Está aqui

Artigos publicados

UNITATE quer um novo lar no concelho com menor taxa de cobertura do distrito de Évora

De acordo com a UNITATE – Associação de Desenvolvimento da Economia Social, Vila Viçosa é o concelho do distrito de Évora com menor taxa de cobertura nesta resposta social e que conta apenas 77 camas para uma população de 7.688 habitantes, representando também um dos maiores índices de envelhecimento da região: 210 idosos por cada 100 jovens.

Crianças sem contacto social e escolas sem envolver partes interessadas?  

É evidente que qualquer criança tem condições muito melhores que um adulto para se adaptar à mudança. Veja-se a simples abordagem de uma criança quanto à pandemia: “quando o vírus for embora vamos (…)”. Será função dos educadores não deixar esquecer que o vírus não irá desaparecer num ápice ou antes deixar bem claro e transparente que a cada dia tudo pode melhorar?

Santiago do Cacém e Moura lutam pela Limpeza Costeira

Em Santiago do Cacém, foi inaugurada, esta semana, uma escultura que pretende sensibilizar para a importância da preservação ambiental e, em particular, a proteção dos oceanos.

Da autoria de Jorge Vitorino, com 5 metros de comprimento, pesa cerca de 100 kg, tem 2 metros de largura e 2,6 metros de altura, verá o seu interior preenchido por lixo recolhido nos areais, numa iniciativa que conta com os apoios da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da Junta de Freguesia de Santo André e com os pareceres positivos do ICNF e da Agência Portuguesa do Ambiente.

Ministra da Coesão Territorial e Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional vão estar amanhã em Évora

Amanhã, 14 de setembro, em Évora, realiza-se o Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA)  e estarão presentes a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e o Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, e que se juntam assim a Roberto Grilo, presidnete da CCDR e aos restantes membros do Conselho Regional.

Esta reunião tem como base a apreciação e aprovação da versão preliminar da Estratégia Regional Alentejo 2030, por parte do Conselho Regional.

 

Imagem de valedocoa.pt

Ceia da Silva já em campanha para a CCDR Alentejo

Ontem à tarde, em Estremoz, intervindo no Congresso Federativo de Évora do Partido Socialista, António Ceia da Silva, apontou a necessidade de maior criação de riqueza no Alentejo de modo a garantir o aumento populacional da região.

O candidato apoiado pelos socialistas alentejanos, frisou ainda a importância de criar e desenvolver projetos âncora e essenciais às populações como, por exemplo, o Hospital Central de Évora, de modo a melhorar a qualidade de vida da população.

Alentejo no vermelho

Hoje, domingo, o Alentejo está pintado a vermelho pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) devido ao risco de incêndio dada a persistência de tempo quente e seco.

Aos distritos de Portalegre, Évora e Beja, juntam-se mais seis em Portugal continental: Castelo Branco, Faro, Guarda, Leiria, Setúbal e Santarém

As populações destes distritos estão a receber estas informações via SMS e todo o país se encontra com temperaturas acima dos 30ºC, sendo que, em alguns locais do Alentejo e do Ribatejo os termómetros podem mesmo chegar aos 40 graus.

Alentejo vendeu 1,2 milhões de litros de vinho para os Estados Unidos

Foram exportados para os Estados Unidos, no ano passado, mais de 1,2 milhões de litros de vinho alentejano.

A receita, em termos monetários, representa cerca de 4,7 milhões de euros. O dados foram agora divulgados, num altura em que a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) apresentou a uma comitiva de jornalistas norte-americanos, o premiado e inédita certificação do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA).

Messajana para disfrutar a nu

Messejana é um nome recorrente das histórias e cultura tradicional alentejana. O facto deve-se sobretudo a Brito Camacho, natural de Aljustrel, ministro da 1ª República. Quando uma delegação de representantes da Messejana se deslocou a Lisboa para lhe apresentar um extenso caderno reivindicativo, o ministro terá reagido com um “Não querem também uma praia?”, sendo a resposta da delegação um ícone e um mito da tradição popular alentejana: “Arranje lá a água, que a areia arranjamos nós”, tornando assim célebre a famosa Praia da Messejana.

Alentejo: Secretária de Estado da Valorização do Interior defende ferramentas digitais para combater o isolamento

Foi numa visita à BioBIP, a incubadora de empresas do Instituto Politécnico de Portalegre, que Isabel Ferreira, Secretária de Estado da Valorização do Interior, defendeu o uso das ferramentas digitais para anular os efeitos da dispersão populacional.

Segundo a governante, as regiões que sofrem as consequências dos efeitos da dispersão populacional, como o Alentejo, podem ver minimizados esses efeitos com recursos a estas ferramentas tecnológicas que diminuem as distâncias e dão uma resposta rápida.

E se o caminho para o espaço passar por Ponte de Sor?

À primeira vista, a relação entre Ponte de Sor e o espaço parece ser distante, no entanto, o desenvolvimento do polo aeronáutico aí localizado e a realização, na passada semana, de um protocolo entre o Município e a Portugal Space – Agência Espacial Portuguesa vai certamente tornar essa ligação mais próxima.

Páginas