5 Dezembro 2017      10:00

Está aqui

NOVA GREVE NAS MINAS DA SOMINCOR EM CASTRO VERDE

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM) voltou a apresentar à Somincor, empresa concessionária da mina de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, no Baixo Alentejo, um novo pré-aviso de greve para os dias 18 a 23 de Dezembro.

Esta é a terceira paralisação dos trabalhadores este ano, que reivindicam a antecipação da idade da reforma dos funcionários das lavarias, progressão nas carreiras e a revogação das alterações na política de prémios.

A SOMINCOR - Sociedade Mineira de Neves-Corvo S.A., foi constituída em 24 de julho de 1980, após ter sido descoberto, em 1977, um depósito de sulfuretos contendo quantidades significativas de metais básicos, predominantemente cobre, estanho e zinco. Neves-Corvo é uma mina subterrânea onde existem cinco jazigos de sulfuretos maciços: Neves, Corvo, Graça, Zambujal e Lombador.

Atualmente, a empresa produz concentrado de cobre, zinco e chumbo. O minério é processado no local e os rejeitados são depositados no reservatório do Cerro de Lobo a cerca de 3 km da Lavaria. Os concentrados são expedidos para os clientes por via ferroviária (cobre e zinco) e via rodoviária (chumbo).

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.