Baixo Alentejo

Baixo Alentejo vai testar 550 bombeiros ao Covid-19

As instalações da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo - CIMBAL, em Beja, recebem 1 5 e 7 de junho cerca de 550 bombeiros de doze corporações do Baixo Alentejo para realizar testes serológicos ao COVID-19.

Os testes serológicos permitem medir a presença de anticorpos contra um vírus no sangue e perceber se a pessoa esteve em contacto com o vírus e se adquiriu imunidade. A realização destes testes é assegurada pelo Centro ABC – Algarve Biomedical Center, e a coordenação é assegurada pela CIMBAL e suportada financeiramente pelos municípios do Baixo Alentejo.

Beja aguarda licenciamento da Câmara para o seu primeiro tuk tuk

A autarquia de Beja tem em mãos o seu primeiro pedido de licenciamento de tuk tuk.

Paulo Alves será o primeiro operador na cidade de Beja, dos célebres veículos turísticos e, apesar de ter recebido o seu tuk tuk em março, por causa da pandemia do Covid:19, só há poucos dias pode dar um passeio pelas ruas da cidade, para dar a conhecer o novo meio de transporte turístico.

CDU de Beja denuncia "violações do Plano Diretor Municipal" com as culturas intensivas

A CDU de Beja considera que está a proceder-se à "instalação de culturas intensivas desordenadas e a utilização de caminhos de modo desregrado" na região e já questionou a Câmara Municipal de Beja a esse propósito.

Segundo a CDU "a ocupação do espaço rural, com a plantação de culturas nas proximidades de áreas residenciais, presume, em muitos casos, violações do Plano Diretor Municipal (PDM), para além de constituir uma ameaça à saúde pública e um fator de desqualificação da paisagem dos núcleos urbanos do Concelho".

Produtores de azeitona alentejanos querem desmistificar olival intensivo

A Associação de Olivicultores do Sul – Olivum – foi ontem à tarde, terça-feira, ouvida pela Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, na Assembleia da República, sobre o estado do sector da produção de azeite em Portugal. 

Continente de Moura mantém programa alimentar "Prato Quente" de pé

A 9 de março de 2019, a Câmara Municipal de Moura lançava a medida “Prato Quente”, um programa de apoio alimentar a famílias carenciadas naquele concelho alentejano e que combate ao mesmo tempo o desperdício alimentar.

Comando Distrital da Proteção Civil de Beja quer helicóptero em Moura

A Comissão Distrital de Proteção Civil de Beja, emitiu uma tomada de posição sobre a não colocação do meio aéreo de ataque inicial de combate a incêndios rurais, no Centro de Meios Aéreos de Moura, em resultado da Diretiva Operacional n.2 – DECIR 2020.

Herdade Aldeia de Cima lança 4 vinhos alentejanos que são um tesouro

A Herdade Aldeia de Cima, projeto de Luisa Amorim na Serra do Mendro, apresenta ao mercado a nova colheita de 2018 da sua gama de quatro vinhos: os icónicos Alyantiju Tinto e  o  Alyantiju  Branco,  e  dois  reservas,  o  Herdade  Aldeia  de  Cima  Tinto  e  o  Herdade  Aldeia  de Cima Branco.

Alentejo com 23 praias de Qualidade Ouro

A poucos dias do arranque da época balnear e a antecipar-se uma corrida às praias, onde não vão caber todos, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, identificou um total de 381 praias com Qualidade de Ouro em Portugal, 23 delas no Alentejo, embora a lista da Quercus inclua as praias de Setúbal na lista de praias do Alentejo, o que eleva este número para 29.

Grândola conseguiu o selo para 10 das suas praias, Mértola com uma, Odemira com 4, Santiago do Cacém com 2 e Sines com 6 praias Qualidade Ouro.

Baixo Alentejo: falta de meios aéreos no combate a incêndios provoca reclamação e reunião com o Governo

Os municípios de Moura, Barrancos, Mértola e Serpa solicitaram uma audiência ao Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, com carácter de urgência e de modo a receber explicações pela perda do único meio aéreo de ataque inicial de combate a incêndios rurais e que estava situado no Centro de Meios Aéreos de Moura.

A perda deste meio vem expressa nas orientações emanadas na Diretiva Nacional n.o2 – DECIR 2020.

Vidigueira oferece vouchers às crianças para gastarem no comércio local

A Câmara Municipal de Vidigueira prepara-se para celebrar de forma um pouco diferente do habitual o Dia Mundial da Criança.

Impedida pelas circunstâncias de promover as iniciativas habituais nas escolas, a autarquia, em conjunto com as Juntas de Freguesia, decidiu este ano que irá oferecer às crianças do concelho, até aos 12 anos, um voucher no valor de 10 euros a utilizar nas lojas do comércio local.

Páginas