Está aqui

Curiosidades

Todo o Terreno no Alandroal esgota inscrições

As inscrições para o VI Passeio LucefeciTT já estão esgotadas e contam com 110 jipes, 54 motas e 360 pessoas inscritas. A organização é conjunta entre os Bombeiros Voluntários de Alandroal e o Município do Alandroal e a prova tem ganho entusiastas de ano para ano.

Mértola já tem data para o Festival Islâmico

O Festival Islâmico de Mértola, o festival cultural mais aguardado do país prepara-se para celebrar mais de 7 séculos de influência islâmica, inundando Mértola de cores, cheiros e sabores que povoavam há séculos o seu quotidiano. A magia do 10.º Festival Islâmico regressa às ruas do Centro Histórico entre 16 e 19 de maio, onde a herança islâmica da Vila-Museu mistura-se com mercadores e artesãos vindos da bacia do Mediterrâneo, numa celebração cultural única.

Sepultura lançam dois vinhos alentejanos

A banda de death metal, Sepultura lançou dois vinhos de assinatura feitos no Alentejo,um branco e um tinto, ambos de produção orgânica, segundo declaração da Vinhos do Alentejo.

A banda, criada em 1984, juntou-se à MusiConsult, ao produtor alentejano Roquevale e aos os importadores holandeses Drankgigant para criar, e divulgar o Sepultura Tinto e Sepultura Branco, ambos vinhos orgânicos, cm uvas produzidas no Alentejo.

Os vinhos em dezembro em Amesterdão, após terem estado previamente em prova no Rock in Rio, em Lisboa.

Imagem de capa de Fiaz Farrelly

 

Seis Grifos foram devolvidos aos céus do Alentejo

Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, RIAS, no Algarve, libertou seis grifos na serra de Alcaria Ruiva, em Mértola. As seis imponentes aves estavam sob custódia daquele centro desde setembro passado, após terem sido encontradas muitos debilitadas, resultado de uma migração outunal muito exigente com as aves.

Os seis grifos (Gyps fulvus), com origens de Mértola, Serpa, Beja, Almancil e Fuseta estavam então com dificuldade em encontrar alimento

Odemira lança concurso nacional de Banda Desenhada

Entre os meses de janeiro e fevereiro de 2019, decorre na Biblioteca Municipal José Saramago a 13ª edição da BDTECA – Mostra de Banda Desenhada de Odemira, numa iniciativa promovida pelo Município de Odemira, em parceria com a Sopa dos Artistas – Associação Local de Artistas Plásticos.

O Concurso de Banda Desenhada marca o início das atividades da BDTECA, que inclui também exposições, workshops, feira do Livro de BD, a realização de uma tertúlia e a exposição final com os trabalhos presentes no concurso de BD deste ano.

“Caminhos de Santiago” são aposta das Misericórdias e do Turismo do Alentejo e Ribatejo

Os “Caminhos de Santiago” são uma posta forte das Misericórdias e do Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR)

Como tal, as duas entidades assinaram em dezembro um protocolo de colaboração na conceção de um programa de ofertas de serviços aos peregrinos do “Caminhos de Santiago” que passem pelo Alentejo e pelo Ribatejo.

Aristides de Sousa Mendes em banda desenhada

A história e a vida do mítico embaixador português Aristides de Sousa Mendes está em banda desenhada – obra do artista José Ruy - e pode vê-la, em Beja, até dia 8 de janeiro.

Beja comeu um bolo-rei com 42 metros

Se fosse colocado na vertical, seria mais alto que a Torre de Menagem do Castelo de Beja este bolo-rei de 42 metros.

Em resposta ao desfaio lançado pela autarquia, a centenária pastelaria Luiz da Rocha não só fez 40 metros de bolo, como acrescentou mais dois metros, em simbolismo pelos dois anos em que esta iniciativa se leva realizando.

Viana do Alentejo perdeu e recuperou o estatuto de concelho e celebra-o há 121 anos

Viana do Alentejo, no Alentejo Central, celebra anualmente a sua própria restauração, datada de 13 de janeiro de 1898. Ou seja, há 121 anos Viana do Alentejo recuperou a sua condição de concelho, depois de a ter perdido em 1895, numa célebre e polémica reforma administrativa levada a cabo pelo governo de João Franco e Hintze Ribeiro, muito semelhante à de 1836 de Mouzinho da Silveira, que suprimiu os concelhos de Aguiar e Alcáçovas e os anexou a Viana do Alentejo.

Aljustrel recupera Estela com 4 mil anos

A estela funerária da Idade do Bronze, detida indevidamente por um arqueólogo a quem o Estado intentou uma ação judicial e venceu, já foi entregue à guarda do Museu Municipal de Ajustrel e vai ser apresentada publicamente no dia 10 de janeiro de 2019, pelas 18h30, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, da Diretora Regional de Cultura do Alentejo e do responsável pelo achado.

Páginas