Está aqui

Artigos publicados

Em busca do 13º

A crença dos pitagóricos de que tudo é constituído por números, conduzi-os à categorização dos números de acordo com diversas características. A principal abordagem dos pitagóricos para a organização dos números consistia em considerar primeiro um arranjo geométrico e depois o tamanho. A organização dos números, de acordo com essa regra, origina sequências de “números figurados”.

Mais branco ou tinto? Um dilema mesmo que não goste de vinho

Existem dois jarros com a mesma quantidade de vinho. Um dos jarros tem vinho tinto e o outro tem vinho branco.

Encha um copo com vinho tinto e deite o conteúdo desse copo no jarro de vinho branco. Mexa bem a mistura de vinho branco e tinto.

Encha um copo (igual ao anterior) com essa mistura de vinho branco com vinho tinto e deite no jarro onde está apenas vinho tinto.

Depois destas operações:

Há mais vinho tinto no vinho branco ou vinho branco no vinho tinto?

 

Solução:

Cores que nos guiam

Na apresentação do plano de desconfinamento, que permite dar início a um levantamento gradual e faseado das medidas restritivas impostas, António Costa apresentou um gráfico que permite o acompanhamento da evolução da pandemia. Logo após a apresentação e explicação do gráfico, surgiram as mais diversas piadas e críticas, algumas manifestando pouca compreensão de como se deveria interpretar o gráfico.

Ano Novo, um novo desafio

De doze eram o triplo,

mas alguns se abrasaram;

E numa luta com o fogo,

só vinte e dois me restaram.

 

Acreditando em magia,

quantos devo eliminar

para sair do ano velho

e no novo ano entrar?

 

Medidas (de distanciamento) sem fitas

Como amplamente divulgado pelas autoridades, as medidas de distanciamento são das mais efetivas na redução da transmissão da COVID-19.  A recomendação da DGS indica que se deve manter uma distância de pelo menos 2 metros das outras pessoas, contudo, o que se vem observando, um pouco por todo o lado, é o desrespeito desta recomendação. Alguns, mesmo que queiram, não podem cumprir e são obrigados a permanecer, horas a fio, a menos de 2 metros de outros, como se verifica, por exemplo, nas salas de aula.

À volta da Terra - Um desafio matemático

Imagine uma corda suficientemente longa para rodear o planeta Terra pelo equador.

Se essa corda fosse 1 metro mais longa e se distribuísse o excesso, uniformemente, por todo o perímetro da Terra, a que distância ficaria a corda da superfície do planeta?

 

Covid e medidas com sentido

A ameaça por COVID-19 que o mundo enfrenta, e que se tornou realidade em Portugal no início do mês de Março, tem feito parte do quotidiano e tem dominado notícias e conversas. De um momento para o outro, passámos a ouvir expressões como crescimento exponencial, curvas de crescimento, ponto de inflexão, modelos SIR e muitas outras expressões de cariz matemático. Para a grande maioria das pessoas, estas expressões pouco dizem e pouco importam e as atenções viram-se para o número diário de novos infectados e a percentagem de variação face ao dia anterior.

Paixão virtual - um desafio matemático

Que o mundo da internet e das redes sociais permite que muitos façam transparecer uma vida alternativa, que pouco tem em comum com a sua vida real, já não é novidade para ninguém. Mas, por incrível que pareça, este fenómeno tem reflexos semelhantes na tão odiada Matemática, permitindo que muitos daqueles que no mundo real abominam a Matemática, quando escudados pelo ecrã do computador ou smartphone, se transformem em verdadeiros apaixonados pela Matemática.

Aceita o desafio de Páscoa de Carla Santos?

Numere os ovos de 1 a 7 de forma a que a soma dos três ovos em cada linha seja igual.

 

Solução:

Florence Nightingale: uma mulher notável, uma pioneira na Estatística

Em pleno século XXI,  no ano em que se assinala o 200º aniversário do seu nascimento, Florence Nightingale (1820-1910) continua a ser reconhecida e admirada à escala mundial por quebrar preconceitos de género e pelo seu contributo para a modernização da enfermagem, contudo, não é de conhecimento tão amplo a forma como Florence usou a Estatística, de forma brilhante e inovadora, para fazer valer as suas ideias.

Páginas