Está aqui

Curiosidades

"Repórter da Cidade" recebeu homenagem em Portalegre

Este fim de semana, a cidade de Portalegre homenageou João Trindade, o “Repórter da Cidade”.

Mais de uma semana de uma centena de pessoas participaram nesta iniciativa organizada pela Rádio Portalegre e Jornal Alto Alentejo, e que celebrou também o 80º aniversário de João Trindade, conhecido quer no meio da comunicação social, quer na sociedade local como “um homem de causas” e que, mais de trinta anos depois, continua ao serviço do jornalismo regional, sendo ainda colaborador da Rádio Portalegre do jornal Alto Alentejo.

 

Imagem de portalalentejano.com

Efeito Greta: 156 países em defesa do ambiente e Évora também

Esta semana, numa iniciativa que começou com os discursos e movimentos da jovem de 16 anos Greta Thunberg, começou uma onda de contestação e manifestações pelo ambiente, marcadas sobretudo pela elevada participação de jovens, tal como as ocorridas na passada a sexta-feira, um pouco por todo o mundo, em que centenas de milhares de jovens reclamaram aos líderes mundiais medidas urgentes contra a crise climática.

Chegou o outono, mas o Alentejo continua a disfarçar

Às 8.50h desta manhã, o outono chegou ao hemisfério norte.

O fenómeno astronómico que marca a passagem do verão para o outono chama-se equinócio – deriva da junção duas palavras latinas que significam “igual” e noite” – e consiste no fenómeno natural assinalado no instante preciso em que o Sol cruza o plano do equador celeste.

 Nos dias de equinócio - também há o da primavera – os dias e as noites são muito semelhantes, tendo os dois cerca de 12 horas, a mesma duração.

Rota de Tapas com 9 pontos no Alentejo

Vem aí a segunda edição de 2019 da Rota de Tapas da marca de cerveja da Estrella Damm.

Serão nove as cidades que terão uma cerveja e uma iguaria a preço “low-cost” e uma delas é no Alentejo: Évora.

Além de Évora, a rota passa por Lisboa, Porto, Braga, Faro, Aveiro, Viseu, Caldas da Rainha e Castelo Branco e vai decorrer de 26 de setembro a 13 de outubro.

Ao todo, serão cerca de 200 restaurantes onde pode, por apenas 3 euros, beber uma cerveja Estrella Damm e provar um petisco sugerido pelo restaurante.

Beja anda a espalhar desfibrilhadores pela cidade

O Município de Beja quer implementar uma rede de DAE (Desfibrilhador Automático Externo) pela cidade e está a colocar várias destas máquinas em alguns edifícios públicos e pontos chave da cidade.

O objetivo é criar condições que reforcem a cadeia de sobrevivência para os munícipes que possam ser vítimas de uma paragem cardiorrespiratória.

Esta iniciativa conta com a parceria da Associação ALENTO e a primeira máquina já foi colocada no Teatro Municipal Pax Julia, seguindo-se, em breve, a instalação de mais equipamentos DAE nas instalações desportivas municipais.

 

Melhores ciclistas de resistência do Mundo passam no Alentejo

Vai realizar-se, pela primeira vez em Portugal, uma prova de ultraresistência ciclista à escala mundial.

Seguradora vai pagar a colaboradores portugueses para se deslocarem de bicicleta

Liberty Seguros é a primeira grande empresa portuguesa a pagar aos colaboradores para se deslocarem de bicicleta 

A seguradora vai pagar 0,37 cêntimos por quilómetro aos colaboradores que se deslocarem de bicicleta para o trabalho, incentivando a mobilidade sustentável e promovendo a bicicleta como forma de transporte alternativo.

"Descoberta" da villa romana de S. Cucufate em Vidigueira faz 40 anos

Autarquia, Direcção Regional de Cultura do Alentejo e Universidade de Coimbra celebram a 21 e 22 de setembro a efeméride da passagem do 40.º aniversário do início dos trabalhos de investigação em S. Cucufate, prevendo-se, entre outras atividades que pretendem envolver todos os atores que, de alguma forma, estiveram ligados aos trabalhos, a realização de um seminário científico no dia 21 e, a 22 de setembro, um dia aberto em S.

Santini tem 3 novos gelados inspirados no Alentejo

A famosa gelataria Santini tem uma edição limitada que tem base e inspiração nos vinhos alentejanos.

Estes dois sabores foram desenvolvidos numa parceira com a Casa Relvas e que são inspirados nas vindimas e feitos com uvas da Herdade de São Miguel, em Redondo.

Há mais edifícios reabilitados em todo o país, menos no Alentejo

De acordo, com nota estatística divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística, esta sexta-feira, neste 2.º trimestre de 2019, foram concluídas as obras de mais 19,4% de edifícios – entre construções novas, ampliações, alterações e reconstruções - face ao 2.º trimestre de 2018. Face ao primeiro trimestre deste ano, o aumento foi de 23,1%, tendo ficado concluídos cerca de 3,9 mil edifícios, a grande maioria para habitação familiar.

Apesar deste aumento, nota-se já uma tendência para uma queda em breve, dado a diminuição do número de licenciamentos pedidos.

Páginas