Está aqui

Saúde

Reguengos mobiliza população contra a "falta de médicos de família"

O Município de Reguengos de Monsaraz vai produzir um manifesto em conjunto com a população para expressar a preocupação do concelho com o funcionamento do Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz e das extensões de saúde das freguesias. Assim, a autarquia está a convocar a população para no dia 23 de maio, pelas 17h30, se deslocarem ao Salão Nobre dos Paços do Concelho para participarem na elaboração do documento, como refere em comunicado.

Governo cria incentivos para fixar médicos no Alentejo

O Governo anunciou que se encontra a trabalhar num modelo de incentivos para atrair médicos de Medicina Geral e Familiar para zonas “especialmente carenciadas”, nomeadamente em Lisboa e Vale do Tejo, no Algarve e no Alentejo.

Em comunicado, a Administração Regional de Saúde do Alentejo refere que este anúncio foi feito na passada segunda-feira pela ministra da Saúde, no decorrer de uma audição parlamentar no âmbito da apreciação da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).

Ferreira do Alentejo reabre postos médicos nas freguesias

O Centro de Saúde de Ferreira do Alentejo anunciou a reabertura dos Postos Médicos nas freguesias, a partir de hoje, terça-feira.

Segundo a Rádio Pax, citando a Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, os postos reabrem para consultas uma vez por semana. Assim, os Postos Médicos de Aldeia Ruins, Peroguarda e Odivelas abrem à terça-feira de manhã.

Em Alfundão o posto está aberto à quarta-feira de manhã, enquanto em Canhestros abre à quinta de manhã e em Santa Margarida do Sado abre à quinta-feira à tarde. Já em Figueira dos Cavaleiros o posto abre à sexta-feira à tarde.

Hospital de Portalegre investe 1,6M€ em pediatria e ortopedia

O hospital de Portalegre vai investir quase 1,6 milhões de euros na requalificação e modernização dos serviços de pediatria e ortopedia, avança a Lusa.

Segundo o concurso público, publicado em Diário da República, a empreitada tem o valor de 1 584 969,71 euros, e é promovida pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), que gere o Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre.

O concurso público para adjudicação da obra foi lançado no dia 7 deste mês, tendo sido publicado em Diário da República (DR) o anúncio do procedimento, na passada quarta-feira.

"Somos o que comemos" é o espírito do novo festival gastronómico em Alandroal

O Alandroal vai receber o Festival “Soil to soul” que pretende sensibilizar para a agricultura regenerativa e para a Educação Alimentar.

De 14 e 15 de maio, é uma organização Câmara Municipal do Alandroal e da “Soil to Soul” em Zurique. Este festival junta gastronomia, música e muita animação, reunindo direções, produtores e artistas, numa iniciativa de sensibilização para a conservação dos recursos naturais, sociais e culturais.

Montemor-o-Novo tem novas unidades de cuidados continuados

O município de Montemor-o-Novo vai ter, já este mês, duas novas unidades de cuidados continuados integrados, com um total de 25 camas, num investimento de 2,3 milhões de euros.

A informação foi avançada por David Padeiro, diretor do Hospital São João de Deus, que, em declarações à agência Lusa, revelou que as novas valências vão funcionar num dos pisos do edifício deste hospital, que foi requalificado.

Alterações climáticas vão ter impacto na mortalidade

Um estudo realizado por Mónica Rodrigues, investigadora no Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) da Universidade de Coimbra (UC), projeta o impacto das alterações climáticas na mortalidade em Portugal a curto e a longo prazo.

Odemira financia resposta local para apoiar cuidadores informais

A Câmara Municipal de Odemira acabou de estabelecer um protocolo de colaboração com a TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira, de forma a “garantir o financiamento e a continuidade do Projeto Cui(Dar)+ , uma resposta local de apoio aos cuidadores informais”.

Alentejo cria consórcio para novo Centro Académico Clínico

O Centro Académico Clínico do Alentejo (C-TRAIL) é o novo projeto de um consórcio que pretende empenhar médicos, professores, investigadores e estudantes no objetivo comum de prestar melhores cuidados de saúde às populações da região alentejana, e cuja criação acaba de ser publicada em Diário da República.

Como combater as alergias na Primavera

A chegada dos pólenes de flores e árvores que acontece na primavera, está frequentemente associada às alergias de exterior, que podem causar um grande desconforto e provocar a conhecida rinite alérgica. Existem, no entanto, algumas dicas que podem ajudar a quem sofre de alergia ao pólen a limitar a exposição a estes alérgenos sazonais.

Páginas