Está aqui

Artigos publicados

Mais um gigante dos céus em Beja

A empresa portuguesa Hi Fly ampliou a sua frota com mais um gigante dos céus: um Airbus A330-300.

A aeronave aterrou em Beja - local onde a empresa tem os seus angares - na passada quarta, comandada por Carlos Mirpuri.

Com motores Rolls-Royce Trent, esta aeronave é caracterizada por um design interior mais moderno e apelativo e pode transportar 249 passageiros na configuração de duas classes, e conta com 46 poltronas de alto conforto que se podem tornar camas em Classe Executiva e com 203 poltronas em  Classe Económica.

ADRAL E CCDR Alentejo juntas pelo Corredor Sudoeste Ibérico

A  Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) e Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) assinaram, na passada semana, um Manifesto de apoio ao Corredor Sudoeste Ibérico.

Festival Sons com História e outras iniciativas animam o verão em Castelo de Vide

O regresso do festival “Sons com História”, em Castelo de Vide, promete 4 noites de música erudita nesta sua segunda edição.

Esta é mesmo uma das ideias fundamentais do festival: dessacralizar a música erudita e torná-la acessível a um maior número de pessoas. Assim, a 21, 27, 28 e 29 de agosto, Castelo de Vide vai poder ouvir peças musicais que variam entre composições religiosas do século XVI até grandes árias da ópera.

Nova aplicação sobre pesca tem marca alentejana

Amanhã, dia 26, será apresentada a nova aplicação “Pesca em Portugal” e que contribuirá para o conhecimento sobre a distribuição e abundância das espécies de peixes de água doce nas bacias hidrográficas nacionais, através da compilação de informação temática relativamente às capturas realizadas no âmbito das atividades de pesca recreativa.

Nova exposição permanente em Viana do Alentejo

Há uma nova exposição permanente em Viana do Alentejo.

A coleção de José Manuel Água Morna foi adquirida pelo Município de Viana em 2018, e tem agora nova casa: o edifício da antiga Biblioteca de Viana, na Praça da República, onde está também instalado o Núcleo Museológico.

O espólio do artista alentejano - José Manuel Água Morna é natural de Montemor-o-Novo e reside me Viana do Alentejo - tem um elevado valor artístico é a autarquia considera-a “uma mais valia para o património cultural local e regional”.

Rede de bibliotecas do Baixo Alentejo com catálogo coletivo

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) apresentou o catálogo coletivo da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Baixo Alentejo.

Esta iniciativa surge integrado numa candidatura intermunicipal, promovida pela CIMBAL ao programa europeu Alentejo 2020, e este portal reúne agora os fundos documentais das bibliotecas municipais do Baixo Alentejo. Ao todo, são mais de 300 000 títulos e 500 000 exemplares, possibilitando ao utilizador conhecer e requisitar exemplares de outras bibliotecas da rede.

Ministra da Coesão defende aeroporto no Alentejo

Foi em entrevista ao Dinheiro Vivo e à rádio TSF que Ana Abrunhosa defendeu a ideia que “ter um aeroporto no Alentejo era importante para várias atividades económicas, nomeadamente o turismo”.

A Ministra da Coesão disse ainda que o aeroporto de Beja já foi de investimento com recurso a 30 milhões de euros de fundos europeus e que a estrutura deve ser aproveitada e devem ser encontradas soluções ou outras funções de modo a que possa trazer pessoas para o Alentejo e gerar investimento e negócios.

Obras de Nelson Mandela expostas em Estremoz

É na Galeria de arte da adega alentejana “Howard’s Folly”, em Estremoz, que está patente uma coletânea de obras de artes que durgiram pela mão de Nelson Mandela.

A 12 de setembro, pode ver estas obras realizadas pelo político e ativista sul-africano, numa mostra que surge de uma iniciativa da fundação House of Mandela Art, em associação com a Sovereign Art Foundation.

Primeiros resultados do Censos 21 divulgados a 28 de julho

A 28 de julho serão divulgados, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) os primeiros resultados dos Censos 2021.

Para já, sabe-se que 99,3% dos inquéritos foram preenchidos digitalmente, quer através do website (87,5%), quer da App móvel dos recenseadores (7,7%), quer nos ‘ebalcões’ nas Juntas de Freguesia (4,1%).

Desemprego em queda no Alentejo

Os números colocam o Alentejo como a segunda região nacional com maior queda, face ao mesmo período de 2020, segundo dados do  Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), relativos a junho, e que apresentam uma diminuição do número de desempregados inscritos nos centros de emprego alentejanos.

A diferença é de 15,3% comparativamente ao período homólogo e de 5,5% face a maio deste ano, sendo agora 15 536 os inscritos nos centros de emprego do Alentejo.

Páginas