Está aqui

Saúde

Enfermeiros da ULS Baixo Alentejo exigem avaliações de desempenho homologadas

Enfermeiros da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) exigiram, num abaixo-assinado com mais de 200 assinaturas, a “rápida homologação” das avaliações de desempenho e a contagem de pontos, entre outras matérias.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) revelou que o abaixo-assinado foi entregue ao Conselho de Administração da ULSBA, em Beja.

Fonte do SEP indicou à Lusa que o documento reúne “mais de 200 assinaturas” de enfermeiros que exercem funções nas unidades funcionais e serviços da ULSBA.

Alcácer do Sal promove Jornadas de Saúde e Ação Social com Pedro Chagas Freitas

O município de Alcácer do Sal promove, no dia 28 de maio (terça-feira), a 3.ª edição das Jornadas de Saúde e Ação Social, uma iniciativa que conta com a participação de Pedro Chagas Freitas como orador/trainer.

Odemira promove hábitos saudáveis em dia dedicado ao coração

No dia 24 de maio (sexta-feira), o município de Odemira promove, no Cineteatro Camacho Costa e no Jardim Sousa Prado, a iniciativa “Tudo em Prol do Coração”, que assinala o Mês do Coração e que apresenta um programa com palestras, rastreios de saúde, um showcooking centrado na alimentação saudável e atividades desportivas.

Com esta iniciativa, o município, membro da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, pretende “promover hábitos de vida saudáveis entre a população, como a prática regular de atividade física e alimentação equilibrada”, afirma, em comunicado.

Associações de Vendas Novas recebem mais de 245 mil euros

O Município de Vendas Novas e as 42 associações do Concelho já procederam à assinatura dos contratos-programa que permitem o apoio da autarquia ao funcionamento do associativismo durante o presente ano de 2024. Neste total, estão incluídas associações da área social, desportiva, cultural, moradores e de proteção animal, assim como, instituições que desenvolvem atividades com utentes com incapacidade ou deficiência.

Cruz Vermelha Portuguesa anuncia encerramento de dois lares em Beja

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) anunciou o encerramento, até 31 de julho, dos seus dois lares em Beja, garantindo que vai “procurar a melhor solução” para os utentes e assegurar “todos os direitos” dos trabalhadores.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a CVP revelou que, “após avaliação das precárias condições físicas” dos edifícios onde funcionam as casas de repouso Henry Dunant e José António Marques, “tomou a decisão de encerrar” estas respostas sociais no município alentejano de Beja.

Bactéria ‘legionella’ obriga a fechar pavilhão escolar em Reguengos de Monsaraz

A bactéria ‘legionella’ foi detetada nos balneários do pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária Conde de Monsaraz, em Reguengos de Monsaraz (Évora), o que obrigou ao encerramento temporário das instalações, anunciou ontem o agrupamento de escolas.

Em comunicado, o Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz (AERM) indicou que o pavilhão foi encerrado por precaução, na quinta-feira, após análises laboratoriais à água colhida nos balneários do pavilhão terem detetado a bactéria ‘legionella’.

Otorrinolaringologia está de volta ao Hospital de Beja

O Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, voltou a ter a especialidade de otorrinolaringologia, contando, desde o início da semana, com consultas, bloco operatório e apoio ao internamento.

Segundo a agência Lusa, foi a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), da qual faz parte o hospital de Beja, que procedeu, através de um comunicado, ao anúncio do regresso desta especialidade, que tinha deixado de estar disponível nesta unidade hospitalar há “cerca de dois anos”.

O funcionamento da otorrinolaringologia é garantido pela ULSBA em todos os dias úteis.

Centros de saúde em Beja e Portalegre beneficiam de 5,7M€

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai apoiar obras de requalificação em 18 centros e extensões de saúde nos distritos de Beja e Portalegre, num investimento global de quase 5,7 milhões de euros.

Segundo a agência Lusa, o aviso-convite para o Investimento RE-C01-i01 “Cuidados de Saúde Primários com mais respostas”, divulgado na passada quinta-feira, abriu terça-feira e decorre até às 19:00 do dia 30 de maio, tendo como beneficiários as unidades locais de saúde e os municípios.

Viana do Alentejo promove primeira Feira da Saúde

A Câmara Municipal de Viana do Alentejo vai promover, de 4 a 7 de abril, pela primeira vez, a Feira da Saúde, na Quinta da Joana, em Viana do Alentejo.

De acordo com o município, a primeira edição do certame pretende “esclarecer para questões da promoção da saúde e do bem-estar físico e mental da população, bem como alertar para aquisição de estilos de vida saudável”.

Beja deixa de ser única região sem ressonância magnética

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, inaugurou, esta quarta-feira, um novo equipamento de ressonância magnética no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, após um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros.

De acordo com a agência Lusa, o governante disse que “a região de Beja era a única do país que ainda não tinha este serviço disponível para a população e, portanto, desde logo, vem colmatar uma necessidade que existia neste distrito, que agora fica coberto com esta valência”.

Páginas