Entre os dias 11 e 26 de abril, Odemira volta a comemorar o mês da liberdade com uma nova edição do “Abril em Odemira – Festival da Justiça e Liberdade”, uma iniciativa promovida pelo município que “propõe a celebração e reflexão em torno dos valores da democracia, justiça e liberdade”, pode ler-se em comunicado.
Durante duas semanas, “a vila transforma-se num palco aberto à cultura e à participação cívica, com dezenas de iniciativas que vão da música à literatura, passando por exposições, debates, teatro, cinema, desporto, artes performativas e atividades para crianças”.
Este festival “reafirma Odemira como território culturalmente dinâmico e criativo, oferecendo aos visitantes e à comunidade momentos de festa e convívio, sem esquecer a importância cívica das comemorações de Abril”.
Na edição deste ano, “as grandes noites do festival voltam a destacar-se pela música portuguesa”, com atuações de Samuel Úria e A Garota Não, no dia 24. À meia-noite, a vila é iluminada pelo tradicional espetáculo de fogo de artifício. Depois, a festa continua com Os Quatro e Meia. No dia 25, os protagonistas são Ganso e Moços do Mira e convidados.
Esta edição do festival dispõe, tal como tem acontecido nos anos anteriores, de uma app oficial, com o programa completo e com diversas informações práticas sobre os vários espaços, horários e atividades, “facilitando a participação e a experiência de quem visita a vila”.
“Há várias décadas que o município de Odemira celebra anualmente os valores e conquistas da Revolução de Abril, mobilizando milhares de pessoas através de um vasto programa de atividades culturais e desportivas, que se tornou uma referência na região”, conta a Câmara Municipal.
O “Abril em Odemira – Festival da Justiça e Liberdade” é organizado pelo município, que conta com o apoio de parceiros de âmbito nacional, regional e local, “reforçando o compromisso com a cultura, a memória histórica e a participação cívica”, remata.
Fotografia de sicnoticias.pt
