Tribuna Alentejo
baja
Desporto

Francisco Barreto e Micael Simão vencem Baja Portalegre 500

Francisco Barreto, em Toyota, e Micael Simão, em KTM, venceram este sábado, 17 de outubro, a 40.ª edição da Baja Portalegre 500, nas categorias de automóveis e motas, respetivamente. A prova ficou marcada pela queda de Gustavo Gaudêncio, que liderava a competição de duas rodas a cerca de dois quilómetros da meta.

Nos automóveis, Francisco Barreto, navegado por Paulo Fiúza, conquistou a primeira vitória na prova alentejana. O piloto assumiu a liderança depois de João Ferreira, que tinha terminado a etapa de sexta-feira na frente, abandonar na sequência de um acidente no início do segundo setor seletivo, que danificou a caixa de velocidades da Toyota Hilux EVO.

Luís Cidade, em Can-Am, passou então para o comando, mas perdeu cerca de dez minutos durante a travessia de uma ribeira, permitindo a Barreto chegar à liderança. O piloto da Toyota conseguiu manter a vantagem no terceiro e último setor seletivo e garantiu o triunfo.

«Este último troço foi extremamente difícil, com os nervos já à flor da pele para aguentar o primeiro lugar. Mas lá conseguimos», afirmou Francisco Barreto, que considerou a vitória «um sonho de qualquer piloto nacional».

Gonçalo Guerreiro e Pablo Moreno, em Polaris, terminaram na segunda posição da classificação absoluta e venceram a classe Auto SSV. Pedro Carvalho e Romeu Martins, também em Polaris, fecharam o pódio.

Na competição nacional de automóveis, a vitória pertenceu a Lino e Fábio Carapeta, em Ford, seguidos pelas duplas Johan e Yvet Senders e Richard Timmerman e Lucas Van Geest, ambas em Toyota.

Na competição de duas rodas, Micael Simão repetiu o triunfo alcançado em 2025, aos comandos de uma KTM 500 EXC. O piloto terminou à frente de Bernardo Megre, também em KTM, enquanto Nélson Cunha, em Kawasaki, garantiu o terceiro lugar depois da queda de Gustavo Gaudêncio.

Gaudêncio, em Honda, esteve perto de alcançar uma vitória inédita para uma moto de 250 centímetros cúbicos a quatro tempos na Baja Portalegre 500, mas sofreu uma queda violenta nos quilómetros finais, quando liderava a corrida.

«Foi desafiante, estava muito calor. A última parte, onde entrámos no setor em que os carros já tinham passado, estava muito destruída», explicou Micael Simão, que destacou a importância dos pontos conquistados para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

«Levo a vitória, que é o culminar do grande esforço que eu e a minha equipa fizemos este ano», acrescentou.

Nos quads, Tomás Paulo, em Yamaha, repetiu a vitória do ano anterior, impondo-se a Luís Fernandes, também em Yamaha, e a Tiago Teixeira, em Can-Am.

Na competição de SSV, Gonçalo Guerra e André Lopes, em Polaris, conquistaram a primeira vitória em Portalegre. A dupla beneficiou do abandono dos líderes de sexta-feira, Roberto Borrego e Domingos Cunha, devido a problemas mecânicos.

Pedro Pinha e Joaquim Dias, em Polaris, terminaram na segunda posição, seguidos de André Rodrigues e Ricardo Porto Nunes, em Segway.

«Finalmente ganhei um Portalegre. E finalmente ganhei uma prova também. É tudo junto», afirmou Gonçalo Guerra, após a vitória.

A 40.ª Baja Portalegre 500 voltou a reunir pilotos de várias categorias numa das principais provas de todo-o-terreno realizadas em Portugal, com os resultados a contribuírem para as classificações dos respetivos campeonatos.

Artigos relacionados

Beja homenageou hoje Pedro Dores, o jovem Campeão Mundial de Tiros às Hélices

Redação Alentejo

Baja Portalegre 500 regressa de 15 a 17 de outubro para celebrar 40 anos

Redação Alentejo

Cooperação entre 5 municípios alentejanos fez crescer o Granfondo Serra D’Óssa. Esperam-se cerca de 1700 ciclistas nacionais e estrangeiros

Redação Alentejo

Vendas Novas vai ter Centro de Marcha e Corrida com apoio da Federação Portuguesa de Atletismo

Redação Alentejo

Portugal vence Noruega com Cristiano Ronaldo no banco, que não celebrou a vitória

Redação Alentejo

Festa da Malha juntou mais de 450 participantes na Feira D’Aires em Viana do Alentejo

Redação Alentejo