Está aqui

Exposições

Beleza e cor de mais de 500 aves expostas em Elvas

A IV Ibero Aves Elvas 2019 decorre entre amanhã e dia 24 de novembro no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) entre os próximos dias 22 e 24, naquele que é o maior concurso de aves a sul do País.

Em concurso estão 473 aves inscritas e 70 em exposição extra concurso, com 46 expositores.

A organização é da Federação Ornitológica Portuguesa Cultural e Desportiva e da Associação Ornitológica de Elvas. Para a classificação dos exemplares concorrentes, é fundamental a presença de elementos do Colégio Técnico de Juízes.

Visita gratuita em Évora a 'Boundless objects’ [Objetos sem limites]

No próximo domingo, dia 17 de novembro, às 11h00, José Alberto Ferreira, Diretor Artístico do Centro de Arte e Cultura, faz uma visita guiada à exposição Boundless objects [Objetos sem limites]. A visita tem a duração de uma hora e é gratuita.

Obras de um padre pintor expostas em Monsaraz

São mais de 20 obras em acrílico sobre tela e madeira que estão patentes na Igreja de Santiago – Galeria de Arte, em Monsaraz.

Até 12 de janeiro de 2020, a exposição “Emoções” do Padre Manuel José Marques - sacerdote no concelho há dezenas de anos - é o reflexo da influência do Alentejo arte e na visão do artista, com notas da imensidão da paisagem, no azul do céu e no amarelo do sol espelhado nos campos.

Arraiolos expõe obras de Júlio Pomar

Desde quinta, que Arraiolos tem patente trabalhos e obras do artista plástico Júlio Pomar.

Autor de uma obra multifacetada centrada na pintura, desenho, cerâmica e gravura, Júlio Pomar pertenceu à terceira geração de pintores modernistas portugueses; faleceu no ano passado.

Esta exposição, “Júlio Pomar: Ver, Sentir, Etc. - Obras do Acervo do Atelier - Museu Júlio Pomar", com curadoria de Sara Antónia Matos e Pedro Faro, inclui obras de várias épocas e tem por base o título de um texto escrito pelo artista em 1951.

CCDR Alentejo rejeita candidatura do Museu Berardo em Estremoz

O Museu Berardo de Arte Africana, um dos dois que a Fundação Berardo pretende instalar em Estremoz, e que se previa estar concluído em 2020, sofreu um revés com a rejeição da sua candidatura pela CCDR Alentejo.

O pão, o vinho e o azeite em Alvito

Os Estudos Gerais de Alvito promovem uma conferência no Centro Cultural de Alvito sobre a triologia mediterrânea: O Pão, O Vinho e o Azeite. A iniciativa decorre a 1 e 2 de novembro e aborda o património arqueológico, a herança islâmica, e a importância de Alvito na cultura gastronómica mediterrânica.

Centro Histórico de Évora recebe primeiro mural de Street Art

O centro histórico de Évora, Património da Humanidade, acaba de receber a sua "primeira intervenção de street art", segundo uma publicaçáo do Núcleo Universitário Design de Évora (NUDE).

Estremoz: Património Mundial em exposição

Os Bonecos de Estremoz, Património Mundial da UNESCO, estão em exposição, na Galeria D. Dinis, até 30 de novembro.

A exposição "Bonecos de Estremoz: Mestre Mariano da Conceição" tem o legado do Mestre Mariano da Conceição, um dos maiores nomes desta arte alentejana, e que soube interpretar as tradições das figuras mais antigas e lhes deu um toque pessoal que se traduziu numa estética inconfundível. Foi influência de muitas outras gerações de artesãos que se seguiram.

Uma Beja “Republicana”

Já está patente, no Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, em Beja, a exposição “Beja Republicana”.

Com coordenação científica de Constantino Piçarra da Universidade Nova de Lisboa, a exposição é promovida pela Câmara Municipal de Beja que pretende que a exposição venha a contar a história da cidade nos dezasseis anos que se seguiram à instauração da República em Portugal, o período da I República, de 1910 a 1926.

O adeus de Évora aos monges do silêncio

A Fundação Eugénio de Almeida assinala a despedida dos monges Cartuxos do Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli, em Évora, com um programa institucional que se realiza no próximo dia 26 de outubro, a partir das 17 horas no Auditório e Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida.

Páginas