Está aqui

Artigos publicados

Grupo de Música Contemporânea de Lisboa toca em Reguengos de Monsaraz e traz maestro alentejano

O Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz  irá receber um concerto do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, dia 21 de maio, às 19h.

Intitulado “Rio do Tempo – Novos Maestros”, este concerto traz de volta a casa o maestro reguenguense João Defeza e que irá dirigir os músicos Susana Teixeira (Mezzo-soprano), João Pereira Coutinho (Flauta), Luís Gomes (Clarinete), José Sá Machado (Violino), Ricardo Mateus (Viola), Jorge Sá Machado (Violoncelo), Inês Cavalheiro (Harpa), Dana Radu (Piano) e Fátima Juvandes (Percussão).

Alqueva: os Novos Caminhos da Água e arqueologia em Moura

Já está patente ao público no Museu Municipal de Moura (antigo Matadouro), a exposição “Alqueva: Arqueologia nos Novos Caminhos da Água”.

Esta exposição é o resultado dos muitos achados arqueológicos que foram encontrados nas mais de duas mil intervenções arqueológicas realizadas para a implementação do projeto Alqueva.

Este processo de levantamento arqueológico foi desenvolvido pela EDIA na ve permitiu descobrir inúmeros vestígios arqueológicos preservados no subsolo, grande parte deles até então desconhecidos da comunidade científica.

Projeto “Creactivity” passa em Beja

O projeto “Creactivity” vai assar em Beja de 24 a 28 de maio.

Dentro de um autocarro e com um conjunto de workshops, este é um programa itinerante e que potencia a inovação através da experimentação e do pensamento crítico e criativo nas crianças a partir dos 6 anos, ou seja, pretende promover soluções originais para problemas simples, incentivando as crianças e os jovens a serem criativos e a aprender com os seus próprios erros.

Destina-se a visitas de exploração livre, destinadas a famílias, docentes e técnicos interessados mas é necessária reserva prévia.

Quase aí o Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo

De 26 de Maio a 6 de Junho , decorrerá a 13ª Edição do Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo.

A iniciativa é da “Alma d'Arame - Associação Cultural” e que apresentará dia 18 de Maio, o programa desta 13ª edição e que contará com alguns espetáculos internacionais do festival ao Teatro Ibérico, em Lisboa, entre 1 e 4 de Junho.

E os vencedores do Concurso Internacional de Azeites da Ovibeja são...

Já são conhecidos os vencedores da 10ª edição do Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio Caixa Agrícola Ovibeja.

Com 141 azeites a concurso, oriundos de 11 países diferentes e divididos por várias categorias, após as provas que decorreram a 7, 8 e 9 de maio, em Beja, foram premiados dois produtores portugueses, um espanhol, um italiano e um brasileiro.

O futuro pode trazer uma Plataforma Aeroespacial Andaluzia-Alentejo 

O Alentejo e a Andaluzia espanhola são duas das regiões europeias com mais baixa densidade populacional e uma iniciativa transfronteiriça pode agora criar um "Silicon Valley ibérico" e tornar as regiões uma referência tecnológica na União Europeia (UE).

SIRESP em funcionamento até final do ano

Foi aprovada pelo Governo a atribuição de uma indemnização compensatória de 11 milhões de euros para garantir, durante o segundo semestre deste ano, o cumprimento das obrigações de interesse e serviço públicos relativas ao Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP).

Esta decisão surge, simultânea e coincidentemente com a promulgação pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do decreto-lei do Governo que define o modelo transitório de gestão, operação, manutenção, modernização e ampliação da rede do próprio SIRESP.

14ª Gala do Desporto do Alentejo Central, esta noite, em Portel

Esta noite, 15 de maio, no Auditório Municipal de Portel, decorre a 14ª Gala do Desporto do Alentejo Central.

Organizada pela CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e a Câmara Municipal de Portel, devido à atual situação pandémica, o evento será transmitido online e os interessados podem assistir à transmissão em direto a partir da Página de Facebook ou do Canal de Youtube da CIMAC.

Amanhã já temos calor à séria e este verão será bem quente

Amanhã, domingo as temperaturas irão aproximar-se dos 30 graus no Alentejo e continuarão a subir ao longo da semana.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), este domingo,   Beja pode registar 29ºC, Évora 28ºC e Portalegre 23ºC.

Ao longo da semana, alguns concelhos interiores do distrito de Beja os termómetros podem mesmo chegar aos 35ºC, uma preparação para um verão que, ao que tudo indica, será mais quente que o habitual.

A festa da Cerâmica decorre este fim de semana

Este fim de semana decorre, em toda a Europa, a jornada Bom Dia Cerâmica  2021.

Com várias localidades portuguesas e alentejanas envolvidas, o objetivo é dinamizar e canalizar a atenção do público para a importância histórica, cultural, patrimonial e económica da cerâmica e para a importância que desempenha na nossa tradição e como elemento de inovação.

Nos dias 15 e 16, nas 18 cidades cerâmicas e vilas portuguesas que compõem a

Páginas