21 Agosto 2015      18:43

Está aqui

ALENTAPP | TECNOLOGIA "MADE IN ALENTEJO"

Se é fã de gadgets e novas tecnologias o nome AlentApp já não lhe será estranho, no entanto dizemos-lhe que a AlentApp é uma empresa portuguesa sediada no Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo, em Évora; isso mesmo, em pleno Alentejo.

A empresa é composta por uma equipa jovem, dinâmica e com conhecimentos na área da Engenharia Informática. Desenvolve soluções como aplicações móveis (apps para smartphones e tablet's) Android (Google) e iOS (Apple), websites (com ou sem lojas online), portais (com ligação a base de dados), soluções remotas e qualquer solução informática à medida das necessidades dos seus clientes.

Têm realizado igualmente uma aposta na área da formação inicial e avançada de Informática, helpdesk, design, assessoria e consultoria informática.

João Leitão – CEO da empresa – é natural de Évora e gosta de praticar desporto e aproveitar a vida. Entre os seus hobbies preferidos estão passear com a família e a praia.

Quando questionado sobre o porquê de uma empresa deste género estar sediada no Alentejo o João respondeu: "Fiz no Alentejo porque nasci aqui e acredito que é possível fazer a partir daqui. Quero criar uma referência no Alentejo e fazer ver que é mais do que enoturismo, sol e mar e turismo."

Até ao momento, o objetivo tem sido conseguido.

O Tribuna Alentejo esteve à conversa com o João e com a AlentApp.

A AlentApp, esta semana, é “Made in Alentejo.”

 

Tribuna Alentejo – A AlentApp é uma empresa jovem constituída por 5 profissionais da área da informática que, a partir do Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo, em Évora, desenvolve soluções informáticas como aplicações, websites e portais. Como surgiu esta ideia de se juntarem e de criarem esta empresa?

João Leitão - A ideia de criar a AlentApp nasceu em 2008 altura em que entrei no mundo da formação e do ensino profissional e universitário e verificava que existiam lacunas na área da programação informática (não só no ensino mas também no mercado de trabalho). O lançamento apenas em 2014 deve-se ao facto de terem surgido novas tecnologias web, mais concretamente as apps para smartphones e tablets, fazendo assim o momento ideal para nosso aparecimento de um produto e empresa inovadores.

 

TA – Qual a vossa relação com a região Alentejo? São todos alentejanos?

JL Todos os membros da nossa equipa possuem ligações ao Alentejo. De local de nascimento a local de estudo universitário, todos possuímos uma ligação com alguns anos a Évora e ao próprio Alentejo.

 

TA – Imaginem uma pequena empresa que se está a constituir no Alentejo. De que forma os serviços da AlentApp podem ajudar a expandir essa empresa? Por exemplo, qual é a vantagem de ter uma aplicação móvel?

JL - A AlentApp nasce precisamente com essa missão: Desenvolver o Mundo a partir do Alentejo. E é precisamente nas empresas que se constituem no Alentejo que queremos e estamos a criar o nosso núcleo. Desde o desenvolvimento de um website, um portal de gestão de toda a empresa, passando por uma app inovadora para expor os serviços e melhorar a qualidade do serviço prestado, a AlentApp garante uma proximidade ímpar com os nossos clientes garantindo que o trabalho é feito por profissionais competentes e em quem os próprios clientes podem confiar dada a presença e conhecimento de trabalhos já desenvolvidos.

As inúmeras parcerias já alcançadas com agentes de peso na região e no exterior também demonstram que este projecto, apesar de recente, é um projecto que está para ficar na região em que provamos ser possível acreditar no “Alentejo Tecnológico”.

A app é uma ferramenta moderna e uma nova forma de comunicar com o cliente. Potenciar os smartphones e tablets que praticamente todos - e cada vez mais - temos acesso, é o caminho para o futuro e é muito mais que um website. Saber que podemos usar características como o “ligar agora”, “navegar”, medir distâncias, acesso offline (sem necessidade de ter internet ligada para a consulta de informação) ou simuladores, são tudo características que justificam a aposta neste novo mercado que acreditamos ser “a nova internet”.

