Está aqui

Artigos publicados

Urânio: "Espanha volta a omitir informação"

O Eurodeputado Carlos Zorrinho considerou hoje, a propósito da exploração da mina de Urânio em Retortillo, a cerca de 40 quilómetros da fronteira com Portugal, que Espanha omite reiteradamente os estudos de impacto ambiental transfronteiriço, comparando a situação com a construção de um depósito de resíduos de "elevado nível radioativo" junto à central nuclear de Almaraz.

Galp investe em central fotovoltaica em Odemira

Trata-se de uma estreia na energia fotovoltaica da Galp Energia e vai acontecer em Odemira, onde a empresa aguarda licenciamento para a construção de uma central com uma capacidade de produção de seis megawatts (MW), em regime de mercado, projecto este que já foi considerado de relevante interesse municipal. Este pedido de licenciamento aguarda no entanto parecer da Direcção-geral de Energia e Geologia (DGEG).

Alcácer leva livros a Lares e Centros de Dia

A Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal tem estado desde 2016 a implementar um programa pioneiro e que leva livros a Lares de Idosos e Centros de Dia, com o objetivo de "criar uma relação de proximidade entre a Biblioteca e as residências, centros de dia e de convívio do concelho" e que cobre cerca de 4 centenas de utilizadores, onde foram entregues 17 baús de livros e foram feitas 360 leituras de 41 autores para além de recolhas de memórias e objetos de tradição oral.

Portel reforça atendimento na Segurança Social

A necessidade de melhorar e reforçar os serviços de atendimento da Segurança Social prestados à população de Portel motivaram o pedido de intervenção daquele município ao Centro Distrital de Évora do Instituto de Segurança Social que reuniu ontem em Portel e decidiu afetar em regime permanente uma Técnica Superior de Serviço Social naquela localidade.

Para José Manuel Grilo, presidente da autarquia, tratou-se de corrigir uma situação que foi ultrapassada com uma "rápida resposta" por parte daquele Centro Distrital.

 

Mértola com Feira do Mel, Queijo e Pão

As gentes, os sabores, os aromas, as vidas, a cultura e os ofícios reunidos num evento genuinamente tradicional e popular, como a descreve o município de Mértola, promotor da Feira do Mel, Queijo e Pão, que decorre entre 27 e 29 de abril naquela vila alentejana.

.

Évora: PSD critica impasse na eleição da presidência da CIMAC

Mais de 3 meses depois da primeira reunião e decorridas cerca de meia dúzia de encontros, continua a não haver acordo entre PS e PCP para a presidência da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC). Esta falta de consenso, que resulta de uma interpretação da legislação que define a eleição da presidência daquele órgão de governação regional, já fez adiar pelo menos por 5 vezes a decisão e motivou hoje um protesto da distrital do PSD, que acusa PS e CDU de estarem a bloquear a atividade da própria CIMAC.

Antiga Romaria a Cavalo ao Alentejo em destaque na BTL

Com um percurso de cerca de 150 quilómetros, percorridos ao longo de 4 dias, feito pela antiga canada real, ou Estrada dos Espanhóis, a romaria, que esteve interrompida durante mais de 70 anos e foi recuperada há 17 anos pelos municípios da Moita e Viana do Alentejo, a Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e a Associação Equestre de Viana do Alentejo,  e que estabelece um laço entre as populações da Moita e de Viana numa tradição desde há muito associada às antigas rotas de transumância de gado, vai estar em destaque na Feira Internacional de Turismo de Lisboa pela mão do município d

Cimeira mundial em Elvas vai concorrer com a Web Summit

A cidade de Elvas prepara-se para organizar um evento turístico militar global ao mesmo tempo que Lisboa recebe a Web Summit. A notícia é avançada pelo DN que cita fontes do Ministério da Defesa.

Aquela cidade alentejana vai acolher a primeira Cimeira Mundial de Turismo Militar em novembro deste ano data que, segundo aquela fonte "foi deliberadamente escolhida para coincidir com a realização da Web Summit em Lisboa".

Eborense vence raide internacional equestre

O eborense Miguel Brasão, de 14 anos, voltou a vencer o CEI2*, o raide internacional equestre que decorreu este fim de semana no Centro Hípico Municipal de Reguengos de Monsaraz. O jovem cavaleiro percorreu os 120 quilómetros da prova em 06:53:04, a uma velocidade média de 17,431km/h com o cavalao lazão Ferrari de 8 anos, de Susana Cordovil Cabral.

Páginas