Baixo Alentejo

Beja volta a ser Pax Julia

Por estes dias, Beja volta a ser Pax Julia; é este o seu nome de fundação e que serve agora d emote para o Festival Beja Romana, um encontro do património histórico do passado com o presnete.

A sexta edição do festival – que decorre de 23 a 25 de maio, no centro histórico de Beja – é uma organização do município e está composto por diversas atividades como diversos itinerários, exposições, conversas, visitas pedagógicas, oficinas didáticas, música, animação, cortejos, mercado, um museu ao vivo entre outras experiências.

Estudo de investigadores alentejanos defende olival nacional

Está concluído um estudo iniciado em 2016 e que conclui que as oliveiras nacionais são tão rentáveis quantos as variedades estrangeiras que proliferam agora pelos campos alentejanos. O estudo foi desenvolvido por investigadores da Universidade de Évora, do Politécnico de Portalegre, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL) e verifica que há motivos para valorizar as variedades de oliveiras portuguesas, o que atesta a qualidade da azeitona nacional e da qualidade do seu azeite.

Odemira: quatro mulheres revolucionam a criação contemporânea para flauta

Eis a música ao feminino, com toda a energia criativa. A pacata aldeia de S. Martinho das Amoreiras, na zona serrana de Odemira, entre o Alentejo e o Algarve, abre as portas da sua bela igreja, no próximo sábado, dia 25, às 21:30, para acolher algo inédito em Portugal: o concerto de um quarteto de flautas travessas que revela, sem esquivar declinações do jazz, um programa de música contemporânea muito pouco conhecido, incluindo peças de Espanha, do Brasil, da Argentina e, até, dos Estados Unidos.

Cigarra em extinção já só existe no Alentejo

De todas as cigarras, esta é a mais ameaçada em Portugal e só existe em três locais do Alentejo.

Com o nome Euryphara contentei - o primeiro espécimen registado foi encontrado em Ferreira do Alentejo, em 1978.

Em Portugal, existem 13 espécies diferentes de cigarra e esta – conhecida também por cigarrinha ou cigarrinha-verde – é que corre mais perigo de desaparecer, existe somente em zonas do Alentejo: Estremoz e Sousel, em Beringel, e no concelho de Ferreira do Alentejo. as: "Esta cigarra tem distribuição ibérica, mas está à beira da extinção em Portugal."

Um alentejano a mandar no Museu de Arte Antiga

Foi anunciado, esta semana, pela ministra da Cultura, Graça Fonseca, que será um alentejano o próximo diretor do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa.

Será já a partir do próximo mês de junho que, Joaquim Caetano, de 57 anos, doutorado em História da Arte pela Universidade de Évora, será o novo diretor MNAA.

Alvito com onze pontos de acesso gratuito à internet

O Município de Alvito disponibiliza acesso à internet (wifi) de forma gratuita nas principais ruas e pontos turísticos do concelho.

Sandra Pereira em campanha por Mértola, Alvito e Ferreira do Alentejo

A Coligação Democrática Unitária promove amanhã, 15 de maio, no âmbito das iniciativas integradas na Campanha Eleitoral para as Eleições para o Parlamento Europeu um conjunto de iniciativas nos concelhos de Mértola, Alvito e Ferreira do Alentejo, nas quais participa Sandra Pereira, a segunda candidata da lista da CDU. A manhã vai ser ocupada com uma visita às vários edifícios da Câmara Municipal de Mértola, para contactar com os funcionários da autarquia.

Azeite alentejano vence ouro no World’s Best Olive Oils 2019 em Nova Iorque

O Azeite Virgem Extra Premium CAMB (da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos) acabou de ser reconhecido com medalha de ouro no Concurso Internacional “World’s Best Olive Oils 2019”, que se realizou em Nova Iorque, concorrendo com mais de 900 azeites oriundos de 28 países e sendo assim considerado um dos melhores azeites do mundo.

Fujitsu e Politécnico de Beja juntos na investigação em ciberdefesa

A Fujitsu - a maior empresa japonesa de tecnologias de informação e comunicação no mundo – e o Instituto Politécnico de Beja vão estar de mãos dadas em projetos de investigação em ciberdefesa.

O protocolo de cooperação ao nível da Cibersegurança e Ciberdefesa em vários projetos, nomeadamente, o Projeto UbiNET.

A alentejana Eunice Munõz foi internada de urgência mas diz estar bem

A atriz alentejana Eunice Munõz levantou-se da cadeira do Auditório Municipal Beatriz Costa, em Mafra, para agradecer os aplausos do público e caiu, tendo sido transportada de urgência para o Hospital de Cascais. "Para o trambolhão que foi, correu bem", disse a atriz, de noventa anos à VIP, após ter sofrido uma queda aparatosa.
 

Páginas