Está aqui

Alentejo

Bancos Alimentares angariam mais de 1 600 toneladas de alimentos

A campanha de recolha de géneros alimentares dos Bancos Alimentares Contra a Fome conseguiu recolher mais de 1 680 toneladas durante este fim de semana, anunciou hoje a instituição.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, a instituição afirma que “os géneros alimentares recolhidos serão distribuídos, a partir da próxima semana, a 2 700 Instituições de Solidariedade Social, que os entregam a cerca de 450 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas”.

Parlamento aprova lei para proteger e promover o barranquenho

A Assembleia da República aprovou, no passado dia 26 de novembro, em votação final global e por unanimidade, um projeto de lei que reconhece o direito a cultivar e a promover o barranquenho e estabelece medidas para o proteger, promover e valorizar.

O diploma, que resulta de dois projetos de lei, um do PS e outro do PCP, foi aprovado com os votos a favor de todos os grupos parlamentares e das duas deputadas não inscritas.

Legislativas 2022: Bruno Martins é cabeça de lista do Bloco de Esquerda

A Mesa Nacional do Bloco de Esquerda acaba de aprovar, sob proposta da Assembleia de Aderentes do Bloco de Esquerda do Distrito de Évora, Bruno Martins como cabeça de lista às Eleições Legislativas de 2022 pelo Círculo de Évora.

Em comunicado, o partido adianta que Bruno Martins tem 38 anos, é licenciado em Psicologia Clínica pela Universidade de Évora, e é dirigente distrital do Bloco de Esquerda, sendo eleito na Assembleia Municipal de Évora.

Santo Aleixo da Restauração em Moura celebra 1.º de dezembro

A Câmara Municipal de Moura e a União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração voltam a comemorar o 1 de dezembro em Santo Aleixo da Restauração, assinalando a heroicidade dos santoaleixenses nas batalhas contra os espanhóis.

De acordo com a autarquia, pelas 10:30, a banda do Círculo Artístico Musical Safarense atua na Praça da Restauração, “seguindo-se o Içar da Bandeira, às 10:45”, e os “discursos do Presidente da União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, Francisco Candeias, e do Presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo”.

Médicos em Évora vão passar a prescrever cultura a utentes

Os serviços de Saúde do distrito de Évora podem passar a prescrever cultura a utentes que sofrem de algumas patologias, para irem “ao teatro como quem toma um Prozac”, graças a um projeto em curso na região.

Em declarações à agência Lusa, Ana Isa Coelho, da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), diz que “queremos trabalhar com os cuidados de saúde primários para que os médicos saibam que existe uma série de iniciativas”, como workshops ou espetáculos e eventos, “que podem prescrever, literalmente, aos seus utentes”.

1ª São Silvestre de Reguengos

Domingo, 19 de dezembro, pelas 17h, a cidade de Reguengos de Monsaraz recebe a sua 1ª corrida de São Silvestre.

Com a distância de 10km, e um valor de inscrição de 60€, haverá direito a prémios, nesta que é uma organização da Junta de Freguesia de Reguengos do Monsaraz e que conta com o apoio da Câmara Municipal.

A prova vai realizar-se cumprindo as regras estipuladas pela DGS.

Pode inscrever-se aqui.

 

Imagem de onme. com.br

Legislativas 2022: João Dias cabeça de lista da CDU por Beja

João Dias será novamente o cabeça de lista da CDU pelo círculo eleitoral de Beja.

O enfermeiro de 47 anos era já deputado do PCP à Assembleia da República na XIII e XIV Legislaturas e era membro da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar.

Parlamento recomenda ampliação do hospital de Beja

Antes de se efetivar a dissolução da composição atual da Assembleia da República – decretada pelo Presidente da República – foi aprovado por unanimidade um projeto de resolução da Comissão de Saúde que recomendava ao Governo que se inicie a ampliação do hospital de Beja, construindo um novo edifício, num valor total de investimento na ordem dos 30 milhões de euros.

Há uma árvore alentejana que precisa do seu voto

Decorre a eleição da árvore nacional que irá representar Portugal no concurso da “Árvore Europeia do Ano” e há uma representante alentejana nos 10 finalistas nacionais: a Sobreira Grande de Vale Pereiro, no concelho de Arraiolos.

53% dos jovens do interior consideram mudar-se para o litoral

Mais de 50% dos jovens entre os 15 e os 25 anos, residentes no interior de Portugal, consideram mudar-se para o litoral, apontam dados de um estudo realizado à população portuguesa.

Oportunidades de emprego e de educação são identificadas como as razões mais apontadas para essa eventual mudança, num estudo que faz parte do conteúdo do “Pequeno Livro Aberto Sobre o Interior”, lançado pelo Gerador, uma plataforma independente de jornalismo, cultura e educação.

Páginas