Está aqui

Artigos publicados

SOMINCOR COM DIA DE PORTAS ABERTAS NO ALENTEJO

No próximo 22 de outubro, a SOMINCOR - Sociedade Mineira de Neves-Corvo S.A, concessionária da Mina de Neves-Corvo e subsidiária da Lundin Mining Corporation - promove o segundo Open House SOMINCOR de 2017, inteiramente dedicado ao tema “A Água e a Preservação do Planeta – Qual o Contributo da SOMINCOR?”.

GOVERNO ASSEGURA QUE HOSPITAL DE ÉVORA AVANÇA EM 2018

São mais 239 milhões de euros que a Saúde vai ter em 2018 – comparativamente a 2017 - no Orçamento de Estado de 2018 e que servirão, essencialmente, para a construção de novos centros de saúde e lançar o concurso público do novo hospital de Lisboa e o novo hospital de Sintra, e iniciar os projetos dos Hospitais de Évora e também do Seixal.

A previsão é a de um crescimento de cerca 16,1% do investimento, que passa também pela contratação de mais médicos para os cuidados de saúdes primários e reabilitação e reequipamento das unidades de saúde.

ÉVORA TAMBÉM VAI TER UM KM0

Resultado de uma ampla parceria entre diferentes instituições do concelho de Évora, vai nascer na capital centro-alentejana um “quilometro zero”.

O “Km0 Évora” será apresentado no Dia Mundial da Alimentação, a 16 de outubro, pelas 15 horas, na Associação Comercial de Évora.

O Km0 é um conceito que foi criado em Itália, pela Slow Food, e que se tem vindo a espalhar um pouco por todo o mundo como característica distintiva da restauração de qualidade, suporte da identidade e atratividade dos territórios.

ODEMIRA DECLARA CENTRAL DE RELEVANTE INTERESSE MUNICIPAL

A intenção da Galp Power em instalar uma central fotovoltaica no concelho de Odemira, numa área fora do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e não incluída na Rede Natura 2000, foi declarada “Projeto de Relevante Interesse Municipal” por unanimidade pela Câmara e pela Assembleia Municipal locais, um requisito essencial para a obtenção de licença de produção que é emitida pela Direção Geral de Energia e Geologia.

SOBREIROS A MORRER E PEIXES EM EXTINÇÃO NO ALENTEJO

Estamos a 15 de outubro e 81% do território continental está ainda em seca severa; pior, 7,4% está em seca extrema. Segundo o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o mês de setembro foi mesmo o mais seco dos últimos 87 anos!

Habituado a temperaturas altas, este fenómeno é estranho, mesmo para o Alentejo onde há já espécies em vias de extinção que veem agravada a sua sobrevivência, sobretudo na bacia do Guadiana e onde os sobreiros e azinheiras estão a morrer, sobretudo no Baixo Alentejo e Alentejo litoral.

ALENTEJO DESTACA-SE NOS GRANDES INVESTIMENTOS

O ministro da Economia, Caldeira Cabral, esteve no Alentejo, em Évora onde inaugurou a fábrica da Mecachrome, um investimento de 30 milhões de euros.

VIDIGUEIRA FAZ VINHO À MODA DOS ROMANOS

O novo projeto da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, é um regresso ao passado e voltou a produzir um vinho à maneira tradicional; um vinho de talha feito exclusivamente a partir de uvas provenientes de vinhas centenárias e com um processo de vinificação que era já utilizado pelos romanos.

CUCA ROSETA TRAZ FADOS NOVOS AO ALENTEJO

Esta noite, pelas 21:30h, a fadista Cuca Roseta atua na Arena D’Évora e traz temas do seu novo trabalho, que será lançado em novembro.

Na sua estreia em Évora, Cuca Roseta juntará aos novos temas os seus êxitos mais conhecidos, acompanhada na guitarra por Luis Guerreiro, na viola de Fado por Diogo Clemente, na viola baixo por Frederico Gato e André Silva na percussão, além de contar com alguns convidados surpresa.

 

 

Imagem de novagente.pt

SECA PROVOCA MENOS AZEITONA E MENOS AZEITE

Sendo o Alentejo o maior produtor olivícola nacional, já seria expectável que a seca que atravessa a região tivesse reflexo na quebra da produção de azeite e de azeitona, mais pela necessidade de colher mais cedo que pela quantidade.

Colhendo a azeitona numa fase de maturação precoce – para evitar que as azeitonas se estraguem devido à seca e às altas temperaturas que tem marcado setembro e outubro – a mesma não apresenta a mesma qualidade e produtividade que colhida na fase habitual.

BASE AÉREA DE BEJA ABERTA A TODOS

Para comemorar o 65º aniversário da Força Aérea Portuguesa, a Base Aérea 11, em Beja, estará hoje de "portas abertas" para receber todos os curiosos e interessados dos aviões e do mundo militar.

Até às 17h os visitantes podem assistir a demonstrações de capacidade operacional, cinotécnicas e de falcoaria e ainda visitar a exposição estática das aeronaves da unidade.

Vai existir também a oportunidade de realizar batismos em viaturas táticas militares e de pilotar um caça no simulador da aeronave Alpha-Jet.

Páginas