Está aqui

Ambiente

Terceiro leilão solar é lançado em setembro para albufeiras alentejanas

O terceiro leilão de energia solar em Portugal, para 500 megawatts de produção através da instalação de painéis fotovoltaicos nos espelhos de água de 10 a 12 barragens, vai ser lançado em setembro, avança o Dinheiro Vivo.

Numa entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, o ministro do Ambiente indicou que estão já identificadas 7 albufeiras, quatro no Norte e três no Alentejo, estando ainda outras 10 em avaliação, nomeadamente Alto Rabagão, Paradela, Salamonde, Vilarinho das Furnas, Monte da Rocha, Santa Clara e Alqueva.

SIRESP em funcionamento até final do ano

Foi aprovada pelo Governo a atribuição de uma indemnização compensatória de 11 milhões de euros para garantir, durante o segundo semestre deste ano, o cumprimento das obrigações de interesse e serviço públicos relativas ao Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP).

Esta decisão surge, simultânea e coincidentemente com a promulgação pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do decreto-lei do Governo que define o modelo transitório de gestão, operação, manutenção, modernização e ampliação da rede do próprio SIRESP.

Amanhã já temos calor à séria e este verão será bem quente

Amanhã, domingo as temperaturas irão aproximar-se dos 30 graus no Alentejo e continuarão a subir ao longo da semana.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), este domingo,   Beja pode registar 29ºC, Évora 28ºC e Portalegre 23ºC.

Ao longo da semana, alguns concelhos interiores do distrito de Beja os termómetros podem mesmo chegar aos 35ºC, uma preparação para um verão que, ao que tudo indica, será mais quente que o habitual.

Alqueva com forte impacto no clima do Alentejo

Uma equipa de investigadores do Instituto de Ciências da Terra da Universidade de Évora confirmaram que o gradiente térmico à superfície entre o centro da albufeira e as margens permite o estabelecimento de brisas de lago e terra, numa zona onde a albufeira tem cerca de 2 km de largura de margem a margem.

Portalegre criou a “Academia do Hidrogénio”

Foi no Bioenergy and Business Incubator of Portalegre (BioBIP) do Instituto Politécnico de Portalegre que o Secretário de Estado da Energia, João Galamba, apresentou, esta semana a Academia para o Hidrogénio.

Em Portalegre, João Galamba assistiu à apresentação deste projeto que resultou de uma candidatura efetuada no âmbito da Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2) do Governo Português, ao Important Project of Common European Interest (IPCEI).

Empresa espanhola investe 23 milhões em 3 parques solares no Alentejo

Uma empresa espanhola vai investir 23 milhões de euros na instalação de três parques solares no Alentejo, capazes de gerar 100 Gigawatt-hora por ano, o equivalente ao consumo de 30 mil casas, divulga a agência Lusa.

Em comunicado, a Rosseti Engenharia, empresa sedeada em Braga responsável pela construção dos equipamentos, explica que os parques solares vão ser instalados nos concelhos de Elvas, Alandroal e Arraiolos.

Ourique investe na instalação de helicóptero para combater incêndios

A Câmara Municipal de Ourique anunciou que está a investir 17.500 euros na melhoria das condições operacionais e de apoio às operações do Centro de Meios Aéreos de Ourique, tendo em vista a instalação de um Helicóptero Bombardeiro Médio.

Em comunicado, a autarquia refere que esta aposta se insere no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais 2021, e que o helicóptero estará disponível a partir de dia 15 de maio.

Economia circular - Viana do Alentejo e Portel  integram candidatura conjunta  

Os municípios alentejanos de Viana do Alentejo e Portel integram a Iniciativa Nacional Cidades Circulares, numa parceria com os municípios de Boticas, Lousada, Oliveira do Bairro, Tavira e Vila Nova de Poiares.

A candidatura “CIRCULARIS – Economia Circular nas Relações Urbano Rurais” tem por objetivo a identificação de pequenos proprietários, a utilização de meios tecnológicos e digitais para monitorização do uso dos solos, a densidade populacional baixa e envelhecida e o aumento da quantidade de recicláveis recolhidos.

Autarca de Odemira e Zero alertam para falta de água no concelho

A associação ambientalista Zero une-se e dá voz às queixas do autarca de Odemira sobre a falta de água no concelho, devido à falta de ordenamento e às explorações agrícolas na zona.

Em declarações à TSF, José Alberto Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Odemira, alertou para a forte possibilidade de haver falta de água na região e de a água disponível na barragem de Santa Clara, situada no rio Mira, só chegar para o período de um ano, caso não chova. Para o autarca, o problema é agravado pela agricultura intensiva, situação que o próprio já tinha denunciado ao Governo.

Alentejo terá 37 praias com bandeira azul

O Alentejo terá no verão de 2021 um total de 37 praias com bandeira azul.

As praias alentejanas dividem-se em 31 costeiras e 6 fluviais, estreando-se nesta restrita lista do Programa Bandeira Azul as praias fluviais de Avis e Beja .

Num total nacional de 372 praias fluviais e costeiras galardoadas com Bandeira Azul este ano -  mais 12 praias que em 2020 - a distinção Bandeira Azul abrange ainda 16 portos de recreio e marinas.

Páginas