Está aqui

Fotografia

AMÉRICA DESERTA NA FUNDAÇÃO EUGÉNIO DE ALMEIDA EM ÉVORA

Eliana Sousa Santos, Ricardo Agarez e Susana Mendes Silva dinamizam no próximo dia 27 de outubro, a partir das 14H30, no Fórum Eugénio de Almeida, uma conferência sobre a paisagem, arte e arquitectura do Sudoeste Americano.
 
Eliana Sousa Santos foi vencedora da 12ª edição do Prémio Fernando Távora e dá a conhecer nesta conferência o processo de projecto e a viagem de investigação que, como vencedora do prémio, realizou pelo deserto norte-americano, desde Bonneville Salt Flats (Utah), passando pelo Arizona e terminando em White Sands (Novo México).

DAS MÃOS DOS MAIAS NASCE PATRIMÓNIO MUNDIAL

Das mãos da família Maia têm saído centenas de exemplares de um dos mais recentes Patrimónios Mundiais Imateriais da Humanidade.

A arte chocalheira está na família há gerações e dá agora origem à exposição “Gerações de um mesmo ofício: Família Maia”, inaugurada na passada semana, e patente até 29 de outubro, no castelo de Viana do Alentejo.

A organização é da Câmara Municipal de Viana do Alentejo e conta com o apoio das Juntas de Freguesia de Alcáçovas e de Viana do Alentejo e da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

 

Imagem de hiddeneurope-magazine.eu

CASTELO DE MARVÃO COM ESPECTÁCULO DE VÍDEO MAPPING

O Festival Amossassa em Marvão, no Alto Alentejo, vai dinamizar aquela bela vila alentejana entre hoje e domingo. As grandes novidades deste ano serão a inaguração do monumento assinado por João Cutileiro, dedicado ao fundador da vila, o guerreiro Ibn Marúan e espectáculos de vídeo mapping na fachada do Castelo de Marvão.

ALJUSTREL DEDICA EXPOSIÇÃO ÀS MAMÃS DA TERRA

A vila mineira de Aljustrel está a promover uma exposição de fotografia dedicada às mamãs, para assinalar a Semana Mundial do Aleitamento Materno. A exposição reúne fotos da autoria de Mercedes Guerreiro, de ao mães a amamentar os seus bebés e pretende fomentar boas práticas para a saúde dos bebés e a importância da amamentação.

ÉVORA: IGREJA DE S. FRANCISCO REVELA IMAGENS DA GRANDE OBRA DE RECUPERAÇÃO

Num extenso retrato fotográfico dos bastidores de uma obra sem precedentes, a Igreja de S. Francisco em Évora revela a partir de dia 4 de outubro uma exposição notável que permite ao público compreender quando profundas, complexas e ao mesmo tempo belas foram as obras de recuperação daquela igreja que integra um vasto complexo conventual fundado no séc. XIII e que eve o seu auge no início do séc. XVI, beneficiando de um importante programa de ampliações e encomendas artísticas promovidas pelo rei D. Manuel.

FERREIRA DO ALENTEJO RECUPEROU TABERNA TRADICIONAL ALENTEJANA

O município de Ferreira do Alentejo inaugurou hoje a Casa do Vinho e do Cante, na antiga Taberna Zé Lélito, em Ferreira do Alentejo, recuperada para o efeito.

Com um investimento de apenas 10 mil euros, fica assim criado um núcleo museológico que tem por objetivo recuperar a memória das antigas tabernas tradicionais e as diferentes manifestações de Património Cultural Imaterial, nomeadamente as relacionadas com o “saber fazer” do vinho em talha, da poesia popular, do Cante e do receituário tradicional que caraterizaram e ainda caraterizam a vida cultural do concelho.

TRAÇO - UM FESTIVAL DE DESENHO DO ALENTEJO

O TRAÇO – Festival de Desenho do Alentejo, é um evento temático sobre a Cultura do Desenho realizado em Elvas e Castelo de Vide de 13 a 21 de Outubro, com workshops e master classes com artistas conceituados e rodeada de inúmeras exposições de Desenho, que envolve áreas com o Design, a Banda Desenhada, a Arquitectura, o Cinema de Animação e o Urban Sketching.

ÉVORA PODE VER MAIS “ALÉM”

Évora pode agora ver mais “além” e pelos olhos dos fotógrafos Fábio Miguel Roque e Nick Tauro Jr., autores da exposição “Além|Beyond”.

Patente no Palácio de D. Manuel, em Évora – a partir de hoje e até final do mês – esta exposição retrata 24 horas de viagem destes dois artistas, que em 2016 fotografaram paisagens ao longo de 1.110 quilómetros, um no Alentejo, o outro no deserto norte-americano, afiançando os artistas que existem muitas semelhanças na estética do trabalho de ambos.

 

Imagem de cm-evora.pt

POVOS DE MAR, POVOS DE RUA, EM SINES

Reúne 15 projetos culturais de Portugal, Espanha, França e Inglaterra e pretende levar às ruas de Sines, entre 21 e 23 de setembro, a dança, o teatro, o circo, a performance, a música, a escultura, marionetas e atividades para crianças e famílias.

MÉRTOLA TAMBÉM TEM CÉU

Mértola, vila alentejana, nas margens do Guadiana, destino turístico de milhares de pessoas, também tem céu.

É esse céu de Mértola que se pretende promover com a iniciativa “CAMINHADAS CRIATIVAS...COM ESTRELAS” que decorrerá – por iniciativa do Município de Mértola - a 20 de setembro, com início às 18h, no Monte do Guizo.

Composto por um conjunto de itinerários pedestres, o programa inclui ainda um workshop de fotografia noturna, um safari fotográfico, observação do céu e petiscos fora de horas. As inscrições estão limitadas a 15 participantes.

 

Páginas