Está aqui

Alentejo

Almaraz fecha em 2021?

A central espanhola de Almaraz, junto ao Tejo e a cerca de 100km dos distritos de Portalegre e Castelo Branco, cumpre 40 anos em 2021 e os movimentos antinucleares e ambientalistas defendem o seu encerro nessa data.

Esta semana, o secretário de Estado da Energia do governo espanhol, José Domínguez, realizou um anúncio importante neste sentido e referiu que o governo espanhol não prevê alargar a vida útil de nenhuma das suas centrais nucleares para além dos 40 anos.

Évora: Cultura e 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos

Em Évora, no próximo 8 de dezembro, a Direção Regional da Cultura do Alentejo vai assinalar o 70.º aniversário da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos bem como os 40 anos da Adesão à Convenção Europeia dos Direitos Humanos com um seminário.

Sob o nome “Cultura e Direitos Humanos”, o seminário realizar-se-á entre as 9h30 e as 17h, na Direção Regional de Cultura do Alentejo, na Rua de Burgos, 5, em Évora, e contará com a participação de Andreia Brites, Luís Ferreira e Maria Vlachou.

Quem manda na água de Alqueva?

Quem manda na água de Alqueva? É esta a questão levantada pela FENAREG que questiona o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva – EFMA, até agora gerido pela EDIA e para quem a gestão de Alqueva tem sido um sucesso.

Évora: Estudantes universitários na rua contra a falta de alojamento e bolsas

Esta semana, as cidades de Évora, Lisboa e Porto viram os seus alunos do Ensino Superior manifestar-se pelo fim das propinas, a escassez de residências universitárias, a oferta de quartos a preços exorbitantes e a insuficiência de bolsas.

Em Évora, estudantes revelaram que existem cerca de 530 camas em residências para aproximadamente oito mil alunos. Numa cidade que não tem sido alheia ao aumento da procura turística, os preços de quartos e casas para alugar dispararam e tornaram-se quase incomportáveis para os estudantes e famílias.

21 KM pela monumentalidade de Évora

Évora é uma cidade plena de História e as suas ruas lembram isso a cada passo. É aproveitando essa riqueza que surge a quarta edição da EDP Distribuição Meia Maratona de Évora - Corrida Monumental, a última etapa do circuito EDP Running Wonders 2018.

Dia 25 de novembro, pelas 10h30, as ruas da cidade Património Mundial vão encher-se de atletas e curiosos para correr, caminhar ou aplaudir numa festa que trará à cidade alentejana milhares de participantes e visitantes.

A nova rota do Porco Alentejano

O porco Alentejano já tem uma rota definida no Alentejo e com objetivos promocionais turísticos quer do porco, quer da região em geral, valorizando o mundo rural, a autenticidade e o montado.

O montado alentejano é um ecossistema único e propício ao desenvolvimento com qualidade do Porco Alentejano.

A rota é uma iniciativa da Associação de Criadores do Porco Alentejano (ACPA), que, além do referido, pretende ainda dar a conhecer o seu modo de produção e a gastronomia associada ao porco alentejano e os seus produtos qualificados DOP e IGP.

Projeto de Rui Nabeiro para ajudar idosos estende-se a várias zonas do país

“É Tempo de Ajudar” é o nome que a Associação Coração Delta, de Rui Nabeiro, deu a uma campanha que visa ajudar os idosos alentejanos com maiores necessidades e que este ano já se estende também ao Algarve e à Beira Interior, para além do Alentejo.

Odemira: "Aliados no Natal" recolhem brinquedos e comida para famílias em dificuldades

Há 16 anos que uma associação de Odemira lança por esta altura uma acção de solidariedade para ajudar famílias mais carenciadas a ter um melhor natal, através de ofertas de brinquedos e de bens alimentares.

A recolha decorre até ao final de novembro em Odemira, pela mão dos "Aliados no Natal", da TAIPA, Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira e envolve a autarquia e empresas locais.

Todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico em Ponte de Sor vão receber "tablets"

O Município de Ponte de Sor, no âmbito de um plano integrado de combate ao insucesso escolar, focalizado predominantemente no 1º Ciclo do Ensino Básico e que pretende atuar de forma a prevenir o insucesso escolar, vai entregar aos alunos "tablets" como nova ferramenta de trabalho de  auxílio para o aumento do seu rendimento escolar.

A data da entrega dos equipamentos decorre a 20 de novembro, dia em que se assinala o Dia Internacional dos Direitos das Crianças e o Aniversário do Kiitos - Um projeto de iniciação à língua inglesa e orientação musical na educação pré-escolar.

Santo André com 2,5 milhões para Parque Empresarial

O Município de Santiago do Cacém viu aprovada a sua candidatura ao Alentejo 2020 para qualificar e valorizar a Área de Acolhimento Empresarial de Santo André, num investimento estimado em cerca de 2,5 milhões de euros.

Páginas