Está aqui

Artigos publicados

Frutos de outono enchem Viana do Alentejo de cheiros e sabores

Regressa já a 5 de novembro o ciclo gastronómico do concelho de Viana do Alentejo, e, como a época exige, dedicado aos frutos de outono.

IPP: novo presidente toma posse a 2 de novembro

Luís Carlos Loures tomará posse como presidente do Instituto Politécnico de Portalegre no próximo dia 2 de novembro.

Eleito presidente do IPP para o quadriénio 2021/2025, por unanimidade do Conselho Geral, tomará o testemunho de Albano Silva, numa cerimónia que decorrerá no auditório Francisco Tomatas, no Campus Politécnico de Portalegre.

Odemira com aulas de campaniça gratuitas

É no Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, com sede em S. Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira, que a arte e a tradição da viola campaniça passam de geração em geração.

Inicia-se um novo ciclo de ensino, regular e gratuito, de aulas para aprendizagem do toque da viola campaniça, de teoria musical e de construção de violas campaniças, em diversas aldeias das freguesias do interior do concelho de Odemira, com o objetivo de divulgar e perpetuar esta tradição.

6 artistas criam “Sustentar” no Museu da Luz

É com base nos trabalhos desenvolvidos por 6 artistas sobre 6 iniciativas que foram, ou estão a ser, implementadas no território nacional como resposta aos desafios ecológicos e sociais que enfrentamos que surge a exposição temporária “Sustentar”.

Será inaugurada, no Museu da Luz, em Mourão, no próximo 28 outubro e estará patente até 12 dezembro e conta com a curadoria de Krzysztof Candrowicz, Pablo Berástegui e Virgílio Ferreira.

Novembro, S. Martinho, vinho

Será caso para dizer não no dia, mas no mês “do São Martinho, vai à adega e prova o vinho.”

Em novembro, todos sabem, é o mês do S. Martinho e a indissociável ligação ao vinho, quer se seja ou não crente no santo.

Sendo a Vidigueira terra ancestral de vinho, este não podia deixar de ser o “Mês do vinho” na Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito e que planeou quatro fins de semana com vinho, petiscos e muita animação.

Évora receberá festival dedicado à obra de Hans Otte

O festival dedicado ao artista e compositor alemão Hans Otte começou este sábado, em Lisboa, e passa por mais 3 cidades, entre elas Évora.

“Hans Otte: Sound of Sounds” estará em Évora já em dezembro, seguindo depois para Guimarães e Viseu.

A obra de Hans Otte (1926-2007) inclui, além das peças musicais, instalações sonoras, peças de teatro musical e poemas e é uma organização do Goethe-Institut e que revela que o evento inclui um ciclo de concertos, teatro musical, exposições e conferências de âmbito académico.

Karting de competição regressa a Portalegre

O Kartódromo de Portalegre vai voltar a receber competições de Karts a 14 de novembro.

No âmbito do Convívio de S. Martinho 2021, decorrerão três corridas que irão integrar a categoria de Cadetes, com pilotos até aos 10 anos de idade, com a participação de equipas dos distritos de Portalegre, Castelo Branco e Santarém.

Elvas tem o aqueduto com a maior extensão a nível mundial

Um levantamento realizado por Pedro Inácio, autor da obra “Património Cultural da Água – Roteiro de Aquedutos” revelou que em Portugal há, pelo menos, 42 aquedutos.

O livro foi editado pela Câmara de Mafra, com a parceria da Comissão Nacional da UNESCO e do Museu da Água, e foi apresentado, esta semana, no Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos.

Helena Calvet em exposição no Castelo de Viana do Alentejo

Até 31 de dezembro vai estar patente ao público, no Castelo de Viana do Alentejo, a exposição “da Serenidade dos Vegetais” de Helena Calvet.

O projeto expositivo, desenvolvido por Helena Calvet é organizado pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo e da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo.

Numa clara abordagem à natureza, a exposição é constituída, entre outras, por peças de cerâmica, desenhos e algumas árvores juvenis.

António Zambujo com showcase no Castelo de Beja

O artista bejense António Zambujo vai atuar, hoje, 24 de outubro, pelas 19h, no Castelo da sua terra natal.

Este show-case realiza-se no âmbito da realização de um documentário sobre o Alentejo de António Zambujo, onde visitará muitos dos lugares e histórias com que mais se identifica, o músico sobe ao palco de alguns dos locais mais simbólicos para apresentar canções do seu último trabalho “Voz e Violão”, revisitando ainda parte do seu repertório anterior e o cancioneiro tradicional alentejano.

Páginas