8 Dezembro 2017      23:02

Está aqui

ALENTEJO ASSEGURA A ARTE DO PRESÉPIO TRADICIONAL PORTUGUÊS

O Centro UNESCO de Arquitetura e Arte deu o alerta: a arte do Presépio Tradicional Português está a definhar e poe mesmo vir a extinguir-se num curto prazo.

Assim, e de modo a reverter a situação, e assegurar o futuro desta arte e transmitir os seus preceitos aos mais novos, mesmo adaptando-a aos tempos de hoje, em Santiago do Cacém, decorre a construção de um Presépio Tradicional Português com a intervenção dos moradores do centro histórico da localidade do litoral alentejano.

O presépio estará exposto no Antigo Quartel dos Bombeiros - projetado pelo arquiteto Rafael de Castro, em 1931 – e a sua realização está a decorrer com a orientação do arquiteto Ricardo Pereira, da conservadora-restauradora Sara Fonseca e da pintora Raquel Ventura.

Mais de meia centena de pessoas -  adultos e crianças - têm trabalhado para montar esta obra que conta também com o apoio do escultor Vasco Tavares da Silva, do mestre serralheiro Gonçalo Cavalinhos e a professora aposentada Ivone Pereira, numa iniciativa que cresceu em número de pessoas de dia para dia.

Pedaços de cortiça, troncos, bolotas, ervas aromáticas, tudo tem sido recolhido e utilizado na montagem deste verdadeiro presépio português no qual serão utilizadas centenas de figuras com mais de 50 anos, cedidas por famílias e instituições da terra, num verdadeiro espírito comunitário e natalício.

A arte presepística foi atraindo cada vez mais interessados e superou já todas as expetativas, sendo uma transmissão de conhecimentos - os segredos de como se faz uma gruta, se monta uma cascata ou se dispõe a cavalgada dos Reis Magos - de geração para geração.

Já inaugurado, o presépio tradicional de Santiago do Cacém pode ser visitado até 7 de janeiro e decorrerão ainda outras iniciativas associadas ao evento como conferências, visitas guiadas, concertos e outras.