Está aqui

Lazer

FESTIVAIS ALENTEJANOS NOMEADOS PARA PRÉMIOS INTERNACIONAIS

Há vários festivais alentejanos nomeados para prémios na 3ª edição dos Iberian Festival Awards.

A gala de entrega de prémio decorrerá a 15 de março de 2018, no Fórum Lisboa e estão já disponíveis para votação as categorias decididas pelo público.

Nesta edição, o Iberian Festival Awards recebeu um total de 281 candidaturas oriundas sobretudo de Portugal e Espanha, mas também de Brasil, Cuba, Argentina, Chile, México e Angola. 

TERRAS SEM SOMBRA 2018 TRAZ A HUNGRIA PARA O ALENTEJO

O Festival Terras Sem Sombra já escolheu o país convidado para a edição de 2018. Após a Espanha, o país convidado para o Festival alentejano – que prevê 10 concertos -  é a Hungria.

BEJA JÁ PREPARA PASSAGEM DE ANO

A autarquia de Beja já está a preparar a Passagem de Ano e o olá a 2018 – na Praça da República -  será feito ao som de Nelson Freitas e dos seus sucessos “Miúda Linda” ou “Bo tem mel".

Atuarão ainda banda "Sem Limite" e ao dizer adeus a 2017 estará também o fogo-de-artifício, à meia noite.

Pela noite dentro atuarão os “Sonido Andaluz” com a música latina e portuguesa dos anos 70, 80, 90.

 

 

Imagem de guiadacidade.pt

NISA TEM NOVO PERCURSO DE 8,5 KM NA MINA DE OURO DO CONHAL

Nisa, no Alto Alentejo, já conta com mais de 100 quilómetros de percursos pedestres e trilhos, que a colocam como um destino de referência no turismo de natureza. Amanhã, 16 de dezembro, inaugura mais um circuito de 8,5 km com início no Arneiro junto ao Centro Interpretativo do Conhal, em direção à “serrinha”- miradouro natural, de onde se pode contemplar uma paisagem ímpar: com o Tejo atravessando as Portas de Rodão, a Ilha das Virtudes, Ilha do Cabecinho e a Foz da Ribeira do Vale.

ÉVORA CELEBRA O LANÇAMENTO DO ÚLTIMO FILME DA SAGA "STAR WARS"

É conhecida a fidelidade dos fãs de Star Wars à série criada por George Lucas. A cada lançamento de um novo filme, um pouco por todo o mundo a legião de fãs assinala a efeméride, nalguns casos com algumas loucuras.

ÉVORA CELEBRA LANÇAMENTO DO ÚLTIMO FILME DA SAGA "STAR WARS"

É conhecida a fidelidade dos fãs de Star Wars à série criada por George Lucas. A cada lançamento de um novo filme, um pouco por todo o mundo a legião de fãs assinala a efeméride, nalguns casos com algumas loucuras.

MOURA INVENTOU COLETORES PÚBLICOS PARA RECOLHA DE BRASAS

Apesar de não termos números absolutos serão milhares os contentores ardidos anualmente no país, no inverno, resultado da deposição de cinzas de braseiras, lareiras e salamandras e que custarão muito dinheiro para substituir.

Para lidar com este problema o município de Moura, no Baixo Alentejo, inventou uns "cinzeiros" de grandes dimensões, produzidos nos serviços de serralharia da autarquia e que serão distribuídos pelo concelho, junto aos contentores de recolha de resíduos. Para já são 10 e estão preparados para receber cinzas incandescentes, sem perigo de incêndio.

BONECOS DE SANTO ALEIXO DIARIAMENTE NA BIBLIOTECA PÚBLICA DE ÉVORA

São originários de uma aldeia do Alto Alentejo, nasceram em meados do século XIX, correm habitualmente o mundo mas a sua casa é em Évora, ao cuidado do Centro Dramático de Évora (CENDREV), responsável pela conservação e animação. Falamos dos Bonecos de Santo Aleixo, marionetas de varão, manipuladas por cima e cujo tamanho varia entre os vinte e os quarenta centímetros.

BEJA RECUPERA FORNO DE PÃO COMUNITÁRIO

O forno da Tia Bia Gadelha, como é conhecido o antigo forno comunitário em Beja, foi alvo de um restauro a pensar da preservação e promoção das tradições populares, promovido pela Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja e é devolvido esta semana à comunidade com dois dias de festa em torno do pão.
 

ESPECIALIDADES DOCEIRAS ALENTEJANAS REUNIDAS EM LIVRO

A colecção de livros A Doçaria Portuguesa é a mais abrangente recolha de doces nacionais que hoje se produzem.

Páginas