Está aqui

Saúde

Moura oferece ambulância nova à Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Safara e Sobral da Adiça, recebeu esta terça-feira, dia 20 de setembro, uma nova ambulância para transporte de doentes não urgentes.

Este novo meio vem reforçar a capacidade de resposta da Cruz Vermelha Portuguesa nas localidades do concelho onde presta serviço, depois de uma das suas ambulâncias ter ficado inoperacional após um acidente de viação.

Vanguard Properties investe para ter clínica da CUF em Grândola

Foi assinado no dia de ontem, 21 de setembro, um memorando de entendimento entre a Vanguard Properties e a CUF com o objetivo de instalar uma clínica de proximidade no Dunas, um loteamento pertencente ao projeto turístico e residencial Terras da Comporta, nos concelhos de Alcácer do Sal e Grândola.

Biblioteca de Silves promove sessões musicais para crianças

A atividade Música para Bebés regressa em outubro à Biblioteca Municipal de Silves, com duas sessões agendadas para o próximo dia 8 de outubro. A iniciativa, dirigida a crianças entre os 0 e os 5 anos, tem entrada gratuita, estando sujeita a inscrição prévia até dia 4 de outubro.

Ciclistas de Portalegre angariam fundos para a luta contra o cancro

Um grupo de cinco ciclistas do Ultras de São Mamede partiram esta sexta-feira de Chaves com destino a Faro e irão percorrer 738 quilómetros pela Estrada Nacional 2, tendo por objectivo divulgar a causa da Liga Portuguesa Contra o Cancro, bem como angariar fundos para apoiar os doentes oncológicos e famílias do distrito de Portalegre.

Maior estudo sobre insuficiência cardíaca viaja até ao Alentejo

Os municípios de Aljustrel e Serpa vão participar no maior estudo sobre a insuficiência cardíaca em Portugal, denominado PORTHOS.

De acordo com a autarquia de Aljustrel, citada pela Rádio Castrense, “os números atuais da insuficiência cardíaca (IC) no nosso país são desconhecidos, pelo que o estudo PORTHOS é essencial para conhecer a população que sofre desta doença”. Além disso, esta doença “é um dos problemas de saúde mais comuns em Portugal e a principal causa de internamento hospitalar acima dos 65 anos”.

Foco de gripe aviária detetado em Vendas Novas

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) confirmou a presença de um foco de infeção de gripe aviária numa exploração comercial de patos de engorda em Vendas Novas, no passado dia 29 de agosto.

Em comunicado, citado pela Lusa, a DGAV refere que, atualmente, Portugal contabiliza 25 focos de infeção pela gripe aviária, lembrando que o primeiro foco foi detetado em 30 de novembro de 2021, numa capoeira doméstica, em Palmela, distrito de Setúbal.

Beja atrai investimentos para a “Cidadela da Misericórdia”

A Santa Casa da Misericórdia de Beja está a desenvolver o projeto “Cidadela da Misericórdia”, a instalar na cidade, e que pode receber investimentos nas áreas social e da saúde.

Em declarações à agência Lusa, João Paulo Ramôa, provedor da Misericórdia de Beja, afirma que o projeto vai ser instalado numa área com cerca de 13 000 metros quadrados, junto ao Bairro dos Moinhos, e “vai ser muito importante para o concelho e para a região”.

Gripe A: Parque da Cidade de Beja interdito ao público

A Câmara Municipal de Beja anunciou que o Parque da Cidade vai estar interdito ao público “por um período não inferior a oito dias”, devido à deteção do vírus da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP) do subtipo H5N1, num animal encontrado morto no mesmo local.

Em comunicado, a autarquia esclarece que esteve em “permanente contacto” com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), “respeitando as diretrizes de higiene e biossegurança determinadas por aquela entidade”.

Redondo vai construir novas extensões de saúde

A Câmara Municipal de Redondo acaba de firmar um compromisso de construção de duas novas extensões de saúde, em Montoito e Santa Susana, assim como a substituição do sistema AVAC (sistema de climatização) do Centro de Saúde de Redondo e o revestimento da sala de dentista.

Em comunicado, o município adianta que este compromisso foi firmado no âmbito da assinatura do Auto de Transferência de Competências da Saúde, que transfere para a alçada da autarquia responsabilidades ao nível das competências nos serviços de saúde locais.

Santiago do Cacém vai ter novo Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém acaba de anunciar que cedeu um terreno à Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), com 7 260 metros quadrados, com vista à construção do novo Centro de Saúde.

Em comunicado, a autarquia explica que “disponibiliza o terreno a título gratuito, em virtude de se destinar à construção de um Centro de Saúde e o mesmo ser de manifesto interesse público, e que foi aceite pela ULSLA”.

Páginas