Está aqui

Alto Alentejo

Portalegre com natalidade das mais baixas do país

O distrito de Portalegre apresenta uma das taxas de natalidade das mais baixas do país com apenas 332 nascimentos nos primeiros seis meses de 2018.

Só Bragança está abaixo do distrito norte-alentejano com 279 nascimentos.

No total nacional, segundo os dados do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce, nasceram em Portugal 41.786 bebés, estando a natalidade a aumentar – mais 97 nascimentos - face período homólogo de 2017, com Lisboa e do Porto a serem forte impulsionadores destes números com 12.501 e 7.462 nascimentos, respetivamente.

 

Marvão quer bater recordes

A decorrer pelo quinto ano consecutivo, o Festival Internacional de Música de Marvão vai realizar-se de 20 a 29 de julho e vai bater recordes.

A começar há um recorde de artistas portugueses participantes e que se misturam com os mais de 300 artistas de mais de 20 nacionalidades e depois há a expetativa de alcançar novo recorde com a receção de mais de 8 mil visitantes nesta edição.

Gavião junta artesanato, gastronomia e muito mais

Decorre em Gavião, este fim de semana, a 26ª mostra de artesanato, gastronomia e atividades económicas.

Naquela que é uma mostra da atividade económica do concelho norte alentejano, a vila recebe milhares nesta festa, onde se pode provar a típica sopa seca de Margem e os sabores do peixe do rio e, este ano, ouvir Carminho, Fernando Daniel ou os Amor Electro.

 

 Imagens de elle.pt, media.rtp.pt e blitz.sapo.pt

 

Dançar o Mundo em Castelo de Vide

Com a Dança na sua essência, o Andanças volta este ano lança o convite: dançar o mundo em Castelo de Vide, no Alto Alentejo.

Na sua 23ª edição, o Andanças, que decorre entre 1 e 5 de agosto, oferece um programa preenchido de oficinas de dança, que permitem aos participantes viajar ao ritmo dos passos e compassos de diferentes danças do mundo.

Beja, Portalegre e Évora com risco muito elevado de exposição aos UV

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou em risco muito elevado de exposição aos UV (radiação ultravioleta) os distritos de Beja, Portalegre e Évora. Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo). O IPMA recomenda assim o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, e aconselha a evitar-se a exposição de crianças ao sol.

Feira de Arronches ganha estatuto de EcoEvento

A Feira de Actividades Económicas de Arronches vai receber o estatuto de EcoEvento, pela Valnor, empresa responsável pela recolha, triagem, valorização e tratamento de resíduos urbanos e que abrange 25 municípios dos distritos de Castelo Branco, Portalegre e Santarém.

O estatuto atribuído à Feira de Arronches pretende promover e apoiar eventos sustentáveis junto dos municípios e das organizações de Norte a Sul do país. Nele se integram Festivais de Verão, eventos desportivos e até festas e romarias.

Há duas novas competições em Portalegre

A Associação de Futebol de Portalegre (AFP) prepara-se para lançar duas novas competições no seu calendário de competições, na próxima época. Daniel Pina, presidente da AFP explica que uma das competições é criada na modalidade de futsal e é aberta a veteranos e a outra nova competição é lançada no futebol de 7, dedicada a seniores e ambas pretendem envolver mais gente na prática desportiva e recuperar muitos antigos atletas que poderão vir a integrar equipas de associações ou clubes desportivos da região.

Portalegre vai receber agência bancária móvel

A iniciativa é da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e pretende chegar a todo o interior, onde uma a uma, as agências bancárias foram encerrando portas. A agência móvel da CGD começou a experiência primeiro na Guarda, depois em Castelo Branco e agora, um ano após o início da experiência, chega a Portalegre.

Para já não é possível fazer transacções que envolvam dinheiro em nenhuma das 3 agências móveis mas parece ter sido a forma encontrada para dar continuidade na prestação de serviços bancários em localizações em que não existe qualquer presença bancária. 

Delta Cafés lança campanha de proteção da população contra incêndios

A Delta Cafés está envolvida na campanha "Aldeias Seguras e Pessoas Seguras", que pretende aumentar a proteção das populações contra os incêndios florestais. A iniciativa, que tem como parceiras a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Associação Nacional de Freguesias, integra um conjunto de 15 pacotes de açúcar com mensagens de autoproteção dirigidas particularmente às populações rurais e mais idosas, que foi apresentada esta semana por Rui Nabeiro no Centro de Ciência do Café, em Campo Maior.

Elvas lança programa de salvaguarda para a sua Música Antiga

O Município de Elvas lançou um programa de salvaguarda do seu valioso espólio de música antiga, com cerca de 600 espécies datadas entre o século XVI ao XIX.

O programa que integra a Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo e o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, vai tratar, digitalizar e catalogar as peças "de modo a permitir futuros estudos" daquele acervo.

Páginas