Está aqui

Ambiente

Bactéria que arrasa olivais já entrou em Portugal. Agricultores alentejanos temem o pior

Chama-se Xylella Fastidiosa, é uma bactéria identificada há cerca de um anos e meio em Alicante e que deixou em pânico os agricultores espanhóis. O impacto desta bactéria repercute-se em quebras drásticas de produção e é visível por causar necroses nas folhas das árvores, sejam amendoeiras, oliveiras e citrinos e mesmo a vinha.

Todo o Terreno no Alandroal esgota inscrições

As inscrições para o VI Passeio LucefeciTT já estão esgotadas e contam com 110 jipes, 54 motas e 360 pessoas inscritas. A organização é conjunta entre os Bombeiros Voluntários de Alandroal e o Município do Alandroal e a prova tem ganho entusiastas de ano para ano.

Super Bock encerra águas do Caramulo e reforça Castelo de Vide

O Super Bock Group (antiga Unicer) vai encerrar o centro de produção das águas do Caramulo, onde trabalham 26 pessoas e que se dedicava às águas lisas. O fim da Água do Caramulo, que acontece em Fevereiro, decorre das quebras de vendas de águas que, segundo a empresa, andam na ordem dos 50% na última década.

O fim do centro de produção do Caramulo parece ser uma oportunidade para reforçar os centros de produção de Castelo de Vide, no Alto Alentejo e na unidade de Envendos.

Mais um Lince-ibérico encontrado morto em Mértola

Não está fácil a coexistência dos humanos com o Lince-Ibérico uma das espécies animais mais ameaçadas do mundo e que, através de um programa de protecção, está a ser reintroduzido no Vale do Guadiana. O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) adianta que a fêmea de Lince-Ibérico, a Opala, foi encontrada morta no Parque Natural do Vale do Guadiana (PNVG), no concelho de Mértola.

Seca volta a preocupar agricultores alentejanos

O panorama ameaça ser desolador, um ano após um dos invernos mais secos da última década. Segundo o IPMA, o mês de Dezembro em Portugal Continental classificou-se como quente em relação à temperatura do ar e muito seco em relação à precipitação e temperatura máxima do ar foi superior à nornal e registou o 3.º valor mais alto desde 1931. Condições suficientes para afetar substancialmente pastagens e culturas agrícolas no Alto Alentejo, onde os agricultores já se mostram "apreensivos" por falta de chuva.

Programa sobre literacia dos oceanos chega a Portalegre

Para já é um projeto-piloto e terá início em Mafra onde perto de 4000 alunos e 180 professores integrarão o "Educar para uma Geração Azul", o programa que pretende explicar a importância estratégica do mar para Portugal e levar os alunos a contribuírem para a conservação dos oceanos.

Posteriormente, o programa irá estender-se a Cascais, Nazaré, Peniche e Portalegre, sendo que o objetivo é que se estenda depois a todo o país.

Este programa é uma iniciativa da Fundação Oceano Azul (FOA), Oceanário de Lisboa, Direção-Geral da Educação e das câmaras municipais envolvidas.

Moura: fecha fábrica de painéis solares e deixa 105 no desemprego

Em Moura, o fecho de uma fábrica de painéis solares deixa 105 desempregados.

A fábrica MFS - Moura Fábrica Solar, da empresa espanhola ACCIONA – após um investimento de 10 milhões de euros - era o maior empregador privado do concelho e fecha por, segundo fonte da empresa, já não ter viabilidade económica devido ao abandono do parceiro chinês que decidiu transferir a sua produção para fábricas na Ásia após a decisão da União Europeia em eliminar as tarifas sobre a importação de painéis da China.

Estremoz, Moura e Avis desperdiçam mais de 60% da água do sistema público

As perdas de água agravaram-se em ano de seca, apesar das medidas de poupança que os autarcas e as entidades gestoras dos sistemas de abastecimento anunciaram por todo o país, e metade dos concelhos (48,2%) piorou o seu registo em 2017. O JN fez as contas e concluiu que o volume de água não faturada em Portugal seria suficiente para encher 281 piscinas olímpicas por dia.

Alto Alentejo em alerta com a Vespa Asiática

A Associação para o Desenvolvimento Rural e Produções Tradicionais do Concelho de Avis, o Município de Avis e a Turma da Abelha, promovem, no dia 19 de janeiro de 2019, uma Ação de Sensibilização sobre a Vespa Velutina, vulgarmente designada de “vespa asiática” e que está a preocupar as autoridades.

A ação vai decorrer no Salão da Junta de Freguesia de Avis, a partir das 14h30, e tem como objetivo alertar a população para os cuidados a ter quando confrontada com esta espécie agressiva que está já a colonizar o Alentejo.

Alqueva ganha uma nova praia fluvial este verão

O município de Portel desenvolve desde 2016 o projeto de duas novas praias fluviais em Alqueva e prepara-se para concluir a primeira ainda a tempo da estação balnear deste ano. É pelo menos a convicção de José Manuel Grilo, o economista que preside à Câmara Municipal.

Páginas