Está aqui

Alto Alentejo

Protocolo para salvar águia-caçadeira assinado em Elvas

Várias entidades vão, hoje, terça-feira, em Elvas, assinar um protocolo para salvar a águia-caçadeira, uma das espécies migratórias mais ameaçadas.

Alentejo 2020 já aprovou 2 milhões de euros em candidaturas

O Programa Alentejo 2020 já aprovou 4 528 candidaturas com um investimento total aprovado de dois milhões de euros e um apoio total dos fundos europeus superior a um milhão de euros, revelou o Comité de Acompanhamento do programa.

De acordo com nota publicada, o Comité de Acompanhamento do Alentejo 2020, órgão que assegura a eficácia e a qualidade da execução do Programa Operacional Regional do Alentejo, reuniu-se no passado dia 10 de maio, tendo destacado um destes projetos apoiados: o Centro Interpretativo Vinho da Talha do município de Vidigueira.

Vinhos do Alentejo atingem recorde de exportações

A região do Alentejo fechou 2021 com um valor recorde de exportações de vinho, acima dos 69 milhões de euros, e 19,7 milhões de litros, mais 11,6% do que em 2020, no valor de 69,4 milhões de euros, um acréscimo de 17,5%.

Em declarações ao Dinheiro Vivo, Francisco Mateus, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), afirmou que o preço médio subiu 5,3%, “o que é francamente bom, com todas as condicionantes a que estivemos sujeitos”.

Portalegre transforma palacete antigo em novo hotel

Um antigo palacete do século XIX, em Portalegre, foi transformado num hotel de luxo, após um investimento superior a dois milhões de euros. A inauguração está prevista para o dia 23 de maio.

De acordo com a agência Lusa, este novo hotel, designado Portalegre Palace, situa-se no centro da cidade alentejana, e o projeto foi desenvolvido pelo empresário Helder Martins e sua família, após a aquisição, em 2018, do imóvel, mandado construir pelo visconde do Reguengo general Jorge de Avilez Juzarte de Sousa Tavares.

Adega Mayor ganha certificação de produção sustentável

A Adega Mayor, empresa vitivinícola do grupo Nabeiro, acaba de receber a certificação de produção sustentável pelo Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), desenvolvido pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana.

Em comunicado, citado pelo jornal Linhas de Elvas, a empresa adianta que esta certificação vem reforçar a consistência do trabalho desenvolvido pela empresa ao longo dos últimos anos e o seu compromisso com as gerações presentes e futuras.

Governo cria incentivos para fixar médicos no Alentejo

O Governo anunciou que se encontra a trabalhar num modelo de incentivos para atrair médicos de Medicina Geral e Familiar para zonas “especialmente carenciadas”, nomeadamente em Lisboa e Vale do Tejo, no Algarve e no Alentejo.

Em comunicado, a Administração Regional de Saúde do Alentejo refere que este anúncio foi feito na passada segunda-feira pela ministra da Saúde, no decorrer de uma audição parlamentar no âmbito da apreciação da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).

Portugueses estão ligados emocionalmente à Delta Cafés

A marca Delta Cafés é a única em Portugal que mais impacta os consumidores, tendo obtido uma média de 8,1 no modelo de avaliação emotional.i, um relatório realizado pela Escolha do Consumidor que procura identificar o nível de intimidade emocional do consumidor com determinada marca.

Rui Nabeiro recebe grau de doutor honoris causa na Universidade de Coimbra

O comendador e empresário Rui Nabeiro irá receber, no próximo dia 8 de junho, o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Coimbra (UC).

De acordo com a instituição de ensino superior, citada pela Lusa, a cerimónia vai ter lugar a partir das 11:00, na Sala Grande dos Atos (Sala dos Capelos).

Portugal de Lés-a-Lés atravessa vários pontos do Alentejo

A 24.ª edição do Portugal de Lés-a-Lés irá partir de Faro, a 10 de junho, atravessando o Alentejo e a Beira interior, e termina em Trás-os-Montes, a 12 de junho.

Segundo o jornal Sul Informação, esperam-se 2000 motociclistas nesta maratona organizada pela Federação de Motociclismo de Portugal. No Alentejo, a maratona passa por Mértola, logo após a passagem do Guadiana.

Além disso, a autarquia de Moura, em parceria com a União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, recebe os mototuristas em Safara, mesmo antes da paragem em Mourão.

Grupo de teatro de Portalegre atua no Teatro D. Maria II

O grupo Trevo Violeta Escuro de Portalegre foi selecionado para participar no “Festival Panos”, subindo ao palco da Sala Garrett, no Teatro Nacional D. Maria II, no próximo dia 13 de maio, pelas 21:30, com a peça “Rio Sombrio” de Joanna Murray-Smith, com tradução de Joana Frazão.

Páginas