Está aqui

Artigos publicados

Alandroal consegue 2 milhões para concluir Escola Básica Diogo Lopes de Sequeira

O Município de Alandroal fechou esta semana um acordo de 2 milhões de euros de investimento com o Ministério da Educação para construir um pavilhão gimnodesportivo, um bloco de pré-escolar e arranjos exteriores com estacionamento da Escola Básica Diogo Lopes de Sequeira.

Delta bate recorde na venda de café em cápsula

O café em cápsulas da Delta registou uma grande procura, chegando mesmo a níveis históricos, durante o período de confinamento devido à pandemia do Covid:19.

Segundo dados da empresa alentejana o canal online cresceu 800%, embora haja um reverso da medalha e que foram as quebras nas vendas no canal Horeca que representava, antes da pandemia, cerca de 60% (hotéis, restaurantes e catering) das vendas do grupo, como avança o jornal ECO.

Alter do Chão não vai abrir piscinas municipais

As piscinas municipais (coberta e descoberta) de Alter do Chão não vão abrir, pelo menos para já. A informação consta de uma decisão do executivo municipal em "não colocar estes equipamentos à disposição dos utilizadores, devido à evolução crescente do número de casos do país e, principalmente, no Alentejo".

Segundo aquela autarquia alentejana as piscinas estão em condições de abrir ao público, com todas as regras, normas, recomendações de saúde e segurança, recomendadas pela Direção Geral de Saúde (DGS), mas os recentes casos de covid:19 no Alentejo condicionaram a sua decisão.

Évora: Cinema ao ar livre nas noites de verão, na Fundação Eugénio de Almeida

Ideal para aproveitar em pleno as noites mais quentes de verão e para a comunidade partilhar a felicidade pelo seu reencontro, entre 27 de junho e 12 de setembro, o Jardim do Centro de Arte e Cultura, em Évora, vai transformar-se numa autêntica sala de cinema ao receber o Cinema Paraíso, a programação cultural promovida pela Fundação Eugénio de Almeida que, respeitando todas as normas de higiene e segurança, terá lugares fixos e entrada livre limitada à lotação da plateia.

Força Aérea homenageia hoje vítimas da pandemia nos céus do Alentejo

A Força Aérea assinala hoje, dia 1 de julho, o seu 68.º Aniversário com uma série de eventos adaptados às atuais circunstâncias, dos quais se destacam: passagens aéreas e a manobra “Missing Man” em homenagem às vítimas da Pandemia.

Todas as capitais de distritos serão sobrevoadas por diferentes aeronaves (Chipmunk, C-130H, C-295M, Epsilon TB-30, P-3C e F-16), entre as 10H00 e o 12H30. Os horários das passagens aéreas serão disponibilizados nos Canais da Força Aérea.

Empresas do Porto de Sines oferecem 4x4 ao Hospital do Litoral Alentejano

Empresas directamente ligadas ao complexo industrial, logístico e portuário de Sines juntaram-se de novo para oferecer uma Unidade Móvel 4×4 ao Hospital do Litoral Alentejano, depois de o terem feito para oferecer um Raio X móvel, no passado mês de abril.

O momento da entrega foi acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Sines, pela Autoridade de Saúde de Sines, pela Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano e por representantes das empresas doadoras e das forças de segurança e da protecção civil de Sines.

Elvas celebra hoje 8º aniversário de Património Mundial

O 8º aniversário da classificação de Elvas como Património Mundial pela UNESCO vai ser comemorado com um recital de piano e violino, esta terça-feira, pelas 21.30 horas, na Igreja da Sé, em Elvas.

A iniciativa tem entradas gratuitas, devendo recolher os bilhetes no Posto de Turismo da Praça da República, até às 18 horas, ou no local, meia hora antes do início, tendo em atenção que este tem lotação limitada, de acordo com as regras estabelecidas pela Direção Geral de Saúde. O recital terá também transmissão, em direto, na página do facebook do Município de Elvas.

Alerta: Alentejo está hoje em risco extremo de exposição à radiação ultravioleta

Portalegre, Évora e Beja apresentam hoje, segunda-feira, dia 29 de junho, um risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Por isso o IPMA alerta para que se evite a exposição solar, o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, guarda-sol, protetor solar e evite a exposição das crianças ao Sol.

Santiago do Cacém lança campanha de apoio ao comércio tradicional

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém lançou uma campanha com o mote “Ajude a economia local compre no comércio tradicional”, onde apela aos munícipes para que façam as suas compras nestas lojas, "para a ajudar a economia local a recuperar-se e a manter-se durante este período marcado pela pandemia da COVID-19".

O som do Calor

Por Ricardo Jorge Claudino

 

 

 

O SOM DO CALOR

Chega o verão
E logo se impõe à primavera;
Assim fosse eu
De firme decisão
Perante a sombra da quimera.

 

— O calor do Alentejo é diferente.
Não me espanta tal afirmação;
Ainda assim há gente que não entende
E que apoquentados vivem
Pela indubitável unicidade desta região.

 

Páginas