Está aqui

Artigos publicados

Santiago do Cacém cede terreno para construção de residência para idosos de 4 milhões de euros

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, e o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém, Jorge Nunes, assinaram há dois dias dois protocolos, um dos quais para a cedência por parte do Município de um terreno, em Vila Nova de Santo André, para a construção de uma Estrutura Residencial para Idosos. O equipamento terá 60 camas, sendo a Misericórdia a entidade responsável pela construção do equipamento num investimento de quatro milhões de euros. 

Autarca e Reitora trocam acusações de atrasos na nova residência universitária em Évora

Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora considera que a nova residência universitária deveria abrir este ano mas as obras não começaram sequer por causa do atraso "do licenciamento da câmara, que demorou muito", em declarações à Rádio Diana.

“Não tem sentido nenhum estarmos, já vai para seis meses, à espera de poder iniciar uma obra”, apontando o dedo ao Município “faz parte da administração pública e que é um pouco incontrolável”, declarou àquela rádio local.

Vendas Novas investe 320 mil euros em requalificação da Rua da Escola Prática de Artilharia

Já começaram as obras de Requalificação da Rua da Escola Prática de Artilharia, uma das portas de entrada na Cidade de Vendas Novas, a partir da estação de caminho-de-ferro.

A empreitada resulta num investimento de mais de 320 mil euros, comparticipada pelo FEDER em cerca de 297.500 euros, resultante de uma candidatura do Município ao Aviso, no âmbito dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano do Alentejo 2020.

Alcácer oferece cadernos de atividades, material escolar e mochilas a alunos do 1º ciclo

O Município de Alcácer do Sal está a oferecer este ano os cadernos de atividades e mochilas aos alunos do 1º ciclo do ensino básico, num investimento por parte da autarquia que ascende aos 15 mil euros. A este acresce o montante de 10 mil euros em vales para oferta de material escolar a alunos do 1º ciclo do ensino básico e do ensino pré-escolar do concelho.

O jogo antigo que o Alentejo não deixa morrer

A Malha é um dos mais ancestrais e enraizados jogos populares nas tradições rurais alentejanas e junta em torno de si várias gerações, de homens e mulheres, que insistem na sua preservação. 

Mesmo que não o pratica está familiarizado com o jogo, que consiste em arremessos da malha (uma chapa de ferro grossa) para tentar derrubar o "xito", uma peça cilindrica colocada na vertical no chão.

Reguengos de Monsaraz: Praça da Liberdade vai mudar e para melhor

A requalificação da Praça da Liberdade em Reguengos de Monsaraz deu ontem um passo para a sua concretização com a assinatura do Programa de Concurso e Caderno de Encargos do Concurso Público daquela empreitada, orçada em cerca de 860 mil euros.

O projeto de requalificação pretende a devolução deste espaço à ulização pedonal, lúdica, plurigeracional e mulfuncional, com a utilização de calcário em conjunção com o granito nas mais diversas formas.

Curtas portuguesas vencem Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora de 2019

As curtas metragens portuguesas foram as vencedoras da 16.ª edição do FIKE 2019 festival internacional de curtas metragens de Évora. 

Évora com festa de 9 dias dedicada à bicicleta

A cidade de Évora volta a receber, uma vez mais, o Bikévora – Festa da Bicicleta, cuja edição deste ano irá decorrer entre os dias 21 e 29 de Setembro. Trata-se de um grande evento desportivo promovido pelo Município de Évora em torno da bicicleta, que promove a atividade física para as famílias eborenses.

O objetivo do BIKÉVORA é a de congregar neste período uma série de atividades de competição e lazer organizadas por agentes desportivos locais sob o patrocínio da edilidade, procurando-se deste forma dar a devida visibilidade ao meio de transporte bicicleta.

Grande prémio de atletismo este fim-de-semana em Viana do Alentejo

O Município de Viana do Alentejo em parceria com o Clube da Natureza de Alvito e o Clube de Atletismo de Viana, organiza dia 22 de setembro, domingo, o Grande Prémio de Atletismo Feira D’Aires - Luís Filipe Branco, em Viana do Alentejo.

O Município volta a prestar homenagem, nesta 6ª edição, Luís Filipe Martins Branco, "uma personalidade que muito contribuiu para o desenvolvimento do desporto no Concelho, tendo sido o fundador da Secção de Atletismo do Sporting Clube de Viana do Alentejo, através da qual organizou, a partir de 1982, o Grande Prémio de Atletismo Feira D’Aires".

Imposto sobre pastelaria mais eficaz que taxas aplicadas a refrigerantes

Publicado no British Medical Journal, o estudo confirma que a taxa sobre bolos, bolachas ou biscoitos pode reduzir prevalência da obesidade em 2,7 pontos percentuais num ano

Páginas