Está aqui

Curiosidades

ALPHA-JET DIZEM ADEUS A BEJA

O dia de ontem, 13 de janeiro de 2018, marcou o fim dos Alpha-Jet ao serviço da Força Aérea Portuguesa com a realização do último voo, em Beja.

Os Alpha-Jet chegaram a Portugal em 1993 como pagamento de parte do contrato de utilização da base de Beja pelos alemães – eram 50 aviões – que foram os eleitos para a formação de jovens, mas também para demonstrações aéreas com as patrulhas acrobáticas Parelha da Cruz de Cristo e Asas de Portugal.

Estavam instalados na base de Beja desde a sua chegada a Portugal.

 

Imagem de emfa.pt

PRESIDENTE DA REPÚBLICA RECEBEU MOVIMENTO “MELHOR ALENTEJO”

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta semana, em audiência no Palácio de Belém, o Movimento de Cidadania “Melhor Alentejo”, numa audiência em que esteve também presente o alentejano e Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.

MUNICÍPIO DE VIANA DO ALENTEJO CELEBRA 120 ANOS

Hoje, dia 13 de janeiro, o Município de Viana do Alentejo assinala 120º aniversário da restauração do Concelho que havia sido extinto em 1895.

Para assinalar a data, a Autarquia vai atribuir a medalha de honra do Município a duas associações do concelho – Associação dos Amigos Aguiarenses e Grupo Motard “Os Xananas” de Viana do Alentejo e às 15h30, será apresentado no Cineteatro Vianense, o documentário “Viana do Alentejo: Terra de Barro” de António Menezes sobre a Olaria Tradicional do Concelho de Viana do Alentejo.

CARNAVAL DE CUBA JÁ TEM TEMA CENTRAL

O Carnaval de Cuba 2018 já está a receber inscrições para o Corso 2018, cujo tema central é o “Mundo da Fantasia”

A pouco mais de um mês do Carnaval, a Câmara Municipal de Cuba encontra-se agora a receber inscrições - até dia 06 de fevereiro - para o Corso Carnavalesco que se realiza no dia 13 de fevereiro, pelas 14h30, naquela terra alentejana e que reuniu no ano passado mais de 1200 foliões, num total de 80 grupos temáticos.

REGUENGOS REDUZ PEGADA CARBÓNICA COM VEÍCULOS ELÉTRICOS

O município de Reguengos de Monsaraz tem a partir de agora duas viaturas 100% elétricas para apoio à manutenção dos seus espaços verdes e jardins. Trata-se de dois veículos ligeiros de mercadorias com sistema de caixa basculante e que representaram um investimento de cerca de 40 mil euros comparticipado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente que vai reforçar a estratégia ambiental da autarquia e reduzir a sua pegada carbónica.

 

ALVITO CONCELHO HÁ 120 ANOS

O concelho de Alvito foi restaurado há 120 anos e a Câmara Municipal quer celebrar o facto a 12 e 13 de janeiro, com vasto conjunto de iniciativas, entre as quais uma sessão solene de atribuição de distinções honoríficas de reconhecimento, quer aos funcionários, quer aos cidadãos e instituições do concelho, pela sua dedicação à causa pública, mas também com um beberete e um concerto da Banda Filarmónica de Veiros, além de outras iniciativas formais.

 

Imagem de cm-alvito.pt

 

 

BEJA CELEBRA DIA DE REIS COM BOLO DE 30 METROS

Um bolo-rei gigante, com 30 metros, confeccionado pela centenária pastelaria bejense Luiz da Rocha, vai ser partilhado com a população amanhã na Igreja da Misericórdia de Beja

Na confeção do bolo-rei, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Beja, serão utilizados 100 ovos, 30 quilos de farinha, 35 quilos de fruta em calda, 8 quilos de açúcar, 7 quilos de manteiga, leite, vinho do porto, pinhão, nozes, passas de uva, sultanas e caju.

ESTAMOS A BEBER CAFÉ A HORAS ERRADAS

Em dia que muitos procurarão desesperadamente um café para despertar depois de uma noite de farra, um ritual que se repete com grande intensidade em todos os outros dias, seja para ir trabalhar, cuidar dos filhos ou estudar, é de questionar se o café fará a diferença que achamos que faz.

Há entendidos que explicam que podemos estar a beber café a horas erradas e, por isso, não estaremos por um lado a tirar do café todo o seu potencial e, por outro, apenas a criar dependência da cafeína.

TREINADOR ALENTEJANO É DESTAQUE EM ÁFRICA

Tem 37 anos e é natural de Portalegre; Sérgio Traguil chega agora ao comando técnico do Kabuscorp, o quarto classificado do Girabola 2017, o nível mais alto do futebol angolano.

Este é o segundo clube que treina no futebol angolano, depois da experiência no Santa Rita da Cássia do Uíge.

O treinador que estudou Educação Física no ISCE - Instituto Superior de Ciências Educativas e Escola Superior de Desporto de Rio Maior., conta com passagem pelas escolas do Benfica, mas começou a carreira no Portus Alacer em 2009/2010, prosseguindo no Estrela de Portalegre em 2014/2015.

ENTRAR EM 2018 COM A FOTO PERFEITA

Uma boa fotografia também tem os seus segredos. Além do fotógrafo, da máquina, do cenário e outras circunstâncias também a pessoa fotografada pode dar pequenos contributos que podem ser decisivos, a começar pela disposição.

Jodee Ball, uma fotógrafa do Ohio (Estados Unidos) indica seis truques para que deixe de aparecer nas fotos como se fossem fotografias para o Cartão do Cidadão.

Páginas