Uma megaoperação da Guarda Nacional Republicana (GNR) travou várias redes marítimas de narcotráfico de norte a sul do país, com o Alentejo a assumir um papel central no bloqueio à rota do Rio Guadiana. A intervenção concertada, que decorreu ao longo de toda a faixa costeira nacional desde Esposende até ao Algarve, resultou na detenção de um suspeito de 41 anos, na constituição de arguido de outro de 35 anos e na interceção de um menor de 15 anos.
No cômputo geral das ações, as autoridades apreenderam duas armas de guerra (espingardas de assalto Kalashnikov), nove viaturas, uma embarcação com dois motores e cerca de 10 000 litros de combustível de apoio logístico distribuídos por 420 jerricans.
O grande destaque da operação prende-se com a eficácia da moldura de vigilância na fronteira sul, onde as patrulhas do Comando Territorial de Beja uniram esforços com o Comando Territorial de Faro, a Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) e as equipas de drones da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS). Após um alerta emitido pelo Centro de Cooperação Policial e Aduaneira de Castro Marim / Ayamonte, que detetou a entrada de uma embarcação de alta velocidade (EAV) no Rio Guadiana, o forte dispositivo policial mobilizado na região alentejana e algarvia forçou os traficantes a alijar a carga para a água durante a navegação.
Esta forte pressão na calha do Guadiana deu origem a uma ação conjunta com a Guardia Civil espanhola, culminando na apreensão de 57 fardos de haxixe por parte das autoridades do país vizinho, tendo a GNR recolhido outros 20 fardos diretamente da água.
Paralelamente, a GNR desmantelou outros três pontos de apoio logístico destas redes organizadas. Em Esposende, o Comando Territorial de Braga surpreendeu um grupo que preparava a colocação na água de uma embarcação, apreendendo seis viaturas, o barco, dois motores, 1 500 litros de combustível e as duas Kalashnikov municiadas. Na Área de Serviço de Aveiras e na Vala do Carregado, a UCCF e a patrulha de Castanheira do Ribatejo intercetaram duas viaturas que transportavam 4 750 litros de combustível.
A última intervenção ocorreu já na madrugada de 22 de outubro no Porto de Pesca da Baleeira, em Sagres, onde os militares travaram o transbordo de mais 3 750 litros de combustível para uma EAV, demonstrando a capacidade de resposta imediata e integrada da Guarda na proteção das fronteiras e da orla costeira nacional.
