Está aqui

Internacional

Espumante Cartuxa acaba de vencer medalha de ouro

O espumante Cartuxa Reserva 2012, produzido pela Fundação Eugénio de Almeida, acaba de ser distinguido com medalha de ouro no concurso Effervescents du Monde 2019.

Este ano, este importante concurso mundial de espumantes, atribuiu 23 medalhas de ouro e 165 medalhas de prata a espumantes de vários países do mundo. Participaram no concurso 564 espumantes de 22 países. O juri foi composto por 100 especialistas que se reuniram para as provas em Dijon, França.

Beja debate a olivicultura de ponta com especialistas no "Dia Mundial da Oliveira"

O Núcleo Empresarial de Beja (NERBE) recebe no próximo dia 26 de novembro, data proposta pela UNESCO para se tornar "Dia Mundial da Oliveira", as VI jornadas da Olivum, onde vai debater o "Olival de Futuro" e a liderança do Alentejo na olivicultura moderna internacional. A organização é do Associação de Olivicultores do Sul e conta com diversos especialistas e olivicultores para debater o futuro do setor olivicultor português e o olival do futuro. 

Jovem alentejana vai representar Portugal no Parlamento Juvenil da CPLP

Maria Madalena Rodrigues, aluna da Escola Secundária D. Sancho II de Elvas, foi selecionada para representar Portugal no I Parlamento Juvenil da CPLP. Acompanhada por dois jovens portugueses, que também participaram na última edição do Parlamento dos Jovens, em Lisboa, inicia hoje a participação nesta iniciativa na cidade de São Tomé, em Santo Tomé e Príncipe.

Sines pode receber mega fábrica de hidrogénio de 600 milhões de euros

A notícia resulta das mais recentes declarações do Secretário de Estado da Energia que, aos microfones da TSF, adiantou que Sines vai receber um parque fotovoltaico com 1 Gigawatt em versão auto-consumo, que baixa os custos de produção de eletricidade e que torna viável a produção de hidrogénio do ponto de vista financeiro.

Recordista Mundial de Kitesurf é o novo embaixador de Moura

Francisco Lufinha é o novo embaixador da Estação Náutica de Moura.

A Estação Náutica de Moura tem um novo embaixador. Trata-se de Francisco Lufinha, um Português, de 36 anos, completamente apaixonado pelo mar e pelos desportos náuticos.

Com apenas 15 dias, foi levado para um barco pelos seus pais e nunca mais conseguiu, nem quis, desligar-se do mar.

Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo promove projetos financiados pela União Europeia

A Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), está a organizar três eventos de divulgação sobre a Politica de Coesão da União Europeia, com o objetivo de dar a conhecer e divulgar projetos, que foram financiados por fundos comunitários.

No dia 20 de novembro de 2019, realiza o "Alentejo Innovation, Technology and knowledge Safari", uma visita a vários projetos financiados pela União Europeia no Alentejo, com partida de autocarro em Évora até Monsaraz.

Alqueva recebe regata dos campeões nacionais de vela

Moura recebe pelo segundo ano consecutivo os campeões de Vela de Portugal.

Os Campeões Nacionais de Vela das classes mais representativas em Portugal marcarão presença nos dias 23 e 24 de Novembro no 2.º Torneio de SB20 do Alqueva – Regata dos Campeões, prova coorganizada pela SailCascais, a TradeWinds juntamente com a Camara Municipal de Moura e com o apoio do Turismo de Portugal e a ERT – Turismo do Alentejo.

Portugueses são recordistas a utilizar o telemóvel durante a condução

 A Liberty Seguros e a Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) apresentaram hoje os dados sobre a utilização de telemóveis durante a condução extraídos do estudo “Global Driving Safety Survey”, desenvolvido pela Liberty Mutual para avaliar o comportamento e as atitudes dos condutores em seis países onde a seguradora está presente – Portugal, Espanha, França, Irlanda, Reino Unido e Estados Unidos.

Campo Maior é palco do Prémio Internacional Terras sem Sombra

A vila alentejana de Campo Maior recebe a 30 de novembro a cerimónia de entrega do Prémio Internacional Terras sem Sombra 2019, presidida pelo Duque de Lafões, D. Afonso de Bragança. Os galardoados nas três categorias do Prémio – Música, Património Cultural e Biodiversidade – serão anunciados nos próximos dias.

A entrega do Prémio Internacional Terras sem Sombra decorrerá a 30 de novembro (17h30) no Centro Cultural de Campo Maior, a culminar a temporada de 2019 do Festival Terras sem Sombra (TSS).

Quem fundou o Ceará foi um militar alentejano apaixonado por uma índia

Martim Soares Moreno é filho de Santiago do Cacém, foi nomeado 1.º capitão-mor do Ceará, por D. Filipe II de Portugal (III de Espanha) há 400 anos, e considerado o fundador desse Estado.

Páginas