Está aqui

Lazer

Vinhos e Tabernas do Alentejo no ÉvoraWine

A história dos vinhos e das tabernas alentejanas confunde-se e é celebrada em mais uma edição, a VI, do ÉvoraWine, Vinhos do Alentejo e que decorre nos próximos dias 01 e 02 de junho, sábado e domingo, na Praça do Giraldo.

Há um campeonato de improvisação em Odemira e começa hoje

Diz-se que o português é tão bom a improvisar como a atuar. A pensar nisso, acrescentando-lhe um carater competitivo, o que torna o conjunto ainda mais interessante, o Grupo de Teatro Comunidade Pés Descalços/3 em Pipa resolveu criar os Campeonatos de Improvisação, que decorrem entre hoje, 24 de maio e o dia 31, em Odemira.

Você está de parabéns!

Se você é português, está de parabéns! Portugal faz hoje, oficialmente, 840 anos.

Foi a 23 de maio de 1179, a máxima o Papa Alexandre III, um dos mais cultos da Idade Média e entendido em direito e teologia, emitiu a bula “Manifestis Probatum”. Este documento, que surge 36 anos após a declaração da Independência de D. Afonso Henriques - em 1143 – reconhecia finalmente Portugal como reino independente e Afonso Henriques como rei e legitimava o Tratado de Zamora, assinado a 5 de outubro de 1143 em Zamora, por Afonso VII de Leão e Castela e por D. Afonso Henriques.

Baja TT Reguengos de Monsaraz disputada por 182 pilotos

A Baja TT Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal vai realizar-se entre os dias 24 e 26 de maio em Reguengos de Monsaraz. 182 pilotos em automóveis, motos, quads e ssv vão disputar a vitória nesta prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz.

Beja volta a ser Pax Julia

Por estes dias, Beja volta a ser Pax Julia; é este o seu nome de fundação e que serve agora d emote para o Festival Beja Romana, um encontro do património histórico do passado com o presnete.

A sexta edição do festival – que decorre de 23 a 25 de maio, no centro histórico de Beja – é uma organização do município e está composto por diversas atividades como diversos itinerários, exposições, conversas, visitas pedagógicas, oficinas didáticas, música, animação, cortejos, mercado, um museu ao vivo entre outras experiências.

Trabalho com idosos já valeu prémios e reconhecimento nacional a Viana do Alentejo

O Clube de Saúde Sénior de Viana do Alentejo foi criado há 9 anos com o objetivo de promover hábitos saudáveis na população mais velha, particularmente através da atividade física, e hoje conta com mais de 60 inscritos nas três freguesias daquele concelho alentejano.

Odemira: quatro mulheres revolucionam a criação contemporânea para flauta

Eis a música ao feminino, com toda a energia criativa. A pacata aldeia de S. Martinho das Amoreiras, na zona serrana de Odemira, entre o Alentejo e o Algarve, abre as portas da sua bela igreja, no próximo sábado, dia 25, às 21:30, para acolher algo inédito em Portugal: o concerto de um quarteto de flautas travessas que revela, sem esquivar declinações do jazz, um programa de música contemporânea muito pouco conhecido, incluindo peças de Espanha, do Brasil, da Argentina e, até, dos Estados Unidos.

Primeiro automóvel a pisar solo nacional veio para o Alentejo

Em Outubro de 1895 desembarcava em Portugal o primeiro carro importado. Era um Panhard & Levassor e a uma velocidade máxima de 15km/h, levou três dias a chegar ao destino, numa viagem cheia de peripécias, nas mãos de  D. Jorge d´Avillez, um jovem visionário e aristocrata de Santiago do Cacém.

Em 2015 a efeméride foi marcada em Santiago do Cacém com um retorno do mesmo carro, que é propriedade do Automóvel Clube de Portugal (ACP).

Portalegre prepara o Dia da Cidade em euforia

É com muita animação que Portalegre já prepara o dia da cidade. É com música, exposições, desporto, artesanato, gastronomia e muita animação que a cidade alentejana vai comemorar o seu dia, no Jardim da Corredoura, de 22 e 25 de maio.

Nas novidades para este ano estão a componente gastronómica e um novo espaço dedicado à economia empresarial. Existem ainda dois palcos: um para atuações noturnas e outro para as diurnas.

No Alentejo, há uma festa como se fazia há 2000 anos

Vai ser na cidade Romana de Ammaia que se vai celebrar uma festa como se fazia há 2000 anos e ao melhor estilo romano.

Páginas