Está aqui

Cultura

Redondo comemora Dia Internacional dos Museus

O município de Redondo prepara-se para celebrar o Dia Internacional dos Museus com diversas iniciativas que decorrem durante o próximo fim de semana (dias 18 e 19).

Sublinhando, em comunicado, que os museus “devem ser espaços abertos, dinâmicos, plurais, vividos”, o município anuncia que decidiu, no âmbito desta iniciativa, levar o Museu do Barro até ao Centro Cultural de Redondo, local que recebe uma exposição e espaços de experimentação e trabalho do barro e da tradição cerâmica.

Elvas e Campo Maior presentes na Feira do Livro de Badajoz

No âmbito da atividade da EuroBEC, os municípios de Elvas, Campo Maior e Badajoz juntam-se em mais uma edição da Feira do Livro de Badajoz, iniciativa que conta igualmente com a representação de autores portugueses.

Santiago do Cacém recebe mais uma edição da Santiagro

A edição de 2024 da SANTIAGRO decorre de 30 de maio a 2 de junho, no Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém. O certame, organizado pela Câmara Municipal, com um investimento na ordem dos 267 mil euros, conta com a presença de 262 expositores e tem a expectativa de ultrapassar o número de visitantes da edição anterior, perspetivando aproximar-se dos 50 mil. A aposta musical é nos espetáculos de Bispo, Van Zee, Kura,Pedro Mafama e Nininho Vaz Maia, e as participações de Dadão, Zanova, Smells Like 90’s e Kevu.

Série da RTP com filmagens em Elvas

A cidade de Elvas acolhe, até segunda-feira, 13 de maio, as gravações da nova série da RTP, “Daqui Houve Resistência”. Tendo em conta que estas se irão realizar em zonas exteriores da cidade, no Museu Militar, na Avenida de São Domingos e na Estrada das Alpedreirinhas, é esperado que o trânsito esteja temporariamente condicionado revela a Câmara Municipal.

Baseada em factos e personalidades reais da ditadura, e com estreia apontada para o fim do ano, esta nova série terá cinco episódios de 60 minutos cada e centrar-se-á nos 13 anos anteriores à queda do regime.

Grândola e Tarrafal (Cabo Verde) constroem painel artístico

Um painel artístico construído pelas comunidades escolares de Tarrafal, em Cabo Verde, e Grândola, com materiais característicos dos dois territórios, foi instalado na EB 2,3 D. Jorge de Lencastre, divulgou o município.

De acordo com a Câmara de Grândola, o painel resulta de um projeto educativo e artístico para assinalar os 50 anos do 25 de Abril que conta com o contributo da comunidade escolar dos dois territórios, no âmbito da geminação com o município do Tarrafal, da ilha de Santiago, em Cabo Verde.

Festival do Caracol regressa a Cuba nos dias 24, 25 e 26 de Maio

O final do mês de Maio, em Cuba, volta a ser significado de petisco, boa-disposição, Cante Alentejano, tradição e boa música. Nos dias 24, 25 e 26, o Festival do Caracol regressa ao Largo da Bica, tornando a apostar na dinamização e promoção da restauração local e da gastronomia, através da degustação de um prato tão típico e tão tradicional desta época do ano como é o caracol.

Universidade de Évora celebra 50 anos com espectáculo de Videomapping, Música e Teatro

O espectáculo de Videomapping, Música e Teatro, Cinco séculos, 50 anos: uma evocação da Universidade de Évora, resulta do desenvolvimento de um projecto transdisciplinar, envolvendo diversas áreas científicas da Universidade de Évora, como História, Património, Arquitetura, Artes visuais e Design, Música, Teatro, Multimédia, contando com o envolvimento de estudantes, docentes e não docentes.

Ponte de Sor lança 17ª edição do Prémio Literário José Luís Peixoto

José Luís Peixoto, escritor alentejano

A 17.ª edição do Prémio Literário José Luís Peixoto vai distinguir, este ano, trabalhos inéditos na modalidade de poesia, divulgou a Câmara de Ponte de Sor, entidade promotora da iniciativa.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o município do distrito de Portalegre explica que os interessados em participar devem enviar os seus trabalhos para a autarquia até ao dia 31 deste mês.

Criado em 2007, o Prémio Literário José Luís Peixoto tem como diretiva, em anos pares, premiar trabalhos inéditos na modalidade de poesia e, em anos ímpares, trabalhos de conto.

Teatro Nacional D. Maria II realiza oficina em Reguengos de Monsaraz

Nos próximos dois sábados (dias 11 e 18), o Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz recebe a oficina de iniciação teatral “Mergulho nestas palavras”, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, em parceria com o Plano Nacional das Artes e o município de Reguengos de Monsaraz.

Esta atividade, que se destina a jovens entre os 11 e os 18 anos, realiza-se das 10:30 às 13:00 e das 14:30 às 17:00.

Projeto “Monforte Sacro” distinguido com prémio SOS Azulejo

O grande prémio SOS Azulejo 2022-23 foi atribuído, pelo Museu da Polícia Judiciária, ao projeto “Monforte Sacro”, que apresenta cerca de 16 mil azulejos que remontam ao século XVIII e que retratam a vida da rainha Santa Isabel, revelou aquela autoridade.

Desenvolvido pela Câmara Municipal de Monforte e pela Santa Casa da Misericórdia local, este projeto passou pela reabilitação da antiga Igreja do Espírito Santo, tendo a inauguração do museu acontecido em outubro de 2023, após um investimento de cerca de 800 mil euros.

Páginas