Está aqui

Artigos publicados

Baixo Alentejo está a recrutar madeirenses por falta de mão-de-obra

O jornal Expresso dá conta na sua edição deste fim-de-semana que a fallta de mão-de-obra no Alentejo está a atrair um número crescente de madeirenses, sobretudo vindos da Venezuela, à procura de uma oportunidade nos campos do Alentejo.

Uma das empresas que está a recrutar, a Herdade do Vale da Rosa em Ferreira do Alentejo, e que fez recrutamento na Madeira, oferece um ordenado base de 750 euros, 40 euros em horas extraordinárias por cada sábado de trabalho, paga as viagens e disponibiliza casa a 35 euros mês.

Viana do Alentejo investe 27 mil euros em manuais escolares para oferecer aos alunos

O Município de Viana do Alentejo investiu 27 mil euros na aquisição de manuais escolares e livros de fichas para oferecer aos alunos daquele concelho alentejano. O município vai oferecer os livros de fichas aos alunos do 1º e 2º ciclos e os manuais escolares e os cadernos de fichas aos alunos do 7º ano (3º ciclo).

A iniciativa municipal contempla os manuais escolares e os livros de fichas considerados como material de apoio escolar supletivo. A atribuição será efetuada no início do novo ano letivo, através da entrega direta aos agregados familiares.

Governo vai beneficiar funcionários públicos que mudem para o interior

Mais dias de férias, o dobro dos valores de subsídios de parentalidade e abono de família e locais de trabalho perto das escolas são algumas das medidas lançadas pelo governo para atrair funcionários públicos para o interior do país.

As medidas fazem parte do Programa de Valorização do Interior que foi apresentado este fim de semana em Pampilhosa da Serra, após um Conselho de Ministros Extraordinário e pretendem incentivar a deslocação de pessoas para o interior, por via do emprego público.

Vinho alentejano conquistou Alemanha

Mais um ano com sabor a vitória para o vinho Courelas da Torre – 2017, da Agrovinaz, e que conquistou mais uma medalha de ouro no concurso: International Organic Wine Award.

O certame decorreu em Bad Durkheim, na Alemanha, e tinha a concurso cerca de 1.100 vinhos de todos os continentes, sendo o Courelas da Torre - 2017 o único vinho da região Alentejo a ser premiado, e mesmo considerado um dos melhores que estiveram a concurso, tendo obtido a classificação de 94 pontos.

 

 

Monda em concerto único com João Gil e Joana Amendoeira em Monsaraz

Os Monda sobem amanhã, 14 de julho, ao palco na Bienal Cultural Monsaraz Museu Aberto para "canções nascidas com o Alentejo no coração, criadas na riquíssima tradição do Cante mas que transportam e abrigam as raízes musicais de um país inteiro".

Viana do Alentejo quer um terceiro selo da UNESCO para a região com a olaria tradicional

Viana do Alentejo já entregou diplomas a 11 novos oleiros, nascidos de um projeto do município feito em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, que esteve a dar formação aos novos oleiros nos últimos 14 meses e que atribui aos oleiros equivalência ao 9.º ano de escolaridade.

Aljustrel ensina cante às crianças do pré-escolar

O Cante Alentejano, Património Cultural da Humanidade desde 2014, está a ser ensinado em todas as escolas de Aljustrel, nas turmas do pré-escolar. A iniciativa foi implementada o ano passado pelo município com o apoio dos grupos corais daquele concelho do Baixo Alentejo e o interesse das crianças parece ter sido tão grande que a experiência vai voltar a repetir-se no próximo ano lectivo, segundo a garantia da Câmara Municipal.

Más notícias para quem está de férias. Aguaceiros e trovoadas no sul do país

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que no domingo se dê um agravamento do estado do tempo em todo o território, com ocorrência de aguaceiros e possibilidade de trovoadas, podendo ocorrer por todo o Alentejo e mesmo no Algarve.

Quanto às temperaturas, a tendência é para baixarem ligeiramente. Se as previsões apontam para valores próximos dos 30 graus, a tendência será para que baixem a partir de domingo.

Imagem de capa de Noelle Otto.

Convento do Espinheiro abre Olive, o novo restaurante em Évora

Olive é o nome do novo restaurante do Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa, em Évora, que conta com uma carta dedicada à gastronomia italiana. O novo restaurante ocupa a antiga cozinha dos monges, onde serão cozinhadas pizzas feitas em forno de lenha, bruschettas, focaccias, pastas e risottos.

Dançar o Mundo em Castelo de Vide

Com a Dança na sua essência, o Andanças volta este ano lança o convite: dançar o mundo em Castelo de Vide, no Alto Alentejo.

Na sua 23ª edição, o Andanças, que decorre entre 1 e 5 de agosto, oferece um programa preenchido de oficinas de dança, que permitem aos participantes viajar ao ritmo dos passos e compassos de diferentes danças do mundo.

Páginas