Tribuna Alentejo
azeite
Negócios e Empresas

Produção de azeite vai ter quebra de até 50%

A produção de azeite deverá ter uma quebra de até 50%, em comparação com a campanha anterior, afirmou Mariana Matos, secretária-geral da Casa do Azeite, em declarações à agência Lusa.

“Estima-se que a produção nacional possa sofrer uma quebra de 30%-40% em relação à campanha anterior. Em algumas regiões de olival tradicional, essas quebras podem mesmo atingir os 50%”, revelou Mariana Matos, que aponta o impacto da seca e o facto de esta ser uma “campanha de contrassafra” como as principais causas para esta quebra.

O olival mais afetado pela seca é o tradicional, de sequeiro, tipo de olival predominante nas regiões de Trás-os-Montes e Beiras.

Quanto ao Alentejo, que tem olivais em sebe, de regadio, foi registada “alguma quebra”, causada pelas temperaturas altas “na altura da floração e da contrassafra”, embora, neste caso, a quebra seja inferior à dos olivais de sequeiro.

As exportações de azeite português tiveram, entre os meses de janeiro e outubro, uma subida de 36% em volume e 57% em valor. No entanto, as vendas internas registaram uma diminuição de 14% em relação ao ano de 2021, segundo os dados da Casa do Azeite, citados pela Lusa.

A exportação de azeite a granel registou os maiores aumentos em Itália, com +84%, e em Espanha, com +55%.

O azeite embalado continua a ter como principal destino o Brasil, tendo as exportações registado um crescimento de 6,5%, em comparação com o mesmo período do ano passado.

A Casa do Azeite, associação patronal de direito privado que tem atividade desde 1976, representa quase todas as associações de azeite de marca que é embalado em Portugal.

 

Fotografia de nit.pt

Artigos relacionados

Porto de Sines quer ter uma Zona Franca com limitação de impostos para ser mais competitivo a atrair empresas

Redação Alentejo

Porto de Sines é uma das mais importantes portas de entrada e saída de mercadorias para a Europa, diz novo estudo da “Prime Mile”

Redação Alentejo

EDIA contrai novo empréstimo de 5,27 milhões de euros para pagar energia

Redação Alentejo

Alentejo coloca 7 iguarias da charcutaria tradicional nas melhores 20 portuguesas, segundo a prestigiada listagem do TasteAtlas

Redação Alentejo

Beja: projeto para “maior centro de cultivo de canábis da Europa” esfumou-se e deixou buraco de 8,5 milhões de euros

Redação Alentejo

Produção de amêndoa deve bater recorde com quase 115 mil toneladas em 2026

Redação Alentejo