Está aqui

Curiosidades

Novas descobertas geram entusiasmo arqueológico no Alentejo

Marvão, Moura, Alandroal e Reguengos de Monsaraz estão a ser palco nos últimos dias de valiosas descobertas arqueológicas por um lado e de uma aproximação da população e visitantes por outro à riqueza arqueológica da região, aspetos que pelo menos não têm merecido nos últimos anos grandes referências na comunicação social.

Chocalhos, cães, animais de pasto e máquinas agrícolas na feira da alma alentejana

O chocalho, património da humanidade UNESCO, tem uma feira dedicada em Alcáçovas, no Concelho de Viana do Alentejo. O evento, que é mais do que uma feira e os organizadores preferem descrevê-la como uma grande homenagem à paisagem e tradição rural alentejana, por onde vagueiam bovinos, caprinos, equinos, ovinos e muares, animais representativos do uso do chocalho e da “paisagem sonora” alentejana e as máquinas agrícolas.

Alentejano Pedro Caixinha realiza feito inédito no México

O treinador de futebol Pedro Caixinha, natural de Beja, realizou um feito inédito no México ao conquistar 4 títulos no mesmo ano.

O “Poker” de Caixinha, ao serviço do Cruz Azul, foi conseguido esta madrugada quando a sua equipa bateu o Necaxa por 4-0 e conquistou a Supertaça do México, juntando-a ao campeonato, taça, taça do campeão dos campeões.

Casa em Alcácer do Sal vence prémio de arquitetura internacional

A “Casa 3000”, com projeto do arquiteto Luís Rebelo de Andrade e situada na Herdade da Considerada, no concelho de Alcácer do Sal, foi distinguida nos prémios de arquitetura da conceituada plataforma internacional online Architizer A+, na categoria Conceitos - Plus - Arquitetura + Cor.

Queremos encontrar os nadadores que nos salvaram a vida numa praia alentejana

Nota do Editor: Um casal italiano contatou-nos há uns dias por mail porque queria muito encontrar dois nadadores salvadores que lhes salvaram a vida este ano, na praia do Malhão, Odemira. Deram com o nosso jornal através de uma peça que coincidentemente havíamos publicado nesse dia, duas horas antes, a propósito do Malhão.

Elvas: Aficionados querem substituir o nome do Coliseu Rondão de Almeida pelo de Joaquim Bastinhas

Um grupo de aficionados das touradas lançou uma petição pública para pedir ao Município de Elvas que substitua o nome ao Coliseu daquela cidade alentejana pelo de Joaquim Bastinhas, o empresário e toureiro falecido a 31 de dezembro do ano passado.

A petição, que tem perto de 3 mil subscritores, pede a substituição do nome Coliseu Rondão de Almeida, nome do comendador e ex-presidente daquela autarquia, pelo de Joaquim Bastinhas, a quem estava entregue a exploração daquela praça.

Procuram-se voluntários para escavações arqueológicas em Alandroal

Está em fase de preparação a nona campanha de escavações no sítio romano republicano da Rocha da Mina em Alandroal. As escavações, que vão decorrer entre 4 e 30 de agosto, serão dirigidas por Conceição Roque e Rui Mataloto e procuram voluntários. Para quem passa pela experiência, a oportunidade é gratificante, pela oportunidade de trabalhar numa extraordinária paisagem, pelas novas relações que se criam e pela permanente eventualidade de encontrar um vestígio que marque o conhecimento do passado. Para os mais dinâmicos é uma boa forma de ocupar as férias.

Odemira vai inaugurar terceira praia naturista para "diversificar oferta turística"

O início da utilização oficial da zona Norte da Praia do Malhão como Praia Naturista, em Odemira, vai acontecer a partir do dia 7 de Julho, para celebração do Dia Mundial do Naturismo, com uma sessão simbólica agendada para as 11 horas. A deliberação foi tomada por unanimidade na sessão da Assembleia Municipal  de Odemira realizada no dia 30 de abril de 2019, em resultado de um pedido da Federação Portuguesa de Naturismo.

Viana do Alentejo leva pessoas com poucas oportunidades a ver o mar

O município de Viana do Alentejo está a promover um programa de lazer para os munícipes das três freguesias daquele concelho alentejano e que consiste em deslocações organizadas à praia de Troia. Segundo o município alentejano o programa permite apoiar aqueles "que, de outra forma, não teriam a oportunidade de desfrutar de uma ida à praia".

Romaria, procissão e o extraordinário camarão. No Festival Sabores do Sado

O Festival Sabores do Sado invade Margem Sul de Alcácer do Sal nos dias 26, 27 e 28 de julho com romaria e procissão no Sado, iguarias culinárias confecionadas com produtos do rio (entre eles o tradicional camarão que faz as delícias de visitantes e residentes), muita animação, tasquinhas e artesanato.

Páginas