Está aqui

Ambiente

Universidade de Évora e ATLA promovem gestão sustentável da água no Alentejo e na Extremadura

A Universidade de Évora e a ATLA – Associação de Municípios do Lago Alqueva promovem, a partir de junho de 2025, um ciclo de sessões participativas no âmbito da iniciativa europeia Water4All, com o objetivo de criar um Laboratório Vivo em Água nos territórios do Alentejo e da Extremadura. Este processo pretende envolver os principais agentes locais na identificação de soluções concretas para os desafios relacionados com a gestão sustentável dos recursos hídricos.

Portugal leva filme sobre o Alentejo à Bienal de Design de Londres

A 5.ª Bienal de Design de Londres conta com a participação de Portugal, através de dois filmes artísticos sobre a Madeira e sobre o Alentejo, que desafiam a “parar e reparar” no abuso que tem vindo a ser feito dos recursos naturais.

De acordo com a agência Lusa e o Notícias ao Minuto, a exposição ‘Metabolisms of Repair’ (em português, ‘Metabolismos de Reparação’) é constituída por obras de Miguel Teodoro e do coletivo A Recolectora, composto por Alexandre Delmar e Maria Ruivo, que pretendem convidar a uma reflexão acerca do futuro do planeta.

Petição com mais de duas mil assinaturas exige paragem da Mina da Lagoa Salgada no Alentejo

Uma petição com 2.200 assinaturas, lançada há menos de uma semana, exige a suspensão do projeto da Mina da Lagoa Salgada, destinada à extração de cobre, zinco, chumbo e, numa fase secundária, prata, ouro e estanho, nos concelhos de Grândola e Alcácer do Sal, no Alentejo. O documento, dirigido à ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, aos autarcas locais, ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), alerta para os impactos ambientais e sociais do projeto, descrito como “um tumor na planície alentejana”.

Alentejo e Espanha unidos na transição energética sustentável

O Serviço Transfronteiriço de Aconselhamento Comunitário (STAC) foi lançado esta quinta-feira numa sessão pública realizada em Évora, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento, a implementação e a gestão de Comunidades de Energia.

GNR apreende 1 tonelada de lagostim em Reguengos de Monsaraz

O Comando Territorial da GNR de Évora, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Reguengos de Monsaraz, apreendeu mais de uma tonelada de lagostim-vermelho-do-Louisiana no concelho de Mourão, no passado dia 30 de maio.

Odemira tem 11 praias Bandeira Azul e 11 Qualidade de Ouro

O concelho de Odemira tem 11 praias com Bandeira Azul e 11 praias com bandeira Qualidade de Ouro nesta época balnear, que começou no passado domingo (01) e decorre até 30 de setembro.

Central Solar do Alqueva tenta aprovação ambiental com medidas de proteção aos morcegos

O projeto da Central Solar Fotovoltaica do Alqueva, com um investimento de 360 milhões de euros, foi reformulado após receber um parecer ambiental desfavorável em 2024. A nova proposta, submetida pela promotora SOLID TOMORROW - Energia Unipessoal Lda., inclui alterações para mitigar os impactos ambientais, com especial enfoque na proteção dos morcegos, e está em consulta pública até 7 de junho.

Alandroal estreia 5G.RURAL e requalifica fortaleza

Hoje, dia 31 de maio, Alandroal inaugura a implantação do 5G.RURAL – projeto europeu que levará cobertura 5G a todo o concelho – e conclui a reabilitação da Fortaleza de Juromenha, agora equipada com um centro interpretativo apoiado por tecnologia de realidade aumentada.

Politécnico de Portalegre partilha conhecimento com olivicultores

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) vai partilhar técnicas de conhecimento científico e tecnológico com os olivicultores alentejanos, através de um projeto que tem como objetivo rentabilizar os olivais, escreve o Agroportal

O projeto, intitulado “DEMO4inovOLIVE”, começa no próximo domingo (01) e prossegue até 31 de maio de 2027. Conta com um investimento de mais de 214 mil euros, financiado essencialmente pelo Programa Regional do Alentejo 2021/2027.

Praia fluvial de Albergaria dos Fusos conquista Bandeira Azul pela primeira vez

A praia fluvial de Albergaria dos Fusos, no concelho de Cuba, que foi inaugurada em 2023, vai hastear a Bandeira Azul pela primeira vez este ano. 

Segundo a agência Lusa e o jornal Expresso, esta praia, que está integrada no Ecoparque do Alentejo Central, conta com água de temperatura amena, piscinas flutuantes e uma ampla área de areia fina branca, na qual se encontram vários chapéus de colmo.

Esta foi a única nova praia do interior do Alentejo a alcançar a conquistar Bandeira Azul este ano. 

Páginas