Tribuna Alentejo
Copy of Copy of Copy of Copy of Copy of Copy of Copy of Citação ()
Ciência

Dois investigadores de Portalegre na lista dos 2% mais influentes do mundo

A excelência da investigação produzida no interior do país voltou a ganhar projeção internacional com a inclusão de dois docentes da Universidade Politécnica de Portalegre (UPP) na prestigiada listagem World’s Top 2% Scientists Ranking. O estudo, que identifica os especialistas mais citados e influentes do planeta, valida o impacto global da ciência produzida na instituição alentejana.
O investigador Paulo Ferreira consolida a sua posição neste grupo restrito ao figurar na tabela pelo quarto ano seguido, partilhando agora o destaque com Rui Alexandre Castanho, que se estreia nesta edição do ranking.
O indicador, desenvolvido pela Universidade de Stanford em parceria com a editora Elsevier, divide-se em duas abordagens métricas: o impacto científico imediato (focado no último ano) e a relevância acumulada ao longo de todo o percurso profissional. Os dois cientistas da UPP garantiram um lugar na avaliação anual, registando-se ainda um novo marco para Paulo Ferreira, que passa a constar também da lista que premeia o legado de toda a sua carreira.
Este reconhecimento internacional traz uma forte notoriedade à UPP e, de forma direta, ao VALORIZA (Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos), a unidade de investigação onde os dois galardoados desenvolvem os seus estudos. Os trabalhos distinguidos destacam-se em domínios científicos estratégicos, divididos entre a vertente financeira e económica (finanças, economia e gestão) e as dinâmicas de coesão territorial (planeamento do território, sustentabilidade, cooperação entre fronteiras, governação e políticas de desenvolvimento).

Artigos relacionados

Invasão de alga asiática em Sines está a destruir espécies locais e a fazer desaparecer peixe e polvo

Redação Alentejo

Monsaraz vai simular Marte em Abril de 2027

Redação Alentejo

Eclipse solar vai durar quase duas horas e tapar o sol a 95% no Alentejo

Redação Alentejo

Hoje é dia de eclipse solar e depois chuva de estrelas das Perseidas

Redação Alentejo

Alentejo vai atingir 97% de ocultação do sol no eclipse de dia 12 de agosto

Redação Alentejo

Universidade de Évora lidera consórcio internacional para salvar rio Erges

Redação Alentejo