Está aqui

Alentejo

Vinhos do Alentejo em conferência internacional sobre sustentabilidade do setor

João Barroso, coordenador do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, é o único português a marcar presença na iniciativa na conferência “Sustainability in the Vineyard”, um evento que reúne grande nomes internacionais do mundo do vinho e que pretende debater a sustentabilidade ambiental, social e económica do setor.

Adega Mayor permite-lhe ser enólogo por um dia e provar vinhos e azeites

A Adega Mayor retoma os seus programas de enoturismo, apresentando duas novas experiências vínicas: ser enólogo por um dia e descobrir vinhos e azeite numa mesma prova.

Évora no ranking mundial de universidades com impacto real

A Universidade de Évora (UÉ) foi reconhecida com o 34.º lugar no top 50 do Espírito Empreendedor do ranking das Universidades do Mundo com Impacto Real (WURI), encontrando-se entre as quatro instituições portuguesas distinguidas nesta categoria.

Novo Hospital Particular do Alentejo em Sines inaugurado hoje

O Grupo HPA Saúde inaugura hoje, terça-feira, o Hospital Particular do Alentejo em Sines, o primeiro hospital privado do Litoral Alentejano e que representa um investimento de cerca de sete milhões de euros, avança o Correio Alentejo.

Em comunicado, o Grupo HPA Saúde refere que esta nova unidade “toma o lugar” da Clínica de Diagnósticos de Sines (CLÍDIS), a maior e mais antiga clínica estabelecida na região, e que vai contar com 24 postos de colheitas de análises clínicas espalhados pelos distritos de Setúbal e Beja.

Alentejo regista o maior decréscimo do número de inscritos no IEFP

Os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) apontam para uma redução de 5,1% no número de inscritos nos serviços públicos de emprego, face ao mês anterior, adianta o jornal Expresso. O decréscimo mais acentuado ocorreu no Alentejo, onde o número de inscritos recuou 11,7%, tendo como referência maio de 2020.

Hidrogénio verde em Sines espera acordo sobre financiamento até agosto

O projeto-piloto que tem como objetivo a produção de hidrogénio verde em Sines recebeu uma primeira autorização de Bruxelas para avançar. Agora, é esperar que o consórcio H2 Sines chegue a acordo com a Comissão Europeia em relação ao financiamento para este projeto, adianta o Jornal Económico.

Mértola acolhe única colónia de peneireiros-das-torres no país

A única colónia de peneireiros-das-torres a nidificar num casco urbano está em Mértola. Classificada como espécie vulnerável, em tempos já foi muito abundante, mas entrou em declínio na segunda da metade do século passado. Atualmente a população destes pequenos falcões está estável, com um ligeiro aumento do número de casais presentes no país.

Cortiça portuguesa é destaque em exposição de referência da arquitetura mundial

A cortiça é de novo o material de eleição do Serpentine Summer Pavilion. Fornecida pela Corticeira Amorim, o maior grupo de transformação de cortiça do mundo, a matéria-prima genuinamente portuguesa volta, assim, ao lugar de destaque numa das exposições de referência da arquitetura mundial. São 200 metros quadrados de cortiça que, neste caso, responderam ao desafio do estúdio sul-africano Counterspace de construir uma instalação com o foco na sustentabilidade.

Porto de Sines recupera e lidera movimentação de contentores no País

Nos primeiros três meses de 2021, a movimentação de contentores nos portos do Continente cresceu +10% face ao mesmo período de 2020: um total de 742 mil TEU foram movimentados, traduzindo esse valor um aumento homólogo de +67,2 mil TEU. Sines foi crucial nesta evolução.

Verão começa hoje com céu nublado e aguaceiros

O verão começou hoje com céu muito nublado, aguaceiros e com temperaturas máximas a variar entre os 16 e os 23 graus, disse à Lusa a meteorologista Paula Leitão, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Recorde-se que o solstício de verão ocorreu às 04:32 de hoje, segunda-feira, marcando o início da estação no hemisfério norte, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa.

Páginas