Está aqui

Exposições

Alentejo é palco do Festival Terras sem Sombra entre outubro e dezembro

A 16.ª edição do Festival Terras sem Sombra, que foi interrompida em março devido à covid-19, vai ser retomada em outubro, em vários concelhos do Alentejo, para mais sete fins de semana com concertos e ações sobre património e biodiversidade, anunciou a organização.

Évora recebe exposição para celebrar proximidade com Moçambique

A exposição “Ilhéus”, com mais 40 retratos fotográficos de habitantes da Ilha de Moçambique e da autoria de Moira Forjaz, vai estar em exibição no Centro de Arte e Cultura (CAC) da Fundação Eugénio de Almeida (FEA) em Évora, a partir de 19 de setembro.

De acordo com a Lusa, a mostra é de entrada gratuita e estará patente até ao final do primeiro trimestre do próximo ano.

Évora e Vidigueira recebem iniciativa do Arte Institute de Nova Iorque

A iniciativa RHI – Revolution, Hope, Imagination, organizada pelo Arte Institute de Nova Iorque, entidade que promove a cultura contemporânea portuguesa na cidade norte-americana, está de regresso a Portugal entre 18 e 25 de setembro para a sua segunda edição.

De acordo com a Time Out, o evento irá passar por 11 cidades portuguesas, e Évora e Vidigueira estão contempladas na lista. A iniciativa tem como objetivo discutir soluções na área das artes e da cultura, “que sofreu um elevado impacto devido à pandemia”, refere a organização em comunicado.

Salvaterra de Magos aposta em música, exposições, arte e lançamento de livros

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos está a organizar, para os dias 11, 12 e 13 de setembro, a 7.ª edição das Jornadas de Cultura, pretendendo "dar a conhecer a história e a identidade do concelho através da dinamização de um vasto conjunto de atividades de índole cultural".

Os bonecos de Estremoz vão passear a Beja

São Património Imaterial da Humanidade da UNESCO desde 2017 e, de 11 a 12 de setembro, os Bonecos de Estremoz vão ser… de Beja.

Será no Centro UNESCO de Beja que se realizará a iniciativa "Terra, Fogo, Água e Ar - A Arte de moldar o barro" e onde os Bonecos de Estremoz vão ser a estrela do evento.

Mais de 10 mil visitantes já passaram pelo Museu Berardo Estremoz

O Museu Berardo Estremoz, que alberga a “maior e mais importante” coleção privada de azulejos de Portugal, já recebeu mais de 10 mil visitantes desde a sua abertura, em 25 de julho, avança a Câmara Municipal de Estremoz à Lusa.

Em comunicado, o município refere que, “aberto há pouco mais de um mês, com entrada gratuita, o Museu do Azulejo já recebeu milhares de visitantes, sendo portugueses mais de 90%, números que surpreendem, uma vez que nos encontramos em tempos de pandemia”.

Évora organiza visita guiada ao Jardim Público no dia 8 de setembro

A Câmara Municipal de Évora vai organizar, no próximo dia 8 de setembro, uma visita guiada ao Jardim Público de Évora, promovida pelo Posto de Turismo Municipal, para dar a conhecer “os elementos patrimoniais e naturais deste histórico jardim datado do século XIX”.

Esta iniciativa é realizada no âmbito do Dia da Solidariedade das Cidades Património Mundial, promovido pela Organização das Cidades Património Mundial (OCPM), e que este ano está subordinado ao tema “Património e Natureza”.

Antiga escola de Montalvão transforma-se em museu para lembrar o passado

A antiga escola primária de Montalvão, em Nisa, foi transformada num espaço museológico denominado “Montalvão Vintage – Reviver o Passado”, num projeto que pretende relembrar os tempos antigos do ensino e a atividade agrícola e as tradições locais, tornando o edifício num local de preservação e exposição do “valioso acervo” das artes e ofícios ancestrais da localidade.

Elvas recebe Festival de artes A SALTO de 28 a 30 de agosto

A 4.ª edição do festival “A SALTO – Tomada Artística de Elvas” irá realizar-se de 28 a 30 de agosto, em vários locais da cidade de Elvas.

Este é um projeto que existe desde 2016 e que privilegia a apresentação pública de projetos artísticos contemporâneos transdisciplinares, em diálogo com a topografia social e arquitetónica do município fronteiriço de Elvas.

“Cantares e Saberes” sensibiliza para a prevenção de incêndios em Gavião

A ação “Cantares e Saberes” vai-se realizar no próximo sábado, dia 29 de agosto, em Atalaia, no concelho de Gavião, numa iniciativa da associação cultural “Panóplia”, que pretende sensibilizar para a prevenção de incêndios através das artes visuais e da música.

Páginas