Baixo Alentejo

Quem manda na água de Alqueva?

Quem manda na água de Alqueva? É esta a questão levantada pela FENAREG que questiona o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva – EFMA, até agora gerido pela EDIA e para quem a gestão de Alqueva tem sido um sucesso.

A nova rota do Porco Alentejano

O porco Alentejano já tem uma rota definida no Alentejo e com objetivos promocionais turísticos quer do porco, quer da região em geral, valorizando o mundo rural, a autenticidade e o montado.

O montado alentejano é um ecossistema único e propício ao desenvolvimento com qualidade do Porco Alentejano.

A rota é uma iniciativa da Associação de Criadores do Porco Alentejano (ACPA), que, além do referido, pretende ainda dar a conhecer o seu modo de produção e a gastronomia associada ao porco alentejano e os seus produtos qualificados DOP e IGP.

Projeto de Rui Nabeiro para ajudar idosos estende-se a várias zonas do país

“É Tempo de Ajudar” é o nome que a Associação Coração Delta, de Rui Nabeiro, deu a uma campanha que visa ajudar os idosos alentejanos com maiores necessidades e que este ano já se estende também ao Algarve e à Beira Interior, para além do Alentejo.

Nilza de Sena considera possível Escola de Pilotos da Força Aérea em Beja

Nilza de Sena, deputada do PSD eleita por Beja, não escondeu o desagrado quando em outubro soube do parecer desfavorável da Força Aérea Portuguesa à vinda da Escola de Pilotos para Beja, transferida do Montijo.

Adeus sol. Vem aí chuva e frio para o Alentejo

O mau tempo volta no fim de semana, sendo que as previsões apontam para dias de chuva e frio. O agravamento do estado do tempo resulta da aproximação de um sistema frontal ao território do continente, prevendo-se chuva, vento forte e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Alterações climáticas obrigam a rega mais eficaz em Alqueva

A Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA) vai promover a 3.ª edição das jornadas técnicas dirigidas a agricultores, para incentivar o uso de sistemas de apoio na agricultura de regadio.

O evento decorre em Beja no próximo dia 20 de novembro e pretende responder aos novos desafios que se colocam ao nível das explorações agrícolas, que podem comprometer a sua sustentabilidade, apresentando exemplos de estratégias adotadas para fazer face à escassez de recursos hídricos.

Diabetes afetam sobretudo o Alentejo

Hoje é o Dia Mundial da Diabetes e, segundo dados disponíveis o Alentejo era a região do país com maior número de doentes. Em 2015 atingia 11,3% da população com idade entre os 25 e os 74 anos.

PCP de Beja considera que Orçamento do Estado deixa de fora "investimentos estruturantes" para a região

Apesar de reconhecerem que a proposta de Orçamento do Estado para 2019 possui alguns "avanços nalgumas áreas" e que o PCP reclama como suas propostas, a estrutura comunista de Beja reclama em comunicado que o documento deixa de fora "investimentos na rede rodoviária e ferroviária regional bem como o desinvestimento previsto para a área da saúde no distrito com a diminuição da verba a atríbuir à Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo superior a meio milhão de euros" e "ignora" a construção da 2ª fase do Hospital Distrital de Beja.

Embraer investiga avaria de avião que aterrou de emergência em Beja

A construtora de aviões Embraer, com fábricas em Évora, já fez deslocar uma equipa para Beja, para apoiar a investigação da avaria que forçou um avião (Embraer 190) a aterrar ontem de emergência na Base Aérea de Beja. O avião, da companhia aérea Air Astana, do Cazaquistão, tinha acabado de sair da OGMA (onde a EMBRAER tem participação), após a conclusão dos trabalhos de manutenção.

Alentejo com sol e subida das temperaturas

O mau tempo que se fez sentir durante o fim de semana contrariou o habitual verão de S. Martinho em quase todo o país. Contudo e segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) as previsões para o estado do tempo para os próximos dias são de céu geralmente pouco nublado ou limpo, sobretudo no sul do país, sendo que a partir de amanhã, terça-feira, a previsão é de céu limpo e pequena subida gradual da temperatura entre 2 e 4 graus, não se prevendo aguaceiros nos próximos dias.

 

Páginas