 

TA – O vosso portefólio conta já com inúmeras aplicações e sites... Quem são os vossos clientes? 

JL - Os nossos clientes são desde Entidades Estatais e Governamentais a clientes internacionais - Reino Unido, Angola ou Espanha - passando por clientes nas áreas da Hotelaria, Restauração, Saúde, Contabilidade, Automóveis, Vinho, Comércio e Serviços entre muitas outras. O desenvolvimento por medida faz com que qualquer área possa ser alvo de desenvolvimento de um produto específico arriscando-me a dizer que qualquer um pode ser nosso cliente.

 

 

TA – Como tem sido esta experiência? Que desafios encontram ao tentar expandir a vossa empresa, numa região do interior e numa época de crise económica?

JL - Excelente! Já conhecia um pouco do mercado empresarial e sabia à partida que iria ser difícil implementar um negócio no Alentejo e apesar de saber que iria recuperar o investimento inicial não estava à espera que fosse em menos de um ano de existência. A época de crise faz com que as empresas tenham que se reinventar e apostar forte na diferenciação e tem sido esse o fator determinante no nosso desenvolvimento, oferecendo ferramentas inovadoras para que as próprias empresas possam ter um crescimento mais sólido e serem mais competitivas no nossos País, mas também fora de portas.

 

TA - Na tua opinião o que diferencia a AlentApp de outras empresas da área da informática?

JL - A presença no Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PCTA) é fulcral. Se juntarmos a isso a paixão de todos os colaboradores da AlentApp, o know-how que possuem à liderança da equipa ser feita por uma pessoa que tem elevada experiência na área de informática - formação e desenvolvimento de software faz da nossa empresa a parceira certa não só para empresas sediadas na região, mas também fora (ex. de nossos clientes: Porto, Braga e até mesmo fora do País). A prova de que a AlentApp possui competências acima da média é a aposta clara de uma das maiores consultoras informáticas do Mundo confiar-me neste momento, a formação de profissionais Programadores de Informática de um dos seus serviços técnicos, que curiosamente se fixou em Évora demonstrando também que não é de todo a utopia de que o Alentejo possui características e competências para ser uma referência tecnológica no nosso País.

 

TA  - Como chegaram à definição da marca? Há alguma história interessante por trás da escolha do nome Alentapp?

JL - O nome AlentApp surge da junção de duas palavras marcantes para nós Alentejo + App (App - abreviatura de Applications - tudo o que desenvolvemos). Após algumas ideias e de vermos várias imagens, frases e repetindo várias vezes o nome acabamos por escolher esta marca. O curioso é que várias vezes acabam por trocar o nome sendo que nota-se após um ano as pessoas já se identificam com o conceito da marca assim como a importância que damos ao profissionalismo, apresentação, competência, cuidado e trato com o cliente.

 

 TA - Queres deixar alguma mensagem aos jovens da tua geração?

JL - O mais importante que quero dizer, e estando numa posição privilegiada para o fazer (conhecedor da área da formação profissional, ensino universitário e mercado empresarial) é que o Alentejo está a mudar e nos próximos anos teremos vários agentes de peso no mercado da tecnologia (atualmente já possuímos excelentes referências) e todos aqueles que querem ingressar neste mercado procurem formar-se e ter a vontade e coragem para ingressar numa área que em Portugal, segundo muitos, existe uma enorme falta de profissionais. Ser do Alentejo, estudar no Alentejo e ficar por cá fazendo aquilo que mais gostamos são coisas que até à bem pouco tempo atrás, não estavam ao alcance de todos. Queremos e vamos colocar a AlentApp como referência no Alentejo, no País e no Mundo porque acreditamos no nosso sonho e juntámos à formação e competência a coragem e a visão suficiente para nos lançar-mos em tempos de crise com a ajuda de rede integradoras como o PCTA ajudando o nosso sonho a tornar-se realidade a cada dia que passa. E vocês, estão preparados para ajudar o Alentejo a ser cada vez +tecnológico?

TA - Obrigado João e  AlentApp. Continuação de bom trabalho.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.