Está aqui

Exposições

Exposição inaugurada em Elvas passa por Castelo Branco, Coimbra e Lisboa

A Appleton – Associação Cultural vai inaugurar, em abril, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), a exposição coletiva “Diante do Tempo”, que até 2026 também irá estar patente em Castelo Branco, Coimbra e Lisboa, incluindo residências em Arraiolos.

Em comunicado citado pela agência Lusa, a Appleton refere que a exposição, que inclui obras de 12 artistas e coletivos, “propõe uma reflexão profunda sobre a passagem do tempo na arte contemporânea, proporcionando um diálogo entre diferentes gerações de artistas e estabelecendo pontes entre o passado, o presente e o futuro”.

Vila Viçosa inaugura Escultura de Florbela Espanca

No âmbito do Circuito Florbela Espanca, o Município de Vila Viçosa, no próximo dia 30 de março de 2025, pelas 11h00, irá inaugurar a escultura de Florbela Espanca, um projeto do Escultor Francisco Simões.

Esta peça, concebida em mármore da região, ficará exposta no Jardim Florbela Espanca, no Largo D. João IV, junto ao Mercado Municipal, num projeto urbanístico do Arq. Nuno Lopes.

Reguengos de Monsaraz assinala Dia da Felicidade com exposição de fotografia

O município de Reguengos de Monsaraz vai assinalar o Dia Internacional da Felicidade com uma exposição de fotografia, intitulada “Pelos Teus Olhos, Vejo a Felicidade”, que é inaugurada hoje, quinta-feira (20), e poderá ser visitada até ao dia 20 de abril, na Praça da Liberdade.

Bienal Internacional do Alentejo entre 21 e 30 de março em Estremoz

O município de Estremoz vai inaugurar, na próxima sexta-feira, dia 21 de março, a 3.ª edição da BIALE – Bienal Internacional do Alentejo, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

Em comunicado, a autarquia explica que a cerimónia de inauguração está agendada para as 18:30, juntamente com visita à exposição e momentos musicais que “irão assinalar o início da celebração da arte e da cultura no Alentejo”.

Além disso, serão divulgados os resultados do Concurso da 2.ª edição da BIALE, distinguindo os artistas e trabalhos premiados.

“Memórias do Alentejo” de José Manuel Espiga Pinto expostas em Estremoz

A Galeria Howard's Folly, em Estremoz, vai receber, de 16 de março a 27 de abril, a exposição “Memórias do Alentejo”, em homenagem ao 85.º aniversário do nascimento de José Manuel Espiga Pinto (1940-2014).

Em comunicado, o Legado ESPIGA Pinto refere que a mostra tem o apoio institucional da BIALE – Bienal Internacional do Alentejo 2025, e as peças expostas foram criadas na década de 60, aquando do regresso de Espiga ao Alentejo.

Évora 2027: Principais equipamentos sem projeto nem financiamento a 2 anos do evento

Évora, designada Capital Europeia da Cultura para 2027, enfrenta um desafio significativo a menos de dois anos do evento: os dois principais equipamentos previstos no plano da candidatura — o Centro Cultural de Utilizações Múltiplas e o Centro Nacional de Dança Contemporânea — ainda não têm projetos definidos nem financiamento assegurado. A situação, revelada em reportagem recente do jornal Público deste sábado, 8 de março de 2025, levanta preocupações sobre a capacidade de a cidade cumprir os compromissos assumidos no Bidbook, o documento estruturante da sua candidatura.

Festival das Cores volta a Vila Nova de Santo André de 11 a 13 de julho

O Festival das Cores volta, de 11 a 13 de julho, ao Parque Central, em Vila Nova de Santo André, para celebrar a sua 11.ª edição, com os cabeças de cartaz Slow J, Julinho KSD, Mizzy Miles e Danni Gato. Uma organização conjunta entre a associação ArteCorGeração, Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a Junta de Freguesia de Santo André, com entrada livre.

Universidade de Évora recebe exposição fotográfica de Rui Tomás Monteiro

O docente e investigador albicastrense Rui Tomás Monteiro inaugurou, no passado dia 27 de fevereiro, a exposição fotográfica “Coexistência dos Sentidos”, patente até 12 de março na Galeria S6 do Colégio dos Leões, na Universidade de Évora. A mostra apresenta um conjunto de trabalhos onde o autor imprime uma perspetiva singular sobre o mundo visual que nos rodeia.

Há fotografias das “Pedras do Grande Lago” para ver em Reguengos de Monsaraz

A exposição de fotografias intitulada “Pedras do Grande Lago”, de Luís Marino, vai estar aberta ao público a partir de hoje, sexta-feira (28), até ao dia 23 de março, no Auditório António Marcelino da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz.

Esta mostra pode ser visitada entre segunda-feira e sábado, das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30.

Exposição bibliográfica em Redondo celebra “Mulheres na Poesia”

A Biblioteca Municipal de Redondo recebe, a partir das 15:00 da próxima terça-feira (04), uma exposição bibliográfica intitulada “Mulheres na Poesia”.

Esta mostra, que, segundo o município, pretende “celebrar o Dia Internacional da Mulher e a poesia”, vai poder ser visitada até ao dia 31 de março.

A entrada é gratuita.

 

Fotografia de nationalgeographic.pt

Páginas