Está aqui

Artigos publicados

Embraer investiga avaria de avião que aterrou de emergência em Beja

A construtora de aviões Embraer, com fábricas em Évora, já fez deslocar uma equipa para Beja, para apoiar a investigação da avaria que forçou um avião (Embraer 190) a aterrar ontem de emergência na Base Aérea de Beja. O avião, da companhia aérea Air Astana, do Cazaquistão, tinha acabado de sair da OGMA (onde a EMBRAER tem participação), após a conclusão dos trabalhos de manutenção.

Luz verde para concurso do novo Hospital Central do Alentejo

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas (MPI), Pedro Marques, anunciou hoje no Parlamento, que estão dadas como concluídas as negociações técnicas com a Comissão Europeia relativas à reprogramação do Portugal 2020 e que dentro de um mês vão começar a ser lançados concursos para novos investimentos apoiados pelos fundos comunitários.

BE denuncia atropelos aos direitos dos enfermeiros em Évora

Segundo o Bloco de Esquerda, o Hospital do Espírito Santo em Évora não está a cumprir a lei, ao não aplicar o descongelamento e progressão de carreira aos enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho e ao não contabilizar "corretamente o tempo de serviço aos enfermeiros em Contrato de Trabalho em funções Públicas", ambas previstas no Orçamento do Estado de 2018.

Em carta dirigida à Ministra da Saúde o BE questiona o Governo se tem conhecimento do problema e o que pretende fazer para corrigir o que denunciam.

Kuwait Petroleum investe em distribuição de combustível a partir de Sines

A 10ª maior petrolífera do mundo, a Kuwait Petroleum prepara entrada em Portugal através de Sines. A empresa está a ultimar a aquisição de 50% da rede de distribuição de combustíveis do grupo nacional Vapo, com quem tem relações comerciais há vários anos, a troco de 20 milhões de euros.

A operação conta com o fornecimento direto de combustível através do Porto de Sines e a empresa kuwaitiana procura até 2020 duplicar o números de postos de combustível Q8 a operar em Portugal, prometendo os combustíveis mais baratos do mercado.

 

Passeio "à moda antiga" gera cada vez mais entusiastas em Elvas

O passeios das pasteleiras por Elvas está definitivamente institucionalizado com esta sexta edição e a participação de três dezenas de entusiastas. O evento, que é organizado pelo Ciclo Clube BTT de Elvas, levou ontem, 11 de novembro, as antigas pasteleiras do século XIX às ruas do centro histórico de Elvas e permite aos transeuntes apreciar algumas raridades de duas rodas, conduzidas por participantes vestidos a preceito.

Alentejo com sol e subida das temperaturas

O mau tempo que se fez sentir durante o fim de semana contrariou o habitual verão de S. Martinho em quase todo o país. Contudo e segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) as previsões para o estado do tempo para os próximos dias são de céu geralmente pouco nublado ou limpo, sobretudo no sul do país, sendo que a partir de amanhã, terça-feira, a previsão é de céu limpo e pequena subida gradual da temperatura entre 2 e 4 graus, não se prevendo aguaceiros nos próximos dias.

 

Alvito desiste dos Ecopontos e lança recolha seletiva de resíduos porta-a-porta

Trata-se de um projeto piloto da Associação de Municípios do Alentejo Central, que vai recolher resíduos porta-a-porta em Alvito, no Baixo Alentejo e que pretende assim aumentar a quantidade de materiais recicláveis. O projeto prevê uma viatura preparada para a recolha porta-a-porta e inclui também a distribuição pelos munícipes de equipamentos para a separação de embalagens (plásticas e metálicas) e de papel/cartão, e recolha em dias de semana e horários pré-definidos.

MeteoAlentejo precisa de 500 euros para comprar nova estação meteorológica para Mértola

O MeteoAlentejo lançou hoje uma campanha para angariar 500 euros, com o intuito de comprar uma nova estação (DAVIS VUE) para a vila de Mértola, uma vez que a estação que aí tem instalada desde 2015, atingiu o limite de via útil de 3 anos.

Trata-se de um projeto regional de meteorologia sem fins lucrativos, que tem como objetivo divulgar em tempo real as condições meteorológicas na região e que conta para o efeito com 7 estações meteorológicas instaladas em Serpa, Bemposta, Beja, Amareleja, Mértola, Moura e Marvão.

PCP quer saber em que termos Hospital de S. Paulo em Serpa volta para as mãos da Santa Casa da Misericórdia

O acordo entre o Ministério da Saúde e a Santa Casa da Misericórdia de Serpa colocou nas mãos desta a gestão do Hospital de S. Paulo em 2014, acordo que veio a ser denunciado em outubro de 2017 pela Santa Casa, por alegados incumprimentos por parte do Ministério da Saúde.

Queijo do Crato vence Concurso de Queijos de Portugal

O Requeijão de Ovelha com doce de abóbora venceu o Concurso Queijos de Portugal 2018, na categoria Novos Sabores Frescos. O Requeijão de Ovelha com Doce de Abóbora é confecionado em Gáfete, pela Sociedade Industrial Herdade da Maia, com sede no Crato, no Alto Alentejo, lugar onde é produzido o famoso Queijo de Nisa.

Dos 208 queijos que estiveram a Concurso, 22 vão passar a envergar o selo ‘Prémio Melhor Queijo 2018 - Concurso Queijos de Portugal’, sendo que um deles é o Requeijão de Ovelha com Doce de Abóbora, do Crato.

 

Páginas