Está aqui

Artigos publicados

Portugal já acolheu 530 pessoas refugiadas

Ao abrigo do Programa Voluntário de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), já chegaram a Portugal 530 refugiados.

Na passada semana foram mais 23 cidadãos beneficiários do estatuto de refugiado provenientes da Turquia e do Egito aqueles que foram acolhidos em Portugal. São sete famílias provenientes do Iraque, do Sudão e do Sudão do Sul e que foram agora acolhidas em Braga.

Kat Piwecka, a fotógrafa polaca apaixonada pelo Alentejo

Foi num dia de junho que Kat Piwecka chegou a Portugal pela primeira vez. O intuito da fotógrafa polaca era realizar um trabalho sobre o Algarve para uma revista do seu país.

Kat revelou que não foi preciso muito para sentir que tinha descoberto a sua segunda casa, bastou uma brisa de vento na face no mesmo dia em viu escrita num barco a frase „se podes sonhar, podes concretizar“.

A fotografa de celebridades internacionais e jornalista de viagens ficou apaixonada. E o que acontece quando uma mulher se apaixona? Magia.

Aljustrel ergue mais um marco à EN2

Há mais um marco de homenagem a assinalar a passagem da estrada Nacional 2 (EN2) no Alentejo, desta vez em Aljustrel.

Para publicitar e assinalar a passagem da EN2 no concelho, a autarquia alentejana ergueu mais um marco à “Route 66 portuguesa2 numa das rotundas da localidade. Assim, ao quilómetro 619, nasceu uma réplica gigante do já famoso marco da EN2, obra do escultor João Daniel.

A Casa do Alentejo pode fechar portas; os Verdes já entregaram uma resolução na AR

A icónica Casa do Alentejo, em Lisboa, pode ser mais uma vítima da Covid-19.

As fortes repercussões económicas e financeiras a que a pandemia, após a perda de 80% das receitas, pode levar ao encerramento deste espaço que é classificado como uma embaixada alentejana em Lisboa.

Situada na Baixa Pombalina num antigo palacete dos finais do século XVII, edificado entre dois troços da muralha Fernandina, era pertença dos Viscondes de Alverca, foi ocupado pelo Grémio Alentejano, em 1932, já depois da fundação da Associação Regionalista Casa do Alentejo, em 1923.

OCDE revela: Alentejo é a região portuguesa com menos capacidade de teletrabalho

Um estudo, realizado por economistas da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), refere que em Portugal cerca de um terço dos postos de trabalho são compatíveis com o teletrabalho, colocando-nos à frente dos Estados Unidos e da Itália. A nível interno, o Alentejo é a região nacional com menos capacidade nesta área.

Castelo Encantado e um balão mágico no Natal de Moura

É uma já uma marca natalícia de Moura e vai voltar o Castelo Encantado vai voltar a trazer a magia natalícia a Moura.

Apesar dos tempos de pandemia que vivemos, a Câmara Municipal de Moura não quis

deixar de assinalar este Natal.

O Castelo Encantado fará as delícias de miúdos e graúdos - de 1 de dezembro a 6 de janeiro - com a Lareira mágica com as renas, o Comboio de Natal, o Avião dos Sonhos, a Casinha do Pai Natal e o Trenó e os bonecos de gengibre.

IBM instala Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Portalegre

Um protocolo entre a Câmara Municipal de Portalegre, o Politécnico de Portalegre, a Softinsa e a IBM Portugal vai permitir a criação e instalação de um Centro de Desenvolvimento da IBM em Portalegre e que irá criar cerca de 50 postos de trabalho qualificados.

Colaborador de David Attenborough em Évora para ensinar a fazer documentários

No próximo ano, de 29 de março a 2 de abril, o Dr. George Chan, colaborador de Sir David Attenborough na série da BBC Planet Earth, irá ministrar um curso para ensinar a realizar pequenos documentários de baixo custo.

Esta 3ª edição do curso “Low cost film making” decorrerá na Casa Morgado Esporão, em Évora, e terá uma duração de 5 dias.

Neste curso, organizado pela “Science Retreats” em consórcio com o Dr. George Chan, irá explicar todas as etapas da criação de um pequeno documentário e que combinará a teoria, com experiência e técnicas de filmagem.

Beja tem o combustível mais caro do país

Relatório da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), desta semana, informou que o preço do gasóleo, em Portugal, caiu para um mínimo que não se verificava há 4 meses, tendo o preço médio da gasolina simples mantido o seu preço, 1,239 euros/litro inalterado desde setembro,; o GPL (Gás de Petróleo Liquefeito) Auto diminui pelo sétimo mês consecutivo e Portalegre está os distritos com o preço médio mais baixo.

Portalegre e Beja entre os distritos onde uma casa mais demora para se vender

Os vários distritos nacionais reagiram de modo diferente no que toca à reação do mercado imobiliário à pandemia de Covid-19.

Uma análise do site da especialidade idealista.pt revela que é nos distritos alentejanos de Portalegre e Beja que uma casa mais demora a vender-se.

Em média, nestes dois distritos, o tempo que vai desde que uma casa é colocada à venda até à venda é de cerca de nove meses em Portalegre e oito em Beja, bem como em Viana do Castelo e Vila Real. A média nacional ronda os cinco meses.

Páginas