Está aqui

Saúde

Obra do Hospital Central do Alentejo a cargo da empresa Acciona

A obra do Hospital Central do Alentejo, que envolve um investimento total de cerca de 210 milhões de euros e vai ficar situado em Évora, foi consignada esta sexta-feira pela Administração Regional de Saúde à empresa Acciona.

Em comunicado, citaod pela agência Lusa, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo revelou que o auto de consignação da obra foi assinado esta sexta-feira, numa cerimónia com o presidente deste organismo, José Robalo, e representantes da Acciona.

Maior venda de canábis medicinal da UE sai de Aljustrel

A RPK Biopharma anunciou a primeira venda de canábis medicinal a granel produzido na sua exploração no concelho de Aljustrel, em Beja, naquela que será “a maior transação” do género “conhecida na União Europeia até à data”.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, a empresa canadiana Flowr Corporation, proprietária da RPK Biopharma, revelou que o acordo de fornecimento “de biomassa de canábis medicinal com alto teor de THC” [tetra-hidrocanabinol, composto derivado destas plantas] foi celebrado com a Galaxiavertical (Galaxia), pelo montante “de aproximadamente 500 mil euros”.

Cancro do pulmão continua a ser a doença oncológica que mais mata em Portugal

Os dados da World Health Organization (WHO) estimam cerca de 5,415 mil novos casos de cancro do pulmão em 2020, representando a principal causa de morte por doença oncológica no nosso País. Os últimos números dão conta de 4.797 mortes em 2020 por cancro do pulmão em Portugal. A propósito do Dia Mundial do Cancro do Pulmão, que decorre a 1 de agosto,  o Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão (GECP) alerta para a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Mais de metade dos portugueses já tem vacinação completa contra a Covid:19

A Direção Geral de Saúde confirma no seu mais recente relatório (27 de julho de 2021) que 52% da população portuguesa já concluiu o esquema de vacinação contra a Covid:19. Ao todo em Portugal 5 389 935 pessoas.

O mesmo relatório refere que 67% da população já tomou pelo menos uma dose da vacina, ou seja 6.865.047 (67%) tomaram pelo menos uma dose.

Em Portugal, a campanha de vacinação contra a Covid-19 iniciou-se em 27 de dezembro de 2020, sendo atualmente administradas vacinas de dose única (Janssen) e de dose dupla (Pfizer/BioNTech, Moderna e AstraZeneca).

Parlamento exige reforço de profissionais de saúde em Mourão

A Assembleia da República recomendou ao Governo o reforço de profissionais na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Mourão, que “dispõe de apenas um médico e dois enfermeiros”.

Segundo a agência Lusa, a recomendação partiu de um projeto de resolução apresentado pelo Bloco de Esquerda (BE) e aprovado pelos deputados da Comissão de Saúde, com a abstenção da Iniciativa Liberal.

Mina de São Domingos: população exige reposição do médico de família

A Comissão de Moradores da freguesia da Corte do Pinto exige a reabertura do Posto Médico da Mina de São Domingos, no concelho de Mértola, “encerrada desde 26 março de 2020”, assim como a “reposição do médico/a de família”, adianta a Rádio Pax. Uma vigília junto ao Posto Médico está agendada para sexta-feira, dia 30 de julho, pelas 18h30.

Dia Mundial do Cérebro: a importância de controlar os fatores de risco cerebrovascular

O Dia Mundial do Cérebro, uma iniciativa da Federação Mundial de Neurologia, comemora-se anualmente no dia 22 de Julho.

Este ano é dedicado a Esclerose Múltipla, doença inflamatória do sistema nervoso central, que afeta mais de 2.8 milhões de pessoas a nível mundial. O contributo dos fatores de risco cerebrovascular no prognóstico da esclerose múltipla vem sendo progressivamente demonstrado.

Covid-19: Elvas e Sines com recolher obrigatório, 4 concelhos alentejanos em risco elevado e 3 em alerta

O aumento registado do número de infetados por Covid-19 tem reflexo na lista de concelhos em risco elevado e muito elevado de incidência da Covid-19 e que são agora 90 concelhos. Nesta lista dos concelhos em risco muito elevado - e onde uma das medidas é o recolher obrigatório a partir das 23 horas - constam 47 concelhos, entre eles dois concelhos alentejanos: Elvas e Sines.

Nestes concelhos em risco muito elevado as regras são:

-Teletrabalho obrigatório quando as funções o permitam;

Em Dia Mundial da população, poupe o coração

Hoje é Dia Mundial da População. Celebra-se a 11 de julho porque nesta data, em 1987, o contador mundial de população chegou aos cinco biliões de pessoas.

Mas sendo hoje Dia Mundial da População, porquê falar de AVC e do coração? A  Dr.ª Ana Paiva Nunes, especialista de Medicina Interna e membro da Comissão Científica da Sociedade Portuguesa do AVC explica porquê.

Pedalar pelo Síndrome de Asperger passa no Alentejo

Começa dia 13 a aventura solitária de Filipe Gaivão e que vai pedalar de Braga até Lisboa para sensibilizar para a Síndrome de Asperger.

Com um percurso total de 1.300 quilómetros, divididos em 12 etapas, esta sensibilização passa no Alentejo de 18 a 23 de julho ( Castelo Branco – Portalegre; Portalegre – Évora; Évora – Beja – Castro Verde; Castro Verde – Faro;  Faro – Odemira e Odemira – Setúbal) e termina a 24 de julho em Lisboa.

Páginas