Está aqui

Artigos publicados

TURISMO CRESCE (AINDA MAIS) NO ALENTEJO

São dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre a atividade turística em Portugal, em 2017, e que demonstram que o Alentejo teve um aumento de 15,9% de turistas estrangeiros, a segunda maior subida nacional, atrás do Centro (29,5%).

Quanto aos turista nacionais, o Alentejo é novamente segundo no aumento de turistas com um crescimento de 9,5%, atrás dos Açores (18,7%), num total de 15 milhões de dormidas nacionais.

MERCADO DE BEJA COM NOVA VIDA

O Mercado Municipal de Beja vai conhecer nova vida, só não se sabe ainda qual. Mas, apara saber, a Câmara Municipal de Beja tem já em curso o processo que permitirá uma análise de estudos de opinião sobre o Mercado e que mostrará indicadores que permitam perceber as necessidades, as debilidades e as oportunidades que irão permitir melhorar e adaptar o espaço.

Em simultâneo, existe um novo projeto arquitetónico que visa a modernização do espaço e que aguarda um estudo de viabilidade financeira, que mostrará quais as necessidades quanto à estrutura organizacional do mesmo.

 

AVIS COM NOVOS PAÇOS

Foi inaugurado ontem o novo espaço que será os Paços do Concelho de Avis.

Em pleno centro histórico da vila alentejana, o edifício foi outrora a Misericórdia local e foi alvo de uma requalificação e adaptação num investimento de 350 mil euros.

A autarquia espera que esta mudança possa ajudar à dinamização do centro histórico.

 

 

Imagem de upload.wikimedia.org

 

ALMODÔVAR PROMOVE CARAVANISMO

O caravanismo é uma forma de turismo em grande expansão e os caravanistas que, no próximo verão, quiserem passar e pernoitar por Almodôvar, já vão poder fazê-lo com boas condições.

Está já em fase adiantada de construção o novo Parque de Caravanismo de Almodôvar – junto ao Parque de Merendas e com ligação direta à estrada nacional 2, à ciclovia e à pista pedonal- e que terá capacidade para 25 auto-caravanas.

Resulta de um investimento municipal de cerca de 500 mil euros.

 

Imagem de campinglovers.wordpress.com

 

MONTADO PODE SER ARMA NO COMBATE ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

O montado alentejano é único e é um ecossistema típico das regiões mediterrânicas e pode ser uma das armas contra as alterações climáticas.

Quem o defende é Pedro Azenha Rocha, o responsável no Alentejo pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) por o montado ser um ecossistema mais resiliente aos problemas causados pelas alterações climáticas.

MARISCO SIM, LIXO NÃO

Decorre hoje, domingo, nova ação de sensibilização e limpeza do cais palafítico da Carrasqueira e do porto do Possanco. Sob o lema “mariscar sem lixo”, a iniciativa da Ocean Alive, e reuniu mais de uma centena de voluntários inscritos.

Objetivo: acabar com o mau hábito de se deixar as embalagens de plástico de sal fino na maré depois do seu uso para apanhar lingueirão e casulo e eliminar a contaminação do ecossistema das pradarias marinhas do estuário do Sado pelo plástico introduzido pela comunidade piscatória e lúdica local, através da mariscagem.

COMBATE ÀS ESPÉCIES INVASORAS NO GUADIANA

Há um projeto no Alqueva que é caso de estudo e visa combater a proliferação de espécies invasoras no Alqueva.

Numa aliança entre a EDIA e o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), surge a segunda edição do "International Fieldwork" do curso "Aquatic Ecosystem Analysis".

Nesta iniciativa estão envolvidos 20 alunos de Engenharia do Ambiente da instituição de ensino alentejana e de universidades holandesas, lituanas, polacas, croatas e brasileiras.

ESTREMOZ RECEBE JOVENS CIENTISTAS DE TODO O PAÍS

Estremoz vai receber jovens cientista, oriundos de todo o país, para o Congresso Nacional Cientistas em Ação.

De 19 a 21 de abril, a organização pertence ao Centro Ciência Viva de Estremoz e visa promover a interação e troca de ideias e experiências entre os alunos, professores e cientistas. Quer-se que essas mesmas ideias sejam partilhadas e apresentação para observação dos outros, contribuindo assim para uma mais ampla divulgação e comunicação da cultura científica e tecnológica.

“OUTROS CAMINHOS, A MESMA VIAGEM”

Em Monsaraz, os caminho são outros mas a viagem será a mesma; “Outros caminhos, a mesma viagem” é o título da exposição de escultura que Carlos Ramos inaugura hoje, na localidade alentejana.

Patente na Igreja de Santiago – Galeria de Arte, até 8 de abril, esta mostra é uma organização do Município de Reguengos de Monsaraz e faz parte do ciclo de exposições “Monsaraz Museu Aberto”.

PORTALEGRE VAI SER UMA GRANDE AÇORDA

No dia 24 de fevereiro, Portalegre vai ser uma grande açorda. Nesse dia, o 1º “Roteiro das Açordas” vai tomar conta do Mercado Municipal de Portalegre, onde serão servidas açordas dos mais variados tipos, com a animação musical a preceito.

O objetivo deste evento - organizado pelo Grupo Pró Portalegre e com início às 18h – é o de valorizar e divulgar este ícone gastronomia alentejana, mas também angariar fundos para a realização de obras na sede do grupo.

 

Imagem de imgs.sapo.pt

 

Páginas