Está aqui

Ambiente

13 novos projetos turísticos no Alentejo

Vão nascer 13 novos projetos turísticos no Alentejo.

Se a estes projetos alentejanos juntarmos dois no ribatejo, o investimento global será de 2,3 milhões de euros, com recurso a apoios comunitários, ao abrigo do Programa Valorizar do Turismo de Portugal, anunciou a ERTAR - Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Os contratos de financiamento serão assinados amanhã, pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, em três cerimónias públicas a realizar em três locais no Alentejo: na Câmara de Beja, na Enoteca de Redondo e na Adega da Ervideira.

Eni/Galp já prepararam furo de petróleo no Alentejo

Depois da APA - Agência Nacional do Ambiente – dispensando uma avaliação de impacte ambiental - ter dado luz verde à prospeção de petróleo na costa alentejana, o consórcio luso-italiano Eni/Galp prepara já a realização do furo de pesquisa ao largo de Aljezur, apontando para uma data entre 15 de setembro e 15 de janeiro.

Novo terminal em Sines acaba com surf em São Torpes

O estudo de impacte ambiental sobre o terminal Vasco da Gama em Sines conclui que esta obra vai provocar erosão da linha de costa, perda de qualidade da paisagem, com impactos visuais relevantes e irá terminar com as ondas surfáveis de São Torpes.

O novo terminal do Porto de Sines, o Vasco da Gama, criará mil novos postos de trabalho.

Para os entusiastas do surf São Torpes é a região de excelência para o surf no Alentejo, foi palco de diversos eventos nacionais de desportos de ondas e tem um potencial elevado para ser desenvolvido em termos de turismo de surf.

Alentejo sob aviso amarelo devido a aguaceiros e trovoadas

Portalegre, Évora e Beja estão sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros e trovoadas. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os distritos de Portalegre, Évora e Beja vão estar sob aviso amarelo entre as 12:00 e as 21:00 de hoje, devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.

 

Previsão de chuva no Alentejo nos próximos dias.

A semana começou bem e a sul sentiu-se finalmente a primavera, com temperaturas amenas e até algum calor, sempre com céu limpo e vento fraco. A partir de hoje a situação pode mudar, particularmente para o distrito de Évora, onde é possível ocorrerem chuviscos no final do dia, alternados com sol e nebulosidade e em Portalegre com chuva mais intensa.
 

Galeão histórico volta às águas de Alcácer do Sal após restauro profundo

O galeão do sal Pinto Luísa realizou no passado sábado, 12 de maio, o seu primeiro passeio lúdico nas águas do Sado, após o seu regresso a Alcácer do Sal, na sequência de uma extensiva e profunda operação de restauro.

Interior do País vai ter um programa específico de fundos europeus

O Governo planeia criar um programa destinado exclusivamente aos territórios de baixa densidade populacional e vinculado à criação de emprego.

Pedro Siza Vieira, ministro adjunto, em declarações ao Jornal de Negócios avança que os territórios do interior e menos povoados deverão ter um programa exclusivo de fundos europeus. O assunto está a ser preparado pelo Ministério do Planeamento e das Infraestruturas (MPI) e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Coesão, e vai acontecer ainda dentro da reprogramação do Portugal 2020,

Donos da mina Neves-Corvo procuram "ganhar" população

Das minas de Neves-Corvo, explorada pela empresa Somincor, saíram em 2017, 33.624 toneladas de concentrado de cobre e 71.356 toneladas de zinco, 5.164 toneladas de chumbo e 1.292 toneladas de prata e, apesar da instabilidade laboral daquela empresa a operar em Castro Verde, com sucessivas greves dos trabalhadores que reclamam por melhores condições laborais e diminuição da idade da reforma e desta instabilidade ter estado na origem da suspensão de um projeto de expansão da exploração do Zinco, a empresa já retomou o projeto, estimado em 260 milhões de euros de investimento.

Crianças aprendem a fazer pão tradicional alentejano em Santiago do Cacém

O município de Santiago do Cacém lançou o programa "Dança de Cereais", um programa pedagógico que ensina as crianças a compreender o ciclo dos cereais e a fazer o pão tradicional alentejano.

A iniciativa, feita com o Museu da Farinha, explica às crianças entre os 2 e os 12 anos o percurso dos cereais, desde a eira, passando pela moagem até à transformação em pão e a prova da tiborna, uma delícia que consiste em pão acabado de fazer, azeite e polvilhado com sal ou açucar.

Morreu mais um Lince Ibérico, atropelado na estrada Beja-Mértola

Olmo, um macho jovem de lince-ibérico, foi encontrado ferido na EN 122, que liga Beja a Mértola, no início deste mês e, apesar das tentativas para o salvar, que implicaram intervenção cirúrgica, o lince, que havia sido libertado em Mértola a 15 de fevereiro, acabou por não resistir aos ferimentos.

Páginas