Está aqui

Alentejo

Aljustrel convida Espanha para o Festicante

Será toda uma celebração ibérica a que vai acontecer e Aljustrel, de 14 a 16 de setembro, quando começar a Festicante, e que vai ter a Espanha como país convidado.

Esta será a 3º edição do Festicante e terá o lema "Nós e o Mundo" para celebrar e promover o Cante alentejano, além de incentivar o diálogo intercultural com outros países.

A grande promotora do evento, a Câmara municipal, espera que o evento possa contribuir para estreitar os laços com os vizinhos espanhóis e ajudar a divulgar o Alentejo e os seus produtos ao público espanhol.

Cluster Aeronáutico de Évora promove-se em Inglaterra

Em Inglaterra está a decorrer o Farnbourough Airshow, uma das maiores feiras de aeronáutica da Europa, e Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara de Évora, está lá a promover o cluster aeronáutico e as potencialidades do concelho neste setor.

Tendo já sido estabelecidos contactos com outros clusters do setor, procura-se atrair investimento para Évora.

Moura: Povoado com 5 mil anos recebe primeira escavação arqueológica

Corresponde a um povoado fortificado com uma primeira ocupação que remonta ao Calcolítico, há cerca de 5000 anos, estando comprovada uma segunda ocupação na Idade do Ferro (século IV a.C.) e, posteriormente, no período Romano (século I a.C.). e já estava identificado desde os anos 40 do século passado, mas nunca havia recebido qualquer escavação arqueológica até este ano, no âmbito de uma escola de campo internacional de arqueologia no sítio Castelo Velho de Safara, no concelho de Moura.

Ovibeja 2019 - os agricultores como "guardiões" da biodiversidade

A Ovibeja 2019 vai colocar no centro das atenções os "guardiões" da biodiversidade, os agricultores e toda a feira vai ser dedicada ao impacto das alterações climáticas na agricultura e no papel de salvaguarda e de vanguarda dos agricultores, como "construtores da paisagem".

A feira decorre entre 24 e 28 de abril de 2019 e conta com o habitual programa de colóquios, seminários, exposições, gastronomia e música.

Imagem de capa da lifecooler.com

 

Évora: Convento do Espinheiro vence galardão mundial entre hotéis de luxo

O Convento do Espinheiro, Historic Hotel & Spa, em Évora, foi nomeado para o World Luxury Spa Awards deste ano, e foi distinguido, na categoria de Luxury Historical Hotel Spa, no World Luxury Spa Awards, evento que decorre todos os anos com o objetivo de promover a competitividade na indústria hoteleira de luxo.

Considerado em 2016 como Portugal’s Leading Spa Resort pelos World Travel Awards, a entidade hoteleira alentejana é uma vez mais reconhecida internacionalmente.

Viana do Alentejo lança curso de Cerâmica Criativa para valorizar Olaria da Região

Arranca esta semana em Viana do Alentejo o Curso de Técnico/a de Cerâmica Criativa, numa iniciativa do Município de Viana do Alentejo.

O curso, com a duração de 15 meses, e que confere equivalência ao 12º ano e qualificação profissional 4, tem como requisitos o 9ºano e dispõe de um conjunto de apoios, nomeadamente bolsa de formação, subsídio de alimentação, subsídio de transporte e subsídio de acolhimento de dependentes.

Sines: Músicas do Mundo espera 100 mil pessoas

É o Festival que mistura as sonoridades de todo o mundo e está no Alentejo – em Sines e Porto Covo - há 20 anos.

Esta 20ª edição, contará com 59 espetáculos e começa já na quarta-feira, com um concerto em Porto Covo, pela fadista portuguesa Aldina Duarte.

A organização espera nesta edição 2018 uma afluência de cem mil visitantes, algo que se deve ao prestígio já obtido pelo sucesso das edições anteriores.

Universidade de Évora estuda a Saúde dos Professores

A Universidade de Évora em parceria com a Universidade do Algarve, realizaram juntas um dos maiores estudos de sempre sobre stress, motivação e saúde dos professores em Portugal.

Acabou sonho da cultura de papoila branca no Alqueva

Todos desistiram da plantação de papoila branca no Alqueva. Segundo a edição de ontem do Público, a cultura da planta dormideira produtora de ópio pretendia atingir cerca de 6000 hectares até 2016, o que não veio a acontecer e este ano já não foi plantado um único hectare.

Em 2013 foi atribuída à empresa escocesa Macfarlan Smith Ltd. a primeira licença de exploração de ópio em Portugal e a segunda, foi dada em 2015, foi para a australiana TPI, também instalada no Alentejo.

Nacional lança massas com Trigo Duro 100% Alentejano

Apesar de estarmos a falar de uma edição limitada, estas massas produzidas em molde de bronze com Trigo Duro 100% Alentejano, são descritas como "deliciosamente únicas" pela shoppingspirit.pt. e resultam de um projeto com 20 anos, numa parceria entre os produtores de cereais do Alentejo, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e o Instituto Politécnico de Beja.

Páginas