Está aqui

Artigos publicados

Alqueva revela "tesouros arqueológicos" em Redondo

A partir de amanhã, 31 de julho, a exposição Alqueva: Arqueologia nos Novos Caminhos da Água, vai estar no Museu Regional do Vinho de Redondo.

Trata-se de uma exposição itinerante, resultado do investimento da EDIA na vertente de património cultural que permitiu trazer à luz do dia inúmeros vestígios arqueológicos preservados no subsolo, grande parte deles desconhecidos da comunidade científica, identificados no âmbito dos processos de Avaliação de Impacte Ambiental, mas principalmente durante os trabalhos de mobilização de terras, em contexto de obra.

Sines dispara 80% nas cargas e dá impulso às movimentações nacionais

O relatório da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) é taxativo ao analisar o movimento portuário nos primeiros cinco meses de 2021: a performance no mês de Maio deu uma positiva guinada na tendência, sendo crucial para consolidar o movimento global de cargas nos portos do Continente em +5,8% face ao mesmo período de 2020. Só nesse mês, assinale-se, verificou-se uma variação homóloga positiva de +36,4%.

Cancro do pulmão continua a ser a doença oncológica que mais mata em Portugal

Os dados da World Health Organization (WHO) estimam cerca de 5,415 mil novos casos de cancro do pulmão em 2020, representando a principal causa de morte por doença oncológica no nosso País. Os últimos números dão conta de 4.797 mortes em 2020 por cancro do pulmão em Portugal. A propósito do Dia Mundial do Cancro do Pulmão, que decorre a 1 de agosto,  o Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão (GECP) alerta para a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Alentejo é quem mais perde população, diz Censos 2021

Hoje dia 28 de julho, o INE divulga os Resultados Preliminares do XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação - Censos 2021, menos de 4 meses após o momento censitário, dando cumprimento à estratégia de difusão prevista no Programa de Ação para os Censos 2021.

Os Resultados Preliminares dos Censos 2021 revelam que a população residente em Portugal é 10 347 892. 

Mais de metade dos portugueses já tem vacinação completa contra a Covid:19

A Direção Geral de Saúde confirma no seu mais recente relatório (27 de julho de 2021) que 52% da população portuguesa já concluiu o esquema de vacinação contra a Covid:19. Ao todo em Portugal 5 389 935 pessoas.

O mesmo relatório refere que 67% da população já tomou pelo menos uma dose da vacina, ou seja 6.865.047 (67%) tomaram pelo menos uma dose.

Em Portugal, a campanha de vacinação contra a Covid-19 iniciou-se em 27 de dezembro de 2020, sendo atualmente administradas vacinas de dose única (Janssen) e de dose dupla (Pfizer/BioNTech, Moderna e AstraZeneca).

As notícias por cá

Queridos leitores,

 Hoje gostaria de falar um pouco sobre o meu país. O meu país às vezes, muitas vezes, faz-me ficar zangado, muito zangado.

Dia Mundial do Cérebro: a importância de controlar os fatores de risco cerebrovascular

O Dia Mundial do Cérebro, uma iniciativa da Federação Mundial de Neurologia, comemora-se anualmente no dia 22 de Julho.

Este ano é dedicado a Esclerose Múltipla, doença inflamatória do sistema nervoso central, que afeta mais de 2.8 milhões de pessoas a nível mundial. O contributo dos fatores de risco cerebrovascular no prognóstico da esclerose múltipla vem sendo progressivamente demonstrado.

Odemira vai escolher o melhor nacional da Raça Limousine

A Raça Bovina Limousine está de regresso a S. Teotónio para a realização do 32º Concurso Nacional, agendado para os dias 23, 24 e 25 de julho, no Parque de Feiras e Exposições, com o apoio do Município de Odemira.

O concurso terá início na sexta-feira, dia 23 de julho, pelas 16h00. O ponto alto acontecerá no domingo, 25 de julho, a partir das 14h00, para a atribuição dos Prémios Finais de Campeões e Vice-Campeões Nacionais Limousine e Prémio de Melhor Criador.

Moura com semana dedicada ao Gaming no Castelo

A Câmara Municipal de Moura e a MagicShot vão promover a Moura Gaming Week, de 26 a 30 de julho, entre as 18:00 e as 23:00, no Castelo de Moura.

O evento será constituído por 2 momentos distintos: o momento “Free”, em que os jovens podem experienciar livremente diversos jogos, e o “Torneio FIFA21”. O torneio será disputado no jogo FIFA 21.

Podem participar jovens entre os 10 e os 20 anos, tendo prioridade nas inscrições os participantes residentes do concelho de Moura e com idades entre os 10 e os 17 anos.

Portugueses gastaram 4,8 mil milhões no supermercado no 1.º semestre

A mercearia e os congelados cresceram 2% face a 2020 e todas as restantes categorias até caíram, com exceção das bebidas, com e sem álcool.

O fecho e restrições nos restaurantes levou a comprar mais para casa. As famílias portuguesas gastaram 4.787 milhões de euros em compras para o lar nos primeiros seis meses do ano, o que representa um aumento de 2,7% (mais 125 milhões de euros) face ao período homólogo, em que o setor dos bens de grande consumo havia já crescido 10,4%.

Páginas