Baixo Alentejo

O Festival de um alentejano que por acaso nasceu na Córsega

Será em Ferreira do Alentejo, por iniciativa do município, que, de 1 a 3 de junho, se irá realizar o Festival Giacometti, uma iniciativa que vai privilegiar as músicas e culturas de raiz popular e que conta com uma programação diversa nas áreas da música, gastronomia, arte, antropologia e cinema.

Esquadra 502 do Montijo pode mudar-se para Beja

A Força Aérea Portuguesa (FAP) pondera transferir para a Base Aérea 11, em Beja, a esquadra 502, conhecida como “Elefantes”, instalada neste momento na base do Montijo. Segundo notícia avançada pela Rádio, para Beja poderão vir aeronaves preparadas para vigilância, evacuações médicas e busca e salvamento.

Esta readaptação do dispositivo da Força Aérea terá um custo estimado de 107 milhões de euros.

Imagem de capa de emfa.pt

Movimento quer transferência de serviços e funcionários públicos para o interior

Trata-se de uma das propostas que vai ser apresentada hoje pelo Movimento pelo Interior ao Presidente da República e ao Primeiro-Ministro. O documento defende que a Administração Pública transfira 25 serviços para o interior em três legislaturas e incentivos para os 2500 funcionários públicos a transferir, como a majoração do tempo de serviço para efeitos de carreira e reforma.

Festa das Maias: Tradição romana com 2 mil anos anima cidade de Beja

A tradição romana da Festa das Maias, com mais de 2 mil anos e que Beja soube recuperar, vai voltar a animar as Portas de Mértola, amanhã, sábado, 19 de maio. Hoje, as sacerdotisas são substituídas pelas crianças, que costumam pedir “um tostãozinho para a Maia que não tem saia”, continuando a trajar de branco e usando as flores silvestres, neste júbilo da fertilidade da terra.

Alentejo sob aviso amarelo devido a aguaceiros e trovoadas

Portalegre, Évora e Beja estão sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros e trovoadas. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os distritos de Portalegre, Évora e Beja vão estar sob aviso amarelo entre as 12:00 e as 21:00 de hoje, devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.

 

Previsão de chuva no Alentejo nos próximos dias.

A semana começou bem e a sul sentiu-se finalmente a primavera, com temperaturas amenas e até algum calor, sempre com céu limpo e vento fraco. A partir de hoje a situação pode mudar, particularmente para o distrito de Évora, onde é possível ocorrerem chuviscos no final do dia, alternados com sol e nebulosidade e em Portalegre com chuva mais intensa.
 

Motards atravessam o Alentejo contra a Violência Doméstica

Mais de uma centena de motards vão partir, no próximo dia 19 de maio, numa viagem simbólica de Setúbal a Campo Maior, e que pretende alertar para a violência doméstica, numa iniciativa organizada pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) em conjunto com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). A iniciativa esteve marcada para 7 de abril mas as condições atmosféricas adversas forçaram o seu adiamento.

Beja recria por 4 dias "grandeza e imponência" dos tempos romanos

Beja vai recriar, entre 17 e 20 de maio, os seus tempos de grandiosidade e imponência, quando se chamava Pax Julia. O Centro Histórico daquela cidade do Baixo Alentejo vai receber a 5.ª edição do Festival Beja Romana com cortejos históricos, mercado antigo, gastronomia, espectáculos de fogo e as inovadoras oficinas que decorrem no festival, que envolvem a comunidade escolar e que vão ensinar escrita romana, destilaria de perfumes, cerâmica, mosaicos romanos, tecelagem, marcenaria, ferraria, jogos de mesa do período romano, dança, peddy paper, treino de armas e jogos de destreza.

Interior do País vai ter um programa específico de fundos europeus

O Governo planeia criar um programa destinado exclusivamente aos territórios de baixa densidade populacional e vinculado à criação de emprego.

Pedro Siza Vieira, ministro adjunto, em declarações ao Jornal de Negócios avança que os territórios do interior e menos povoados deverão ter um programa exclusivo de fundos europeus. O assunto está a ser preparado pelo Ministério do Planeamento e das Infraestruturas (MPI) e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Coesão, e vai acontecer ainda dentro da reprogramação do Portugal 2020,

Azeite de Moura e Barrancos vence medalha de prata no Japão

Acabaram de sair os resultados do concurso internacional ‘Olive Japan 2018’, que reconheceu e homenageou os melhores azeites do mundo – tendo o Azeite Virgem Extra Premium da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos (CAMB) tendo sido novamente premiado, desta vez com uma medalha de prata.

Páginas