Está aqui

Alentejo

Novas vinhas no Alentejo limitadas a 250 hectares

Todos os anos é publicado o despacho que fixa os princípios e competências relativos ao regime das autorizações para plantações de vinha.

O deste ano já foi publicado e permite a plantação de 1.924 hectares, dos quais, para a Região Vitivinícola do Alentejo, estão reservados 250 hectares para a produção de vinhos com DOP ou IGP.

As candidaturas deverão ser submetidas na página eletrónica do Instituto da Vinha e do Vinho, de 1 de abril a 15 de maio. A decisão será comunicada  até 1 de agosto.

 

 

Vila Viçosa: populares tentam salvar ermida de 1690

Terá sido construída em 1690 a Ermida de Nossa Senhora do Paraíso, em Vila Viçosa e é um marco social importante na história da população da vila alentejana.

Esta ermida está localizada na zona envolvente de Vila Viçosa, a cerca de dois quilómetros do centro histórico e era junto a ela que, ao longo de centenas de anos, os calipolenses (gentílico dos habitantes de Vila Viçosa) celebravam a Páscoa e as festas de Quinta-Feira da Ascensão, até meados dos anos 80 do século XX.

O projeto glamping que promete mudar Gavião

Está quase a abrir o “Gavião Nature Village”, um projeto de glamping de quatro estrelas, em Cadafaz, Gavião.

É um dos maiores empreendimentos turísticos do concelho, o primeiro glamping, e este empreendimento turístico de quatro estrelas tinha prevista a sua abertura em maio do ano passado, mas a pandemia atrasou o objetivo e tudo indica que a abertura seja ainda neste mês de março.

Alentejo na estrita lista dos melhores destinos para viajar em 2021

O site “European Best Destinations” (os melhores destinos europeus) considerou quatro destinos nacionais como seguros para se viajar em 2021: o Alentejo, a Madeira, os Açores e Lagoa.

O site especializado em viagens realiza este ranking dos melhores destinos de férias todos os anos e, este ano, o site teve em consideração dados sobre a situação pandémica dos destinos referidos.

A lista é curta e conta somente com 11 destinos, sendo que a maioria deles são na Grécia.

Sines promove noites de fado em casa

Esta será mais uma edição “Maré de Fado”, uma organização da Câmara Municipal de Sines, e que, de um modo diferente do habitual, vai fazer chegar a casa de todos oito noites de música.

De 12 de março a 3 de abril, vai poder disfrutar de mais uma edição desta mostra de fado, desta vez via “online” e na rádio.

A realizar-se desde 2017, com direção artística de Carlos Soares da Silva, o objetivo deste festival é recuperar o legado das noites e encontros de fado, onde amadores e profissionais se juntavam pelo prazer de cantar.

Elvas: cabazes alimentares para 900 famílias

A pandemia e as medidas necessárias para a combater têm criado e enfatizado problemas de cariz social consideráveis.

Neste sentido, a Câmara de Elvas decidiu ajudar algumas famílias com mais dificuldades e vai entregar 900 cabazes de alimentos a famílias do concelho.

Estes cabazes -  entregues a famílias de alunos beneficiários dos escalões A e B do apoio social do ensino pré-escolar, básico e secundário - são compostos por: leite, arroz, massa, grão, feijão, tomate, farinha, atum, azeite, óleo, bolachas e cereais; produtos adquiridos no comércio do concelho.

Cante, camponeses, resistência, rio... Serpa cria espaços culturais pelo concelho

A Câmara de Serpa desenvolveu uma estratégia que aposta na expansão da rede museológica do concelho através da criação de novos espaços culturais por todas as freguesias do concelho.

Em Brinches vai nascer a “Casa do Rio”, dedicada ao Guadiana e ao seu património natural e histórico, sendo também um meio de promoção de novas atratividades turísticas, dos produtos locais e da sua vertente gastronómica.

Chegaram a Évora as “novas inquilinas” do Convento da Cartuxa

Já chegaram a Évora as oito irmãs Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará, e que serão as “novas inquilinas” do Convento da Cartuxa, criando assim uma nova Comunidade Monástica Contemplativa na Cartuxa de Évora.

A notícia é avançada pela Agência Ecclesia e que refere que estas irmãs, de várias nacionalidades, irão agora continuar a fazer da Cartuxa o “pulmão espiritual” da cidade alentejana.

O Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli, a Cartuxa de Évora, encontra-se ainda em obras de adaptação, vivendo as irmãs, por agora, numa casa contígua à Igreja de São Francisco.

Évora, Arraiolos e a Rota Vicentina destacadas em revista espanhola

A revista espanhola “Hola!” publicou uma reportagem intitulada “Portugal en diez maravillas que seguro no son las que conoces” (Portugal em 10 maravilhas que de certeza não conheces) e entre 10 destinos nacionais a descobrir existem três no Alentejo: Évora, Arraiolos e a Rota Vicentina.

O artigo destaca o Cromeleque dos Almendres, referindo que quase 6 milhares de anos antes de os reis e os nobres levantarem os palácios em Évora, ainda antes antes dos romanos, já em Évora tinha sido erigido o conjunto megalítico mais importante da Península Ibérica e do sul da Europa.

Um azeite de excelência com a marca Moura/Barrancos

É ancestral a reconhecida qualidade dos azeites da região de Moura e Barrancos e a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos lança agora um blend de azeite virgem extra, deito a partir das primeiras e melhores azeitonas da campanha 2020/2021.

Esta nova edição, limitada e com o nome “Lote Selecção” destaca-se “pelos aromas frescos a erva e folha verde, notas doces e tons de frutos secos, como a amêndoa, e uma textura fina e elegante” e com um final de prova com um  picante suave, refere nota da cooperativa alentejana.

Páginas