Baixo Alentejo

Alentejo destaca-se em ano de abrandamento nacional da hotelaria

2018 foi ano de abrandamento relativo do crescimento na operação hoteleira mas com destaque para o Alentejo, com uma fatia de 58% de dormidas nacionais e com os espanhóis a dominarem na lista dos clientes internacionais, seguidos dos brasileiros (7% e 6% respetivamente. Os americanos já representam 5% dos visitantes estrangeiros ao Alentejo, à frente dos franceses, que representam apenas 3% do mercado internacional do turismo na região.

Especialistas defendem que Alentejo está a crescer acima da média nacional

O Alentejo está a crescer acima da média nacional, no entanto lida com falta mão-de-obra especializada, modernização e salários "qualificados". Estes fatores, aos quais se junta a gestão dos recursos hídricos, serão os grandes desafios do Alentejo enfrenta, segundo os convidados do Fórum Desafios e Oportunidades – Alentejo, uma parceria ECO/EuroBic, que decorreu no final da semana em Évora.

Moura com BD inédita que conta a história do hino português

"A Portuguesa: História de um Hino" em Banda Desenhada é uma exposição que será inaugurada a 30 de março, pelas 16 horas, em Moura. Da autoria de José Pires, esta exposição está inserida na XXXIX edição da Feira do Livro e é constituída por doze painéis que contam a história de como “A Portuguesa” se tornou no Hino Nacional português.

Expostas no Cine-Teatro Caridade, estas pranchas estiveram guardadas no computador de José Pires, que, entendeu ter chegado a hora de as mostrar ao público.

Deputado alentejano em defesa do Mundo Rural na Roménia

O deputado alentejano Pedro do Carmo – eleito pelo PS no círculo de Beja – foi o eleito do seu partido para o representar na Reunião Interparlamentar da Política Agrícola Comum e das políticas de Coesão que decorreu, esta semana, em Bucareste, capital da Roménia.

A Roménia é o país que preside ao Conselho Europeu neste semestre e é num quadro europeu de grande complexidade, que a União Europeia está a debater propostas de reforma da Política Agrícola Comum após 2020 e das políticas de coesão.

Governo vai reunir com Moura, Barrancos, Mourão e Vidigueira

Após a realização de uma Marcha Lenta - que teve como objetivo chamar a atenção do Governo para os problemas com que estes três concelhos se debatem no que às acessibilidades diz respeito – o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, agendou já uma reunião com os autarcas de Moura, Barrancos, Mourão e Vidigueira, para o próximo dia 3 de abril.

Barrancos é presunto e enchidos

Fumados para todos os gostos, presunto único de porco preto, tudo feito com o que de mais genuíno e saboroso existe na região. Quando falamos de Barrancos ocorre-nos o Tinto de Verano e os toiros, mas também o presunto e os enchidos. Pois e se procura desculpas para uma visita ao interior alentejano, damos-lhe uma bastante boa, a Feira do Presunto e dos Enchidos de Barrancos, que decorre entre os próximos dias 5 e 7 de abril.

Médicos não querem vir para o Alentejo

O Governo abriu um total de 113 vagas para médicos de família em Centros de Saúde, mas só foram ocupadas 73. E o Alentejo é uma das regiões menos preferidas dos médicos já que, de um total de 9 vagas, apenas preencheu uma.

Seca: Governo pré-contrata camiões de abastecimento de água. Alentejo com novas ligações de abastecimento

Entramos na Primavera com temperaturas altas, o que começa a tornar-se habitual, que sucede a um inverno sem chuva suficiente para recuperar os níveis necessários de água nas barragens e que causam pressão hídrica nas terras de pasto e de cultivio. Os sinais de alarme vêm da agricultura, particularmente a sul do país, onde a seca já atingiu o nível de severa.

Governo já respondeu ao protesto dos autarcas alentejanos

O Governo já respondeu aos autarcas de Barrancos, Moura, Mourão e Vidigueira que protestaram esta semana com uma marcha lenta por melhores acessibilidades. “Juntos por melhores acessibilidades” foi o mote da Marcha Lenta que teve início em Vidigueira, passou por Moura, Mourão e terminou em Barrancos, tendo juntado cerca de uma centena de viaturas.

Como resultado desta iniciativa conjunta, o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, agendou uma reunião com os quatro autarcas (Moura, Barrancos, para o próximo dia 3 de abril, pelas 11 horas.

Páginas