Está aqui

Curiosidades

Avis: Aroeira de Valongo com 600 anos quer ser “Árvore do Ano de 2019”

Situada na Courela da Igreja, em Valongo (União de Freguesias de Benavila e Valongo, em Avis), a Aroeira “A Fazedora de Chuva” está classificada como Árvore de Interesse Público desde 1995, e destaca-se pela idade (mais de 600 anos) e pelo porte gigante (7 metros de altura e 5 metros de perímetro do tronco), que fazem dela um exemplar único no mundo, já que pertence a uma espécie de porte arbustivo.

Passeio "à moda antiga" gera cada vez mais entusiastas em Elvas

O passeios das pasteleiras por Elvas está definitivamente institucionalizado com esta sexta edição e a participação de três dezenas de entusiastas. O evento, que é organizado pelo Ciclo Clube BTT de Elvas, levou ontem, 11 de novembro, as antigas pasteleiras do século XIX às ruas do centro histórico de Elvas e permite aos transeuntes apreciar algumas raridades de duas rodas, conduzidas por participantes vestidos a preceito.

48 horas Automóveis Antigos com meta em Reguengos de Monsaraz

Reguengos de Monsaraz vai receber no dia 11 de novembro a etapa final da 23ª edição das 48 horas Automóveis Antigos ao Alentejo. Esta prova de regularidade histórica organizada pelo Clube Português de Automóveis Antigos com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz está integrada no calendário da Federação de Automobilismo e Karting e terá 90 veículos, destacando-se os mais antigos, nomeadamente um Cadillac e um Ford A Roadster fabricados em 1931.

Évora e Macau desenvolvem novo sistema de tradução do chinês

A Universidade Cidade de Macau e a Universidade de Évora (Departamento de Informática) estão a trabalhar no desenvolvimento de um novo sistema de tradução automático chinês-português. O projeto foi apresentado  na primeira conferência sobre inovação de conhecimento entre a China e os países de língua portuguesa e latino-americanos que decorreu esta semana na Universidade Cidade de Macau.

Vidigueira propõe no Dia de São Martinho, ir à Adega e provar o Vinho

“No Dia de São Martinho, vai à Adega e Prova o Vinho”, assim diz o povo, e em terra de tradições vitivinícolas, é imperativa a comemoração do São Martinho em todas as adegas e instituições, não fosse estarmos a falar da Vidigueira Winelands, cujas adegas celebram o São Martinho com eventos, programas especiais e lançamento de novos vinhos

Delta lança três produtos inovadores no mercado

A Delta de Rui Nabeiro  lança-se em novos desafios, sempre com café envolvido, mas que sairão um pouco da tipologia de produto Delta a que o consumidor está habituado: a Croffee, uma barra de cereais com café; o Go Chill by Delta, uma bebida fria de café com leite e o Drip Coffee, um café que se faz como chá, são os novos produtos lançados pela Delta.

Mármore de Estremoz cobre rua de Londres

O mármore alentejano procura afirmar-se com uma nova vaga de internacionalização e desta feita surge como notícia por algo um pouco mais invulgar: a Mint Street, uma rua de Londres, está revestida com mármore alentejano

Esta novidade foi destaque no Festival de Design de Londres e a obra surge pela mão de um designer cipriota, em colaboração com a Experimenta Design e a Assimagra - Associação dos Recursos Minerais de Portugal.

Boardgamers chegam a Estremoz

Os estremocenses (e não só) têm agora a possibilidade de se divertir à volta de um jogo de tabuleiro de forma descontraída e gratuita, com a criação do primeiro Grupo de Boardgamers de Estremoz desta cidade alentejana.

"O objectivo é criar um grupo informal e aberto", explica Carlos Ramos, um dos fundadores, "ao qual qualquer pessoa se pode juntar para jogar jogos de tabuleiro modernos. E não é preciso saber jogar, pois haverá sempre alguém para ensinar”.

Grândola também é Chocolate

Apesar de ainda faltar cerca de uma semana para a Feira do Chocolate de Grândola, a Vila Morena lança uma semana gastronómica em jeito de antecipação. O evento reúne 17 restaurantes do concelho, que vão servir pratos com chocolate e os sabores de época de S. Martinho.

Delta lança dispositivo móvel para servir café em qualquer local

O Grupo Delta acaba de apresentar um inovador sistema móvel ultracompacto que permite servir o café em qualquer parte, seja um evento desportivo, um festival de música ou até enquanto se espera pelo metro, comboio, autocarro, barco, etc.

Páginas