Está aqui

Música

Presidente da República, este domingo, em Marvão

Marcelo Rebelo de Sousa vai regressar ao norte-alentejano, domingo, para assistir à 6ª edição do Festival Internacional de Música do Marvão (FIMM).

O evento tem início na próxima sexta, e conta com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e vai animar a vila alentejana com muita música e arte, tendo um programa com com mais de 40 concertos, com músicos de muitas nacionalidades, ao longo de dez dias.

Ao longo de 10 dias de festival, em destaque nesta edição está a estreia do Coro do Festival de Marvão, para uma performance de “Carmina Burana”.

House of the Rising Sun em Reguengos. Sim, The Animals vão passar pelo Alentejo.

A banda sonora da terceira edição do festival internacional Reguengos Wine & Blues é composta pela banda inglesa Animals & Friends, que surgiu dos lendários The Animals e integra dois membros da formação da década de 1960, pelos portugueses Delta Blues Riders, pelos espanhóis Guitar Not So Slim e pelos italianos T-Roosters. O Reguengos Wine & Blues tem entrada gratuita e decorre nos dias 14 e 15 de agosto no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz.

​​​​​​​100 músicos de sopro juntos no Alentejo

O estágio de Orquestra de Sopros (EOSSME) vai ter lugar novamente, de 15 a 20 de julho, em Portalegre, pelo terceiro ano executivo.

Numa iniciativa da Sociedade Musical Euterpe serão cerca de 100 os músicos de todas as idades e de diversos pontos do país que se vão juntar para cinco dias de trabalho a tempo inteiro com profissionais especializados.

O EOSSME nasceu em 2017 e tem tido um crescimento assinalável, batendo esta edição 2019, todos os recordes em termos de participação.

"Estrada Branca", um tributo a Zeca Afonso e Vinicius de Moraes, no Castelo de Alandroal

No ano em que se assinala o 90º aniversário de José Afonso, o projeto “Estrada Branca” ganhou nova vida, desta forma em formato físico. Um LP gravado ao vivo, aquando da estreia do projeto musical em 2017, e que contou com passagens pelo Mosteiro de São Bento da Vitória (Porto), Centro Cultural Olga Cadaval (Sintra) e São Luiz Teatro Municipal (Lisboa). As vozes de Mónica Salmaso e José Pedro Gil voltam a reencontrar-se em julho para um concerto em Alandroal, com partilha do universo de dois nomes maiores da música portuguesa e brasileira: José Afonso e Vinicius de Moraes.

Até Sines em caravela e para ouvir "Músicas do Mundo" - uma viagem única

Fortes e corajosos homens os portugueses que se fizeram ao mar em "cascas de noz" para descobrir o mundo nos séculos XV e XVI.

Agora, em pleno séc. XXI, pode saber quase na perfeição como eram essas viagens e fazer uma viagem de Lisboa a Sines numa dessas emblemáticas embarcações, a caravela.

A proposta surge no âmbito do projeto Magalhães 500, da APORVELA - Associação Portuguesa de Treino de Vela e que promove a oportunidade de uma aventura em alto mar, chegando a Sines para assistir ao Festival Músicas do Mundo.

Mais de 200 Artistas no Festival Internacional de Música de Portel

A segunda edição do Festival Internacional de Música de Portel - de 13 a 27 de julho recebe mais de 200 artistas portugueses e estrangeiros

Com a direção artística do maestro português Luis Miguel Clemente, este festival é inteiramente dedicado à música clássica e oferece uma programação multifacetada, com vários concertos com orquestras sinfónicas e grupos de música de câmara, residências artísticas, masterclasses para jovens músicos e maestros, e uma série de visitas guiadas de exploração e conhecimento do património material e imaterial da vila alentejana.

Artes À Rua em Évora vai custar meio milhão de euros

O Município apresenta-o com um não festival. Falamos no Artes À Rua, que vai durar dois meses com espetáculos diários pelas ruas e praças da Cidade de Évora, de artistas vindos de 14 países e que vai custar aos cofres da Câmara qualquer coisa como meio milhão de euros.

O evento decorre entre 13 de Julho e 5 de Setembro e inclui música, artes plásticas, fotografia e performance e pretende diversificar-se e internacionalizar-se, no âmbito da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura.

Não conhecemos melhor "sunset" que este em Beja

O Centro de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB) organiza, no dia 11 de Julho pelas 18h30 nos Jardins do Beja Parque Hotel, a 3a edição do Evento Solidário “Sunset By CPCB/ 2019”. 

Supa Squad, Mundo Segundo & Sam The Kid em Viana do Alentejo

Supa Squad, Mundo Segundo & Sam The Kid são os cabeças de cartaz da 9ª edição do Abana Viana Festival Jovem 2019, a partir de 12 julho, na Quinta da Joana, em Viana do Alentejo, onde os festivaleiros podem também acampar.

No primeiro dia do festival sobem ao palco, a partir das 22h00, DÁ/CÁ num tributo AC/DC, Supa Squad e, no Sound Spot After Hours, a partir das 2h00, DJ EDU e D-Maniac.

.

Festa do Cante nas Terras do Grande Lago

A Festa do Cante nas Terras do Grande Lago tem como objetivo divulgar e promover o cante, assim como sensibilizar para a importância da sua sustentabilidade e transmissão, estando neste momento a ser analisada a Candidatura do Cante a Património Imaterial da Humanidade.

Mais informação aqui.

Páginas