Baixo Alentejo

Moura motiva os mais pequenos com testemunhos positivos de adultos de etnia cigana

A Palestra “Roma Models” aconteceu em Moura e Amareleja Moura e Amareleja no início desta semana e foi direcionada a crianças e jovens, essencialmente de etnia cigana, do 1.º ciclo (3º e 4º ano), 2.º ciclo do ensino básico, turmas PIEF, 3.º ciclo, ensino secundário e ensino profissional.

Em Moura "santos da casa" fazem milagres

Joana Ramalho é embaixadora da Estação Náutica de Moura.

A mourense Joana Ramalho foi nomeada embaixadora da Estação Náutica de Moura. Joana tem 22 anos e desde cedo mostrou um gosto particular pela pesca desportiva. Oriunda duma família de pescadores desportivos foi pela mão do seu pai que conheceu a modalidade e o prazer proporcionado pela sua prática. Não se estranha, por isso, que aos 4 anos fosse ela a desafiar o pai para idas à pesca. Aos 8 anos começam as competições regionais, e é na categoria de iniciados que se sagra pela primeira vez campeã regional.

Ar polar vai fazer cair as temperaturas no Alentejo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)  lançou um aviso amarelo para amanhã sábado, para todo o País devido à chuva e vento forte com rajadas que podem chegar aos 110 quilómetros por hora nas terras altas e prevê também queda abrupta das temperaturas na ordem dos 2 a 5 graus devido a ar polar.

Para Évora o IPMA prevê para amanhã uma máxima de 14 graus e uma mínima de 6 graus. Para Beja 15 de máxima e 6 graus de mínima. Para Portalegre 13 de máxima e 5 graus de mínima. As temperaturas deverão subir um pouco a partir de domingo.

 

Produção de tomate no Alentejo foi uma das melhores de sempre

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística apontam para uma produção superior a 1,4 milhões de toneladas de tomate o que coloca o índice de produtividade por hectar extraordinário. A unidade de produção de tomate Conesa Portugal localizada em Mora (antiga Sopragol) já previa uma produção de tomate acima das melhores expectativas mas condições climatéricas "excepcionais" fizeram superar ainda mais os números de produção.

A campanha de tomate deste ano em todo o País teve uma produtividade média a rondar as 95 toneladas por hectare.

Beja debate a olivicultura de ponta com especialistas no "Dia Mundial da Oliveira"

O Núcleo Empresarial de Beja (NERBE) recebe no próximo dia 26 de novembro, data proposta pela UNESCO para se tornar "Dia Mundial da Oliveira", as VI jornadas da Olivum, onde vai debater o "Olival de Futuro" e a liderança do Alentejo na olivicultura moderna internacional. A organização é do Associação de Olivicultores do Sul e conta com diversos especialistas e olivicultores para debater o futuro do setor olivicultor português e o olival do futuro. 

Povo de Santo Aleixo em Moura celebra a heroicidade com que se bateu contra os espanhóis no 1.º de Dezembro

Há particularmente uma povoação no Alentejo cuja heroicidade se destacou na guerra da Restauração e que, por esse motivo, mudou o seu nome como forma de honrar e defender essa dura mas notável memória e que foi a guerra que levou à Restauração da Independência de Portugal face a Espanha em 1640.

Recordista Mundial de Kitesurf é o novo embaixador de Moura

Francisco Lufinha é o novo embaixador da Estação Náutica de Moura.

A Estação Náutica de Moura tem um novo embaixador. Trata-se de Francisco Lufinha, um Português, de 36 anos, completamente apaixonado pelo mar e pelos desportos náuticos.

Com apenas 15 dias, foi levado para um barco pelos seus pais e nunca mais conseguiu, nem quis, desligar-se do mar.

Moura e Amareleja inauguram salas de aula do futuro

Moura e Amareleja inauguraram duas Salas de Aula do Futuro - Laboratórios de Aprendizagens, uma na Escola Secundária de Moura e outra na EBI de Amareleja. Segundo o Município de Moura, estas novas salas de aula "visam contribuir para a melhoria do sistema educativo na perspetiva da criação de espaços dinâmicos, apelativos e inovadores".

Vinhos do Alentejo vão plantar 1200 árvores para combater área ardida este ano

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e a Associação - Plantar uma Árvore lançam uma grande iniciativa a favor do ambiente no próximo dia 21 de novembro, onde vai plantar 1200 árvores no Jardim Público de Vila de Frades, em Vidigueira.

A CVRA lembra que até 30 de Setembro deste ano, deflagraram 893 incêndios rurais na região do Alentejo, o que resultou em 5 mil hectares de área ardida e por isso pretende "minimizar o impacto" dos incêndios através de uma iniciativa de reflorestação que abrange Vidigueira e Montemor-o-Novo.

 

Alqueva recebe regata dos campeões nacionais de vela

Moura recebe pelo segundo ano consecutivo os campeões de Vela de Portugal.

Os Campeões Nacionais de Vela das classes mais representativas em Portugal marcarão presença nos dias 23 e 24 de Novembro no 2.º Torneio de SB20 do Alqueva – Regata dos Campeões, prova coorganizada pela SailCascais, a TradeWinds juntamente com a Camara Municipal de Moura e com o apoio do Turismo de Portugal e a ERT – Turismo do Alentejo.

Páginas