Está aqui

Ambiente

Ovibeja 2019 - os agricultores como "guardiões" da biodiversidade

A Ovibeja 2019 vai colocar no centro das atenções os "guardiões" da biodiversidade, os agricultores e toda a feira vai ser dedicada ao impacto das alterações climáticas na agricultura e no papel de salvaguarda e de vanguarda dos agricultores, como "construtores da paisagem".

A feira decorre entre 24 e 28 de abril de 2019 e conta com o habitual programa de colóquios, seminários, exposições, gastronomia e música.

Imagem de capa da lifecooler.com

 

Acabou sonho da cultura de papoila branca no Alqueva

Todos desistiram da plantação de papoila branca no Alqueva. Segundo a edição de ontem do Público, a cultura da planta dormideira produtora de ópio pretendia atingir cerca de 6000 hectares até 2016, o que não veio a acontecer e este ano já não foi plantado um único hectare.

Em 2013 foi atribuída à empresa escocesa Macfarlan Smith Ltd. a primeira licença de exploração de ópio em Portugal e a segunda, foi dada em 2015, foi para a australiana TPI, também instalada no Alentejo.

Nacional lança massas com Trigo Duro 100% Alentejano

Apesar de estarmos a falar de uma edição limitada, estas massas produzidas em molde de bronze com Trigo Duro 100% Alentejano, são descritas como "deliciosamente únicas" pela shoppingspirit.pt. e resultam de um projeto com 20 anos, numa parceria entre os produtores de cereais do Alentejo, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e o Instituto Politécnico de Beja.

Fábrica de Enxofre em Mértola recebe concerto noturno único

A antiga Fábrica de Enxofre da Achado do Gamo, na Mina de São Domingos, em Mértola foi o local escolhido para uma noite de música com a Orquestra Clássica do Sul, dirigida pelo maestro John Avery.
O concerto, que decorre no próximo dia 20 de julho, às 22h30, incide sobre músicas já imortalizadas em filmes e acontece num dos locais privilegiados para a observação do céu noturno no concelho de Mértola, o que faz com que este local seja duplamente especial para receber um concerto único, como adianta o município.
 

Alentejo com programa inovador põe produtores de vinho a poupar água e energia

Já com 158 membros, o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo pôs viticultores, adegas e empresas ligadas à vinha e ao vinho a poupar entre 20 e 30% de água e energia.

Ajudando na economia dos aderentes e também o ambiente, numa poupança que, juntando água e energia, pode chegar aos 50%.

Más notícias para quem está de férias. Aguaceiros e trovoadas no sul do país

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que no domingo se dê um agravamento do estado do tempo em todo o território, com ocorrência de aguaceiros e possibilidade de trovoadas, podendo ocorrer por todo o Alentejo e mesmo no Algarve.

Quanto às temperaturas, a tendência é para baixarem ligeiramente. Se as previsões apontam para valores próximos dos 30 graus, a tendência será para que baixem a partir de domingo.

Imagem de capa de Noelle Otto.

Beja, Portalegre e Évora com risco muito elevado de exposição aos UV

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou em risco muito elevado de exposição aos UV (radiação ultravioleta) os distritos de Beja, Portalegre e Évora. Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo). O IPMA recomenda assim o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, e aconselha a evitar-se a exposição de crianças ao sol.

Jovens contra o fogo vão vigiar o Alto de S. Bento em Évora

O programa  “Jovens Contra o Fogo” vai colocar jovens entre os 18 e os 30 anos a vigiar o Alto de S. Bento em Évora de 30 de julho a 30 de setembro.

Feira de Arronches ganha estatuto de EcoEvento

A Feira de Actividades Económicas de Arronches vai receber o estatuto de EcoEvento, pela Valnor, empresa responsável pela recolha, triagem, valorização e tratamento de resíduos urbanos e que abrange 25 municípios dos distritos de Castelo Branco, Portalegre e Santarém.

O estatuto atribuído à Feira de Arronches pretende promover e apoiar eventos sustentáveis junto dos municípios e das organizações de Norte a Sul do país. Nele se integram Festivais de Verão, eventos desportivos e até festas e romarias.

Delta Cafés lança campanha de proteção da população contra incêndios

A Delta Cafés está envolvida na campanha "Aldeias Seguras e Pessoas Seguras", que pretende aumentar a proteção das populações contra os incêndios florestais. A iniciativa, que tem como parceiras a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Associação Nacional de Freguesias, integra um conjunto de 15 pacotes de açúcar com mensagens de autoproteção dirigidas particularmente às populações rurais e mais idosas, que foi apresentada esta semana por Rui Nabeiro no Centro de Ciência do Café, em Campo Maior.

Páginas