Está aqui

Nós Europa

Beja: Carlão promove “Livres e Iguais”     

O reconhecido cantor português Carlão integra o projeto “Livres e Iguais”, um projeto pedagógico de promoção da interculturalidade dirigido a alunos do ensino secundário, turmas que trabalhem esta temática, nos Agrupamentos de Escolas nº1 e nº2 de Beja.

Este projeto procura diminuir a discriminação que bloqueia a construção de uma sociedade intercultural, através de uma performance, com música e conversa com o artista Carlão, que decorrerá dia 18 de janeiro, pelas 15h, no Pax Julia - Teatro Municipal de Beja.

Apoio à Produção Nacional aprovou 53 projetos no Alentejo

O Programa de Apoio à Produção Nacional (PAPN), até à data, aprovou um total de 1.701 projetos, dos quais 53 são no Alentejo.

Estes projetos representam um investimento total de 250 milhões de euros - 123 milhões correspondem a fundos europeus – e permitiram a manutenção de 19.668 postos de trabalho, como revela a informação prestada pelo Ministério da Coesão Territorial.

Cerca de um terço dos projetos aprovados localizam-se no interior: 577.

Áreas de Acolhimento Empresarial de Nova Geração: 110 milhões de euros aprovados

A nível nacional, foram selecionadas pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) 10 candidaturas a apoiar no âmbito do aviso do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) dirigido a Áreas de Acolhimento Empresarial de Nova Geração.

Criação de emprego sustentável no Alentejo: candidaturas abertas até ao fim de fevereiro

Até dia 8 de fevereiro decorre o período de candidaturas ao Sistema de Apoios ao Emprego e ao Empreendedorismo +CO3ESO Emprego Empreendedorismo Social, financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE), com um total de 700 mil euros a distribuir por todas as candidaturas selecionadas.

Sines marca geoestratégia do ecossistema digital europeu e mundial

Será em Sines que será debatida a transição digital europeia e mundial no que toca à geoestratégia do ecossistema digital.

A segunda conferência “Encontros na ZILS: Sines Tech, EU-Atlantic Data Gateway Platform”, no dia 11 de janeiro às 11h, em Sines, com transmissão online, será aberta por Hugo Santos Mendes, Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações,

A Zona Industrial e Logística de Sines é a maior área de acolhimento empresarial de Portugal e é gerida pela aicep Global Parques - Gestão de Áreas Empresariais e Serviços S. A que promove este evento.

Conectividade digital do território em consulta pública

Até dia 7 de fevereiro, decorre uma consulta pública sobre a cobertura e previsão de cobertura de redes públicas de comunicações eletrónicas de capacidade muito elevada existentes no território nacional.

Todos os cidadãos, organizações, entidades, municípios, entre outros, podem, a partir de agora, sugerir ajustes à informação que o Governo deverá ter em conta para o lançamento, nos próximos meses, de um concurso público internacional para a instalação, exploração e manutenção de redes de capacidade muito elevada nas denominadas “zonas brancas” que vierem a ser identificadas.

Vencedores do Concurso de Ideias Startup LABWARE já são conhecidos

Já são conhecidos os vencedores da 2º edição do Concurso de Ideias Startup LABWARE.

Esta iniciativa é promovida pelo PACT e pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, que procura financiar e premiar os melhores projetos e ideias de negócio de base tecnológica no âmbito das cidades inteligentes.

Moura: Igreja de São João Baptista reabilitada

Já se iniciou a empreitada de reabilitação da Igreja de São João Baptista, em Moura.

Mandada edificar por D. Manuel I, a igreja de São João Baptista está classificada como monumento nacional desde 13 de junho de 1932.

Com um investimento total é de €614.594,06 - valor suportado pelo Programa Alentejo 2020 (FEDER), pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças e pela Câmara Municipal de Moura – esta obra tem um prazo de execução de 300 dias, e visa recuperar a cobertura do imóvel, a fachada e a pintura de paredes e tetos interiores.

Casa Museu José Régio apresenta catálogo

Dia 8 de Dezembro, pelas 16h, na Casa Museu José Régio, em Portalegre, será apresentado o catálogo da Casa Museu.

Este catálogo compila o espólio presente na casa Museu de José Régio e conta com textos sobre a vida social de José Régio e sobre a sua passagem pelo Alentejo.

A iniciativa pertence à Câmara Municipal de Portalegre e é cofinanciada por fundos comunitários do Alentejo 2020.

Após a apresentação, decorrerá um momento musical, pelas 17h30, na Escola de Artes do Norte Alentejano.

 

Macron destaca o trabalho e o papel dos dirigentes locais e regionais europeus

«Os dirigentes locais e regionais europeus representam o coração da democracia europeia» - foi esta a frase utilizada pelo presidente francês, Emmanuel Macron, na reunião plenária do Comité das Regiões Europeu e onde se debateram os valores europeus e a revitalização da democracia, ressalvando Macron o papel fundamental da subsidiariedade e da coesão e o papel primordial que cabe aos órgãos de poder local e regional na defesa dos valores europeus e na revitalização da democracia, numa época em que a França se prepara para presidir ao Conselho da União Europeia.

Páginas