Está aqui

Música

Vila Viçosa lança "A música na Corte da Rainha D. Maria II de Portugal"

No âmbito das comemorações do bicentenário de nascimento da rainha D. Maria II, a Fundação da Casa de Bragança publica a obra A música na Corte da Rainha D.Maria II de Portugal, da autoria de Rui de Castilho de Luna. O lançamento do livro está agendado para 1 de fevereiro, às 16h00. no Paço Ducal de Vila Viçosa.

Este alentejano de Mourão faz hoje 75 anos

João Simão da Silva, mais conhecido por Marco Paulo, festeja hoje, 21 de janeiro, 75 anos de idade.

O cantor nasceu a 21 de janeiro de 1945, em Mourão, no Alentejo, e tornou-se num dos mais populares cantores portugueses, com temas tão célebres como o "Joana", "Eu tenho dois amores", "Ninguém, ninguém" ou "Morena, morenita".

Ao longo da sua carreira o cantor recebeu 140 galardões de platina, ouro e prata e um de diamante por vender mais de um milhão de cópias, um recorde em Portugal.

 

Imagem de capa de VIP.pt

 

 

E hoje o Alentejo volta a ter “Terras sem Sombra”

Será já esta noite, sábado, que o Alentejo terá o Festival Terras Sem Sombra de regresso.

O primeiro concerto desta nova temporada musical do premiado festival internacional alentejano terá lugar na igreja de São Cucufate, em Vila de Frades, Vidigueira, esta noite, pelas 21:30h.

Este programa será exclusivamente dedicado a Hildegarda de Bingen, e surgirá pela mão do   grupo coral Tiburtina Ensemble, de Praga, da República Checa e que é composto integralmente por cantoras.

A direção estará a cargo da soprano e harpista Barbora Kabátková.

Vasco Palmerim e Filomena Cautela vão apresentar Festival da Canção em Elvas

Elvas vai receber a grande final do Festival da Canção 2020. A notícia foi revelada esta semana, assim como já foram revelados os 16 temas a concurso. A gala do Festival vais ser apresentada por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim.

O espaço que vai receber a gala é o conhecido Coliseu Rondão de Almeida, a maior sala de espetáculos do Alentejo, com capacidade para 7500 pessoas e que recebe os maiores eventos naquela cidade alentejana. Inaugurado em 2006 o coliseu foi construído no local da antiga praça de touros de Elvas.

100 anos de Amália Rodrigues em Elvas

O município de Elvas promove no próximo sábado, dia 18 de janeiro, um espetáculo de homenagem à diva portuguesa. 

“100 anos de Amália Rodrigues” vai acontecer no Cine-Teatro Municipal de Elvas, às nove e meia da noite e conta com os fadistas Ana Magarreiro, António Vieira, Helena Brita, Jorge Goes, José Luís Russo, Maria do Rosário, Nelson Cardoso, Olinda Moriano, Raquel Guerra, Rosa Maria, Toi Faria e Zarinha, acompanhados por Felipe Núncio, na guitarra de fado; Francisco Carvalho, na viola baixo; e Marco Conceição, na viola de fado. 

Final do Festival da Canção vai ser em Elvas

O Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas, vai receber a final do Festival da Canção agendada para 7 de março, segundo avança a airinformacao.pt

O anúncio oficial está a ser feito na sede da RTP, em Lisboa, pelo presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, e por representantes da direção e administração da Televisão pública. A última vez que o Alentejo recebeu este evento foi em 1989 em Évora.

Vinho e música clássica à luz das velas em Évora

A nova edição do ciclo “Lethes Clássico” começa esta quinta-feira, dia 16, e apresenta uma programação dedicada a Ludwig van Beethoven, no ano em que se assinala o 250.º aniversário do compositor. No dia seguinte terá lugar mais um concerto do ciclo “Notas à Conversa na Igreja de S. Vicente”, em Évora, com música clássica e degustação de vinhos à luz das velas.

Música Checa abre em Vidigueira a temporada do Festival Terras sem Sombra

O grupo Tiburtina Ensemble apresenta-se na Igreja Matriz de São Cucufate, em Vila de Frades (Vidigueira), no próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h30.

Catedral de Évora com Concerto de Ano Novo a 11 de janeiro

O Concerto de Ano Novo 2020, da Catedral de Évora acontece a 11 de Janeiro, às 18:00, e contará com a participação do Capella Patriarchal e de Cornetas e Sacabuxas de Lisboa, com direcção e órgão a cargo de João Vaz. Serão interpretadas obras de Duarte Lobo (1565 – 1646) e de Fernando de Almeida (c.1603 – 1660). 

Criado em 2006, e contando já com diversos concertos em Portugal, Espanha e Alemanha, o projeto Capella Patriarchal é destinado fundamentalmente à divulgação dos tesouros da música sacra portuguesa. Apresenta, frequentemente, obras inéditas.

Descante – A desconstrução do Cante Alentejano pela arte

Viana do Alentejo está a celebrar o 122º aniversário da Restauração do Concelho e inaugura no próximo dia 11, no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, a partir das 18h00, a exposição coletiva itinerante “Descante – A desconstrução do Cante Alentejano”, promovida pela Fora da Gaveta – Associação de Promoção e Educação pelas Artes.

Páginas