Está aqui

Artigos publicados

“Alentejanos de gema” – Henrique Pousão

por Joana Casca

Henrique Pousão, foi um pintor português, pertencente à primeira geração naturalista. O alentejano, conhecido como o mais inovador pintor português da sua geração, destacou-se pela sensibilidade com que retratava os sítios por onde passava. Hoje em dia, as suas obras já chegam a cidades como Roma e Paris.

Regresso (pouco) Socialista

A vida política foi a banhos com a esperança de um bom pacote de medidas do governo Socialista para o combate à inflação de nível mundial resultante da guerra na Ucrânia.Pelo meio, tivemos a festa do Avante, novamente alvo de ataques pavlovianos pela opinião pública e publicada, chegando até às ameaças aos artistas, por causa da posição equidistante de crítica do partido face a Putin e Zelensky (mal ao bem não é o tema).

Fomos à festa com os "Baila Maria"

A amizade e a paixão pela música estiveram na génese deste projeto que surge em 2015. Conhecidos como os Baila Maria, a banda alentejana já percorreu o país de norte a sul com o seu baile moderno que atravessa todas as tendências musicais. O projeto começou apenas com dois elementos, mas atualmente já atuam com cinco e até mesmo com sete membros.

O corpo caloso: a fonte de comunicação

O cérebro possui dois hemisférios (direito e esquerdo) que podem comunicar entre si através do corpo caloso. O corpo caloso é constituído por fibras, classificadas em diferentes tipos de radiações, que permitem a comunicação entre os lóbulos do córtex cerebral, onde assentam várias funções cerebrais (Shah et al., 2021; Fitsiori et al., 2011).

Alcácer do Sal: Descobertas sepulturas de Cavaleiros da Ordem de Santiago

Por Joana Casca

No âmbito da escavação arqueológica que o Setor de Arqueologia, Património e Museus da Câmara Municipal de Alcácer do Sal está a realizar na Capela do Tesouro, no Santuário do Senhor dos Mártires, foram encontrados vários achados de grande valor para a história de Alcácer e do monumento, que foi o primeiro Panteão da Ordem de Santiago em Portugal.

Alentejano é o novo treinador da B SAD

Por Joana Casca

José Maria Pratas é o novo treinador no comando técnico do B SAD.

Natural da freguesia de Oriola, concelho de Portel, José Maria Pratas, de 40 anos, assinou recentemente contrato com o clube lisboeta como treinador principal, liderando os destinos daquele clube na próxima temporada 2022/23.

“Alentejanos de gema” - Artur Pastor

um artigo de Joana Casca

Assinala-se este ano o centenário do nascimento de Artur Pastor, considerado um dos mais notáveis fotógrafos portugueses do século XX.

Em Ourique, há 883 anos, Portugal ganhou um Rei

Foi a 25 de julho de 1139, há 883 anos, que se deu a célebre batalha de Ourique, após a qual o príncipe Afonso Henriques assumiu o título de “rei dos portugueses”, sendo assim considerada um marco inquestionável da nossa independência.

Reza a história que seria também este o provável dia de aniversário de D. Afonso Henriques, sendo também dia de S. Tiago, patrono da luta contra os mouros.

Festival "A Estrada" regressa aos palcos e percorre Santiago do Cacém

Por Joana Casca e Joana Mancha

A 2ª edição do Festival "A Estrada", que tem lugar no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal), está de volta após a última edição ter acontecido em setembro do ano passado.

O festival que arranca a 9 de agosto, na estrada municipal 544 (EM544), e percorre todo o concelho de Santiago do Cacém, conta com uma programação cultural multidisciplinar, que tem como foco principal a música, mas também tem como propostas a dança, o teatro, cinema, caminhadas e atividades gastronómicas.

Mais estado, mais autarquias

por Alexandre Carvalho

O debate sobre uma maior ou menor participação do Estado na vida dos cidadãos e empresas, é um tema repleto de chavões e bravatas ideológicas. Na verdade, a grande divisão histórica entre “direita e esquerda” deve-se aos limites ou não da intervenção estatal. A esquerda defende um estado mais interventivo e participativo, respondendo com um estado social para a defesa dos mais necessitados, a direita acredita que o mercado deve regular as relações económicas e que o estado apenas deve intervir no essencial.

Páginas