Está aqui

Opinião

O PS estará mesmo disponível para negociar OE 2025?

Será que o PS está mesmo disponível para negociar o orçamento de estado para 2025?

O mês de setembro vai ser decisivo para as negociações do Orçamento de Estado para 2025. Este vai ser um dos grandes temas na agenda política nacional. Vamos ver quais os comportamentos dos diferentes partidos políticos.

Aquilo que sabemos hoje, o PSD nega as condições apresentadas pelo Chega. As razões são simples: o PSD não aceita o referendo à imigração apresentado pelo Chega. O Chega apresenta uma proposta claramente inexequível para a mesma não ser aceite.

Nuvens

Tornou-se comum usarmos a expressão andar com a cabeça nas nuvens. Referimo-nos a alguém que está distraído, que não está com os pés assentes na terra.

Porém, o que são as nuvens para aqueles que vivem nelas? Aqueles cuja cabeça ocupada paira acima dos céus mais próximos do castanho, cinza ou verde ou azul das planícies, das montanhas, dos mares, dos desertos e das cidades.

Trazem consigo a água em várias formas. Todo o processo de construção das nuvens e da sua função no ecossistema é absolutamente impressionante.

Ilusão

Já não bate. Já está perdido e arrastado. Sujo e derramado. Fragmentado e sem vida. 

Eram dois. Na verdade, podiam ser muitos dois. Dois segundos. Duas almas. Duas casas, mas apenas uns olhos que carecem de esperança tentam lutar.
Já foi. Já existiu. Preto manchado de ilusão vermelha, que não consegue exprimir. 

Quando o Cupido se aborreceu

Conta a lenda, inspirada em outras muito mais antigas, que no antigo reino de Zeus, lá a partir do Olimpo, e depois seguidamente no tempo dos Deuses dos Romanos, que existia uma figura particular, de índole muito interessante. Nos Gregos, filho de Vénus e de Marte, nos Romanos, filho de Mercúrio e de Vénus. Conhecido por andar sempre com uma seta, falamos de Cupido, o Deus do Amor. Era por sua causa e intervenção que os casais, quando se viam e eram atingidos por pela misteriosa seta, se apaixonavam tremendamente e viviam enamorados para sempre.

Perder um voo

Pode acontecer a qualquer pessoa. Seja quem for que viaje de transportes está sujeito a chegar um bocadinho atrasado e perder esse transporte. Quem nunca perdeu um autocarro, o comboio, até mesmo o metro por meros segundos. Diz o povo e com razão que eles não esperam. Há horários e esses têm de ser cumpridos. Não se vai hipotecar a primavera por causa de uma andorinha.

Pois bem, o mesmo pode acontecer com os aviões. Sendo pássaros maiores, voam normalmente à hora marcada quer o passageiro esteja na porta de embarque, quer não esteja.

Olímpicos

É com particular orgulho que acompanho, como todos ou a grande maioria dos portugueses, a dedicação e o esforço dos atletas portugueses mostram e empregam nestes Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Embora não acompanhe diariamente as iniciativas e os eventos desportivos, muito menos sendo especialista da matéria, não posso deixar de ficar de ficar ligado ao ecrã quando um evento de grande dimensão conta com a presença de concidadãos que representam o nosso país, a nossa bandeira.

Um espirro

Assim se começam as grandes histórias deste mundo. Com um espirro! Um dia calmo, uma situação totalmente inesperada, e alguma das personagens espirra.

Ilumina-me

deixem-me vê-lo também. que ele penetre cada parte do meu corpo cansado e que faça sair o suspiro que está perdido entre pensamentos; apesar de haver dois que pintam o meu pulso esquerdo. não aquecem. não me comove. não me chega onde é suposto chegar.

sinto-me tão fria quanto uma noite de janeiro onde a geada faz desenhos no ar. não me consigo iluminar, os meus olhos não o sentem e estão perfeitamente abertos. não consigo abraçá-lo. não consigo toca-lo nem sentir.

que caos. 

Capas de jornais

Há algo que sempre nos chama a atenção em quase tudo o que existe neste mundo. O ser humano é naturalmente curioso e procura sempre saber mais sobre toda e qualquer coisa. Essa curiosidade pode manifestar-se de qualquer forma e relativamente a qualquer objeto.

A curiosidade é algo que, pessoalmente, me gera curiosidade na sua essência. Diz-se muitas vezes que a curiosidade matou o gato, tornando-o, como a nós, um ser curioso. Não falemos, porém, de atos de curiosidade que possam levar a efeitos nocivos e prejudiciais a quem os comete.

Budapeste - Praga - Viena

Por ordem alfabética, três cidades europeias que nos fazem reviver o império austro-húngaro. Três cidades que nos fazem reviver o passado e trazem à memória a grandeza das cortes europeias, de tão admiráveis castelos, impérios e contos de fadas.

Escolhi para escrever, esta semana, sobre cada uma delas, da sua beleza, da sua unicidade e dos seus aspetos mais e menos positivos.

Páginas