Está aqui

Música

Dia 10, há Buba para todos

Dia 10, chega o primeiro álbum do alentejano Buba Espinho em formato CD.

Bernardo Espinho, mais conhecido no meio artístico por Buba, é natural de Beja e foi uma das caras e vozes que marcou também a renascença do Cante Alentejano e o seu enraizamento nas novas gerações, tendo integrado diversos grupos como A Moda Mãe, Os Bubedanas, Mestre Cante e Há Lobos Sem Ser na Serra e, na vertente do fado, em 2016, venceu mesmo a Grande Noite do Fado no Coliseu dos Recreios

Centenário de Amália Rodrigues comemora-se com concerto em Odemira

No dia 23 de julho, irá realizar-se um concerto comemorativo do centenário de Amália Rodrigues no Brejão, em Odemira, Beja. O espetáculo conta com a participação de fadistas como Ana Moura e Jorge Fernando.

De acordo com a Fundação Amália, promotora do evento, o concerto “Bem-vinda sejas Amália” está agendado para 23 de julho, dia em que a fadista celebraria 100 anos de vida, e terá como palco “o refúgio” que a fadista construiu na localidade do Brejão, em São Teotónio (Odemira), para descansar entre digressões pelo mundo inteiro.

Elvas celebra hoje 8º aniversário de Património Mundial

O 8º aniversário da classificação de Elvas como Património Mundial pela UNESCO vai ser comemorado com um recital de piano e violino, esta terça-feira, pelas 21.30 horas, na Igreja da Sé, em Elvas.

A iniciativa tem entradas gratuitas, devendo recolher os bilhetes no Posto de Turismo da Praça da República, até às 18 horas, ou no local, meia hora antes do início, tendo em atenção que este tem lotação limitada, de acordo com as regras estabelecidas pela Direção Geral de Saúde. O recital terá também transmissão, em direto, na página do facebook do Município de Elvas.

Richie Campbell poderá atuar nas Festas de Mértola em 2021

A Câmara Municipal de Mértola assinou um contrato que estipula que o concerto de Richie Campbell nas Festas da Vila fique marcado para 25 de junho de 2021, com previsão de um prazo longo se continuar a haver restrições à realização de espetáculos nessa altura.

Festival ZêzereArts muda-se excecionalmente para Évora

O Festival ZêzereArts, evento que decorre desde 2011 na região Centro tendo o rio Zêzere como referência, este ano mudou os seus cursos de verão para Évora, onde se realizará uma “mini versão” do mesmo.

Em declarações à agência Lusa, Brian MacKay, promotor do festival, revelou que, devido à pandemia, os cursos de verão destinados a estudantes avançados em violino, violeta, violoncelo, contrabaixo e música de câmara este ano vão decorrer no seminário de Évora, onde existem condições para cumprir as regras impostas pelo combate à covid-19.

Carlão dá concerto em Rio Maior em iniciativa solidária

O Cine-Teatro de Rio Maior vai receber um concerto de Carlão sábado, dia 20 de junho, pelas 21h30, a propósito do Festival Regresso ao Futuro.

Temporada de Concertos 2020 regressa ao Museu-Biblioteca da Casa de Bragança

O Museu-Biblioteca da Casa de Bragança, em Vila Viçosa, irá receber um ciclo de concertos de música clássica entre 27 de junho e 11 de dezembro.

A temporada de concertos 2020 é dedicada às peças musicais de Beethoven e a entrada será livre. A 27 de junho, a Igreja dos Agostinhos acolhe o Quarteto de Cordas, e a 1 de agosto a Camerata Atlântica sobe a este palco pelas 16h00.

Reguengos devolve animação à cidade com concertos no Coreto

Ao longo de dois meses, música só com cantores e bandas daquele concelho alentejano, é a proposta do Município de Reguengos de Monsaraz. A ideia é devolver a animação à cidade e, ao mesmo tempo, apoiar artistas locais a quem as limitações colocadas pela pandemia do Covid:19 vieram dificultar a vida.

O Parque da Cidade de Reguengos de Monsaraz vai receber atuações em julho e agosto de cantores e bandas do concelho com um ciclo de espetáculos ao ar livre a que sugestivamente se deu o nome de Reguengos ComVida no Coreto.

"Cultura sai à rua" em Elvas

A Câmara Municipal de Elvas realiza, de junho a setembro, a iniciativa “Cultura sai à rua”, e com o objetivo de dinamizar este setor e devolver aos elvenses uma oferta cultural rica e diversificada.

O programa inicia-se este sábado, dia 6, pelas 10h00, com uma arruada pela Charanga O Cavalinho, com início no Mercado Municipal, percorrendo a zona comercial do centro histórico. Nesta noite, a partir das 21h30, decorre um concerto de Fados, com Soraia Branco e João Tenreiro, na Igreja da Sé, em Elvas.

Há um projeto que apoia os músicos alentejanos

O projeto “AminhaCasaÉUmaPauta” surge pela associação “Lendias d'Encantar” de Beja, o Musibéria e a Direção Regional de Cultura (DRCAlentejo).

Tem como objetivo apoiar os músicos do Alentejo e minimizar os efeitos da pandemia e que tem deixado muitos artistas sem rendimentos e grandes dificuldades económicas, dado o cancelamento de muitas das atividades programadas.

Páginas