Está aqui

Artigos publicados

Portugal do século passado em documentário a exibir em Évora

Luísa Homem, Realizadora

No dia 4 de fevereiro pelas 17h00, a associação cultural Fábrica Catalã, situada na Azaruja (Évora), exibe o documentário de Luísa Homem, Suzanne Daveau (2019, produção Terratreme).

Suzanne Daveau é uma geógrafa de nacionalidade francesa e portuguesa que atravessou o século XX (n. 1925) e se apresenta neste filme como uma presença de mulher forte e notável na área científica da geografia (ao lado de outro grande geógrafo falecido em 1997, Orlando Ribeiro, o seu marido e companheiro no trabalho científico).

Portalegre vai receber grande maratona BTT

É já no próximo dia 14 de Maio que Portalegre vai voltar a receber uma grande maratona de BTT, naquela que será a nova “aventura” da DAP – Associação Desporto e Aventura de Portalegre, que pretende voltar a transformar Portalegre na capital das maratonas de BTT.

Elvas vai ser palco de música ibérica

O Pavilhão Multiusos de Santa Eulália acolhe o evento “Noite Ibérica” no próximo dia 11 de Fevereiro, com início às 19:30h.

Berta Miranda, José Leal, Jéssica Fortalezas, Toy Faria, Escuela Puro Flamenco de Badajoz, Nuno Cirilo e Jorge Clérigo integram o cartaz cultural.

Numa organização de “O Leme”, a grande noite de fado e flamenco conta com degustação gastronómica.

Alcácer do Sal inaugura amanhã novo Centro de Negócios

João Grilo, presidente da ADRAL

O Centro de Negócios de Alcácer do Sal, no Edifício Pomba Cupido (Largo dos Açougues), vai funcionar com espaços de cowork e incubação de empresas, «destinada a estimular a capacidade criativa e empreendedora, contribuindo dessa forma para modernizar o tecido empresarial de Alcácer do Sal e da região», refere o Município numa nota à imprensa.

10 milhões de euros para reativar linha que liga Sines a Elvas

Infraestruturas de Portugal vai investir a quantia 10 milhões de euros para reactivar um ramal ferroviário no complexo de Sines para assegurar escoamento de materiais poliméricos a partir do porto.

Professor da Universidade de Évora condecorado por Marcelo Rebelo de Sousa

Christopher Bochmann, professor catedrático jubilado da Universidade de Évora

O professor catedrático jubilado da Universidade de Évora (UÉ) Christopher Bochmann foi condecorado pelo Presidente da República com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, divulgou hoje a academia alentejana.

Segundo a UÉ, a sessão de homenagem decorreu, na quinta-feira, no antigo Picadeiro Real do Palácio de Belém, em Lisboa.

Bochmann, diretor da Escola de Artes da UÉ entre 2009 e 2017, já tinha sido distinguido, em 2004, com a Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura e, em 2005, pela Rainha da Inglaterra com a Ordem do Império Britânico.

Casa do Alentejo apresenta novo dicionário português-árabe

O Dicionário Português-Árabe, de Abdeljelil Larbi e Délio Próspero, editado pela Colibri será apresentado no próximo dia 2 de fevereiro, às 18:00, na Casa do Alentejo, em Lisboa.

Este dicionário visa ajudar estudantes, imigrantes e melhorar "relacionamento entre os povos", segundo os organizadores.

Resultado de 11 meses de trabalho, o novo dicionário “tem mais de 16.600 entradas, mais de 6.800 segundas entradas e mais de 16.100 exemplos", segundo os seus organizadores.

Moura vai ser palco do Congresso Nacional do Azeite

A OlivoMoura está de regresso em 2023, entre os dias 5 e 14 de maio.

O Congresso Nacional do Azeite, que se realiza no dia 5, no Cineteatro Caridade, e a Feira Nacional de Olivicultura, que acontece entre 11 e 14 de maio, no Parque Municipal de Feiras e Exposições, integram a 16.ª edição do certame.

Portel investe 7.5 ME em abastecimento de água e saneamento

José Manuel Grilo - presidente da Câmara Municipal de Portel

Várias empreitadas para melhorar o abastecimento de água e saneamento estão em curso ou arrancam este ano em Portel (Évora), num investimento global de 7,5 milhões de euros, revelou o presidente da câmara.

Estas obras, realçou à agência Lusa o presidente da Câmara de Portel, José Manuel Grilo, foram adjudicadas pela empresa Águas do Vale do Tejo (AdVT), do Grupo Águas de Portugal (AdP), no âmbito do contrato de concessão com o município.

IP de Portalegre lidera projeto da Dieta Mediterrânica

Um projeto considerado pioneiro e que visa investigar o potencial da dieta mediterrânica vai ser desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), num investimento de cerca de 546 mil euros, financiados pelo PRR, revelou a instituição.

Páginas