Está aqui

Alentejo

Évora estreia ópera sobre o amor impossível de Geraldo sem Pavor e Samira

A cidade de Évora vai ser o palco, e a sua história a protagonista, do espectáculo operático "Geraldo e Samira - Uma Ópera Para Évora".

Nos dias 31 de Agosto e 1 de Setembro o Jardim da Palmeira, em Évora, recebe este épico inédito que não é mais do que um tributo àquela cidade alentejana e à sua importância na independência de Portugal. Um tributo feito de ficção, música e dança que parte dos amores e desamores, alianças e traições de dois dos mais destacados personagens da iconografia eborense: Geraldo Sem Pavor e a moura Samira.

Estivadores põem fim à greve no Porto de Sines

Foi proposto o estabelecimento de um prazo limite para finalizar a negociação entre estivadores e a concessionária do Terminal XXI, no Porto de Sines, que termina no dia 26 de Agosto, segundo comunicado do Sindicato XXI. A greve decretada pelo Sindicato XXI, no terminal de contentores de Sines, foi levantado pela própria organização sindical a partir da meia noite deste domingo. Os estivadores lutam contra a "precariedade e a desqualificação numa profissão submetida a condições de trabalho particularmente duras e perigosas".

Vila Galé convida para as vindimas em Beja

De 24 de agosto a 13 de setembro, a Vila Galé e os vinhos Santa Vitória sugerem uma verdadeira experiência de vindimas no Alentejo.

Alerta: Alto Alentejo em risco máximo de incêndio

Marvão, Nisa e Gavião estão em risco máximo de incêndio determinado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Ainda segundo o IPMA e para o restante território nacional, que se encontra em risco muito elevado ou elevado de incêndio, o valor da humidade relativa do ar diminuirá para entre 20% e 30% e mesmo durante a noite não se registarão valores superiores a 50%, inclusivamente no litoral. 

Quanto a temperaturas e até sexta-feira prevê-se uma subida gradual, variando entre os 30 e os 35 graus, podendo atingir valores superiores no interior (39).

 

Vendas Novas com Virgul, Trio Odemira e Carolina Deslandes

Vendas Novas celebra o seu 57.º aniversário como Concelho no dia 7 de setembro com um programa de atividades, a decorrer entre os dias 6 e 8.
O Largo da Câmara Municipal recebe três dias de festa com os espetáculos principais a terem lugar pelas 22h00. Dia 6, tem lugar o hip-hop de Valas e a boa disposição de Virgul; dia 7, sobem ao palco o consagrado Trio Odemira e, dia 8, a jovialidade de Carolina Deslandes.

Alcácer do Sal dá concerto de jazz a bordo do galeão Pinto Luísa

Dia 23 de agosto (sexta-feira) “Há Jazz no Sado”, a bordo do galeão Pinto Luísa. Navegar ao fim do dia no Sado será ainda mais encantador ao som de Jazz, de músicos da Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba.  O passeio tem concentração no cais da margem sul e inicia-se às 18h30, para terminar às 21h30.

Cerveja alentejana Barona vence três prémios no World Beer Awards

O concurso World Beer Awards distinguiu a marca de cervejas artesanais alentejanas Barona. BARONA IPA na categoria IPA Speciality, a BARONA APA na categoria American Style Pale Ale e a BARONA Porter na categoria Strong Porter.

O concurso World Beer Awards seleciona as melhores cervejas de todo o mundo, segundo diferentes categorias e estilos de cerveja. Este ano analisou mais de 3500 referências de cerveja de diversos estilos e atribuiu 11 troféus a Portugal.

Alentejo vai ter noites tropicais nos próximos dias

Para amanhã, terça-feira, dia 20 de agosto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê subida acentuada da temperatura máxima entre os 4 e os 8 graus e mínimas nunca abaixo dos 20 graus, o que resultará em noites tropicais, sobretudo no sul do País, sendo que no interior do Alentejo as temperaturas vão variar entre os 35 e os 39 graus. A temperatura continuará a subir ao longo da semana, esperando-se uma descida em quase todo o território nacional a partir de sábado, a que escapa o Alentejo.

Imagem de capa de Rafael Marchante/Reuters

 

Aeroneo desiste de se instalar em Beja

A Aeroneo, empresa que pretendia desde 2015 instalar-se para desmantelar aeronaves no aeroporto de Beja, sobretudo Antonov's a operar em África, desistiu do projeto.

Em 30 ou 40 anos, grandes áreas no Alentejo já não terão condições para fazer vinho

Jorge Böhm é alemão, nascido em 1938 em Neustadt an der Weinstrasse, a viver em Montemor-o-Novo desde 1976, onde produz vinho. Numa entrevista dada hoje ao DN Böhm explica que visitou Portugal pela primeira vez em 1961, depois de o veleiro em que seguia com amigos a caminho das Seicheles ter sido abalroado por um barco de pesca em Cascais. Nunca mais quis deixa o país.

Páginas