Está aqui

Educação

Baixo Alentejo viaja ao passado com exposições itinerantes

A CIMBAL - Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo vai promover, ao longo dos próximos meses, a Exposição "Arquivos, Uma Memória Viva" pelos 13 municípios do Baixo Alentejo. Esta exposição tem como principal objetivo dar a conhecer o espólio que cada arquivo da região tem à sua guarda, divulgando a sua existência com uma mostra dos documentos mais relevantes do seu acervo arquivístico, enquanto testemunhos de acontecimentos marcantes da história e da vida de cada comunidade.

Os arquivos constituem a memória viva de uma comunidade, de uma região e de um país!

INATEL Évora celebra 80 anos

A Fundação Inatel irá celebrar no próximo dia 29 de novembro, no Palácio Barrocal – Évora, a Comemoração do 80º Aniversário da INATEL ÉVORA.

As comemorações contam com um espetáculo de marionetas para crianças de ERA UMA VEZ – Teatro de Marionetas, momentos musicais de Kalimotxo Orkestar e para finalizar um concerto da Orquestra de Bairro da associação PédeXumbo.

Na galeria de exposições do Palácio vai também ser inaugurada a exposição INATEL ÉVORA: 80 Anos ao Serviço da Comunidade.

Alentejo é a região de Portugal continental com menos diplomados

O Alentejo apresenta a menor percentagem de trabalhadores com o ensino superior (15%) em Portugal continental. Entre os trabalhadores da região, 53% frequentaram apenas o ensino básico, 32% o ensino secundário, 13% possuem uma licenciatura e 1% um mestrado. A saúde, as ciências empresariais, a engenharia e técnicas afins estão entre as áreas de formação superior mais comuns. Verificou-se uma diminuição do desemprego nos recém-diplomados de quase 5%, entre 2014 (10,1%) e 2021 (5,2%).

Ourique comemora 8 anos de Cante Alentejano nas escolas

A Câmara Municipal de Ourique vai assinalar o 8.º aniversário de um projeto que introduziu o Cante Alentejano nas escolas com o lançamento de um conjunto de vídeos com os alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo das escolas do concelho.

Politécnico de Portalegre nasceu há 42 anos

Luís Loures, presidente do Politécnico de Portalegre

No dia 25 de novembro, o Politécnico de Portalegre assinala o seu 42º aniversário. A sessão comemorativa realiza-se no Campus – Auditório Dr. Francisco Tomatas, a partir das 14h30.

Estão previstas as intervenções do presidente do Politécnico de Portalegre, Luís Loures; da presidente interina da Associação Académica, Carolina Henriques; do presidente do Conselho Geral, Hugo Hilário, e da presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Maria José Fernandes.

Beja comemora Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorre de 19 a 27 de novembro, serão realizadas várias ações de proximidade e de sensibilização ambiental dinamizadas pelo projeto Beja Sustentabilidade Global.

A destacar, a ativação da campanha "Porta(a)Porta": BEJA cidade limpa, que visa sensibilizar e reforçar compromissos sustentáveis, num primeiro momento com a população abrangida pelo sistema de recolha de resíduos PAYT (Pay-As-You-Throw), residente no centro histórico da cidade, estando neste contexto previstas ações de rua junto da comunidade.

Universidade de Évora celebra a Cultura Científica

O Instituto de Investigação e Formação Avançada, da Universidade de Évora, assinala o Dia Nacional da Cultura Científica um programa de atividades com destaque para a 1ª Mostra de Documentário Científico da Universidade de Évora, no próximo dia 24 de novembro.

Agricultura sustentável é ensinada há mais de 20 anos em Elvas

Embora hoje em dia se fale cada vez mais de agricultura sustentável, este assunto não estava na ordem do dia quando, em 2000, o Instituto Politécnico de Portalegre anunciou o lançamento da licenciatura bietápica (com uma duração dividida em três + dois anos) em Engenharia Agrária e Desenvolvimento Regional, ramo de Agricultura Sustentável.

Marvão recebe workshop “Anfiteatros Romanos da Lusitânia”

Está marcado para os próximos dias 18 e 19 de novembro um workshop temático dedicado aos anfiteatros romanos da Lusitânia. 

O workshop, intitulado “Anfiteatros Romanos da Lusitânia”, vai realizar-se no Auditório da Quinta dos Olhos d’Água, em São Salvador da Aramenha (Marvão), e é uma de várias atividades integradas num Projeto que conta com o financiamento da Fundação “La Caixa” e que visa estudar e valorizar o anfiteatro da Cidade Romana de Ammaia.

Fundação Eugénio de Almeida tem bolsas para apoiar alunos

A Fundação Eugénio de Almeida (FEA), em Évora, tem inscrições abertas, até dia 21 de novembro, para um programa de bolsas com o objetivo de apoiar as famílias nas despesas com o alojamento de estudantes no ensino superior.

De acordo com a agência Lusa, o programa de bolsas da FEA destina-se a alunos que estejam a estudar em qualquer instituição de ensino superior, pública ou privada, em território nacional e que residam no distrito de Évora e nos concelhos de Alcácer do Sal, Avis, Benavente, Campo Maior, Coruche, Elvas, Fronteira, Monforte, Montargil e Sousel.

Páginas