Está aqui

Internacional

Alentejo exportou 3,4 milhões de litros de vinho para Angola

Angola importou em 2017, 3,4 milhões de litros de vinhos alentejanos engarrafados, o que faz daquele país africano o segundo maior mercado de importação de vinhos do Alentejo, a seguir ao Brasil e antes dos Estados Unidos.

O Alentejo terminou o ano com 112 mercados internacionais de exportação sendo que os cinco maiores importadores de vinho do Alentejo representam 57% do valor e 55% da quantidade vendida para o estrangeiro.

Brasil, Angola, Estados Unidos, Suíça e França constituem assim o top 5 de importadores de vinho alentejano.

Porto de Sines cresceu 1 000% na última década

O Porto de Sines é o 5.º porto europeu que mais cresceu em 2017 e na última década é o que mais cresceu em toda a Europa. Os dados estão a ser avançados pela Revista Cargo e remetem para uma análise do especialista Theo Notteboom, que coloca Sines no ranking dos 15 maiores portos europeus.

Notteboom aponta um crescimento para Sines de 10,3%, no segmento contentores, o que o coloca como um dos 5 portos europeus que mais cresceu em 2017, ao lado de Barcelona, o líder, o Porto de Génova, Le Havre e Roterdão.

Urânio: "Espanha volta a omitir informação"

O Eurodeputado Carlos Zorrinho considerou hoje, a propósito da exploração da mina de Urânio em Retortillo, a cerca de 40 quilómetros da fronteira com Portugal, que Espanha omite reiteradamente os estudos de impacto ambiental transfronteiriço, comparando a situação com a construção de um depósito de resíduos de "elevado nível radioativo" junto à central nuclear de Almaraz.

Cimeira mundial em Elvas vai concorrer com a Web Summit

A cidade de Elvas prepara-se para organizar um evento turístico militar global ao mesmo tempo que Lisboa recebe a Web Summit. A notícia é avançada pelo DN que cita fontes do Ministério da Defesa.

Aquela cidade alentejana vai acolher a primeira Cimeira Mundial de Turismo Militar em novembro deste ano data que, segundo aquela fonte "foi deliberadamente escolhida para coincidir com a realização da Web Summit em Lisboa".

Eborense vence raide internacional equestre

O eborense Miguel Brasão, de 14 anos, voltou a vencer o CEI2*, o raide internacional equestre que decorreu este fim de semana no Centro Hípico Municipal de Reguengos de Monsaraz. O jovem cavaleiro percorreu os 120 quilómetros da prova em 06:53:04, a uma velocidade média de 17,431km/h com o cavalao lazão Ferrari de 8 anos, de Susana Cordovil Cabral.

ATLA recebe 130 novos projetos para Alqueva

A recém denominada Associação Transfronteiriça de Municípios Lago Alqueva (ATLA) já recebeu 130 novos projetos no âmbito da sua candidatura aos Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Destes 130 projetos, públicos e privados e que vão desde novas praias fluviais, unidades de turismo, desenvolvimento de produtos regionais e transformação agroalimentar, vão agora ser selecionados pela ATLA 5 projetos âncora e 35 projetos complementares.

ALENTEJO PROMOVE PRIMEIRO FESTIVAL IBÉRICO DO JAVALI

Criada no século XIII, a aldeia de S. Marcos do Campo, nascida junto ao Degebe e com pouco mais de 800 habitantes, é uma das mais ricas da região em recursos cinegéticos. Não é por acaso que é ali que se estreia o primeiro Festival Ibérico do Javali, que vai juntar entre 23 e 25 de fevereiro, caça, gastronomia, produtos locais e música.

PONTE DE SOR : ESCOLA DE AVIAÇÃO INVESTE MAIS DE 5 MILHÕES EM AMPLIAÇÃO

A multinacional L3 CTS, que comprou a escola de aviação G Air no final do ano passado, prepara-se para ampliar as suas instalações em Ponte de Sor, com o intuito de aumentar de 150 para 500 o número de pilotos formados anualmente, como avança a publicação especializada "the journal for civilaviation training".
 

PROVA INTERNACIONAL LEVA CAVALEIROS DE 9 PAÍSES A REGUENGOS DE MONSARAZ

O Concurso de Endurance Internacional de duas estrelas, competição equestre que decorre no próximo sábado, 17 de fevereiro, em 120 quilómetros de estradas e trilhos do concelho de Reguengos de Monsaraz, vai contar com mais de 30 conjuntos na prova principal e com cavaleiros de Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Brasil, Tailândia, China e Hong Kong.

FESTIVAL DE MARVÃO NOMEADO PARA PRÉMIO IBÉRICO

Já com 6 edições, o “Periferias” o Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara, recebeu uma nomeação na 3ª edição dos Iberian Festival Awards, na categoria “Best Non-Music Festival”.

No passado ano, o festival do norte-alentejano tema como inspiração o tema “Terra e Ambiente”, e foram projetados cerca de 30 obras, na área do cinema documental.

A entrega dos prémios Iberian Festival Awards decorrerá a 15 de março, em Lisboa.

 

Imagem de hardmusica.pt

 

Páginas