Está aqui

Alentejo

Paço do Morgado de Oliveira em Évora recebe concerto Rua das Pretas

O projeto musical Rua das Pretas vai voltar a 8 de agosto, ao pátio do Paço do Morgado de Oliveira, em Évora. O concerto começa às 21:00 e tem um custo de 25€ com oferta de um copo de vinho.

Convento da Cartuxa em Évora vai ser aberto pela primeira vez a visitas

O Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli recebe um ciclo de visitas guiadas orientadas para a descoberta dos rituais, dos hábitos e dos exercícios espirituais que pontuaram o quotidiano da vida dos monges que o habitaram

Pela primeira vez desde a sua reconstrução como eremitério, em 1960, a Fundação Eugénio de Almeida promove um ciclo de visitas guiadas ao Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli – a Cartuxa de Évora – que decorrerá até 19 de setembro, com entrada gratuita.

Cimpor fornece cimento para a construção da linha entre Évora e Elvas

A Cimpor vai fornecer 135 mil toneladas de cimento para a execução de uma obra de 80 quilómetros que ligará Évora à Linha de Leste, junto a Elvas, num investimento de 500 milhões que deverá estar concluído no início de 2023. Esta será a maior extensão de caminho-de-ferro construída desde há mais de um século em Portugal.

De acordo com o Dinheiro Vivo, este cimento será utilizado na construção da plataforma ferroviária e de estações técnicas em passagens inferiores e superiores e em várias outras obras, como pontes e viadutos ferroviários.

Évora e Beja sob aviso amarelo a partir de amanhã

Os distritos de Évora e Beja vão estar, a partir de terça-feira, dia 4 de agosto, sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, revela o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, este aviso amarelo entra em vigor a partir das 10:00 de terça-feira e estende-se até às 5:00 de quinta-feira. Neste dia, as temperaturas irão atingir os 36 e os 37 graus, em Beja e Évora, respetivamente, enquanto que na quarta-feira os valores deverão chegar aos 37 graus em Beja e 39 em Évora.

O Festival Internacional de Cinema de Marvão vai decorrer esta semana

O Periferias - Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara regresso já esta semana, de 6 a 11 de agosto, numa dezena de lugares da raia de Portugal e Espanha.

Serão cerca de 20 filmes, nesta edição VIII, numa versão compactada do festival, que cumprirá todas as regras da DGS. A estreia cabe ao filme "O que arde", do realizador galego Oliver Laxe.

Mas apesar de mais curto, o festival apresenta algumas novidades, como por exemplo, uma sessão drive-in, em Carbajo, Espanha, no dia 7, ou propostas de cinema online.

Campanha de esterilização de animais decorre no Alentejo

Decorre, em alguns concelhos do Alentejo, uma “Campanha de Esterilização de Animais de Companhia” e que pretende controlar a população de animais vadios e errantes, mas também combater o abandono de animais.

Responsabilidade do CAGIA - Canil/Gatil Intermunicipal da RESIALENTEJO esta campanha abrange todos os cães e gatos cujos proprietários residam nos concelhos da área de intervenção da RESIALENTEJO: Almodôvar, Aljustrel, Alvito, Beja, Castro Verde, Cuba, Serpa, Moura, Ourique, Vidigueira e Reguengos de Monsaraz.

Elvas com WI-FI gratuito no Centro Histórico

Foi instalada uma rede wi-fi no centro histórico de Elvas e que vai estar acessível a munícipes e visitantes.

A rede Elvas-Wi-fi foi instalada pela autarquia e abrange vários locais do Centro Histórico: Largo do Colégio, Rua da Cadeia, Praça da República, Largo do Pelourinho e Parada do Castelo, e algumas áreas adjacentes.

O município presidido por Nuno Mocinha explica que, para aceder a esta rede, os utilizadores deverão autenticar-se com nome e e-mail ou através da rede social Facebook.

O passadiço da Serra D’Ossa já ganha forma

Foi anunciado em 2019, mas foi um projeto adiado para este ano.

Num investimento de cerca de 300 mil euros, o passadiço da Serra D’Ossa já ganha forma.

Serão cerca de 400 metros de vão ligar a Aldeia da Serra à ermida de Nossa Senhora do Monte da Virgem.

As obras decorrem a bom ritmo e prevê-se que em outubro os visitantes já possam ver de perto a fauna e flora singulares desta região.

Avis quer homenagear D. João I e procura a obra perfeita

O Município de Avis quer homenagear o rei D. João I com obra de arte de pública. Para tal, a autarquia alentejana lançará um concurso que tem como objetivo a criação de uma obra de arte pública destinada a homenagear uma figura que, não sendo alentejana, tem uma forte ligação ao Alentejo e a Avis.

João era filho bastardo de D. Pedro I e de uma dama galega. Logo à sua nascença, foi-lhe destinado o mestrado da Ordem de Avis, sendo educado para ser o comendador-mor da Ordem e dando início a ligação referida.

Vai de férias? Os radares não

Se vai de férias, ou mesmo a trabalhar, lembre-se que os radares e a segurança rodoviária não vão.

Como habitual, durante o mês de Agosto a Polícia de Segurança Pública vai realizar várias acções de fiscalização de trânsito, entre as quais com a colocação dos radares de velocidade que, no âmbito da campanha “Quem o avisa…”, é mensalmente publica a os locais e dias onde se efetuarão estes controlos de velocidade.

 

No distrito de Portalegre decorrerão controlos nas cidades de Elvas e Portalegre:

17-ago-20 08H00 Av. do Dia de Portugal – Elvas

Páginas