Está aqui

Cultura

Presidente da República, este domingo, em Marvão

Marcelo Rebelo de Sousa vai regressar ao norte-alentejano, domingo, para assistir à 6ª edição do Festival Internacional de Música do Marvão (FIMM).

O evento tem início na próxima sexta, e conta com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e vai animar a vila alentejana com muita música e arte, tendo um programa com com mais de 40 concertos, com músicos de muitas nacionalidades, ao longo de dez dias.

Ao longo de 10 dias de festival, em destaque nesta edição está a estreia do Coro do Festival de Marvão, para uma performance de “Carmina Burana”.

House of the Rising Sun em Reguengos. Sim, The Animals vão passar pelo Alentejo.

A banda sonora da terceira edição do festival internacional Reguengos Wine & Blues é composta pela banda inglesa Animals & Friends, que surgiu dos lendários The Animals e integra dois membros da formação da década de 1960, pelos portugueses Delta Blues Riders, pelos espanhóis Guitar Not So Slim e pelos italianos T-Roosters. O Reguengos Wine & Blues tem entrada gratuita e decorre nos dias 14 e 15 de agosto no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz.

​​​​​​​100 músicos de sopro juntos no Alentejo

O estágio de Orquestra de Sopros (EOSSME) vai ter lugar novamente, de 15 a 20 de julho, em Portalegre, pelo terceiro ano executivo.

Numa iniciativa da Sociedade Musical Euterpe serão cerca de 100 os músicos de todas as idades e de diversos pontos do país que se vão juntar para cinco dias de trabalho a tempo inteiro com profissionais especializados.

O EOSSME nasceu em 2017 e tem tido um crescimento assinalável, batendo esta edição 2019, todos os recordes em termos de participação.

Museu de Tapeçaria de Portalegre já reabriu e em festa!

Foi com uma festa que o Museu de Tapeçaria de Portalegre - Guy Fino, dedicado à apresentação, conservação e estudo das Tapeçarias de Portalegre, reabriu ontem à noite.

Durante a inauguração foi projetado o documentário "Tapeçaria - uma tradição que revive", de António Pedro Vasconcelos, e que trata sobre estas tapeçarias que se distinguem pela sua técnica original desde o final dos anos 40; seguiu-se uma festa no terraço do museu.

Serpa promove enchidos e presunto no final de julho

Quando se pergunta por enchidos e presuntos de qualidade as respostas podem ser muitas por este Alentejo fora. Se juntarmos uma dose extra de hospitalidade, Cante, tradição, cultura e genuinidade, as opções ficam mais reduzidas, e um dos nomes que fica é o de Vila Nova de São Bento, em Serpa.

Será esta a localidade onde, de 26 a 28 de julho, decorrerá a 4ª Feira do Enchido e do Presunto, uma iniciativa organizada pela União das Freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo, e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Serpa.

Monte dos Perdigões volta a abrir as portas

Finalmente reconhecido e classificado como Monumento Nacional pelo Estado Português, o Complexo Arqueológico dos Perdigões, em Reguengos de Monsaraz, volta a ter o seu “Dia Aberto”.

Após o - o Monte dos Perdigões, como, esta será a primeira edição do dia aberto nestas condições.

5 obras de arte contemporâneas do Novo Banco encontram “casa” no Crato

O Museu Municipal foi a casa escolhida para ter patente uma mostra de arte contemporânea - cedida pelo Novo Banco – e que conta com obras dos conceituados artistas portugueses contemporâneos Manuel D’Assumpção, Vieira da Silva, Júlio Resende, Menez e Malangatanga.

Desde ontem, sexta, que o Museu Municipal do Crato conta com estas cinco obras da coleção de pintura do Novo Banco, cedidas para exposição permanente.

Beja pergunta: “O que é a felicidade?”

É de Beja que surge a pergunta “O que é a felicidade?” - na cidade sul alentejana, na Biblioteca Municipal, até ao dia 20 deste mês, está patente a exposição: “O que é a felicidade?”.

Esta mostra recorda a procura da felicidade como “um objetivo humano fundamental”.

Folclore do mundo em Ponte de Sôr. Seis países em seis dias

A cidade de Ponte de Sôr prepara-se para receber mais uma edição do FESTIFOLK Ponte de Sôr, entre 17 e 21 de julho, onde as tradições, os sons, as cores , os trajes, os usos e costumes de vários países do mundo se apresentam a um número crescente de espetadores e entusiastas da música e da dança folclórica.

A abertura do festival acontece 17 de julho, às 10h da manhã em frente aos Paços do Concelho do Município de Ponte de Sôr, onde todos os agrupamentos farão um breve apontamento de apresentação ao público.

Filme sobre o Alentejo "Raiva" abre Festival Ibérico de Cinema em Badajoz

O filme português ‘Raiva’, do realizador Sérgio Tréfaut, abre o 25º Festival Ibérico de Cinema em Badajoz a 15 de julho.

O premiado filme português ‘Raiva’, do diretor Sérgio Tréfaut, abre o 25º Festival Ibérico de Cinema (FIC) no dia 15 de julho, às 22:30 horas, no terraço do Teatro López de Ayala de Badajoz. Esta longa-metragem de ficção é uma adaptação da novela ‘Seara de vento’ do escritor Manuel Fonseca e conta uma tragedia que aconteceu nos campos do sul do Alentejo em 1950.

Páginas