Está aqui

Internacional

Festival Imaterial reúne músicas do mundo em Évora

A segunda edição do Festival Imaterial vai ter início em Évora a partir de sábado e irá prolongar-se até dia 9 de outubro, reunindo músicas do mundo e um ciclo de cinema documental.

Segundo a agência Lusa, o evento é organizado pela Câmara Municipal de Évora em parceria com a Fundação Inatel e tem direção artística de Carlos Seixas.

Com acesso gratuito, o festival realiza-se em vários espaços de Évora, nomeadamente no Auditório Soror Mariana, Claustros da Fundação INATEL, Palácio D. Manuel e Teatro Garcia de Resende.

Festival Futurama percorre Baixo Alentejo com mais de 40 artistas

A primeira edição do Festival Futurama vai decorrer entre sexta-feira e 22 de outubro em Mértola, Beja, Serpa e Castro Verde, com uma programação multidisciplinar e transfronteiriça que reúne mais de 40 artistas e escritores.

Segundo a agência Lusa, ao longo de quatro fins de semana, o Alentejo recebe artistas convidados como Filipe Sambado & Yamila, Nídia, Angélica Salvi & Tocadores de Viola Campaniça de Castro Verde, Wasted Rita, António Poppe & La Família Gitana, Cláudia Dias ou Fidel Évora.

Montemor-o-Novo foi palco de ante-estreia de “Nayola”

O filme de animação “Nayola”, de José Miguel Ribeiro, teve a sua primeira apresentação pública na sala do Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo. O filme deverá estrear no próximo mês de março.

De acordo com o Jornal de Notícias, esta longa-metragem inspirou-se na peça “A Caixa Preta”, de Mia Couto e José Eduardo Agualusa, que ambos escreveram a partir de um conto de três páginas do primeiro, e aborda a guerra civil angolana através do olhar de três mulheres – Lelena, a avó; Nayola, a filha; e Yara, a neta. O filme conta ainda com a voz e canções de Bonga.

Festa do Cinema Francês passa por Évora

A 23.ª edição da Festa do Cinema Francês vai regressar a várias cidades portuguesas de 26 de outubro a 20 de novembro, onde se inclui a cidade alentejana de Évora.

De acordo com o Diário de Notícias, o evento irá exibir mais de 80 filmes em 10 cidades portuguesas, como Lisboa, Almada, Oeiras, Coimbra, Porto, Évora, Viseu, Faro, Lagos e Funchal. Além disso, integra a Temporada Portugal – França 2022, uma iniciativa que pretende fortalecer os laços entre os dois países.

Santiago do Cacém lança prova de enduro com motas vintage

Foi apresentada, no dia 14 de setembro na Vila do Gin, na freguesia de Santo André, a FIM Enduro Vintage Trophy. A prova irá decorrer no concelho de Santiago do Cacém, entre 28 de setembro e 2 de outubro, reunindo motas vintage, originais dos anos 60 aos 90, conduzidas por estrelas nacionais e internacionais do motociclismo. A competição é uma derivação da FIM International Six Days Enduro (ISDE), a corrida de motas mais antiga do mundo.

Vinhos do Alentejo elegem novo embaixador no Brasil

Esta é já a 9ª edição do concurso “O Melhor Sommelier de Vinhos do Alentejo no Brasil”, que elegeu esta quinta-feira, 15 de setembro, o grande vencedor: Gabriel Raele. A iniciativa dirigida ao maior mercado de exportação de vinhos alentejanos, conta agora com um dos melhores sommeliers de São Paulo, que durante o próximo ano vai poder demonstrar aos consumidores brasileiros as particularidades únicas dos néctares da região.

Festival em Montemor-o-Novo propõe “pensar como uma floresta”

A 3.ª edição do Ponto d’Orvalho, um festival multidisciplinar que nasceu em 2020, em Montemor-o-Novo, vai ter lugar este fim de semana, de 16 a 18 de setembro, na Herdade do Barrocal de Baixo, sob o tema “Pensar como uma floresta”.

Agendada ação de limpeza na Serra de São Mamede

O projeto Guardiões está a organizar, para o próximo dia 17 de setembro, uma ação de limpeza e recolha de lixo no Parque Natural da Serra de São Mamede, no âmbito do movimento mundial World Clean Up Day.

De acordo com a Green Savers, a iniciativa está agendada para as 10:00 no Centro de Inovação Turística do Tejo Internacional, em Marvão. O objetivo é “sensibilizar para a temática da conservação ambiental e para a importância da colocação dos resíduos nos locais adequados, promovendo a recolha e separação do lixo”, adianta a organização em comunicado.

Sines é “resposta” para gás russo, diz New York Times

Um artigo recentemente publicado no The New York Times dá destaque ao porto de Sines, afirmando que Portugal “pode ser a resposta para uma Europa cativa do gás russo”.

Segundo o artigo, “juntos, Espanha e Portugal representam um terço da capacidade da Europa de processar gás natural liquefeito (GNL). Espanha tem o maior número de terminais e o maior, embora Portugal tenha o mais estrategicamente localizado”.

Beja promove conversa com astronauta alemão

A cidade de Beja vai receber, de hoje, terça-feira, até sexta-feira, a iniciativa “Astronauta por um dia”, um projeto educativo destinado a estudantes com idades compreendidas entre os 14 e 17 anos de idade, e que contempla uma conversa com Matthias Maurer, astronauta alemão da Agência Espacial Europeia.

Páginas