Está aqui

Educação

BIBLIOTECA DE CASTRO VERDE INTEGRA REDE DA UNESCO

A autarquia de Castro Verde anunciou que a Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca passou a integrar a Rede de Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO. Com uma rede de mais de 500 bibliotecas, a Biblioteca de Castro Verde junta-se assim às congéneres do Baixo Alentejo de Aljustrel, Beja, Ferreira do Alentejo, Ourique e Serpa.

A Biblioteca Municipal Manuel  da Fonseca foi inaugurada a 22  de abril de 1995, em homenagem ao escritor do  neo-realismo português que integrou o Novo Cancioneiro. A sua obra é fundamental para compreender o Alentejo do século XX

GRÂNDOLA LANÇA CONCURSO PARA WEBDESIGNERS

A autarquia de Grândola abriu concurso para o desenho do novo sítio do Observatório da Canção de Protesto (OCP) e cujo prémio é de 550 euros. A ideia é escolher entre os concorrentes a proposta mais criativa para aplicar num novo sítio do OCP.

Os webdesigners têm de ter entre 18 e 35 anos, residir em Portugal e estarem a estudar ou já ter concluído estudos em design gráfico e webdesign. As propostas dever ser entregues até dia 23 de fevereiro.

A IMPORTÂNCIA DA MULHER NA SOCIEDADE E NO TRABALHO EM EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

“A mulher, a sociedade e o trabalho” – patente até 31 de março - é a nova exposição temporária no Museu Municipal de Portalegre. É uma exposição fotográfica da autoria do jornalista e fotografo português Joshua Benoliel e que mostra a crescente importância da mulher na sociedade do século XX.

Em simultâneo com a inauguração, deu-se início a a um ciclo de conferências focados na temática da mulher, a sociedade e o trabalho.

Estas iniciativas inserem-se nas comemorações do centenário do Museu de Portalegre e do 20º aniversário da Grande Loja Feminina de Portugal.

 

SALGUEIRO MAIA: NOME E INSPIRAÇÃO DA CASA DA CIDADANIA

É na terra em que nasceu, em Castelo de Vide, que Salgueiro Maia serve de inspiração à criação da Casa da Cidadania.

Este projeto arrancará já este ano e estará terminado dentro de dois, num investimento superior a 1,2 milhões de euros, financiados por fundos comunitários e que surge de uma parceria entre a Direção Regional de Cultura do Alentejo e o município.

Salgueiro Maia foi um dos capitães do Exército Português que liderou a Revolução de 25 de Abril de 1974 e o seu papel foi fundamental para o terminar da ditadura em Portugal.

 

Imagem de youtube.com

MUSEU DA INQUISIÇÃO NASCE EM CASTELO DE VIDE

Vai nascer em Castelo de Vide o Museu da Inquisição. O novo espaço de atração turística da localidade alentejana estará situado num palacete do século XVII e prevê um investimento cerca de 200 mil euros.

Com abertura prevista para maio, este museu será diferente de outros do género através de, por exemplo, recriações do ambiente de funcionamento do Santo Oficio, quer-se que seja um marco da memória e da História, e virá complementar uma rota turística que inclui a Sinagoga local, visitada por mais de 30 mil pessoas em 2017.

 

Imagem de quilometrosquecontam.com

CRIPTA DO CASTELO DE ALCÁCER DO SAL AUMENTA NÚMERO DE VISITANTES

Segundo dados fornecidos pela autarquia local o número de turistas que visitou a Cripta Arqueológica do Castelo de Alcácer do Sal aumentou em 13,9% em 201, "mantendo a tendência que se verifica desde 2012 e que afirma o espaço museológico como um dos marcos patrimoniais mais visitados do concelho".

UNIVERSIDADE DE ÉVORA VAI SALVAGUARDAR PATRIMÓNIO CULTURAL DE MARRAQUEXE

A Universidade de Évora assina amanhã, dia 11 de janeiro, um acordo de cooperação com a região de Marraquexe-Safim, no Alto Atlas, em Marrocos. O acordo estabelece o envolvimento da Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional da Universidade de Évora na salvaguarda e valorização do património cultural da Região Marraquexe-Safim, resultante de parcerias pré-estabelecidas entre o Conselho Regional de Marraquexe-Safim e aquela Cátedra.

DELTA CAFÉS E SAGRES LANÇAM PRIMEIRA COMÉDIA MUSICAL PORTUGUESA PARA TURISTAS

Com o sugestivo nome de "The Portuguese - a Musical Comedy", apresenta-se a primeira comédia musical portuguesa em inglês dirigida aos milhares de turistas estrangeiros que visitam o país, e que tem estreia marcada para dia 13 de janeiro, às 18h30, no Auditório dos Oceanos, no Casino Lisboa.

ÉVORA VAI PARTILHAR TECNOLOGIA DE PONTA ATRAVÉS DO ERIHS.PT

A plataforma ERIHS.pt é lançada amanhã em Évora, congrega 3 dos mais avançados laboratórios do país na área do património e irá permitir o acesso gratuito à tecnologia de ponta e conhecimento na área da conservação e reabilitação do património a investigadores, instituições e empresas.

O lançamento desta nova ferramenta conta com a participação dos ministros da Cultura, Luís Castro Mendes e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

OLARIA TRADICIONAL DE VIANA DO ALENTEJO EM DOCUMENTÁRIO

Viana do Alentejo é dona de uma olaria muito particular e ancestral que está em vias de se perder. Para contrariar um número cada vez mais reduzido de "mestres da arte" o município tem multiplicado as iniciativas e eventos que sublinham essa riqueza patrimonial e que não se pode perder. Uma das medidas mais emblemática que tomou foi lançar um programa de formação de oleiros onde neste momento aprendem o ofício 16 formandos naquela vila alentejana.

Páginas