Está aqui

Lazer

Voluntárias de Moura confeccionam mais de 10 mil máscaras para protecção ao Covid-19

O Movimento Moura Solidário, que conta com as alunas da Universidade Sénior de Moura e por costureiras voluntárias, com a colaboração da autarquias, empresários, técnicos de Saúde, professores do Agrupamento de Escolas de Moura, informáticos, entre outros, está a confeccionar mais de 10 mil máscaras para protecção ao Covid-19.

As máscaras serão depois distribuídas pela Protecção Civil a várias instituições do concelho.

 

Imagem de capa de Prada

 

 

Peixes em perigo de extinção libertados hoje em ribeira de Odemira

A Quercus liberta hoje, 8 de abril, na ribeira do Torgal, em Odemira, cerca de mil peixes autóctones que foram reproduzidos em cativeiro, no posto aquícola de Figueiró dos Vinhos. Boga-do-sudoeste e Escalo-do-Mira, as espécies em perigo de extinção, voltam hoje às águas da ribeira do Torgal, no âmbito de um projeto de preservação da Quercus, Aquário Vasco da Gama, MARE-ISPA, entre outros.

Narrativas de uma pandemia com Francisco Javier Martínez em Évora

O investigador do CIDEHUS-Universidade de Évora, Francisco Javier Martínez, é especialista em História da Medicina e o actual responsável pela Quarantine Studies Network e dá o pontapé de saída a uma iniciativa do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, a que nos associamos, e que através de entrevistas, artigos de opinião, notícias e artigos de divulgação científica cruza a investigação em História e Ciências Sociais com o mundo

Olaria Pedrada de Nisa nomeada para as 7 Maravilhas da Cultura Popular

A Olaria Pedrada de Nisa acaba de ser nomeada para as 7 Maravilhas da Cultura Popular, na caregoria artesanato.

Segundo nota do município de Nisa, que candidatou às 7 Maravilhas da Cultura Popular a Olaria Pedrada de Nisa, esta obteve validação pelo Conselho Científico do concurso recebendo o Selo de Nomeado na categoria de Artesanato.

Barómetro Nielsen: O que estão a consumir os portugueses em altura de isolamento?

À terceira edição do Barómetro semanal da Nielsen sobre o impacto da pandemia Covid-19 no consumo assistimos à declaração do Estado de Emergência e ao encerramento das escolas, o que levou a que as famílias permanecem em casa e a uma consequente desaceleração das vendas. O crescimento nesta semana 12 (16 a 22 de março de 2020) face ao período homólogo é de 7%, um desacelaramento considerável comparativamente à semana anterior (+65%).

Portugal não foi caso único neste desaceleramento, sendo esta uma tendência uma tendência visível noutros países, nomeadamente em Espanha.

Alcácer dá aulas de ginástica para crianças e idosos em direto no Facebook

Aos poucos a mudança vai tomando conta das nossas vidas e surgem todos os dias novas soluções para contornar os tempos de isolamento que vivemos com a pandemia do Covid 19.

O município de Alcácer do Sal por exemplo proporciona desde o início deste mês aulas de ginástica em direto para crianças e seniores, ministradas pelos professores da equipa de Desporto da autarquia.

As aulas para os seniores decorrem às terças e quintas-feiras, e as aulas para as crianças, às segundas e quartas-feiras, sempre às 10h30.

 

O futebol alentejano e a FPF solidários com Hospitais de Portalegre e Elvas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF), através da Associação de Futebol de Portalegre (AFP), têm material de proteção individual contra a Covid-19 que vai ser entregue a entregar material de proteção individual não só nos hospitais de Portalegre e Elvas comos também e centros de saúde da região

Serão entregues luvas, máscaras, entre outro tipo de material; uma iniciativa que as unidades de saúde saudaram.

 

Imagem de ulsna.min-saude.pt

Igreja de S. Francisco em Évora dá missas pelo Facebook

Em tempos de distanciamento social exigidos pela pandemia Covid-19, a igreja de S. Francisco em Évora, apesar de estar de portas encerradas, mantém o compromisso com a sua vocação de espaço religioso e de oração.

Todos os dias às 11h00 da manhã, desde o dia 16 de Março, a igreja tem transmitido o Terço seguido da Eucaristia em directo da sua página do Facebook, à porta fechada como mandam as regras.

Grupo de amigos de Grândola faz pão para oferecer a idosos

Em Grândola, três amigos com as suas vidas suspensas decidiram apoiar o combate ao Covid 19, através do fabrico de pão, que depois é distribuído por idosos e profissionais "na linha da frente do combate". A "Pão Solidário" nasceu das mãos de Miquelina Fialho, António Sobral e Rúben Marques, assegura a entrega do produto cozido em forno de lenha de porta em porta, com a ajuda da Junta de Freguesia local, como avança hoje O Setubalense.

Destilaria alentejana oferece álcool para desinfecção a instituições e autoridades

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém vai distribuir por um conjunto de entidades e instituições do Concelho 100 litros de álcool que foram oferecidos pela Destilaria Black Pig.

O álcool para desinfecção será distribuído pelas Corporações de Bombeiros de Alvalade, Cercal do Alentejo Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André, pela Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Ermidas-Sado e pelo Destacamento Territorial da GNR de Santiago do Cacém. 

Páginas