Está aqui

Artigos publicados

Querem premiar Pedro Marques pela fraca execução dos fundos comunitários e pela falta de investimento público?

Tanto o Sr. Primeiro-Ministro, como o anterior Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Dr. Pedro Marques (o pior ministro que passou por este Governo) têm repetido vezes sem conta, e de uma forma claramente enganadora, que, nesta governação, a execução de fundos do PT2020 tem sido muito boa.

Utilizando o princípio de “que uma mentira repetida inúmeras vezes se torna numa verdade”, lá vão tentando passar esta enganadora mensagem. Uma mentira é, e sempre será, uma mentira.

O Estado da Saúde em Évora

Hoje apresento alguns dados relativamente à atividade assistencial do Hospital Espírito Santo de Évora, EPE. Estes dados são objetivos, pelo que merecem uma reflexão bastante aprofundada.

Esta informação está totalmente disponível no Portal do SNS, de entre os “Tempos Médios de Resposta para Primeiras Consultas Hospitalares com Origem nos Cuidados de Saúde Primários - Consulta a Tempo e Horas (CTH)”, dados de Julho a Setembro de 2018, destacam-se, no HESE, os seguintes:

É preciso uma operação STOP: Reguengos de Monsaraz e Mourão estão a perder efetivos da GNR

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz aprovou por unanimidade uma moção onde crítica o défice de efetivos nos postos da GNR de Reguengos de Monsaraz e de Telheiro.

No referido documento é referido que é notório que o número atual de efetivos não corresponde às expectativas e às necessidades da população em geral e dos visitantes do concelho.

Depois não digam que não avisámos…

Continua a saga dos problemas que o Governo tenta esconder a todo custo! Por isso, é fundamental denunciar estas graves situações, com o objetivo das mesmas serem travadas. Deixo novos exemplos:

1 - Diminuição de efetivos da GNR nas freguesias rurais no concelho de Montemor-o-Novo

Recentemente os Grupos Parlamenteares receberam a Tomada de Posição, denominada “Pela Segurança das Populações”, enviada pela Assembleia de Freguesia de São Cristóvão, do concelho de Montemor-o-Novo.

O lento e silencioso “desmantelamento” do Posto da GNR das Alcáçovas

Está a decorrer um lento e silencioso “desmantelamento” do Posto da GNR das Alcáçovas.

O Posto de GNR das Alcáçovas está a perder os seus efetivos e a sua capacidade de atuação. Está a decorrer um lento e silencioso “desmantelamento” do Posto da GNR das Alcáçovas.

Descentralização: um processo fundamental para o desenvolvimento do país

A Descentralização é um processo fundamental para o desenvolvimento do País. A Descentralização para as Autarquias é uma parte decisiva desse processo.

Acredito que permite a aproximação das decisões aos cidadãos. Acredito que permite uma maior promoção da coesão territorial, o reforço da solidariedade inter-regional. Acredito que permite ajudar a melhorar da qualidade dos serviços prestados às populações. Também acredito que permite aumentar a racionalização dos recursos disponíveis.

Não queremos Portugal e o Alentejo penalizados

Portugal e o Alentejo não podem ser penalizados na nova Programação Plurianual de Fundos (2021 – 2027).

Portugal saiu de um resgate. Portugal esteve quase em bancarrota. Portugal teve uma saída limpa. Os portugueses foram penalizados, mas conseguiram salvar o País.

Ainda assim, num contexto extremamente difícil, Portugal foi exemplar na execução da Programação anterior. A execução portuguesa do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional) foi a melhor no contexto do total dos países da União Europeia.

Propaganda enganosa na reprogramação dos Fundos Comunitários 2020

Este Governo não se cansa de utilizar a máquina da propaganda para enganar os portugueses. O anúncio da reprogramação dos fundos comunitários é só mais um exemplo.

Esta é uma das maiores diferenças entre o Dr. António Costa e o Dr. Rui Rio. O Dr. António Costa vive para a sobrevivência artificial, para os holofotes, para a propaganda. O Dr. Rui Rio vive para a resolução dos problemas das pessoas, sem artificialidade, sem maquilhagens propagandísticas e televisivas.

Tempos Difíceis na Zona dos Mármores

Há poucos dias atrás tivemos um grave desastre na estrada 255 que liga Vila Viçosa a Borba. Parte desta estrada desapareceu, levando consigo alguns dos nossos concidadãos que por ali circulavam tranquilamente.

Esta é de facto uma situação que muito me entristece! A perda extemporânea de pessoas é sempre algo terrível. Neste caso, é mesmo muito grave! Quando acontece próximo de nós, tudo ganha maior relevância!

O Hospital Central do Alentejo em Évora e o Orçamento de Estado de 2019

Bem tentei encontrar uma referência à construção do Hospital Central do Alentejo em Évora no Orçamento de Estado para 2019. Mas não encontrei!

Podia ser um problema de vista, mas nem com uma lupa o consegui descobrir. Nem com uma candeia bem acesa consegui vislumbrar tão importante investimento.

Foi neste sentido que questionei a Sra. Ministra da Saúde em Audição sobre o Orçamento de Estado para 2019.

Páginas