Está aqui

Saúde

Hospital do Litoral Alentejano vai ampliar serviço de medicina intensiva

O Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém, vai ampliar o serviço de medicina intensiva para reforçar a sua resposta à pandemia de covid-19, num investimento de um milhão de euros, até ao final do ano.

Odemira vai aumentar Extensão de Saúde de Vila Nova de Milfontes

A autarquia de Odemira e a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) assinaram, durante esta semana, o Protocolo de Colaboração para a construção da nova Extensão de Saúde de Vila Nova de Milfontes e gestão partilhada do terreno da Extensão de Saúde de Almograve.

Serpa defende lei que garanta condições de habitação para imigrantes

O presidente do município de Serpa, Tomé Pires, defendeu hoje a criação urgente de legislação nacional para garantir condições mínimas de habitabilidade a estas pessoas em Portugal.

Em declarações à agência Lusa, o autarca afirmou que “urge uma legislação a nível nacional que dê resposta à situação problemática destas pessoas que vivem em Portugal sem condições mínimas de habitabilidade”.

Unidade de Saúde do Baixo Alentejo arrisca-se a perder três médicos

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) está prestes a “perder” os três médicos de Saúde Pública, alerta o Conselho Sub-Regional de Beja da Ordem dos Médicos, que sublinha que a situação poderá ter graves consequências.

Em causa está a admissão de dois dos profissionais de saúde, em concursos de mobilidade para a Área da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, e a admissão de uma terceira médica interna, que com a saída destes dois especialistas fica sem tutor e terá se de ser encaminhada para outro serviço.

Almodôvar vai transformar antigo centro de saúde em lar de idosos

O antigo edifício do centro de saúde de Almodôvar, no distrito de Beja, vai ser transformado numa estrutura residencial para idosos (ERPI) num investimento de cerca de 2,5 milhões de euros, divulgou a Santa Casa da Misericórdia de Almodôvar (SCMA) à agência Lusa.

O provedor da instituição, António Vilhena Colaço, adianta que este é um projeto da Santa Casa da Misericórdia de Almodôvar, proprietária do imóvel, que terá o apoio financeiro da Câmara Municipal e já recebeu autorização da Segurança Social.

Covid-19 no Alentejo: tudo sobre as novas regras

Foram anunciadas ontem, ao final da tarde, pelo Primeiro-Ministro António Costa, e após novo Conselho de Ministros, novas medidas consoante o nível de risco apresentado por cada concelho.

Rio de Moinhos vai ter extensão de saúde em investimento de 246 mil euros

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) lançou concurso público para a construção da nova Extensão de Saúde de Rio de Moinhos, no concelho de Aljustrel, num investimento avaliado em 246 mil e 500 euros.

Em comunicado, citado pelo Correio Alentejo, a autarquia de Aljustrel recorda que “esta era uma reivindicação antiga da população desta freguesia”, tendo o município, nesse sentido, cedido o terreno para a edificação do futuro equipamento, elaborado os projetos de arquitetura e de especialidades, e ainda isentado o projeto de controlo prévio.

Aeroporto de Beja pode ser a solução para distribuir vacinas para a covid-19

Paulo Soares, especialista em aviação, admitiu à TSF que o aeroporto de Beja pode ser a solução para fazer chegar as vacinas para a covid-19 ao resto do país.

De acordo com o especialista, à medida que os países se preparam para receber as primeiras doses das vacinas, não há tempo para construir aviões especiais para o seu transporte, capazes de manter temperaturas extremamente negativas. Há, então, que adaptar os aviões existentes para este transporte.

Centro Escolar de Ourique reabre após testes negativos à covid-19

O Centro Escolar de Ourique, após ter encerrado na sequência da deteção da infeção numa funcionária, já reabriu as suas portas depois de todos os testes ao vírus da covid-19 feitos à comunidade escolar terem dado resultado negativo.

Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara de Ourique, afirmou à agência Lusa que “todos os testes feitos a alunos, professores e funcionários deram negativo” e o centro escolar, que tinha fechado há uma semana, já reabriu, mas “com condicionantes, devido ao número significativo de funcionários e professores que estão a cumprir quarentena”.

A cannabis medicinal

As diferentes variedades da planta canábis

A “cannabis” inclui três variedades diferentes: a cannabis sativa, a cannabis indica e a cannabis ruderalis. Todas possuem o mesmo centro de origem, mas adaptaram-se a diferentes regiões do mundo.

Páginas