Está aqui

Artigos publicados

Lago Alqueva recebe o II Encontro do Mar

Com o sucesso alcançado no ano passado, em 2018 a fórmula repete-se e os Encontros do Mar voltam a realizar-se em Mourão, no dia 18 de setembro.

Com o objetivo de cimentar as ideias e os projetos em torno da problemática da Economia Azul e na perspetiva da criação de valor através das inúmeras oportunidades que o Alqueva oferece.

Achados descobertos no coração de Ourique

Enquanto se faziam obras de requalificação, foram vários os achados arqueológicos descobertos em pleno centro histórico de Ourique e que se revelaram importantes testemunhos patrimoniais da história da vila.

O município revelou que entre os achados podem contar-se mais de 100 silos medievais, alicerces de uma igreja - eventualmente a Igreja Matriz que existiu até ao século XVIII - e um antigo cemitério, onde já foram identificados cerca de 20 esqueletos.

Grutas do Escoural vão continuar abertas

As grutas do Escoural vão continuar abertas aos visitantes após a renovação do protocolo de cooperação para a gestão, salvaguarda e visita pública, assinado entre a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Junta de Freguesia de Santiago do Escoural e a Associação Amigos Unidos pelo Escoural.

A Gruta do Escoural, no concelho de Montemor-o-Novo, foi uma das maiores descobertas arqueológicas realizadas em Portugal, em 1963, e por lá passaram populações ancestrais durante cerca de 50 mil anos.

Alentejo tem um Eléctrico na 1ª Liga de Futsal

Domingo, 16 de setembro de 2018, marca a estreia da primeira equipa alentejana na 1.ª Liga de Futsal - Liga Sportzone.

O representante é o Eléctrico de Ponte de Sor, da Associação de Futebol de Portalegre – o Eléctrico é também o único representante alentejano na Primeira Liga de basquetebol.

O feito do Eléctrico foi conseguido com muito esforço e dedicação do treinador José Feijão e de alguns jogadores que fazem cerca de 260 quilómetros, entre Lisboa e Ponte de Sor, para treinar e jogar.

Quercus Portalegre luta contra armazém de resíduos nucleares Almaraz

Após a autorização das autoridades espanholas para a construção de armazém de resíduos nucleares perto da Central Nuclear de Almaraz, a Quercus de Portalegre mostrou-se insatisfeita com este acontecimento que pode esconder uma prorrogação da licença de funcionamento da central nuclear que termina em 2020, disse o ambientalista Nuno Sequeira, em declarações à Rádio Portalegre.

Tapetes de Arraiolos há 16 anos à espera da certificação

Arraiolos aguarda, há 16 anos, pela certificação dos tradicionais tapetes de Arraiolos.

Em 2002, o Parlamento aprovou a criação de um centro com competências de certificação, o Centro para a Promoção e Valorização do Tapete de Arraiolos mas até hoje não foi feita regulamentação para a lei, essencial para regular a comercialização e a autenticação dos Tapetes de Arraiolos, permitindo o fabrico e venda de “falsificações” vindas do estrangeiro e que não são verdadeiros tapetes de Arraiolos.

Reguengos de Monsaraz: visita a adega e provas de vinho grátis

A conhecida Adega José de Sousa, em Reguengos de Monsaraz, no próximo dia 22 de setembro, vai a estar aberta para a realização de visitas guiadas e provas de vinhos gratuitas.

Na verdade, são duas adegas as que possui o produtor José de Sousa, a Adega dos Potes, antiga, e que conta com 114 talhas de barro e onde a fermentação é feita à moda antiga. Na nova, a Adega Moderna, estão 44 tanques de inox com a tecnologia de vinificação para a produção de vinhos brancos e tintos.

Todos querem ficar com a Comporta

A Comporta apaixona tudo e todos e a venda da Herdade da Comporta está a atrai investidores da Europa e do Brasil. O consórcio Amorim Luxury/Vanguard – que demonstrou intenção de compra desde cedo - vai ter assim que enfrentar concorrência para poder ser os novos donos da ex-propriedade do Grupo Espírito Santo.

Sopas de Peixe são Festival em Vila Velha de Ródão

A 6ª edição do Festival das Sopas de Peixe é uma iniciativa da Câmara de Vila Velha de Ródão e decorre este sábado e domingo, no campo de feiras local.

Já existem Beneficiários da Barragem do Pisão, só falta a barragem

A ABBP – Associação de Beneficiários da Barragem do Pisão, aproveita este fim de semana, 14, 15 e 16 de setembro de 2018, na Feira Agrícola de Portalegre, para se apresentar e para realizar a divulgação do que tem sido o seu trabalho, ao longo de um ano, e que tem o objetivo de que a Barragem do Pisão seja construída.

A Barragem do Pisão é vista como essencial no combate à desertificação e à inversão da tendência negativa da situação socioeconómica sentida em grande parte dos concelhos do distrito de Portalegre.

Páginas