Está aqui

Artigos publicados

Abate ilegal de 3 mil azinheiras em Monforte obriga a intervenção da GNR

O Comando Territorial de Portalegre, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Elvas, detetou esta semana durante uma ação de patrulhamento o corte rente e a poda mal executadas em cerca de 3 000 azinheiras, em Monforte, no Alto Alentejo.

O caso abrange uma área aproximada de 42 hectares, onde foram contabilizadas 1 939 azinheiras abatidas em bom estado vegetativo e a poda mal executada de 1 058 azinheiras.

Panteão Nacional nas mãos de um alentejano

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) indicou o mourense Santiago Augusto Ferreira Macias para as funções de Diretor do Panteão Nacional.

O novo responsável pelo Panteão Nacional iniciará funções no próximo dia 1 de abril. De acordo com a informação disponibilizada pela DGPC, no seu percurso profissional apresenta uma vasta experiência em museologia, comissariado de exposições e coordenação de publicações.

Um palco sem asas

Pouco mais do que uma criança, comecei a apaixonar-me pelo tabuleiro de xadrez. Os jogos noturnos entre o meu pai e o meu irmão mais velho, ambos amadores apaixonados, eram um ritual doméstico de suspensão silenciosa da passagem do tempo e dos acontecimentos. Logo aprendi as regras, que não são complexas, e em pouco tempo comecei a sentir, antes mesmo de entender, que este jogo com mais de mil e quatrocentos  anos, na realidade não é simplesmente um jogo.

Slots: aprenda mais sobre um dos jogos favoritos dos portugueses

Slots: aprenda mais sobre um dos jogos favoritos dos portugueses

Alentejo oferece formação gratuita em vinhos ao mundo confinado

O Alentejo está a promover formações gratuitas e online para especialistas e amantes de vinho.

Distrito de Évora com programa de Educação Emocional para crianças

A Sociedade do Bem, uma associação sem fins lucrativos que defende que as crianças e jovens podem ter uma intervenção positiva na sociedade, encontra-se a implementar o programa "Pequenos Corações Gigantes" em quatro concelhos do Alentejo Central, no âmbito da iniciativa Parcerias para o Impacto, cofinanciada pelo Portugal Inovação Social.

80% dos portugueses tem dificuldade em aquecer a casa no Inverno

Segundo o novo inquérito da Comparamais sobre a pobreza energética em Portugal, 90% dos portugueses têm frio dentro da própria casa no Inverno, com 80% a afirmar que a origem deste desconforto térmico é a dificuldade em aquecer o lar. 

Mais de 18 mil bombeiros e forças de segurança já foram vacinados

Mais de 7 mil elementos das forças de segurança e mais de 11 mil bombeiros já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, dando cumprimento ao definido no plano de vacinação para funções essenciais do Estado.

O processo de vacinação de 15 mil bombeiros teve início no passado dia 11 de fevereiro e foram já vacinados 11.061 bombeiros.

A ordem de vacinação destes bombeiros foi definida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil com base em critérios operacionais e abrange o universo de voluntários, sapadores e municipais.

Restaurantes oferecem vinho alentejano em pedidos take-away

“Hoje ofereço eu” é uma campanha da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) que pretende ajudar os produtores de vinho e a restauração da região em simultâneo, avança o portal Sapo.

A iniciativa foi criada na sequência das quebras de 50% na procura de vinhos na restauração local. Neste sentido, a partir de 19 de fevereiro, por cada encomenda de uma refeição nos restaurantes aderentes, o consumidor recebe um vinho alentejano de oferta.

Alcácer do Sal arrancou hoje com vacinação contra o Covid-19

O dia de hoje (18 de fevereiro de 2021) marca o início da campanha de vacinação COVID-19 no concelho de Alcácer do Sal.

Nesta primeira fase, o Pavilhão Gimnodesportivo de Alcácer, que serve de centro de vacinação, recebeu pessoas com mais de 50 anos e doenças associadas (doença coronária, insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou doença pulmonar obstrutiva crónica) e pessoas com mais de 80 anos. 

Páginas