Tribuna Alentejo
img_2915
Ciência

Centro Alqueva acolhe evento do programa Ciência Viva no Verão 2025 no dia 22 de julho

O Centro Alqueva vai acolher, no próximo dia 22 de julho, o primeiro de três eventos temáticos realizados em parceria com a Ciência Viva, no âmbito da edição de 2025 do programa Ciência Viva no Verão. A iniciativa marca o início da colaboração entre a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva e a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, com o objetivo de promover o conhecimento sobre o maior projeto hidroagrícola nacional.

Sob o mote “Alqueva – Da Engenharia ao Desenvolvimento do Território”, os visitantes são convidados a explorar os bastidores deste vasto empreendimento através de exposições imersivas, modelos explicativos e outras ferramentas didáticas que permitem compreender o funcionamento da barragem de Alqueva, da sua central hidroelétrica e da complexa rede de canais que assegura o fornecimento de água a milhares de pessoas e a grandes áreas agrícolas. Um dos momentos mais aguardados será a possibilidade de visitar o interior de uma galeria técnica da barragem – uma oportunidade pouco comum e de elevado interesse técnico e científico.

A realização deste evento integra-se na missão da EDIA de promover a educação ambiental, a divulgação científica e a valorização do território, com especial enfoque na gestão sustentável da água e nas energias renováveis. A participação é gratuita, estando aberta a adultos, famílias e crianças a partir dos seis anos, sendo uma excelente proposta para um dia diferente, com aprendizagem e contacto direto com a ciência e a engenharia que sustentam um dos principais pilares do desenvolvimento do Alentejo.

 

Imagem de Carlos Silva

Artigos relacionados

Dois investigadores de Portalegre na lista dos 2% mais influentes do mundo

Redação Alentejo

Invasão de alga asiática em Sines está a destruir espécies locais e a fazer desaparecer peixe e polvo

Redação Alentejo

Monsaraz vai simular Marte em Abril de 2027

Redação Alentejo

Eclipse solar vai durar quase duas horas e tapar o sol a 95% no Alentejo

Redação Alentejo

Hoje é dia de eclipse solar e depois chuva de estrelas das Perseidas

Redação Alentejo

Alentejo vai atingir 97% de ocultação do sol no eclipse de dia 12 de agosto

Redação Alentejo