Está aqui

Exposições

M.A.R. – Mostra de Artes de Rua está de regresso a Sines

Depois de dois anos de pausa devido ao surgimento da pandemia de Covid-19, a M.A.R. – Mostra de Artes de Rua está de volta a Sines, a partir do dia de hoje e até ao próximo sábado, dia 24, numa iniciativa com direção artística e produção do Teatro do Mar, coprodução da Câmara Municipal de Sines e apoio da Direção-Geral das Artes/Ministério da Cultura.

Feira D’Aires volta a Viana do Alentejo com 70 expositores

A centenária Feira D’Aires tem início esta sexta-feira, em Viana do Alentejo, com cerca de 70 expositores dos mais variados setores de atividade.

A informação é avançada pela câmara municipal, que adianta que este certame de “referência na região” vai decorrer até à próxima segunda-feira e, durante os quatro dias, “garante muita animação”, incluindo espetáculos musicais, feira franca, gastronomia, cante alentejano, exposições, manifestações religiosas e folclore.

Tapetes de Arraiolos celebram ligação com Porto de Mós

É já amanhã, quinta-feira, que seis valiosos tapetes da coleção do Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos (CITA) vão estar em exposição no Museu Industrial e Artesanal do Têxtil (MIAT), em Mira de Aire, a propósito da exposição “Tapetes de Arraiolos: Séculos de História Bordados”.

Viana do Alentejo prepara centenária Feira D'Aires

De 15 a 22 de setembro está aí mais uma semana cultural no concelho de Viana do Alentejo, promovida pelo Município de Viana com o apoio de associações locais.

Ao longo de 8 dias, o certame que antecede a centenária Feira D’Aires, promete diversas atividades de cariz cultural e desportivo, para além da inauguração da museografia da coleção de José Manuel Água Morna e do Mural Colaborativo “A Mulher e a Sabedoria passada entre Gerações”, de Helena Garcia.

Espólio arqueológico de Évora presente em museu virtual

O espólio arqueológico à guarda da Câmara Municipal de Évora já pode ser consultado e visitado online.

Em comunicado, a autarquia explica que, “após inventariação e acondicionamento parciais, o espólio está agora a ser alvo de um extenso registo digital por parte dos técnicos municipais”, no âmbito de um “projeto de divulgação do património local, com disponibilização pública e acesso livre de modelos digitais de alta qualidade”.

Mértola entrega-se às artes a partir de setembro

O município de Mértola irá receber, de 22 de setembro a 1 de outubro, mais uma edição do Arte Non Stop, em que se juntam música, cinema, dança, poesia, exposições e circo contemporâneo, acompanhadas de oficinas e conversas pós-espetáculo.

Em comunicado, a autarquia refere que, “durante dez dias, é oferecida uma viagem por propostas culturais que evidenciam o papel cívico da arte e da cultura, como pressuposto para a construção de comunidades mais conscientes, sustentáveis, coesas e justas”.

Jornais centenários em exposição em Alcáçovas

O Paço dos Henriques, em Alcáçovas, vai receber, no próximo dia 11 de setembro, a partir das 16:30, uma sessão evocativa dos jornais centenários portugueses e brasileiros, no âmbito das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil.

História do Paço dos Henriques revelada em Alcáçovas

É inaugurada no próximo dia 4 de setembro, no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, pelas 18h00, a Exposição “O Paço dos Henriques: História e Memória”, da autoria de Fátima Farrica.

A exposição, promovida pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas e da Associação Portuguesa de Imprensa, surge no âmbito da XXIV Semana Cultural de Alcáçovas, que vai decorrer de 3 a 11 de setembro, organizada pela Junta de Freguesia local.

Encontro da Canção de Protesto volta a Grândola

A cidade de Grândola vai receber o Encontro da Canção de Protesto (ECP), de 16 a 18 de setembro, este ano dedicado à Canção de Protesto na Ditadura Brasileira e na Era de Bolsonaro, à Canção de Protesto em Portugal no Abraço Europeu e à relação entre Música e Conflito.

Em comunicado, a autarquia explica que o evento começa no dia 16 com a abertura da exposição “Cantigas do Fogo e da Guerra”, produzida pelo Observatório da Canção de Protesto, dedicada à associação entre música e conflito.

Obras de Ai Weiwei, Niek te Wierik e Sara Leme em Évora

A exposição “A Paisagem É Para Sempre”, que inclui obras de Ai Weiwei, Niek te Wierik e Sara Leme, vai ser inaugurada a 6 de setembro no Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida (FEA), em Évora.

Em comunicado, citado pela Lusa, a fundação revelou que a mostra poderá ser visitada pelo público até ao próximo dia 23 de outubro.

Páginas