A empresa portuguesa TEKEVER, fabricante de sistemas aéreos não tripulados, ocupa o terceiro lugar no ranking das startups de defesa europeias mais valorizadas, com uma avaliação de 6,4 mil milhões de dólares, segundo dados da firma de capital de risco Multiples referentes a 13 de outubro de 2026. A empresa só é superada pela alemã Helsing — avaliada em 18 mil milhões de dólares e conhecida pelo desenvolvimento de software de inteligência artificial e drones de ataque, incluindo o HX-2 fornecido à Ucrânia — e pela também alemã Quantum Systems, avaliada em 8 mil milhões de dólares e especializada em drones de reconhecimento autónomo. A TEKEVER lidera assim o ranking entre todas as empresas de defesa não alemãs, numa lista que inclui ainda a britânica Cambridge Aerospace com 3,4 mil milhões e a francesa Harmattan AI com 1,4 mil milhões.
A avaliação de 6,4 mil milhões de dólares foi alcançada com o fecho da primeira parte de uma ronda Series D de 580 milhões de dólares, liderada pela UC Investments — num investimento directo inédito da instituição na Europa — e pela Baillie Gifford. A trajectória de crescimento é vertiginosa: em maio de 2025, a TEKEVER tornou-se unicórnio com uma avaliação de 1,2 mil milhões de euros, chegando agora a uma valorização que a coloca no pódio europeu da defesa tecnológica em menos de dois anos. O CEO e fundador, Ricardo Mendes, anunciou que o capital da ronda se destina a financiar aquisições e novas tecnologias, num mercado que espera ver consolidar-se significativamente nos próximos anos.
Os sistemas da TEKEVER acumularam mais de 10.000 horas de voo em combate, em parceria com o Ministério da Defesa do Reino Unido e as forças ucranianas, contribuindo para a destruição de activos militares russos avaliados em mais de 3 mil milhões de libras — incluindo dois sistemas avançados de defesa aérea S-400. O Ministério da Defesa britânico anunciou planos de adquirir 400 milhões de libras em drones AR5 da TEKEVER na próxima década, no âmbito do Projecto Corvus, e a empresa duplicou este ano o seu plano de investimento em França para 200 milhões de euros e 200 postos de trabalho ao longo de cinco anos. Com mais de 1.500 colaboradores — a maioria em Portugal —, a TEKEVER está também presente na Ucrânia, nos Estados Unidos, onde abriu um hub estratégico na Carolina do Norte, e assinou recentemente um contrato com a Agência Europeia de Segurança Marítima para a vigilância das águas europeias com drones.
