Está aqui

Artigos publicados

Formar líderes e gestores com jogos de tabuleiro

Há um novo conceito de formação e que surge pelas mãos da “Board Games for Training” e que permitirá às empresas e aos seus profissionais terem a oportunidade de desenvolver competências de liderança e gestão utilizando jogos de tabuleiro modernos como ferramenta.

Reguengos de Monsaraz promove Semanas Gastronómicas

Serão 21 os restaurantes do concelho de Reguengos de Monsaraz que, de 22 a 31 de março, vão esmerar-se ainda mais para honrar a cultura gastronómica alentejana e um dos seus esteios: o porco.

A Semana Gastronómica do Porco é uma iniciativa organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz está integrada no Reguengos à Mesa, que inclui durante o ano mais três semanas gastronómicas: a do borrego de 5 a 14 de abril; a dos “Sabores do Lago”, de 4 a 13 de outubro e a da caça, 1 a 9 de novembro.

Deputado alentejano em defesa do Mundo Rural na Roménia

O deputado alentejano Pedro do Carmo – eleito pelo PS no círculo de Beja – foi o eleito do seu partido para o representar na Reunião Interparlamentar da Política Agrícola Comum e das políticas de Coesão que decorreu, esta semana, em Bucareste, capital da Roménia.

A Roménia é o país que preside ao Conselho Europeu neste semestre e é num quadro europeu de grande complexidade, que a União Europeia está a debater propostas de reforma da Política Agrícola Comum após 2020 e das políticas de coesão.

Governo vai reunir com Moura, Barrancos, Mourão e Vidigueira

Após a realização de uma Marcha Lenta - que teve como objetivo chamar a atenção do Governo para os problemas com que estes três concelhos se debatem no que às acessibilidades diz respeito – o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, agendou já uma reunião com os autarcas de Moura, Barrancos, Mourão e Vidigueira, para o próximo dia 3 de abril.

Alterações climáticas têm provocado aumento do risco de incêndio - próximos dias perto dos 30ºC

Nos próximos dias as temperaturas vão aproximar-se dos 30 graus o que que aumenta o risco de incêndio em todo o país, não sendo o Alentejo exceção. O Ministro da Administração Interna garante que o país está preparado para esta subida de temperaturas e para o aumento do risco de incêndios.

O risco é mesmo considerado muito elevado em alguns concelhos do distrito de Portalegre e Beja, além de Faro e Santarém.

Alentejo invadido por pólenes

Será a tendência nacional a partir deste fim de semana: haverá um grande aumento no nível de concentrações de pólenes na atmosfera. Só escapam os arquipélago dos Açores e da Madeira.

O estado do tempo também ajuda a estes níveis elevados de concentração de pólenes com uma subida de temperatura e vento fraco.

Monsaraz: prova épica coloca 1600 entre a terra e o céu

Decorrerá, este fim de semana, a 5ª edição do Sharish Monsaraz Natur Trail, em Reguengos de Monsaraz, e que vai contar com 1600 participantes divididos em 305 equipas, além de muitos corredores individuais. A distância máxima, o Ultra Trail, conta com 150 inscritos, o Trail Longo conta com 510, o Trail Curto com 690 e a Caminhada com 250. A equipa Algarviana Team é a equipa com mais elementos inscritos.

Italianos de Parma e alentejanos juntos na Feira do Porco

São mundialmente conhecidos pelos seus queijos, lacticínios e enchidos e vêm visitar a Feira do Porco, em Ourique, que decorrerá de 22 a 24 de março.

Berço dos famosos presunto e queijo parmigiano, o Município de Langhirano representará a região na 13º edição desta feira e trará a sua experiência e conhecimento de modo divulgar o trabalho da Região de Parma para manter uma rede europeia de territórios produtores presuntos DOP (Denominação de Origem Protegida) e que tem por fim compartilhar a cultura do presunto e a cultura do produto de qualidade DOP.

Futuros jornalistas questionam a informação e a comunicação social

Será já a 23ª edição das Jornadas da Comunicação do Instituto Politécnico de Portalegre, uma organização dos alunos do curso de Jornalismo e Comunicação da Escola de Educação e Ciências Sociais (ESECS) e que procuram debater o jornalismo e a comunicação de olhos postos no presente e no futuro.

Estas jornadas decorrerão de 19 a 21 de março e, este ano, a temática central será a "A importância da informação e comunicação local".

Em breve vai poder sentir-se mineiro em Aljustrel

Em breve o leitor vai poder sentir-se um mineiro em Aljustrel: vai nascer um Parque Mineiro e irá permitir visitas a uma galeria subterrânea de uma das minas alentejanas.

A mina e a sua envolvente é figura intrínseca do ADN e identidade aljustralense e este legado será preservado e valorizado no futuro Parque Mineiro e que englobará percursos, pontos de interesse e, a já referida, possibilidade de visita à galeria subterrânea de uma mina conhecida como Poço 30.

Páginas