Tribuna Alentejo
ue
Nós Europa

A música de hoje: o hino da Europa e da Fraternidade

O Hino da Alegria, ou Ode à Alegria (original alemão “Ode an die Freude”), é o nome do poema escrito por Friedrich Schiller, em 1785, e cantado no quarto movimento da 9.ª sinfonia de Ludwig van Beethoven, composta em 1823.

Esta melodia foi a escolhida, em 1972, para ser o hino do Conselho da Europa e, mais tarde, em 1985, foi adotado para simbolizar a UE, uma vez que exalta ideais europeus como a liberdade, a paz e a solidariedade.

O «Hino à Alegria» simboliza não só a União Europeia, mas toda a Europa num sentido mais lato, evocando o ideal da fraternidade de Schiller, e que era partilhado por Beethoven.

Este hino não substitui os hinos nacionais dos países-membros, mas une todas as nações da UE. É entoado em cerimonias oficiais da União Europeia e em vários tipos de manifestações e eventos que envolvem esta instituição.

 

Oiça aqui o hino numa fantástica flashmob.

 

Imagem de centrotv.pt

Siga o Tribuna Alentejo no  e no . Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

Artigos relacionados

Estremoz entre os fundadores da parceria cultural ibérica “A Fronteira da Cultura”

Redação Alentejo

RC3 prepara-se para operações na Roménia. Serra d’Ossa foi cenário para treino tático intensivo e técnica no terreno

Redação Alentejo

Preço do cabaz de alimentos em Portugal subiu 34% nos últimos anos. Inflação alimentar supera as médias europeias

Redação Alentejo

Em Dia da Implantação da República, portugueses confiam mais na União Europeia que nas suas estruturas de governação e do que uns nos outros

Redação Alentejo

Há 90 anos a coragem coletiva de Barrancos recebeu de braços abertos centenas de refugiados espanhóis que fugiam de Franco

Redação Alentejo

Nuno Mocinha assume presidência da Eurocidade Badajoz-Elvas-Campo Maior

Redação Alentejo