Está aqui

Artigos publicados

O Hospital Central do Alentejo em Évora e o Orçamento de Estado de 2019

Bem tentei encontrar uma referência à construção do Hospital Central do Alentejo em Évora no Orçamento de Estado para 2019. Mas não encontrei!

Podia ser um problema de vista, mas nem com uma lupa o consegui descobrir. Nem com uma candeia bem acesa consegui vislumbrar tão importante investimento.

Foi neste sentido que questionei a Sra. Ministra da Saúde em Audição sobre o Orçamento de Estado para 2019.

Orçamento de Estado 2019 - Poucas políticas para o interior

As palavras interior e valorização do interior andam sempre na ponta da língua deste Governo. O problema são as práticas, ou melhor, a falta delas.

Vale a pena explicar aquilo que o Governo não faz, nem apresenta no Orçamento de Estado para 2019, nomeadamente em matéria de políticas para a valorização do interior.

É importante relembrar o que se passou em 2017: O País teve 2 grandes catástrofes. Dois grandes incêndios que devastarem grande parte do interior do País.

Problemas na área da Saúde continuam a agravar-se no Alentejo

Um exemplo de graves problemas na área da saúde que pode ser dado é a falta de pedopsiquiatras no Alentejo.

“O Alentejo tem apenas dois pedopsiquiatras - os mesmos que já prestavam serviço na região em 2017 - mas os distritos de Évora e Portalegre encontram-se totalmente a descoberto nesta especialidade da psiquiatria. A região debate-se ainda com a falta de equipas multidisciplinares e de camas para o internamento”. É assim que começa uma notícia num dos órgãos de comunicação social de referência no Alentejo.

O Aeroporto de Beja tem de ser uma âncora para o desenvolvimento do Alentejo

Há poucos dias atrás tive a oportunidade de colocar algumas questões ao Presidente Executivo da ANA - Aeroportos de Portugal sobre a falta de aproveitamento do Aeroporto de Beja.

Esta oportunidade não podia ser desperdiçada! Parecia-me fundamental tentar perceber, através de um dos principiais protagonistas do setor, qual o seu pensamento sobre esta matéria.

No sentido de tentar perceber o que é que a ANA pretende fazer com o Aeroporto do Beja, coloquei-lhe as seguintes questões:

1 - Há alguma aposta para passageiros?

2 - Há algum investimento nesse sentido?

Mau arranque do ano letivo em Évora

O arranque do Ano letivo começa com muitas dificuldades no Distrito de Évora. Apresento alguns exemplos bem evidentes:

 

1 - Três escolas do concelho de Évora não iniciaram as aulas no dia 17 de setembro

Três escolas do concelho de Évora não iniciaram as aulas no dia 17 de setembro (último dia para a abertura oficial) devido à falta de assistentes operacionais.

Há problemas muito graves na ferrovia do Alentejo

Há poucos dias atrás tivemos audições com o Sr. Presidente da CP e com o Sr. Ministro do Planeamento e das Infraestruturas sobre a situação da ferrovia em Portugal. 

Esperava-se pelo menos um pedido de desculpas aos portugueses. No nosso caso um pedido de desculpas aos alentejano que:

a) têm sido sujeitos a atrasos gigantescos nas linhas do comboio da região. Nas linhas do Alentejo, os residentes desta região sabem que há sempre atrasos. Podem ser de 20 minutos ou de 2 horas. É impressionante!

A péssima solução para o comboio de mercadorias em Évora

Agora já sabemos qual a solução escolhida para o atravessamento do comboio de mercadorias em Évora. Já é conhecido o resultado da Avaliação de Impacto Ambiental. Foi publicado durante o mês de agosto, no sítio da internet da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o Documento Resumo onde é apresentada a solução referente ao projeto da "Ligação Ferroviária entre Évora e Évora Norte – Variante de Évora", inserida no Corredor Internacional Sul.

A Grave a Falta de Limpeza das Estradas no Distrito de Évora

É Grave a Falta de Limpeza das Estradas Nacionais no Distrito de Évora.

A limpeza das faixas de gestão de combustível nas redes rodoviária e ferroviária é da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal (IP), empresa que está sob a tutela do Sr. Ministro do Planeamento e das Infraestruturas.

É facilmente verificável que ao longo das Estradas Nacionais do Distrito de Évora não está a ser cumprida a Lei.

Manter o Posto de Correios do CTT aberto em Viana do Alentejo

Foi com estupefação que a população de Viana do Alentejo recebeu a notícia da decisão do potencial encerramento da estação de correios que existe naquela localidade.

O eventual fecho da estação de correios lesa e prejudica o acesso daquela população, das suas organizações e das suas empresas a um importante serviço público.

Gritos D’alma do interior

O PSD fez recentemente as suas Jornadas Parlamentares na Guarda com o tema “Afirmação e Valorização do Interior”. 

A opção do local (bem no interior de Portugal) e do tema referido foram uma opção política. O interior, os territórios de baixa densidade, as regiões de convergência merecem muito mais. Merecem um trabalho político aprofundado.

Páginas