Está aqui

Alto Alentejo

Governo “salva” Casa Cidadania Salgueiro Maia com 1M/€

O Governo autorizou esta semana que a Direção Regional de Cultura do Alentejo possa proceder à instalação da Casa Cidadania Salgueiro Maia, em Castelo de Vide, com um investimento de cerca de 1 milhão de euros, na condição de ter candidatura a financiamento europeu aprovada.

A candidatura foi aprovada pela Comissão Diretiva do Programa Operacional Alentejo 2020 e este projeto terá início em abril de 2018 e estando terminado no espaço de um ano.

 

Imagem de i.pinimg.com

 

Movimento quer transferência de serviços e funcionários públicos para o interior

Trata-se de uma das propostas que vai ser apresentada hoje pelo Movimento pelo Interior ao Presidente da República e ao Primeiro-Ministro. O documento defende que a Administração Pública transfira 25 serviços para o interior em três legislaturas e incentivos para os 2500 funcionários públicos a transferir, como a majoração do tempo de serviço para efeitos de carreira e reforma.

Alentejo sob aviso amarelo devido a aguaceiros e trovoadas

Portalegre, Évora e Beja estão sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros e trovoadas. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os distritos de Portalegre, Évora e Beja vão estar sob aviso amarelo entre as 12:00 e as 21:00 de hoje, devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.

 

Azeites de Alcácer do Sal vencem 5 galardões internacionais

A Herdade de Vale de Arca, empresa agrícola produtora de azeite de quinta virgem extra situada na freguesia de Torrão, concelho de Alcácer do Sal, conquistou três galardões em dois concursos de azeite internacionais. Na “The New York Internacional Olive Oil Competition (NYIOOC)”, realizada no dia 26 de abril 2018, a marca conquistou a Medalha de Ouro para a sua Linha Premium e a Medalha de Prata para a Linha Gourmet. Já no concurso “Olive d'Or”, que teve lugar em Montreal (Canadá) entre os dias 2 e 4 de maio, a sua Linha Premium ganhou a Gota de Prata - Frutado Maduro.

Elvas recebe uma dezena de escultores internacionais em Simpósio

No âmbito do Ano Europeu do Património Cultural – 2018 vai realizar-se em Elvas, de 31 de maio a 9 de junho, o 1º Simpósio Internacional de Escultura, uma organização conjunta do  Museu Nacional dos Coches, da Câmara Municipal de Elvas, da AIAR – ADC, da EFA- mármores rosa de Vila Viçosa e com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

O objetivo deste Simpósio, segundo a organização "é valorizar junto dos jovens criadores a atividade artística de escultura em pedra, tendo como pano de fundo as inúmeras pedreiras, muitas vezes esquecidas, na região do Alto Alentejo".

Ponte de Sor lança prova inédita em pista de aviação

Ponte de Sor prepara uma prova única enquadrada num dos mais importantes eventos da região. Falamos da Corrida Portugal Air Summit, que decorre a 26 de maio e que tem a particularidade de, pela primeira vez em Portugal, deorrer numa pista de aviação, uma experiência inédita e única, como defende a organização.

Previsão de chuva no Alentejo nos próximos dias.

A semana começou bem e a sul sentiu-se finalmente a primavera, com temperaturas amenas e até algum calor, sempre com céu limpo e vento fraco. A partir de hoje a situação pode mudar, particularmente para o distrito de Évora, onde é possível ocorrerem chuviscos no final do dia, alternados com sol e nebulosidade e em Portalegre com chuva mais intensa.
 

Nerpor leva "Linha Capitalizar Mais" a empresas do Alto Alentejo

O Nerpor, Núcleo Empresarial da Região de Évora, a Autoridade de Gestão do PO Alentejo 2020, a Instituição Financeira para o Desenvolvimento (IFD), a Sociedade Portuguesa de Garantia Mútua (SPGM) e a GARVAL organizam hoje em Portalegre uma “Sessão de divulgação da Linha Capitalizar Mais”.

Motards atravessam o Alentejo contra a Violência Doméstica

Mais de uma centena de motards vão partir, no próximo dia 19 de maio, numa viagem simbólica de Setúbal a Campo Maior, e que pretende alertar para a violência doméstica, numa iniciativa organizada pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) em conjunto com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). A iniciativa esteve marcada para 7 de abril mas as condições atmosféricas adversas forçaram o seu adiamento.

Nabeiro oferece máquina de café personalizada a Fátima Lopes

Fátima Lopes, a estilista, tem uma amizade de longa data com Rui Nabeiro e já trabalhou para o Grupo Nabeiro algumas vezes. Através da sua página de facebook a estilista dá conta que recebeu esta semana um presente original, enviado por Rui Nabeiro: uma máquina de café Delta Q personalizada com a imagem dela própria.

Páginas