Tribuna Alentejo
Exposições

Évora Anime 2026 bateu todas as expetativas com número recorde de visitantes

O Évora Anime 2026 registou a sua maior edição de sempre no passado dia 12 de setembro, atraindo 2.227 visitantes ao Colégio dos Leões da Universidade de Évora. A quarta edição do evento dedicado à cultura pop japonesa e ao universo geek bateu todos os recordes anteriores, superando em mais de mil pessoas a afluência de 2025, que tinha ficado pelos 1.200 participantes. Este crescimento consolida o festival como uma referência cultural no Alentejo desde a sua fundação em 2022 pelo Instituto Cultural de Évora.
Com acesso gratuito e direcionado a todas as idades, o certame transformou-se num ponto de partilha geracional que reuniu famílias, criadores e fãs. O recinto acolheu 81 expositores e 54 artistas, permitindo um contacto direto do público com projetos independentes e associações do setor. A organização partilhada entre o Instituto Cultural de Évora, Con’nect, Art Jump e Weatherlight desenhou um programa diversificado entre as 10h00 e as 19h00, preenchendo o espaço com palestras, encontros temáticos e atividades interativas.
Os grandes destaques da programação centraram-se no palco principal e nas salas de atividades, com a realização da Évora Cosplay Cup, do desfile Cosplay Parade, de competições de K-pop e de dinâmicas como o Anime Pose e Random Dance Play. Os visitantes puderam ainda participar em várias oficinas formativas gratuitas, focadas em áreas como a introdução à língua japonesa, ilustração ao vivo, criação de personagens, encadernação e modelismo.
O sucesso desta iniciativa contou com o apoio logístico e institucional da Universidade de Évora, da Fundação Eugénio de Almeida, do Instituto Português do Desporto e Juventude e da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação. Para os promotores, os resultados finais validam a forte adesão do público local e regional a este tipo de dinâmicas e demonstram a maturidade de uma comunidade que continua a expandir-se fora dos grandes centros urbanos.

Artigos relacionados

Palácio dos Duques de Cadaval acolhe exposição de arte indiana em Évora

Redação Alentejo

Exposição “O Fio da Terra” leva arte têxtil contemporânea à Feira de Garvão

Redação Alentejo

Estremoz dá entrada gratuita nos museus

Redação Alentejo

Redondo promove exposição “Memória na Ponta da Navalha”

Redação Alentejo

Exposição em Reguengos de Monsaraz revela legado do Arquivo Leisner e riqueza arqueológica do concelho

Redação Alentejo

Castro Verde recebe exposição de Moisés Preto Paulo

Redação Alentejo