Está aqui

Curiosidades

Deputados do PS querem proteger o Barranquenho

O Partido Socialista quer que o Barranquenho seja protegido e valorizado como "expressão da diversidade cultural de Portugal, marca da identidade de uma comunidade", defendem os deputados eleitos pelo PS do Baixo Alentejo.

Évora lidera projeto de resiliência do olival com a ajuda de morcegos

A Universidade de Évora (UÉ) pretende tornar o olival mais resiliente face às alterações climáticas e está a definir uma estratégia sustentável para a gestão de pragas em olivais através do estudo da diversidade e das variedades de oliveiras em Portugal. Combinando as projeções climáticas com uma estratégia de gestão dos serviços de controlo biológico fornecido por morcegos, os investigadores querem dotar os agricultores de conhecimento sobre as variedades que devem apostar.

Fátima ganha novos caminhos, um deles a partir do Alto Alentejo

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) adjudicou à Upstream o projeto “Caminhos de Fátima do Médio Tejo”, que visa desenvolver e sinalizar novas variantes de acesso a Fátima profundamente enraizadas na tradição e património Marianos na região.

De acordo com o portal New In Town, os novos itinerários vão partir de Tomar, da Beira Interior e do Alto Alentejo e terão uma extensão total de cerca de 200 quilómetros. Atualmente, os itinerários encontram-se em diferentes fases de desenvolvimento.

Adega urbana em Estremoz lança blend de vinho raro de Carcavelos

A Howard’s Folly, adega urbana em Estremoz, lançou uma edição limitada de vinho Carcavelos 1991, o projeto mais exclusivo da adega até agora, num blend de vinhas velhas.

Alentejo oferece formação gratuita em vinhos ao mundo confinado

O Alentejo está a promover formações gratuitas e online para especialistas e amantes de vinho.

Ombro Amigo quer tirar 150 pessoas do isolamento em Ourém

O Projeto “Ombro Amigo”, da Fundação Dr. Agostinho Albano de Almeida, quer tirar 150 pessoas da situação de isolamento no concelho de Ourém, no distrito de Santarém.

Marvão, Mértola, Grândola e Odemira são destaque no jornal El Mundo

O jornal espanhol El Mundo destaca hoje, segunda-feira, quatro localidades alentejanas não “tão conhecidas”, mas que “conservam histórias curiosas, tradições, bem como paisagens de postais”.

A publicação destaca, então, Marvão, Mértola, Grândola e Odemira, além da Golegã, no Ribatejo. O jornal refere que o Alentejo ainda tem muito por descobrir, apresentando-se “como a região ideal para os nómadas digitais graças à sua baixa densidade populacional, à sua proximidade com Espanha, à possibilidade de chegar de carro e à beleza das suas paisagens”.

Vinhos Porta da Ravessa e Real Lavrador adotam nova imagem

A Porta da Ravessa, embaixadora da Adega do Redondo no mercado nacional e internacional, e a Real Lavrador, têm uma nova identidade visual, adianta o portal Meios e Publicidade.

Em comunicado, a adega explica que esta nova imagem foi desenvolvida para ajudar a “reposicionar e amplificar a sua imagem junto de um mercado cada vez mais diversificado, mais jovem, sofisticado e exigente a nível nacional e internacional”. Além da identidade corporativa da Adega, este rebranding irá ainda incluir todo o seu portfólio de marcas.

Universidade de Évora cria mecanismo inovador de combate a pragas no olival

A ideia partiu de Fernando Rei, quando o investigador no MED - Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, que é também professor do Departamento de Fitotecnia da UÉ, começou a estudar a forma de limitar a mosca-da-azeitona recorrendo a metodologias de captura em massa (ou captura massiva), em alternativa à luta química. Os dispositivos propostos pelo investigador, têm como objetivo capturar um elevado número de indivíduos da praga e reduzir significativamente a sua população e consequentemente o seu impacto nos olivais.

TEIMA Alentejo reabre portas com desconto para profissionais de saúde

A unidade de turismo rural TEIMA Alentejo SW decidiu reabrir portas hoje, dia 12 de fevereiro, retomando a atividade com “uma oferta especial para os profissionais de saúde do SNS e do privado”, avança o jornal Público.

Páginas