Está aqui

Artigos publicados

Você está de parabéns!

Se você é português, está de parabéns! Portugal faz hoje, oficialmente, 840 anos.

Foi a 23 de maio de 1179, a máxima o Papa Alexandre III, um dos mais cultos da Idade Média e entendido em direito e teologia, emitiu a bula “Manifestis Probatum”. Este documento, que surge 36 anos após a declaração da Independência de D. Afonso Henriques - em 1143 – reconhecia finalmente Portugal como reino independente e Afonso Henriques como rei e legitimava o Tratado de Zamora, assinado a 5 de outubro de 1143 em Zamora, por Afonso VII de Leão e Castela e por D. Afonso Henriques.

Porto de Sines é «peça-chave» entre China e Portugal

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, revelou hoje que o Porto de Sines é um elemento chave na relação comercial entre China e Portugal.

A revelação foi feita durante a conferência “Objetivos e Ideais Comuns: 40 Anos de Cooperação entre Portugal e China”, realizada hoje no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa.

Beja volta a ser Pax Julia

Por estes dias, Beja volta a ser Pax Julia; é este o seu nome de fundação e que serve agora d emote para o Festival Beja Romana, um encontro do património histórico do passado com o presnete.

A sexta edição do festival – que decorre de 23 a 25 de maio, no centro histórico de Beja – é uma organização do município e está composto por diversas atividades como diversos itinerários, exposições, conversas, visitas pedagógicas, oficinas didáticas, música, animação, cortejos, mercado, um museu ao vivo entre outras experiências.

Portalegre prepara o Dia da Cidade em euforia

É com muita animação que Portalegre já prepara o dia da cidade. É com música, exposições, desporto, artesanato, gastronomia e muita animação que a cidade alentejana vai comemorar o seu dia, no Jardim da Corredoura, de 22 e 25 de maio.

Nas novidades para este ano estão a componente gastronómica e um novo espaço dedicado à economia empresarial. Existem ainda dois palcos: um para atuações noturnas e outro para as diurnas.

Cigarra em extinção já só existe no Alentejo

De todas as cigarras, esta é a mais ameaçada em Portugal e só existe em três locais do Alentejo.

Com o nome Euryphara contentei - o primeiro espécimen registado foi encontrado em Ferreira do Alentejo, em 1978.

Em Portugal, existem 13 espécies diferentes de cigarra e esta – conhecida também por cigarrinha ou cigarrinha-verde – é que corre mais perigo de desaparecer, existe somente em zonas do Alentejo: Estremoz e Sousel, em Beringel, e no concelho de Ferreira do Alentejo. as: "Esta cigarra tem distribuição ibérica, mas está à beira da extinção em Portugal."

Porto de Sines volta a bater recorde

Já este ano de 2019, o porto de Sines voltou a bater um recorde, desta feita o do seu recorde diário de regaseificação de GNL.

De acordo com informações da britânica S&P Global Platts Analytics, o Porto de Sines bateu o recorde diário de regaseificação, tendo o porto alentejano contado 19 milhões de metros cúbicos de regaseificação de gás natural liquefeito a 15 de março, batendo um recorde que datava de janeiro passado.

Um alentejano a mandar no Museu de Arte Antiga

Foi anunciado, esta semana, pela ministra da Cultura, Graça Fonseca, que será um alentejano o próximo diretor do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa.

Será já a partir do próximo mês de junho que, Joaquim Caetano, de 57 anos, doutorado em História da Arte pela Universidade de Évora, será o novo diretor MNAA.

Crato vai ter um novo centro de saúde

Uma vez que o atual centro de saúde está longe de responder às necessidades da população, um novo centro de saúde era já um grande desejo da população do Crato e, finalmente, no espaço de um ano, vai poder usufruir de um de um novo centro de saúde.

Será um investimento de cerca de 600 mil euros e que é comparticipados em 85 por cento por fundos comunitários e irá nascer em terrenos cedidos pela Câmara, nas proximidades do Estádio Municipal do Crato.

Évora diz sim ao voto eletrónico

Decorreu ontem, no distrito de Évora, e na presença da secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, o primeiro grande teste ao sistema do voto eletrónico presencial e que será implementado – no próximo fim de semana – aquando das eleições par ao Parlamento Europeu.

A longa metamorfose do vinho alentejano

O vinho alentejano mudou muito nos últimos 30 anos e sempre com um crescimento significativo.

No 11.º Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo, que decorreu nesta semana, Francisco Mateus, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) revelou que dos 720 mil litros certificados em 1990, o vinho alentejano passou a ter 85 milhões de litros em 2018.

Páginas