Está aqui

Alentejo

Chuva, trovoada e granizo provocam vários acidentes no Alentejo

A chuva e a queda de granizo surpreendeu hoje à tarde, 24 de março, o sul do país, particularmente o Alentejo, onde a GNR dá conta de vários acidentes, alguns por despiste provocado pela queda de gelo.

A Protecção Civil encerrou mesmo o perímetro do Castelo de Mourão, onde um raio atingiu uma das torres daquele castelo, ameaçada agora de derrocada eminente. Há relatos de corte de energia na região.

Iremos acompanhar a situação.

 

O grande Marc Ribot é cabeça de cartaz no Portalegre JazzFest

Decorre entre 2 e 4 de maio o 16.º Festival Internacional de Jazz de Portalegre (JazzFest) e conta com Marc Ribot como nome forte do evento deste ano e de quem se espera um concerto memorável. Pelo menos é essa a expectativa da organização.

O JazzFest é promovido pelo município, no Centro de Artes do Espetáculos de Portalegre (CAEP) e conta com uma programação que a organização define como “eclética”: no primeiro dia de festival, a partir das 21:30h, atua Marc Ribot, e, às 23h, Caterina Palazzi “Sudoku Killer”, que repetem a atuação no dia seguinte.

E os novos "Honoris Causa" da Universidade de Évora são...

A Universidade de Évora decidiu atribuir o título “Honoris Causa” a Alexandre Quintanilha e Pat Sandra.

O Conselho Científico da UÉ considerou ser o momento "oportuno" para homenagear Alexandre Quintanilha "pelo seu extraordinário percurso científico" e "também pelo importante contributo que deu à ciência em Portugal, transmitindo o conhecimento, desenvolvendo a investigação científica, formando gerações de cientistas e promovendo militantemente a ciência na educação".

Especialistas defendem que Alentejo está a crescer acima da média nacional

O Alentejo está a crescer acima da média nacional, no entanto lida com falta mão-de-obra especializada, modernização e salários "qualificados". Estes fatores, aos quais se junta a gestão dos recursos hídricos, serão os grandes desafios do Alentejo enfrenta, segundo os convidados do Fórum Desafios e Oportunidades – Alentejo, uma parceria ECO/EuroBic, que decorreu no final da semana em Évora.

Moura com BD inédita que conta a história do hino português

"A Portuguesa: História de um Hino" em Banda Desenhada é uma exposição que será inaugurada a 30 de março, pelas 16 horas, em Moura. Da autoria de José Pires, esta exposição está inserida na XXXIX edição da Feira do Livro e é constituída por doze painéis que contam a história de como “A Portuguesa” se tornou no Hino Nacional português.

Expostas no Cine-Teatro Caridade, estas pranchas estiveram guardadas no computador de José Pires, que, entendeu ter chegado a hora de as mostrar ao público.

Museu dos Coches de Vila Viçosa recebe duas carruagens do século XIX

Chegaram ao Paço Ducal de Vila Viçosa, duas novas viaturas de tração animal do século XIX - MILORD e TONNEAU, que provêm de uma de uma coleção particular e que foram doadas ao Museu dos Coches de Vila Viçosa.

Alto Alentejo recebe a maior central solar da Europa

Se pensarmos no exemplo mais falado do Alentejo, por ter sido um dos primeiros, estaremos a falar de uma nova central solar com uma área equivalente a 26 centrais iguais à da Amareleja e que se vai instalar no Alto Alentejo, pelas mãos de um consórcio português liderado pela Alpac Capital e Luz.On. Esta nova central solar, a concretizar-se, será o mais ambicioso projeto na área da energia solar e o maior da Europa.

Formar líderes e gestores com jogos de tabuleiro

Há um novo conceito de formação e que surge pelas mãos da “Board Games for Training” e que permitirá às empresas e aos seus profissionais terem a oportunidade de desenvolver competências de liderança e gestão utilizando jogos de tabuleiro modernos como ferramenta.

Reguengos de Monsaraz promove Semanas Gastronómicas

Serão 21 os restaurantes do concelho de Reguengos de Monsaraz que, de 22 a 31 de março, vão esmerar-se ainda mais para honrar a cultura gastronómica alentejana e um dos seus esteios: o porco.

A Semana Gastronómica do Porco é uma iniciativa organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz está integrada no Reguengos à Mesa, que inclui durante o ano mais três semanas gastronómicas: a do borrego de 5 a 14 de abril; a dos “Sabores do Lago”, de 4 a 13 de outubro e a da caça, 1 a 9 de novembro.

Deputado alentejano em defesa do Mundo Rural na Roménia

O deputado alentejano Pedro do Carmo – eleito pelo PS no círculo de Beja – foi o eleito do seu partido para o representar na Reunião Interparlamentar da Política Agrícola Comum e das políticas de Coesão que decorreu, esta semana, em Bucareste, capital da Roménia.

A Roménia é o país que preside ao Conselho Europeu neste semestre e é num quadro europeu de grande complexidade, que a União Europeia está a debater propostas de reforma da Política Agrícola Comum após 2020 e das políticas de coesão.

Páginas