Baixo Alentejo

Linhas ferroviárias de Beja e do Alentejo vão ser eletrificadas e modernizadas

As ligações ferroviárias de Beja a Faro vão ser alvo de modernização, num projeto de 230 milhões de euros. A medida está contemplada no programa de investimentos para 2030 (PNI2030), que propõe eletrificar todas as linhas de comboio do país até ao final desta década.

De acordo com o Dinheiro Vivo, o PNI2030 foi apresentado esta quinta-feira no auditório do LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, e contará com um investimento público próximo dos mil milhões de euros nos próximos 10 anos.

Fosso pré-histórico no concelho de Beja afetado por trabalhos agrícolas

Um dos maiores recintos de fossos pré-históricos conhecidos no Baixo Alentejo, situado no concelho de Beja, foi afetado por trabalhos agrícolas para instalação de um olival, sem ter havido salvaguarda do património, denunciou o movimento Chão Nosso.

Num comunicado enviado à agência Lusa, o movimento explica que se trata do sítio arqueológico da Salvada 10, que está situado junto à aldeia de Salvada, no concelho de Beja, e “é um dos maiores recintos de fossos pré-históricos conhecidos no Baixo Alentejo”.

Vale do Guadiana tem a maior taxa de nascimentos de linces da Península Ibérica

A taxa de nascimentos na população de linces ibéricos no Vale do Guadiana é a mais elevada da Península Ibérica, revelam os resultados dos censos 2019 divulgados esta quarta-feira pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Estes dados, citados pela agência Lusa, indicam que a taxa de nascimentos (taxa de produtividade) no Vale do Guadiana é a mais elevada na península, sendo que, em 2019, das 13 ninhadas referenciadas, três geraram cinco crias cada uma, quando anteriormente o máximo registado foi de quatro crias por ninhada.

Alentejo tem o menor risco de transmissibilidade da covid-19 do país

Apesar do aumento do número de casos de infeção nas últimas semanas, o risco de transmissibilidade (Rt) da covid-19 no Alentejo é de 0,86, o mais baixo do país, avança a Rádio Pax.

Alvito promove “Outono à Mesa” até 1 de novembro

A Câmara Municipal de Alvito está a promover a quinzena gastronómica “Outono à Mesa”, válida até 1 de novembro.

De acordo com a autarquia, o objetivo é “valorizar os produtos da época e os restaurantes do concelho”. Além disso, a iniciativa prevê um sorteio que contempla 6 vales de oferta, em que os vencedores recebem um vale com uma refeição para duas pessoas, válido até 31 de março de 2021. Os restaurantes aderentes podem ser consultados no site da autarquia.

Baixo Alentejo regista menos 19 mil atendimentos nas urgências em agosto

Em agosto, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) registou menos 19 756 atendimentos de urgência face ao período homólogo de 2019, avança a Rádio Pax.

Os dados são provenientes de uma análise aos indicadores estatísticos publicados no “Portal da Transparência” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), onde consta que em agosto foram efetuados 50 646 atendimentos na urgência, quando em 2019 havia registo de 70 705 atendimentos.

Alentejo com chuva forte nas próximas horas

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou todo o território de Portugal em aviso amarelo “devido à previsão de chuva forte e persistente” causada pela depressão Bárbara, e o Alentejo não é exceção.

Ângela Lourenço, meteorologista do IPMA, avisa: "para segunda-feira está prevista precipitação contínua, persistente, por vezes forte, e um aumento gradual da intensidade do vento. São situações típicas de outono com características mais severas, ou seja, precipitação forte e vento forte e provavelmente acompanhado também de agitação marítima forte".

Vidigueira investe 1,5 milhões de euros em parque verde urbano

Com a aprovação da candidatura da construção do Parque Verde Urbano de Vidigueira, a localidade alentejana vai passar a poder usufruir de um espaço ideal para usufruir da natureza e de um espaço de lazer agradável e atrativo.

Será um investimento total de perto de 1 milhão e meio de euros - Financiado em 85 por cento por fundos comunitário - e que irá reabilitar a Horta de S. João, que passará a contar com infraestruturas adequadas ao bem-estar dos utilizadores, diversos espaços verdes, espelhos de água, parque de jogos, polidesportivo e ligação a percursos pedonais e ciclovias.

Alvito com ementas em tons de outono

A autarquia pretende que, no concelho, se possa passar o "Outono à Mesa" e, para tal, promove a quinzena gastronómica dedicada à época e que é pródiga em produtos de qualidade.

É para os valorizar e para promover os restaurantes do concelho que surge esta iniciativa e que conta com 6 restaurantes aderentes que apresentarão propostas com base nos produtos típicos do outono, dos pinhões ao marmelo, passando pelos dióspiros, abóbora, castanhas, nozes, batata doce, figos, romãs…

 

 

Imagem de lifestyle.uai.com.br

Drone da Força Aérea volta a cair, desta vez em Ferreira do Alentejo

Uma aeronave não tripulada da Força Aérea Portuguesa (FAP), alocada à Base Aérea N.º 11 de Beja, realizou esta quinta-feira “uma aterragem forçada” junto à Barragem de Odivelas, em Ferreira do Alentejo, revelou este ramo militar à Lusa.

Em comunicado, a FAP informou que a aeronave não tripulada (UAS, em inglês, Unmanned Aircaift Systems) estava a realizar uma missão de treino, “não tendo colocado em risco população ou habitações”, fruto da “aterragem forçada” que aconteceu “esta tarde”.

Páginas