Está aqui

Cultura

A sombra e o chaparro

Por Ricardo Jorge Claudino

.

A sombra do vento

cai sobre o chaparro;

fico com a sensação

de que o calor, exausto,

se deu por vencido.

Apenas aqui me sento

porque um alentejano

só se senta para pensar.

.

O vento sopra

e a sombra abraça-me.

.

Penso em negar-lhe o momento;

atroz este meu pensamento

que espera sempre mais

de quem dá menos.

.

Talvez tenha sido uma má escolha;

— mea-culpa,

há mais chaparros nesta terra e

Médico alentejano escreve "Fake News na Medicida" para combater falsidades

O livro “Fake News na Medicina” vai ser apresentado no Auditório Municipal de Alcácer, no dia 25 de outubro (domingo), às 16h, pelo seu autor, André Casado.  

Natural de Alcácer do Sal, André Casado é médico especialista em Medicina Interna no Hospital da Luz em Lisboa, com 20 anos de experiência de Consulta, e especialista em Medicina Intensiva. É formador em diversos cursos de pós-graduação e instrutor de Simulação Clínica, integrando a coordenação dessa área, no mesmo Hospital. 

Sines bate Évora e vence Iberian Festival Awards 2020

A 5.ª edição da gala dos Iberian Festival Awards 2020, que reconhece e premeia toda a indústria dos festivais de música, atribuiu o prémio de Best Cultural Programme ao FMM Sines.

O Festival Músicas do Mundo, de Sines, (FMM Sines) que foi cancelado este ano devido à pandemia de Covid-19, tinha confirmadas atuações de Nitin Sawhney, Amadou & Mariam com os Blind Boys of Alabama e a chilena Mon Laferte, entre outros. O prémio diz respeito a 2019 e na mesma categoria concorria o Artes à Rua, um festival cultural de Évora.

Arronches reabilita Convento de Nossa Senhora da Luz

O município de Arronches vai reabilitar o histórico Convento de Nossa Senhora da Luz. Esta reabilitação terá um valor estimado superior a 1,3 milhões de euros.

A obra, financiada pelo município dirigido por Fermelinda Carvalho, e comum prazo de execução de 18 meses, já teve início e visam preservar e manter a originalidade deste edifício histórico da vila norte-alentejana.

A funcionalidade do edifício será definida após esta reabilitação.

 

Imagem de empresasmais.pt

O "Stonehenge" alentejano

Não foi descoberta agora, mas continua a surpreender os especialistas a cada campanha arqueológica realizada.

É uma estrutura de madeira da Pré-História e achado único na Península Ibérica; situa-se no sítio arqueológico dos Perdigões, próximo de Reguengos de Monsaraz, e tem uma planta circular e mais de 20 metros de diâmetro.

Esta estrutura foi encontrada por arqueólogos nos arredores de Reguengos de Monsaraz e foi agora alvo de uma grande reportagem na conceituada revista “National Geographic”.

Para Além do Tejo

PARA ALÉM DO TEJO

Por Ricardo Jorge Claudino

(entre a batalha de Ourique e a chegada a Calecute)

A sul do Tejo

fica a terra que a norte

se via muito para além

do tempo.

.

A jovem nação,

refém entre vales e serras,

Prémio Literário Fialho d'Almeida entregue na vila alentejana de Cuba

A obra “Contos da Serra e da Planície”, da autoria de António Neves, venceu a primeira edição do Prémio Literário Fialho d'Almeida, anunciou a Câmara Municipal de Cuba, no distrito de Beja, em comunicado enviado à agência Lusa.

O nome do vencedor, que assinou sob o pseudónimo E.S. Tagino, foi anunciado numa sessão pública realizada na passada terça-feira, dia 13 de outubro, no Museu Literário Casa Fialho d'Almeida, naquela vila alentejana.

Joacine Katar Moreira apresenta livro em Évora

Matchundadi: Género, Performance e Violência Política na Guiné-Bissau” é um livro de Joacine Katar Moreira que coloca em fricção o conceito de “matchundadi” e a política e o Estado guineenses. A apresentação está a cargo de Rita Natário (FCSH-UNL), a decorrer no dia 26 de outubro, pelas 16h, na Sala das Bellas Artes, Biblioteca Geral da Universidade de Évora, Colégio do Espírito Santo.

Tiago Bettencourt apresenta novo álbum em Beja e Évora

O músico Tiago Bettencourt edita, a 30 de outubro, o álbum “2019 Rumo ao Eclipse”, que o trará a Beja, ao Cineteatro Pax Júlia, no dia 20, e a Évora, à Igreja de São Vicente, no dia 21. Está ainda prevista uma série de concertos intimistas por todo o país, para uma plateia reduzida.

Segundo a promotora, “não haverá venda de bilhetes” e os concertos vão ser “uma celebração honesta da verdade por detrás das canções, uma conversa sobre as palavras, sons e histórias à volta do sétimo disco” da carreira de Tiago Bettencourt.

Novo Núcleo Museológico de São Pedro ganha vida em Grândola

O município de Grândola vai inaugurar, no próximo dia 22 de outubro, pelas 11h30, o Núcleo Museológico de São Pedro. A cerimónia, integrada nas Comemorações dos 476 do concelho, contará com a presença da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.

De acordo com a Câmara Municipal, o Núcleo Museológico de São Pedro visa “ser um local de investigação e divulgação da memória coletiva e de salvaguarda do património histórico e arqueológico do Concelho de Grândola”.

Páginas