Está aqui

Artigos publicados

Começa hoje o Festival da Enguia da Lagoa de Santo André

O 6.º Festival da Enguia da Lagoa Santo André, na Costa Alentejana, tem início esta sexta-feira e prolonga-se até dia 9 de fevereiro, esperando milhares de visitantes para degustar os mais variados pratos confecionados com uma iguaria única, a enguia.

Elvas prepara feira inovadora de Olivoturismo

Há uma ligação muita profunda entre o país e a produção de azeite. Semelhante à ligação que têm os países mediterrânicos e essa bela e milenar árvore que produz azeitonas, que, com sabedoria, o Alentejo transforma no melhor azeite, conhecido e procurado em todo o mundo. Muitos desabafarão que é demasiado caro. Mas é o melhor azeite e a qualidade tem um custo, seja frutado, ligeiramente espesso, com cor de ouro ou amarelo esverdeado, amargo, picante ou mais adocicado, suave ou intenso.

Amorim lança última geração de pavimentos em cortiça com pegada de carbono negativa

A Amorim Revestimentos, da Corticeira Amorim, lançou um pavimento totalmente personalizado na Alemanha.

A Amorim Revestimentos fez a apresentação no novo material na Domotex, a mais importante feira de revestimentos do mundo, realizada de 10 a 15 de janeiro, em Hannover, na Alemanha. Trata-se da nova coleção Cork Pure Signature e que reforça a aposta da empresa na nova geração de pavimentos Amorim WISE, produtos à base de cortiça, materiais reciclados e com pegada de carbono negativa.

PCP opõe-se ao crescimento das monoculturas intensivas em Alqueva

O PCP tem manifestado uma preocupação com o crescimento de áreas reservadas às monoculturas intensivas e superintensivas de olival e amendoal  sobretudo na área de influência de Alqueva, como são os casos dos concelhos de Serpa, Moura, Beja, Ferreira do Alentejo e Aljustrel.

Jerónimo de Sousa desloca-se a Alcácer do Sal em visita

O secretário-geral do Partido Comunista Português, Jerónimo de Sousa, visita Alcácer do Sal no próximo dia 28 de janeiro de 2020. O município, liderado pelo comunista Vítor Proença, adianta em comunicado que Jerónimo de Sousa vai visitar "algumas das obras realizadas ou em curso na cidade" como o novo Museu Pedro Nunes, as obras do Interface de Transportes e do Parque Urbano de Alcácer do Sal, a obra da Oficina da Criança e o Centro Pré-Escolar do Morgadinho.

Beja vai receber encontro anual de ministros e comissários europeus

A cidade de Beja recebe este ano a reunião anual do Grupo dos Amigos da Coesão da União Europeia.

O encontro decorre no próximo dia 1 de fevereiro, com a participação dos primeiros-ministros e ministros de Portugal, República Checa, Grécia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, Chipre, Croácia, Estónia, Hungria, Letónia, Bulgária, Malta, Roménia, Espanha e Itália. Para além destes governantes europeus participarão ainda no encontro os Comissários Europeus da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e do Orçamento e Administração, Johannes Hahn.

Vendas Novas recria passagem de D. João V e da Comitiva Real

O Município de Vendas Novas vai recriar a passagem de D. João V e da Comitiva Real por Vendas Novas. 

Maior feira mundial de azeite em preparação em Beja

Portugal recebeu, pela primeira vez, o evento preparatório da maior feira mundial dedicada ao azeite. Neste encontro, que decorreu em Beja, na sede da OLIVUM – Associação de Olivicultores do Sul, participaram algumas das personalidades mais influentes do setor. 

A World Olive Oil Exhibition (WOOE), o maior encontro a nível mundial dedicado ao azeite, que vai decorrer em Madrid nos dias 18 e 19 de Março, começou, assim, a aquecer os motores neste evento preparatório, realizado em parceria com o grupo editorial de Mercacei.

Livro sobre inovação social na CPLP apresenta projetos alentejanos como casos de estudo

Embora desconhecida pela sua dimensão territorial a freguesia dos Canaviais, às portas de Évora cidade património mundial, é muito conhecida na região pela dinâmica social e pelo pioneiro Mercadinho dos Canaviais, que pôs a população a consumir produtos agrícolas locais de primeira qualidade, produzidos pelos quase desaparecidos hortelãos. O projeto, promovido pela Junta de Freguesia e pela Casa do Povo já foi por mais do que uma vez notícia nos órgãos de comunicação social nacionais.

Vila Viçosa lança "A música na Corte da Rainha D. Maria II de Portugal"

No âmbito das comemorações do bicentenário de nascimento da rainha D. Maria II, a Fundação da Casa de Bragança publica a obra A música na Corte da Rainha D.Maria II de Portugal, da autoria de Rui de Castilho de Luna. O lançamento do livro está agendado para 1 de fevereiro, às 16h00. no Paço Ducal de Vila Viçosa.

Páginas