Está aqui

Artigos publicados

Jovens de vigia no Alto de S. Bento em Évora para prevenir incêndios

O Município de Évora e o Instituto Português do Desporto e da Juventude lançaram uma parceria que coloca desde o início desta semana e até 3 de setembro, jovens com idades entre os 18 e os 30 anos, cuja missão é, entre outras, a de vigilância e prevenção aos incêndios.

A base das operações é no Alto de S. Bento, a zona mais alta junto à cidade, da qual se consegue ver boa parte do concelho.

Avis já tem wi-fi pública gratuita

O Município de Avis já tem a distribuir gratuitamente sinal wi-fi em quatro pontos estratégicos daquele concelho alentejano. Ao todo o município investiu cerca de 86 mil euros, suportados a 58% pelo programa VALORIZAR, do Turismo de Portugal.

Para aceder gratuitamente basta estar no Centro Histórico da Vila, no Complexo do Clube Náutico, no Jardim Público ou no Largo General Humberto Delgado.

 

 

 

Crescimento da população de javalis no Alentejo preocupa PCP

O receio do perigo de contágio de peste suína no Alentejo cresce devido aos vários casos da doença já registados na Europa. O aumento do número de javalis no Alentejo e a possível propagação peste suína africana está a preocupar os produtores de porco alentejano, uma vez que os javalis podem mesmo ser o maior foco de propagação desta doença que não é transmissível ao ser humano. O problema levou mesmo o PCP a questionar o Governo sobre as medidas de controlo dos javalis no âmbito da prevenção da peste suína africana

Almodôvar investe 300 mil euros na criação de Balcão Único

A Câmara Municipal de Almodôvar prepara-se para instalar um Balcão Único Municipal no edifício original dos Paços do Concelho, num investimento de requalificação de cerca de 300 mil euros e conta com um apoio de 50% através do Programa BEM-Beneficiação de Equipamentos Municipais.

Nova unidade cardiovascular do Hospital de Évora vai duplicar número de intervenções cardíacas

Apesar de ainda não ter sido inaugurado o novo CRI (Centro de Responsabilidade Integrada Cardiovascular) do Hospital do Espírito Santo em Évora já tem valências a funcionar e prepara-se para abrir outras. Este novo centro destaca-se de todos os outros no País porque integra os cuidados cardiovasculares (cardíacos, vasculares e neurovasculares) numa única unidade, o que faz dele pioneiro. Mas segundo Maria Filomena Mendes, Presidente do Conselho de Administração daquele hospital, a este novo centro vão juntar-se mais dois, um na área Onco-Cirúrgica e outro de Cirurgia de Obesidade.

House of the Rising Sun em Reguengos. Sim, The Animals vão passar pelo Alentejo.

A banda sonora da terceira edição do festival internacional Reguengos Wine & Blues é composta pela banda inglesa Animals & Friends, que surgiu dos lendários The Animals e integra dois membros da formação da década de 1960, pelos portugueses Delta Blues Riders, pelos espanhóis Guitar Not So Slim e pelos italianos T-Roosters. O Reguengos Wine & Blues tem entrada gratuita e decorre nos dias 14 e 15 de agosto no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz.

Montemor-o-Novo acaba de vencer Taça de Portugal de Xadrez

A A.Xat- Montemor-o-Novo venceu em Évora, este domingo dia 14, a Taça de Portugal em Xadrez após derrotar a Académica de Coimbra por 3-1. A equipa alentejana apresentou-se com Manuel Candelário, Jaime Santos, Daniel Esteban e Rui Dâmaso.

Para chegar a esta final a A.Xat derrotou a 13 de Julho a equipa do GD Cavadas por 4-0, enquanto nesse mesmo dia a Associação Académica de Coimbra derrotou pela margem mínima 2,5-1,5 a equipa AX Portugal/Atlantidiagonal “A” de Lisboa.

Novo bloco de rega de Reguengos de Monsaraz "vai transformar a região"

José Calixto, presidente do Município de Reguengos de Monsaraz está convicto que o novo Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz, um investimento superior a 30 milhões de euros, vai "transformar a região com benefícios incalculáveis para a agricultura e particularmente  para a nossa viticultura".

As declarações surgem na sequência de um encontro de trabalho entre o autarca e Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, que estão a avaliar o processo de implementação do "maior investimento do Estado Português no nosso território", como adianta José Calixto.

Casa em Alcácer do Sal vence prémio de arquitetura internacional

A “Casa 3000”, com projeto do arquiteto Luís Rebelo de Andrade e situada na Herdade da Considerada, no concelho de Alcácer do Sal, foi distinguida nos prémios de arquitetura da conceituada plataforma internacional online Architizer A+, na categoria Conceitos - Plus - Arquitetura + Cor.

Queremos encontrar os nadadores que nos salvaram a vida numa praia alentejana

Nota do Editor: Um casal italiano contatou-nos há uns dias por mail porque queria muito encontrar dois nadadores salvadores que lhes salvaram a vida este ano, na praia do Malhão, Odemira. Deram com o nosso jornal através de uma peça que coincidentemente havíamos publicado nesse dia, duas horas antes, a propósito do Malhão.

Páginas