Está aqui

Música

Arraiolos põe os tapetes na rua

Em Arraiolos, uma das razões da fama da vila alentejana são os seus tapetes e são precisamente os tapetes que dão nome ao certame que decorrerá de 8 a 17 de junho.

Música clássica volta à pedreira de Viana do Alentejo

A música clássica volta a estar em destaque na 6ª edição do Festival Pedreira dos Sons, que se realiza entre os dias 25 e 27 de maio, numa pedreira de mármore desativada, situada junto à estrada entre Viana do Alentejo e Vila Nova da Baronia. Também poesia, escultura e um apontamento de cante alentejano fazem parte do programa deste ano.

São esperados três dias de "muito apelo aos sentidos, num espaço com particularidades acústicas únicas e de rara beleza".

Beja recria por 4 dias "grandeza e imponência" dos tempos romanos

Beja vai recriar, entre 17 e 20 de maio, os seus tempos de grandiosidade e imponência, quando se chamava Pax Julia. O Centro Histórico daquela cidade do Baixo Alentejo vai receber a 5.ª edição do Festival Beja Romana com cortejos históricos, mercado antigo, gastronomia, espectáculos de fogo e as inovadoras oficinas que decorrem no festival, que envolvem a comunidade escolar e que vão ensinar escrita romana, destilaria de perfumes, cerâmica, mosaicos romanos, tecelagem, marcenaria, ferraria, jogos de mesa do período romano, dança, peddy paper, treino de armas e jogos de destreza.

The Gift, Tito Paris e Tiago Bettencourt no Encontro de Culturas de Serpa

Serpa prepara-se para mais uma edição, a 15ª, do Encontro de Culturas de Serpa, um evento cultural "universal" e que pretende fazer da cultura "um fator de desenvolvimento e de união entre os povos”, como adianta Odete Borralho, vereadora daquele município do Baixo Alentejo.

O caracter universalista deste evento é indicado pela participação de artistas portugueses, espanhóis, brasileiros, angolano e cabo verdianos e inclui também o 1.º Encontro Ibérico Associativo de Cultura Popular, “centrado na temática do poder transformador da cultura”.

Portel estreia espectáculo invulgar

“Porque não rirmos do que a vida tem de mais invulgar para nos oferecer?” é o mote e será ao serão que, em Portel, a arte, o humor e os petiscos se vão juntar, entre 30 de maio e 3 de junho.

Com entrada gratuita, os “Serões dos Claustros” vão abrir portas ao improviso e à descoberta de novos sons, novas representações e interpretações.

Nos Claustros da Cerca de S. Paulo, em Portel, performances de música, dança, teatro, fotografia, artes plásticas, comédia ou artes de rua, prometem um bom espetáculo.

Mundo rural, "sabedoria ancestral, convívio e futuro" na Feira de Garvão

Uma das mais genuínas feiras agrícolas do sul do país arranca no próximo fim-de-semana em Ourique, no Baixo Alentejo. Falamos da Feira do Garvão, "ponte de encontro do Mundo Rural, da sabedoria, do convívio", como defende a organização, que cabe ao município de Ourique.

Portel celebra Dia Mundial da Dança com 200 bailarinos

O Município de Portel assinalou este fim de semana o Dia Mundial da Dança no seu pavilhão multiusos, que foi pequeno para receber os cerca de duzentos alunos da Escola Municipal de Dança de Portel e de Monte do Trigo, de Arraiolos, de Alcáçovas e de Évora, e espetadores.

Mur quer devolver "alma" ao Centro Histórico de Mértola

Houve um tempo em que os centros das cidades ainda não eram históricos e fervilhavam de gente e de atividade. Com a dinâmica populacional a transferir-se para novos centros dentro da cidade, os velhos centros ganharam a condição de "históricos" e têm vindo a perder as suas características originais e população, o que acelera "processos de perda de redes de vizinhança e de solidariedade familiar, contribui para a degradação do património e aumenta a probabilidade de perda de identidade".

Slow J e Richie Campbell no Festival do Crato

Slow J e Richie Campbell vão estar na edição 2018 do Festival do Crato.

São os dois primeiros nomes confirmados para a 34ª edição do Festival Alentejano e que decorrerá este ano de 29 de agosto a 1 de setembro.

O rapper português Slow J é já considerado um dos maiores talentos emergentes da música nacional e vem à vila alentejana apresentar o seu mais recente álbum, "The Art Of Slowing Down”.

Évora: Canto e Orgão na Igreja de S. Francisco

Será com música portuguesa e alemã do Período Barroco que a mezzo-soprano Joana Godinho e o organista Rafael Reis vão dar um concerto na Igreja de S. Francisco, em Évora, a 6 maio, pelas 17h.

Juntos desde 2006, estes dois artistas apresentam um repertório focado nos séc. XVI, XVII e XVIII, principalmente no vasto e rico espólio musical Ibérico, tendo já atuado em variados ciclos e festivais de música em Portugal e no estrangeiro, onde representaram a cidade de Évora no Projeto Oralidades, em concertos em Espanha e Malta.

 

 Imagem de dioceseevora.pt

 

Páginas