Tribuna Alentejo
photo
Nós Europa

RC3 prepara-se para operações na Roménia. Serra d’Ossa foi cenário para treino tático intensivo e técnica no terreno

O Regimento de Cavalaria N.º 3 (RC3), sediado em Estremoz, intensificou o treino operacional do seu Esquadrão de Reconhecimento com vista à próxima projeção de forças na Roménia, informou a unidade militar. No âmbito desta preparação, os militares realizaram esta semana, uma exigente jornada de instrução tática e técnica no terreno, focada na consolidação das Técnicas, Táticas e Procedimentos (TTP) fundamentais do Pelotão de Reconhecimento.
As atividades de treino dividiram-se em dois cenários complementares, tendo começado com uma fase inicial desenvolvida nas próprias instalações do Regimento, em Estremoz, antes da força militar se deslocar para a Serra d’Ossa. A escolha deste maciço florestal foi estratégica, uma vez que as suas características orográficas e a vegetação densa proporcionaram um ambiente natural altamente realista e exigente, considerado ideal pelas forças armadas para simular com precisão as condições e os desafios de um teatro de operações real.
Durante o exercício na serra, destacaram-se instruções críticas para a sobrevivência e eficácia dos militares, tais como a camuflagem de viaturas táticas e o treino de progressão minuciosa no terreno. Os operacionais praticaram ainda procedimentos de elevada complexidade, incluindo a travessia de áreas perigosas lineares e abertas, bem como ações rápidas de reação a emboscadas. Este aprontamento operacional reveste-se de uma importância capital para o Exército Português, pois garante o rigor técnico, a coesão e a prontidão do pessoal e dos meios auto que integrarão esta missão internacional em território romeno.

Artigos relacionados

Preço do cabaz de alimentos em Portugal subiu 34% nos últimos anos. Inflação alimentar supera as médias europeias

Redação Alentejo

Em Dia da Implantação da República, portugueses confiam mais na União Europeia que nas suas estruturas de governação e do que uns nos outros

Redação Alentejo

Há 90 anos a coragem coletiva de Barrancos recebeu de braços abertos centenas de refugiados espanhóis que fugiam de Franco

Redação Alentejo

Nuno Mocinha assume presidência da Eurocidade Badajoz-Elvas-Campo Maior

Redação Alentejo

União Europeia classifica Bonecos de Estremoz com o selo de Indicação Geográfica Protegida

Redação Alentejo

Estremoz entra no Roteiro Cultural da Europa

Redação Alentejo