Está aqui

Alto Alentejo

Avis já tem wi-fi pública gratuita

O Município de Avis já tem a distribuir gratuitamente sinal wi-fi em quatro pontos estratégicos daquele concelho alentejano. Ao todo o município investiu cerca de 86 mil euros, suportados a 58% pelo programa VALORIZAR, do Turismo de Portugal.

Para aceder gratuitamente basta estar no Centro Histórico da Vila, no Complexo do Clube Náutico, no Jardim Público ou no Largo General Humberto Delgado.

 

 

 

Presidente da República, este domingo, em Marvão

Marcelo Rebelo de Sousa vai regressar ao norte-alentejano, domingo, para assistir à 6ª edição do Festival Internacional de Música do Marvão (FIMM).

O evento tem início na próxima sexta, e conta com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e vai animar a vila alentejana com muita música e arte, tendo um programa com com mais de 40 concertos, com músicos de muitas nacionalidades, ao longo de dez dias.

Ao longo de 10 dias de festival, em destaque nesta edição está a estreia do Coro do Festival de Marvão, para uma performance de “Carmina Burana”.

PSD já tem candidato por Portalegre

O PSD já tem cabeça de lista às Legislativas 2019 por Portalegre, é o líder da distrital “laranja” e vice-presidente da Câmara de Castelo de Vide, António José Miranda.

À Rádio Portalegre terá sido ainda adiantado que António José Miranda terá sido convidado diretamente pelo presidente do PSD, Rui Rio.

 

Crescimento da população de javalis no Alentejo preocupa PCP

O receio do perigo de contágio de peste suína no Alentejo cresce devido aos vários casos da doença já registados na Europa. O aumento do número de javalis no Alentejo e a possível propagação peste suína africana está a preocupar os produtores de porco alentejano, uma vez que os javalis podem mesmo ser o maior foco de propagação desta doença que não é transmissível ao ser humano. O problema levou mesmo o PCP a questionar o Governo sobre as medidas de controlo dos javalis no âmbito da prevenção da peste suína africana

Portalegre tem um concelho em risco máximo de incêndio

Para este início de semana, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou mais de 30 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Guarda, Leiria, Coimbra e Viseu em risco muito elevado de incêndio

O concelho de Gavião, no distrito de Portalegre, apresenta mesmo um risco máximo de incêndio, o nível mais elevado, sendo os cálculos para definição dos riscos obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

​​​​​​​100 músicos de sopro juntos no Alentejo

O estágio de Orquestra de Sopros (EOSSME) vai ter lugar novamente, de 15 a 20 de julho, em Portalegre, pelo terceiro ano executivo.

Numa iniciativa da Sociedade Musical Euterpe serão cerca de 100 os músicos de todas as idades e de diversos pontos do país que se vão juntar para cinco dias de trabalho a tempo inteiro com profissionais especializados.

O EOSSME nasceu em 2017 e tem tido um crescimento assinalável, batendo esta edição 2019, todos os recordes em termos de participação.

Museu de Tapeçaria de Portalegre já reabriu e em festa!

Foi com uma festa que o Museu de Tapeçaria de Portalegre - Guy Fino, dedicado à apresentação, conservação e estudo das Tapeçarias de Portalegre, reabriu ontem à noite.

Durante a inauguração foi projetado o documentário "Tapeçaria - uma tradição que revive", de António Pedro Vasconcelos, e que trata sobre estas tapeçarias que se distinguem pela sua técnica original desde o final dos anos 40; seguiu-se uma festa no terraço do museu.

3 M/€ requalificam e modernizam Hospital de Portalegre

A requalificação e modernização do Hospital Distrital de Portalegre, no valor de cerca de 3 milhões de euros, já está aprovada.

5 obras de arte contemporâneas do Novo Banco encontram “casa” no Crato

O Museu Municipal foi a casa escolhida para ter patente uma mostra de arte contemporânea - cedida pelo Novo Banco – e que conta com obras dos conceituados artistas portugueses contemporâneos Manuel D’Assumpção, Vieira da Silva, Júlio Resende, Menez e Malangatanga.

Desde ontem, sexta, que o Museu Municipal do Crato conta com estas cinco obras da coleção de pintura do Novo Banco, cedidas para exposição permanente.

Folclore do mundo em Ponte de Sôr. Seis países em seis dias

A cidade de Ponte de Sôr prepara-se para receber mais uma edição do FESTIFOLK Ponte de Sôr, entre 17 e 21 de julho, onde as tradições, os sons, as cores , os trajes, os usos e costumes de vários países do mundo se apresentam a um número crescente de espetadores e entusiastas da música e da dança folclórica.

A abertura do festival acontece 17 de julho, às 10h da manhã em frente aos Paços do Concelho do Município de Ponte de Sôr, onde todos os agrupamentos farão um breve apontamento de apresentação ao público.

Páginas