Está aqui

Exposições

Marvão e Valência de Alcántara recriam Boda Régia de D. Manuel I

A Câmara de Marvão (Portalegre) e o Ayuntamiento de Valência de Alcântara (Espanha), vão recriar a Boda Régia entre o rei D. Manuel I e a infanta Isabel no decorrer de um festival transfronteiriço.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o município de Marvão explica que a 19ª edição do Festival Transfronteiriço “Boda Régia” vai decorrer entre os dias 01 e 04 de agosto.

De acordo com a autarquia, a evocação vai ter início no dia 01 de agosto, na localidade de Portagem, a partir das 21:30, com a recriação histórica da chegada do rei de Portugal D. Manuel a Marvão.

Castelo de Vide vai ter Centro Interpretativo Garcia de Orta a partir de setembro

Prevê-se que seja inaugurado em setembro, em Castelo de Vide, um centro interpretativo dedicado ao médico e botânico Garcia de Orta, projeto que representa um investimento de cerca de dois milhões de euros.

Desenvolvido pelo município, o Centro Interpretativo Garcia de Orta vai surgir nas instalações do antigo balneário termal de Castelo de Vide.

Feira da Luz de Montemor-o-Novo revela cartaz musical

A Feira da Luz / Expomor vai regressar ao Parque de Exposições Municipal de Montemor-o-Novo, entre 28 de agosto e 2 de setembro, com os cabeças de cartaz Monda e Tim, Aurea, Valas, Zinko, The Lucky Duckies, David Carreira e Herman José.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo revela que o dia de abertura começa com “uma celebração à essência alentejana”, com Monda a convidarem Tim e o Grupo Coral Fora d'Oras, de Montemor-o-Novo.

Festival das Cores regressa a Vila Nova de Santo André

Vila Nova de Santo André recebe, a partir de hoje, sexta-feira, e até domingo, a 10.ª edição do Festival das Cores, com os cabeças de cartaz Soraia Ramos, Papillon e Wet Bed Gang.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém adianta que a grande novidade do evento é “a existência de dois palcos”, que permitirá “a música em permanência no recinto do Festival das Cores”.

Invocação do mar por Sophia de Mello Breyner inspira mostra em Sines

O Centro de Artes de Sines vai acolher, entre 15 de julho e 15 de outubro de 2024, a exposição “Thalassa! Thalassa! O Mar e o Mediterrâneo na Obra de Sophia de Mello Breyner Andresen”, que põe “em diálogo” 30 obras da Coleção da Caixa Geral de Depósitos com as palavras da escritora.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Sines adianta que a exposição, com curadoria de Isabel Inácio e Santiago Macias, vai ser inaugurada este sábado, às 17:00, e resulta de uma parceria entre o município, a Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos e o Panteão Nacional.

Museu da Tapeçaria de Portalegre já recebeu 230 mil visitantes

Um total de 230 mil visitantes já passou pelo Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, desde que foi inaugurado há 23 anos, e, anualmente, “25%” das visitas são de turistas estrangeiros.

Em declarações à agência Lusa, Laura Galão, vereadora da Câmara Municipal de Portalegre, revelou que o equipamento, que assinala no domingo e na segunda-feira o seu 23.º aniversário, é mesmo o espaço museológico mais visitado do concelho.

Músicas do Mundo de Sines dá a volta ao mundo em 8 dias

A 24.ª edição do FMM Sines – Festival Músicas do Mundo vai ter lugar em Sines e Porto Covo entre 20 e 27 de julho, num cartaz que engloba 43 concertos de quatro continentes.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Sines explica que o núcleo de Porto Covo é sede do festival entre 20 e 22 de julho, e que, a partir do dia 23, a música ouve-se na cidade de Sines.

Margareth Menezes, Eliades Ochoa, Melingo, Samba Touré, Groundation, Gyedu-Blay Ambolley, DAM, Mezerg e Mayra Andrade são alguns dos “nomes consagrados” confirmados nesta edição.

Dulce Pontes atua na bienal Monsaraz Museu Aberto

A bienal cultural Monsaraz Museu Aberto, que vai decorrer de 14 a 21 de julho, vai contar com um concerto de Dulce Pontes, num programa sob o mote “Eu sou devedor à terra”, do poema “Alentejo, Alentejo”, do Mestre José Gato.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz indica que este certame cultural, cultural organizado desde 1986 pelo município, “aborda o que de melhor se faz na cultura e nas artes do espetáculo”.

Elvas vai estar em FARRA artística até 25 de agosto

A cidade de Elvas vai receber a 1.ª edição da Festa da Arte em Rede na Região do Alentejo (FARRA) esta sexta-feira, um festival de arte contemporânea que irá prolongar-se até dia 25 de agosto na cidade alentejana.

Em comunicado, citado pela Lusa, o Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) refere que a iniciativa apresenta 30 exposições, com obras de mais de 170 artistas, oriundos de 23 países.

Odemira inaugura nova Olaria Municipal

O município de Odemira vai inaugurar amanhã, quinta-feira, pelas 18:30, a Olaria Municipal de Odemira, cujo objetivo é a promoção e valorização cultural e do saber-fazer tradicional.

Em comunicado, a autarquia refere que a cerimónia de inauguração contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro.

Este novo equipamento, localizado em Odemira, contemplou um investimento de cerca de 294 mil euros, com financiamento através do Alentejo 2020.

Páginas