Está aqui

Curiosidades

Chegou o frio e a chuva mas o Alentejo já prepara o Alqueva Sunset 2020

Foi no Alqueva, no maior lago artificial da Europa, que decorreu a 2ª edição do Alqueva Sunset. Aquele que é um dos melhores eventos para ver o pôr do sol acompanhado com um copo de vinho do Alentejo. O sucesso da última edição fez com que se reunissem, este ano, cerca de 100 pessoas que não quiseram perder a iniciativa. Realizado no dia 5 de outubro, o evento foi conquistado pela boa disposição, bons vinhos e pela paisagem surpreendente.

O alentejano Garcia da Horta vai ter Centro Interpretativo em Castelo Vide

Nascido em Castelo de Vide, lá por volta de 1500, Garcia de Orta foi um importante médico português que viveu na Índia e que foi pioneiro nas áreas da botânica, farmacologia, medicina tropical e antropologia, tendo revolucionado boa parte da medicina europeia e mundial da época.

Os seus pais eram cristãos-novos (judeus convertidos) da raia espanhola (Valência de Alcântara e Albuquerque) e que, provavelmente por terem sido expulsos de Espanha, vieram viver para o Alentejo.

Odemira à procura da História do Alentejo Litoral

Nos dias 18, 19, 20 e 26 de outubro, em Odemira, vão andar à procura da História do Alentejo Litoral.

Irá decorrer - nas localidades de Odemira, Vila Nova de Milfontes e em São Teotónio – o Encontro de História do Alentejo Litoral de 2019.

Pela primeira vez em 12 anos, o encontro – organizado pelo Grupo de Estudos do Território de Odemira – GESTO - não se realiza em Sines.

Off Road Bridgestone / ACP no Alentejo Central

O Clube Escape Livre e o Automóvel Club de Portugal organizam este ano o seu evento todo o terreno no Alentejo.

Entre o dia 11 e 13 de outubro uma caravana de 40 viaturas e 110 participantes vindos de todo o país vão gozar a experiências de condução, paisagens, e descobertas do melhor que o Alentejo tem para oferecer.

O arranque acontece no Marmoris Hotel, em Vila Viçosa, com um jantar de boas vindas, a ação informativa Bridgestone sobre pneus e o percurso guiado, a pé, pela vila alentejana, estão entre os pontos que preenchem o programa ainda na sexta-feira.

Maior balão de ar quente do mundo vai estar em Coruche

A Windpassenger organiza a 3ª edição do Flutuar - III Festival de Balonismo de Coruche sponsored by Cepsa e prevê trazer a Portugal entre 25 a 35 equipas de balonismo de várias nacionalidades com a participação de balões de formato convencional e de forma especial. O festival estará sob Direção Técnica de Guido Van Der Velden dos Santos, piloto da Windpassenger.

Em Santiago do Cacém já se prepara o Natal

Sob o lema "O Natal nas nossas mãos" a Câmara Municipal de Santiago do Cacém lançou o desafio à população para que as decorações do Natal de 2019, nas ruas do Concelho, sejam elaboradas com sacos de plástico. A  iniciativa já está a decorrer com a recolha de sacos de plástico transparentes e a elaboração de rosetas decorativas com a técnica de croché.

GNR salva Bufo Real em Moura

O Núcleo de Proteção Ambiental de Moura da GNR salvou um Bufo Real em Vale do Touro, Moura, no Baixo Alentejo. O resgate da ave ocorreu nesta segunda-feira, durante uma ação de patrulhamento dos militares do Comando Territorial de Beja, que encontraram a Ave presa numa vedação de arame farpado.

O animal estava ferido e foi encaminhado para o centro de recuperação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, estando agora em tratamento.

Imagem de capa de GNR

Os alentejanos morrem mais cedo

Um estudo do Instituto Nacional de Estatística (INE) e que revela que os alentejanos vivem menos que os habitantes das outras regiões.

Estes dados sobre a esperança média de vida em Portugal revelam que a região do Cávado, com destaque para Braga, é a região com maior longevidade, estando o Baixo Alentejo no polo oposto, a para das ilhas, as áreas onde os indicadores de esperança de vida, à nascença, é mais baixa.

A diferença da esperança média de vida de Braga para o Baixo Alentejo, como por exemplo nos concelhos de Mértola ou Aljustrel, é de 3,05 anos.

Há uma parte de Évora que ainda desconhece mas que se mostra esta semana

Entre os dias 26 e 29 de setembro a Fundação Eugénio de Almeida está de portas abertas à população com um programa eclético, onde constam os concertos, arte, cinema, teatro. O programa é para todas as idades e todas as entradas são gratuitas.

Durante quatro dias a Fundação Eugénio de Almeida desenvolve um conjunto de atividades lúdicas, informativas, pedagógicas e artísticas com o objetivo de dar a conhecer os espaços, os projetos e as equipas que cumprem diariamente a missão desta instituição, criada por Vasco Eugénio de Almeida há 56 anos.

Efeito Greta: 156 países em defesa do ambiente e Évora também

Esta semana, numa iniciativa que começou com os discursos e movimentos da jovem de 16 anos Greta Thunberg, começou uma onda de contestação e manifestações pelo ambiente, marcadas sobretudo pela elevada participação de jovens, tal como as ocorridas na passada a sexta-feira, um pouco por todo o mundo, em que centenas de milhares de jovens reclamaram aos líderes mundiais medidas urgentes contra a crise climática.

Páginas