Está aqui

Saúde

É melhor prevenir do que remediar! O AVC e a hipertensão arterial

Em Portugal, segundo o Institudo Nacional de Estatística (INE), o Acidente Vascular Cerebral (AVC) está na origem do maior número de óbitos representando 9,8% da mortalidade em 2019. É igualmente reconhecido que a hipertensão arterial é o principal fator de risco modificável para as doenças cerebrovasculares, incluindo o AVC. Relacionando estes dois últimos factos podemos caracterizar a hipertensão arterial como um grave problema de Saúde Pública, com o qual nos debatemos atualmente.

Covid-19: Como seria a vacinação em Portugal sem a União Europeia?

Muitas têm sido as notícias sobre a vacinação contra a pandemia de Covid-19. Entre notícias com base de verdade, notícias sensacionalistas e notícias falsas, tem sido cada vez mais difícil perceber de que lado está a razão.

Mas já parou para pensar como seria a vacinação em Portugal se não existisse uma estratégia coordenada na União Europeia?

Israel é por muitos apontada como um exemplo a seguir quanto à vacinação. No início de março, já tinha metade dos seus cerca de 9 milhões de cidadãos vacinados.

Gavião pede contratação de médicos para centros de saúde

O concelho de Gavião tem falta de médicos, mas as freguesias de Belver e Comenda são as mais afetadas, onde as extensões de saúde estão sem médico de família, avança a Rádio Portalegre.

Em declarações à rádio, o presidente da câmara de Gavião, José Pio, afirmou que, neste momento, existe apenas uma médica contratada no centro de Saúde da sede de concelho.

Unidades Móveis de Vacinação contra covid-19 chegam ao Alentejo

O projeto das Unidades Móveis de Vacinação contra a covid-19, iniciado no Norte pela Fundação Calouste Gulbenkian, vai agora estender-se ao resto do país para chegar mais depressa a pessoas com menor acesso aos circuitos de vacinação, refere a agência Lusa.

Depois de uma fase piloto na região Norte, o projeto da Fundação Calouste Gulbenkian, realizado em parceria com o Ministério da Saúde, é alargado agora ao Alentejo, Algarve, Lisboa e Vale do Tejo e Centro, de acordo com o comunicado divulgado pela instituição.

Utentes de Grândola realizam protesto em defesa do SNS

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do concelho de Grândola vai realizar, na quinta-feira, um protesto com utentes, autarcas e profissionais de saúde em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS), adianta a Lusa.

Nesta manifestação, os utentes exigem, entre outras reivindicações, a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Grândola “para evitar o entupimento do Serviço de Urgência Básica do Centro de Saúde de Alcácer do Sal”, assim como “a urgência do Hospital do Litoral Alentejano (HLA)”, em Santiago do Cacém.

90% dos portugueses considera unidades locais de saúde um local seguro durante a pandemia

91% das pessoas que se deslocaram a uma unidade de saúde no período de pandemia consideram que estas são locais seguros e onde os serviços demonstram preocupação com as medidas de higiene e segurança em relação à Covid-19. Esta é uma das principais conclusões de um estudo, promovido pela Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), que verificou ainda que, em caso de necessidade, 98% dos portugueses se deslocariam a estas unidades, independentemente do nível de receio face à pandemia.

Ministro e Secretário de Estado da Defesa estão hoje em Odemira

Esta manhã, a partir das 10h30, o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, acompanham o processo de vacinação contra o coronavírus SARS-CoV-2 no Posto de vacinação de Odemira, na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários.

Este posto foi reforçado com o apoio de militares do Exército, dado o elevado número de casos de pessoas infetadas por Covid-19 após ter sido decretada uma cerca sanitária às freguesias de São Teotónio e de Almograve, ambas no concelho de Odemira.

Registo de trabalhadores agrícolas passa a ser obrigatório

O Presidente da República promulgou, nesta quinta-feira, no mesmo dia em que foi aprovado em Conselho de Ministros, o diploma que impõe um registo diário de trabalhadores de explorações agrícolas e do setor da construção, no âmbito do combate à pandemia da covid-19. O diploma entra hoje em vigor.

Caçar fantasmas na asma

Por ter uma apresentação heterogénea há que desmistificar alguns fantasmas na asma que teimam em não desaparecer.

Centro de Vacinação de Évora está a vacinar 600 pessoas por dia

O Centro de Vacinação COVID19 para o Concelho de Évora, que está a funcionar na Arena de Évora, está a administrar 600 vacinas por dia.

Com coordenação técnica do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central – ACES e o apoio logístico do Município, esta unidade de vacinação tem funcionado regularmente desde o final de fevereiro na administração de vacinas à população.

Páginas