Baixo Alentejo

Maior feira mundial de azeite em preparação em Beja

Portugal recebeu, pela primeira vez, o evento preparatório da maior feira mundial dedicada ao azeite. Neste encontro, que decorreu em Beja, na sede da OLIVUM – Associação de Olivicultores do Sul, participaram algumas das personalidades mais influentes do setor. 

A World Olive Oil Exhibition (WOOE), o maior encontro a nível mundial dedicado ao azeite, que vai decorrer em Madrid nos dias 18 e 19 de Março, começou, assim, a aquecer os motores neste evento preparatório, realizado em parceria com o grupo editorial de Mercacei.

Moura oferece à população serviços de psicologia, terapia da fala e psicomotricidade

O Município de Moura acaba de firmar um protocolo que oferece aos beneficiários do Subsídio de Educação Especial daquele concelho alentejano, serviços de psicologia, terapia da fala, terapia ocupacional e psicomotricidade. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Moura e a Psicoespaço – Consulta Psicológica Apoio Psicopedagógico, que vai instalar em Moura a Psicoespaço Alentejo.

Vila Galé vai investir 1,5 milhões em nova central de fruta no Alentejo

O Grupo Vila Galé vai construir uma nova central de fruta no Alentejo.

O grupo hoteleiro está a apostar no setor agrícola, com a construção de uma central de fruta nas herdades que detém no Alentejo. O grupo já produz fruta há vários anos, em várias herdades no concelho de Beja, através da empresa SV Frutas. Agora, segundo avançou Jorge Rebelo de Almeida ao Jornal de Negócios, irá investir cerca de 1,5 milhões de euros para a construção de uma nova central, que deverá ser inaugurada ainda este ano.

Moura levou 69 alunos a fazer batismos de vela em Cascais

A ideia estava prevista no 2.º Torneio SB20 Alqueva – Regata dos Campeões, realizado em novembro de 2019, mas as condições atmosféricas adversas então impediram que se concretizasse. Mas os 69 alunos do Agrupamento de Escolas de Moura e do Agrupamento de Escolas de Amareleja viajaram ontem, terça-feira, 21 de janeiro, até Cascais para realizar o seu batismo de Vela.

Esta atividade resultou da parceria entre a Câmara Municipal de Moura, a SailCascais e a Tradewinds, tendo contado também com o apoio da Turismo do Alentejo – ERT e Turismo de Portugal.

Apesar do frio Almodôvar já prepara o Carnaval

Chamam-lhe o maior corso carnavalesco do Baixo Alentejo e será, pelo menos, o mais animado. Falamos do Carnaval de Almodôvar que a 25 de fevereiro vai encher a Praça da República daquela vila alentejana, este ano com o corso dedicado ao ambiente e à reciclagem.

Para participar no desfile é necessária inscrição que poderá ser feita a partir de 27 de janeiro até 11 de fevereiro e esta participação está aberta a participantes individuais, grupos a pé ou em carros alegóricos

4300 crianças já participaram no "Interrail do Conhecimento" em Beja

A Biblioteca Municipal de Beja recebeu esta semana um balanço do “Interrail do Conhecimento”, uma iniciativa do município de Beja, em que as crianças do pré-escolar e 1º ciclo visitam e viajam pela ciência, património e cultura do distrito, tendo como pano de fundo educar para a curiosidade e a interpretação lúdico-pedagógica e por onde vão recebendo um carimbo de cada espaço visitado, num "passaporte" criado para o efeito.

Barrancos é presunto e enchidos em Abril

A expoBARRANCOS 2020 – Feira do Presunto e dos Enchidos de Barrancos, no Baixo Alentejo, tem data marcada para 17, 18 e 19 de abril e volta a fazer a gala habitual dos chouriços de Barrancos, dos paios, do salsichão, das morcilhas, do palaio e do presunto de porco preto (porco alentejano). Os processos de cura são tradicionais e o porco preto, criado em montado, é a base de todas as iguarias, que atraem milhares de visitantes aquela região da Raia.

Daniel Sampaio em Beja para falar dos problemas dos jovens com as redes sociais

O conceituado psiquiatra e terapeuta familiar Daniel Sampaio vai estar na Biblioteca Municipal José Saramago, de Beja, no próximo dia 23, quinta-feira, às 21:30 horas, para apresentar o seu mais recente livro “Do telemóvel para o mundo: pais e adolescentes no tempo da Internet”.

Moura vai ganhar percurso turístico da sua Água Castello

A empresa que detém as célebres águas "Castello", Central de Cervejas e Bebidas e o município de Moura já protocolaram a criação do percurso turístico «Do Castello até Pisões», uma iniciativa que visa promover a cultura e o turismo no Concelho de Moura.  A Água Castello é uma das marcas portuguesas mais antigas de engarrafamento e distribuição de água mineral, fundada em 1899 pela então empresa Águas de Moura.

Castro Verde vai investir 2,7 milhões em requalificação de escola com amianto

O projeto de requalificação da escola de Castro Verde prevê um investimento de 2,78 milhões de euros, e duas fases de intervenção, segundo o presidente daquela autarquia alentejana António José Brito. A escola data de 1986 e tem neste momento "graves problemas" resultantes de infiltrações de água e problemas térmicos, assim como coberturas em amianto.

Páginas