Tribuna Alentejo
Lazer

Vila Viçosa celebra seis dias de Festa dos Capuchos

Vila Viçosa prepara mais uma edição da Festa dos Capuchos, que decorre entre 10 e 15 de setembro, mantendo uma tradição com mais de 150 anos e que continua a ocupar um lugar de destaque no calendário festivo do concelho. O programa combina música, tauromaquia, gastronomia, artesanato, atividades desportivas e celebrações religiosas.

A festa arranca na quinta-feira, 10 de setembro, com o tradicional dia da “Abertura do Barril”, que contará com a atuação de Zé Pedro Sousa. No mesmo dia realiza-se a Caminhada Nocturna dos Capuchos, com concentração no Largo dos Capuchos às 20h45 e partida às 21h30. O percurso urbano terá cerca de 6,7 quilómetros.

A programação musical prossegue no dia 11 com Chaito y Polosanto, seguindo-se os DJs Moreno e Alan Briats. No sábado, 12 de setembro, o destaque vai para Badoxa, numa noite que inclui ainda uma festa dedicada aos anos 80 e atuações de DJ Grouse e John Goulart. No domingo, 13, sobe ao palco o brasileiro Vítor Kley, acompanhado por DJ Miguel Morais. A 14 de setembro, será a vez de Emanuel, com DJ Vilas.

A tauromaquia volta a ter um papel relevante nas Festas dos Capuchos, com várias largadas de touros e uma corrida marcada para 13 de setembro, às 18h00. O cartel reúne os cavaleiros João Moura, João Ribeiro Telles e João Salgueiro da Costa e o matador mexicano Alejandro Hank Amaya, que fará em Vila Viçosa a sua apresentação em Portugal. As pegas estarão a cargo dos grupos de forcados Amadores de Santarém e Amadores de São Manços.

A componente religiosa mantém igualmente presença na programação, com as celebrações dedicadas a Nossa Senhora da Piedade e ao Senhor Jesus dos Aflitos. Realizada em Vila Viçosa desde o século XIX, a Festa dos Capuchos constitui uma manifestação com forte ligação à identidade cultural e comunitária da vila.

O programa inclui ainda espaços dedicados ao artesanato, gastronomia, comércio e associativismo, reforçando a dimensão popular e económica do evento. Ao longo de seis dias, a iniciativa deverá voltar a atrair habitantes e visitantes a Vila Viçosa, conjugando a tradição das festividades com uma programação dirigida a diferentes públicos.

Artigos relacionados

“Vila Viçosa à Mesa” celebra as sopas alentejanas de 5 a 11 de outubro

Redação Alentejo

Alentejo em destaque no Vinhos & Sabores 2026

Redação Alentejo

BarUE reabre em Évora com novo conceito e cerveja self-service

Redação Alentejo

Praia fluvial alentejana entre as três melhores do País. Concurso envolveu 216 candidatas

Redação Alentejo

Piscina municipal da Vidigueira encerrada para remodelação de quase um milhão de euros

Redação Alentejo

Alentejo é a região do País que mais cresce no turismo

Redação Alentejo