Está aqui

Alto Alentejo

PORTALEGRE: DOENTES ONCOLÓGICOS CRUZAM OLHARES E EXPERIÊNCIAS

Decorrerá no próximo dia 25 de novembro, em Portalegre, um evento que procura reunir para troca de experiências utentes da Unidade de Oncologia Médica do Hospital Doutor José Maria Grande, em Portalegre.

O ”Olhares Cruzados”, decorrerá no auditório da ESTG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão e inclui momentos musicais – com o grupo de cante alentejano “Os Lagóias” e o Grupo “CAEP Voices” cuja atuação visa Celebrar a Vida - debates, palestras, workshops, entre outros. Um dos momentos será o “Mitos e Impactos” que se debruçará sobre a nutrição na pessoa oncológica.

AS 24 HORAS MAIS CASTIÇAS DO TT PORTUGUÊS

Já se sente a ansiedade quando falta menos de uma semana para a 20ª edição das 24 Horas de Fronteira, as 24 horas mais castiças do Todo-o-Terreno português e que assinala o fim da época competitiva nacional.

A prova decorre de 23 e 25 de novembro, e tem início marcado, no Parque Urbano do Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros, entre as 21:30h e as 23h do dia 23.

ALUNOS DO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE VENCEM CINANIMA 2017

O maior e mais antigo festival de animação nacional e o terceiro mais antigo do mundo, o Cinanima, premiou com o galardão "Jovem Cineasta" três estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre com a curta-metragem "A viagem". Falamos de João Monteiro, Luís Vital e Ricardo Livramento, alunos da licenciatura em Design e Animação Multimédia do Instituto Politécnico de Portalegre.

ELVAS RECEBE CONGRESSO NACIONAL DE ESCOLAS AGRÁRIAS

O Centro de Negócios Transfronteiriços de Elvas recebe a 18 de novembro o II Congresso Nacional das Escolas Superiores Agrárias (CNESA).

O II CNESA dedicar-se-á à partilha de conhecimento entre investigadores portugueses nas áreas da Agronomia, Ambiente e Recursos Naturais, Ciência e Tecnologia Alimentar e Ciência Animal e é organizado pela Comissão Especializada de Escolas Superiores Agrárias no âmbito do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). 

ARMÉNIO CARLOS EM ACÇÃO SINDICAL NA DELTA CAFÉS

O secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, vai estar amanhã, terça-feira, na fábrica da Delta Cafés, em Campo Maior, para uma acção sindical.

A informação é avançada pela União Sindicatos do Norte Alentejano que esclarece que a acção visa "o reforço do diálogo social e da liberdade sindical" e nela se integra uma delegação de dirigentes da União dos Sindicatos do Norte Alentejano e do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal.

Imagem de capa do Público, de Luís Forra.

O ALTO ALENTEJO EXIGE A BARRAGEM DO PISÃO

Os autarcas e os agricultores do Alto Alentejo voltaram a exigir a construção da Barragem do Pisão, no Crato, pois acreditam que esta pode vir a resolver os problemas de falta de água na zona.

A seca deste ano, torna ainda mais veemente a exigência deste projeto hidroagrícola que é uma reivindicação que dura já desde o tempo em que Mário Soares era primeiro-ministro.

DELTA DESPERTA INTERESSE DOS SUL-COREANOS

Normalmente, a tecnologia e a inovação chega da Coreia do Sul a Portugal, não o inverso. Mas este é mesmo o caso que lhe apresentamos: a nova versão do robô da Delta – recentemente apresentado na Web Summit – despertou o interesse de investidores sul-coreanos e que estão interessados em comprar as patentes à empresa alentejana.

CAMPO MAIOR HOMENAGEIA COMBATENTES

O núcleo de Campo Maior da Liga de Combatentes homenageia, este sábado dia 11, O Dia do Armistício, o dia que marca o fim da 1ª Guerra Mundial e o 43º aniversário do fim da Guerra do Ultramar.

A iniciativa, que conta com o apoio da autarquia local, decorreu junto ao monumento do combatente - inaugurado em agosto, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes - onde serão homenageados os que caíram em combate e conta com as habituais alocuções, depósito de flores e cerimónia religiosa, na presença de muitos ex-militares e instituições.

PREVISTO NOVO ABATE DE FREIXOS NA "ESTRADA MAIS BONITA DO ALENTEJO"

A estrada nacional 246-1, que liga Marvão a Castelo de Vide, considerada como a mais bonita do Alentejo e um dos trajetos mais belos do país, vai perder mais quatro árvores do seu conjunto de Freixos, classificados de interesse público desde 1997, durante a próxima semana.

Os trabalhos são da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal e visam "assegurar as condições de segurança de pessoas e bens", conforme adianta a Infraestruturas de Portugal em comunicado.

ROBÔ DA DELTA CAFÉS APRESENTADO NO WEB SUMMIT

Quem disse que o Alentejo não tinha representação no Web Summit?

O dia de ontem foi palco de um diálogo entre robôs que garantiram "não destruir o mundo" mas que vão ficar com os nossos empregos. Para ficarmos com mais tempo para nós, bem entendido.

Desconfianças à parte o dia de ontem do Web Summit também foi o da apresentação do robô da Delta Cafés, o ‘Qoffee Qar 2.0’, um robô autodirigido, destinado a um serviço ‘premium’ para o canal HORECA, que irá levar cafés e sobremesas aos clientes nas suas mesas de refeição e do Sistema Rise Delta Q.

Páginas