Está aqui

Artigos publicados

Há cinco anos os chocalhos alentejanos eram declarados património da humanidade raro

Há precisamente 5 anos, a 1 de dezembro de 2015, a UNESCO declarava o  fabrico de chocalhos como Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente.

A candidatura foi coordenada pelo antropólogo Paulo Lima, que contou com a colaboração de uma equipa da qual faziam parte, entre outros, a historiadora Ana Pagará, o fotografo Augusto Brázio e o realizador David Mira, e liderada pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo em colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Alentejo e a Junta de Freguesia de Alcáçovas.

Restauração da independência teve "mão alentejana"

Em Portugal, a dinastia castelhana dos Filipes governou de 1580 a 1640.

Ao longo destes anos, o reino de Portugal foi espoliado e soterrado em impostos para financiar as guerras e caprichos castelhanos, levando o povo português a uma situação de quase desespero. Com fome e com o mal-estar instalado, começaram a surgir revoltas contra a situação e o Alentejo, em vários momentos, e de várias formas, teve um papel central na Restauração.

Odemira já entregou mais de um milhão de euros a empreendedores locais

O Município de Odemira já atribuiu o valor de 1 milhão de euros em apoios financeiros a projetos locais no âmbito do Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego – Odemira Empreende.

Desde 2015 e até ao final do primeiro semestre de 2020, o valor total comparticipado foi de 1.000.492,44€, num total de 161 candidaturas das quais resultaram 124 projetos apoiados, 5 projetos incubados no Ninho de Empresas, 89 novas empresas/empresários em nome individual e 159 postos de trabalho criados. A média etária dos promotores é de 42 anos.

O PCP, os truques do costume e o que importa: o Hospital de Beja

É falso que os deputados do PS de Beja tenham votado contra uma proposta do PCP sobre o Hospital de Beja, pela simples razão de que as votações das propostas na especialidade são votadas na Comissão de Finanças em que nem os deputados todos participam.

É falso que o PCP tivesse genuíno interesse em que a proposta fosse aprovada, primeiro porque ela não tinha cabimento do Orçamento de Estado para 2021, logo ficaria no papel, e porque não a colocou em cima da mesa nas negociações com o PS como requisito fundamental para abstenção na votação final global.

Os mil e um lírios

Por Ricardo Jorge Claudino

Era uma vez um lírio, 
vizinho de muitos outros; 
era roxo, alto e cheiroso: 
era o lírio mais diferente de todos. 

.
Não falava nem escutava 
nem tão pouco sabia ler; 
o que tinha este lírio 
de tão especial que o fizesse valer? 

.
O fotógrafo parou o carro 
seduzido por mil e uma cores 
tentou capturar o momento 
mas a máquina não fitava as flores. 

Vidigueira Vinho da Talha vence prémio "Produção Nacional"

O melhor da Produção Nacional já apresentou os finalistas da 7ª edição do Prémio Intermarché, e o Vidigueira Vinho de Talha foi o vencedor na categoria “Produtos Transformados”.

Este projeto do Intermarché tenciona valorizar e promover o que é nacional e sensibilizar a sociedade para a importância do Sector Primário português.

O Vidigueira Vinho de Talha é um vinho único, singular e tradicional. Estas são algumas das características que definem este vinho que conta com uma história e tradição de vinificação com mais de dois milénios.

Ourique inaugura hoje quartel de Bombeiros após investimento superior a meio milhão de euros

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, inaugura hoje, sexta, 27 de novembro, pelas 16 horas, as obras de ampliação e remodelação do quartel dos Bombeiros Voluntários de Ourique, no valor global de 518.897,24 euros.

As obras de requalificação contaram com uma comparticipação de 85% de fundos comunitários do POSEUR e uma participação de 120 mil euros, pelo Município de Ourique

 

 

NERE apresenta resultados do Alentejo Green Business Innovation

Decorreu ontem, 26 de novembro, a sessão de encerramento do projeto Alentejo Green Business Innovation, um projeto promovido pelo NERE, que entre 2018 e 2020 procurou difundir, desenvolver e reconhecer as boas do desenvolvimento e da economia circular no Alentejo.

Plátano de Portalegre com 182 anos vence Árvore do Ano

O Plátano do Rossio, em Portalegre, cognominado o Bem-Amado, é o grande vencedor do concurso nacional Árvore do Ano 2021, organizado pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica e que contou com 10 árvores de todo o país a concurso.

O Plátano, o maior da Península Ibérica, com 182 anos de idade, venceu com 2401 votos.

Cante celebra 6 anos como Património da Humanidade em Castro Verde

Na próxima sexta-feira, 27 de novembro, Castro Verde comemora o VI Aniversário da Classificação do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade, data simbólica para o Alentejo que veio elevar este bem identitário e contribuir para a sua divulgação a uma escala internacional.

Páginas