união das regiões do sul de Espanha e Portugal é necessário remontar à época muçulmana, no entanto, esta é a proposta do Grupo independentista Assembleia Nacional Andaluza.

TRUMP INTERESSADO EM SINES COMO PORTA DE ENTRADA PARA A EUROPA

A administração de Donald Trump está interessada em Portugal como porta de entrada para a Europa e já fez saber que pretende encontros entre a ministra do Mar e potenciais investidores na área do gás natural, nos Estados Unidos.

ÉVORA É UM BOM EXEMPLO DA COOPERAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA COM O BRASIL

Ao intervir esta tarde em sede de Comissão de Indústria, Investigação e Energia no ponto relativo à proposta de decisão do Conselho de renovar por mais cinco anos o Acordo Cooperação Científica e Tecnológica entre a UE e o Brasil, o eurodeputado eborense Carlos Zorrinho defendeu que o Parlamento Europeu a deve apoiar, dado tratar-se não só de uma “uma proposta sensata” como de “um referencial para fomentar o intercâmbio de conhecimento e a transferência de ‘know-how’ em benefício da comunidade científica, da indústria e dos cidadãos”.

Páginas