Está aqui

Artigos publicados

Aguardente da Vidigueira torna-se gel desinfetante

É da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, mas desta vez não é para beber.  Com o surgimento da pandemia da Covid-19, a adega alentejana e a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) propuseram-se a produzir um gel antisséptico.

Concluídos os testes com êxito, este gel - à base de álcool e proveniente de aguardente vínica e que seguiu uma fórmula de produção recomendada pela Organização Mundial de Saúde - vai agora ser usado para apoiar a ULSBA.

 

Imagem de revistagloborural.globo.com

Évora: oferta de Gel desinfetante a instituição que acolhe crianças

O Parque do Alentejo da Ciência e Tecnologia (PACT) foi líder num consórcio que incluía a Universidade de Évora, a Sharish Gin e a Incopil e que produziu um gel desinfetante.

O Prof. Dr. Soumodip Sarkar, Presidente Executivo do PACT e Vice-reitor da UÉ, entregou um donativo de 250 embalagens do referido gel desinfetante à associação “Chão dos Meninos”, presidida pelo Dr. Rui Rosado, e que permitirá a crianças e funcionários manter as melhores condições sanitárias para fazer frente à COVID 19.

Esporão e Symington nas 50 marcas de vinho mais admiradas no mundo

Nos prémios Drinks International, as marcas de vinho alentejanas ficaram classificadas nas 13 mais conhecidas do mundo, a Symington, uma casa histórica do Douro, e com um projeto relativamente recente no distrito de Portalegre, entrou mesmo no top 10, situando-se no 7º lugar.

O Esporão, com sede em Reguengos de Monsaraz, foi 13ª numa lista de cinquenta marcas – com muita representação de marcas da América, Oceânia, Espanha, Itália e França - e onde não aparece mais nenhuma marca nacional.

COVID-19: Portel com fundo de emergência municipal de 250 mil/€

O município de Portel adotou um conjunto de 24 medidas de apoio para combater a situação de emergência causada pela pandemia COVID-19.

O município alentejano criou o seu Plano de Contingência Municipal, de acordo as orientações da Direção Geral de Saúde e lança agora mais um conjunto de medidas e apoios que possam via a auxiliar as famílias, as empresas, as Instituições Sociais e o movimento associativo a lidar com a conjuntura atual.

O futebol alentejano e a FPF solidários com Hospitais de Portalegre e Elvas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF), através da Associação de Futebol de Portalegre (AFP), têm material de proteção individual contra a Covid-19 que vai ser entregue a entregar material de proteção individual não só nos hospitais de Portalegre e Elvas comos também e centros de saúde da região

Serão entregues luvas, máscaras, entre outro tipo de material; uma iniciativa que as unidades de saúde saudaram.

 

Imagem de ulsna.min-saude.pt

Covid-19 Beja: avião transformado em cargueiro para ir buscar material à China

O já conhecido Airbus A340 da Hi Fly voltou de mais uma viagem à China na passada sexta-feira, e trouxe 24 toneladas de material médico necessário - nomeadamente luvas, máscaras e fatos de proteção - para combater a pandemia do Covid-19. No entanto, devido a indicações das autoridades chinesas e logísticas, não foi possível carregar as 35 toneladas previstas, ficando ainda na China os reagentes para testes e os ventiladores.

Efeito Covid-19: Festas de Campo Maior adiadas

Já tinham data marcada, de 29 de agosto a 6 de setembro de 2020, mas a pandemia provocada pelo Covid-19 fez com que as Festas do Povo Campo Maior fossem adiadas para 2021.

A parte logística e de preparação da festa está comprometida o que levou a uma decisão difícil, tomada por todas entidades envolvidas, e que foi o adiamento das mesmas, voltando Campo Maior a encher-se de flores de papel somente em 2021.

Presos em nós

Estou (estamos) presa sem ter cometido nenhum crime. Enclausurada por um erro inconsciente. Mas eu sou a próxima geração. Não posso. Não devo. Não vou sair.

Os acontecimentos recentes levaram-me a passar tempo comigo mesma, descobrindo novas partes de mim que nunca tivera conhecido e aprendendo a lidar com novas emoções e pensamentos.

Respiro fundo várias vezes ao dia porque sei que isto vai passar. Sei que vai passar porque confio em mim e confio nos outros. Sei que, juntos, trabalharemos para chegar ao final desta pandemia negra o mais depressa possível.

Morreu o político alentejano Miranda Calha

Júlio Francisco Miranda Calha nasceu em Portalegre a 17 de novembro de 1947 e faleceu hoje, aos 72 anos.

Em direto da cave do Jorge - hoje há concerto

Esta noite, há concerto - da Cave do Roque para o mundo

Este sábado, pelas 21h30, em direto da cave de Jorge Roque, haverá um concerto de 30/40min que serão partilhadas com os seus seguidores, primeiro no Instagram e mais tarde, provavelmente na sexta-feira, no facebook.

Páginas