Está aqui

Artigos publicados

VENTO E CHUVA COLOCAM ALENTEJO EM ALERTA

Já foi emitido pelo IPMA - O Instituto Português do Mar e da Atmosfera um alerta que coloca, hoje, domingo, oito distritos do norte e centro do país sob aviso vermelho, e os distritos dos Alentejo e restantes -  incluindo arquipélagos – em estado laranja.

Não se prevendo nenhuma situação meteorológica de risco, este alerta é preventivo pois, nos distritos a vermelho o vento forte pode atingir os 120/130 quilómetros por hora, acompanhados de aguaceiros e chuva forte.

Há a possibilidade de queda de neve acima dos 800 metros de altitude e as ondas podem atingir os 10 metros. 

VINHOS ALENTEJANOS SÃO OS PREFERIDOS DOS PORTUGUESES

Os vinhos alentejanos são os preferidos dos portugueses. Quem o assegura são os dados resultantes do estudo TGI da Marktest.

O estudo quantifica em cerca de 4 milhões e 600 mil o número de indivíduos que referem ter consumido vinho em garrafa nos últimos 12 meses, ou seja, 55.8% dos residentes no Continente com 18 ou mais anos e que, no que toca às preferências, escolheram os vinhos alentejanos como os seus preferidos.

Foram cerca de metade os participantes do estudo que dizem preferir o vinho alentejano, logo seguido dos vinhos com origem no Porto e no Douro.

BRASILEIROS DE OLHO EM ELVAS

O site viagens brasileiro embarquenaviagem.com fez um artigo em que deu a conhecer 10 razões para visitar Elvas, cidade Património Mundial Alentejana.

O site começou por referir a localização chave da cidade, “a meio caminho entre Lisboa e Madrid” e que lhe conferiu o estatuto de uma das mais importantes cidades portuguesas, devido à sua importância estratégica militar e económica e que, ao longo dos anos, lhe conferiu um importante legado histórico e cultural e que se juntaram uma paisagem “magnífica”.

UMA "COLISÃO" DE ARTISTAS EM ODEMIRA

"Colisão" é o nome da exposição que reúne obras de arte contemporânea experimental de 11 artistas portugueses e estrangeiros, em Odemira.

Promovida pela Associação Cultivamos Cultura, será inaugurada, na biblioteca municipal da vila, no dia 13, pelas 17:00h, e ficará patente ao público até 13 de janeiro de 2018,

JÁ PODE COLOCAR O PORCO ALENTEJANO NA AGENDA DE 2018

A edição 2018 - a décima segunda - da Feira do Porco Alentejano, em Ourique, já está marcada e vai decorrer de 23 a 25 de março.

Organizado pela autarquia e pela ACAP - Associação de Criadores de Porco Alentejano, o certame é uma marca do Mundo Rural e da tradição alentejana e tem reunido, anualmente, milhares de pessoas entre especialistas, promotores ou simples visitantes por lazer ou atraídos pela gastronomia.

TEMPLO ROMANO DE ÉVORA DE “CARA LAVADA”

Foram detetadas, no verão passado, algumas ocorrências que demonstravam a urgência em restaurar um dos monumentos mais conhecidos do sul do país, o Templo Romano de Évora.

SOLEDAD AZA EXPÕE EM MONSARAZ

A artista espanhola Soledad Aza tem a sua arte exposta em Monsaraz. Conhecida pela pintura a óleo sobre mármore, a artista espanhola traz ao Alentejo a exposição “El abrazo eterno”.

Numa organização do Município de Reguengos de Monsaraz, a exposição está integrada no ciclo de exposições “Monsaraz Museu Aberto” e estará patente até 28 de janeiro de 2018, na Igreja de Santiago – Galeria de Arte, na vila medieval de Monsaraz.

PORTALEGRE: GRIPE AGRESSIVA LEVA A APELO À VACINAÇÃO

O vírus da gripe que se prevê ser o mais frequente este inverno pertence a uma estirpe mais agressiva e este facto levou a delegada de Saúde Pública de Portalegre, Margarida Silva, a alertar e a apelar à vacinação contra a gripe.

Além da vacinação, a delegada de saúde recomendou a proteção com roupas e calçado quente, ingestão de líquidos e arejamento das casas.

Os serviços de saúde do distrito disponibilizaram 23 mil vacinas à população, tendo mais de 15 mil já sido administradas, uma taxa de vacinação com números semelhantes ao ano passado.

 

 

ALENTEJO ASSEGURA A ARTE DO PRESÉPIO TRADICIONAL PORTUGUÊS

O Centro UNESCO de Arquitetura e Arte deu o alerta: a arte do Presépio Tradicional Português está a definhar e poe mesmo vir a extinguir-se num curto prazo.

Assim, e de modo a reverter a situação, e assegurar o futuro desta arte e transmitir os seus preceitos aos mais novos, mesmo adaptando-a aos tempos de hoje, em Santiago do Cacém, decorre a construção de um Presépio Tradicional Português com a intervenção dos moradores do centro histórico da localidade do litoral alentejano.

UNIVERSIDADE DE ÉVORA À DESCOBERTA DE ALMADA NEGREIROS

O Laboratório HERCULES da Universidade de Évora está a estudar as pinturas murais de Almada Negreiros no edifício Diário de Notícias - Imóvel de Interesse Público - em Lisboa.

Já decorreu a primeira fase de uma campanha de estudo científico das pinturas murais de Almada Negreiros e o objetivo foi elaborar um levantamento e caracterização da técnica pictórica dos materiais empregues pelo artista numa das obras icónicas da arte moderna da primeira metade do século XX.

Páginas