8 Junho 2019      10:53

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EDP testa sistema revolucionário em Évora

Há um sistema revolucionário na Energia que a EDP vai testar no Alentejo, mais concretamente na aldeia de Valverde, em Évora.

A juntar-se à localidade alentejana . Onde serão 40 as casas em teste – estarão outra localidades nacionais como Alcochete, Caldas da Rainha, Valverde e Mafra, num total de 214 casas.

Este projeto está a ser coordenado por investigadores do Porto e pela EDP e que, já este mês, procurarão soluções que visam auxiliar os consumidores a melhorarem a eficiência energética dos seus eletrodomésticos.

Em outubro a EDP lançou o desafio e que passava pela oferta de eletrodomésticos inteligentes aos clientes interessados, sem custos, e que os manterão após a fase de testes.

Realizado no âmbito do projeto europeu Integrid - aprovado pela Comissão Europeia e financiado em cerca de 15 milhões de euros, dos quais 5,7 milhões destinados a Portugal - o objetivo é otimizar os equipamentos existentes no ambiente doméstico e a consequente redução dos consumos de energia e do valor das faturas de eletricidade.

Através de um pequeno dispositivo ligado à rede doméstica Wi-Fi, serão monitorizados todos os consumos diários, semanais, mensais ou anuais de cada eletrodoméstico através de uma aplicação móvel, também ela desenvolvida para o efeito.

Este novo equipamento foi realizado à medida de eletrodomésticos inteligentes mas, se dispuser de eletrodomésticos convencionais pode também tirar proveito desta tecnologia, inserindo manualmente os dados referentes aos eletrodomésticos que tem em casa, tais como máquinas de lavar a roupa, painéis solares ou frigoríficos e de avisar a plataforma dos seus horários e o sistema fará o resto do trabalho, estando programado para enviar uma mensagem automática ao consumidor alertando para a melhor altura do dia para ligar o dispositivo e definirá automaticamente os consumos de cada eletrodoméstico, fazendo ainda uma previsão para o dia seguinte. Dispondo desta informação, a plataforma consegue até calcular os gastos e o consumidor pode depois fazer comparações face ao seu comportamento anterior.

 

 

Imagem de edp.pt

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