Está aqui

Saúde

Moura celebra semana da Saúde

Entre 25 e 29 de maio, a Câmara Municipal de Moura assinala a Semana da Saúde.

O concelho tem sido um dos concelhos alentejanos mais afetados pela pandemia do Covid-19, o que reforça ainda mais a necessidade de celebrar esta semana.

Este ano de um modo diferente, através do recurso às plataformas digitais, o município, vai lançar várias propostas para toda a população, como o programa “Vamos Levantar” e aulas de atividade física.

Sete em cada dez pessoas com diabetes morrem por doenças cardiovasculares

70% das pessoas com diabetes morrem por doenças cardiovasculares (1). Um controlo da doença pode ajudar a prevenir não só este desfecho, como o risco de desenvolver complicações a este nível, que é duas vezes maior em pessoas com diabetes tipo 2 em comparação com a população não diabética (2). Para tal, o médico de família desempenha um papel fundamental.

Hoje é Dia Internacional do Enfermeiro e eles são admiráveis

O Dia Internacional do Enfermeiro celebra-se a 12 de Maio. Foi criado pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros e a data escolhida remete para o aniversário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna.

Vinho alentejano vence ouro dos European Design Awards

A Herdade Aldeia de Cima acaba de vencer o prémio de ouro dos European Design Awards, na categoria "packaging de bebidas alcoólicas”. 

Café Delta eleito o preferido dos portugueses

O café Delta acaba de ser considerado o preferido dos portugueses tanto no consumo em casa como em estabelecimentos comerciais. A análise é da Multidados, referente aos primeiros dois meses do ano e que indica um aumento da preferência dos portugueses nas duas dimensões, consumo em casa e em estabelecimentos comerciais.

A Delta foi apontada como a marca de eleição para consumo em casa por 21,9% dos portugueses, seguida da Nespresso (16,8%), Nescafé Dolce Gusto (10,5%), marcas brancas (8,4%) e Nicola (8,2%).

Covid-19: Alandroal reforça apoios financeiros às empresas

O Município de Alandroal vai suportar os 20% não cobertos pelo Governo no Programa de Incentivo à Adaptação do Comércio e Serviços em Contexto de COVID-19. A medida está incluída num novo pacote de apoios agora aprovado dirigido às empresas do concelho que tenham até 10 postos de trabalho criados.

Queijos alentejanos arrecadam 9 medalhas de ouro em concurso nacional

O 10º Concurso Nacional de Queijos Frescos Tradicionais Portugueses, da Feira Nacional de Agricultura atribuiu umas notáveis 9 medalhas de ouro aos queijos da Queijaria Sapata, de Reguengos de Monsaraz.
A Queijaria Sapata venceu três medalhas de ouro com os seus queijos frescos e seis medalhas de ouro nos queijos curados, nos seis queijos que apresentou a concurso.

Mas não se ficou por aqui e venceu ainda uma distinção "o melhor dos melhores, também nos queijos frescos e uma distinção "o melhor dos melhores" nos queijos curados.

Évora: Chineses podem entrar na Embraer

A história da fusão da maior construtora de aviões brasileira e a terceira maior do mundo parece estar ainda muito longe de encontrar uma solução, agora que a Boeing desistiu unilateralmente da entrada no capital da Embraer com a aquisição da divisão de aviação comercial brasileira e os chineses da COMAC parecem estar interessados no lugar deixado vago.

Castelo de Vide prepara-se para receber a maior central fotovoltaica do País

Em números o projeto que acabou de dar entrada nos serviços camarários para uma central fotovoltaica a instalar em Castelo de Vide, no Alto Alentejo, pode ser resumido a uns astronómicos 400 hectares de área a ocupar e 120 milhões de euros de investimento.

A concretizar-se, estaremos a falar da maior central fotovoltaica do País, com uma área de ocupação de 400 campos de futebol, como avança hoje o Jornal Alto Alentejo.

Produtores de Odemira oferecem 8 toneladas de framboesas ao Banco Alimentar

A Lusomorango entregou até ao dia de ontem cerca de 5 toneladas de framboesas ao Banco Alimentar Contra a Fome.

Ainda segundo a empresa, até ao final da próxima semana, serão mais 3 toneladas destes pequenos frutos que vão chegar aos armazéns desta instituição, para serem distribuídos a famílias carenciadas.

Páginas