Está aqui

Curiosidades

Há 126 anos, a primeira viagem de automóvel em Portugal teve Alentejo como destino

Foi no dia 11 de outubro de 1895 que um Panhard & Levassor, comprado em Paris por D. Jorge d’Avillez, um jovem aristocrata de Santiago do Cacém, fez a 1.ª viagem de automóvel de Lisboa a Santiago do Cacém, tornando-se um marco histórico.

Envolvidos na aventura estiveram D. Jorge D’Avillez; Jules Phillipe, engenheiro na região, e Hidalgo Vilhena, outro santiaguense, pioneiro na arte fotográfica da época e a 1.ª viagem de automóvel em Portugal, segundo rezam as crónicas, foi há 126 anos, durou três dias e com muitas peripécias pelo meio.

Alentejana lançou marca de cosmética e é destaque em Londres

A startup criada pela alentejana Elisabete Ramalho nasceu em plena pandemia, após 5 anos a sonhar e fazer investigação exaustiva.

A Kivens é uma Startup de dermocosmética premium que, 9 meses após o seu lançamento, é finalista na categoria dos melhores cremes faciais de origem natural nos Pure Beauty Awards London 2021, o maior e mais reconhecido certame da especialidade.

Dores nas costas afetam 80% da população

Celebra-se hoje o Dia Mundial da Coluna. É estimado que cerca de 80% da população terá pelo menos um episódio de dor nas costas ao longo da sua vida.

De acordo com a campanha “Olhe pelas Suas Costas”, a dor nas costas afeta cerca de 150 mil portugueses e não pode ser desvalorizada.

Os portugueses estão a comer o dobro daquilo que deviam

Esta sexta, o Instituto Nacional de Estatística (INE) deu a conhecer a “Balança Alimentar Portuguesa 2016-2020” e que mereceu de imediato a reação da Ordem dos Nutricionistas: “os portugueses estão a comer o dobro do necessário e de forma ainda mais desequilibrada”.

Amareleja inaugura Casa da Memória de Eunice Muñoz

A Amareleja, no concelho de Moura, inaugurou, na passada quinta-feira, a Casa da Memória de Eunice Muñoz, numa homenagem “em vida” da vila que viu nascer a atriz, de 93 anos, que esteve presente na cerimónia.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Junta de Freguesia da Amareleja, Joaquim Mário, diz que se trata de espaço “pequeno, mas digno”, no centro da localidade.

Misericórdia de Évora recria capas de álbuns nacionais e internacionais

Os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Évora recriaram recentemente várias capas de álbuns. A sessão fotográfica foi partilhada nas redes sociais e os elogios à iniciativa não demoraram em chegar.

“Desta vez a iniciativa foi a de recriar capas de álbuns de artistas, nacionais e internacionais. Artistas que fazem parte da nossa memória, criadores de sonoridades intemporais. O que acham?”, destaca a instituição na sua página de Facebook.

Gruta do Escoural encerrada temporariamente para trabalhos

A Gruta do Escoural e o seu Centro Interpretativo estarão encerrados ao público entre os dias 11 de outubro a 15 de novembro, por motivos de trabalhos no interior, anunciou a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

De acordo com a autarquia, citada pelo jornal Sul Informação, os trabalhos passam pelo “levantamento 3D” do interior da gruta, “sem a presença de público”.

Dark Sky Alqueva volta a ser um dos 100 destinos mais sustentáveis do mundo

O Dark Sky Alqueva encontra-se novamente, pela segunda vez consecutiva, na lista dos 100 destinos mais sustentáveis do mundo (Top 100 Destination Sustainability Stories).

Segundo a reserva Dark Sky, a “2021 Top 100 Unveiling Ceremony aconteceu no dia 5 de outubro às 12:00 durante o Global Green Destination Days, o principal evento anual do Green Destinations que permite o encontro entre profissionais de sustentabilidade e destinos”.

Alandroal acolhe Encontro de Balonismo a partir do Castelo de Terena

O Castelo de Terena, no Alandroal, vai receber amanhã, sábado, um encontro de balonismo que prevê a saída de cinco a seis balões de ar quente do interior das suas muralhas “para um voo conjunto nos céus do concelho”.

Segundo a autarquia, este encontro “marca também o momento de apresentação oficial da publicitação da marca para o turismo do concelho – Alandroal, uma história que nunca acaba – num balão de ar quente de uma nova empresa a operar no concelho com esta oferta de animação turística”.

Melhor hotel do mundo situa-se no Alentejo

Portugal foi eleito o melhor país do mundo pelos leitores da Traveler, a publicação de viagens do grupo de media Condé Nast. Nesta 34.ª edição dos Reader’s Choice Awards, o hotel São Lourenço do Barrocal, no Alentejo, também mereceu destaque na categoria de melhores hotéis do mundo.

Páginas