Está aqui

Ambiente

Há uma cigarra que só existe no Alentejo

De todas as cigarras, esta é a mais ameaçada em Portugal e só existe em três locais do Alentejo.

Com o nome Euryphara contentei - o primeiro espécimen registado foi encontrado em Ferreira do Alentejo, em 1978.

Em Portugal, existem 13 espécies diferentes de cigarra e esta – conhecida também por cigarrinha ou cigarrinha-verde – é que corre mais perigo de desaparecer, existe somente em zonas do Alentejo: Estremoz e Sousel, em Beringel, e no concelho de Ferreira do Alentejo. as: "Esta cigarra tem distribuição ibérica, mas está à beira da extinção em Portugal."

Porto de Sines volta a bater recorde

Já este ano de 2019, o porto de Sines voltou a bater um recorde, desta feita o do seu recorde diário de regaseificação de GNL.

De acordo com informações da britânica S&P Global Platts Analytics, o Porto de Sines bateu o recorde diário de regaseificação, tendo o porto alentejano contado 19 milhões de metros cúbicos de regaseificação de gás natural liquefeito a 15 de março, batendo um recorde que datava de janeiro passado.

Universidade de Évora e Grupo Jerónimo Martins unem-se para desenvolver a agropecuária

A Universidade de Évora e a Jerónimo Martins Agro-Alimentar (JMA) – cuja empresa mãe é, por exemplo, detentora dos hipermercados Pingo Doce - assinaram ontem um protocolo de cooperação para o desenvolvimento de atividades de investigação e apoio ao ensino.

Dark Sky Alqueva acaba de vencer prémio na China

O Dark Sky® Alqueva recebeu hoje, dia 16 de Maio, o prémio Bronze CTW Chinese Tourist Welcome Award na categoria Inovação.

Vitor Silva, Presidente do Turismo do Alentejo, e o Embaixador de Portugal na China, José Augusto Duarte, estiveram presentes na cerimónia e receberam o prémio em nome do Dark Sky® Alqueva.

Reguengos de Monsaraz é Município pela Paz

Reguengos de Monsaraz, no Alentejo Central, passa a integrar o Movimento Municípios pela Paz, uma decisão tomada ontem por unanimidade em reunião de Câmara. Reguengos de Monsaraz assume assim os “10 Compromissos pela Paz”, carta fundamental daquele movimento, criado numa ação conjunta da autarquia do Seixal e do Conselho Português para a Paz e Cooperação.

Nabeiro lança primeira cápsula de café sem plástico

O Grupo Nabeiro partilhou hoje em Lisboa a sua estratégia de sustentabilidade e apresentou vários compromissos nas vertentes económica, social e ambiental, com o objectivo de reforçar o seu papel na construção de um Mundo cada vez mais sustentável e em consonância com a estratégia da organização e com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.

"Quando temos um Nabeiro, não precisamos de nenhum Clooney"

O elogio vem de António Costa e foi dirigido a Rui Nabeiro, hoje em Lisboa, aquando a apresentação da primeira cápsula sem plástico lançada pela Delta Cafés. Quando temos um Nabeiro, não precisamos de nenhum Clooney”, disse António Costa, primeiro-ministro, durante o encontro sobre sustentabilidade da Delta, hoje na Estufa Fria, em Lisboa.

Costa sublinhou o papel da grupo Nabeiro na dinamização da economia portuguesa, que agora substitui as cápsulas em plástico por cana-de-açúcar, mandioca e milho.

50 anos da maior barragem do Alentejo… antes do Alqueva

Antes da construção da Barragem do Alqueva, o título de maior barragem alentejana pertencia à barragem de Santa Clara, em Odemira e que comemora, este fim de semana, 50 anos da sua construção.

A vespa asiática está no Alentejo

Surgiram, nas redes sociais, relatos e evidências de que a vespa asiática – ou velutina - já chegou ao concelho de Mora, no Alentejo.

A Velutina tem 5 x mais veneno do que uma vespa normal e propaga-se com muita facilidade, devendo, em caso de avistamento avisar as autoridades.

Calma. Alentejo vai chegar aos 35º no fim-de-semana

O tempo do céu nublado e chuva deve terminar hoje no Alentejo, que volta amanhã, sábado ao sol e ao calor. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), podemos dizer adeus à chuva a partir de hoje e esperar por sol e temperaturas elevadas em todo o Alentejo, com Évora e Beja a atingir os 35º durante este fim-de-semana, particularmente no domingo. Portalegre, que é sempre um pouco mais fresco, vai chegar aos 30.º de máxima. Vai ficar bom para os banhos.

Imagem de capa de veja.abril.com

Páginas