Está aqui

Educação

Monte dos Perdigões volta a abrir as portas

Finalmente reconhecido e classificado como Monumento Nacional pelo Estado Português, o Complexo Arqueológico dos Perdigões, em Reguengos de Monsaraz, volta a ter o seu “Dia Aberto”.

Após o - o Monte dos Perdigões, como, esta será a primeira edição do dia aberto nestas condições.

Uma centena de voluntários vai requalificar escola e jardim de infância em Moura

Uma centena de voluntários do Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento, vão fazer trabalhos de requalificação e conservação na Escola Básica do 1.º Ciclo com Jardim de Infância do Fojo, em Moura.

Este é um dos concelhos onde o Programa está presente, em parceria com duas entidades referenciadoras: a Câmara Municipal de Moura e a União de Freguesias de Moura e Santo Amador, prestando apoio, segundo a autarquia, a 201 beneficiários (10% dos quais, crianças) que têm acesso, sem custos, "a toda a medicação prescrita necessária".

Universidade de Évora lança licenciatura sobre o vinho

Em terra de vinho já era de estranhar a ausência desta formação superior. Surge este ano letivo a nova licenciatura da Universidade de Évora: Enologia.

O foco deste novo curso será a produção e a investigação científica na área da Vitivinicultura e conta com Maria João Cabrita como coordenadora da Licenciatura que se quer, “diferenciadora relativamente a outras formações oferecidas nesta área”.

"Campeões da Indiferença" conduziram pela primeira vez

Há muitos campeões, mas há uns campeões maiores que outros. Estes de que falamos são desse segundo grupo, são “ Campeões da Indiferença”.

Reguengos adere à Associação Internacional de Cidades Educadoras

Reguengos de Monsaraz vai aderir à Associação Internacional de Cidades Educadoras, uma estrutura permanente de colaboração entre os governos locais envolvidos com a Carta das Cidades Educadoras. A decisão foi aprovada por unanimidade na reunião de câmara realizada no dia 15 de maio e na Assembleia Municipal que decorreu no dia 28 de junho.

Desafio: Corrente de algarismos

Descubra qual é o número de 10 algarismos em que o 1º algarismo indica a quantidade de zeros existentes nesse número, o 2º algarismo indica o número de algarismos iguais a 1, o 3º algarismo indica o número de algarismos 2 … e assim sucessivamente até ao 10º algarismo, que indica o número de algarismos 9.

Uma possível resolução:

O 1º algarismo não poderá ser 0 pois, nesse caso, o número seria do tipo

0 x x x x x x x x x

o que corresponderia a um número de 9 algarismos e não 10 como pretendemos.

Santiago do Cacém leva biblioteca ao Parque do Rio da Figueira

O programa dá pelo nome de “Biblioteca no Parque” e está a decorrer de 3 de julho a 23 de agosto, no Parque Urbano do Rio da Figueira, em Santiago do Cacém.

O projeto, promovido pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, consiste na disponibilização de serviços da Biblioteca, tais como leitura presencial de jornais e revista, empréstimo de livros e realização de ateliês e jogos lúdicos.

A Biblioteca no Parque estará de portas aberta de quarta a sexta-feira, entre as 14h00 e as 18h00, no Parque Urbano Rio da Figueira, em Santiago do Cacém.

 

Férias de Verão na Biblioteca em Alcácer do Sal ocupa crianças dos 6 aos 12 anos

A Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal vai ocupar as férias de verão das crianças do concelho com atividades lúdicas e educativas, que irão permitir-lhes aproveitar a pausa letiva de "forma divertida", ao mesmo tempo que usufruem de animados momentos de convívio, fazem descobertas e realizam novas aprendizagens em áreas diversas.

Unidades de investigação da Universidade de Évora com nota máxima

O MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento e o Laboratório HERCULES – Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda vão receber um financiamento de aproximadamente 5 M€ para os próximos cinco anos para implementar os seus programas de investigação, nas áreas dos Estudos Mediterrânicos e das Ciências do Património, ao obterem nota máxima da Avaliação das Unidades de I&D da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Associação eborense recebe em Lisboa prémio de Excelência na Educação

A Associação Sociedade do Bem, sediada em Évora, é hoje homenageada no Teatro Municipal S. Luiz, em Lisboa, numa Gala organizada pela "Sorrir na Educação". Esta distinção, criada pela Clínica da Educação, pretende divulgar, apoiar  e reconhecer, anualmente, o mérito a 10 instituições nacionais de intervenção social com desempenho de excelência na Educação.
 

Páginas