Está aqui

Música

Festival Rascunho celebra criação cultural no feminino em Évora

A primeira edição do Festival Rascunho – Ciclo Instável de Artes Performativas no Feminino vai decorrer em Évora até 30 de agosto, com seis espetáculos protagonizados por mulheres artistas, incluindo teatro, dança, performance e instalação.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a organização anunciou que o evento é promovido pela Colecção B, estrutura cultural sediada em Évora, em parceria com a câmara municipal, e vai ter lugar em vários espaços da cidade.

“Vozes de Mestres” regressa ao Alentejo com artistas da cultura popular

O “Vozes de Mestres”, um projeto internacional e itinerante que promove “artistas da cultura popular e músicos contemporâneos, de maneira a proporcionar um intercâmbio de saberes intergeracionais e a agregação de laços culturais entre Portugal e Brasil”, vai regressar ao Alentejo já no dia 30 de julho.

“Alcácer do Jazz” é o novo festival de Alcácer do Sal e Comporta

Alcácer do Sal e Comporta vão receber, entre 6 e 15 de agosto, um novo festival, o “Alcácer do Jazz”, produzido pela Associação Sons da Lusofonia (ASL), com direção artística de Carlos Martins e promovido pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal ao abrigo do programa Portugal 2020.

A programação do evento conta com espetáculos de Mário Laginha, Carlos Martins, Marta Hugon, Beatriz Nunes, Maria João, Salvador Sobral e o trio Barradas-Toscano-Pereira.

Festival Sons com História e outras iniciativas animam o verão em Castelo de Vide

O regresso do festival “Sons com História”, em Castelo de Vide, promete 4 noites de música erudita nesta sua segunda edição.

Esta é mesmo uma das ideias fundamentais do festival: dessacralizar a música erudita e torná-la acessível a um maior número de pessoas. Assim, a 21, 27, 28 e 29 de agosto, Castelo de Vide vai poder ouvir peças musicais que variam entre composições religiosas do século XVI até grandes árias da ópera.

Fadista Duarte com espetáculos em Marvão e Beja

O fadista Duarte, que no último mês de março editou o álbum “No Lugar Dela”, tem previstos dois espetáculos no Alentejo até 6 de agosto, anunciou a agência Lusa.

No próximo dia 24, estará nos Jardins do Castelo, em Marvão, no distrito de Portalegre, para o Festival Internacional de Música de Marvão, e no dia 6 de agosto atuará na Praça de Touros de Beja.

Nestes espetáculos o fadista natural de Évora é acompanhado pelos músicos Pedro Amendoeira, na guitarra portuguesa, João Filipe, na viola, e Carlos Menezes, no baixo.

Festival Internacional de Música regressa a Marvão com 26 concertos

O Festival Internacional de Música de Marvão, que foi adiado em 2020 devido à pandemia de covid-19, regressa este ano, a 1 de agosto, com 26 concertos e mais de 100 músicos, refere a agência Lusa.

Organizado pela associação Marvão Music, reconhecida este ano com o Estatuto de Utilidade Pública, o festival, que vai para a sétima edição, realiza-se em Marvão, com direção artística da soprano Juliane Banse e do violinista e maestro Christoph Poppen.

Monda, Luís Trigacheiro e Ensemble Ibérico animam a noite em Gavião

Esta noite, pelas 22h, no Jardim do Cruzeiro, em Gavião, “Os Monda” convidam  Luís Trigacheiro e Ensemble Ibérico para um espetáculo musical.

Este concerto está incluído na programação da “Feira dos Saberes e dos Sabores” - uma pequena mostra de atividades económicas e com a possibilidade de provar pratos tradicionais - e os “Monda” - Jorge Roque, Pedro Zagalo e Herlander Medinas - prometem animar a noite sempre com a marca alentejana das suas músicas e com a participação dos convidados Luís Trigacheiro e Ensemble Ibérico.

Évora: Igreja de S. Francisco recebe, hoje, concerto de música clássica

Esta tarde, pelas 18h, a Igreja de S. Francisco de Évora, recebe o concerto "Requiem para o Convento de Santa Clara", interpretado pelo Ensemble de Música Barroca Metáfora das Flores, com direção musical de Magna Ferreira.

Virgem Suta: tocar no Alentejo é “tocar em casa”

Os Virgem Suta, dupla alentejana composta por Jorge Benvinda e Nuno Figueiredo, está de regresso aos palcos numa digressão de concertos gratuitos um pouco por todo o país. A viver em Beja, claro que os artistas não deixaram o Alentejo de fora desta tour nacional.

Os próximos concertos passam por Moura, no dia 20 de julho; por Vidigueira, no dia 30 de julho; Alvito, no dia 12 de agosto; Mértola no dia 19 de agosto; e Almodôvar no dia 27 de agosto. A 7 de dezembro, é a vez de Cuba receber esta dupla.

Musibéria transforma antiga fábrica em centro de artes em Serpa

A antiga fábrica de moagem, junto ao Castelo de Serpa, deu lugar a um centro de expressão artística vocacionado, sobretudo, para a música e dança: o Musibéria.

Segundo a Câmara Municipal de Serpa, ao longo de 4500 metros quadrados, onde se encontrava a antiga fábrica, agora distribuem-se salas reservadas para o ensino da música e da dança, um espaço museológico, vários auditórios e um estúdio, num investimento apoiado por fundos da União Europeia.

Páginas