Está aqui

Exposições

Biblioteca de Vidigueira recebe exposição dedicada ao lince ibérico

A exposição intitulada “O Lince na Península – Conectar Territórios e Consolidar Populações”, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), foi inaugurada ontem, quinta-feira (23), e pode ser visitada até ao dia 03 de junho, na Biblioteca Municipal de Vidigueira.

Segundo a CIMBAL, citada pela Rádio Pax, esta mostra tem como objetivo dar a conhecer ao público em geral todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, bem como o que ainda há para fazer, tendo em vista a conservação do lince ibérico.

Beja vai receber o III Congresso Portugal Nuts

O III Congresso Portugal Nuts, decorrerá no próximo dia 23 de maio em Beja, no Teatro Municipal Pax Julia, a partir das 9h00. Será um dia inteiro totalmente dedicado ao setor dos frutos secos com palestras, mesas redondas e partilha de conhecimento.

Redondo comemora Dia Internacional dos Museus

O município de Redondo prepara-se para celebrar o Dia Internacional dos Museus com diversas iniciativas que decorrem durante o próximo fim de semana (dias 18 e 19).

Sublinhando, em comunicado, que os museus “devem ser espaços abertos, dinâmicos, plurais, vividos”, o município anuncia que decidiu, no âmbito desta iniciativa, levar o Museu do Barro até ao Centro Cultural de Redondo, local que recebe uma exposição e espaços de experimentação e trabalho do barro e da tradição cerâmica.

Santiago do Cacém recebe mais uma edição da Santiagro

A edição de 2024 da SANTIAGRO decorre de 30 de maio a 2 de junho, no Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém. O certame, organizado pela Câmara Municipal, com um investimento na ordem dos 267 mil euros, conta com a presença de 262 expositores e tem a expectativa de ultrapassar o número de visitantes da edição anterior, perspetivando aproximar-se dos 50 mil. A aposta musical é nos espetáculos de Bispo, Van Zee, Kura,Pedro Mafama e Nininho Vaz Maia, e as participações de Dadão, Zanova, Smells Like 90’s e Kevu.

Grândola e Tarrafal (Cabo Verde) constroem painel artístico

Um painel artístico construído pelas comunidades escolares de Tarrafal, em Cabo Verde, e Grândola, com materiais característicos dos dois territórios, foi instalado na EB 2,3 D. Jorge de Lencastre, divulgou o município.

De acordo com a Câmara de Grândola, o painel resulta de um projeto educativo e artístico para assinalar os 50 anos do 25 de Abril que conta com o contributo da comunidade escolar dos dois territórios, no âmbito da geminação com o município do Tarrafal, da ilha de Santiago, em Cabo Verde.

Festival do Caracol regressa a Cuba nos dias 24, 25 e 26 de Maio

O final do mês de Maio, em Cuba, volta a ser significado de petisco, boa-disposição, Cante Alentejano, tradição e boa música. Nos dias 24, 25 e 26, o Festival do Caracol regressa ao Largo da Bica, tornando a apostar na dinamização e promoção da restauração local e da gastronomia, através da degustação de um prato tão típico e tão tradicional desta época do ano como é o caracol.

Universidade de Évora celebra 50 anos com espectáculo de Videomapping, Música e Teatro

O espectáculo de Videomapping, Música e Teatro, Cinco séculos, 50 anos: uma evocação da Universidade de Évora, resulta do desenvolvimento de um projecto transdisciplinar, envolvendo diversas áreas científicas da Universidade de Évora, como História, Património, Arquitetura, Artes visuais e Design, Música, Teatro, Multimédia, contando com o envolvimento de estudantes, docentes e não docentes.

Biblioteca de Reguengos de Monsaraz recebe exposição de Luís Ançã

A Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz recebe, até ao dia 30 de maio, uma exposição de Luís Ançã, intitulada “Desenhos”, que poderá ser visitada de segunda-feira a sábado, das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30, revela, em comunicado, o município, acrescentando ainda que a inauguração aconteceu na passada sexta-feira (03).

Nesta exposição, Luís Ançã apresenta “32 desenhos a tinta-da-china e aguarela realizados in loco” para captar “o momento e a atmosfera de cada local, permanecendo como um registo do presente e da sua envolvência cultural e plástica”, avança.

Pedro Calapez expõe a instalação Clausura na vila medieval de Monsaraz

A obra Clausura, de Pedro Calapez, está em exposição até ao dia 31 de maio na Igreja de Santiago, em Monsaraz. Esta obra de arte da coleção António Cachola, considerada uma das mais importantes coleções privadas portuguesas, pode ser apreciada diariamente das 9h30 às 13h e entre as 14h e as 17h. A inauguração da mostra promovida pelo Município de Reguengos de Monsaraz e pelo MACE - Museu de Arte Contemporânea de Elvas decorre amanhã, dia 4 de maio, pelas 15h, com a presença de Pedro Calapez.

Sines expõe fotografias sobre a pesca do cerco em Portugal

Uma exposição com imagens captadas pelo fotógrafo Hélder Luís, com o intuito de dar visibilidade à pesca do cerco em Portugal, é inaugurada hoje no Centro de Artes de Sines (CAS).

"Sardinha, o Sem Fim da Pesca do Cerco" é o título da exposição que abre ao público este sábado, às 16:00, e que ficará patente no CAS até 29 de junho.

Páginas