Está aqui

Alentejo

NO ALENTEJO COM OS OLHOS POSTOS NOS PARALÍMPICOS DE TÓQUIO

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 ainda vêm longe, mas é lá que o paraciclista alentejano Flávio Pacheco mantém os olhos.

Natural de Ermidas-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, Flávio Pacheco terminou a época desportiva sendo Campeão Nacional de fundo e Vencedor da Taça de Portugal e obtido um 2º lugar Verola Paracycling Cup (Itália), um 3º lugar Paracycling European Cup (República Checa) e um 4º lugar na Brixia Paracycling Cup (Itália).

DESCOBERTO TEMPLO ROMANO EM MÉRTOLA

Uma descoberta recente, em Mértola, revela indícios do que poderá ter sido um grande templo romano - avança a RTP.

Decorriam as escavações num antigo edifício da vila alentejana, a conhecida Casa Cor de Rosa - quando foi descoberto, a 4 metros de profundidade, um conjunto de estátuas monumentais com cerca de 2000 anos e que levanta a hipótese Mértola ter tido um grande templo romano.

 

Imagem de wikimedia.org

ALENTEJO COM MENOS ESTUDANTES

De acordo com informação divulgada ontem, 20 de outubro, pela DGEEC - Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, o Alentejo perdeu cerca quatro mil alunos, comparativamente à situação registada há 10 anos. Só a Área Metropolitana de Lisboa e o Algarve viram o número de alunos crescer e o centro teve um decréscimo de 49.062 estudantes.

OUTONO CHEIO DE MÚSICA NO ALENTEJO

Decorre já hoje, 21 de outubro, o XXVII Encontro de Coros da Cidade de Estremoz, comemorando-se também o 37ª aniversário do Orfeão Tomaz Alcaide.

No encontro de coros atuarão o Orfeão Tomaz Alcaide, o Grupo Coral Stravaganzza, o Coral de S. Domingos e do Coro da Sociedade Musical Odivelense.

A organização é do Orfeão Tomaz Alcaide, com o apoio diversas entidades públicas e privadas.

A entrada livre, no entanto, sujeita à lotação da Igreja.

 

AVISO AMARELO COBRE A COSTA ALENTEJANA

Este fim de semana, de acordo com o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevê-se agitação marítima com ondas de noroeste e com 4 a 5 metros para a costa alentejana.

O aviso estende-se, além, de Beja, aos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal e Faro.

Este aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, e que cobre toda a costa de Portugal continental, significa que existe sério risco para a prática de atividades marítimas ou perto da costa.

 

Imagem de canalcatarinense.com.br

PORTALEGRE: MAIS DE 1100 AVES EM EXPOSIÇÃO ATÉ DOMINGO

Segundo a organização, são mais de 1100 aves de cerca de 7 dezenas de criadores que estão expostas até domingo no mercado municipal de Portalegre, na Iberaves, a Exposição e Feira de Aves Exóticas do Alentejo.

A Iberaves pode ser visitada durante o horário de funcionamento do mercado municipal de Portalegre, das 10h00 às 20h00 e no domingo até às 13h00.

Imagem de capa de tortuga-petshop.com

HOSPITAL DO LITORAL ALENTEJANO MANTÉM UNIDADE DE CONVALESCENÇA

A garantia foi dada pela Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARS), a Unidade de Convalescença do Alentejo Litoral mantém-se, mas com menos camas, numa situação que é transitória.

"Não houve qualquer encerramento da Unidade de Cuidados Paliativos como não houve nenhum encerramento da Unidade de Convalescença", garantiu ontem José Robalo, responsável pela ARS do Alentejo.

AGRICULTURA NO ALQUEVA FAZ-SE HÁ MILHARES DE ANOS

O Núcleo Museológico da Rua do Sembrano em Beja tem, desde ontem, uma nova exposição acerca da paisagem agrária do Baixo Alentejo na Pré-História.

VINHO NOVO, TASCAS E PETISCOS NA FESTA DA VINHA E DO VINHO EM BORBA

A pacata cidade de Borba, no Alentejo Central, com pouco mais de 7 mil habitantes, já vai sendo "pequena" para a "enchente" de visitantes que anualmente ali se deslocam para o evento do vinho mais conhecido em terras do sul, a Festa da Vinha e do Vinho de Borba, que este ano decorre entre 11 e 19 de novembro.

O PUNK-ROCK SOBE HOJE AO PALCO EM PORTALEGRE COM OS ALTARADOS

São da casa e isso entusiasma-os. Falamos do ALTARADOS, os portalegrenses cujo o projecto musical nasce no verão de 2014 entre três amigos com o único objetivo de tocar e partilhar a paixão pela música. Em 2015, e após adquirirem a formação atual, dedicam-se mais seriamente ao projeto.

Num concerto no CAE Portalegre, hoje às 23h00, teremos oportunidade para ouvir neles a influência do punk-rock americano dos anos 90, o ska e o hardcore. Nas suas músicas está sempre inerente uma forte mensagem social e a influência de bandas como os NOFX, Pennywise, Tara Perdida, entre outras.

Páginas