Está aqui

Cultura

Portugal do século passado em documentário a exibir em Évora

Luísa Homem, Realizadora

No dia 4 de fevereiro pelas 17h00, a associação cultural Fábrica Catalã, situada na Azaruja (Évora), exibe o documentário de Luísa Homem, Suzanne Daveau (2019, produção Terratreme).

Suzanne Daveau é uma geógrafa de nacionalidade francesa e portuguesa que atravessou o século XX (n. 1925) e se apresenta neste filme como uma presença de mulher forte e notável na área científica da geografia (ao lado de outro grande geógrafo falecido em 1997, Orlando Ribeiro, o seu marido e companheiro no trabalho científico).

Elvas vai ser palco de música ibérica

O Pavilhão Multiusos de Santa Eulália acolhe o evento “Noite Ibérica” no próximo dia 11 de Fevereiro, com início às 19:30h.

Berta Miranda, José Leal, Jéssica Fortalezas, Toy Faria, Escuela Puro Flamenco de Badajoz, Nuno Cirilo e Jorge Clérigo integram o cartaz cultural.

Numa organização de “O Leme”, a grande noite de fado e flamenco conta com degustação gastronómica.

Casa do Alentejo apresenta novo dicionário português-árabe

O Dicionário Português-Árabe, de Abdeljelil Larbi e Délio Próspero, editado pela Colibri será apresentado no próximo dia 2 de fevereiro, às 18:00, na Casa do Alentejo, em Lisboa.

Este dicionário visa ajudar estudantes, imigrantes e melhorar "relacionamento entre os povos", segundo os organizadores.

Resultado de 11 meses de trabalho, o novo dicionário “tem mais de 16.600 entradas, mais de 6.800 segundas entradas e mais de 16.100 exemplos", segundo os seus organizadores.

Campos de arroz

Escondidos no meio da imensidão que era aquele país, os campos de arroz fecundavam dia após dia. Rodeados de montanhas, descansavam num terreno plano, divididos em parcelas que cada família cuidava. Homens e mulheres passavam os dias com os pés enfiados nas águas que alimentavam os pés de arroz, picados incessantemente por mosquitos de estirpes várias. Umas vezes traziam consigo malária, outras sugavam apenas algumas gotas de sangue. Quase todos tinham já experimentado uma ou outra situação.

Elvas espera milhares de visitantes no Carnaval

O município de Elvas acaba de divulgar que o Carnaval irá regressar às ruas da cidade de 16 a 21 de fevereiro, numa iniciativa que espera “milhares de visitantes” e conta com “mais de um milhar de participantes”.

Em comunicado, a autarquia revela que o programa “vai contar com pequenos ajustes”, mas que os “habituais três corsos” se irão manter, para os dias 18, 19 e 21, sendo animados por “sete grupos em representação de associações e freguesias do concelho”.

António Chainho apresenta novo espetáculo em Reguengos de Monsaraz

O mestre da guitarra portuguesa, António Chainho, vai apresentar um novo espetáculo no próximo sábado, dia 28, às 21:30, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz.

Em palco, vão também estar Ciro Bertini (baixo acústico), Miguel Silva (viola de fado) e o quarteto de cordas Naked Lunch, que colabora igualmente com Sam the Kid e Orelha Negra ao vivo, informa o município de Reguengos de Monsaraz, que adianta ainda que deste quarteto fazem parte Francisco Ramos (violino), Fernando Sá (violino), João Paulo Gaspar (viola) e Tiago Rosa (violoncelo).

Alqueva é tema de exposição em Cuba

A exposição “Território de Alqueva: Da Transformação à Modernidade” foi inaugurada no passado dia 20 de janeiro, no Museu Literário Casa Fialho de Almeida, em Cuba.

Esta iniciativa pretende retratar, de acordo com a Rádio Pax, as alterações que têm acontecido no território de Alqueva. Para isso, são utilizados diversos elementos visuais, tais como a fotografia, o vídeo e a cartografia.

Segundo o município de Cuba, citado pela mesma fonte, este projeto mostra “um antes e um depois em vários domínios, com destaque para a componente agrícola”.

A morte

Todos os momentos são propícios a reflexão, sejam eles mais alegres ou mais tristes, mais gratificantes ou mais dolorosos. Ontem, dia 20, só num dia, quatro pessoas amigas e conhecidas, do meu círculo pessoal, partiram para o descanso eterno, como todos nós gostamos de pensar. Imaginar aqueles que mais amamos num lugar belo, conforta-nos e alivia a nossa dor. Alivia, porque essa dor, creio, nunca nos abandona.

Bonecos de Santo Aleixo dão espetáculo único em Estremoz

Um espetáculo dos Bonecos de Santo Aleixo, marionetas tradicionais do Alentejo, está marcado para o dia 29 deste mês, às 16:00, no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, no distrito de Évora, informou a câmara municipal.

O espetáculo do Centro Dramático de Évora (CENDREV), organizado pela União das Freguesias de Estremoz (Santa Maria e Santo André), tem como objetivo assinalar a data em que as antigas freguesias de Santa Maria e Santo André se unificaram na atual união de freguesias.

Comunidade de Castro Verde participa em projeto artístico

O projeto “Pessoas Cheias de Território” está a ser dinamizado pela figurinista Sara Rodrigues junto da comunidade de Entradas e de Castro Verde, no âmbito do Festival Entrudanças 2023, que se realiza de 17 a 19 de fevereiro.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Castro Verde refere que o projeto tem como missão desafiar “crianças e idosos a participar em projetos colaborativos e criativos, fomentando o contacto intergeracional, fundamental na passagem de práticas culturais e na sua apropriação na atualidade”.

Páginas